Vous êtes sur la page 1sur 3

A Excelncia

Onde Reside a Excelncia


So Paulo, 1 de maio de 2013.

A Excelncia
Para conduzir uma vida plena e repleta de realizaes, temos de enfrentar o constante e mais rigoroso desafio, o autoconhecimento. Voc precisa se conhecer como ningum, conhecer a fundo seus pontos fortes e fracos, seus anseios e limitaes, objetivos e propsito. Somente atravs deste autoconhecimento voc pode definir seus pares ideais ao longo da vida para potencializar ao mximo a realizao de suas ambies, tal como tomar outras decises cruciais que definiro quem voc ser e a vida que ter no futuro. Da mesma forma, para conduzir uma empresa rumo grandiosidade qual se prope desde o incio, preciso conhecer sua essncia em detalhes, saber quais so seus pontos fortes e fracos, anseios e limitaes, objetivos e propsito. Mas a questo fundamental a ser respondida por voc, como lder executivo, : Como conduzir minha empresa Excelncia nos Negcios?. Quando falo sobre Excelncia nos Negcios, o que vem mente so as empresas que perduram ao longo das dcadas e se mantm como lderes em seus respectivos segmentos, e que habitualmente so empresas de grande porte. Mas nem todas as empresas que perduram ao longo das dcadas esto sob o status de excelncia, e nem todas so de grande porte. Para identificar empresas que alcanaram a Excelncia nos Negcios e que ainda se mantm neste nvel, voc pode buscar pelos seguintes indcios: 1. 2. 3. 4. 5. fcil identificar a empresa dentre as demais em seu segmento. A marca da empresa muito visvel e facilmente lembrada quando voc pensa nos produtos ou servios do segmento. Os valores da empresa so evidentes em todas as aes e componentes que a compe, sejam produtos, servios, relacionamento com o cliente e parceiros, e outros. A relao entre o CEO/Presidente da empresa e seus clientes e acionistas aberta, transparente e contnua, fazendo voc se sentir parte de tudo. A empresa no entrega somente valor na forma de retorno financeiro a seus acionistas, mas tambm entrega valor sociedade na forma de benefcios nicos condizentes com sua Viso, Misso e Valores, no s atravs de seus produtos e servios, mas tambm atravs do relacionamento com os clientes, parceiros e colaboradores. 6. 7. 8. Inovao contnua parte da cultura da empresa, compondo sua estratgia e sendo o pilar dos principais produtos e servios ofertados sociedade ao longo das dcadas. Voc sente satisfao ao dizer s pessoas mais prximas que voc cliente daquela empresa, e de como os produtos e servios dela mudam sua qualidade de vida. Voc quer algo mais desta empresa, quer fazer parte dela, contribuir para seu sucesso e v-la crescer como parte de sua histria de vida tambm. Estes so apenas alguns dos indcios de que a empresa ocupa uma posio de excelncia. Excelncia nos Negcios no diz respeito ao porte da empresa, faturamento anual, margem de lucro ou nmero de clientes, e sim sobre o que ela representa para o desenvolvimento saudvel, sustentvel e contnuo da sociedade e de

ONDE RESIDE A EXCELNCIA | TULIO TAKEMAE

O Prximo Nvel

que forma ela cria a cada dia esta imagem. Faturamento anual, margem de lucro, market share, so todos consequncia da excelncia, no o meio.

