Vous êtes sur la page 1sur 11

5/3/2013

CRIMINALSTICA

RENATA TORRES

LEVANTAMENTOS PERICIAIS EM LOCAIS DE CRIME Local de crime todo espao fsico onde ocorreu a prtica de infrao penal. Esse local pode ser externo, interno ou misto. A expresso local de crime tem como sinnimos: stio da ocorrncia, cena do crime, sede da ocorrncia, local da ocorrncia.

Conforme Eraldo Rabello: local de crime a poro do espao compreendida num raio que, tendo por origem o ponto no qual constatado o fato, se estenda de modo a abranger todos os lugares em que, aparente, necessria ou presumivelmente, hajam sido praticados, pelo criminoso, ou criminosos, os atos materiais, preliminares e posteriores, consumao do delito, e com este diretamente relacionados.

5/3/2013

Ou ainda: Local de crime constitui um livro extremamente frgil e delicado, cujas pginas por terem a consistncia de poeira, desfazemse, no raro, ao simples toque de mos imprudentes, inbeis ou negligentes, perdendo-se desse modo para sempre, os dados preciosos que ocultavam espera de argcia dos peritos. Eraldo Rabelo

TRIANGULO DO CRIME

Segundo Edmond Locard: A existncia de um crime pressupe trs elementos: a vtima, o criminoso e o local em que se desenrolaram os acontecimentos.

TRIANGULO DO CRIME EDMOND LOCARD

CRIME
Crime toda ao ou omisso ilcita, culpvel e tipificada na norma penal como tal, atingindo desta forma algum valor social significativo em determinado momento histrico da vida de relaes. Etimologicamente, a palavra provm do Latim crimem e significa ACUSAO.

LOCAL DO CRIME

CRIMINOSO

VTIMA

QUANTO AO LOCAL EM SI: divide-se em local interno e local externo, sendo o primeiro compreendido em todo ambiente fechado, isto , no interior das habitaes de qualquer espcie. O segundo refere-se a reas compreendidas fora das habitaes. (Professor Carlos Kehdy, 1959) QUANTO NATUREZA DO FATO: divide-se em local de homicdio, local de furto, local de acidente de trnsito, local de crime ambiental, local de incndio. (Professor Carlos Kehdy, 1959)

5/3/2013

Tipos de locais de crime


(Dorea, et al., 2010 e EralboRabello)

Tipos de locais de crime


(Dorea, et al., 2010 e EralboRabello)

CONCORRIDOS rea onde h grande afluncia de pessoas. ERMOS locais afastados de pontos habituais de trnsito. ABERTOS aqueles situados ao ar livre. FECHADOS situados em recintos fechados.

MVEIS os veculos ou meios de transporte. IMVEIS como o prprio nome informa so os locais situados em bens mveis. ISOLADOS ou DESCONTNUO quando o local se restringir apenas a um imvel e suas vias de acesso.

Tipos de locais de crime


(Dorea, et al., 2010 e EralboRabello)

Tipos de locais de crime


(Velho, et al., 2004)

CONTGUOS ou CONTNUOS caso o local alcance mais de um imvel e as suas respectivas vias de acesso. MISTOS geralmente relacionados aos veculos, caracterizam-se desta forma porque os vestgios e a consumao do fato delituoso podem abranger o veculo, seu exterior, os arredores e o trajeto percorrido.

IMEDIATO a rea de concentrao dos vestgios da ocorrncia do fato. aquele abrangido pelo corpo de delito e o seu entorno, local em que esto a maioria dos vestgios materiais. MEDIATO a rea adjacente ao local imediato. toda a regio espacialmente prxima ao local imediato e a ele geograficamente ligada, passvel de conter vestgios.

Tipos de locais de crime


LOCAL RELACIONADO todo e qualquer lugar sem ligao geogrfica direta com o local do crime e que possa conter algum vestgio ou informao que propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial.

