Vous êtes sur la page 1sur 18

OAB - Testes Comentados - Direito Civil - Parte Geral

PARTE GERAL TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL

1. (SC-2007-1) Assinale a alternativa correta: a) Pode ser decretada a morte presumida, sem decretao de ausncia, se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida. b) De acordo com a Lei de introduo ao cdigo civil, salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 60 (sessenta) dias depois de oficialmente publicada. c) Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e certo. d) Pode-se requerer a sucesso definitiva, provando-se que o ausente conta setenta anos de idade, e que de trs datam as ltimas notcias dele. A alternativa correta a letra a, pois a extrema probabilidade de morte de quem estava em perigo de vida e o desaparecimento em campanha ou sido feito prisioneiro e desaparecido at dois anos aps o trmino da guerra so as duas possibilidades de declarao de morte presumida sem decretao de ausncia. Salientando que tal declarao somente poder ser requerida aps esgotadas as buscas e averiguaes e a sentena fixar a data provvel do falecimento (art. 7, CC). O prazo da "vacatio legis" em territrio nacional de 45 dias depois de oficialmente publicada a lei, salvo disposio em contrrio (art. 1, LIIC). Clusula que subordina a eficcia do negcio jurdico a evento futuro e certo termo inicial e no condio. A condio aquela clusula que subordina a eficcia (condio suspensiva) ou ineficcia (condio resolutiva) do negcio jurdico a evento futuro e incerto (arts. 121 e seguintes, CC). A sucesso definitiva poder ser requerida aps dez anos da sentena que concede a sucesso provisria ou provando que o ausente conta com oitenta anos de idade, e que de cinco datam as ltimas notcias dele (art. 37, CC).

2. (PR-2006-1) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A morte presumida somente pode ser declarada aps prvia declarao de ausncia, com a abertura da sucesso definitiva.

II - Aqueles que, por deficincia mental, tenham o seu discernimento reduzido so, luz do Cdigo Civil de 2002, relativamente incapazes. III Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, conforme o Cdigo Civil de 2002, so relativamente incapazes. a) todas as afirmativas esto corretas. b) apenas as afirmativas II e III esto corretas. c) apenas a afirmativa III est correta. d) apenas a afirmativa II est correta. A morte presumida declarada com a abertura da sucesso definitiva (art. 6, CC), porm, mesmo sem esta poder ocorrer aquela em duas hipteses: extrema probabilidade de morte de quem estava em perigo e desaparecimento em campanha ou feito prisioneiro se no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra (art. 7, CC). So relativamente incapazes para os atos da vida civil os menores de 18 e maiores de 16 anos, os brios habituais, os viciados em txico , e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido, os excepcionais sem desenvolvimento completo e os prdigos (art. 4, CC). Assim, a alternativa correta a letra b, pois apenas as afirmativas II e III esto corretas.

3. (RS-2006-1) Quanto capacidade civil, pode-se afirmar que: a) Os menores de 18 anos so absolutamente incapazes para exercer pessoalmente qualquer ato da vida civil. b) Os prdigos so incapazes relativamente a certos atos. c) So relativamente incapazes os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. d) Os menores de 16 anos podem contratar, sem que haja vcio de vontade. Os menores de 16 anos (impberes) que so absolutamente incapazes, juntamente com os enfermos mentais ou deficientes que no tiverem o necessrio discernimento para os atos de vida civil e os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir a sua vontade (art. 3, CC). O negcio jurdico celebrado por absolutamente incapaz eivado de vcio de nulidade (art. 166, I, CC), assim sendo,

menores de 16 anos no podem contratar ou serem contratados. J os relativamente incapazes (art. 4, CC) so os menores de 18 e maiores de 16 anos (pberes), bem como os brios habituais (alcolatras), os viciados em txicos e os que, por enfermidade mental, tiverem o discernimento reduzido, os excepcionais sem desenvolvimento mental completo e os prdigos (sujeito que dilapida seu patrimnio). Assim, a alternativa correta a b.

