Vous êtes sur la page 1sur 12

F UNDADOR d o s MI SSI ONRI OS X AV E RI ANOS

d i s c p u l o smi s s i o n r i o sm r t i r e s

osLIVROS dos SANTOS Carta enviada do Cu Humanidade


No haja pessoa que, sabendo ler, no possua o texto do Evangelho e no se deleite com sua leitura. Nele encontraremos direo segura em todas as circunstncias da vida, luzes nas dvidas e nas incertezas, conforto nas aies, fora nas lutas da vida, poderoso prtica das mais elevadas virtudes. Procuremos ler o divino volume com freqncia, com humildade de esprito, com pureza de corao, acompanhando a leitura com a orao, para que produza em ns aqueles salutares efeitos que produz em todos quantos o lem com sentimentos de f, e Deus falar a nosso corao atravs das santas pginas. Essa leitura, caso inicialmente nos parea pouco atraente, por termos o gosto alterado por leituras de natureza bem diferente, depois, quando bem compreendida, acabar satisfazendo plenamente as exigncias da mente e do corao, e tambm faremos nossas as palavras de Santo Agostinho: As tuas sagradas pginas, Senhor, formam as minhas castas delcias.
fulgor, que abriu a nosso olhar horizontes novos e sem limites, dando novo rumo s aspiraes e ao da humanidade. Entre todos os livros, o mais perfeito, entre todas as cincias, a mais certa, a mais augusta, a mais ecaz, a mais til, a mais necessria, a mais sublime.

AMAR A COMUNIDADE AT A MORTE

O Evangelho, em suma, a luz em todo seu

esse pequeno livro que produziu a maior e mais salutar das revolues na sociedade, criando, de certa forma, um novo mundo moral. nas suas pginas divinas que os homens sempre encontraram e encontraro a chave, o segredo para a soluo dos principais problemas que afadigaram e continuaro a f a d i g a n d o a h u m a n i d a d e, a q u a l s o n h a , continuamente, com a felicidade e sua melhora, mas nunca poder alcan-las caminhando em sentido contrrio ao que ensina o Evangelho de Cristo.
(Guido Maria Conforti)

No foi morto pela espada dos Boxers, foi o trabalho, as viagens, a dor ao encontrar mortos, feridos destruio e fome, muita fome. Em Tay-yuan bispos, padres, freiras, cristos e crists tinham sido brutalmente assassinados. O missionrio xaveriano Pe. Caio Rastelli (1872 1901) tinha sido enviado a visitar comunidades crists nas montanhas, 300 Km longe da misso onde acontecera o massacre. Passava fome, dormia em cavernas, andando a p horas e dias inteiros. Apesar de tudo era feliz! O esprito era forte, mas o fsico enfraquecia dia aps dia. Pe Caio no logrou superar um ataque de tifo e sucumbiu. Faleceu o dia 28 de fevereiro de 1901. Os xaverianos o consideram primeiro mrtir da famlia xaveriana. Pe. Bottom, sim, foi morto pela espada e pelas balas dos militares. Tempo de guerra entre Japo e a China. Uma vez atravessado o rio Amarelo, o exercito Japons avanava sempre mais nas proximidades da misso entre gritos, bombas de canho e rajadas de metralhadoras. No havia dvida, que teriam bombardeado a casa pensando fosse lotada de soldados e armas. Algum precisava sair para comunicar que ali havia s doentes enfermeiros e crianas. Eu vou! Disse pe. Mario. Saiu. Uma estocada de baioneta e mais tiros no peito o deixaram em fim de vida, o tempo para dizer: No chorem, sou feliz... Ofereo minha vida para a paz na China... Senhor vem buscarme... Todos os demais foram salvos.

aPALAVRA de DEUS
no Plano da Evangelizao e da Ao Pastoral
Bispo no! Quando o papa
Leo XIII o chamou a Roma para comunicar-lhe pessoalmente sua deciso de nome-lo Bispo da a r qu i d i o c e s e d e R ave n n a (Itlia) de joelho pediu-lhe chorando de ser dispensado. O prprio So Guido Maria lembra aqueles momentos escrevendo ao seu diretor espiritual, dom Andra Ferrari, que com lgrimas nos olhos, suplicou ao Papa que o poupasse de tal peso. Alegou a pouca virtude e parcos conhecimentos, a falta de experincia, a sade precria, a fraqueza de carter, as necessidades atuais do Seminrio para as Misses Estrangeiras, recentemente fundado por ele. O Papa no quis saber de desculpas, e o nomeou arcebispo na antiga e nobre, mas em plena decadncia, arquidiocese de Ravenna. Tinha 38 anos!

