Vous êtes sur la page 1sur 6

ETEC Cnego Jos Bento Curso Tcnico de Qumica

Alunos: Caroline Oliveira Bueno N08 Ketlyn de Sousa Pinto N16 Las Regina Pereira N17 Nadia Tassinari Amad N22 Patrcia Fabiano N23 Talita Almeida N27 Ygor Pereira de Lima N29 Disciplina: Qumica dos alimentos Professora: Mara Bancada: 4 Data do experimento: 08/03/2013

1. Ttulo Acares Redutores: Anlises qualitativas para identificao de carboidratos.

2. Materiais e Substncias 2.1. Materiais

Tubo de ensaio (21 - pequenos); Tubo de ensaio (4 grandes); Pipeta; Pera; Bquer (250 mL); Bico de Bunsen; Trip; Tela de amianto;

Papel de tornassol; 2.2. Substncias gua destilada; Amostra de danone; Amostra de refrigerante; Amostra de batata; Reativo de Fehling; Reativo de Benedict; Hidrxido de sdio 6,0 mol/L; Hidrxido de potssio a 5%; cido clordrico 1,0 mol/L; Soluo de lugol.

3. Procedimentos Procedimento 1: Reao com reativo de Fehling (para acares redutores) 1- Numeraram-se quatro tubos de ensaio; 2- Adicionou-se 1 mL de gua destilada no tubo 1; 3- Adicionou-se 1 mL da amostra de danone no tubo 2; 4- Adicionou-se1 mL da amostra de refrigerante no tubo 3; 5- Adicionou-se 1 mL da amostra de batata no tubo 4; 6- Em seguida, adicionou-se 2 mL do reativo de Fehling em cada um dos tubos de ensaio; 7- Adicionou-se gua em um bquer e este foi aquecido no bico de Bunsen; 8- Colocaram-se os quatro tubos de ensaio no bquer e foi deixado em banho maria fervente durante um minuto; 9- Observou-se o que ocorreu.

Procedimento 2: Hidrlise da sacarose 1- Adicionou-se em um tubo de ensaio 5 mL da amostra de danone; 2- Adicionou-se em um tubo de ensaio 5 mL da amostra de refrigerante;

3- Nos tubos adicionou-se 1 mL de cido clordrico; 4- Adicionou-se gua em um bquer e este foi aquecido no bico de Bunsen; 5- Colocaram-se os tubos de ensaio no bquer e foi deixado em banho maria fervente durante 5 minutos; 6- Retirou-se os tubos do banho maria, resfriou-se e foi alcalinizado com 3 gotas de hidrxido de sdio; 7- Acompanhou-se a alcalinizao com o papel de tornassol; 8- Em seguida, foi adicionado 2 mL do reativo de Fehling nos tubos; 9- Foi colocado novamente no banho maria por um minuto; 10- Observa-se o que ocorreu.

Procedimento 3: Reao de Benedict (para acares redutores)

1- Numeraram-se quatro tubos de ensaio; 2- Adicionou-se 1,5 mL de gua destilada no tubo 1; 3- Adicionou-se 1,5 mL da amostra de danone no tubo 2; 4- Adicionou-se 1,5 mL da amostra de refrigerante no tubo 3; 5- Adicionou-se 1,5 mL da amostra de batata no tubo 4; 6- Em seguida, adicionou-se 1,5 mL do reativo de Benedict em cada um dos tubos de ensaio; 7- Adicionou-se gua em um bquer e foi aquecido no bico de Bunsen; 8- Colocaram-se os tubos de ensaio no bquer e foi deixado em banho maria durante trs minutos; 9- Observou-se o que ocorreu.

Procedimento 4: Identificao de amido a partir do lugol 1- Adicionou-se em um tubo de ensaio 5 mL da amostra de danone; 2- Adicionou-se em um tubo de ensaio 5 mL da amostra de refrigerante; 3- Adicionou-se em um tubo de ensaio 5 mL da amostra de batata; 4- Adicionou-se 2 gotas da soluo de lugol nos tubos e agitar; 5- Colocaram-se os tubos de ensaio em banho maria fervente; 6- Aguardou-se cinco minutos; 7- Observou-se o que ocorreu.

