Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS - CCT CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ECV

PROJETO DO TCC Acadmico: Rafael Kniss Professor: Ralf Klein

TTULO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO - TCC

ANALISE ESTRUTURAL DE LAJES PARA EDIFICAES RESIDENCIAIS.

1 INTRODUO

O surgimento do concreto armado ocorreu na frana por volta de 1861, quando um paisagista construiu uma ponte vencendo um vo de 16,5 metros. (BASTOS, 2006) A primeira teoria de dimensionamento do concreto armado ocorreu apenas em 1902, na Alemanha, quando Morsch realizou diversos experimentos e suas teorias acabaram resultando nas primeiras normas de dimensionamento. A trelia clssica de Morsch considerada uma das maiores invenes de concreto armado e ainda considerada vivel mesmo tendo se passado mais de 100 anos desde a sua descoberta. (BASTOS, 2006). No Brasil, as primeiras construes em concreto armado ocorreram em 1904 no Rio de Janeiro, onde foram construdas casas e sobrados em Copacabana. (BASTOS, 2006).

2 RELEVNCIA DA PESQUISA Com o grande aumento da competitividade no ramo da construo civil e a reduo da mo-de-obra especializada, de grande importncia estudar os diversos tipos de sistemas construtivos, para, assim, oferecer aos clientes uma moradia com um baixo custo de construo, boa qualidade construtiva e agilidade.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste Trabalho de Concluso de Curso fazer uma comparao entre lajes macias e lajes nervuradas.

3.2 Objetivos especficos Explanar sobre as lajes treliadas pr-moldadas armadas unidirecionais e as bidirecionais. Explanar sobre as lajes macias moldadas in loco unidirecionais e as bidirecionais. Detalhar o projeto estrutural da laje treliada existente do edifcio. Pr-dimensionar a laje do andar escolhido para laje macia. Descobrir a eficincia de cada tipo de laje em estudo para um pavimento tipo, com carregamentos j detalhados do projeto estrutural da laje treliada prmoldada. Determinar o custo por metro quadrado (m) de cada tipo de laje; Analisar as suas vantagens econmicas, arquitetnicas e o grau de dificuldade de execuo. Discutir os resultados encontrados.

4 REVISO BIBLIOGRFICA 4.1 Lajes Macias.

As lajes macias so aquelas que seus componentes so basicamente ao e concreto. Essa laje a mais comum quando falamos em casas ou de edifcios residenciais, pois apresentam um menor custo e so as menos trabalhosas de serem executadas. Esse tipo de laje pode ser de concreto armado ou de armao protendida, como nosso estudo visa s armaduras uni e bidirecionais, no estudaremos a fundo as lajes protendidas.

4.2 Lajes Nervuradas

As lajes nervuradas so lajes de concreto armado onde as sesses onde ocorrem trao devido ao momento positivo so transmitidas atravs das suas nervuras. Entre as nervuras, pode-se colocar material inerte como tijolos ou isopor. Esse material de enchimento no contribui na resistncia da laje nervurada, contribuindo apenas na facilidade de fazer o acabamento e em questes acsticas. Apenas as nervuras e as mesas proporcionam a resistncia e rigidez desse sistema construtivo. (ABNT, 2003)

4.3 Lajes armadas em uma direo. As lajes armadas em uma direo apresenta geralmente a largura maior que o comprimento ou vice e versa. Como os maiores esforos na laje percorrem o menor caminho, esse caminho denominado direo principal. Na outra direo, chamada direo secundaria, o esforo solicitante muito baixo, e geralmente desprezado na hora do calculo. (BASTOS, 2005)

4.4 Lajes armadas em duas direes

Nas lajes armadas em duas direes a relao entre os vos tem que ser menor que 2, ou seja, o lado maior dividido pelo lado menor tem que ser menor que o 2. (BASTOS, 2005).

5 METODOLOGIA

Ser utilizado como base de estudo um pavimento tipo de um prdio existente. O prdio atualmente possui lajes projetadas para suportar at 500Kgf/m de carga acidental alem do peso prprio da estrutura e foi construdo utilizando lajes nervuradas pr-moldadas. Aps estudar os projetos estruturais fornecidos pela Construtora Tit LTDA, ser refeito um pr-dimensionamento do pavimento tipo escolhido, onde irei calcula-lo como se fosse ser construdo com o sistema de laje macia, podendo determinar uma nova espessura e um novo volume de concreto e de ao que cada sistema consome e compara-los entre si, para determinar qual sistema consome menos insumos. Depois que for refeito o pr-dimensionamento, ser determinado o custo desses materiais no mercado local e na TCPO a quantidade de horas necessrias para executar tais servios, determinando assim o custo por metro quadrado de cada laje.

6 MATERIAIS OU DADOS Para a realizao desse trabalho sero utilizados como materiais de estudos as lajes, nervurada (treliada pr-moldada) unidirecional, bidirecional, laje macia unidirecional e bidirecional. Ser utilizado tambm softwares como a Tabela de Composio de Preos para Oramento (TCPO), para o auxilio na composio dos custos com a mo de obra, Excel para construo de tabelas e grficos e o Autocad para o desenho de detalhamentos. O projeto estrutural da laje treliada pr-moldada ser fornecido pela Construtora Tit e terei como minha responsabilidade desenvolver o projeto estrutural da laje macia, atravs das tabelas de Marcus.

7 CRONOGRAMA

MARO MONTAGEM PPROJETO REVISO BIBLIOGRFICA ESTUDO DE CASO PARTE ESCRITA E APRESENTAO FINAL X E APRESENTAO DO X

ABRIL X

MAIO

JUNHO

X X X X

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASTOS, Paulo Sergio dos Santos. Histrico e principais elementos estruturais de concreto armado. So Paulo/SP, 2006. Notas de Aula, UNESP. BASTOS, Paulo Sergio dos Santos. Lajes de Concreto. So Paulo/SP, 2005. Notas de Aula, UNESP. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Projeto de estruturas de concreto Procedimento, NBR 6118. Rio de Janeiro, ABNT, 2003, 221p.

Acadmico:____________________________________

Orientador:____________________________________

Blumenau, ____ de _____________ de 2_____.

_________________________ Acadmico Assinatura

_________________________ Orientador Assinatura

Vous aimerez peut-être aussi