Vous êtes sur la page 1sur 4

AVALIAO DE PROJETOS Professor Gleyvison Nunes

O principal objetivo da avaliao de projetos determinar a viabilidade dos investimentos mediante o uso de critrios que busquem uma ordenao, de forma a excluir as opes menos atrativas ou mais arriscadas. Essa ordenao envolve mtodos de avaliao que, quando se leva em considerao situaes de interesse pblico, tornam-se um pouco mais complicados que quando se avalia projetos de interesse privado. Assim, projetos pblicos requerem mtodos mais elaborados para a sua avaliao. Os projetos pblicos tem como objetivo fornecer bens e servios que possam aumentar o bem-estar da sociedade. Para dar suporte a tomada de decises governamentais, o mtodo de anlise custo-benefcio o que cumpre melhor as exigncias, embora se utilize de tcnicas de avaliao de projetos privados para atribuir valor social a todos os efeitos de um determinado projeto. Tambm, devem ser considerados mtodos que levem em conta o efeitos externos do projeto. Os efeitos externos, ou melhor, no-intencionais produzidos por um projeto so chamados de externalidades. Esse tipo de efeito, tambm, entra na avaliao dos projetos pblicos. Entretanto, foi somente a partir dos anos sessenta que os responsveis pela a elaborao dos projetos de investimentos passaram a se preocupar com as externalidades causadas pela execuo de tais projetos, como os impactos antropolgicos, socio-econmicos e ambientais. Com a incluso dessa varivel, a elaborao e a anlise dos projetos ficaram mais trabalhosas, devido principalmente dificuldade de se encontrar uma unidade de medida padro para mensurar essas externalidades. Mesmo com essa dificuldade, foram criadas diversas formas de incorporao dos aspectos externos na anlise econmica de um projeto. Contudo, no h uma metodologia perfeitamente estabelecida e aceita para quantificar as externalidades. Apesar disso, tais externalidades no podem ser ignoradas na avaliao social de projetos. Dessa forma, a valorao dos recursos ambientais torna-se uma questo primordial para promover uma ao mais eficaz na tomada de deciso sobre projetos

pblicos. A principal dificuldade na valorao dos recursos ambientais est no fato de que no possvel estabelecer preos com preciso para tais recursos. Embora esses recursos no tenham preo estabelecido pelo sistema de mercado, o seu valor econmico existe, na medida que seu bom ou mal aproveitamento afeta a produo e o consumo da sociedade, bem como o seu nvel de bem-estar. Com isso, o objetivo desse trabalho demonstrar, de forma resumida, os procedimentos tcnicos mais importantes concernentes avaliao de projetos pblicos, abordando: i) ii) roteiro para a elaborao de projetos pblicos; ii) comentrios sobre as diversas etapas de elaborao/anlise de tal tipo de projetos, bem como as metodologias mais adequadas para cada etapa/caso; iii) iii) alguns comentrios e concluses sobre o assunto.

Qualquer que seja o projeto pblico de investimento, este deve ser composto das seguintes etapas: 1) estudos de mercado; 2) estudos referentes a tamanho e localizao; 3) aspectos tcnicos e de engenharia; 4) avaliao dos impactos ambientais; 5) definio das medidas necessrias para se mitigar os impactos ao meio ambiente; 6) estimao dos benefcios e dos custos (inclusive ambientais); 7) clculo do valor do investimento a ser realizado; 8) definio da forma de financiamento (fontes dos recursos); 9) anlise financeira; 10) anlise de risco e incerteza; 11) anlise final / recomendaes / concluses. Na etapa 1, estudos de mercado, so estimados a demanda total, a oferta j existente, a demanda no atendida e as suas projees de crescimento, bem como os padres (qualidades ou caractersticas) dos bens ou servios a serem ofertados pelo projeto.

