Vous êtes sur la page 1sur 9

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .

BR

NMERO 8

2010

O CONCEITO DE MATERIAL NA HISTRIA DO ESPRITO ABSOLUTO

Lucas Alves Marinho

RESUMO Pretende-se, neste artigo, compreender o progressivo desenrolar (ou progressivo determinar-se) do esprito absoluto na filosofia hegeliana deslocando, nessa histria, a costumeira centralidade do conceito de ideia para o conceito de material. Palavras-chave: Hegel, Esprito Absoluto, Material, Linguagem.

ABSTRACT This paper aims to comprehend the progressive unfolding (or progressive self determining) of Absolute Spirit in the philosophy of Hegel dislocating, in this history, the customary centrality of concept of idea toward the concept of material. Key words: Hegel, Absolute Spirit, Material, Language.

Consideraes Iniciais

Em geral, apresenta-se o desenrolar do esprito absoluto na filosofia hegeliana referindo-se cada uma de suas necessrias determinaes histricas diretamente ideia. Isto certamente elucida o gradativo teor de verdade e sistematicidade desses momentos; mas acaba deixando escapar sua dialeticidade imanente. Exatamente o que importa quando no se quer pensar abstratamente. Acompanharemos o desenrolar do esprito absoluto atravs do progressivo entrelaamento de duas noes antinmicas mais especficas, por isso mesmo efetivamente dialticas, o material e o espiritual compreendida a linguagem como material progressivamente espiritualizado (ou esprito progressivamente concretizado); compreendido o esprito absoluto como linguagem. Esperamos assim corrigir, em alguma medida, o carter excessivamente abstrato das interpretaes mais comuns.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

Distinguem-se na arte dois elementos bsicos: um contedo, a idia absoluta, e sua forma concreta ou representao sensvel. A histria da arte da filosofia hegeliana a histria da dialtica interpenetrao e conciliao gradativa destes dois elementos a idia e a representao sensvel "numa livre totalidade" para realizao (e ultrapassamento) do belo artstico vestbulo do esprito absoluto. Nessa histria h trs momentos segundo o grau de realizao, em cada um deles, daquele ideal da mxima correspondncia entre a idia e sua forma sensvel nas obras de arte: a arte simblica; a arte clssica; e a arte romntica. O que caracteriza fundamentalmente o primeiro estgio da histria da arte que, em suas obras, aqueles dois elementos constituintes, o contedo e a forma sensvel, encontram-se vinculados por um "lao puramente arbitrrio". Da seu carter invariavelmente sublime: forma prpria ao pensamento simblico, no qual o sentido e a expresso igualmente esto vinculados arbitrariamente. Essa patente inadequao entre contedo e forma sensvel na arte simblica decorre, segundo Hegel, de uma representao da idia
"ainda imensa e incapaz de se determinar livremente, a idia que, antes de ser forma, no encontra nas manifestaes concretas uma forma precisa e determinada que corresponda exatamente ao que ela tem de abstrato e geral." (HEGEL, Curso de Esttica 1996, pg. 342.)

Tm lugar na arte os esforos iniciais da idia (abstrata) para sua efetivao ou determinao histrica como esprito. Pelas obras de arte, os mais resistentes e imediatos materiais ver-se-o espiritualizados gradativamente, enquanto plasmem-se idia consentindo seu necessrio concreto desdobramento. Os produtos da arte simblica (primeiro desses esforos) por seu incipiente contedo (tese) a idia ainda maximamente abstrata e geral sero: do ponto de vista do material (anttese), minimamente espiritualizados; e do ponto de vista (propriamente artstico) da forma sensvel1 (sntese), minimamente adequados representao da idia. Os produtos da arte simblica, espcies de monstruosas materializaes do choque do prprio par de extremos do esprito 2 a idia imensamente abstrata e a mais imediata
1

Parece-me indispensvel explicitar essa distino, implcita na esttica hegeliana, entre o material imediato e a forma sensvel produto espiritualizado do material sob ao da idia. 2 " horrendo cair nas mos do Deus vivo." (HEBREUS 10:31)