conns da terra desde quando, seminarista, leu a biograa de So Francisco Xavier. Uma doena um tanto misteriosa o amarrou para sempre sua diocese e o sonho se tornou projeto arrojado e temerrio: fundar uma congregao para enviar na China, no s um missionrio, mas muitos.

aquele que precede os outros, seja como um que serve (Lc 22,26). Irei, no procura de riquezas terrenas e glria mundana, mas para zelar pela salvao de vossas almas que so preciosas como o sangue divino que as resgatou e, para mim, queridas como apupila dos olhos.

O PLANO PASTORAL

Nunca tinha imaginado


que pudesse acontecer. O sonho de Guido Maria era ser missionrio na China ou no Brasil, no interior do Mato Grosso. Sonhava anunciar o evangelho at os ltimos

Bispo, precisava dos mistrios de Deus, para anunciar seu programa ao vos anunciar aquela Palavra p o vo d a a r qu i d i o c e s e . O de Vida que, na boca dos m a n i f e s t o u e m p o u c a s Apstolos, renovou a face da palavras, alis, uma palavra: a terra; para vos dar a conhecer Palavra de Deus. Escreve: e a amar sempre mais nosso Disponho-me a ir para o meio Senhor Jesus Cristo, porque de Vs com corao de amigo, nisso consiste a verdadeira d e i r m o , d e p a i . S i m , vida do esprito, que devemos brevemente estarei entre vs, continuamente alimentar em no para dominar, mas para ns: conhecermos a Deus e ao servir segundo o preceito do Verbo Divino, que ele enviou, Evangelho: quem entre vs o o nico no qual podemos maior, seja como o menor e esperar salvao.

Sagrado

Irei para ser o dispensador

Por isso, a minha palavra


de ordem ser sempre aquela que eu quis fosse gravada em meu emblema Episcopal: In omnibus Christus! Cristo em tudo e em todos (Col 3,11) Quando muda de diocese de R avenna para Parma o programa no muda: Para no errar retirarei meus ensinamentos das puras fontes da Sagrada Escritura

Era

um dos itens mais

Sagrada Escritura; (2) incentivar o uso, em dias festivos, segundo o qual o Sacerdote, em cada missa, faria seguir-se leitura do Evangelho em latim, o texto em italiano e que ao mesmo tempo seriam distribudos folhetos com o mesmo texto, acompanhado de uma breve explicao; (3)angariar fundos para ter possibilidade de vender o texto sagrado ao menor preo possvel.

nunca poder alcan-las caminhando em sentido contrrio ao que ensina o E v a n ge l h o d e C r i s t o . E aconselhava: Para comear a incutir esta prtica salutar entre a juventude, sugiro darem, de preferncia, o Santo Evangelho, ao invs de outros livros, como presente e lembrana aos meninos das escolas de Catecismo e da primeira Eucaristia.

remarcados de seu prprio projeto de vida. Em notas pessoais de 1885 (jovem seminarista de vinte anos) encontramos esta inteno: Todo dia vou ler ao menos um captulo da sagrada escritura. Encontramos esta mesma determinao em 1927, idoso bispo de 62 anos. A Palavra de Deus escrita o acompanhou a vida toda, cada dia lia uma pagina da carta que o Cu lhe tinha enviado. Assim costumava apelidar a Bblia.

