Vous êtes sur la page 1sur 10

A Apelao no Processo Civil

O conceito de sentena foi alterado pela lei 11.232/05 (cumprimento da sentena) em relao ao CC/16. Uma das maiores preocupaes do legislador reformista era a execuo, pois o credor, ao ter reconhecido seu direito (ganhar a causa), queria receber o valor de sua indenizao. Sentena o ato do Juiz que implica uma das situaes dos artigos 267 e 269 do CPC. No fazia sentido o devedor ser citado mais uma vez aps a sua condenao, pois j sabia que deveria pagar. Princpio de autonomia (coisa Julgada) iniciava outro processo autnomo de execuo de sentena. Agora no h mais a extino do processo. A diferena que agora no se tem mais autonomia entre processo de conhecimento e processo de execuo. H uma sentena condenatria transitada em julgado, acaba a fase de conhecimento e comea o cumprimento voluntrio por parte do devedor (475 J do CPC). Cabe ao devedor, neste caso, se pagar ou no. Com requerimento, acrescido o valor principal com multa de 10%, requerimento do credor, seguir o processo. Suspenso do processo de execuo no encontrando bens penhorveis, suspende-se o processo apenas uma vez. (deciso do STJ dessa semana).

O que mudou?
Sentena continua a mesma coisa que era antes? Resp: Agora, pelo novo conceito de sentena, possvel que seja proferida uma deciso com base no Art 267 ou 269 do CPC no curso do processo. Ex: Litisconsrcio, 2 rus, onde um no tem nada a ver com a histria. O Juiz indefere a PI e exclui o litisconsrcio passivo, quando proferira uma deciso com base do 267 VI. O Juiz proferiu uma sentena Qual recurso cabe contra Sentena? Resp: APELAO. A Lei diz que de sentena cabe apelao. Criou um conflito recursal. O STJ diz que tem contedo de sentena, mas agravvel. Para ser sentena tem que ter contedo de sentena 267 e o esgotar os requisitos de primeiro grau de jurisdio .

Requisitos de Admissibilidade da Apelao


Intrnsecos Cabimento, interesse e legitimidade Cabimento: contra cada tipo de deciso tem-se um recurso cabvel. O Prf. Alfredo Busaid criou uma egra pra inviabilizar o que existia no CPC 39. Art 810 do CPC foi excludo do CPC que feria o principio da fungibilidade recursal. Ex: art 17 da lei de assistncia judiciria apelao Recurso valor da causa impugnao agravo Recurso assistncia judiciaria apelao por que o CPC entrou em vigor e 74. Consequentemente no CC diz que ser deciso interlocutria que no aprecisar as questes principais do processo. Apesar da deciso de caber Apelao, deveria caber o Agravo de instrumento. Assim, voltou ao Princpio da Fungibilidade Recursal, que se aplicar quando: Havendo dvida objetiva (aconteceu uma situao e qlq um ficar em dvida de qual recurso cabvel, No pode haver erro grosseiro No pode haver m-fe Se interpor o recurso de apelao onde o tribunal entende que caberia agravo de instrumento, o prazo para preencher na apelao ser de 10 dias (no prazo do agravo de instrumento). Na dourina, apenas o Min. Fucks entende que se deve fazer no prazo de agravo. Todos os agravos tem prazo de 15 dias. Esse prazo ser contado em dias teis at ontem. Porem, o STJ decidiu que poder alegar que no h expediente forense (principio da instrumentalidade do processo).

Interesse processual ou interesse de agir


Necessidade e Utilidade - se o juiz detectar a falta de um desses dois, extinguir o processo. Art. 520, V embargos efeito devolutivo Ler arts. 501, 502, 503. preciso sucumbncia.

Legitimidade

A legitimidade o mais fcil, desde que n seja terceiro prejudicado. Que pode recorrer? Resp.: Quem era parte do processo, o MP. O terceiro interessado aquele que tem nexo de interdependncia com a deciso do processo. A maioria dos doutrinadores acha que ser aquele que poderia ter sido assistente e no foi. Contudo, amparado em Fones de Miranda, podero recorrer outros que no sejam aquele que seria assistente, por ex. o teceiro embargante. Tem que ser interesse jurdico e no econmico.

Requisitos extrnsecos

Tempestividade art. 508 recursos que tem prazo de 15 dias Apelao, embargos infringentes, recurso especial, extraordinrio e embargos de divergncia *** O que no est aqui tem prazo menor! 5 dias para agravo interno (regimental) Agravo interno agravinho para lembrar que o prazo menor. Embargos de declarao, retido e recurso especial 10 dias.

