Vous êtes sur la page 1sur 4

Pg. 1 Trabalho revisado em 05.05.2013.

QUER SENTAR-SE AQUI, DR. PROMOTOR? TITLE: WANT TO SIT HERE, DR. PROMOTER?
SILVA JNIOR, Nelmon J.1
RESUMO Diagnose da composio cnica de nossos tribunais, em afronto aos Princpios Constitucionais, bem como aos preceitos postos pelos Art. 2, 1 e 2 e Art. 6, e seu Pargrafo, da Lei n 8.906/94. PALAVRAS-CHAVE: Composio cnica. Afronto. Princpios Constitucionais. Art. 2, 1 e 2 e Art. 6, e seu Pargrafo, da Lei n 8.906/94. ABSTRACT Diagnosis of scenic composition of our courts, in affront to Constitutional Principles and the precepts laid by Article 2, 1 and 2 and Article 6, Paragraph and her, of Law No. 8.906/94. KEYWORDS: Scenic composition. Affront. Constitutional Principles. Article 2, 1 and 2 and Article 6, Paragraph and her, of Law No. 8.906/94.

Quinta-feira, 31.01.2013, prximo das 13:00, eu sentado em minha tribuna, aguardando a chegada de meu constituinte, para darmos incio sesso de julgamento pelo Egrgio e Soberano Tribunal do Jri. Neste momento adentra as dependncias daquela respeitvel Corte, a irm do acusado, com a qual conversei por alguns minutos. Finda nossa conversa, retorno ao meu lugar, e ao sentar-me, percebo algum de p ao meu lado, para o qual inclino-me, visualizando, de imediato, a pessoa com quem acabo de manter dilogo. De pronto, e sem qualquer cerimnia, fui questionado: Doutor, seria de mal tom apresentar-me ao Magistrado, externado a confiana em que deposito nele?; em resposta afirmo: De forma alguma, apenas creio no ser ele a pessoa indicada, fez trata-se do Promotor de Justia que acusar seu irmo.

1.

Estudioso do Direito (Processual) Penal. Mantenedor de Blog Cientfico (http://ensaiosjuridicos.wordpress.com). Membro do Instituto de Criminologia e Poltica Criminal ICPC; do Centro de Estudios de Justicia de las Amricas CEJA; da Associao Brasileira dos Advogados Criminalistas ABRACRIM; da Associao dos Advogados Criminalistas do Paran APACRIMI. Membro fundador e Conselheiro Jurdico da Associao Industrial e Comercial de Fogos de Artifcios do Paran/PR AINCOFAPAR. Contribuidor das mdias Arcos Informaes Jurdicas (www.arcos.org.br); Contedo Jurdico (www.conteudojuridico.com.br); e do Portal de Artigos Cientficos (http://artigocientifico.uol.com.br). Autor dos livros cientficos FOGOS DE ARTIFCIO E A LEI PENAL e COLETNEAS, alm dos livros literrios NOFRETETE, COPO TRINCADO e VALHALA.

Pg. 2 Trabalho revisado em 05.05.2013.

Confesso no ter sido caso isolado em minha militncia na defesa das causas criminal. Fao minhas as palavras de Adriano Antunes Damasceno, ao afirmar que no Brasil h prticas e ritos do cenrio jurdico que adquirem o manto de sagrado e seguem avessos a crticas ao longo do tempo. Sua fora tamanha que quando menos se espera o sagrado assume forma legal. A partir da, o grau de questionamento sobre os mesmos se torna ainda mais restrito. exatamente isso o que vem acontecendo com a posio cnica ocupada pelas partes nas salas de audincia e sesses dos tribunais brasileiros, ao menos quando se trata do exerccio da pretenso acusatria estatal.2 Forosamente, lembro-me dos ensinamentos de Geraldo Prado, ao afirmar que nada obstante, preciso questionar, colocar sob dvida o estado de normalidade que parece imperar, perquirir a razo de ser das coisas para, se necessrio, transform-las. 3 Diferentemente no poderia ocorrer ao citar a lio de Lenio Luiz Streck: antes de tudo, quero fazer minhas as palavras do magistrado Andr Luiz Nicolitt, nos autos do Processo n 2003.005.000056-7, ao negar validade aos dispositivos legais que estabelecem a prerrogativa de os membros do Ministrio Pblico ocuparem assento do lado direito dos juzes e tribunais: Antes de analisar a questo, no custa destacar que o posicionamento ora adotado no se traduz em uma investida contra a Instituio, tampouco contra o ocupante do cargo de Promotor de Justia. Tanto a Instituio quanto seu presentante nesta Comarca so dignos do mais auto apreo e admirao deste magistrado, a instituio pela relevncia constitucional, e o promotor por ser, sem dvida, um dos mais valiosos profissionais do Direito com quem este magistrado j trabalhou. Na mesma linha, vo as presentes reflexes. Com o mesmo intuito. Por amor ao debate e um convite ao dilogo.4 Assim questiono: como pode a Defesa bem duelar, com os evidentes excessos cometidos pela Acusao? Exemplos elucidativos no me faltam, a iniciar pela composio cnica das salas de audincia mais visvel no Tribunal do Jri - onde h uma ampla tribuna, tendo assentado ao centro o Juiz de Direito, e ao seu lado direito, o Promotor de Justia, necessariamente acusando. Defesa resta minorizada tribuna, oposta quela ocupada pelos Jurados, normalmente esquerda do Magistrado. Digo mais; apesar do Parquet ser constitucionalmente rgo autnomo e independente, tornou-se comum observarmos Promotores de Justia instalados nos prdios pblicos Judiciriso, sempre com seus gabinetes ladeados aos gabinetes dos Magistrados, inclusive
2 3 4 http://www.anadep.org.br/wtksite/cms/conteudo/13130/ADRIANO_ANTUNES_DAMASCENO.pdf . Data da consulta: 28.04.2013. PRADO, Geraldo. Sistema acusatrio: a conformidade constitucional das leis processuais penais. Ed. Lumen Juris, 2006. http://www.leniostreck.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/8.pdf . Data da consulta: 28.04.2013.

