Vous êtes sur la page 1sur 6

Sistema nervoso Para que todas as funes sejam desempenhadas adequadas e coordenadamente , o nosso organismo dispe de um sistema que

integra todos os rgos do corpo . o sistema neuroendcrino. Para que possamos responder rapidamente a estmulos como caminhar ,ler, pegar algo etc. ou Seja , situaes que dependem da nossa vontade , utilizamos o sistema nervoso voluntrio .Mas em outras situaes no dependentes da nossa vontade , como batimentos cardacos, digesto, etc. a utilizamos o sistema nervoso involuntrio. Sistema nervoso somtico: central responsvel pelo controle de todas as atividades nervosas ( formado pelo encfalo (crebro ,cerebelo e bulbo) e pela a medula espinhal). Encfalo se aloja na caixa craniana , enquanto que a medula se localiza no interior da coluna vertebral .Alm disso envolvido por trs membranas; as meninges (duramter, aracnide e a pia-mter) tem sua funo protetora (impede o atrito e o deslocamento desses rgos ,pois possuem vasos sangneos que irrigam o sistema nervoso. Tambm na meninges encontramos um lquido cristalino chamado de lquido cefalorraquidiano,que protege os rgos do snc contra choques mecnicos . Meningite causada por vrus e bactrias que atacam as meninges assim inflamando-as. Crebro: o maior rgo do encfalo , pesa, num adulto , cerca de 1.400gramas .Divide-se em dois hemisfrios cerebrais e apresenta em sua superfcie o crtex cerebral , responsvel pela percepo dos sentidos, armazenamento de informaes etc. o crtex a sede do controle dos atos conscientes e inconscientes e tambm da inteligncia. Dicfalo- onde tem o controle do sono ,da fome etc. Cerebelo- chamada de arvore da vida ,tem movimentos musculares precisos e o equilbrio do corpo . Bulbo- responsvel de controlar a presso sangnea e o ritmo respiratrio . Medula espinhal- conduzem estmulos ao encfalo e as respostas do encfalo , portanto so nervos mistos . Em certas situaes , a medula funciona como centro nervoso , isto , processa ela mesma, a resposta . o que absorvamos , por exemplo , nos reflexos . Ao pisarmos sobre um prego , imediatamente recolhemos o p . o estmulo foi percebido pelos receptores dos ps, transmitido at a medula que se encarregou de processar a resposta .Ao recolhermos o p realizamos um ato reflexo. O trajeto percorrido pelo estmulo denomina-se arco- reflexo .

SISTEMA NERVOSO O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informaes. Recebe informaes sobre mudanas que ocorrem no meio externo, isto , relaciona o indivduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. No somente afetado pelo meio externo, mas tambm pelo meio interno, isto , tudo que ocorre nas diversas regies do corpo. As mudanas no meio externo so apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanas no meio interno no tendem a ser percebidas conscientemente. Quando ocorrem mudanas no meio, e estas afetam o sistema nervoso, so chamadas de estmulos. O sistema nervoso, junto com o endcrino, desempenha a maioria das funes da regulao do organismo. O sistema endcrino regula principalmente as funes metablicas do organismo. Neurnio A clula ou unidade estrutural e funcional do tecido nervoso o neurnio. uma clula muito especializada cujas propriedades de excitabilidade e conduo so as bases das funes do sistema.

Pode-se distinguir nela um corpo, ou soma, no qual se acham os distintos orgnulos citoplasmticos e o ncleo. Do corpo neuronal emergem prolongaes: Dendritos: cuja funo conduzir impulsos at o corpo celular (aferentes). So numerosas, curtas e ramificadas. medida que se ramificam vo diminuindo seu calibre. Axnio: sua funo a conduo de impulsos do corpo neuronal (eferentes), uma s prolongao longa de calibre uniforme em toda seu comprimento e se ramifica apenas na proximidade de sua terminao. Segundo o nmero de dendritos os neurnios podem dividir-se em: Neurnio mono ou unipolar: Um s axnio, nenhuma dendrito. Presente nos rgos dos sentidos. Os receptores sensoriais ocupam o lugar dos dendritos. Neurnio bipolar: Um axnio, uma dendrito. Presente tambm nos rgos dos sentidos. Neurnio pseudomonopolar: Dendrito e axnio se fusionam perto do corpo neuronal. Neurnio multipolar: Vrias dendritos, um axnio. Predomina no sistema nervoso central.

Clulas Neurglicas No tecido nervoso h, alm das clulas neuronais, as clulas neurglicas. Esse tipo celular cumpre a funo de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurnios. Distinguem-se, entre elas, os astrcitos, oligodendrocitos, microglia etc. Tm formas estreladas e prolongaes que envolvem as diferentes estruturas do tecido. Nervos Os grupos de feixes de fibras nervosas (axnios) constituem a estrutura macroscpica chamada nervo. Os nervos so formados por: Feixes de fibras nervosas com bainhas de clulas neurglicas que as recobrem. Tecido envolvente conectivo. Vasos sangneos de pequeno calibre (vasa vasorum). Os nervos conduzem impulsos de ou para o Sistema Nervoso Central. Dependendo do sentido de conduo podem dividir-se em: Nervos motores: predominantemente eferentes. Conduzem os estmulos do sistema nervoso central periferia onde alcanam os msculos. Nervos sensitivos: predominantemente aferentes. Transmitem os estmulos da periferia at o sistema nervoso central. Nervos mistos: tm um componente motor e outro sensitivo. De um certo sentido deveramos considerar como mistos todos os nervos perifricos. J que nos motores tambm encontramos vias aferentes provenientes dos ossos musculares, e nos sensitivos se observam tambm fibras nervosas eferentes para as glndulas da pele e os msculos eretores dos pelos. A palavra nervo em geral usada para falar do sistema nervoso perifrico, no sistema nervoso central as fibras formam feixes segundo a funo exata que desempenham. Aqui o grupo de feixes de fibras de igual funo se chama fascculo. Os fascculos tm nomes compostos. A primeira parte do nome indica onde comea o impulso e a segunda onde termina. Exemplo: corticospinal - corteza-medula.