4. (RS-2006-1) Assinale a assertiva correta sobre a validade do ato jurdico: a) O negcio jurdico, quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz, nulo de pleno direito, porm sujeito ratificao. b) Quando a solenidade exigir forma prescrita em lei, se formalizado por outros meios, desde que alcanado o objetivo, vlido o ato praticado. c) Existem atos jurdicos que, mesmo celebrados por incapazes, podero gerar efeitos. d)O negcio jurdico depende da vontade da lei para ser eficaz. A preterio de solenidade exigida por lei um dos vcios de nulidade que inquinam um ato jurdico (art. 166, CC), e sendo nulo, tal ato no passvel de ratificao e nem convalesce pelo decurso do tempo (art. 169, CC). O negcio jurdico, espcie de ato jurdico (fato humano), gera efeitos regulados entre a disposio volitiva das partes e apenas balizados pelos limites normativos, pois baseia-se no princpio da autonomia da vontade e da estipulao negocial. Destarte, a afirmativa correta a letra c pois os atos jurdicos realizados por relativamente incapazes so anulveis (art. 171, I, CC), e estes, ao contrrio dos atos nulos, se convalescem no tempo (escoando o prazo decadencial - arts. 178 e 179, CC) e podem ser confirmados pelas partes (art. 172, CC), tendo eficcia at a sentena que declara a anulabilidade (sentena com efeitos "ex nunc").

5. (PR-2007-1) Sobre os negcios jurdicos assinale a alternativa CORRETA: a) nulo o negocio jurdico simulado celebrado aps a vigncia do Cdigo Civil de 2002, exceto quando se tratar de simulao relativa, hiptese em que o negocio jurdico ser anulvel. b) anulvel o negcio jurdico realizado aps a vigncia do Cdigo Civil de 2002, exceto quando se tratar de simulao relativa, hiptese em que o negocio jurdico

ser nulo. c) os negcios jurdicos realizados em fraude contra credores, conforme o Cdigo Civil, sempre dependem da prova cabal do cosilium fraudis d) Os negocio jurdicos nulos no podem ser confirmados, mas podem sofrer converso substancial em negcios jurdicos vlidos. A simulao absoluta aquela em que o sujeito declara uma vontade criando a expectativa de um negcio jurdico, que em verdade, ele no tem inteno nenhuma de realiz-lo. Enquanto que na simulao relativa um negcio jurdico se efetiva, porm, sob a aparncia de outro, fictcio. As duas formas de simulao, com o advento do Cdigo Civil de 2002, so vcios de nulidade (art. 167, CC). No se confunde estas espcies de simulao com a dissimulao que a utilizao de um artifcio para ocultar um negcio jurdico existente, subsistindo este (negcio existente e dissimulado) se vlido for na forma e na substncia. A fraude contra credores assim como a simulao um vcio social, porm, ao contrrio desta, induz anulabilidade. So atos que desfalcam o patrimnio do devedor, evitando uma futura execuo. Se o ato for de liberalidade como a doao (art. 538, CC) ou a remisso de dvidas (art. 385, CC) e praticado por devedor insolvente ou em decorrncia destes atos se reduzir a ela necessrio a configurao do "consilium fraudis", isto , que os atos tenham sido realizados com m-f do devedor, ou deste com terceiro, com inteno de prejudicar o credor. Entretanto, quando os atos de desfalque do patrimnio de devedor forem a ttulo oneroso no necessrio a existncia do "consilium fraudis", necessitando porm que a insolvncia do devedor seja notria ou que haja motivo para ser conhecida do outro contratante (art. 159, CC). O negcio jurdico nulo, ao contrrio do anulvel, insuscetvel de convalidao ou de confirmao (art. 169, CC). Todavia, pode o negcio jurdico nulo se converter em outro vlido quando no proibido legalmente, estando presentes os requisitos do novo negcio e houver a inteno dos contratantes em efetiv-lo (art. 170, CC). Assim, a alternativa correta a letra d, pois o negcio jurdico nulo no se confirma nem se convalesce, mas pode se transformar em outro negcio estando presentes o requisitos de forma e substncia do novo contrato, havendo a inteno das partes e no sendo vedado legalmente.

6. (RS-2006-1) Em se tratando de direitos da personalidade, assinale a assertiva correta: a) Na hiptese de manuteno da ordem pblica, a lei civil autoriza a divulgao da imagem da pessoa sem a sua devida e prvia autorizao.

