Vous êtes sur la page 1sur 13

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

SISTEMAS SOLARES (constituintes e acessrios)

CURSO TCNICO DE ENERGIAS RENOVVEIS, VARIANTE SISTEMAS SOLARES

FUNDAO ESCOLA PROFISSIONAL DE SETUBAL

ALUNOS:
Edgar Rosado Antnio Luz

Ano Letivo 2012/2013

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

CAPA ROSTO:

Professor Orientador: Duarte Florncio

Assinatura:_________________________

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

ndice
Indice: ..................................................................................... Error! Bookmark not defined. 1 - INTRODUO ................................................................................................................. 4 2 - Coletores solares trmicos ............................................................................................ 5 3 - HIGIENE E SEGURANA NOS COLECTORES SOLARES ............................................ 6 3.1 - Higiene .......................................................................................................................... 6 Segurana .......................................................................................................................... 6 4 - ESTUDO TEORICO DOS PAINEIS SOLARES TERMICOS ............................................. 7 4.1 - Colectores solares trmicos ....................................................................................... 7 4.1.1 - Sistema termossifo ............................................................................................ 7 4.1.2 - Sistema circulao forada .................................................................................. 8 4.2 - Constituio dos coletores solares ............................................................................. 9 5 - Acessrios ...................................................................................................................... 10 5.1 - Acessrios de termossifo ........................................................................................... 10 5.2 - Acessrios de circulao forada ........................................................................ 10 Concluso............................................................................................................................ 12 SITEGRAFIA/BIBLIOGRAFIA .............................................................................................. 13

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

1 - INTRODUO
Este trabalho foi nos proposto no mbito da disciplina de Tecnologias e Processos. Os objectivos deste Trabalho so adquirir novos conhecimentos na rea das Energias Renovveis, bem como as suas utilidades em diferentes situaes. O sol fonte de energia renovvel e o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, uma das alternativas energticas mais promissoras para ampliar a utilizao de fontes renovveis no consumo final. A Energia Solar soma caractersticas positivas para o meio ambiente, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator fuso, irradia sobre a Terra, todos os dias, um volume de energia extremamente elevado e incomparvel a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte bsica e indispensvel para praticamente todas as fontes energticas utilizadas pelo homem. Iremos falar da higiene e segurana nos painis e coletores solares e dos acessrios necessrios sua montagem.

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

2 - Coletores solares trmicos


Os colectores solares trmicos foram criados com o objectivo de aproveitar a energia solar na forma de aquecimento de gua essencialmente para consumo domestico, podendo at mesmo ser utilizado em processos industrias, Portugal tem vindo neste ltimos anos a procurar explorar de uma forma mais ampla este tipo de energia considerado alternativo, visto que o pas possui boas condies climatricas para a prtica da mesma e esta ser totalmente renovvel, este tipos de colectores solares esto divididos em dois gneros de sistemas, termossifo e circulao forada, de seguida ser explicado em que consistem.

Figura 1- Coletores solares trmicos. 5

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

3 - HIGIENE E SEGURANA NOS COLECTORES SOLARES 3.1 - Higiene


Para um bom desempenho e eficincia dos colectores solares trmicos necessrio que haja uma higiene regular dos mesmos, para a limpeza das superfcies vtreas existem produtos especficos, desenvolvidos para um saneamento eficaz, contudo de maneira a que no danifiquem as propriedades do vidro. imprescindvel que exista uma reposio frequente de glicol nos sistemas solares trmicos, pois este ao longo do tempo perde as suas propriedades e ganha alguns resduos. obrigatrio que o espao onde decorra a instalao do colector esteja limpo e organizado, para que os tcnicos possam cumprir as tarefas necessrias instalao de forma eficiente, rpida e sem causas de desconforto, tanto para o cliente como para o prprio tcnico.

