Vous êtes sur la page 1sur 5

Exerccios de Direito Constitucional I

Divulgar

Tags direitoDireito Constitucionalexercciosremdios jurdicos EXERCCIOS DE FIXAO* 01) O objeto do Estudo do Direito Constitucional : a) o povo; b) o Estado; c) a Constituio; d) a poltica; e) o governo. 02) A Repblica Federativa do Brasil tem como forma de Estado: a) Estado Democrtico de Direito; b) Estado Federal; c) Estado Unitrio; d) Estado Republicano. 03) Das definies abaixo, apenas uma no aceitvel para a Constituio: a) Conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado; b) Conjunto de normas que, por sua especial importncia, podem ser alteradas tanto por quorum especial quanto por maioria simples; c) Lei fundamental do Estado; d) Conjunto de normas fundamentais que regula a atribuio e o domnio do Poder Pblico, bem como os direitos fundamentais do indivduo; e) Estatuto bsico para a existncia do Estado e que contm toda a estrutura organizacional de uma nao organizada. 04) Assinale a alternativa incorreta, em relao Constituio atual: a) A forma federativa de Estado se constitui em clusula ptrea; b) O regime de governo Presidencialista no se constitui em clusula ptrea;

c) O Municpio no entidade federativa. d) A soberania um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil; e) A Repblica, enquanto forma de governo adotada pela Constituio atual, no se constitui em clusula ptrea. 05) A Constituio Federal adota o sistema de tripartio dos poderes. Diante disso, assinale a alternativa correta: a) A relao entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo traduz a forma de Estado adotada pela Repblica Federativa do Brasil; b) Todas as entidades federativas possuem os trs poderes; c) Os Poderes da unio so interdependentes e harmnicos entre si; d) Alm das funes tpicas, cada Poder pode exercer funes atpicas por deferncia do texto constitucional; e) Atravs de emenda Constituio possvel a supresso do supracitado sistema. 06) A Repblica, Federao e Presidencialismo so, para a Constituio de 1988, respectivamente: a) Forma de Governo, Forma de Estado, Sistema de Governo. b) Forma de Estado, Sistema de Governo, Regime de Governo. c) Sistema de Governo, Regime de Governo, Forma de Estado. d) Forma de Estado, Regime de Governo, Sistema de Governo. e) Sistema de Governo, Forma de Estado, Sistema de Estado. 07) O Estado Federativo tem como caractersticas principais: a) Eletividade dos mandatrios e temporalidade dos mandatos. b) Soberania e autonomia dos entes federados. c) Diviso de competncias entre os entes federados e participao dos Estadosmembros nas decises nacionais. d) Representatividade dos mandatrios e soberania popular. e) Relao rgida entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. 08) O Governo Republicano tem como traos distintivos: a) O acesso do povo ao poder. b) A diviso de competncias entre as entidades federativas. c) A eletividade dos mandatrios e a transitoriedade dos mandatos eletivos. d) A vitaliciedade e a hereditariedade. e) A centralizao das decises polticas e administrativas. 09) A Repblica Federativa do Brasil se constitui em: a) Estado Republicano de Direito. b) Estado Federativo de Direito. c) Nao Democrtica de Direito. d) Estado Democrtico de Direito. e) Estado Popular de Direito. 10) So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil: a) A soberania, a autodeterminao dos povos, a cidadania, a igualdade entre os Estados. b) A cidadania, a dignidade da pessoa humana, a soluo pacfica dos conflitos, a soberania. c) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do