b) Os direitos da personalidade enquadram-se no campo dos direitos relativos. c) Ocorrendo a morte da pessoa, cessa a tutela sobre sua personalidade. d) No h previso legal que regule a possibilidade de alterao do sobrenome da pessoa. Os direitos da personalidade so intransmissveis, irrenunciveis e indisponveis (art. 11, CC). Tambm: absolutos, indisponveis, imprescritveis, impenhorveis, inexpropriveis e ilimitados. Todavia, existem alguns direitos da personalidade que podem sofrer restries admitidas legalmente como a divulgao de escritos, a transmisso da palavra ou a publicao, exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa, sem sua prvia autorizao, quando for necessrio administrao da justia ou a manuteno da ordem pblica (art. 20, caput, CC), estando correta a letra a. Com a morte do sujeito, que no cessa a tutela sobre a sua personalidade, ou mesmo com a sua ausncia, parte legtima para requerer a proteo de seus direitos o seu cnjuge, ascendentes ou seus descendentes (art. 20, pargrafo nico, CC). O nome civil da pessoa natural parte integrante de sua personalidade e elemento que individualiza o sujeito perante o corpo social. formado pelo prenome (ex. Jos), e pelo sobrenome, ou tambm chamado de patronmico (ex. Silva), que poder advir maternal ou paternalmente, podendo conter tambm um agnome (ex. filho, neto etc.). A alterao ou retificao do prenome, sobrenome ou agnome possvel em determinadas hipteses e possui previso legal (Lei n 6.015/73).

7. (RS-2007-1) Em relao aos direitos de personalidade, assinale a assertiva correta. a) Em princpio, o prenome da pessoa natural definitivo. b) Somente o cnjuge pode tutelar a honra da pessoa falecida. c) Nosso ordenamento legal no outorga proteo ao pseudnimo. d) O ato de disposio do prprio corpo no admite restries de qualquer espcie. So partes legtimas para requerer a proteo dos direitos da personalidade do sujeito falecido o seu cnjuge, ascendentes e descendentes (art. 20, pargrafo

nico, CC). O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da mesma proteo jurdica dada ao nome (art. 19, CC). O ato de disposio do prprio corpo, feita por pessoa capaz, possvel desde que no contrarie os bons costumes, no traga risco para a integridade fsica do doador nem comprometa suas aptides vitais e no provoque deformao ou mutilao (art. 13, CC; Lei n 9.434/97 art. 9). A disposio do prprio corpo, em vida ou depois da morte, s permitida de forma gratuita e para fins cientficos (estudos) ou teraputicos (transplantes). A alternativa correta a letra a. A retificao ou alterao do prenome possvel somente em determinadas hipteses como a exposio ao ridculo, homonmias, apelido pblico conhecido, erro grfico evidente, traduo, proteo testemunhas etc.(art. 58 da Lei n 6.015/73). Ora, como o nome no pode ser alterado ao mero alvedrio, ele , em princpio, definitivo.

8. (RS-2006-2) Em se tratando de pessoa fsica, assinale a assertiva correta. a) A emancipao feita pelos pais prescinde de escritura pblica. b) No se admite morte presumida. c) Para alterao do prenome, suficiente a manifestao de vontade do titular junto ao Cartrio de Registro Civil. d) Aps a morte da pessoa, sua honra poder ser defendida por seus parentes. A emancipao voluntria depende de escritura pblica e independe de homologao judicial (art. 5, I, e 9, II, CC). A emancipao judicial tambm se d por instrumento pblico (art. 91 da Lei n 6.015/73). A morte presumida admitida com ou sem a decretao de ausncia, sendo que nesta, apenas em determinadas hipteses (art. 6 e 7, CC). A alterao do prenome no est submetida ao talante de seu titular, podendo ocorrer a alterao apenas em determinadas hipteses (art. 58 da Lei n 6.015/73). Aps a morte do sujeito titular dos direitos da personalidade, estes podem ser defendidos por seus ascendentes, descendentes e cnjuge (art. 20, pargrafo nico, do CC). Correta a letra d.

9. (PR-2007-1) Sobre a personalidade jurdica e a capacidade de exerccio, assinale a alternativa CORRETA:

