Vous êtes sur la page 1sur 6

Produo textual interdisciplinar

Trabalho apresentado a todas as disciplinas do 4 semestre de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Norte do Paran - UNOPAR

Profs.: Marco Chiaveli, Polyanna Gomes, Paulo Nishitani, Sergio de Goes Barbosa e Anderson Gonalves.

Barreiras

2011

SUMRIO 1 INTRODUO 3

2 MODELAGEM ENTIDADE RELACIONAMENTO 4

1INTRODUO 2MODELAGEM ENTIDADE RELACIONAMENTO Questionrio?

O que o ser pretende melhorar o atendimento com a implantao desse software?

Quantas pessoas sero atendidas por dia?

A Numerao ser reiniciada a cada dia ou ser contnua?

Qual o intervalo de dias para a gerao do relatriode atendimento?

Quantos caixas existem?

Quais os tipos de procedimentos mais executados?

Quer opo por procedimento? (deposito, pagamento, transferncias, etc)

Quer diviso por tipo de atendimento? (preferencial, pessoa fsica, pessoa jurdica) ?

Baseado nas informaes do questionrio aplicado ao cliente, levantei os seguintes requisitos de sistema:

Caixa:

Atendente:

Atendimento:

A linguagem escolhida foi o Delphi XE, pois possui forte nfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande nmero de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponveis na internet e grande parte deles com o cdigo fonte disponvel. Alguns destacam como vantagens do Delphi: a existncia de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado e desenvolvimento rpido.

4) Recursos da orientao a objetos

ABSTRAO

Quando surgiram os primeiros computadores, a preocupao dos programadores era em busca da maior eficincia com o pouco uso de memria devido s limitaes do hardware da poca. Os programas consistiam em um nico bloco, pois a diviso em vrios blocos consumia mais recursos. Com a evoluo do

hardware a preocupao na eficincia do desenvolvimento, isto o tempo de trabalho dos programadores.

Para otimizar o tempo de desenvolvimento foi elaborado varias tcnicas e metodologias, onde em geral muito usado a estratgia de "dividir para conquistar",ou seja, implica em resolver um grande problema dividindo-o em vrios problemas menores. Esse mtodo aumenta a pontecialidade do reuso de cdigo. Essa tcnica realizada por meio de modularizao, o que alm de resolver problemas complexos facilita o entendimento dos programas e viabiliza o reuso de cdigos.

OBJETO

Um objeto tudo aquilo que existe.Poderia ser um cliente, um carro, um relgio. Em termo computacional um objeto a representao de algo que existe. Voc deve abstrair um "objeto" real para represent-lo computacionalmente, como, por exemplo, construir o objeto carro.

Os objetos so incrivelmente teis, pois transformam a engenharia de software em algo semelhante a blocos de concretos para construo. Assim quem utiliza no precisa entender como o bloco foi construdo e isso se chama encapsulamento.

Para entender melhor o que seria um objeto vamos usar como exemplo um rdio. Existem vrias coisas que voc pode fazer com esse objeto, como: ligar ou desligar, escutar o som, aumentar o volume, escolher uma estao. E voc no precisa entender como tudo funciona para poder executar essas atividades.

Na engenharia de software os objetos funcionam basicamente da mesma maneira. Uma vez que tenha um objeto, voc pode usar, pedir que ele faa coisas sem ter que entender como seus detalhes internos esto implementados.

Em geral os objetos possuem as seguintes caractersticas:

1. Identidade

2. Estado

3. Comportamento

ENCAPSULAMENTO

O conceito bsico por trs da orientao a objeto o encapsulamento.O que muito simples de entender. A todo o momento estamos trabalhando com "algo" encapsulado. Como por exemplo, o uso do componente Common Dialog, usamos as propriedades e mtodos desse componente, mas no vemos como esta implementado.

MTODOS E PROPRIEDADES

Voc utiliza os objetos atravs dos seus mtodos e propriedades. Os mtodos so algo que voc pede para o objeto fazer como: aumentar o som do Rdio ou criar um novo cliente. As propriedades descrevem as caractersticas do objeto.

VISIBILIDADE

Algumas partes do seu objeto sero privadas, enquanto outras sero publicas. Os mtodos e propriedades publicas sero a interface do seu objeto com o usurio.

CLASSE

Na construo de software usado o termo CLASSE, o que na verdade seria o objeto abstrato construdo computacionalmente.Quando o aplicativo Na construo de software usado o termo CLASSE, o que na verdade seria o objeto abstrato construdo computacionalmente.Quando o aplicativo executado voc vai utilizar essa classe dando assim "vida" ao objeto. Voc constri a classe onde

fica seu cdigo e vai fazer uso dessa classe declarando uma varivel dessa classe que quando executado o programa a varivel ser uma instancia dessa classe onde chamamos de objeto. Em geral "criamos classes" e "instanciamos objetos".

HERANA

A herana usada para criar objetos que tem "tudo que outro objeto tinha, mas tambm possui alguns detalhes prprios". A herana nos permite pegar uma classe e utilizar ou alterar suas propriedades e mtodos incluindo nossas propriedades, mtodos.

POLIMORFISMO

Conceito mais difcil de ser compreendido, no entanto no nada complicado entend-lo. Significa que um objeto pode ser tratado como se fosse um tipo diferente de objeto, desde que seja com bom senso.Isso esta muito relacionado com o conceito de herana. Podemos por exemplo tratar o objeto Funcionrio como sendo o objeto Pessoa, pois o objeto Funcionrio herda todos as propriedades e mtodos do objeto pessoa. O contrrio no pode ser feito, pois o objeto Funcionrio possui caractersticas que o objeto pessoa no tem.

6) Equipamentos utilizados envolvidos no sistema

Na frente, uma maquina com monitor touchscreen para escolha do tipo de atendimento e uma impressora 40col (no fiscal) para

No setor de atendimento, um computador para cada caixa e um net top com 1 monitor de 42 pol. Para visualizao das senhas e dos respectivos caixas que a atendero.

1 Servidor

Roteador Wireless

Adaptadores Wireless para os computadores e net top.

7) Aspectos ticos do profissional de TI

Testar todas as possibilidades de erro na rotina

No deixar brecha para que o usurio possa burlar a fila

Tenha opo de selecionar atendimento prioritrio

Fcil apresentao/manipulao do sistema

Vous aimerez peut-être aussi