Vous êtes sur la page 1sur 18

2

Sumrio

Contedo
Introduo ..................................................................................................................................... 3 Tolerncia e ajustes ....................................................................................................................... 4 Tolerncia dimensional ............................................................................................................. 4 O que tolerncia dimensional ............................................................................................. 4 Ajustes ................................................................................................................................... 6 Ajuste com folga ................................................................................................................... 7 Ajuste incerto ........................................................................................................................ 9 Sistema furo-base .................................................................................................................. 9 Sistema eixo-base ................................................................................................................ 10 Tolerncia Geomtrica ............................................................................................................ 11 Tolerncias de forma ........................................................................................................... 11 Tolerncias de orientao .................................................................................................... 12 Tolerncia de paralelismo ................................................................................................... 13 Tolerncia de perpendicularidade ....................................................................................... 13 Tolerncia de inclinao...................................................................................................... 14 Tolerncia de posio .......................................................................................................... 15 Tolerncia de localizao .................................................................................................... 15 Tolerncia de concentricidade ou coaxialidade................................................................... 15 Tolerncia de simetria ......................................................................................................... 16 Tolerncia de batimento ...................................................................................................... 17 Concluso .................................................................................................................................... 18 Referncias bibliogrficas ........................................................................................................... 19

Introduo
Na fabricao em srie, necessrio que as peas acopladas sejam passveis de serem trocadas por outras, que tenham as mesmas especificaes das peas originais. Assim, ao se fabricar componentes mecnicos, fundamental que certas peas ajustemse reciprocamente ao mont-las, sem que sejam submetidas a tratamentos ou ajustes suplementares. muito difcil executar peas com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricao est sujeito a imprecises. Sempre acontecem variaes ou desvios nas cotas indicadas no desenho ou na forma do mesmo. Entretanto, a prtica tem demonstrado que as medidas e/ou a geometria das peas ou podem variar, dentro de certos limites, sem que isto prejudique a qualidade. Esses desvios aceitveis nas medidas ou na geometria das peas caracterizam o que chamamos de tolerncia.

Tolerncia e ajustes
As tolerncias vm indicadas, nos desenhos tcnicos, por valores e smbolos apropriados. Por isso, necessrio que se saiba identificar essa simbologia e tambm ser capaz de interpretar os grficos e as tabelas correspondentes. As peas, em geral, no funcionam isoladamente. Elas trabalham associadas a outras peas, formando conjuntos mecnicos que desempenham funes determinadas. Por exemplo:

Num conjunto, as peas se ajustam, isto , se encaixam umas nas outras de diferentes maneiras. No Brasil, o sistema de tolerncias recomendado pela ABNT segue as normas internacionais ISO (International Organization For Standardization ). A observncia dessas normas, tanto no planejamento do projeto como na execuo da pea, essencial para aumentar a produtividade da indstria nacional e para tornar o produto brasileiro competitivo em comparao com seus similares estrangeiros.

Tolerncia dimensional
O que tolerncia dimensional

As cotas indicadas no desenho tcnico so chamadas de dimenses nominais. impossvel executar as peas com os valores exatos dessas dimenses porque vrios fatores interferem no processo de produo, tais como imperfeies dos instrumentos de medio e das mquinas, deformaes do material e falhas do operador. Ento, procurase determinar desvios, dentro dos quais a pea possa funcionar corretamente. Esses desvios so chamados de afastamentos. Os afastamentos so desvios aceitveis das dimenses nominais, para mais ou menos, que permitem a execuo da pea sem prejuzo para seu funcionamento e intercambiabilidade. Eles podem ser indicados no desenho tcnico como mostra a ilustrao a seguir:

Neste exemplo, a dimenso nominal do dimetro do pino 20 mm. Os afastamentos so: + 0,28 mm (vinte e oito centsimos de milmetro) e + 0,18 mm (dezoito centsimos de milmetro). O sinal + (mais) indica que os afastamentos so positivos, isto , que as variaes da dimenso nominal so para valores maiores. O afastamento de maior valor (0,28 mm, no exemplo) chamado de afastamento superior; o de menor valor (0,18 mm) chamado de afastamento inferior. Tanto um quanto outro indicam os limites mximo e mnimo da dimenso real da pea. Somando o afastamento superior dimenso nominal obtemos a dimenso mxima, isto , a maior medida aceitvel da cota depois de executada a pea. Ento, no exemplo dado, a dimenso mxima do dimetro corresponde a: 20 mm + 0,28 mm = 20,28 mm. Somando o afastamento inferior dimenso nominal obtemos a dimenso mnima, isto , a menor medida que a cota pode ter depois de fabricada. No mesmo exemplo, a dimenso mnima igual a 20 mm + 0,18 mm, ou seja, 20,18 mm. Assim, tolerncia a variao entre a dimenso mxima e a dimenso mnima. Para obt-la, calculamos a diferena entre uma e outra dimenso. A imagem seguinte indica o clculo da tolerncia:

Na cota, a tolerncia 0,13 mm (treze centsimos de milmetro). A tolerncia pode ser representada graficamente. Por exemplo:

Nessa representao, os valores dos afastamentos esto exagerados. O exagero tem por finalidade facilitar a visualizao do campo de tolerncia, que o conjunto dos valores compreendidos entre o afastamento superior e o afastamento inferior; corresponde ao intervalo que vai da dimenso mnima dimenso mxima. Qualquer dimenso efetiva entre os afastamentos superior e inferior, inclusive a dimenso mxima e a dimenso mnima, est dentro do campo de tolerncia. As tolerncias de peas que funcionam em conjunto dependem da funo que estas peas vo exercer. Conforme a funo, um tipo de ajuste necessrio.
Ajustes

Para entender o que so ajustes precisamos antes saber o que so eixos e furos de peas. Quando falamos em ajustes, eixo o nome genrico dado a qualquer pea, ou parte de pea, que funciona alojada em outra. Em geral, a superfcie externa de um eixo trabalha acoplada, isto , unida superfcie interna de um furo. O figura a seguir mostra um eixo e uma bucha. Observa-se que a bucha est em corte para mostrar seu interior que um furo.

Eixos e furos de formas variadas podem funcionar ajustados entre si. Dependendo da funo do eixo, existem vrias classes de ajustes. Se o eixo se encaixa no furo de modo a deslizar ou girar livremente, temos um ajuste com folga. Por exemplo:

Quando o eixo se encaixa no furo com certo esforo, de modo a ficar fixo, temse um ajuste com interferncia.

Existem situaes intermedirias em que o eixo pode se encaixar no furo com folga ou com interferncia, dependendo das suas dimenses efetivas. o que se chama de ajuste incerto.

Em geral, eixos e furos que se encaixam tm a mesma dimenso nominal. O que varia o campo de tolerncia dessas peas. O tipo de ajuste entre um furo e um eixo depende dos afastamentos determinados.
Ajuste com folga

Quando o afastamento superior do eixo menor ou igual ao afastamento inferior do furo, temos um ajuste com folga. Por exemplo:

Os dimetros do furo e do eixo tm a mesma dimenso nominal: 25 mm. O afastamento superior do eixo - 0,20; a dimenso mxima do eixo : 25 mm - 0,20 mm = 24,80 mm; a dimenso mnima do furo : 25,00 mm - 0,00 mm = 25,00 mm. Portanto, a dimenso mxima do eixo (24,80 mm) menor que a dimenso mnima do furo (25,00 mm) o que caracteriza um ajuste com folga. Para obter a folga, basta subtrair a dimenso do eixo da dimenso do furo. Neste exemplo, a folga 25,00 mm - 24,80 mm = 0,20 mm.
Ajuste com interferncia

Neste tipo de ajuste o afastamento superior do furo menor ou igual ao afastamento inferior do eixo.