a) Sabendo que a capacidade de exerccio a medida da personalidade jurdica, pode-se afirmar que, sendo os menores de 16 (dezesseis anos) absolutamente incapazes, no so eles dotados de personalidade jurdica. b) Todas as pessoas naturais, mesmo as absolutamente incapazes, so dotadas de direitos da personalidade, conceito este que no sinnimo de personalidade jurdica. c) Afirmar-se que os viciados em txico so relativamente incapazes o mesmo que afirmar que eles so dotados de personalidade condicional. d) a personalidade jurdica do absolutamente incapaz sem discernimento para os atos da vida civil somente subtrada aps a sentena de interdio. A personalidade jurdica a aptido genrica para adquirir direitos e contrair deveres, sendo adquirida no nascimento (art. 2, CC) e extinguida na morte da pessoa natural. Assim, todo o ser humano dotado de personalidade jurdica, seja ele capaz ou incapaz. Alis, toda a pessoa possui capacidade de direito ou de gozo, pois a capacidade citada nos artigos 3 e 4 do nosso Cdigo Civil se refere a capacidade de fato ou de exerccio, esta sim, sendo a medida da personalidade. A sentena de interdio subtrai a capacidade de fato de uma pessoa mas nunca a sua personalidade jurdica, necessitando ela de outra pessoa (representante ou assistente) para poder exercer seus direitos e contrair deveres. Em suma, a personalidade jurdica de uma pessoa e a sua capacidade civil de direito jamais podem ser cerceados ou mitigados, extinguindo-se apenas com a morte. Na alternativa b, que a correta, aparece outro conceito que so os direitos da personalidade; estes so os direitos subjetivos de uma pessoa em defender aquilo que lhe prprio (vida, integridade, liberdade etc.). Estes direitos no se confundem com a personalidade jurdica, pois esta a aptido da pessoa para contrair deveres e direitos, inclusive os direitos de personalidade, que podem ser ou no inatos. Com a morte do sujeito, a aptido para contrair direitos e deveres (personalidade jurdica) se extingue, porm, os seus direitos de personalidade continuam a existir e so ainda tutelados pelo ordenamento jurdico. Destarte, todas as pessoas naturais, capazes de exercerem seus direitos ou no, so dotadas de personalidade jurdica e titulares de direitos da personalidade. 10. (RS-2006-1) Em nosso ordenamento jurdico, quanto s pessoas jurdicas, assinale a assertiva correta: a) O Ministrio Pblico parte ilegtima para requerer a desconsiderao da personalidade jurdica em caso de desvio de finalidade.

b) No se aplica s pessoas jurdicas o regime dos direitos da personalidade previsto no Cdigo Civil. c) As pessoas jurdicas no podem pleitear dano moral. d) Quando se tratar de tutela do consumidor, a desconsiderao da personalidade jurdica poder ocorrer mesmo que no se configure o abuso de direito. A proteo aos direitos da personalidade aplicvel, no que couber (nome, marca, honra, imagem etc.), s pessoas jurdicas (art. 52, CC). Violados estes direitos, nasce na pessoa jurdica a pretenso na reparao de possveis danos materiais e morais. A pessoa jurdica autnoma em relao aos seus membros no tocante ao exerccio de seus direitos e cumprimento de suas obrigaes. Entretanto, o abuso de sua personalidade jurdica pelos seus membros, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial, configura abuso de direito e d azo a desconsiderao da personalidade jurdica estendendo a responsabilidade patrimonial, provisoriamente e em caso determinado, sobre os bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. A desconsiderao pode ser requerida pela parte ou pelo Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, sendo parte legtima para tal requerimento (art. 50, CC). No que tange a relao de consumo a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica pode ocorrer pelo abuso do direito ou mesmo por outros motivos como a falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao (art. 28, CDC) , ou mesmo quando a personalidade obstaculizar de alguma forma o ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores (art. 28, pargrafo 5, CDC). Assim a assertiva correta a letra d pois a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica quando situada em uma relao de consumo pode ocorrer mesmo sem o abuso do direito, baseando-se em outras hipteses normativas.

11. (PR-2006-3) Assinale a alternativa CORRETA: a) A personalidade jurdica das pessoas jurdicas de direitos privado - que tambm pode ser denominada como direitos da personalidade sempre poder ser desconsiderada quando se revelar como bice ao ressarcimento integral dos danos produzidos s pessoas naturais ou a outras pessoas jurdicas. b) A afirmativa constante no Cdigo Civil de que toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil comporta excees, sendo exemplo mais emblemtico a incapacidade absoluta dos menores de 16 (dezesseis) anos, pelo que se pode

afirmar que somente so dotados de personalidade jurdica aqueles entes ou sujeitos aos quais a lei atribui plena capacidade de exerccio. c) Nem todos os direitos da personalidade se aplicam s pessoas jurdicas. d) Atendendo ao princpio da segurana jurdica, base fundante no ordenamento jurdico, o Cdigo Civil tipifica de modo exauriente o rol dos direitos da personalidade passveis de proteo jurdica. A personalidade jurdica da pessoa (natural ou jurdica) no se confunde com os seus direitos de personalidade. Estes, so os poderes que toda a pessoa possui de defender o que lhe prprio (nome, honra, vida etc.). Aquela, a aptido genrica para contrair direitos e deveres, sendo inerente a todo ser humano, capaz ou incapaz. A personalidade jurdica da pessoa jurdica pode ser desconsiderada sempre que houver o seu abuso, o que configura abuso de direito (art. 187, CC), caracterizado pelo desvio da finalidade ou pela confuso patrimonial (art. 50, CC). A hiptese da personalidade como bice para ressarcimento aplica-se apenas na relao de consumo, quando os credores so consumidores (art. 28 pargrafo 5, CDC). Os direitos da personalidade no so arrolados taxativamente e nem regulados de forma esgotvel pelo Cdigo Civil que serve ao tema apenas onze artigos. No tocante s pessoas jurdicas, nem todos os direitos da personalidade lhes so aplicados, reservando apenas o que couber (art. 52, CC). Correta a alternativa c.

