Vous êtes sur la page 1sur 9

ENSINO SECUNDRIO

rea Curricular de G e o g r a f i a [2011/2012]

MDULO 1 - POPULAO: EVOLUO E CONTRASTES REGIONAIS RESUMO


1. Evoluo da populao portuguesa at meados do sculo XX Para compreender a evoluo da populao, necessrio realizar uma anlise detalhada do comportamento, no tempo e no espao, das variveis demogrficas que condicionam essa evoluo, a saber:
. . . . . Crescimento natural (CN) = Natalidade Mortalidade Taxa crescimento natural = Taxa Natalidade Taxa Mortalidade Saldo migratrio (SM) = Imigrao (entrada) Emigrao (sada) Crescimento efetivo = Crescimento natural + Saldo migratrio Taxa crescimento efetivo = CN + SM x 1000 Populao absoluta (total)

A evoluo de uma populao (crescimento efetivo) resulta da combinao do CN com o SM. A evoluo da populao portuguesa tem acompanhado, com um ligeiro atraso, as tendncias demogrficas verificadas nos pases desenvolvidos, nomeadamente no que diz respeito ao modelo de transio demogrfica.
FASE 1
Estabilidade com valores elevados

Modelo de Transio Demogrfica FASE 2 FASE 3


Grande expanso inicial Expanso tardia e moderada

FASE 4
Estabilidade com valores baixos

Taxa de mortalidade

Populao total

Taxa de natalidade

DIFERENTES FASES DO MODELO DE TRANSIO DEMOGRFICA . . . . . . . . . . . . prpria de sociedades mais primitivas a populao estabiliza, com valores muitos elevados de natalidade e de mortalidade valores de natalidade rondam os 40%o e com valores muito constantes valores de mortalidade muito elevados, mas por vezes irregulares caraterstica dos pases em incio do processo de desenvolvimento manuteno dos valores elevados da natalidade declnio acentuado da mortalidade, devido melhoria das condies de higiene e de sade crescimento da populao a um ritmo acelerado prpria dos pases em pleno processo de desenvolvimento declnio acentuado da natalidade, a qual desce para valores prximos dos 10%o manuteno dos valores baixos de mortalidade, devido s melhorias da assistncia mdica estabilizao do CN, com valores muito baixos de natalidade e de mortalidade

FASE 1

FASE 2

FASE 3

FASE 4

. prpria dos pases que iniciaram muito cedo este processo de transio demogrfica (pases mais desenvolvidos) . valores excessivamente baixos de natalidade, podendo ser inferiores aos da mortalidade . valores de mortalidade muito baixos, com tendncia para uma ligeira subida, devido ao envelhecimento . estagnao ou reduo da populao

Em Portugal, na segunda ram alteraes significativas nos influenciando a evoluo da que aumentou em cerca de 2

metade do sculo XX, ocorrecomportamentos demogrficos, populao absoluta (total), milhes de habitantes.

Professor: Rui Pimenta (junho 2012)

p. 1 de 9

Durante sculo

a XX

segunda (de 1950

metade a 2000)

do e

princpio do novo sculo, conforme o demonstra a evoluo das taxas de crescimento natural e de saldo

migratrio (figura ao lado), pode concluir-se que:

- se registou um aumento continuado da populao apesar da descida da taxa de crescimento natural, mais acentuada a partir do incio dos anos 80; - na dcada de 60, ocorreu um quebra significativa da populao que se deveu, essencialmente, ao intenso fluxo migratrio (para a Europa) refletido na taxa de saldo migratrio bastante negativa durante esse perodo; - a taxa de saldo migratrio aumentou na dcada de 70, atingindo o sue valor mais alto em 1975, o que se deveu ao regresso de grande nmero de portugueses das ex-colnias (retornados), na sequncia do processo de independncia, aps a Revoluo do 25 de Abril de 1974, mas tambm devido diminuio da emigrao; - a taxa de saldo migratrio volta a ter valores negativos durante os anos 80, o que, em conjunto com a descida da taxa de crescimento natural, explica a quase estagnao da populao nessa dcada; - na dcada de 90, a taxa de saldo migratrio aumentou novamente, mantendo-se positiva at ao ltimo ano considerado, fato que se deveu ao aumento da imigrao. 2. Desigualdades nos comportamentos demogrficos a nvel regional Crescimento natural Atualmente, como

