Vous êtes sur la page 1sur 3

Cromoterapia: terapia colorida para aliviar as tenses

Qual cor combina com voc e o seu equilbrio interno? Azul, vermelho, verde, laranja e violeta. Qual dessas cores a sua preferida? Qual delas voc usa no seu dia a dia? Usa para pintar a parede do quarto? Escolheu para ser a capinha do seu celular? Voc sabia que alm de nos agradar visualmente e estarem presentes em todos os aspectos do nosso dia a dia, as cores promovem uma srie de benefcios para a mente, o corpo e o equilbrio natural? A tcnica denominada cromoterapia usa os benefcios das cores em prol do bem estar e surgiu de uma especialidade mdica praticada na ndia h milhares de anos. Ela est associada ao chakra, que corresponde a sete pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. Cada cor se refere a um chakra, que se reaciona aos rgos do nosso corpo. Segundo a massoterapeuta Thabata Martins, do Zahra Spa & Esttica, a cromoterapia tem a finalidade de proporcionar esprito alegre e bem estar ao paciente. Est tcnica utiliza a cor e a luz para buscar as energias do corpo. A escolha das cores corretas proporciona o equilbrio natural e a concentrao para desenvolver uma qualidade de vida melhor, explicou. A publicidade, por exemplo, utiliza a cromoterapia para escolher as cores certas para atrair o seu pblico alvo. A cromoterapia pode ser realizada em forma de consulta com um especialista na medicina chinesa. As sesses variam de 60 a 90 minutos. Outra opo realiz-la em conjunto com outras terapias, tais como Radiestesia, Feng Shui, Hidroterapia, Aromaterapia e Reike, destacou Thabata Martins. Durante a terapia, o paciente submetido aplicao da cor atravs de lmpadas e filtros coloridos. O contato com a natureza, pedras preciosas, velas, banhos e lentes coloridas tambm faz parte. No proceder deste tratamento, os especialistas recomendam a ingesto de gua ou qualquer outro lquido da cor ue est sendo discutida. Tambm maximiza o efeito comer somente alimentes da cor desejada do tratamento por um perodo de experincia. A cromoterapia trabalha junto com o chakra para corrigir o excesso de cor e energia no organismo, com objetivo de favorecer o equilbrio ao paciente. Entenda o significado de cada cor para o chakra: Vermelho: corresponde ao chakra Bsico, como rins, bexiga e medula espinhal. Laranja: est ligada ao chakra do Sacro ou sexual, como tero, ovrio e prstata. ndigo: o chakra do Terceiro Olho, o sistema nervoso autnomo/hipotlamo. Verde: chakra Cardaco, se refere ao corao, pulmes, fgado e sistema circulatrio. Amarelo: chakra do Plexo Solar, o bao, o fgado, o estmago e a vescula biliar.

Violeta: chakra da Coroa, est relacionada ao crebro superior e olho direito. Azul: o chakra da Garganta e representa os pulmes e a garganta.

As sete cores primrias Sete maneiras de mudar o equilbrio da mente. A cromoterapia s trabalha em cima das sete cores primrias (sim, nem adianta procurar um tratamento marrom ou magenta). A intensidade de cada uma delas responsvel por cada sensao que o paciente ir sentir. Por exemplo, as cores quentes (vermelho, amarelo e a laranja) ocasionam energia de excitao. J as cores frias (azul, verde e o roxo) proporcionam a tranquilidade. Que tal conhecer um pouco o efeito que cada uma dessas cores provoca durante o tratamento? Qual combina mais com voc? (clique nas prximas pginas para entender melhor como as cores agem)

Aprenda a sorrir com o laranja. Laranja: efeito antidepressivo Ele rejuvenesce e provoca sentimento de alegria ao paciente. Essa cor utilizada em terapias para aliviar a depresso e no combate ao desnimo. Tambm em problemas respiratrios, como inflamaes e epilepsia.

Amarelo para sair do comum. Amarelo: estimula a criatividade O mesmo tom do sol traz efeito tranquilizador ao sistema nervoso, sendo indicado para tratamentos de problemas digestivos, reumatismo e artrite. Alm disso, estimula a criatividade.

A cor dos apaixonados traz excitao mas deve ser usada com cuidado! Vermelho: tom excitante Identificado como a cor do amor, uma cor sexy, o vermelho estimulante e atrai muitas energias positivas. Essa a cor mais poderosa, por isso deve ser usado com cuidado: o excesso pode aumentar a

tenso e causar irritabilidade. Ser por isso que nos desenhos animados o rosto dos personagens raivosos fica sempre vermelho? O tratamento da cor vermelha melhora o diagnstico da depresso, anemia e circulao sangunea (afinal, a cor do sangue n?).

A natureza que traz equilbrio. Verde: equilbrio entre as energias negativas e positivas A cor da natureza, o verde tranquilizador e provoca sensao de bem estar e conforto. Ele muito eficaz quando o tratamento direcionado a infeces, desintoxicaes e problemas cardacos. Que tal uma pausa para descansar sob as rvores e uma grama verdinha? Relaxante o bastante para esquecer a correria do dia a dia, no ?

Como diria Lulu Santos: "Tudo azul" Azul: sedativo e tranquilizante Provavelmente a palavra "sedativo" no muito atraente, mas este tom funciona e super relaxante para algumas situaes, alm de estimular a paz. Alivia as dores de cabea, reduz a tenso, medo e a angstia, sendo considerado um antissptico natural. Quando o estresse bater, basta olhar para o cu azul e limpo para a paz invadir o esprito.

A liberdade violeta! Violeta: liberdade e estabilidade Na terapia est cor utilizada para acalmar o sistema nervoso e ajudar a eliminar as neuroses. Alm de ser um desintoxicante natural que devolve a sade para as clulas e tecidos do organismo. E pode ser uma alternativa para problemas dermatolgicos, como doena do couro cabeludo.

O famoso "os opostos se atraem". Preto e o branco: os opostos se atraem O branco reflete em todas as cores, sendo em energias negativas e positivas. J o preto no interfere em nenhuma, mas indicado para tratamentos de insnia. A juno do preto com o violeta se transformam em tranquilizantes espirituais.

Vous aimerez peut-être aussi