Vous êtes sur la page 1sur 11

Motta, Kristoschek & Kist Advogados

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 1 VARA DA SEO JUDICIRIA DE SANTO NGELO/RS.

Processo n. 2010.71.0026186 Autor: ANDR DA SILVA Ru: UNIO FEDERAL

UNIO FEDERAL, pessoa jurdica de direito pblico interno, estabelecida na Rua Duque de Caxias, Bairro Vila Nova, na Cidade de Iju/RS, portador do CNPJ n 984156789-09, vem por seus procuradores abaixo assinado, ut instrumento procuratrio incluso, com endereo profissional sito na Rua Borges Gonalves, apresentar n 017 nesta cidade de Iju/RS,

CONTESTAO

nos autos da Ao de Indenizao por Dano Moral, Material e Esttico, em epgrafe, proposta por ANDR DA SILVA, pelo que passa a expor:

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


SINPSE DO FATO: O autor ajuizou Ao de Indenizao por Dano Moral, Material e Esttico contra o ru, alegando que em 06 de janeiro de 2010, por volta das 23 horas, quando voltava da casa de sua me, ao atravessar a via frrea, localizada na Rua Emlio Glitz, Bairro Modelo IV, na cidade de Iju, teria escorregado e cado em cima dos trilhos, vindo a bater a cabea e permanecendo desacordado em virtude da queda. Com a queda o autor ficou desmaiado, onde suas pernas ficaram sobre os trilhos, onde mais tarde essas vieram a serem atropeladas pelo trem que ali atravessava. Aps o incidente o autor fora socorrido por vizinhos, os quais tomaram as devidas providencias para socorrelo. Pediu a condenao do ru ao pagamento de RS= 357.900,00 (trezentos e cinquenta e sete mil e novecentos reais). No entanto, no de se prosperar o pedido do autor, em face do que se passa a expor.

1. PRELIMINARMENTE 1.1 DA ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM Prefacialmente, suscita o ru a ausncia de titularidade para figurar no polo passivo da presente demanda, o que necessariamente conduz carncia da presente ao. Isso porque a pretenso formulada pelo autor foi erroneamente dirigida ao ru UNIO FEDERAL, ao invs de ser voltada contra a empresa ALL - AMRICA LATINA LOGISTICA INTERMODAL S.A ., localizada na Rua Emlio Bertolini, n 100, Bairro Vila Oficinas, Cajuru, Curitiba, Paran, CEP: 82920030.

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


O correto seria, portanto, a presente ao ser proposta em face da empresa supracitada, pois esta quem deve figurar no polo passivo da ao, pois est diretamente vinculada relao jurdica de direito material controvertida, estando presente, portanto, a denominada "pertinncia subjetiva da ao". Vale registrar que a jurisprudncia tambm norteia neste mesmo sentido:
Processo n: 2.0000.00.405951-0/000(1) - TJMG Relator: DDIMO INOCNCIO DE PAULA Data do acrdo: 02/10/2003 Data da publicao: 22/10/2003 Ementa: APELAO - AO DE COBRANA EMPRESA CONTROLADORA DA SEGURADORA LEGITIMIDADE PASSIVA - SEGURO - AUSNCIA DE COBERTURA DE LUCROS CESSANTES - NUS DA PROVA. - A empresa que incorpora as aes de outra e tambm a carteira de seguro dessa, passando a ser controladora, parte legtima para figurar no plo passivo em demanda para pagar indenizao relativa a contrato de seguro de sua controlada. - Incumbe ao ru, a teor do art. 333, II, do CPC, provar os fatos modificativos, extintivos e impeditivos do direito do autor. Assim, nus da seguradora provar que a aplice do contrato de seguro no cobria indenizaes relativas aos lucros cessantes de terceiros.