Substncia gris e substncia branca Num corte dos rgos que integram o sistema nervoso, tais como encfalo ou medula espinal, se vem zonas mais escuras e mais claras bem definidas. Elas so a substncia gris e branca respectivamente. A substncia gris formada pelos corpos neuronais e forma centros de processamento de informaes. A substncia branca formada, na sua maior parte, por vias de conduo. Aqui se agrupam vias aferentes, eferentes, vias de comunicao dos centros entre si. A cor branca se deve s bainhas mielnicas das fibras que possuem lpides. O sistema nervoso pode dividir-se funcionalmente em : Sistema nervoso central, da vida de relacionamento ou somtico: rege as funes de relao com o meio externo. Sistema nervoso autnomo ou vegetativo: ocupa-se do aspecto interior, a regulao, a coordenao dos rgos. autnomo, j que estes processos no dependem da vontade do homem. De acordo com a sua localizao, o sistema nervoso de relacionamento se divide em: Sistema nervoso central: consta do encfalo e da medula espinal (crebro espinal), estes so os principais centros onde se relaciona e integra a informao nervosa. Encontram-se suspensos em lquido cefalorraquidiano e esto protegidos por estruturas sseas, o crnio e a coluna vertebral. Sistema nervoso perifrico: composto pelos nervos que conduzem informao para o sistema nervoso central (aferentes) e deste (eferentes) e pelos gnglios associados. O ser humano tem 12 pares de nervos craniais, que partem do encfalo; 31 pares de nervos raquidianos, que partem da medula. Todo o eixo encefalo-espinal se acha envolto e definido por tecido conectivo fibroso dando lugar s meninges: dura-mter, pia-mter e aracnides. A dura-mter grossa e resistente e, nas aracnides, circula o lquido cefalorraquiano e encontram-se os vasos sangneos Sistema Nervoso autnomo Corresponde poro do sistema nervoso que se ocupa da inervao das estruturas involuntrias, tais como o msculo cardaco, msculo liso, glndulas etc. Regula as funes respiratrias, circulatrias, secrees etc. Compe-se de centros ao nvel do talo enceflico, da medula e dos gnglios; dispondo-se em sua maioria aos costados da coluna vertebral.

Segundo a origem e a funo das fibras nervosas, divide-se em: Sistema nervoso simptico: origina-se na medula torcica e na lombar. Um pouco fora dos corpos vertebrais est situada uma cadeia de gnglios conectados por fibras. As cadeias (so duas, uma de cada lado da coluna) se chamam cadeias simpticas e seus gnglios so conhecidos como paravertebrais. Prepara o organismo para uma emergncia, para luta ou para fuga. Exemplo: Uma batida de porta repentina que ocorre no meio da noite produz uma grande quantidade de impulsos simpticos eferentes. As pupilas se dilatam, a pele fica arrepiada, o corao bate mais rapidamente, os vasos sangneos perifricos contraem-se elevando a presso arterial. Distribui-se o sangue de maneira que se dirija ao corao, o crebro e o msculo esqueltico. Aumentam as respiraes, isto , o corpo inteiro est em alerta. Ao mesmo tempo, as funes corporais que no so de ajuda so suprimidas. A digesto se retarda, a musculatura da parede vesical fica comparativamente relaxada e as funes dos rgos sexuais so inibidas. Sistema nervoso parassimptico: os corpos do primeiro neurnio se encontram em duas zonas bem separadas, uma o talo enceflico e a poro sacra da medula espinal. Os gnglios parassimpticos se encontram afastados da coluna vertebral e perto dos rgos efetores. Intervm nos processos de recuperao, se encarrega de restituir a energia, reduz freqncias cardacas e se relaciona principalmente com as atividades funcionais que ocorrem quando tudo est tranqilo e silencioso. O nervo mais importante se chama pneumogstrico e sai da zona ceflica. Gnglios Conjunto de corpos neuronais que se encontram no curso dos nervos. Em alguma parte de sua trajetria as fibras pr-ganglionares chegam a um gnglio e fazem sinapses com suas clulas. Sistem Nervoso Autnomo Sinapses O impulso chega a seu destino final depois de passar por uma srie de neurnios. O potencial de ao tem que se transmitir de um neurnio a outro por um lugar de contato com caractersticas especiais. Estes pontos de contato ocorrem onde o ramo terminal de um cilindro eixo se pe em contato com os dendritos ou com o corpo do segundo neurnio. Este ponto de contato constitui a sinapse. Nas sinapses no h continuidade de estrutura, e permitem que os impulsos cruzem em uma s direo. Em conseqncia diz-se que tm polaridade.

Numa sinapse distinguem-se partes funcionais morfologicamente distintas: Poro pr-sinptica do neurnio transmissor do impulso, na forma de boto terminal que contm numerosas vesculas com substncias neurotransmissoras (acetilcolina, noradrenalina etc.). Poro ps-sinptica do neurnio receptor. Tende a estar rebaixada na forma negativa ao boto. Fenda sinptica situada entre as 2 pores.

Esquema

Vous aimerez peut-être aussi