12. (RS-2006-2) Em se tratando de pessoa jurdica, assinale a assertiva correta: a) A decretao da desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica pressupe a existncia de fraude a credores b) A pessoa jurdica tem direito a pleitear dano moral. c) Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico. d) Adquire-se a personalidade jurdica mediante a assinatura do contrato social. A fraude contra credores, vcio social de anulabilidade, no pressuposto para a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica que ocorre em caso de abuso de direito configurado com o desvio de finalidade ou a confuso patrimonial (art. 50, CC), ou em se tratando de relao de consumo, em outras hipteses (art. 28, CDC).

Os partidos polticos so pessoas jurdica de direito privado (art. 44, inciso V, CC). A personalidade jurdica da pessoa jurdica obtida a partir de sua existncia legal, o que, em caso de pessoa jurdica de direito privado, inicia com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro (art. 45, CC; art. 119 da Lei n 6.015/73). A alternativa correta a letra b, pois a pessoa jurdica, como titular de direitos subjetivos, pode pleitear judicialmente danos materiais e morais.

13. (RS-2007-1) Sobre pessoas jurdicas, assinale a assertiva incorreta. a) Para que se altere o estatuto da fundao, necessrio dar vista ao Ministrio Pblico. b) Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado. c) Compete tanto assemblia-geral quanto ao Conselho de Administrao alterar o estatuto da associao. d) Os condomnios edilcios so pessoas jurdicas de direito privado A alterao do estatuto de uma fundao requer: deliberao de dois teros dos membros competentes para gerir e representar a fundao; que a modificao no contrarie ou desvirtue o fim da pessoa jurdica; e que seja aprovada pelo Ministrio Pblico, ou, em caso de denegao deste, pelo Poder Judicirio (art. 67, CC). So pessoas jurdicas de direito privado as associaes, as sociedades, as fundaes, as organizaes religiosas e os partidos polticos (art. 44, CC).

14. (PR-2007-1) Sobre as pessoas jurdicas, assinale a alternativa CORRETA: a) Nas pessoas jurdicas constitudas sob a forma de associaes, no h entre os associados, nos termos do Cdigo Civil, direitos e obrigaes recprocos. b) Nos termos do Cdigo Civil, as sociedades existem como pessoas jurdicas desde o instante em que firmado o contrato social. c) A desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica implica a sua despersonalizao para todo e qualquer fim. d) A desconsiderao da personalidade jurdica da pessoa jurdica gera a responsabilizao patrimonial dos administradores, jamais estendendo, porm, os

efeitos das obrigaes da pessoa jurdica ao patrimnio de scios no administradores. As sociedades, bem como as outras pessoas jurdicas de direito privado, adquirem a personalidade jurdica a partir de sua existncia legal, que acontece com o registro do titulo constitutivo no respectivo registro (arts. 45, 985, e 1.150, CC). A desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica estende a responsabilizao patrimonial aos bens particulares dos administradores, podendo alcanar os dos scios no administradores da pessoa jurdica. Porm, os bens dos scios no podem ser executados antes dos bens sociais (benefcio de ordem). A desconsiderao da personalidade jurdica episdica, ou seja, feita provisoriamente e em dado caso concreto, surtindo efeitos em certas e determinadas relaes de obrigaes (art. 50, CC). Destarte, a alternativa correta a letra a, conforme pargrafo nico do artigo 53 do CC. Cada associado constitui uma universalidade de direitos, deveres e bens e a associao outra (princpio da autonomia da pessoa jurdica). No se confunde a inexistncia sinalagmtica entre os associados com a igualdade de direitos entre eles (art. 55, CC), pois estes so postos em detrimento deles com a associao, podendo ser reduzido com a instituio de categoria e vantagens especiais.