sabido, a taxa de crescimento natural em Portugal reduzida, pois que, quer a taxa quer de a

natalidade

taxa de mortalidade tm valores baixos e muito prximos. Contudo, conforme os mapas o documentam, regionalmente aquelas variveis apresentam diferenas notrias.
. a taxa de natalidade apresentava os valores mais elevados nas duas Regies Autnomas, na Grande Lisboa, na Pennsula de Setbal e no Algarve. Contrariamente, a Assim, em 2007: quase totalidade das regies do Interior regista os valores mais baixos; . a taxa de mortalidade apresentava os valores mais altos nas mesmas regies onde a taxa de natalidade era mais baixa, ou seja, no Interior. Em contrapartida, os valores mais baixos pertencem Pennsula de Setbal e s regies do Norte Litoral: Cvado, Ave, Grande Porto, Tmega e Entre Douro e Vouga; . a taxa de crescimento natural apresentava valores positivos em apenas 11 NUT III, destacando-se pela negativa a maioria das regies do Interior, mais despovoadas e com populao mais envelhecida e, por isso, com taxa de natalidade mais baixa e taxa de mortalidade mais alta.
Professor: Rui Pimenta (junho 2012) p. 2 de 9

Saldo migratrio As migraes caraterizam, desde h muito, o espao portugus, embora tenham variado as razes e as origens, os destinos e a intensidade dos fluxos migratrios. A nvel interno, o xodo rural foi muito acentuado nas dcadas de 60 e 70 e contribuiu decisivamente para a atual desigualdade na repartio espacial da populao. Atualmente, o xodo rural ainda persiste, mas direcionado, sobretudo, para as cidades de mdia dimenso. A nvel externo, a emigrao teve a sua maior expresso na dcada de 60 e incio de 70, sobretudo em direo aos pases da Europa Ocidental, principalmente Frana e Alemanha, devido ao fraco desenvolvimento das atividades econmicas no nosso pas, falta de emprego, ao regime poltico de ditadura e guerra colonial, que levou muitos jovens a emigrar para fugir ao servio militar. A partir de 1973, a emigrao permanente diminui, devido crise internacional associada subida do preo do petrleo e modernizao das atividades econmicas, que fez aumentar o desemprego. A revoluo de 25 de Abril de 1974 contribui tambm para o decrscimo da emigrao, pois permitiu a democratizao da sociedade portuguesa, o fim da guerra colonial e a abertura da economia ao exterior. Alm disso, deu-se o regresso de muitos portugueses das ex-colnias. Durante os anos 80, continuou a tendncia decrescente da emigrao, verificando-se tambm que esta passou a ser predominantemente temporria por um perodo inferior a um ano. Na dcada seguinte, a emigrao aumentou novamente, mantendo-se, no entanto, em valores baixos at atualidade. Em meados dos anos 90, o saldo migratrio voltou a ter valores positivos, fato que se deveu ao aumento da imigrao. A integrao na Unio Europeia, o crescimento econmico e a internacionalizao da economia portuguesa tornaram Portugal um pas atrativo. Crescimento efetivo Graas ao aumento da imigrao, a taxa de crescimento efetivo da populao portuguesa registou um aumento desde o incio dos anos 90, invertendo essa tendncia a partir de 2002, mas mantendo-se ainda positivo em 2007. Os valores registados so os que o grfico documenta, destacando-se: - com valores mais altos, o Algarve e Lisboa, devido predominncia da imigrao e as Regies Autnomas, pelo saldo positivo do CN; - com o nico valor negativo, bastante significativo, - 4,4%o, o Alentejo, como seria de esperar, apresenta um decrscimo de efetivos, devido ao envelhecimento da populao (CN negativo, j que N < M) e assinalvel emigrao/xodo rural (SM negativo, ou seja, I < E). 3. As estruturas e os comportamentos sociodemogrficos A estrutura etria A evoluo dos comportamentos demogrficos atrs estudados, reflete-se na estrutura etria da populao.
. Estrutura etria = corresponde composio da populao por idades e sexos. . Grupos etrios = conjuntos de idades compreendendo: . os jovens, indivduos entre os 0 e os 14 anos; . os adultos, indivduos a partir dos 15 at aos 64 anos; . os idosos, indivduos com mais de 65 anos. . Envelhecimento demogrfico = aumento da importncia relativa da populao idosa na populao total.