Na cota do furo 250 +0,21, o afastamento superior + 0,21; na cota do eixo: 25+0,28 +0,41, o afastamento inferior + 0,28. Portanto, o primeiro menor que o segundo, confirmando que se trata de um ajuste com interferncia. Para obter o valor da interferncia, basta calcular a diferena entre a dimenso efetiva do eixo e a dimenso efetiva do furo. Imagine que a pea pronta ficou com as seguintes medidas efetivas: dimetro do eixo igual a 25,28 mm e dimetro do furo igual a 25,21 mm. A interferncia corresponde a: 25,28 mm - 25,21 mm = 0,07 mm. Como o dimetro do eixo maior que o dimetro do furo, estas duas peas sero acopladas sob presso.

Ajuste incerto

o ajuste intermedirio entre o ajuste com folga e o ajuste com interferncia. Neste caso, o afastamento superior do eixo maior que o afastamento inferior do furo, e o afastamento superior do furo maior que o afastamento inferior do eixo. Por exemplo:

Compare: o afastamento superior do eixo (+0,18) maior que o afastamento inferior do furo (0,00) e o afastamento superior do furo (+ 0,25) maior que o afastamento inferior do eixo (+ 0,02). Logo, estamos falando de um ajuste incerto. Este nome est ligado ao fato de que no sabemos, de antemo, se as peas acopladas vo ser ajustadas com folga ou com interferncia. Isso vai depender das dimenses efetivas do eixo e do furo.
Sistema furo-base

Imaginando que este desenho representa parte de uma mquina com vrios furos, onde so acoplados vrios eixos. notvel que todos os furos tm a mesma dimenso nominal e a mesma tolerncia H7; j as tolerncias dos eixos variam: f7, k6, p6. A linha zero, que voc v representada no desenho, serve para indicar a dimenso nominal e fixar a origem dos afastamentos. No furo A, o eixo A deve girar com folga, num ajuste livre; no furo B, o eixo B deve deslizar com leve aderncia, num ajuste incerto; no furo C, o eixo C pode entrar sob presso, ficando fixo. Para obter essas trs classes de ajustes, uma vez que as tolerncias dos furos so constantes, devemos variar as tolerncias dos eixos, de acordo com a funo de cada um. Este sistema de ajuste, em que os valores de tolerncia dos furos so fixos, e os dos eixos variam, chamado de sistema furo-base. Este sistema tambm conhecido por

10

furo padro ou furo nico. A imagem a seguir mostra alguns sistemas furo-base recomendados pela ABNT:

A letra H representa a tolerncia do furo base e o numeral indicado ao lado indica a qualidade da mecnica.

Sistema eixo-base

Imagine que o prximo desenho representa parte da mesma mquina com vrios furos, onde so acoplados vrios eixos, com funes diferentes. Os diferentes ajustes podem ser obtidos se as tolerncias dos eixos mantiverem-se constantes e os furos forem fabricados com tolerncias variveis.

O eixo A encaixa-se no furo A com folga; o eixo B encaixa-se no furo B com leve aderncia; o eixo C encaixa-se no furo C com interferncia. A figura a seguir mostra alguns exemplos de eixos-base recomendados pela ABNT:

A letra h indicativa de ajuste no sistema eixo-base. Entre os dois sistemas, o furo-base o que tem maior aceitao. Uma vez fixada a tolerncia do furo, fica mais fcil obter o ajuste recomendado variando apenas as tolerncias dos eixos.

11

Tolerncia Geomtrica
A execuo da pea dentro da tolerncia dimensional no garante, por si s, um funcionamento adequado. Por exemplo:

A figura da esquerda mostra o desenho tcnico de um pino, com indicao das tolerncias dimensionais. A figura da direita mostra como ficou a pea depois de executada, com a indicao das dimenses efetivas. Note que no suficiente que as dimenses da pea estejam dentro das tolerncias dimensionais previstas. necessrio que as peas estejam dentro das formas previstas para poderem ser montadas adequadamente e para que funcionem sem problemas. Do mesmo modo que praticamente impossvel obter uma pea real com as dimenses nominais exatas, tambm muito difcil obter uma pea real com formas rigorosamente idnticas s da pea projetada. Assim, desvios de formas dentro de certos limites no chegam a prejudicar o bom funcionamento das peas.
Tolerncias de forma

As tolerncias de forma so os desvios que um elemento pode apresentar em relao sua forma geomtrica ideal. As tolerncias de forma vm indicadas no desenho tcnico para elementos isolados, como por exemplo, uma superfcie ou uma linha.

