Vous êtes sur la page 1sur 4

(3) O CASO DA COREIA Desenvolvimento da Coria e sua industrializao tardia como exemplo a ser seguido.

Korea's success in this struggle can thus be seen both as a fascinating story in itself and as an example from which others may learn. It is also an example of a new way of industrializing that challenges long-held assumptions of generations of economic thinkers.

APRENDENDO: UM NOVO MODO DE INDUSTRIALIZAO: Os pases da 1 (Inglaterra) e 2 Revoluo Industrial (EUA e Alemanha) diferenciaram-se dos demais pela gerao de novos produtos e processos. Pases que no se industrializaram at o final do sculo XX, tenderam a se basear em tecnologias j existentes. Esses pases elevaram sua renda per capta com base em tecnologia emprestada. O conhecimento tcnico que diferenciou as revolues industriais na Alemanha, Inglaterra e EUA. (4) Se a RI ocorreu na Inglaterra devido inveno e na Alemanha e EUA com base na inovao, nos pases em desenvolvimento ela surge devido ao aprendizado (Learning). (obs: na pgina 3: os meios pela qual esses pases conseguiram competir ser denominado Learning) Alguns pases podem ser includos na lista de pases com industrializao tardia atravs do aprendizado (late industrialization through learning): Japo; Coria do Sul, Taiwan, Brasil, ndia, Mxico e Turquia. As taxas de crescimento variam entre os pases de industrializao tardia. Este livro sugere porque a Coria obteve tanto xito neste processo. As explicaes convencionais apontam para o funcionamento do livre mercado para o sucesso de Japo, Coria e Taiwan. Na verdade, os fundamentos de poltica industrial so os mesmos para todos os pases de industrializao tardia. Em todos os casos, os preos no refletem a real escassez dos produtos. Argumenta-se aqui que a diferena no desenvolvimento coreano est nas suas instituies que foram geridas de forma diferentes. Industrializao com base no aprendizado no uma exclusividade do sculo XX. Sempre houve precursores e seguidores. No entanto, um processo de industrializao, cuja principal tendncia entre empresas lderes o aprendizado ao invs da inveno ou da inovao da tecnologia um fenmeno distinto, significativamente novo, e merece tratamento como tal. (5) Empresas com inovao (Innovators) conquistam mercados com novos produtos ou processos. Empresas que no inovam (Learners) devem competir inicialmente com baixos salrios, subsdios do Estado e melhorias relacionados aos produtos j existentes. Em resumo, diferentes modelos de competio

esto relacionados s diferenas entre os focos estratgicos das empresas. O setor de pesquisa e desenvolvimento tende a ser o foco de investimento no primeiro caso. O cho de fbrica o foco do segundo, pois a tecnologia emprestada aqui feita primeiramente operacional e depois melhorada. VELOCIDADES RELATIVAS DE INDUSTRIALIZAO Por que a RI foi mais lentas nos demais pases europeus do que na Inglaterra? (6) Por que h diferenas de velocidades nos progressos em determinados perodos? Existe uma diferena entre a industrializao por inveno da 1 RI e a industrializao por inovao da 2 RI. Tratamento de Amsden s duas definies:Inveno associado ideia daquilo que veio primeiro, seguido da Inovao ou aplicao dessa ideia usada comercialmente. Diferena temporal. 1 RI: entendimento das estruturas. 2 RI: experimentao. (7) Trs razes facilitaram a transferncia de tecnologia para os pases atrasados: (i) o maior contedo cientfico aumentou a simplicidade dos produtos e, portanto, sua difuso; (ii) a melhoria das reas de comunicao e transporte facilitaram o acesso; (iii) a troca do artesanato pelo servio tcnico tornou-se uma experincia mais fcil de ser transmitida (em um perodo de conhecimento escasso. Pode-se dizer que a industrializao coreana aparentemente no foi muito rpida vez que iniciou-se em 1870 com a abertura de seu mercado por estrangeiros imperialistas (japoneses) e o fim da dinastia Yi de mil anos. (8) A ocupao japonesa ocasionou um atraso de 90 anos para a Coria que viria a se industrializar a partir de 1960. As instituies dos pases comindustrializao tardia que sublinham o seu sucesso, e cuja ausncia responsvel por seu atraso, so os seguintes: um estado intervencionista, grandes grupos empresariais diversificados, uma oferta abundante de competente gerentes assalariados, e uma oferta abundante de baixo custo, de trabalhadores bem qualificados. Estas instituies so o foco de captulos posteriores. CORIA COMO UM CASO ESPECIAL DE INDUSTRIALIZAO TARDIA Em pases de industrializao tardia, o Estado intervm alterando os preos relativos com subsdios e incentivando a atividade econmica. A diferena no

