Vous êtes sur la page 1sur 10

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

CONCURSO DE ADMISSO 2012 / 2013


PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Prova 1


INSTRUES 1. Escreva somente com caneta azul ou preta no carto resposta e na folha de redao. 2. Escreva seu nome, sala e nmero de inscrio no cabealho do carto resposta e marque o nmero de inscrio e o nmero da prova nos locais indicados. Coloque a data e assine. 3. proibido o uso de corretor de qualquer tipo. 4. O tempo de durao da prova de 180 minutos, incluindo o tempo para o preenchimento do carto resposta e da folha de redao. 5. No sero consideradas marcaes rasuradas. Faa como no modelo abaixo, preenchendo todo o interior do retngulo sem ultrapassar os seus limites. Considerando como correta a opo C na questo 00, marca-se a resposta da seguinte maneira: 6. Sob a orientao do aplicador, confira as folhas da prova, verificando se esto legveis e se no h faltas. 7. Esta prova composta de 14 questes objetivas e da proposta de redao. 8. Esta prova contm 10 folhas, incluindo esta capa. 9. Qualquer dvida quanto impresso ou folha de prova, chame o aplicador.

DATA: 02/12/12

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prova 1 Visto

1 PARTE - INTERPRETAO DE TEXTO E CONHECIMENTOS LINGUSTICOS

Leia os textos I, II e III e assinale uma nica alternativa em cada uma das questes a seguir: TEXTO I

Declarao Universal dos Direitos das Crianas Os direitos das crianas tm recebido cada vez mais ateno. O primeiro passo foi dado, em 1959, quando a Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas aprovou a Declarao Universal dos Direitos das Crianas, que consiste em dez principais direitos:

1. Direito igualdade, sem distino de raa, religio, sexo


ou nacionalidade. 2. Direito proteo especial para seu desenvolvimento fsico, mental e social. 3. Direito a um nome e a uma nacionalidade. 4. Direito alimentao, moradia e assistncia mdica adequadas para a criana e a me. 5. Direito educao e a cuidados especiais para a criana fsica ou mentalmente deficiente. 6. Direito ao amor e compreenso por parte dos pais e da sociedade. 7. Direito educao gratuita e ao lazer. 8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar em caso de catstrofe. 9. Direito a ser protegido contra o abandono e a explorao no trabalho. 10. Direito a crescer dentro de um esprito de solidariedade, compreenso, amizade e justia entre os povos.
(DIMENSTEIN, Gilberto. O cidado de papel: a infncia, a cincia e os direitos humanos no Brasil 23 ed. So Paulo: tica, 2011, p.15.) Texto adaptado.

Vocabulrio do texto I gratuita: feita de graa; dada. catstrofe: grande desgraa. explorar no trabalho: fazer com que a pessoa trabalhe mais do que deveria, pagando pouco por isso. solidariedade: oferecimento de apoio, de ajuda, a algum. justia: virtude de dar a cada um o que lhe pertence.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 2 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTO II A menina sem nome