Aps a execuo, a superfcie real da pea S pode no ficar to plana como a superfcie ideal S. Entre os desvios de planeza, os tipos mais comuns so a concavidade e a convexidade.

12

Tolerncias de orientao

Quando dois ou mais elementos so associados pode ser necessrio determinar a orientao precisa de um em relao ao outro para assegurar o bom funcionamento do conjunto. Por exemplo:

O desenho tcnico da esquerda mostra que o eixo deve ser perpendicular ao furo. Observe, no desenho da direita, como um erro de perpendicularidade na execuo do furo afeta de modo inaceitvel a funcionalidade do conjunto. Da a necessidade de se determinarem, em alguns casos, as tolerncias de orientao. Na determinao das tolerncias de orientao geralmente um elemento escolhido como referncia para indicao das tolerncias dos demais elementos. O elemento tomado como referncia pode ser uma linha, como por exemplo, o eixo de uma pea. Pode ser, ainda, um plano, como por exemplo, uma determinada face da pea. E pode ser at mesmo um ponto de referncia, como por exemplo, o centro de um furo. O elemento tolerado tambm pode ser uma linha, uma superfcie ou um ponto. As tolerncias de orientao podem ser de: paralelismo, perpendicularidade e inclinao.

13 Tolerncia de paralelismo

Na pea do desenho acima, o eixo do furo superior deve ficar paralelo ao eixo do furo inferior, tomado como referncia. O eixo do furo superior deve estar compreendido dentro de uma zona cilndrica de dimetro t, paralela ao eixo do furo inferior, que constitui a reta de referncia.

Na pea do exemplo anterior, o elemento tolerado foi uma linha reta: o eixo do furo superior. O elemento tomado como referncia tambm foi uma linha: o eixo do furo inferior. Mas, h casos em que a tolerncia de paralelismo de um eixo determinada tomando-se como referncia uma superfcie plana. Qualquer que seja o elemento tolerado e o elemento de referncia, a indicao de tolerncia de paralelismo, nos desenhos tcnicos, vem sempre precedida do smbolo: //
Tolerncia de perpendicularidade

Nesta pea, o eixo do furo vertical B deve ficar perpendicular ao eixo do furo horizontal C. Portanto, necessrio determinar a tolerncia de perpendicularidade de um eixo em relao ao outro. Tomando como reta de referncia o eixo do furo C, o

14

campo de tolerncia do eixo do furo B fica limitado por dois planos paralelos, distantes entre si uma distncia t e perpendiculares reta de referncia.

Dependendo da forma da pea, pode ser mais conveniente indicar a tolerncia de perpendicularidade de uma linha em relao a um plano de referncia. Nos desenhos tcnicos, a indicao das tolerncias de perpendicularidade vem precedida do seguinte smbolo:
Tolerncia de inclinao

O furo da pea representada a seguir deve ficar inclinado em relao base:

Para que o furo apresente a inclinao correta necessrio determinar a tolerncia de inclinao do eixo do furo. O elemento de referncia para determinao da tolerncia, neste caso, o plano da base da pea. O campo de tolerncia limitado por duas retas paralelas, distantes entre si uma distncia t, que formam com a base o ngulo de inclinao especificado a.

Em vez de uma linha, como no exemplo anterior, o elemento tolerado pode ser uma superfcie. Nos desenhos tcnicos, a indicao de tolerncia de inclinao vem precedida do smbolo:

15 Tolerncia de posio

Quando tomamos como referncia a posio, trs tipos de tolerncia devem ser considerados: de localizao; de concentricidade e de simetria. Saiba como identificar cada um desses tipos de tolerncia acompanhando com ateno as prximas explicaes.
Tolerncia de localizao

Quando a localizao exata de um elemento, como por exemplo: uma linha, um eixo ou uma superfcie, essencial para o funcionamento da pea, sua tolerncia de localizao deve ser determinada. Observe a placa com furo, a seguir.