QUANTO PRESERVAO
IDNEO so aqueles onde os vestgios foram mantidos inalterados desde a ocorrncia do fato at o seu completo registro.

5/3/2013

QUANTO PRESERVAO
INIDNEO so aqueles em que os vestgios foram alterados e considera-se o local contaminado. A alterao pode se dar por adio, subtrao ou substituio.

QUANTO REA
INTERNO aquele coberto, podendo ter ou no sua rea confinada por paredes, ficando os vestgios protegidos contra as intempries.

QUANTO REA
EXTERNO aquele que est sujeito influncia das intempries, que podem acarretar alteraes ou destruio das evidncias fsicas.

QUANTO REA
VIRTUAL aquele onde no h relao direta entre determinado espao fsico e a presena dos vestgios a ser periciado. Por excelncia, os locais de crime de internet so locais virtuais.

Quando dever haver percia?

CORPO DE DELITO
Entende-se o corpo de delito como qualquer ente material relacionado a um crime e no qual possvel efetuar um exame pericial. E o conjunto de vestgios deixados pelo fato criminoso. Ele o elemento principal de um local de crime. o delito em sua corporao fsica. o elemento desencadeador da percia, bem como, o motivo e a razo ltima de sua implementao. (Art. 158, CPP)

Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Art. 158, CPP

5/3/2013

ORDEM MAIS COMUM DE CHEGADA DOS POLICIAIS AO LOCAL DE CRIME

Como deve o 1 policial proceder?

1) Policiais militares; 2) Delegado de Polcia; 3) Perito Criminal.

1) Averiguar a existncia do fato; 2) Comunicar o crime Autoridade competente; 3) Isolar o local do crime com a finalidade de preservar os vestgios.

Como deve Autoridade Policial proceder?

Como deve Autoridade Policial proceder? I dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; II apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais.

Lei 8.862/94 Art. 6, incisos I e II Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever:

Como deve a Autoridade Policial proceder?


Normalmente a apreenso feita aps a elaborao do laudo pericial e entrega dos objetos pelo perito Autoridade Policial na Delegacia.

O QUE O PERITO DEVE FAZER SE HOUVE VIOLAO DO LOCAL DE CRIME

Art. 169, CPP Para efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a Autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.

Art. 169, pargrafo nico Os peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as consequncias dessas alteraes na dinmica dos fatos.

5/3/2013

Quanto tempo demora cada percia?


Os trabalhos periciais no local de uma ocorrncia findam quando o perito esgotar todas as possibilidades de exames e se der por satisfeito com os mesmos, momento em que ele liberar o stio do delito para que a Autoridade Policial determine a remoo da interdio, se no houver necessidade do isolamento para os trabalhos preliminares de investigao.

O isolamento de locais de crime


A realizao de um isolamento adequado um dos elementos mais importantes a serem observados pelos agentes da lei que primeiro chegarem ao local de crime. Qualquer alterao, por mnima que seja, deve ser evitada, porque a priori no se pode saber qual delas pode prejudicar (ou impedir) que os peritos cheguem a uma concluso sobre o que ocorreu no local.

O isolamento de locais de crime


Com relao sua abrangncia, deve-se tentar isolar a maior rea possvel em torno do evento. Por exemplo: em um local de homicdio, com uma vtima cada no cho de um dormitrio, no basta isolar apenas o quarto. O local de crime deve ser considerado como a casa inteira, j que no se sabe em que locais sero encontrados vestgios relativos ao homicdio.

O isolamento de locais de crime


O isolamento e a consequente preservao do local de infrao penal uma garantia que o perito ter de encontrar a cena do crime conforme fora deixada pelo(s) infrator(es) e pela (s) vtima(s) e, com isso, ter condies tcnicas de analisar todos os vestgios.

EM RESUMO
O isolamento do local a retirada do local imediato de todas as pessoas at o trmino dos exames periciais. A preservao do local a no alterao do estado das coisas, ou seja, no alterao dos vestgios e demais elementos do local.