Prova 1 Visto

Certa vez, uma menina foi levada pelo mar em cima de uma grande calota de gelo. Estava sozinha e completamente perdida. Com o tempo, o gelo foi derretendo e ficando cada vez mais reduzido. A menina tinha fome, estava enregelada e muito cansada. Quando o gelo parou, os pescadores recolheram a menina nas suas redes. 5 Como te chamas? perguntou o capito. Mas a menina no compreendia a sua lngua. Levaram-na ao chefe da polcia, mas ele tambm no pde descobrir de que pas vinha a menina. Ela no percebia uma nica palavra e no tinha passaporte. O chefe da polcia apresentou-a ao rei daquele pas e explicou que no sabia de onde vinha 10 nem quem ela era. O rei ficou a pensar e disse: uma criana e deve ser tratada como qualquer criana. Porm, isso era difcil. Todas as crianas naquele pas tinham um nome; s ela no... ... e cada criana sabia de que pas era; s ela no. A menina era diferente das crianas daquele pas. Gostava de outras coisas... Embora todos 15 gostassem dela e fossem amveis, isso no fez com que ela mudasse. Nessa ocasio, o filho do rei adoeceu gravemente. Precisa de uma transfuso de sangue diziam os mdicos. Temos de encontrar algum do mesmo grupo sanguneo. Todas as pessoas do reino fizeram exame de sangue... mas ningum era do mesmo grupo 20 sanguneo do prncipe Lus Alberto. O rei estava profundamente triste, e o filho ia piorando cada vez mais. Ningum tinha mandado a menina fazer exame de sangue, mas ela estava atenta a tudo e percebeu o que se passava. Pensou em como todas as pessoas daquele pas tinham sido boas para com ela e foi oferecer 25 voluntariamente o seu sangue. De fato, o sangue da menina estrangeira foi o nico que curou o prncipe. O rei ficou to contente que lhe disse: Vou dar-te um passaporte do meu pas. Vais chamar-te Lusa Alberta e vais casar-se com o 30 meu filho. A menina no compreendeu o que o rei disse, mas ele, de repente, compreendeu-a: ela no pedira nada em troca, no pedira para se chamar Lusa Alberta, ou para pertencer quele pas. Queria voltar ao seu pas e ser chamada pelo seu nome, falar a sua lngua e, acima de tudo, viver com o seu povo. Ento o rei enviou mensageiros para procurar pelo mundo inteiro... e no deviam voltar 35 enquanto no tivessem descoberto o pas e o povo da menina. Depois de muito tempo, regressou o mensageiro do rei que estivera no Polo Norte, trazendo consigo a famlia da menina. Finalmente, via de novo os pais e os irmos. Estavam muito tristes desde que desaparecera. Todos souberam que ela se chamava Monoukaki e que era uma princesa dos Polos. Se ia ou 40 no se casar com o prncipe Lus Alberto, isso ainda ningum sabia. Para se casar, eram ambos ainda muito novos.
(Adaptao e traduo por Irmela Wendt, - Das Mdchen ohne Namen Dsseldorf, Pdagogischer Verlag Schwam,) Disponvel em <http://www.contadoresdeestorias.wordpress.com Acesso em: 04 out.2012 Texto readaptado.

Vocabulrio do texto II calota: pedao de gelo. enregelada: congelada, gelada. passaporte: licena escrita para que algum possa sair do pas. transfuso de sangue: transferncia de sangue de uma pessoa para outra. grupo sanguneo: tipo de sangue. Se o sangue A, B, AB ou O. Polo: extremidade (ponta, fim) do eixo imaginrio da Terra. Seo Tcnica de Ensino

Folha 3 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTO III

Prova 1 Visto

Deveres e Direitos

Crianas, Iguais so seus deveres e direitos. Crianas, Viver sem preconceito bem melhor. Crianas, A infncia no demora; logo, logo vai passar Vamos todos juntos brincar.

Crianas, A vida tem virtudes e defeitos. 20 Crianas, Viver em harmonia bem melhor. Crianas, A infncia no demora; logo, logo vai passar Vamos todos juntos brincar. 25 Meninos e meninas, O futuro ningum adivinha. Chamem os que no tm ningum, Pois criana tambm O menino trombadinha. 30 Meninos e meninas, No olhem raa, cor ou religio... Bons amigos valem ouro, Amizade um tesouro Guardado no corao.

Meninos e meninas, No olhem cor, nem religio, nem raa... 10 Chamem os que no tm mame, Que o papai t l no cu E os que dormem, l na praa. Meninos e meninas, No olhem raa, religio, nem cor... 15 Chamem os filhos do bombeiro, Os dois gmeos do padeiro E o caula do doutor.

(TOQUINHO: ANDREATO, Elias. Cano dos direitos das crianas; Deveres e direitos . MPB4, Zona Franca de Manaus. Sonopress, 1997.) Disponvel em <http://vamoseducar.blogspot.com.br Acesso em: 10 out.2012.

Vocabulrio do texto III preconceito: opinio formada sem pensar maduramente. gmeos: nascidos do mesmo parto, semelhantes, parecidos. virtude: o lado positivo (prtica do bem). defeitos: o lado negativo (imperfeies). harmonia: paz e amizade entre pessoas. trombadinha: delinquente menor de idade; criana que pratica pequenos roubos.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 4 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prova 1 Visto

01. A respeito do narrador do texto II, A menina sem nome, pode-se afirmar que : A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) narrador-personagem. Irmela Wendt. narrador-observador. Monoukaki.