trabalho e a livre iniciativa e o pluralismo poltico. d) A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa e o pluripartidarismo. e) Todas as respostas anteriores esto corretas. 11) Segundo a atual Constituio, o poder exercido pelo povo: a) Exclusivamente por representantes eleitos. b) Por representantes eleitos e nomeados. c) Exclusivamente por representantes nomeados. d) Por representantes nomeados ou diretamente. e) Por representantes eleitos ou diretamente. 12) No constitui fundamento da Repblica Federativa do Brasil: a) A soberania. b) O pluralismo poltico. c) A cidadania. d) A igualdade entre os Estados. e) A dignidade da pessoa humana. 13) O plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1993 teve como assunto: a) Forma de Estado e Forma de Governo. b) Forma de Governo e Regime de Governo. c) Regime de Governo e Regime Poltico. d) Forma de Governo e Forma de Estado. e) Regime Poltico e Sistema de Estado. 14) Dentre outros, constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil: a) Construir uma sociedade desenvolvida. b) Garantir uma sociedade justa. c) Erradicar a pobreza e a marginalizao. d) Extinguir as desigualdades sociais. e) Extinguir qualquer forma de discriminao. 15) As relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil so regidas pelos princpios: a) Da autodeterminao dos povos e da defesa da paz. b) Da independncia nacional e repdio ao terrorismo e ao racismo. c) De soluo pacfica dos conflitos e prevalncia dos direitos humanos. d) De concesso de asilo poltico e no interveno. e) Todas as alternativas esto corretas. 16) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, no plano internacional: a) construir uma sociedade livre, justa e solidria. b) Igualdade entre os povos. c) Buscar a integrao cultural entre os povos da Amrica Latina. d) Repudiar o terrorismo e o racismo. e) Todas as respostas anteriores esto corretas. 17) A Constituio originada de rgo composto por representantes do povo eleitos diretamente no pode ser chamada de: a) votada. b) promulgada. c) outorgada.

d) popular. e) democrtica. 18) A promoo do bem-estar de todos constitui um dos: a) Fundamentos da Repblica. b) Objetivos da Repblica. c) Princpios de Ordem Internacional. d) Princpios de expresso da cidadania. e) Postulados bsicos do neoliberalismo. 19) No se configura como funo de uma constituio: a) Normatizar a constituio do Estado. b) Fixar a Capital Federal. c) Definir e limitar os Poderes Pblicos. d) Fundamentar a ordem jurdica da comunidade. e) Proteger as liberdades individuais. 20) So de eficcia plena e de aplicabilidade imediata as normas constitucionais: a) vedativas e as programticas. b) que confirmam prerrogativas e aquelas que dependem de lei integrativa. c) as de princpio programtico e as de princpio institutivo. d) vedativas e as que confiram imunidades, isenes e prerrogativas. e) as de eficcia contida e eficcia limitada. 21) critrio para definir uma norma como formalmente constitucional o fato de que ela: a) regulamente a forma de governo adotada. b) preveja as espcies de lei que podem existir. c) discipline os procedimentos de elaborao legislativa. d) preveja o sistema eleitoral. e) esteja inserida no texto da Constituio, independente da matria que trate. 22) O poder constituinte derivado de reforma com fora para emendar a Constituio da Repblica Federativa do Brasil : a) inicial, incondicional e ilimitado. b) soberano, permanente e incondicionado. c) secundrio, limitado e condicionado. d) temporrio, autnomo e limitado. e) secundrio, soberano e permanente. 23) Assinale a alternativa INCORRETA: a) O poder constituinte originrio soberano, inicial, ilimitado e incondicional. b) A limitao circunstancial ao poder de reforma constitucional inibe que a Constituio Federal seja alterada diante da ocorrncia de determinados eventos, como a decretao de interveno federal, de estado de defesa ou estado de stio. c) Normas constitucionais de eficcia limitada so aquelas que possuem aplicabilidade direta e imediata, com possibilidade, todavia, de terem o seu alcance reduzido por obra do legislador ordinrio. d) Normas materialmente constitucionais so aquelas que integram a estrutura fundamental do Estado, includas ou no no texto constitucional. e) O poder derivado est sujeito a limitaes quando exerce a funo de regulamentar o texto constitucional. 24) No se configura como princpio de Hermenutica Constitucional:

a) Princpio da Supremacia Constitucional. b) Princpio da Mxima Efetividade. c) Princpio da Harmonizao. d) Princpio da Legalidade. e) Princpio da Unidade Constitucional. 25) A Constituio Federal de 1988, pode ser classificada como: a) formal, escrita, flexvel, promulgada e analtica. b) Sinttica, promulgada, rgida e dogmtica. c) Formal, rgida, analtica e histrica. d) Formal, escrita, dogmtica, democrtica, rgida e analtica. e) Material, consuetudinria, semi-flexvel e analtica. GABARITO: 01) c; 02) b; 03) b; 04) c; 05) d; 06) a; 07) c; 08) c; 09) d; 10) c; 11); 12) d; 13) b; 14) c; 15) e; 16) c; 17) c; 18) b; 19) b; 20) d; 21) e; 22) c; 23) c; 24) d; 25) d.

Vous aimerez peut-être aussi