Procedimento 5: Hidrlise cida do amido 1- Numeraram-se oito tubos de ensaio; 2- Adicionou-se 5 mL de gua destilada em cada um deles; 3- Adicionou-se 15 mL da amostra de danone e 15 mL de cido clordrico em um tubo grande; 4- Adicionou-se 15 mL da amostra de refrigerante e 15 mL de cido clordrico em um tubo grande; 5- Adicionou-se 15 mL da amostra de batata e 15 mL de cido clordrico em um tubo grande; 6- Colocaram-se os tubos em banho maria fervente; 7- Retirou-se 2 mL das amostras imediatamente e foi transferido para o tubo 1; 8- Manteve-se o tubo grande no banho maria; 9- Aps quatro minutos retirou-se mais 2 mL da soluo e foi transferido para o tubo 2; 10- Retiraram-se as amostras de quatro em quatro minutos at o ltimo tubo (manteve-se sempre o erlenmeyer em banho maria at a retirada de todas as amostras); 11- Aps terminado o procedimento acima, adicionou-se 2 gotas da soluo de lugol em cada um dos tubos; 12- Observou-se o que ocorreu; 13- Em seguida, foi alcalinizado com 5 gotas de soluo de hidrxido de sdio e foi adicionado 2 mL da soluo reativo de Fehling; 14- Colocou-se os tubos em banho maria durante cinco minutos; 15- Observou-se o que ocorreu.

4. Resultados e Discusso

Procedimento 1: Reao com reativo de Fehling (para acares redutores)

Tubo 1 (gua destilada) Ao adicionar o reativo a amostra adiquiriu uma colorao azul e continuou assim at o fim do procedimento.

Tubo 2 (Danone) Ao adcionar o reativo a amostra adiquiriu uma colorao azul claro. Depois de 1 minuto no banho maria a colorao ficou leitosa, e por fim a amostra ficou amarelo mostarda

Tubo 3 Tubo 4 (Refrigerante) (Batata) Ao adcionar o Ao adicionar reativo a o reativo a amostra amostra adiquiriu uma adiquiriu uma colorao colorao azul. Depois azul e de 1 minuto no continuou banho maria a assim at o colorao fim do ficou procedimento. esverdeada, permanecendo assim at o fim do procedimento.

Procedimento 2: Hidrlise da sacarose

Amostras Refrigerante

Danone

Aps ter adicionado HCl Visualmente no ocorreu nada na amostra. Ocorreu uma diluio do danone e no houve alterao em sua cor.

Banho- 5 minutos Visualmente no ocorreu nada na amostra. A amostra ficou trifasica, no fundo cor marrom, no meio verde e na superficie branco

Reativo e Banho Maria A amostra adiquiriu colorao verde claro. A amostra ficou inteiramente marron

Procedimento 3: Reao de Benedict (para acares redutores) Tubo 1 (gua destilada) Ao adicionar o reativo a amostra adiquiriu uma colorao azul e continuou assim at o fim do procedimento. Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 (Danone) (Refrigerante) (Batata) Ao adcionar o Ao adcionar Ao adicionar reativo a o reativo a o reativo a amostra amostra amostra adiquiriu uma adiquiriu uma adiquiriu uma colorao colorao colorao azul claro. azul. Depois azul e Depois de 3 de 3 minutos continuou minutos no no banho assim at o banho maria maria a fim do a amostra amostra ficou procedimento. ficou bifasica, bifasica, onde o fundo onde o fundo ficou ficou azul e a alaranjado e a superficie superficie marrom. amarelo forte.

Procedimento 4: Identificao de amido a partir do lugol Danone Aps a adio do Lugol a amostra adiquiriu uma colorao amarelo claro. E ao trmino do banho maria observou-se que a a formao de um corpo na superficie de colorao branca. Refrigerante Aps a adio do Lugol a amostra adiquiriu uma colorao amarela. E ao trmino do banho maria observou-se que a colorao ficou amarelo claro. Batata Aps a adio do Lugol a amostra adiquiriu uma colorao azul. E ao trmino do banho maria observou-se que a colorao ficou amarelo claro e houve a formao de corpo de fundo.

Procedimento 5: Hidrlise cida do amido

5. Concluso

Vous aimerez peut-être aussi