02. Leia o verso do texto III, Deveres e Direitos: Chamem os que no tm ningum, (verso 27) A palavra em destaque pode ser exemplificada na letra da msica Deveres e Direitos por: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) O menino trombadinha. (verso 29) Os dois gmeos do padeiro. (verso 16) E o caula do doutor. (verso 17) ... os filhos do bombeiro. (verso 15)

03. Leia os fragmentos do texto II A menina sem nome e julgue as afirmaes sobre as palavras destacadas: I O rei ficou to contente que lhe disse: ... (linha 28) Refere-se expresso menina estrangeira. II Se ia ou no se casar com o prncipe Lus Alberto, isso ainda ningum sabia. (linhas 40 e 41) Substitui a frase ... se ia ou no se casar com o prncipe Lus Alberto. III Levaram-na ao chefe da polcia, mas ele tambm no pde descobrir de que pas vinha a menina. (linha 7) Refere-se expresso chefe da polcia. IV Quando o gelo parou, os pescadores recolheram a menina nas suas redes. (linha 5) Refere-se palavra menina. Esto corretas as afirmaes: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) I, II e IV. II, III e IV. I, II e III. I, III e IV.

04. O texto I, Declarao Universal dos Direitos das Crianas, tem como finalidade: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) Narrar uma histria. Instruir sobre um assunto. Relatar um fato. Argumentar sobre um fato.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 5 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
05. Leia os fragmentos do texto II, A menina sem nome.

Prova 1 Visto

I - Certa vez, uma menina foi levada pelo mar em cima de uma grande calota de gelo. Estava sozinha e completamente perdida. (linhas 1 e 2) II - Quando o gelo parou, os pescadores recolheram a menina nas suas redes. (linha 5) Assinale a alternativa correta. A-( B-( C-( D-( ) No fragmento I, empregou-se a palavra uma para se referir menina, porque, nesse contexto, trata-se de uma criana abandonada. ) No fragmento I, empregou-se a palavra uma por se tratar de uma criana conhecida. ) No fragmento II, a palavra a foi empregada porque o termo menina j havia sido mencionado. ) Nos fragmentos I e II, as palavras destacadas, na ordem em que aparecem, uma e a referem-se a uma menina indefinida.

06. Leia. Meninos e meninas, No olhem cor, nem religio, nem raa... Chamem os que no tm mame,... (Texto III, versos 8, 9 e 10) As palavras destacadas nos versos indicam: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) Condio. Conselho. Obrigao. Certeza.

07. Em relao aos textos I, Declarao Universal dos Direitos das Crianas, II, A menina sem nome, e III, Deveres e Direitos, correto afirmar: A-( B-( C-( D-( ) O texto I apresenta os direitos e os deveres das crianas. ) O texto II refere-se somente ao 6 direito, Direito ao amor e compreenso por parte dos pais e da sociedade. ) Os textos II e III referem-se ao 1 direito, Direito igualdade, sem distino de raa, religio, sexo ou nacionalidade. ) Os textos II e III referem-se ao 5 direito, Direito educao e a cuidados especiais para criana fsica ou mentalmente deficiente.

08. Leia o fragmento do texto II, A menina sem nome. Porm, isso era difcil. Todas as crianas naquele pas tinham um nome; s ela no... (linha 13) As reticncias (...) presentes no final do trecho indicam que a sentena est: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) Certa. Expressa. Destacada. Incompleta.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 6 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prova 1 Visto

09. No verso Que o papai t l no cu (Texto III, Deveres e Direitos, verso 11), a palavra destacada
um exemplo de linguagem usada em: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) Textos cientficos. Conversas com amigos. Livros tcnicos. Situaes formais.

10. Qual dos trechos abaixo, retirados do texto III, Deveres e Direitos, dialoga com o 1 Direito: Direito igualdade, sem distino de raa, religio, sexo ou nacionalidade (texto I)? A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) Viver sem preconceito bem melhor. (verso 4) A infncia no demora; logo, logo vai passar. (verso 6) Chamem os que no tm mame... (verso 10). Amizade um tesouro (verso 33)

11. Leia: De fato, o sangue da menina estrangeira foi o nico que curou o prncipe. (Texto II, linha s 26 e 27). A expresso destacada pode ser substituda, sem modificar o sentido do fragmento, por: A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) certo que. Completamente. Acima de tudo. De repente.