Por que isolar e preservar o local de crime

Analisar os vestgios que qualificam uma infrao penal; Preservar os vestgios que auxiliem na identificao do criminoso; Perpetuao e legalizao das provas materiais;

5/3/2013

VESTGIOS, EVIDNCIAS E INDCIOS

VESTGIOS, EVIDNCIAS E INDCIOS

Enquanto o vestgio abrange; A evidncia restringe; E o indcio circunstancia.

VESTGIOS
Conforme o Dicionrio da Lngua Portuguesa, vestgio ( do latim vestigiu) significa: sinal deixado pela pisada ou passagem, tanto do homem como de qualquer outro animal; pegada, rasto. Indcio ou sinal de coisa que sucedeu, de pessoa que passou (). Para

VESTGIOS

Ascendino Cavalcanti, vestgio todo material bruto, suspeito ou no, encontrado no local de crime, e que deve ser recolhido e resguardado para exames posteriores.

VESTGIOS Constituem-se, pois, em qualquer


marca, objeto ou sinal sensvel que possa ter relao com o fato investigado. A existncia do vestgio subentende a existncia de um agente que o causou ou contribuiu para tanto e de um suporte adequado para a sua ocorrncia (local em que o vestgio se materializou).

EVIDNCIAS
Evidncia, conforme o dicionrio, a qualidade daquilo que evidente, que incontestvel, que todos vem ou podem ver e verificar, certeza manifesta. No mbito da criminalstica, a expresso evidncia representa o vestgio que, aps analisado pelos peritos, se mostram diretamente relacionado com o delito investigado.

5/3/2013

EVIDNCIAS
Observamos que as evidncias, por decorrerem dos vestgios, so elementos exclusivamente materiais e, por conseguinte, de natureza puramente objetiva. OS VESTGIOS DO RIGEM S EVIDNCIAS

INDCIOS Art. 239 (CPP) - Considera-se indcio a circunstncia conhecida e provada, que, tendo relao com o fato, autorize, por induo, concluirse a existncia de outra ou outras circunstncias.

INDCIOS No dicionrio, a expresso indcio significa: vestgio, sinal. Indicao. Sinal ou fato que deixa entrever alguma coisa, sem a descobrir completamente, mas constituindo princpio de prova.

INDCIOS
Vimos que, num primeiro momento, o termo definido pelo art. 239 do CPP parece sinnimo do conceito de evidncia. Todavia, a expresso indcio foi definida para a fase processual, ou seja, para um momento ps-percia, o que quer dizer que a nomenclatura indcio engloba, alm dos elementos materiais de que trata a percia, outros de natureza subjetiva, prprios da esfera da polcia judiciria.

INDCIOS
No contexto geral, podemos dizer que cabe aos peritos a capacidade de transformar vestgios em evidncias, enquanto aos policiais reserva-se a tarefa de, agregando-se s evidncias informaes subjetivas, apresentar o indiciado Justia.

INDCIOS
A subjetividade potencial do indcio a ele inerente dado o momento ps-pericial de sua gnese. O indcio surge num instante processual, quando s evidncias foram agregados fatos apurados pela autoridade policial (quando do inqurito) ou ministerial (quando da denncia). Ento, toda informao que tem relao com o relevante penal um indcio, seja ela objetiva ou subjetiva.

5/3/2013

INDCIOS
Entretanto, o indcio se aparta das concluses periciais quando puramente subjetivo. Logo, o indcio originrio de uma evidncia sempre decorrente de um procedimento pericial e, portanto, objetivo. Na processualstica penal, h quem intitule o indcio resultante de subjetividade de prova indiciria (Mazzilli, 2003).