Pg. 3 Trabalho revisado em 05.05.2013.

com reserva de vagas de estacionamento e sanitrios a eles privativos. O exemplo citado torna-se ainda mais perverso quando observamos Promotores de Justia servirem-se dos servios de Cartrio, apesar de desvinculados institucionalmente. Desnecessrio sustentar maiores argumentos quanto temerria proximidade fsico/funcional - estabelecida entre os rgos Acusador e Julgador, at por resguardo ao dogma imposto sobre a imparcialidade das decises judiciais.5

Sabidamente nosso processo penal, foi diretamente influenciado pela Teoria da Relao Jurdica (derivada das teses civilista de Bluw), na qual, necessariamente, estabelece-se vnculo de sujeio entre as partes. Causa-me inquietude pensar quem est sujeito a quem no processo penal, vez que apenas seis6 seriam as possibilidades, nas quais nenhuma observo a necessria sujeio terica imposta. At poderia entender (aceitar, jamais) a Teoria da Relao Jurdica aplicada ao processo penal antes da promulgao de nossa libertria Carta Poltica, de 1988, porm aps esta resta impossvel sustent-la aplicvel ao processo penal. Quando refirmo-me a nossa Lei Maior como libertria, o fao em razo da recepo de Princpios (Universais) anteriormente desprezados nas antecessoras Cartas Polticas, exemplo: da Dignidade da Pessoa Humana; da Legalidade; da Reserva Legal; da Anterioridade; da Irretroatividade da Lei Penal; da Personalidade; da Individualizao da Pena; da Humanidade das Penas; da Interveno Mnima; da Culpabilidade (Princpio da Responsabilidade Subjetiva); da Taxatividade; da Proporcionalidade (vulgarmente chamado de Princpio da Proibio do Excesso); da Vedao da Punio pelo Mesmo Fato; da Paridade de Armas; do Contraditrio; da Ampla Defesa, da Imparcialidade da Decises Judiciais, dentre outros. A ideia de respeito (em especial pelos Magistrados) aos princpios constitucionais, enfaticamente aos quatro ltimos (ao meu ver interdependentes), creio ser a via adequada para a busca da mais sadia Justia. Tambm deve-se ter em mente a posio ocupada pelo Parquet na demanda, bem interpretado por Damasceno apud Aury Lopes Jnior: Assim, a condio de parte do Ministrio Pblico no Processo Penal no pode tomar como base uma pretensa titularidade do direito estatal de aplicar a pena. Sua condio de parte decorre do direito potestativo de acusar, da
5 6 http://ensaiosjuridicos.wordpress.com/2013/03/28/a-dificuldade-de-acusar-defender-para-ao-fim-julgarnelmon-j-silva-jr-2/. Data da consulta: 28.04.2013. Acusao Defesa; Defesa Acusao; Acusao Juzo; Juzo Acusao; Defesa Juzo; e Juzo Defesa.

Pg. 4 Trabalho revisado em 05.05.2013.

pretenso acusatri. - Op. cit. Ora, se o Ministrio Pblico rgo autnomo e independente (at por respeito sua independncia, por vezes satirizada ironicamente como Quarto Poder ), no deveria parear prdios pblicos com os Magistrados que l esto para a devida prestao da tutela jurisdicional estatal. Parece-me, ao menos imoral, (para no dizer leviano), que Promotores de Justia, diariamente sirvam-se da estrutura dos cartrios judicirios, bem como de seus funcionrios, apesar de desvinculados organicamente. bvio que aos membros do Ministrio Pblico deve dar-se o mesmo tratamento que dado Defesa, inclusive para preservar-se o dogma mistificadamente imposto quanto imparcialidade do Juiz - imparcialidade esta, Pedra Fundamental do Judicirio, portanto deve(ria) restar inabalvel.

Vous aimerez peut-être aussi