Na etapa 2, definio do tamanho e localizao do empreendimento, so efetuadas consideraes a respeito desses assuntos. O tamanho deve estar ajustado ao mercado, bem como oferta dos insumos necessrios, da mesma forma que aos recursos financeiros disponveis. J a localizao varia, tambm, em funo da oferta de fatores (insumos) por zona elementar (locais), assim como em razo do ponto onde se otimiza o uso dos recursos. Os aspectos tcnicos e a engenharia so estudados na etapa 3. Aqui so levantadas todas as especificaes tcnicas, definidos os equipamentos, obras civis e instalaes necessrias. Aps as definies tcnicas do empreendimento, pode-se estimar ( etapa 4) os impactos ambientais (que podem ser negativos ou positivos). Para isso, se usa a metodologia de Avaliao de Impactos Ambientais (AIA) mais adequada ao caso. Conhecendo-se os impactos ambientais a serem provocados, pode-se definir as medidas necessrias para eliminao, ou pelo menos minimizao, dos danos ao meio ambiente (etapa 5). Agora, com os dados gerados nas etapas acima, podemos ir para o passo 6, estimao dos benefcios e custos. Esta anlise se baseia nas tcnicas de Avaliao Social de Projetos (ASP), que considera os preos-sombra para os parmetros (preo social do trabalho; preo social da terra; taxa social de desconto, taxa social de cmbio, etc.). J a valorao econmica dos impactos ambientais, pode ser realizada por vrias metodologias, tais como: Avaliao Contingente; Preos Hednicos; Custos de Viagem; Preos de Reconstruo; etc. Deve-se usar a que mais se adeqe ao caso em estudo. Podemos, ento, passar etapa 7, onde se considera todos os itens necessrios a implementao do projeto (obras civis, mquinas e equipamentos, obras e equipamentos destinados preservao do meio ambiente, capital de giro, etc.) e os seus custos. Dessa forma, possvel se calcular o valor do investimento a ser realizado. Na etapa 8, ser estudada a forma de financiamento do projeto: se os recursos sero todos prprios; se haver financiamento (do BID Banco Interamericano de Desenvolvimento, Caixa Econmica Federal, por exemplo); se ser cobrado um imposto adicional; etc. Assim, temos agora, todos os dados necessrios anlise financeira do empreendimento. Aqui se usa as tcnicas do Valor Atual Lquido (VAL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR), bem como da Anlise Benefcios/Custos (etapa 9).

possvel, tambm, considerar o risco e a incerteza, usando para isto, anlise de risco propriamente dita, ou anlise de sensibilidade, com a construo de cenrios (etapa 10). Finalmente, com todas as informaes em mos, realizada uma anlise final conclusiva (em termos econmicos e financeiros), cujo resultado indicar, ou no, a viabilidade do projeto. Adicionalmente, so feitas recomendaes que permitam um melhor desempenho do empreendimento (etapa 11). importante salientar, que mesmo esse conjunto de mtodos utilizados na anlise de projetos pblicos no o suficiente para se avaliar com preciso todos os efeitos econmicos, sociais e ambientais, e a garantia de alcance do seu principal objetivo, que a melhoria do bem-estar social. Como o uso de tcnicas de anlise est diretamente relacionado com a exigncia das mesmas pelas instituies de fomento, se observa que a principal base de avaliao de projetos pblicos a anlise custo-benefcio social, associada s metodologias citadas acima. Isto no quer dizer que elas so infalveis: no o so. Entretanto, como os recursos sempre so escassos quando comparados com as necessidades da sociedade, prefervel se tomar decises sobre o uso desses recursos se baseando nas informaes provenientes do uso de procedimentos racionais e de tcnicas que, embora no infalveis, so de reconhecido valor. Espera-se, contudo, que, com o avano da cincia econmica e das cincias ambientais, essas dvidas sejam gradativamente dissipadas.

Bibliografia 1. CONTADOR, CLUDIO R.., Projetos Sociais Avaliao e Prtica, 3 edio. Ed. Atlas So Paulo. 2. FERREIRA, ROBERTO GOMES. Matemtica Financeira Aplicada ao Mercado de Capitais, 4 edio, Ed. Universitria, Recife. 3. MISHAN, E. J. Elementos da Anlise de Custos-Benefcios , Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1975. 4. TVORA JR, JOS LAMARTINE, Uma Tentativa de Incorporao de Externalidades na Anlise da Localizao de Projetos , Tese de Doutorado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 1994. 5. TVORA JR, JOS LAMARTINE Um Survey Sobre Tcnicas Para Incorporao de Variveis Ambientais na Anlise de Projetos. PIMES Recife.

Vous aimerez peut-être aussi