Reforando

aludido

posicionamento,

mister

transcrever as lies de Humberto Theodoro Jnior, para quem:


Parte, em sentido processual, um dos sujeitos da relao processual contrapostos diante do rgo judicial, isto , aquele que pede a tutela jurisdicional (autor) e

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


aquele em face de quem se pretende fazer atuar dita tutela (ru). Mas, para que o provimento de mrito seja alcanado, para que a lide seja efetivamente solucionada, no basta existir um sujeito ativo e um sujeito passivo. preciso que os sujeitos sejam, de acordo com a lei, partes legtimas, pois se tal no ocorrer o processo se extinguir sem resoluo do mrito (art. 267, VI). (Curso de Direito Processual Civil Teoria Geral do Direito Processual Civil e Processo de Conhecimento. 47 Edio. Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 68.)

Deste

modo,

impe-se

reconhecimento

da

ilegitimidade passiva ad causam da r, extinguindo-se o processo sem resoluo do mrito, nos termos do art. 267, inciso VI, do Cdigo de Processo Civil.

2. DO MRITO No sendo acolhida a preliminar exposta, analise-se o presente mrito.

2.1 DO ATO ILCITO: Inicialmente, oportuno ressaltar que o autor relata que o ru havia cometido ato ilcito. Ocorre que, h que se verificar a verdadeira existncia de um ato ilcito. Em que o ato ilcito tem correlata a obrigao de

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


reparao do mal, ou seja, no h que se falar em responsabilidade civil se inexiste o ato ilcito. A ilicidade de conduta est no procedimento contrrio a um dever legal preexistente, o ato ilcito importa na violao do ordenamento jurdico. Como categoria abstrata, o ato ilcito rene, certos requisitos que podem ser sucintamente definidos: a) uma conduta, que se configura na realizao intencional ou meramente previsvel de um resultado exterior; b) a violao do ordenamento jurdico, caracterizada na contraposio do comportamento determinao de uma norma; c) a imputabilidade, ou seja, a atribuio do resultado antijurdico conscincia do agente; d) a penetrao da conduta na esfera jurdica alheia, pois, enquanto permanecer incua, desmerece a ateno do direito. Neste momento de relevo perguntar-se qual o ilcito cometido pela empresa que administra a estrada de ferro, qual o dever legal por ela violado quando uma pessoa qualquer invade o leito frreo e por este fato termina por ser atropelado, vindo a sofrer a perda de membro, sentido ou funo ou mesmo da prpria vida? Ora, diferentemente dos veculos, tais como

automveis ou caminhes, um trem no pode modificar sua trajetria, sendo a linha do trem o nico caminho que pode passar. Se a composio viaja na velocidade permitida para aquele trecho, acionado o apito e o freio, o farol sinalizador ligado, ou seja, observadas todas as medidas de segurana, no h ilcito. E por que no h ilcito? Porque no constituem igualmente atos ilcitos aqueles decorrentes do exerccio normal do direito, ''neminem laedit qui suo jure utilitur'', isto no causa dano a outrem quem utiliza um direito seu, tal preceito encontra-se previsto em nosso ordenamento jurdico no art. 188, I, do Cdigo Civil.

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


Apenas com o intudo de melhor esclarecer, em um acidente ferrovirio, em particular em um atropelamento, no foi o trem que entrou na propriedade, mas sim, a princpio, o transeunte que invadiu a malha frrea, vindo por conseguinte a sofrer o sinistro. Com o que fora tratado at aqui, no h que se prosperar o cometimento de ato ilcito.

2.2 DA CULPA EXCLUSIVA DO AUTOR: Alm do que fora exposto acima, ainda pode se detectar a existncia de culpa exclusiva do autor para o fato. Em que pese, ter o autor, sofrido grandes leses, foi este o grande causador do sinistro, em considerao do que passa a expor. Importante destacar que, tanto no caso de pessoas que transitam pela linha frrea como de veculos que atravessam fora de passagem de nvel, ambos esto violando o texto legal, em particular o art. 70, 1 do Decreto n 2.089/63, que Regulamenta Policiamento das Estradas de Ferro. Vale destacar o inteiro teor do dispositivo legal supracitado:
Art. 70. vedado o ingresso de pessoas estranhas ao servio e fiscalizao da estrada nos recintos que no forem destinados ao pblico. 1 s pessoas mencionadas neste artigo tambm proibido, sob pena de multa regulamentar, transitar pelo leito da estrada ou nele estacionar.