Publicada uma sentena que deixa de constar da publicao o nome do Advogado, ter que republicar a sentena novamente. Conta o prazo igual (volta o prazo) pq ele no tomou cincia da sentena. O STJ definiu que republicada a sentena, so reinicia o prazo para este cliente. Para o outro no reinicia. Se acontecer de novo (Jos Carlos Barbosa Moreira Comentrio ao CC Ed Forense)

Regularidade Formal tem que recorrer da deciso proferida. Ex: Advogado do banco com 90 apelaes para fazer no mesmo dia. Ele pega a contestao e transforma em apelao. Muda o nome da ao, de Ru para apelado, etc. Ele no atacou a

sentena. Atacou a PI. No houve apelao. No atacou a deciso. O recurso no deve ser admitido. Isso regularidade formal. Se o Juiz n admitir o recurso, deixar para o tribunal decidir.

Preparo

Deve-se recolher no ato da interposio do recurso (deve constar na sentena o valor que deve ser recolhido em SP. Porem em alguns casos se no publicar, comea a contar o prazo do mesmo jeito pq assim manda o CPC. No constou o valor do preparo, retorna o prazo) Ser intimado a completar o valor se errou ou recolhe a menos. Em outra guia Porte de remessa e retorno pq posta em 1 grau, ento deve ir e pagar para voltar. UFESP R$ 18,00

JUIZO DE ADMISSIBILIDADE

Recebida a apelao, abre-se prazo para a vista da outra parte. 5 dias para rever os pressupostos Cabera agravo de Apelao no aceita. Art. 518, par 1 - para professor inconstitucional pq limita a possibilidade de recurso.

Efeitos da Apelao

Devolutivo ou suspensivo. Regra geral, os dois. Excepcionalmente, a lei prev 6 opes no CPC (outras leis propem outros efeitos).

Tutela antecipada: se for concedida na sentena, caber o recurso de apelao. No cabe agravo de instrumento. um ato judicial apenas. Ser recebida em efeito Suspensivo.

Efeito Translativo

Matria de ordem pblica pode ser discutida em qq grau de jurisdio. Mas se matria de ordem publica, o tribunal n poderia julgar de oficio. Nelson Nery Jr diz que pouco importa se o capitulo foi ou n devolvido para o Tribunal

Sanao de vcios

Convalidao Suspeio se no alegar nada, nada acontece Repetio ou renovao de ato viciado Ex: o desembargador verifica que a pericia foi mal feita e determina que seja toda refeita. Retificao do Ato o tribunal percebe que tem defeito, determina que seja notificado e determina que seja refeito o ato Prtica do ato faltante Ex: o juiz determinou que fosse feito o exame de dna. A Pessoa n fez o exame. Considerou-se como pai. O suposto pai apelou e disse que no foi fazer o exame pq n conseguiu chegar ao laboratrio porque sofreu um acidente e foi para o hospital. Pode se determinar o art. 504 do CC.

Embargos de Declarao 5 dias o prazo comea a contar, pulando o sbado domingo e feriado. Cuidado: no ato a interposio do recurso, deve-se provar que foi feriado.

A interposio antes da publicao da deciso no impede o julgamento do recurso. No se pode simplesmente repetir a contestao. No art. 1032 do CC.

Preparo do Recurso (art. 1029 do CPC) Requisitos Extrinsecos Tempestividade art.

Processo Eletrnico inc. 3 - se se tratar 04 de Junho de 2012 se no constar todos os dados do processo anterior na GARE, o TJ no considera pago (provimento 202 do TJ) Guia GARE tem que constar anexo. O STJ tb entende assim

Extino dos Embargos infringentes

Estes deixaram de existir, mas art. 964 ser salutar e vale para agravo, rescisria e apelao. Os julgadores podem alterar o voto antes do resultado da deciso se esta no for unanime. No deixa de existir a possibilidade de mais julgadores quando o julgamento no for 2x1. Por que mudou o nome para somente agravo e no se fala mais em instrumento?

Manuteno do Recurso Adesivo

Est mantido, mas tem algumas alteraes no Cdigo atual. Art. 1019, Paragrafo nico, inc. IV dispensa do preparo do Recurso. Se o recurso fosse interposto no prazo original, haveria necessidade de se pagar o preparo. Se interpuser o recurso adesivo, vale a regra antiga e deve se pagar o preparo atualmente, mas o cdigo projetado, ir dispensa-lo.

Hoje, todos os Recursos tem efeito devolutivo. No art. 520 do CPC, vemos a Apelao ter o duplo efeito SUSPENSIVO E DEVOLUTIVO. Devolutivo a regra. Art. 1017, da lei projetada, entende-se que havero dois requisitos para conseguir o efeito suspensivo. A analise para a admissibilidade ser a prova de que se tem a condio do recurso ser provido. Art. 1034 do PL Enquanto o Juiz no decidir, a sentena no poder produzir efeitos.

