Vous êtes sur la page 1sur 2

Turma GAIA Geografia-FAFILE/UEMG

1. O que ordenamento territorial?


A expresso constitui as polticas econmicas, sociais, culturais, ambientais e ecolgicas. dos Nesse sentido, seu que entendimento norteiam as caminha reas do na direo de e um do disciplinamento para orientar e induzir padres de uso sustentvel do territrio e recursos ambientais, planejamento desenvolvimento socioeconmico do pas, em nvel federal, estadual ou municipal, que exercem impacto na reorganizao do territrio. Com o objetivo maior de reduzir as diferenas entre elas e internas que so frutos do prprio processo histrico de Formao do Brasil, e que tendem a se ampliar em razo do movimento atual da economia ser cada vez mais concentrado, fomentando assim suas incluses no mercado interno e global. (Filipe Zaniratti, Hudson Giovanni, Raphael Ramos, Thamirys Prado)

2. Qual o conceito operacional de ordenamento territorial que deve ser utilizado para a formulao da PNOT?

Conceito operacional do PNOT: *produo sustentvel envolvendo o social, econmico e preservando o patrimnio. Reforma agrria e tecnolgica visando a capacitao da sociedade de acordo com a regio operada, reformulando o zoneamento poltico e cultural.

3. Qual o objeto (ou objetivo) da PNOT? De modo geral, podemos destacar como objetivo da PNOT o desenvolvimento do territrio por meio de polticas pblico em nvel Federal, Estadual e Municipal. O objetivo se resume promoo do planejamento integrado, diminuindo a dependncia externa do pas. Isso proporciona a diminuio das desigualdades socioeconmicas, intra e inter-regionais. preciso evidenciar tambm o espao construdo e ordenado de forma sustentvel, aliando sustentabilidade ambiental, econmica e social. Preservando os recursos naturais, a economia ter benefcios em longo prazo e haver maiores lucros.

4. Que

elementos, temas importantes fundamentais e devem integrar a PNOT?

ou

questes

bsicas

so

A ideia da participao publica, no mbito do direito de intervir no meio em que vive, vinculado sob a interferncia na realizao e controle das funes estatais. Analisar as regies de forma separadas atendendo as necessidades de cada uma delas mediante a um conceito poltico, econmico e social, atuando em

conjunto com o poder executivo, legislativo e judicirio, levando em conta a participao da populao. A utilizao dos subsdios tcnicos de ordenamento se d das seguintes metas, poltica de ordenamento (sobre o contexto da integrao de mercado e aes de gesto do territrio) voltada para uma logstica de ordenamento do territrio (sendo esta um dos vetores de restaurao do territrio). Constituio de blocos econmicos dentro de microrregies para uma integrao junto macrorregies.

Vous aimerez peut-être aussi