15. (PR-2006-1) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito publico interno, arroladas em tal condio no Cdigo Civil de 2002. II A existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado, como regra, independe de registro, bastando a aprovao de seu contrato social pelo Poder Executivo. III nem todos os direitos de personalidade se aplicam s pessoas jurdicas. a)todas as afirmativas esto corretas. b)apenas as afirmativas II e III esto corretas. c)apenas a afirmativa III est correta. d)apenas a afirmativa II est correta. As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, da Administrao indireta. A existncia legal e a personalidade jurdica da pessoa jurdica obtida a partir da inscrio do ato constitutivo no respectivo registro (art. 45, CC; art. 119 da Lei n 6.015/73). No tocante s pessoas jurdicas, nem todos os direitos da personalidade lhes

so aplicados, reservando apenas o que couber (art. 52, CC). Assim, a alternativa correta a letra c, sendo que apenas a afirmativa III verdadeira.

16. (RS-2006-1) Quanto matria de prescrio e decadncia, assinale a assertiva correta: a) Os novos prazos prescricionais institudos pelo Cdigo Civil de 2002 tm aplicao imediata, sem a incidncia de regra de transio relativamente aos prazos do Cdigo de 1916. b) Os prazos prescricionais podem ser alterados pelas partes, tendo em vista o princpio da autonomia da vontade. c) A interrupo da prescrio somente pode ser utilizada uma vez pelo particular. d) Aplicam-se decadncia, de regra, as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio. Os novos prazos estabelecidos pelo Cdigo de 2002 (Lei n 10.406), inclusive os decadenciais e prescricionais, possuem regra de transio em relao aos prazos do diploma revogado (art. 2.028, CC). Os prazos prescricionais no podem ser estabelecidos ou alterados pela vontade das partes (art. 192, CC); sendo silente a lei, o prazo ser de dez anos (art. 205, CC). A sua interrupo, que poder ser feita por qualquer interessado (art. 203, CC), somente poder ocorrer uma vez (letra c correta), reiniciando o fluxo prescricional ( art. 202, CC). As causas preclusivas (suspenso, interrupo e impedimento) do fluxo temporal prescricional no so aplicadas ao instituto da decadncia (art. 207, CC), salvo disposio legal em contrrio, como as causas obstativas do fluxo decadencial em reclamar sobre vcios de produtos ou servios (art. 26, CDC).

17. (RS-2006-2) Em relao prescrio, assinale a assertiva correta. a) A ao declaratria de nulidade no prescreve. b) A ao de investigao de paternidade prescreve em 10 anos. c) O Juiz no pode declarar de ofcio a prescrio.

d) A alegao de prescrio somente pode ocorrer em primeiro grau de jurisdio.

As aes declaratrias so imprescritveis em sentido amplo (correta a letra a), isto , no esto sujeitas prazo prescricional nem decadencial, bem como as aes constitutivas que no tenham prazo como, por exemplo, a investigao de paternidade. Assim, esto sujeitas prescrio (lato sensu) todas as aes condenatrias (sujeitas prescrio) e as aes constitutivas que possuam prazo (sujeitas decadncia). A alegao da prescrio pode ocorrer em qualquer grau de jurisdio (art. 193, CC) e pode ser reconhecida "ex officio" pelo rgo judicante (art. 194 do CC revogado pela Lei n 11.280/06, com redao ao pargrafo 5 do art. 219 do CPC).

18. (PR-2006-2) Assinale a alternativa CORRETA: a) A decadncia convencional pode ser objeto de renncia. b) A prescrio no pode ser conhecida de ofcio pelo juiz, salvo se favorecer ao absolutamente incapaz. c) Ao fluir do prazo decadencial se suspende na hiptese de casamento entre credor e devedora. d) Admite-se a renncia prescrio no que diz respeito s pretenses creditcias, desde que a renncia seja definida desde logo, no momento da celebrao da avena.

A prescrio pode ser reconhecida "ex officio" pelo rgo judicante em qualquer caso (art. 194 do CC revogado pela lei 11.280/06, com redao ao pargrafo 5 do art. 219 do CPC). a prescrio que no corre entre os cnjuges na constncia da sociedade conjugal (art. 197, I, CC), podendo ser uma causa impeditiva ou suspensiva, o que vai depender se o casamento ou a unio estvel for contrada antes ou depois de iniciar o fluxo temporal. A prescrio pode ser renunciada tcita ou expressamente pelo prescribente somente aps consumada e sem prejuzo de terceiros. A decadncia pode ser legal ("ex vi legis") ou convencional ("ex vi voluntatis"). A primeira, no pode ser objeto de renncia (art. 209, CC) e pode ser reconhecida "ex officio" pelo juiz. A segunda, pode ser renunciada (alternativa a correta) e

no pode ser reconhecida "ex officio" pelo juiz (art. 211, CC).