Cabimento (art. 1031) Ser cabvel sempre que houver uma sentena. feita diretamente o Tribunal (art. 1032 da PL). Fala da regularidade formal por petio, perante o Tribunal competente para julgar o Recurso. No ser mais dirigida ao primeiro grau, quando o Juiz analisar os requisitos de admissibilidade e abrir prazo para analise do tribunal. Ser interposto direto no Tribunal porque o processo que gerou a sentena ser mantido em primeiro grau. Inexistncia dos documentos do pargrafo primeiro deve ser provado (imagina a confuso!!!) por certido expedida em cartrio em 24 horas. Ex.: Procurao dos advogados dos rus pedido de certido que no haviam procuradores para todos os rus. Hoje leva 10 dias. Ser intimado para providenciar a cpia. professor, ao apelar ainda que sem aparte nao ta se dando por intimada? Resp: Sim. Se fosse hoje, o juiz saberia que a publicao no saiu, por isso, se daria por intimado. Com a publicao da deciso, junta-se a deciso. Se a deciso no foi publicada, se no juntar a cpia da publicao, no responde aos requisitos de admissibilidade.

Amplitude de Devoluo

A regra exatamente igual ao cdigo atual. Art. 515, pargrafos primeiro e segundo so mantidos. O paragrafo 3 do 1035, PL, muda um pouco. 1 hiptese art 267 de hoje. 2 hiptese: Declarar nulidade da sentena por ser ultra, mega ou citapetita

O tribunal poder sanar o vicio independente de sanar o processo 3 hiptese: Declarar a anulao por falta de fundamentao, o que difcil de acontecer. Se constatar que no h decadncia e prescrio, poder afastar de imediato. Hoje, de acordo com a jurisprudncia e no h lei. O PL faz existir.

Sanao de vcios da Apelao

Art. 515 do CPC, paragrafo 4 A nova redao diz que o relator sanara o vcio sanvel. Se no houver o relator, quem determinar isso ser o rgo recebedor. Produz prova, manda para o Tribunal julgar, depois julga.

Cabimento do Agravo O Agravo est previsto somente na modalidade instrumentada. No h mais agravo retido. Caber sobre deciso interlocutria expressa em lei. Tutela antecipada

Rejeitar conveno de arbitragem Acaba com a fungibilidade e revoga a lei de assistncia judiciria, pois j estar determinado na lei. So elas: (faltam incisos) Determinar a exibio de documento ou posse de objeto Excluso do processo Limitar o litisconsrcio onde o juiz pode desmembrar o processo. Admitir ou no admitir interveno de terceiros Versar sobre competncia Determinar a abertura de avaria grossa Indeferir a PI ou julga-la liminarmente improcedente se for julgada como ocorre, ser julgada por sentena.

Redistribuir o nus da prova. Converter a ao individual em coletiva Prazo do agravo: o mesmo da Apelao 15 dias Tem que juntar a cpia da deciso agravada, certido e procuraes dos advogados das partes. Se tiver faltando alguma pea, h 5 dias para completar o agravo, tanto nas obrigatrias ou facultativas. Se o recurso for por meio eletrnico, no precisa juntar a copia das peas... s transmitir. Precisa pagar o preparo e o porte de retorno em SP.

Quando for processo eletrnico, no precisa comprovar nos termos do art. 529 atual. Se for papel, obrigatrio!

Comparao com o atual art. 527.

O Juiz monocrtico ainda poder julgar. No existe mais a possiblidade do agravo de instrumento virar agravo retido, porque no existe mais agravo retido. Agora h um rol exaustivo de cabimento de agravo de instrumento. Hoje, o agravado ser citado por seu advogado. Se no tiver advogado, o novo projeto prev que ser citado por carta pessoalmente. Agravo retido oral acaba e o escrito tambm. Hoje, s existe para impedir a precluso.

Embargos de Declarao

O prazo muda para 5 dias teis. Hoje o art. 535 do CPC no deixa claro caber embargos contra qualquer deciso Obscuridade, contradio, omisso e erro material e erro na analise dos requisitos extrnsecos do recurso.

H possibilidade de efeito modificativo nos embargos de declarao. Admitem prequestionamento.

RECURSO ORDINRIO

Hoje no tem admissibilidade no tribunal local. Vai para Braslia. Ter que ter uma admissibilidade no Tribunal local, como acontece com o Recurso Extraordinario e Especiais. Assim, caber agravo interno.

Vous aimerez peut-être aussi