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

concreo sensvel no so, portanto, verdadeiros naquele "sentido de que a forma em que a idia se incorpora a forma verdadeira em si e de que a idia expressa nesta forma constitui, por sua vez, a expresso de uma verdade" ; perdem-se em significaes secundrias. Falha na conformao perfeita entre idia e representao, a arte simblica fundar, no entanto, e justamente porquanto impetuosssima, os templos que sagraro algo da natureza exterior completa beleza clssica. Nos produtos da arte clssica, Hegel celebra o Deus posto sensivelmente no templo, a perfeita realizao da essncia da arte o belo ideal: eis que a idia (reverberada) finalmente determina-se em sua forma sensvel mais adequada, a figura humana. A figura espiritual humana.
"... significao livre e independente, quer dizer, no uma significao de qualquer coisa, mas uma significao em si, uma significao que se significa a si mesma e em si contm a sua prpria interpretao." (Curso de Esttica, 473)

Assim a idealizao do humano na arte clssica: o material, ora suficientemente mais dcil, j no , como na arte simblica, abalado violentamente mas naturaliza-se sereno enquanto vai sujeitando-se ao esprito. Assim, numa palavra, a rematada sntese formal entre o material (exterioridade pura) e o espiritual (interioridade pura) na arte clssica: natural.
"Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz [dirigindo-se a Deus Pai]: 'No quiseste sacrifcio nem oblao, mas me formaste um corpo." (HEBREUS 10:5)

"Determinao individual do esprito (o humano), isento dos vcios da finitude... mas que no deixa de estar em oposio com o verdadeiro conceito do esprito." A idia, determinada nas obras da arte clssica segundo sua perfeita forma sensvel, o humano, beleza e liberdade: esprito tendo conjugado j plenamente o material e realizado cabalmente sua manifestao esttica. Mas no basta ao esprito essa liberdade esttica, liberdade ainda referida ao material numa forma sensvel. O material precisa ser subjugado.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

Eis a arte romntica: ressentido de seu relativo condicionamento junto "aparentemente slida e simples totalidade do ideal", o esprito repetir ento aquela ciso da arte simblica, extrapolando sua conformao sensvel, "outro" onde se exteriorizava; mas desta vez para (literalmente) recolh-lo3, re-tendo-o em si mesmo seu outro.
"... o esprito sabe que a sua verdade no consiste em mergulhar no que corpreo e que, pelo contrrio, s adquire a conscincia da sua verdade quando se retira do que exterior para regressar a si mesmo... uma beleza puramente espiritual a que lhe importa, a beleza da interioridade como tal." (Curso de Esttica, 571)

Se as prprias formas particulares representativas de cada um dos perodos anteriores da histria da arte a arquitetura, na arte simblica e a escultura, na arte clssica com seus respectivos materiais denunciavam o considervel grau de comprometimento do esprito com a concreo sensvel, a poesia, forma artstica particular representativa da arte romntica, testemunhar, por sua vez, a quase supresso desse comprometimento. A palavra potica o signo sinal do esprito. A linguagem conjunto dos signos ainda que no em sua forma filosfica, j o prprio esprito irmanados forma e contedo.

II

Compreendidos os determinados estgios progressivos da experincia da arte como determinados estgios progressivos da experincia da linguagem; compreendido o signo como material bsico cuja progressiva espiritualizao acompanha aquela histria da experincia da arte e da linguagem, salta aos olhos a perfeita continuidade entre os lugares artstico e filosfico de efetivao do esprito absoluto4. A espiritualizao, em seu sentido mais geral, refere-se exatamente (gradativamente) bem sucedida efetivao histrica da idia. Naquele sentido particular que at aqui nos interessou, espiritualizao referiu-se (gradativamente) bem sucedida

Recolher: colher para si, guardar, reunir, dar acolhimento, puxar para si, voltar para casa, regressar, concentrar-se, reconcentrar-se. (em: Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa) 4 Conceda-nos ignorar aqui o lugar religioso do esprito absoluto.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

plasticidade de um material sensvel conformando-se ao belo que o esprito ("emanao da idia absoluta") de um ponto de vista estritamente esttico. No sentido particular, lingustico, que a partir de agora nos interessar, espiritualizao referir-se- (gradativamente) bem sucedida maleabilidade de um "material ideal", o signo, conformando-se razo que o esprito de um ponto de vista estritamente cientfico . Poder-se-ia seguramente afirmar: o que determina, no sistema hegeliano, a superao do mero entendimento pela mais verdadeira perspectiva da razo conceitual uma progressiva adequao do material peculiar linguagem cientfica o signo dialeticidade, sistematicidade e, porque no, plasticidade do esprito. O esforo fundamentalmente o mesmo. De fato, o material da prosa filosfica, o signo "palavra, som articulado, preciso, de uma funo que consiste em exprimir representaes, idias, em ser o sinal de uma espiritualidade" , s se faz possvel como resultado de um longo trabalho esttico de progressiva espiritualizao desde materiais muito mais resistentes como resultado da histria da arte. A razo , ou efetiva-se, como linguagem cujo material espiritualizou-se maximamente.