(andava repetindo) para de parquia em parquia, de alcanarmos, com segurana, comunidade em comunidade, a glria do Cu: ler, meditar e a n u n c i a n d o c o m a r d o r rezar a Palavra de Deus. apostlico: O Evangelho a luz em todo seu fulgor, que Assim como a terra guarda, abriu a nosso olhar horizontes novos e sem limites, dando novo rumo s aspiraes e ao da humanidade. Entre todos os livros, o mais p e r fe i t o , e n t r e t o d a s a s cincias, a mais certa, a mais augusta, a mais ecaz, a mais til, a mais necessria, a mais sublime. esse pequeno livro que produziu a maior e mais salutar das revolues na sociedade, criando, de certa forma, um novo mundo moral. nas suas pginas divinas que os homens sempre encontraram e encontraro a chave, o seg redo para a soluo dos principais problemas que afadigaram e continuaro afadigando a humanidade, a qual sonha, continuamente, com a felicidade e sua melhora, mas em seu seio, a semente destinada a brotar e a produzir muitos frutos, guardemos, no fundo do corao, a Palavra de Deus, a exemplo da Virgem Santa, de quem o Evangelho nos diz que guardava todas estas palavras em seu corao (Lc 2 ,19 . 51 ) . S o m e n t e e n t o sentiremos que a palavra de Deus vida, fora, virtude sobre-humana.

O Bispo Conforti andava

No

h outro caminho

O EVANGELHO EM TODAS AS FAM!LIAS

Fiel a este programa, logo


que teve a possibilidade em 14 de junho de 1919, lanou na diocese o programa: o evangelho em todas as famlias. A campanha no cou s em palavras ou exortaes: criou a Sociedade de S. Jernimo pela difuso do Evangelho. Objetivos desta associao: (1)promover encontros e palestras sobre a

PALAVRA. ENERGIA EVANGELIZADORA

palavra simples e

AT MORTE

Fora para o caminho dos


seguidores de Cristo e fora que abre os caminhos da misso. A Palavra move o corao, o converte a Deus, abre os olhos da mente e d a todos suavidade no consentir e cr na verdade (Vaticano II). Conforti o recordava aos seus missionrios. Jesus, contrariamente aos conquistadores do mundo, no fundou seu reino pela fora das armas, e sim com a palavra que conquista as mentes e com o f a s c n i o d o a m o r, q u e conquista os coraes. Por isso, hoje ele repete tambm a vs, aquelas palavras que dirigiu aos primeiros discpulos: Ide e pregai o meu Evangelho a todos os povos e sejam minhas testemunhas, meus anunciadores at os extremos conns da terra (Mc 16, 15).

luminosa do Evangelho: eis a arma que deveis empunhar, e essa arma ser como faca de dois gumes, que penetrar no ntimo das almas, nelas operando a transformao que somente a virtude de D e u s p o d e f a z e r. E conrmareis a palavra com o exemplo de uma vida santa, com o exerccio fecundo da caridade, com o esprito de sacrifcio que a tudo vos tornar superiores e, ainda, com o herosmo do martrio, Igreja, e sua grande razo de ser. Ela o exerce com a palavra, com a caridade que no conhece limites de espao e de tempo, e com a graa dos Sacramentos, fruto da divina redeno. Nisso se concentra toda a misso de Cristo, dos Apstolos e da Igreja, que uma s e idntica misso: a salvao das almas, a salvao do mundo que ainda no conhece Jesus Cristo. (1927).

Palavra de Deus o

acompanhou sempre, dia aps dia. A Bblia estava sempre no lugar de sua orao, era o livro de suas meditaes, toda a Bblia, pois (dizia) uma boa pregao tem a Bblia por pai e o Evangelho por me. A leitura orante era para ele um espelho, um amigo, um pai, um mdico. Foi ento espontneo e natural que as dbeis foras do seu corpo j ao m e destrudo pela doena pronunciassem duas palavras da escritura, as ltimas: Sive v i v i m o s , s i v e m o r i m u r, D o mini s umo s . Vi vo s o u mortos somoS de Deus (Rm 14,18).Videbo Deus salvatorem meum. Vou ver a Deus, o meu salvador (J 19,26).

So Guido Maria O havia


escutado desde criana contemplando o crucicado. O havia visto nos irmos e irms que encontrara ao longo de seu trabalho pastoral. O havia seguido durante toda sua jornada nesta terra. Agora, aos 66 anos, tendo exercitado o ministrio sacerdotal por 43 anos e servido duas dioceses por um total de 29 anos, agora dia 05 de novembro de 1931 O teria encontrado, Seu Deus e seu Salvador.

Vous aimerez peut-être aussi