Professor: Rui Pimenta (junho 2012)

p. 3 de 9

De 1960 em diante, a pirmide etria portuguesa revela um progressivo aumento do topo (A) e diminuio da base (B), o que permite concluir que a populao residente em Portugal tem vindo a sofrer um contnuo processo de envelhecimento demogrfico. Esta realidade fica a dever-se:
- por um lado, ao aumento da longevidade, que tem como consequncia o aumento do nmero de idosos (A); - e, por outro, ao declnio da fecundidade (B), que traduz numa reduo do nmero de jovens.

Fonte: INE, 2006

. Esperana Mdia de Vida = nmero de anos nascena que, em mdia, um indivduo tem probabilidade de viver. . Taxa de natalidade (ver pgina 2). . ndice sinttico de fecundidade = nmero mdio de filhos por cada mulher em idade frtil (dos 15 aos 49 anos), num territrio, num dado perodo, geralmente um ano. Sempre que apresenta um valor inferior a 2,1, a renovao de geraes no est assegurada. . Taxa de fecundidade = nmero de nados-vivos (nascimentos), por mil mulheres em idade frtil, num territrio, num dado perodo, geralmente um ano. . ndice de envelhecimento = relao entre a populao idosa e a populao jovem, geralmente expressa em percentagem, nmero de idosos por cada 100 jovens IE = Populao idosa ( 65 anos) x 100 Populao jovem (< 15 anos)

Assim, o envelhecimento demogrfico pelo topo fica a dever-se ao aumento da esperana mdia de vida permitido pela diminuio da taxa de mortalidade, sobretudo, por causa:
- da melhoria das condies de vida; - do aumento da segurana no trabalho; - do desenvolvimento da medicina; - da melhoria significativa da assistncia na doena.

De um outro modo, o envelhecimento demogrfico pela base deve-se reduo dos indicadores de natalidade: taxa de natalidade, ndice sinttico de fecundidade e taxa de fecundidade. Em Portugal, desde a dcada de 80, o ndice sinttico de fecundidade inferior a 2,1, devido a fatores como:
- prolongamento do tempo da escolaridade obrigatria e aumento do nvel de instruo; - adiamento do casamento e do nascimento do 1 filho, devido ao investimento na carreira profissional; - generalizao do planeamento familiar e do uso de contracetivos; - aumento da taxa de atividade feminina; - aumento da exigncia e das despesas com a educao das crianas; - dificuldade no acesso habitao, sobretudo nos meios urbanos.

No plano regional, relativamente estrutura etria, destacam-se:


- o Norte, os Aores e a Madeira com uma populao menos envelhecida (proporcionalmente, os jovens so superiores aos idosos); - com uma populao mais envelhecida, o Alentejo e o Centro.

Globalmente, associados s diferenas verificadas na estrutura etria, a distribuio espacial do ndice de envelhecimento (ver mapa pgina seguinte) revela tambm contrastes, sendo que:
- nas regies de maior interioridade, maioritariamente nas NUT III do Alentejo e do Centro, que se registam as mais altas percentagens de idosos, por causa das mais baixas taxas de natalidade e das mais altas taxas de mortalidade;
Professor: Rui Pimenta (junho 2012) p. 4 de 9

- com as maiores percentagens de jovens e as mais baixas de idosos, apresentam-se as regies do Cvado, Ave, Tmega, Aores e Madeira.