O Prximo Nvel
Quando apresento em palestras o resultado de minha pesquisa ao longo de 9 anos, conduzida em empresas em 17 pases, os executivos acham interessante mas no compreendem de imediato o real resultado. Esta pesquisa resultou em 10 reas de conhecimento crticas para qualquer empresa, no importa o porte, segmento, tipo ou origem. Estas reas crticas, denominadas Aspectos da Excelncia nos Negcios, formam a fundao slida das empresas que alcanam o nvel de Excelncia nos Negcios e perduram ao longo das dcadas como referncia para a sociedade. Entretanto, o que deixo claro ao longo de minhas apresentaes, que os Aspectos da Excelncia nos Negcios so cruciais, e que o verdadeiro resultado da pesquisa no reside meramente neles. O fato contundente revelado atravs desta pesquisa que a chave para alcanar um nvel de resilincia inigualvel e o to sonhado nvel de Excelncia nos Negcios reside na relao intrnseca entre os Aspectos da Excelncia nos Negcios. A compreenso do relacionamento entre as 10 reas de conhecimento crticas na empresa a verdadeira chave que os Lderes Executivos precisam compreender. Se olharmos os Aspectos da Excelncia nos Negcios de forma isolada, nada mais so do que reas de conhecimento comuns entre as empresas, e pertencentes a uma longa lista que contm outras reas de conhecimento pertinentes ao negcio de cada segmento. Entretanto, quando olhamos com ateno para os pontos de interseco destas reas, possvel identificar um conjunto de novas informaes, efeitos e aes que se fazem necessrios para dar sentido ao todo. Ou seja, quando falo sobre o aspecto da Liderana de forma isolada, estou falando especificamente sobre esta rea de conhecimento, ignorando por completo qualquer outra rea direta ou indiretamente relacionada. Desta forma, no posso afirmar que estou olhando para o todo e enxergando atravs dos limites para alcanar o verdadeiro potencial da empresa. Quando falo sobre um cenrio especfico que envolve o aspecto da Liderana e que extravasa seus limites, contemplando tambm, por exemplo, o aspecto da Inovao, estou comeando a enxergar o verdadeiro potencial da empresa. Como estes dois Aspectos da Excelncia nos Negcios, a Liderana e a Inovao, trabalham entre si para potencializar sua prpria existncia na empresa? Como a cultura de Liderana da empresa potencializa os investimentos e iniciativas de Inovao para a manuteno da empresa ao longo das dcadas? E como a Inovao transforma o modelo de Liderana da empresa para garantir que esta tenha a adaptabilidade necessria ao longo das dcadas para se manter firme e promissora no mercado? Abaixo segue uma ilustrao para facilitar o entendimento do exemplo.

ONDE RESIDE A EXCELNCIA | TULIO TAKEMAE

O Prximo Nvel

1. 2. 3.

Liderana conduz a Inovao de Produtos e a Inovao de Processos, com base na cultura da empresa. Inovao de Processos promove inovao na seleo e preparo de lderes, garantindo lderes cada vez mais aptos a conduzir de forma mais eficiente e eficaz a Inovao de Produtos e a Inovao de Processos. Inovao de Produtos, com base em uma liderana mais apta, potencializa cada vez mais a presena da empresa no mercado.

Agora sim estamos falando sobre Excelncia nos Negcios e o que pode conduzir sua empresa ao Prximo Nvel. Com este simples exemplo possvel vislumbrar a imensido de fatores que podem passar desapercebidos diante de seus olhos na correria do dia-a-dia de sua empresa. E exatamente neste momento, no qual voc comea a vislumbrar esta imensido de relacionamentos intrnsecos entre os Aspectos da Excelncia nos Negcios, que importante questionar-se algumas coisas essenciais como, por exemplo: 1. 2. 3. Quem est olhando para estes aspectos dentro da minha empresa? Temos real visibilidade de tudo isto? Como a falta de visibilidade e ateno pode estar afetando os negcios?

E a primeira pergunta a ser respondida : Minha empresa est no mercado para ser mais uma, ou para alcanar a Excelncia nos Negcios?

AUTOR

Tulio Takemae
Tulio Takemae Presidente da VIS DVCTVS e atravs de sua pesquisa desvendou a chave para a Excelncia nos Negcios, e atravs desta chave auxilia Lderes Executivos e Empreendedores de todo o mundo como Business Adviser.

CONTATO
Conecte-se: http:// about.me/tuliotakemae Website: http://visdvctvs.com Blog: http://conselheiroexecutivo.blogspot.com

ONDE RESIDE A EXCELNCIA | TULIO TAKEMAE

Vous aimerez peut-être aussi