Vous êtes sur la page 1sur 4

1- Defina fato social Fato social uma coisa ou maneira de agir que exerce coero sobre o individuo, independente

e e exterior ao mesmo dentro e englobado por uma sociedade. importante destacar que os fatos sociais diferem dos fatos orgnicos, ou seja, a maneia de o individuo pensar, agir, comer. Isso remete ao estudo cientifico. sociologia cabe o estudo da maneira como o individuo se comporta dentro da sociedade. Seja na maneira como se veste, os cultos que frequenta, as ideias em que acredita. So essas coisas classificadas como o fato social, ou seja, conjunto de coisas exteriores ao individuo e aplicveis a toda a sociedade, que condicionam e determinam a suas aes. Sendo que essas coisas tem existncia prpria e independente das manifestaes individuais. 2- Diferencie solidariedade orgnica e solidariedade

mecnica. A solidariedade de Durkheim baseado no consenso entre


os indivduos. A solidariedade mecnica remete a sociedades mais antigas e arcaicas onde a complexidade no existia e era fcil achar a coeso entre o indivduos. Pois eram dividido em cls e nesses cls todos tinham as mesmas noes e valores sociais. So essas similaridades que iro garantir a coeso social. J a solidariedade orgnica estuda as sociedade mais complexas e modernas, onde cada individuo possui funes, profisses e objetivos diferentes. A diviso do trabalho tornou impossvel traar uma coeso baseada em crenas religiosas, valores sociais. Assim a coeso foi encontrada nestas sociedades em cdigos de conduta e regras que estabelece direitos e deveres ao cidado.

3- Qual a relao entre diviso do trabalho social e

individualismo

Com a sociedade industrial o individuo passou a exercer funes cada vez mais diferentes uma das outras tornando-se cada vez mais independente. Surgindo assim um individualismo acentuado que visto por Durkheim como uma expresso normal e saudvel da nova sociedade moderna. Assim a diviso do trabalho social, vindo com a industrializao, parte fundamental da histria do surgimento do ser individual, ou seja, o individualismo. Onde a sociedade um conjunto de pessoas completamente diferente com funes diferente mas que juntas formam um organismo incapaz de viver sem um desses rgo que apesar se exercer funes diferentes so essenciais um para o outro. 4- Diferencie as trs formas de suicdio de acordo com Durkheim.
Suicdio egosta, aquele em que o individualismo se sobrepes as relaes sociais. Onde a pessoa no se v mais incorporada a sociedade tendo poucos ou nenhum lao social. No vendo mais sentido em sua prpria vida. J o suicdio altrusta aquele em que o idividuo se v demasiadamente ligado a sociedade em que vive e capaz de morrer a fim de um ideal. Para o suicida altrusta a sociedade est a cima de sua prpria vida o levando a cometer tal ato para o bem social. Por fim o suicdio anmico aquele em que o suicdio cometido por perda de poder ou de riquezas em uma sociedade que passa por grandes dificuldades, onde h ausncia de regras e o caos est posto. 5- O que tipo ideal?

Tipo ideal um recurso utilizado por estudiosos e estudado por Weber. Para Weber o socilogo a fim de estudar um determinada situao deve criar um tipo ideal que servir de parmetro. Esse tipo s existir nas mente e ser apenas um recurso analtico. Exemplos disso so as religies, a economia a burocracia e etc. 6- Caracterize o individualismo de Weber Weber atribui o fundamento de sua sociologia compreensiva ao indivduo e no sociedade, como a de Durkheim. Para Weber somente o individuo pode ser compreendido, e a sociedade em si no tem essas atribuies compreensivas. Para se estudar a coletividade como famlia, Estado nao. Deve-se analisar a ao individual e cada individuo. Pois so as decises individuais que determinam a formar de organizao coletiva. 7- O que ao social? Weber divide a ao social em quatro deferentes tipos, que seriam tipos ideias. A ao social racional com relao a fins, onde traa-se um objetivo e este buscado de forma puramente racional. A ao social racional com relao a valores, em que o valor, seja tico, religioso, poltico ou esttico, orienta e motiva a ao que tambm racional. A ao social afetiva onde a direo tomada movimentada por sentimentos. E por fim a ao social tradicional em que o ato no pensado e o faz por j o fazer, por tradio ou hbito.

8- Descreva a relao entre tica protestante e o esprito do capitalismo Weber encontra nos ideais reformista um fator tico do ser individual que motiva esse tipo de organizao. Este fator tico motivou o agir prtico-racional diante da religio e do mundo. E o esprito capitalista vem de um conjunto de aes que faz com que o individuo haja segundo normas e princpios racionalmente estabelecidos assim como a reforma motivou os indivduos a agirem. Assim, para Weber a tica protestante motivou a racionalizao da vida que contribuiu para a formao do esprito capitalista.

Vous aimerez peut-être aussi