As migraes, internas e externas, tambm influenciaram a estrutura etria da populao portuguesa. sabido que: - o xodo rural foi a principal causa da litoralizao do nosso Pas, uma vez que as reas urbanas mais atrativas localizam-se no Litoral. Enquanto a chegada ao Litoral de populao jovem vinda do Interior levou expanso das reas urbanas, ao aparecimento de infraestruturas de apoio (escolas, vias de comunicao, centros de sade, etc.) e a um maior dinamismo social e econmico, em contrapartida, no Interior, foi-se assistindo a um envelhecimento da populao, a uma diminuio da populao ativa e, consequentemente, perda de dinamismo socioeconmico. - a emigrao, teve consequncias semelhantes s descritas, mais evidentes nas regies do Interior. A sada de populao jovem e jovem adulta, teve um grande impacto pelo facto do nmero de habitantes ser menor naquelas regies. - o aumento da imigrao, com predomnio dos jovens e jovens adultos, sobretudo a partir do incio do sculo XXI (ano 2000), est a:
. provocar o crescimento do nmero de habitantes e da populao ativa; . permitir a manuteno dos nveis de fecundidade; . contribuir para desacelerar do processo de envelhecimento.

A estrutura da populao ativa e do emprego


. Populao ativa = total da populao disponvel para a produo de bens e servios que entram no circuito econmico, podendo estar a exercer uma profisso remunerada ou encontrando-se desempregada. . Populao inativa ou no ativa = conjunto dos jovens, idosos, invlidos, donas de casa ou outros, que, embora exercendo uma atividade ligada produo de bens ou servios, no entram no circuito econmico. . Taxa de atividade = relaciona populao ativa com a populao absoluta (total) e expressa-se em percentagem. TA = Populao ativa x 100 Populao absoluta

Em Portugal os valores da taxa de atividade registaram um aumento progressivo e significativo at 2000, com um ligeiro decrscimo at 2007. De entre os motivos que conduzem ao aumento da TA, destacam-se:
- a maior participao da mulher no mercado de trabalho; - a existncia de um saldo migratrio positivo, situao que se verifica quando a imigrao superior emigrao.

A situao de envelhecimento demogrfico que Portugal experimenta, implica uma diminuio da taxa de atividade, devido conjugao de vrios aspetos: o aumento de pessoas reformadas, reduo da taxa de natalidade e a entrada mais tardia dos jovens no mundo do trabalho.

Professor: Rui Pimenta (junho 2012)

Evoluo da taxa de atividade total (A) e feminina (B), em Portugal (1970 a 2007) p. 5 de 9

A distribuio da populao atividade econmica revela:

ativa

por

setores

de

- diminuio da populao ativa empregue no setor primrio. Apesar desta situao traduzir alguma modernizao do setor, ela fundamentalmente motivada pelo abandono do meio rural (xodo rural), do trabalho mal pago e do baixo nvel de vida. - crescimento do setor secundrio, de forma significativa nas dcadas de 50, 60 e 70, perodo que corresponde a um certo desenvolvimento do setor ligado indstria. No perodo seguinte, regista-se uma diminuio da populao empregue neste setor, fruto de algum desensenvolvimento e modernizao tecnolgica da nossa indstria.
Evoluo do emprego por sectores de atividade, em Portugal (1950 a 2007)

- o setor tercirio foi o que mais cresceu, empregando, atualmente, mais de metade da populao ativa. Esta evoluo acompanha a tendncia de terciarizao da economia e tem a ver com a melhoria das condies de vida da populao, que se repercute no aumento e diversificao de (novos) servios, no mbito das telecomunicaes, servios sociais, administrao pblica, educao e sade, servios financeiros, turismo e lazer, comrcio.