III

No prefcio Fenomenologia do Esprito, Hegel apresenta e justifica seu pensar dialtico (conceitual) distinguindo-o de dois outros modos: o pensar representativo e o pensar intuitivo. Sobre o modo intuitivo basta dizer que sua pretensa apreenso imediata num tiro de pistola corresponder sempre a uma esotrica, incomunicvel, por isso no cientfica referncia ao absoluto como contedo indeterminado. O pensar representativo que nos servir aqui como srio contraponto elucidativo. O entendimento pensamento representativo , segundo Hegel, indispensvel comeo de cultura; porque permite suprassumir as coisas singulares, o isto da certeza sensvel, numa universalidade um signo lingustico. No entanto, o entendimento ainda no se realiza como Razo por uma m compreenso, ou melhor, um manejo deficiente

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

do signo como representao: que separa o contingente do essencial5 mas como mero correlato abstrato para fixao dos contedos da intuio em determinaes compartimentadas, incapazes de elevar universalidade a vinculao efetiva dos objetos na existncia. Seus signos so apenas contedos de conhecimento abstraes.
Ao isolar os pensamentos e encade-los como simples objetos de conhecimeno, [o entendimento] d crdito idia de que o Saber uma estratgia subjetiva. bvio ento que, de direito, o pensamento abstrato, que, de direito, os conhecimentos so parciais, que o domnio do conhecer est disjungido da prtica. 6

O que no quer dizer que a passagem do entendimento para o pensamento racional se far por uma volta s coisas mesmas na intuio. No h nada aqum dos signos que justifique abdicar desta perspectiva universal momento necessrio do pensamento alcanada pelo entendimento. Sua deficincia, o carter abstrato dessa universalidade, deve-se exatamente a uma excessiva proximidade da concretude que faz determinar os signos, a despeito da maior essencialidade destes, da mesma forma compartimentada, parcial, como a sensibilidade experimenta seus objetos. O universal este abstrato do pensamento representativo o verdadeiro da certeza sensvel.7 A superao do pensamento representativo rumo perspectiva da Razo vir sim como conseqncia de um mais radical centramento, no no sujeito, tampouco nos objetos, mas nos prprios signos; que desdobre sua universalidade atmica e esttica , porque insistentemente referida intuio numa totalidade dinmica, efetiva e sistematicamente vinculada porque insistentemente referida prpria linguagem.
"Nos tempos modernos, o indivduo encontra a forma abstrata pronta. O esforo para apreend-la e faz-la sua mais o jorrar para fora do interior, e o produzir abreviado do universal, em vez de ser um brotar do universal a partir do concreto e variedade do ser-a... o trabalho atualmente no consiste tanto em purificar o indivduo do
5

Em geral sua atividade [do entendimento] consiste em abstrair... ele separa o contingente do essencial (HEGEL, Enciclopdia das Cincias Filosficas) 6 LEBRUN, Grard. A Pacincia do Conceito ensaio sobre o discurso hegeliano. Pg. 77. 7 Fenomenologia do Esprito. Pg. 87.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

modo sensvel imediato, e em fazer dele uma substncia pensada e pensante; consiste antes no oposto: mediante o suprassumir dos pensamentos determinados e fixos, efetivar e espiritualizar o universal."

Este o trao distintivo da Razo: compreender a linguagem como sistema de signos, onde estruturam-se e resolvem-se dialeticamente, e numa perspectiva universal, todas as implicaes conceituais da experincia; no por paralelismo, mas enquanto manifestao efetivamente mais bem acabada do esprito. De fato, se o esprito exatamente o desdobrar-se autoconsciente (auto-referente) da idia antes abstrata, o conceito o desdobrar-se auto-referente (autoconsciente) da representao antes abstrata. A idia est para a representao assim como o esprito est para o conceito. E a representao est para o conceito assim como a idia est para o esprito. A linguagem, prpria "carnadura" do esprito, o verdadeiro contedo (e forma) do pensamento racional. nos nomes que pensamos.