Segurana
De maneira a reduzir o risco de acidentes durante os processos de instalao e manuteno tanto dos colectores Solares, indispensvel que os trabalhadores estejam bem equipados. Cada trabalhador dever utilizar no local da instalao: Botas. Luvas. Capacete. Protectores auditivos. Caso necessite de realizar algum trabalho como rectificao ou soldadura dever utilizar: culos ou mascara. Durante a instalao ou manuteno necessrio que exista equipamentos de proteco colectiva como: 6

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

Andaimes. Redes de Proteco. Estes tm de estar bem montados e ter todos os seus constituintes em bom estado. importante frisar que as estruturas e todas as peas de encaixe como parafusos quer do painel fotovoltaico quer do colector solar, devem ser constitudas por um material que resista as condies climatricas, e as corroses do meio ambiente, essencial que se verifique no final da instalao se todos os constituintes e acessrios forma instalados correctamente, assim evita-se situaes desagradveis para o cliente tais como: fugas de gua num sistema, perdas de energia etc. Mesmo durante as instalaes e manutenes necessrio que os trabalhadores venham acompanhados com um estojo de primeiros socorros, caso ocorra algum acidente.

4 - ESTUDO TEORICO DOS PAINEIS SOLARES TERMICOS


4.1 - Colectores solares trmicos
Os colectores solares trmicos foram criados com o objectivo de aproveitar a energia solar na forma de aquecimento de gua essencialmente para consumo domestico, podendo at mesmo ser utilizado em processos industrias, Portugal tem vindo neste ltimos anos a procurar explorar de uma forma mais ampla este tipo de energia considerado alternativo, visto que o pas possui boas condies climatricas para a prtica da mesma e esta ser totalmente renovvel, este tipos de colectores solares esto divididos em dois gneros de sistemas, termossifo e circulao forada, de seguida ser explicado em que consistem.

4.1.1 - Sistema termossifo


O termossifo firmar-se num sistema simples, pode-se afirmar que este um processo natural, a radiao que provida atravs do sol reincide no colector, desta forma aquecido no circuito primrio a matria lquida que o circula, este o resultado de uma mistura com gua e glicol (anticongelante). Naturalmente com a subida da sua temperatura a substncia expande o seu volume fazendo com que este ascenda para o reservatrio, j colocado a 15 centmetros acima no prprio colector, desloca-se dentro de uma serpentina (tubulao de cobre) desde a terminao at o seu comeo, esta liga-se directamente a um depsito de dupla camisa onde percorre um primeiro deposito externo que envolve o interno que contm a gua para consumo aquecendo-a gua at atingir a temperatura ideal. Quando arrefece, o 7

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

lquido desce novamente ao colector, continuando a operarem ciclo. A gua fria conduzida por um circuito secundrio at ao depsito interno do reservatrio. (fig.2).

Figura 2- Esquema do sistema termossifo.

4.1.2 - Sistema circulao forada


Conforme o nome indica o sistema consiste numa circulao forada, sendo uma das grandes diferenas do sistema termossifo, pelo qual obrigatrio existir algo que faa mover o glicol, por isso determinante para o bom funcionamento do sistemaum instrumento que designado por bomba de circulao. Neste sistema, no circuito primrio onde a substncia circula, o colector ao receber os raios solares aquece o fluido, posteriormente desce para o reservatrio, que no seu interior contm uma serpentina onde o liquido entra na parte superior da mesma descendo, e com o auxilio da bomba de circulao volta outra vez ao colector ocorrendo este processo em cclico, a gua no deposito aquecida desta forma. Este sistema favorvel porque fcil de obter-se uma regularizao da temperatura, porque as sondas com o comando diferencial activam a bomba para mover o fluido a velocidade adequada as circunstncias. O circuito secundrio introduz a gua quente que estava armazenada no depsito, para as canalizaes do consumo domstico. (fig.3).

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

Figura 3- Esquema do sistema de circulao forada.

4.2 - Constituio dos coletores solares


Os sistemas solares trmicos, tanto os de termossifes como os de circulao forada so constitudos da seguinte maneira: Caixa com cobertura transparente; a caixa toda a parte metlica dos lados e da base, a cobertura transparente a parte superficial, tem que ser vidro com baixo teor de ferro muito transparente permitindo desta forma passar os raios solares, est poder ser mais eficaz se conter tratamento anti-reflexo. Superfcie absorsora; esta situa-se por baixo da cobertura transparente, esta uma chapa revestida com selectivo (TINOX). A funo dela transferir o calor para a serpentina reflectindo apenas uma quantidade nfima de percentagem de radiao solar. Serpentina; so tubulaes de cobre situadas no interior da caixa metlica, estas tm como funo aquecer o glicol. Isolamento; servem para reduzir as perdas de temperatura, esta cobre ambos os lados e a base do painel, obtm-se assim uma maior eficincia da energia solar.