A repartio do emprego pelos setores de atividade apresenta algumas diferenas regionais, que so, simultaneamente, causa e efeito das assimetrias demogrficas e sociais existentes em Portugal. Assim, na regio Centro o setor primrio tem maior relevncia; o setor secundrio emprega mais populao no Norte (indstrias bastante intensivas em mo de obra); e o setor tercirio o mais importante em todo o Pas. Nveis de escolaridade e de qualificao profissional O desenvolvimento econmico de um pas, a capacidade de dar resposta aos desafios que se lhe colocam, de modo a inserir-se com competitividade na comunidade internacional, depende em grande medida do grau de instruo e de qualificao da sua populao. Apesar da melhoria considervel dos ltimos anos, mais de dois teros da populao ativa portuguesa, em 2007, no ultrapassava o nvel bsico de instruo (9 ano). Numa anlise regional, Lisboa destaca-se claramente pelos nveis de escolaridade mais altos (ensino secundrio e superior). Alm desta regio, apenas o Algarve se situa ao nvel da mdia nacional de escolaridade secundria e superior, enquanto que as regies Centro e Aores detinham (2007) as maiores percentagens da populao ativa sem instruo. Cumulativamente, a situao de dfice de qualificao agrava-se, uma vez que, coincide com nveis de qualificao profissional insuficientes para dar resposta s alteraes que se tem vindo a verificar no mundo do trabalho, atravs da introduo de novas tecnologias e at do nascimento de novas atividades e que exigem novas competncias, domnio de novas tcnicas e novas formas de organizao do trabalho. Principais problemas sociodemogrficos Em Portugal, como vimos antes, um dos principais problemas demogrficos o envelhecimento da populao que tende a agravar-se, uma vez que se prev a continuao do declnio da fecundidade, acarretando consequncias sociais e econmicas importantes. O aumento do nmero de idosos conduzir a um acrscimo das despesas com o sistema de sade, os servios e equipamento de apoio a idosos e, sobretudo, com o pagamento das penses de reforma. A diminuio do nmero de jovens levar, a mdio prazo, reduo da populao em idade ativa, provocando a:
- reduo das contribuies para a Segurana Social, o que pe em causa a sua sustentabilidade; - necessidade de introduzir alteraes no funcionamento do sistema de Segurana Social, no regime de aposentao, na idade de reforma, etc.
Professor: Rui Pimenta (junho 2012) p. 6 de 9

A populao jovem e idosa dependem da populao ativa. Esta relao pode ser avaliada pelos ndices de dependncia de jovens e de idosos, cuja soma nos d o ndice de dependncia total.
. ndice de dependncia de jovens = relao entre a populao jovem e a populao em idade ativa (grupo dos adultos), geralmente expressa em percentagem (n de jovens por cada 100 pessoas em idade ativa). IDJ = Populao jovem (< 15 anos) x 100 Populao adulta (dos 15 aos 64 anos)

. ndice de dependncia de idosos = relao entre a populao idosa e a populao em idade ativa, geralmente expressa em percentagem (n de idosos por cada 100 indivduos em idade ativa). IDI = Populao idosa ( 65 anos) x 100 Populao adulta (dos 15 aos 64 anos)

. ndice de dependncia total = relao entre a populao dependente (jovens e idosos) e a populao em idade ativa, geralmente expressa em percentagem (n de dependentes por cada 100 pessoas em idade ativa). IDT = Populao jovem + populao idosa ( 65 anos) x 100 Populao adulta (dos 15 aos 64 anos)

Outros problemas sociais decorrem diretamente dos baixos nveis de escolaridade e de qualificao profissional, que se refletem na baixa produtividade da economia portuguesa e, alm disso, dificultam o desenvolvimento econmico e a reconverso profissional da mo de obra. Uma populao ativa, pouco instruda e qualificada, encontra-se mais vulnervel s flutuaes do mercado de trabalho, sobretudo nas situaes de crise econmica, como a que o mundo atravessa desde 2008, em que o desemprego tende a aumentar. A taxa de desemprego, em Portugal, evidencia essa vulnerabilidade que, alm dos trabalhadores pouco qualificados, afeta tambm de forma mais grave os jovens dos 15 ao 24 anos e as mulheres.
. Empregabilidade = capacidade de um profissional se adaptar s novas necessidades e dinmica de novos mercados de trabalho. . Taxa de desemprego = percentagem de desempregados face ao total da populao ativa.