caso da Coria, Japo e Taiwan que estes pases impe padro de desempenho para as empresas subsidiadas. (9) Na Coria, a empresa industrial moderna leva o forma de grupos de negcios diversificados, ou chaebol, cujo tamanho e diversidade so semelhantes aos zaibatsu do Japo pr-guerra, grupos com um grande negcio. Grupos empresariais diversificados so comuns a todos pases de industrializao tardia, mas aqueles na Coria so especialmente grandes. A Lista da Fortune das 500 empresas internacionais privadas no-produtores de petrleo em 1986 incluiu 10 da Coreia do Sul e apenas sete de todos os outros pases em desenvolvimento pases juntos (Fortune, 1987). O tamanho do chaebol e sua ampla diversificao em produtos no relacionados tm permitido a sobreviver s dificuldades da industrializao tardia, para penetrar a extremidade inferior de vrios mercados estrangeiros, para suplantar a necessidade das empresas multinacionais para realizar grandes investimentos nos setores visados. O engenheiro assalariado uma figura chave na industrializao tardia, porque eles so os guardies da transferncia de tecnologia estrangeira. O protagonista da industrializao deslocou-se do empresrio no sculo XVIII, com o gerente corporativo em final do sculo XIX, para o engenheiro assalariado no final do sculo XX.

(10) Engenheiros assalariados tm atuado especialmente bem na Coria, porque a sociedade tem investido fortemente em educao desde o primrio. Em termos de quantidade pura, os engenheiros tm sido suficientemente treinados para garantir a carreira destinada por sua educao. Um grande nmero de engenheiros significou competio entre eles para os melhores empregos e as mais rpidas promoes, elevando a produtividade da carreira. Apesar do cho de fbrica ser aparentemente o foco estratgico de pases tardiamente industrizalizados, a Coria possui alguns destaques: a partir de 1960, tende a ter preferencia pelas carreiras de engenharia do que de gesto; mesmo que o capitalismo gerencial tenha se espalhado na Coria, a sobrecarga te sido mantida constante. As empresas coreanas no tem altos custos, preferindo contratar gerentes de produo no cho de fbrica e o nvel administrativo tem sido mantido pequeno na Coria. Os trabalhadores dos industrializados tardiamente tem sido bem educados em comparao com os earliers. Alm disso, os salrios destes trabalhadores tem sido impedido de elevar-se rapidamente devido a uma srie de fatores: resistncia poltica, oferta ilimitada de trabalho, ausncia de oportunidade para migrar para outro pas. Entretanto, o pas bateu recordes de produtividade antes disso.

Por um lado, a Coria possui uma das mais longas jornadas de trabalho semanais do mundo, herana do sistema colonialista japons, por outro, o crescimento do salrio real coreano superior a de qualquer outro pas da RI ou em desenvolvimento contemporneo. A alta da mdia dos salrios tem incentivado os trabalhadores a aumentar a produtividade, os gestores a aumentar a capacidade tcnica das firmas e energizado uma aristocracia operria nova. As mulheres ganham metade do salrio dos homens e os salrios entre os diferentes grupos de industrias so bem equilibrados na Coria. (11) O ESTADO (PULEI POR ENQUANTO)

(18) O PROCESSO DE CATCHING UP* (*aproximar-se, diminuir o atraso)

Vous aimerez peut-être aussi