INDCIOS
Assim sendo, podemos deduzir que a evidncia o vestgio que, mediante pormenorizados exames, anlises e interpretaes pertinentes, se enquadra inequvoca e objetivamente na circunscrio do fato delituoso. Ao mesmo tempo, infere-se que toda evidncia um indcio, porm o contrrio nem sempre verdadeiro, pois o segundo incorpora, alm do primeiro, elementos outros de ordem subjetiva.

INDCIOS
Por fim, lembrando o Professor Gilberto Porto, em sua obra Manual de Criminalstica, podemos dizer que:

CLASSIFICAO DOS VESTGIOS

Os vestgios classificamse em:

O vestgio encaminha; o indcio aponta.

VERDADEIROS FORJADOS ILUSRIOS

VESTGIO VERDADEIRO
O vestgio verdadeiro uma depurao total dos elementos encontrados no local do crime, pois somente o so aqueles produzidos diretamente pelos atores da infrao e, ainda, que sejam produtos direto das aes do cometimento do delito em si.

VESTGIO FORJADO
Por vestgio forjado entendemos todo elemento encontrado no local do crime, cujo autor teve a inteno de produzi-lo, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos atores da infrao.

5/3/2013

VESTGIO FORJADO
Um dos grandes produtores de vestgios forjados so os prprios autores de delito, que o fazem na inteno de dificultar as investigaes para se chegar at a sua pessoa. Tambm podemos encontrar vestgios forjados produzidos por pessoas que tenham interesse indireto no resultado da investigao de um crime.

VESTGIO FORJADO
Um exemplo disso, so parentes de vtimas de suicdio que por no aceitarem o fato ou por interesse de recebimento de seguros tentam acrescentar elementos que venham a ser entendidos como uma ocorrncia de homicdio ou at de acidente.

VESTGIO ILUSRIO
Neste grupo de vestgios ilusrios onde vamos encontrar uma maior variedade de situaes, tendo em vista as inmeras possibilidades e maneiras de serem os mesmos produzidos. O vestgio ilusrio todo elemento encontrado no local do crime que no esteja relacionado s aes dos atores da infrao e desde que a sua produo no tenha ocorrido de maneira intencional.

VESTGIO ILUSRIO
A produo de vestgio ilusrio nos locais de crime muito grande, tendo em vista a problemtica da falta de isolamento e preservao de local. Este o maior fator da sua produo, pois contribuem para isso desde os populares que transitam pela rea de produo dos vestgios, at os prprios policiais quando desconhecem as tcnicas de preservao.

COMO TRATAR O VESTGIO


Encontrado um vestgio no local do crime, devese registr-lo no exato ponto onde foi constatado e nas condies originais at aquele momento. Esse registro vai compreender a descrio detalhada do vestgio conforme se encontra no local, as tomadas fotogrficas, a localizao dele no espao da rea dos exames, mediante o que chamamos de amarrao, que nada mais do que pereniz-lo geograficamente por intermdio das medies em relao a obstculos fixos do local e em relao aos demais vestgios.

Nas preocupaes por uma correta identificao dos vestgios, podemos classificar em dois grupos: fixos e mveis. O primeiro trata daqueles vestgios que os peritos constatam, registram e identificam no local do crime e o mesmo no recolhido para exames complementares. Os cuidados com a identificao e demais fases anteriores, deve ser extremo e detalhado, pois no haver oportunidade em muitos casos de se completar ou refazer tais procedimentos. a chamada destruio da ponte, que fazemos figuradamente quando no temos mais oportunidade futura de tomar tais providncias.

10

5/3/2013

O segundo grupo de vestgios, so aqueles em que examinamos no prprio local mas que, tambm, haver necessidade de recolh-lo, no todo ou em amostras, para exames complementares. Nestes, os cuidados tambm devem ser rigorosos quanto a correta identificao de cada um, pois estaremos na maioria deles encaminhando para determinados setores da criminalstica ou da medicina legal em que outros peritos devero receber esse material e conhec-lo inicialmente por intermdio da identificao feita pelos peritos do local.

11

Vous aimerez peut-être aussi