Em Portugal subsistem ainda outros problemas como:


- a persistncia da elevada percentagem do desemprego de longa durao (> 12 meses) no desemprego total; - o recurso abusivo ao emprego temporrio, de contratos a prazo, ao trabalho a recibos verdes, ao subemprego (nmero de horas dirio inferior durao normal do dia de trabalho) e ao trabalho ilegal.

Entre as possveis solues para os referidos problemas temos:


- a adopo de polticas demogrficas de incentivo natalidade, para possibilitar o rejuvenescimento da populao, tais como: . o aumento dos abonos de famlia, em funo do nmero de filhos; . a reduo de impostos para as famlias mais numerosas; . o alargamento do perodo de licena maternal e paternal; . a criao de maiores apoios aos tratamentos de fertilidade; . o alargamento da rede da educao pr-escolar, com horrios compatveis com a atividade profissional dos pais; . a regulamentao da adopo de crianas de outros continentes; . etc. - a implementao de medidas que elevem os nveis de escolaridade e qualificao profissional, como por exemplo: . o alargamento da escolaridade obrigatria, para aumentar os nveis de instruo; . o alargamento da oferta do ensino profissional, de modo a diversificar os percursos escolares e, assim, combater o abandono escolar e preparar os jovens para a vida ativa; . o ajustamento da formao profissional s necessidades das empresas; . a dinamizao de formao contnua ao longo da vida; . a requalificao da populao ativa, nos diferente setores de atividade; . etc.
Professor: Rui Pimenta (junho 2012) p. 7 de 9

- o apoio inovao tecnolgica nas escolas, universidades, administrao pblica e empresas, de modo a melhorar a produtividade e competitividade. - a valorizao da participao da populao idosa, promovendo a patilha da sua experincia com as geraes mais jovens, nomeadamente nas atividades artesanais.

4. A distribuio da populao Em Portugal, a distribuio da populao residente carateriza-se por grandes desigualdades. No continente, evidencia-se o contraste entre o Interior, onde se registam os valores mais baixos de densidade populacional, e o Litoral, com as maiores densidades populacionais, sobressaindo a faixa litoral de Setbal a Viana do Castelo, e a parte litoral algarvia. Destacam-se as concentraes demogrficas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Atualmente, mantm-se a tendncia para o acentuar:
- da litoralizao, isto , a concentrao da populao e das atividades econmicas no Litoral; - da bipolarizao, ou seja, um registo de densidade populacional bastante mais elevado em duas reas, Lisboa e Porto, que concentravam, em 2007, 42% da populao residente; - do despovoamento do Interior perda progressiva de populao, em particular das reas rurais.
Fonte: Censos 2011 Resultados provisrios, INE.

Problemas associados aos contrastes na distribuio da populao


No Litoral No Interior

Em muitas reas urbanas a excessiva concentrao de pessoas e atividades faz ultrapassar a capacidade de carga humana possibilidade de resposta s necessidades da populao, mantendo a qualidade de vida e surgem problemas: o desordenamento do espao com construo excessiva de edifcios, falta de espaos verdes e aparecimento de bairros degradados e de construo no planeada; a sobrelotao dos equipamentos e das infraestruturas, que origina grandes congestionamentos de trnsito e insuficincia dos servios de sade, educao, transportes, justia, etc.; a degradao ambiental, devido poluio atmosfrica, excessiva produo de resduos, impermeabilizao dos solos, que impede a infiltrao da gua da chuva, e ocupao de solos de aptido agrcola para fins urbanos; a desqualificao social e humana motivada por problemas como o desemprego, o subemprego, a pobreza, a marginalidade, a insegurana, o aumento de doenas ligadas ao stress e a diminuio da qualidade de vida.
Professor: Rui Pimenta (junho 2012)