19. (RS-2006-1) Relativamente Lei de Introduo do Cdigo Civil, assinale a assertiva correta: a) A lei comea a vigorar no prazo de 45 dias aps sua promulgao, sem excees. b) Considera-se ato jurdico perfeito aquele j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. c) O regime de bens, legal ou convencional, obedece lei do pas onde foi celebrado o casamento. d) Na aplicao da lei, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia. O prazo da "vacatio legis" ser de 45 dias depois de oficialmente publicada apenas se no houver disposio em contrrio. Ressaltando que nos Estados estrangeiros,a lei brasileira admitida tem a vacncia de trs meses (art. 1, LICC). O regime de bens legal ou convencional aplicado sociedade conjugal ou a unio estvel obedece lei do pas em que os nubentes tiverem domiclio e, sendo este diverso, a lei do primeiro domiclio conjugal (art. 7, pargrafo 4, LICC). No tendo domiclio, considerar-se- domiciliada no lugar de sua residncia ou naquele em que se encontre. (art. 7, pargrafo 8, LICC). O juiz utiliza a analogia, os princpios gerais do direito e os costumes para decidir em casos onde h omisso legislativa, e no na aplicao da lei (arts. 4 LICC, 126 CPC, e 8 CLT). A alternativa correta a letra b que utilizou o conceito de ato jurdico perfeito dado pelo artigo 6, pargrafo 1, da LICC.

20. (RS-2006-3) Em relao aos direitos civis, correto afirmar que a) a prodigalidade conduz incapacidade absoluta. b) em princpio, as pertenas acompanham a sorte do principal. c) havendo conflito de interesse entre representante e representado, o negcio jurdico praticado passvel de anulao.

d) no corre prescrio contra os relativamente incapazes. Os prdigos, aps sentena de interdio, so relativamente incapazes (art. 4, IV, CC). Pertenas so os bens que, no constituindo parte integrante do principal (e aqui ele se diferencia do acessrio), se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro (art. 92, CC). Em regra, ao contrrio dos bens acessrios, as pertenas no acompanham o principal, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade ou das circunstncias do caso (art. 93 CC). A prescrio (e a decadnica) no corre contra os absolutamente incapazes (art. 198, I, e 3, CC). O negcio jurdico realizado pelo representante em conflito de interesse com o representado, com pessoa que sabia ou deveria saber de tal conflito, passvel de anulao, com um prazo decadencial de 180 dias contados a partir da cessao da incapacidade (art. 119, CC). Correta a letra c.

21. (PR-2006-1) Assinale a alternativa CORRETA: a) No sero anulveis por fraude contra credores os contratos de disposio gratuita dos bens do devedor insolvente quando a insolvncia no for notria, ou no houver motivo para ser conhecida do devedor ou do outro contratante. b) As garantias de dvida que o devedor j insolvente der a algum credor se presumem, em regra, como fraudatrias dos direitos dos outros credores. c) O negcio jurdico simulado praticado a partir do dia 12 de janeiro de 2003 anulvel. d) A convalescena do negocio jurdico nulo de d por sua converso substancial, que sempre dever contar com o consentimento de todos os integrantes da relao jurdica.

A fraude contra credores um vcio social que induz anulabilidade. So atos que desfalcam o patrimnio do devedor, evitando uma futura execuo. A insolvncia notria ou com motivo para ser conhecida so requisitos para configurao da fraude contra credores quando os atos que desfalcam o patrimnio do devedor forem a ttulo oneroso.(art. 159, CC). Se o ato for de liberalidade, como a doao (art. 538, CC) ou a remisso de dvidas (art. 385, CC), no necessrio estes requisitos; alis, nem mesmo necessita o devedor estar em insolvncia, desde que

os atos de liberalidade o reduzam a tal. Todavia, na fraude contra credores de negcio jurdicos a ttulo gratuito se faz necessrio o "consilium fraudis". A garantia real (art. 1419, CC) dada a um credor pelo devedor insolvente presume-se fraudatria dos direitos dos demais credores (art. 163, CC). Correta a letra b. A simulao tambm vicio social e induz nulidade nos negcio jurdicos realizados sob a gide no Cdigo Civil de 2002 (art. 167, CC). O negcio jurdico nulo, ao contrrio do anulvel, insuscetvel de convalidao ou de confirmao (art. 169, CC). Todavia, pode o negcio jurdico nulo se converter em outro vlido quando no proibido legalmente, estando presentes os requisitos do novo negcio e houver a inteno dos contratantes em efetiv-lo (art. 170, CC). Mas, se trata de converso substancial em outro negcio jurdico e no a convalescena do negcio nulo.

