Vous êtes sur la page 1sur 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CVEIS DA COMARCA DE ARARAQUARA, ESTADO DE SO PAULO.

ANJOCA, brasileiro, solteiro, empresrio, portador da Cdula de Identidade RG. n 34.193.278-4, inscrito no CPF(MF) sob o n 200.371.540-63, domiciliado Av. Dom Pedro, n 740, Campinas/SP, por seu advogado e procurador, conforme instrumento de mandato em anexo (Doc. 1), vem, respeitosamente, propor a AO DE REINTEGRAO DE POSSE COM PEDIDO LIMINAR, segundo procedimento especial previsto no art. 926 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, em face de ZELO, brasileiro, divorciado, torneiro mecnico, portador do RG. N 40.579.831-7, inscrito no CPF sob o n 304.278.240-38, sem residncia fixa, mas sendo encontrado na R. Florida, n 7, Araraquara SP, pelas razes de direito que passa a expor. I - DOS FATOS O Requerente proprietrio de um imvel situado na cidade de Araraquara, na Rua Florida n.07, conforme escritura em anexo (Doc.2), sendo este constitudo de uma casa com rea construda de 100m e terreno de 1000m, que se encontrava desocupado havia mais de dois anos. No entanto, em junho de 2012, sem qualquer permisso, Zelo passou a ocupar o imvel, inclusive executando nele algumas benfeitorias no valor de R$ 10.000,00. Mas apenas em maro de 2013, Anjoca esteve na cidade de Araraquara e encontrou seu imvel invadido por Zelo, oportunidade em que registrou a ocorrncia junto a Delegacia de Polcia do municpio (Doc.3) e, devidamente, notificou o requerido via carta registrada (Doc.4) para desocupar o imvel no prazo de 10 dias, o que no ocorreu at a presente data. Sendo que no foi possvel uma soluo amigvel, ingressa o autor com a presente buscando a soluo do litgio. II - DOS DIREITOS Primeiramente o Autor promove a presente ao no foro territorial competente, visto que o imvel objeto do litgio situa-se na Rua Flrida, n. 07, nesta cidade. Em conformidade, portanto, com o art. 95 do Cdigo de Processo Civil, no qual nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Segundo o disposto no artigo 1210 do Cdigo Civil Brasileiro: Art. 1210 - O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Conforme narrado acima, os requerentes esto sendo esbulhados em sua posse, j que o requerido tomou para si o imvel do mesmo de forma clandestina, ou seja,

s escondidas, insistindo em permanecer no imvel que dos requerentes, mesmo aps a notificao de esbulho. Segundo especificado no artigo 927 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, nas aes possessrias incumbe ao autor: Art. 927 Incumbe ao autor provar: I a sua posse; II a turbao ou o esbulho praticado pelo ru; III a data da turbao ou do esbulho; IV a continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno a perda da posse na ao de reintegrao. Analisando o processo verifica-se que o requerente cumpriu com todos os requisitos acima, no havendo motivos, pois, para o indeferimento da ao. A posse do requerente est mais do que comprovada mediante a escritura pblica de compra e venda de imvel (doc.2) ainda que este nunca tenha exercido atos de posse direta. O esbulho sofrido est devidamente caracterizado pelos fatos acima narrados, que podero ser comprovados pelas testemunhas durante a instruo processual e por meio da ocorrncia. O esbulho ocorreu na data de junho de 2012, onde de forma temerria o ru invadiu a propriedade do auto, que s tomou conhecimento do fato em maro de 2013, como comprova o RDO (Registro Digital de Ocorrncia (Doc. 3). No mais, de acordo com os ensinamentos de Carlos Roberto Gonalves (pg. 156, Vol. 5, 2013), o prazo de ano e dia (posse nova) para o ajuizamento da ao possessria ter incio a partir do momento em que o possuidor tomou conhecimento da prtica do ato, no caso de esbulho clandestino. III - DA MEDIDA LIMINAR Ressalte-se que a posse da requerida nova, dando ensejo, pois, medida liminar, consoante nos ensina o art. 928 do CPC,: Art. 928 Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, sem ouvir o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou reintegrao de posse; no caso contrrio, determinar que o autor justifique previamente o alegado citando-se o ru para comparecer audincia que for designada. Sendo assim, data mxima vnia, deve ser deferida a liminar com a imediata reintegrao da posse ao autor, o que medida de rigor. IV - DO PEDIDO Face ao exposto requer a Vossa Excelncia: a) o deferimento da expedio do mandado liminar de reintegrao de posse, inaudita altera pars, a ser cumprido por Oficial de Justia, para que o autor seja reintegrado na posse do imvel, imediatamente, com ordem para desocupao do terreno por parte do ru ou caso V. Exa. entenda necessrio, a designao de audincia de justificao.

b) a determinao de citao do ru, por Oficial de Justia, com os benefcios do artigo 172, 2, CPC, para que, querendo, apresente defesa que entender cabvel, no prazo de 15 dias, sob pena de revelia. c) a estipulao de penalidade ao ru, em face de eventuais e novos atos ilcitos possessrios, conforme artigo 921, II, CPC. d) a total procedncia da presente ao, tornando definitiva a liminar anteriormente concedida, com a definitiva reintegrao do imvel posse do autor, bem como para condenar o ru nas custas processuais e honorrios advocatcios a serem arbitrados pelo elevado critrio deste douto juzo. V - DAS PROVAS Protesta provar o alegado por todos os gneros de provas em direito permitidos, especialmente depoimento pessoal do ru sob pena de confisso. VI - DO VALOR DA CAUSA D-se a causa o valor R$ 400.000,00.

Termos em que, respeitosamente, pede deferimento.

Araraquara/SP, 20 de maro de 2013.

Advogado OAB/SP

Vous aimerez peut-être aussi