Em muitas reas do Interior, o fraco povoamento , simultaneamente, causa e efeito de problemas como: o abandono dos campos e de muitas reas florestais, que implicam problemas ambientais; a fraca oferta de bens e servios; a insuficincia de infraestruturas de saneamento bsico e de distribuio de eletricidade, gua e telecomunicaes; a falta/abandono de estradas e o encerramento de ferrovias; a falta de mo de obra para a vigilncia e proteo das florestas; a dificuldade em preservar o patrimnio construdo e natural.

p. 8 de 9

Possveis solues A correo das assimetrias na distribuio da populao passa, necessariamente, pela promoo do desenvolvimento do Interior do Pas. Para isso, ser necessrio um trabalho de planeamento, escala nacional, regional e municipal que promova: a melhoria das infraestruturas e das acessibilidades, otimizando a sua utilizao, por exemplo, com atividades tursticas; a criao de servios essenciais de apoio populao, de modo a promover a qualidade e a combater o isolamento da populao idosa; o desenvolvimento de atividades econmicas, com recurso a incentivos financeiros e fiscais, para promover a criao de emprego e o dinamismo econmico e social; a valorizao dos recursos naturais, quer pela produo de energia renovvel quer para promoo de atividades e cultura e lazer; a criao de benefcios e incentivos fixao de profissionais qualificados, como mdicos, professores e quadros superiores e empresas, que se instalem no Interior do Pas, de modo a assegurar servios e a dinamizar a economia. Os fatores fsicos e humanos
O relevo Na faixa litoral, entre Viana do Castelo e Setbal e na faixa litoral algarvia, predomina um relevo menos acidentado, com plancies como as do Mondego, do Tejo e do Sado. Nas regies do Interior, a norte do rio Tejo, o relevo mais acidentado predominam as montanhas e os planaltos. A conjugao de relevo, clima e solos mais favorveis no Litoral criou condies atrativas para a fixao humana: maior acessibilidade natural; maior facilidade de construo e expanso de cidades e de vias de comunicao; melhores condies para a prtica da agricultura, a atividade econmica mais importante nos nosso Pas at meados dos sculo XX.

Fatores fsicos

O clima Na Litoral, sobretudo a norte do Tejo, pela influncia do Atlntico, o clima mais hmido e mais ameno, com diferenas menores entre as temperaturas de Inverno e de Vero. No Interior, registam-se temperaturas mais baixas no Inverno e mais altas no Vero e, sobretudo no Sul, o clima carateriza-se por uma secura acentuada. Os solos No Litoral, o relevo e o clima favorecem a formao de solos mais frteis e produtivos, sobretudo nas plancies. No Interior predominam solos mais pobres. As reas urbanas No Litoral, existem mais cidades e com maior dimenso. No Interior, h menos cidades e so de menor dimenso. As atividades econmicas

Fatores humanos

No Litoral, localiza-se a grande maioria das empresas industriais e tercirias e tambm as de maior dimenso. No Interior, as empresas industriais e tercirias so menos numerosas e de menor dimenso. As vias de comunicao No Litoral, maior densidade e qualidade das redes de transporte. No Interior, menos vias de comunicao e de menor qualidade. As migraes

O maior dinamismo urbano, a presena de maior nmero de empresas e a melhor acessibilidade, no Litoral, criam condies atrativas para a fixao humana: maior oferta de habitao e servios, que proporcionam uma boa qualidade de vida; maior criao de riqueza; maior oferta de emprego; maior mobilidade.

O xodo rural deslocou grande parte da populao para as reas urbanas do Litoral. A emigrao contribuiu para o despovoamento de muitas aldeias. A imigrao tende a fixar-se nas reas urbanas, sobretudo nos distritos de Lisboa, Faro e Porto.
Professor: Rui Pimenta (junho 2012) p. 9 de 9

Vous aimerez peut-être aussi