Segurana, Trfego e

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


Alm do que fora dito, h tambm a existncia de uma passagem de nvel sob os trilhos a poucos metros do local do sinistro. Ento, havendo uma passagem de nvel a poucos metros, poderia, como de hbito dos moradores daquela regio, o autor ter feito a sua passagem pelo nvel. Outro fato, que revela a culpa exclusiva do autor de que, conforme consulta aos exames feitos no Hospital de Caridade de Iju, detectou-se, com exame de sangue, 21dg de lcool etlico por litro de sangue no corpo do autor. Isto leva-nos a crer que o autor estava alcoolizado e que o fato deste ter escorregado pode ser por consequncia da ingesto exagerada de lcool. Est provado cientificamente que, aps a

concentrao de 5dg/L de lcool no sangue, o ingestor tem as habilidades psicomotoras diminudas, principalmente em relao percepo visual, tempo de reao e processamento de informaes. Com o que fora exposto, e com os documentos que provam os fatos narrados, no resta-se dvidas quanto a culpa do autor, e de que o acidente ocorreu, nica e exclusivamente, por culpa da vtima que, sob o efeito do lcool, teve reduzido seu discernimento, afastando a responsabilidade da demandada pelo infortnio. Alm do mais, a vtima conhecia o local, sabia do trnsito de locomotivas, e ainda assim transitava junto aos trilhos, aps ingerir bebida alcolica. Vale ressaltar, ainda, de que a jurisprudncia tambm norteia neste mesmo sentido:

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


EMENTA: APELAO. ACIDENTE DE TRNSITO. ATROPELAMENTO E MORTE POR TREM. ZONA RURAL. CULPA EXCLUSIVA DA VTIMA. Deve ser mantida a improcedncia da demanda, tendo a prova demonstrado que a vtima caminhava, embriagada, junto aos trilhos, no horrio em que passou trem pela via frrea. Ningum presenciou o acidente e o corpo da vtima foi encontrado dois dias depois ao lado da estrada. Circunstncias em que era notrio e inclusive para a vtima o trnsito de trens no local . Apelo no provido. (Apelao Cvel N 70016429722, Dcima Segunda Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Orlando Heemann Jnior, Julgado em 07/12/2006)

Ante o exposto Requer: a) seja acolhida a preliminar arguida, com a consequente extino do processo sem julgamento do mrito; b) caso superada a preliminar alegada, seja julgado improcedente os pedidos formulado pelo autor (a, b, c e d); c) a condenao do autor ao pagamento de custas processuais e honorrios advocatcios; 3. DAS PROVAS Requer provar o alegado atravs de provas

documentais, testemunhais e demais que se fizerem necessrias.

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


Nestes termos, Pede deferimento. Iju, 21 de Maio de 2010.

Gustavo Mattos da Motta OAB/RS 81.017

Joo Felipe Kristoschek de Lima OAB/RS 87.117

Anderson Scherner Kist OAB/RS 88.212

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


ROL DE TESTEMUNHAS:

1- PEDRO KNOR DE MOURA, residente na Rua Milito Alves, n. 58, na cidade de Iju RS; 2- ESTER ELISA LEMOS, residente na Rua Baro do Rio Branco, n. 82, na cidade de Iju RS; 3- JOSEFINA CANELA SECA, residente na Rua Canela Grossa, n. 1018, na cidade de Iju RS;

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Motta, Kristoschek & Kist Advogados


ANEXOS: FOTO DA PASSARELA:

Rua Borges Gonalves, n 017, Iju/RS

Vous aimerez peut-être aussi