Como a localizao do furo importante, o eixo do furo deve ser tolerado. O campo de tolerncia do eixo do furo limitado por um cilindro de dimetro t. O centro deste cilindro coincide com a localizao ideal do eixo do elemento tolerado.

A indicao da tolerncia de localizao, nos desenhos tcnicos, antecedida pelo smbolo:


Tolerncia de concentricidade ou coaxialidade

Quando duas ou mais figuras geomtricas planas regulares tm o mesmo centro, dizemos que elas so concntricas. Quando dois ou mais slidos de revoluo tm o eixo comum, dizemos que eles so coaxiais. Em diversas peas, a concentricidade ou a coaxialidade de partes ou de elementos, condio necessria para seu funcionamento

16

adequado. Mas, determinados desvios, dentro de limites estabelecidos, no chegam a prejudicar a funcionalidade da pea. Da a necessidade de serem indicadas as tolerncias de concentricidade ou de coaxialidade. Por exemplo:

Essa pea composta por duas partes de dimetros diferentes. Mas, os dois cilindros que formam a pea so coaxiais, pois tm o mesmo eixo. O campo de tolerncia de coaxialidade dos eixos da pea fica determinado por um cilindro de dimetro t cujo eixo coincide com o eixo ideal da pea projetada.

A tolerncia de concentricidade identificada, nos desenhos tcnicos, pelo smbolo:


Tolerncia de simetria

Em peas simtricas necessrio especificar a tolerncia de simetria. Observe a pea a seguir, representada em perspectiva e em vista nica:

Analisando o plano que divide a pea em duas partes simtricas. Na vista frontal, a simetria vem indicada pela linha de simetria que coincide com o eixo da pea. Para determinar a tolerncia de simetria, tomamos como elemento de referncia o plano mdio ou eixo da pea. O campo de tolerncia limitado por dois planos paralelos, equidistantes do plano mdio de referncia, e que guardam entre si uma distncia t. o que mostra o prximo desenho.

17

Nos desenhos tcnicos, a indicao de tolerncia de simetria vem precedida pelo smbolo:
Tolerncia de batimento

Quando um elemento d uma volta completa em torno de seu eixo de rotao, ele pode sofrer oscilao, isto , deslocamentos em relao ao eixo. Dependendo da funo do elemento, esta oscilao tem de ser controlada para no comprometer a funcionalidade da pea. Por isso, necessrio que sejam determinadas as tolerncias de batimento, que delimitam a oscilao aceitvel do elemento. As tolerncias de batimento podem ser de dois tipos: axial e radial. Axial, como j dito, refere-se a eixo. Batimento axial quer dizer balano no sentido do eixo. O campo de tolerncia, no batimento axial, fica delimitado por dois planos paralelos entre si, a uma distncia t e que so perpendiculares ao eixo de rotao.

O batimento radial, por outro lado, verificado em relao ao raio do elemento, quando o eixo der uma volta completa. O campo de tolerncia, no batimento radial delimitado por um plano perpendicular ao eixo de giro que define dois crculos concntricos, de raios diferentes. A diferena t dos raios corresponde tolerncia radial. As tolerncias de balano so indicadas, nos desenhos tcnicos, precedidas do smbolo:

18

Concluso

Para o desenvolvimento de qualquer projeto mecnico, de suma importncia o conhecimento de informaes das peas e materiais que o compem, e a tolerncia uma das principais informaes que se pode ter. A partir do conhecimento da tolerncia dimensional e geomtrica de uma pea possvel dar garantias aos clientes que iro usufruir do produto, como por exemplo, estipular sua vida til. Portanto, para que projetos apresentem os resultados esperados e uma melhor qualidade, o conhecimento sobre a tolerncia das peas fundamental.

19

Referncias bibliogrficas

http://mechanicalhandbook.blogspot.com.br/2011/02/tolerancia-geometrica.html Acessado em: 13/04/13 s 13h45min http://mechanicalhandbook.blogspot.com.br/2011/02/tolerancia-dimensional.html Acessado em: 13/04/13 s 13h30min

Vous aimerez peut-être aussi