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

Estrutura metlica; o seu objectivo segurar os colectores solares, este convm ser constitudo por um material que consiga resistir as condies climatricas do local e as aces corrosivas. Deposito; nos sistemas solares trmicos de termossifo encontram se na parte superior do colector no entanto nos de circulao forada, situa-se por exemplo na cave, sendo a principal distino entre eles, o deposito do sistema de circulao forada guarda a gua para consumo, passando entre a gua a serpentina que contem a substncia liquida aquecida nos coletores, nos sistemas termossifo este um deposito de dupla camisa.

5 - Acessrios
5.1 - Acessrios de termossifo
Vlvula de segurana Vlvula anti-retorno Vlvula de enchimento Joelho de conexo T de conexo Casquilho junta plana Tapo de enchimento Tapo de conector Tubagens

5.2 - Acessrios de circulao forada


Os sistemas de circulao forada tm outros constituintes que so os seguintes: Estaes solares; conseguimos com este controlar o caudal do circuito. Permutador de calor; Existem dois gneros de permutadores, os externos e os internos, o objectivo destes transferir a energia trmica dos colectores solares para a gua de consumo. Vaso de expanso; por aco do calor o fluido dilata, para compensar essa dilatao ele permite que o fluido em demasiaentre nele, quando a temperatura volta a diminuir no circuito depois de se dar a dilatao, ele liberta a substancia

10

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

de volta ao circuito, o vazo constitudo por um diafragma (membrana especial) e enchido com o azoto. Bomba circulao; serve para ajudar o glicol a movimentar-se no circuito empurrando, deve se ter em ateno o sentido do fluxo, este est indicado na bomba. Comando diferencial; Indica-nos a atividade do coletor e do circuito, a partir dele podemos programar a temperatura que desejamos obter. Purgador de ar; serve para retirar o ar que houver no circuito, este colocado o mais acima possvel na instalao. Sonda de temperatura; o objectivo desta medir a temperatura da gua, e regular os nveis de aquecimento do colector, dando sinal ao comando diferencial de quando que a gua precisa de mais aquecimento ou se esta j atingiu a temperatura ideal. Caldeira ou energia de apoio (opcional); utilizado como reforo trmico do depsito do coletor solar quando este sozinho no consegue distribuir a temperatura desejada pela gua que sai para consumo. Termomanmetro; um instrumento que permite verificar a temperatura da gua e a presso ao mesmo tempo. Vlvula de misturadora; conforme indicado pelo nome serve para misturar a gua fria com a gua quente regulando-se a temperatura, normalmente este encontra-se na sada de gua quente do depsito. Vlvula de passagem; esta fecha as passagens do glicol, parcial ou completamente. Vlvula reteno; permitem a passagem da substancia apenas num nico sentido. Utilizam-se nas entadas dos circuitos primrios. Vlvula de segurana; limitam a presso nos circuitos, so colocadas junto aos vazos de expanso e as entradas de gua fria do depsito. Esgoto sifonado; este evita o retorno da gua para o circuito. Vlvulas de trs vias; Permitem a passagem do fluido em trs vias diferentes sendo algumas destas monitorizadas. Grupo de enchimento automtico; serve para controlar a presso da entrada na tubagem de retorno, este constitudo por uma vlvula que regula a presso de funcionamento da instalao.

11

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

Concluso

Neste trabalho falmos dos sistemas trmicos estudados na disciplina. Abordmos a higiene e a segurana na montagem e manuteno dos painis, especificmos os acessrios necessrios sua montagem e a sua constituio. Foi um trabalho que nos levou a fazer uma pesquisa mais aprofundada na internet e nos apontamentos retirados das aulas de tecnologias e processos.

12

Escola Profissional de Setbal

Sistemas solares

SITEGRAFIA/BIBLIOGRAFIA
Mdulo do instituto de qualidade de soldura, sistemas solares trmicos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_solar. http://www.is-energy.eu/?gclid=CK3Xg7WqqbQCFe_MtAodrXYAag http://www.energiasrenovaveis.com/DetalheConceitos.asp?ID_conteudo=41&ID_area=8&ID _sub_area=26 http://www.portal-energia.com/principais-tipos-de-celulas-fotovoltaicas-constituintes-depaineis-solares/

Caderno de tecnologias e processos

13

Vous aimerez peut-être aussi