22. (PR-2006-2) Sobre o negcio jurdico, assinale a alternativa CORRETA: a) O Cdigo Civil admite hipteses de anulao do negcio jurdico por erro de direito. b) O negcio jurdico de disposio patrimonial onerosa poder ser anulado por fraude contra credores, ainda que o adquirente no saiba da insolvncia do alienante nem tenha motivos para conhec-la. c) Somente a comprovao de m-f por parte do adquirente propicia a anulao do negcio jurdico de disposio patrimonial gratuita sob o fundamento da fraude contra credores. d) A simulao absoluta gera nulidade do negcio jurdico, ao passo que a simulao relativa gera a sua anulabilidade. A fraude contra credores feita a ttulo oneroso anulvel desde que feita por devedor cuja insolvncia seja notria ou que exista motivos para conhec-la, dispensando o "consilium fraudis" (art. 159, CC). Porm, se o ato de desfalque do patrimnio for a ttulo gratuito(art. 158, CC) necessrio, alm do "consilium fraudis" (ma-f do devedor ou do devedor com terceiro) que o devedor seja insolvente ou que se reduza a ela com os atos fraudulentos. Assim, preciso no somente a comprovao da m-f, como tambm os elementos do "eventus damni" (ato de desfalque) e a insolvncia (anterior ou posterior ao ato). A simulao absoluta aquela em que o sujeito declara uma vontade criando a expectativa de um negcio jurdico, que em verdade, ele no tem inteno nenhuma de realiz-lo. Enquanto que na simulao relativa um negcio jurdico se

efetiva, porm, sob a aparncia de outro, fictcio. As duas formas de simulao, com o advento do Cdigo Civil de 2002, so vcios de nulidade (art. 167, CC). O erro uma falsa noo da realidade por uma das partes, o que macula de anulabilidade o negcio jurdico, quando este erro for substancial e escusvel (art. 138, CC). O erro de direito a ignorncia, o falso conhecimento ou a m interpretao de uma norma jurdica, o que vicia o consentimento apenas se a manifestao volitiva eivada de erro for o nico motivo ou o motivo principal do negcio jurdico (139, III, CC). No se trata de uma escusa ao cumprimento da lei (art. 3, LICC), mas sim, de um cumprimento defeituoso por um erro na manifestao volitiva nica ou principal, visto que somente poder incidir em normas dispositivas (sujeita ao livre acordo das partes) e jamais em norma cogente ou impositiva. Assim, a resposta correta a letra a.

23. (PR-2006-3) Assinale a alternativa CORRETA: a) O termo inicial suspende a aquisio do direito subjetivo. b) A condio suspensiva, quando implementada, interrompe a possibilidade de exerccio de um direito subjetivo que j existia quando da celebrao do negcio jurdico. c) Em regra, enquanto o encargo no cumprido, o beneficirio do ato de liberalidade no adquire o direito subjetivo. d) A inexecuo do encargo imposto a uma liberalidade, em regra, no gera a extino de pleno direto do direito adquirido por meio do ato de liberalidade. O termo a clusula que subordina a eficcia (termo inicial ou suspensivo) ou a ineficcia (termo final ou resolutivo) do negcio jurdico a evento futuro e certo. A condio a clusula que subordina a eficcia (condio supensiva) ou a ineficcia (condio resolutiva) do negcio jurdico a evento futuro e incerto. Encargo ou modo a clusula que impe ao adquirente um nus em decorrncia da coisa adquirida. O termo inicial suspende o exerccio do direito subjetivo, mas no a sua aquisio (art. 131, CC). O encargo, por sua vez, no suspende nem a aquisio nem o exerccio do direito subjetivo (art. 136, CC), salvo se imposto pelo disponente como condio suspensiva, visto que esta, suspende tanto a aquisio como o exerccio do direito subjetivo (art. 125, CC). Dessarte, a alternativa correta a letra d (embora infeliz sintatica e semnticamente), pois a inexecuo do encargo, em regra, no extingue o direito adquirido na liberalidade.

Vous aimerez peut-être aussi