12. De acordo com o texto II, A menina sem nome, assinale V, (verdadeiro), ou F, (falso) em cada uma das afirmativas a seguir. ( ( ( ( ) Os pais da menina no lhe deram um nome. ) A menina no tinha a inteno de pertencer ao pas que a acolheu, aps ser levada pelo mar. ) A menina adaptou-se aos costumes locais e sentia-se muito feliz. ) A menina foi chamada para doar seu sangue e salvar o filho do rei.

Assinale a alternativa que mostra a sequncia correta de V ou F. A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) V F V F F F V. V F F. V F V. F V V.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 7 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prova 1 Visto

13. Observe as palavras destacadas nas frases retiradas do texto II, A menina sem nome. I. II. III. IV. Se ia ou no se casar com o prncipe Lus Alberto, isso ainda ningum sabia. (linhas 40 e 41). Quando o gelo parou... (linha 5) ... mas ele tambm no pde descobrir... (linha 7). Precisa de uma transfuso de sangue (linha 18)

Assinale a alternativa que apresenta sequncia correta quanto ao tempo em I, II, III e IV, respectivamente. A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) passado passado presente presente. presente futuro passado presente. futuro passado passado presente. passado passado passado presente.

14. Numere os fatos do texto II, A menina sem nome, na ordem em que foram narrados. ( ( ( ( ( ( ) A menina doou sangue para o prncipe. ) O rei enviou mensageiros ao pas de Lusa Alberta. ) A menina foi levada pela calota de gelo. ) As pessoas souberam que Monoukaki era uma princesa. ) A menina no percebia uma nica palavra e no tinha passaporte. ) O filho do rei adoeceu gravemente.

A sequncia correta : A-( B-( C-( D-( ) ) ) ) 1 4 6 3 2 5. 1 2 3 4 5 6. 5 4 2 3 1 6. 4 5 1 6 2 3.

Seo Tcnica de Ensino

Folha 8 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2 PARTE - PRODUO DE TEXTO PROPOSTA DE PRODUO TEXTUAL TEXTO IV

Prova 1 Visto

Disponvel em <http://spaceblog.com.br/1661851/Direitos-da-criana/ Acesso em: 14 out.2012

A imagem acima faz parte de uma cartilha ilustrada por Ziraldo sobre os Direitos das Crianas e dos Adolescentes, a partir da Declarao Universal dos Direitos das Crianas. Considerando-se a temtica dos textos I, II, III e IV, produza uma narrativa ficcional na qual voc conte uma histria, apresentando fatos relacionados aos dois Direitos abaixo ou a apenas um deles:

1. Direito igualdade, sem distino de raa, religio, sexo ou nacionalidade. 2. Direito a crescer dentro de um esprito de solidariedade, compreenso, amizade e justia
entre os povos. INSTRUES Faa uma narrativa em 1 ou em 3 pessoa. Construa quantas personagens quiser. Atente-se para a adequao da linguagem no texto. Utilize discurso direto e indireto. No faa sua narrativa em forma de poema. Estruture seu texto, sem fugir do tema proposto. D um ttulo. Contando com o ttulo, o seu texto dever apresentar, no mnimo, 25 e, no mximo, 30 linhas. Cuide da apresentao, fazendo uma letra legvel. Caso utilize a folha de rascunho, no se esquea de passar a limpo o texto para a folha de redao definitiva, caneta. A banca no considerar o que estiver registrado no rascunho para fins de avaliao. Ateno: no utilize o seu nome no texto produzido. Qualquer sinal que identifique a prova produzir sua anulao e, consequentemente, a desclassificao do candidato!

Seo Tcnica de Ensino

Folha 9 de 10

CONCURSO DE ADMISSO AO CMJF 2012/2013 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prova 1 Visto

RASCUNHO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

______________________________

Seo Tcnica de Ensino

Folha 10 de 10

Vous aimerez peut-être aussi