Vous êtes sur la page 1sur 9

Vibraes Definio: Vibrao qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo, podendo ser regular, do tipo

o senoidal ou irregular, quando no segue nenhum movimento determinado, como no sacolejar de um carro andando em uma estrada de terra. Tipos de vibraes: VIBRAES DE CORPO INTEIRO: So vibraes transmitidas ao corpo com o indivduo sentado, em p ou deitado. Ex: trabalho com mquinas pesadas tratores, caminhes, nibus, aeronaves, mquinas de terraplanagem, grandes compressores e mquinas industriais. Baixa frequncia e alta amplitude. Faixa: 1 a 20 Hz e at 80 Hz. So afetos norma ISO 2631. VIBRAES LOCALIZADAS: So vibraes que atingem certas regies do corpo, principalmente as mos, braos e ombros. Ex: operaes com ferramentas manuais vibratrias: marteletes, britadores, rebitadeiras, compactadores, politrizes, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratrias e furadeira. Segmentais localizados ou de mos e braos. Faixa: 6,3 a 1250 Hz. ISO 5349. As baixas frequncias so as mais prejudiciais para o corpo humano, vo de 1 at 80100hz. J acima de 100 Hz, as partes do corpo absorvem a vibrao, no ocorrendo ressonncia.

Figura 6: Direes de medio de vibrao segundo a norma ISO 5349.

Figura 7: Direo de medio de vibrao da mo, humano, segundo a norma ISO 2631.

Figura 10: Medidores Portteis de Vibrao (acelermetro) Faixa de medio: 0,2 hz a 6 khz

Limites de tolerncia para exposio Para corpo inteiro (norma 2631)

Vibraes sobre o homem

Critrio Legal A Legislao Brasileira prev atravs da Norma Regulamentadora NR 15 - Anexo 8, com redao dada pela portaria n. 12 de 1983, que as atividades e operaes que exponham os trabalhadores sem proteo adequada s vibraes localizadas ou de corpo inteiro sero caracterizadas como insalubres atravs de percia realizada no local de trabalho. A percia visando a comprovao ou no da exposio deve tomar por base os limites de exposio definidos pela Organizao Internacional para a Normalizao em suas normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349, ou suas substitutas. Em relao ao laudo pericial, a legislao determina que os seguintes itens devero constar obrigatoriamente: Critrio adotado; Instrumental utilizado; A metodologia de avaliao; A descrio das condies de trabalho e do tempo de exposio s vibraes; Resultado da avaliao quantitativa; As medidas para eliminao e/ou neutralizao da insalubridade quando houver. A insalubridade quando constatada no caso da vibrao, est classificada como grau mdio, assegurando ao trabalhador a percepo de adicional incidente equivalente a 20% (vinte por cento) sobre o salrio mnimo da regio.

Principais sintomas da vibrao: Sensao geral de desconforto Sintomas na cabea Maxilar Influncia na linguagem Garganta Dor no peito Dor abdominal Desejo de urinar Aumento do tnus muscular Influncia nos movimentos respiratrios Contraes musculares 4 9 Hz 13 20 Hz 6 8 Hz 13 20 Hz 12 19 Hz 5 7 Hz 4 10 Hz 10 18 Hz 13 20 Hz 4 8 Hz 4 9 Hz

Efeitos das vibraes no corpo humano: Biomecnicos: Ressonncia de partes do corpo. Fisiolgicos: Frequncia cardaca. Frequncia respiratria. Circulao do sangue. Vasoconstrio. Sistema nervoso central. Patologias: Doenas Msculo-esquelticas. Falta de circulao. Sndrome da vibrao na mo. Principais Enfermidades: Sndrome de Raynaud Acrocianose Sndrome Cervicobraquial

Molstia de Dupuytren Leses do Ombro Sndrome do Manguito Rotatrio Tendinite Calcificante Bursite. Epicondilite medial e lateral Osteonecrose Doena de Kiembock do Adulto Artroses Punho e Cotovelo.

Sndrome de Raynaud Caracteriza-se por: Crises de palidez e cianose dos dedos. Episdios Tpicos:

1. Acomete todos os dedos da mo. 2. Palidez inicial. 3. Cianose tardia. 4. Sensao de frio, dormncia e dor. 5. Com o reaquecimento a cianose substituda por hiperemia.
6. Formigamento.

7. Latejamento. As crises so precipitadas pelo frio e aliviadas pelo aquecimento. causada por espasmo das artrias digitais, devido a vibraes localizadas.

Acrocianose caracterizada por cianose persistente das mos e diminuio da temperatura local. A pele fria e mida, no h palidez. A colorao azulada se intensifica com o frio e se torna avermelhada com a exposio ao calor. Pode haver diminuio da sensibilidade..

A causa leso vascular e/ou nervosa provocada por trauma de vibrao localizada. Sndrome cervicobraquial a raquialgia. Manifestao dolorosa localizada na coluna vertebral. Est associada a vibrao de corpo inteiro. Quadro clnico Dor no pescoo, ombro e membros superiores. Perda da fora muscular. Tremor das mos Alteraes circulatrias

Molstia ou Enfermidade de Dupuytren Espessamento e retrao da palma da mo causando contratura em flexo dos dedos e incapacidade funcional das mos. Leses do ombro 1. 2. 3. Sndrome do manguito rotatrio ou Sndrome do impacto Dor irradiada para a face lateral do brao. Dor intermitente no ombro que piora com esforos fisicos. Dificuldade ou impossibilidade de elevar e/ou manter o brao elevado. Tendinite calcificante do ombro Inicia-se com crise com dor sbita, contnua e intensa. Bursite do ombro Quadro semelhante sndrome do impacto. Pode evoluir para a limitao dos movimentos do ombro. Epicondilite medial e lateral So chamadas de cotovelo de jogador de golfe e cotovelo de tenista, respectivamente. Dor no cotovelo, na parte interna ou externa. Dor movimentao da mo e punho. Dor palpao do epicondilo medial e lateral. Osteonecrose Doena de Kiembck do adulto. a necrose assptica do osso semilunar do carpo. Ocorre dor no punho, intensa e sbita.

Artroses do punho e cotovelo

Artrose um processo degenerativo e progressivo das articulaes, semelhante ao que ocorre no envelhecimento. Ocorre ocupacionalmente com o uso de ferramentas giratrias e/ou vibratrias. Exemplo: marteletes pneumticos. Doena Vibra acstica DVA Ela lesa os seres humanos, principalmente pelos infrassons, isto , rudos de frequncia abaixo de 20HZ(RBF), pouco lembrados na sade ocupacional e na legislao. uma doena sistmica, acomete todo o organismo. Foram observadas em tcnicos de mquinas de navios, profissionais de restauraes e disc-jckeys. At o automvel fonte significativa de RBF... ALERTA! ! ! Pode levar a: Espessamento das estruturas cardiovasculares; Aumento da irritabilidade e agressividade; Depresso e perturbao nos processos cognitivos; Aparecimento de tumores; Perda de equilbrio frequente; Disfuno da tireoide e envelhecimento precoce.

Efeitos gerais da vibrao Viso turva: Diminuio do rendimento no trabalho e aumento do risco de acidentes. Perda de equilbrio, simulando uma labirintite. Falta de concentrao.

Alterao sistema cardiovascular: Aumento da frequncia cardaca. Lentido nos reflexos. Aparelho digestivo: Enjoo, gastrites e lceras.

Efeitos gerais da vibrao Cinetose - Distrbio do movimento Mal estar geral, nuseas e vmitos.

Degenerao do tecido muscular e nervoso Principalmente para as vibraes localizadas: Perda da capacidade de manipular. Perda do tato das mos e dedos. Dificuldades no controle motor. Vibrao Preveno Melhora do equipamento, reduzindo a intensidade das vibraes, Instituir perodos de repouso e rotatividade, evitando exposies contnuas, Ao identificar as leses iniciais, deve-se proceder o rodzio no posto de trabalho ou afastar trabalhador da funo.

Concluso: Apesar da evoluo atual em relao as normas NRs ISO PPRA PCMSO PCA e outros, temos que levar em conta duas coordenadas: - a subjetividade dos riscos no trabalho e a conscincia do trabalhador no cumprimento das normas bsicas de segurana no trabalho, sempre objetivando a preveno das doenas e dos acidentes de trabalho, que o foco deste seminrio.

Vous aimerez peut-être aussi