IV

Do ponto de vista da Razo, os signos so veculos referidos prpria linguagem enquanto possibilidade de significao determinao. Todas as possveis determinaes da experincia no brotam como sugestes espontneas da intuio, so possibilidades de determinao da prpria linguagem auto-referente e auto-constituinte. O que dota os signos de significado (efetividade) no qualquer objeto concreto da intuio mas a prpria linguagem constituindo-se efetivamente vinculada ao real uma vez estabelecida historicamente sua universalidade e sistematicidade . Insisto: nos nomes que pensamos8. Compreender isso, abandonando-se Coisa atravs da linguagem necessria e logicamente (ou melhor, dialeticamente) sistemtica , pensar segundo a Razo. A dialtica, em seu mais elevado estatuto, dialtica entre: a linguagem como possibilidade infinita de significao e sua progressiva atualizao (determinao)

Poder-se-ia pensar mesmo numa experincia da linguagem idntica, em suas gradaes, experincia da conscincia: a linguagem como ndice de objetos particulares, a linguagem como representao mais ou menos essencial (universal) desses objetos mas dotada de considervel autonomia; a linguagem em seu uso positivo instrumental para intervenes metodolgicas utilitrias; a linguagem compreendida enquanto sistema de signos auto-referentes.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

semiolgica sistemtica, necessria, cada vez mais totalizante, mas sempre insuficiente. Inescapvel insuficincia motor (negativo) do pensamento. a partir das representaes como idias abstratas, ou seja, estrutura de signos lingsticos universais indeterminados mas passveis de determinao que o conceito, desdobrar-se dialeticamente necessrio de toda determinao, ser possvel. A representao guarda, de fato, em potncia, o paciente auto-determinar-se do conceito. Deus, ou o absoluto, efetiva-se na medida em que , ou seja, na medida em que predica-se, determina-se, pondo-se (reiteradamente) em alteridades parciais que se organizaro desdobrando sistematicamente a verdade (indiferenciados forma e contedo) do conceito mesmo que dizer: fazendo o conceito voltar-se a si mesmo, refletindo-se reiteradamente em figura reiteradamente enriquecida. Pensar conceitualmente, dialeticamente, essa predicao9: que arranca universalidade abstrata, colocando a representao estanque diante de um seu aspecto de-terminado, fluidificando-a; atualizao que, por sua necessria parcialidade, ser negao da representao como algo esttico, pretensamente acabado, e far movimentar a representao tornada enfim conceito rumo a uma sua determinao superior referida totalidade superao daquela parcialidade , um seu ser-outro que pr-se a si mesma cada vez mais adequado. Note-se bem: desde que eu pense conceitualmente, objetivamente, no sou eu quem arbitrariamente predica; apenas acompanho o desvelamento logicamente necessrio, abandonando-me dialeticamente, ao efetivar-se reflexivo do real que , em sentido forte, conceito. Abandonando-me dialeticamente ao efetivar-se reflexivo, numa palavra da linguagem. Parafraseando o esprito livre na priso (infinita) da linguagem.

Cf. o Parmnides, de Plato.

WWW.REVISTAEXAGIUM.COM .BR

NMERO 8

2010

BIBLIOGRAFIA

HEGEL, Georg W. Friedrich. Fenomenologia do Esprito. Col. Pensamento Humano. Ed. Vozes. 5 edio, 2008 HEGEL, Georg W. Friedrich. Curso de Esttica o sistema das artes.. Col. Paideia. Ed. WMF Martins Fontes. 2 edio, 2009. HEGEL, Georg W. Friedrich. Curso de Esttica o belo na arte. Col. Paideia. Ed. WMF Martins Fontes. 2 edio, 2009. HEGEL, Georg W. Friedrich. Enciclopdia das Cincias Filosficas, V.1 a cincia da lgica (1830). Ed. Loyola. 1 edio, 1995. LEBRUN, Gerard. A Pacincia do Conceito ensaio sobre o discurso hegeliano. Ed. Unesp. 1 edio, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi