Vous êtes sur la page 1sur 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

THIAGO MAGALHES LADEIA

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Montes Claros - MG 2011

THIAGO MAGALHES LADEIA

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR


SISTEMAS INFORMATIZADOS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Ssistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para as disciplinas Fundamentos da Administrao da Informao e Fundamentos de Lgica e Matettica Discreta. Orientadores: Prof Denise Dias, Prof Eliane Araman, Prof Veronice de Freitas, Prof Jos R. Passine e Prof verton Morais

Montes Claros - MG 2011

SUMRIO

Sumrio ...................................................................................................................... 3 1 INTRODUO ......................................................................................................... 4 2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 6 3 CONCLUSO .......................................................................................................... 7 4 REFERNCIAS ........................................................................................................ 8

1 INTRODUO

As empresas utilizadas para a elaborao do trabalho exercem diferentes atividades, uma industria de farmacutica e outra prestadora de servios contbeis. Servem para proporcionar um pouco da viso dos sistemas de informao. Caractersticas da industria farmacutica: Nome: Valle S.A. Endereo: Av. Comendador Antonio Loureiro Ramos, 1500 - Distrito Industrial - Montes Claros/MG Telefone: (38)3229-7000 Website: www.vallee.com.br Ramo de atividade e rea de atuao: Empresa do ramo farmacutico, dedica-se produo de produtos veterinrios de praticamente todas as classes, com maior nfase em animais de produo, onde se incluem bovinos de corte e leite, ovinos, caprinos, sunos e equinos. Histrico: A Valle S.A. foi criada em abril de 1961, com o nome de Instituto Valle, na cidade de Uberlndia. O objetivo desse instituto era produzir medicamentos de uso veterinrio, e iniciou-se com a produo da vacina contra febre aftosa, doena que na poca atingia duramente os rebanhos sunos e bovinos de todas as regies do Brasil. O crescimento da produo e a diversificao de seus produtos exigiam novas instalaes, e em 13 de dezembro de 1978, foi criada, com a aprovao do projeto pela SUDENE, a Valle Nordeste S.A., que seria implantada em Montes Claros, Minas Gerais. Com o foco no controle e erradicao da febre aftosa, o Ministrio da Agricultura exigiu que toda a manipulao do vrus da aftosa fosse realizada dentro de um ambiente biosseguro, a fim de evitar o risco de disseminao do vrus para o meio ambiente. Como consequncia, no ano de 1998 foi construdo e inaugurado o Laboratrio Biosseguro, considerado atualmente pelos organismos oficiais, uma referncia nacional em biossegurana. Percebe-se que ao longo desses 50 anos, a Valle soube como crescer e como se desenvolver, buscando sempre novas tecnologias e novas formas de atingir seu pblico da melhor maneira possvel.

Caractersticas da empresa prestadora de servios: Nome: Focus Assessia Contbil S/S Ltda. Endereo: Rua Joo Souto, 753 Sala 204 - Centro - Montes Claros/MG Telefone: (38) 3212-5472 E-mail: focuscontabil@viamoc.com.br Ramo de atividade e rea de atuao: Empresa de prestao de servios na rea contbil. Histrico: A Focus Assessoria Contbil, iniciou suas atividades em agosto de 2009 com o objetivo de realizar servios contbeis a empresas de ramos variados com a misso de prestar servios com qualidade e transparncia total ao seus clientes. Tem a misso de tornar-se referncia atendimento na regio no ano de 2012.

2 DESENVOLVIMENTO

Valle S.A. No existe um sistema nico e sim vrias solues internas e de terceiros. A empresa utiliza ambiente operacional Windows e a linguagem de programao adotada Delphi e banco de dados SQL Server. A empresa tem uma equipe de TI que desenvolve novos projetos e executa manuteno das solues existentes. Os benefcios que a informatizao trouxe ao longo do tempo so inmeros, dentre eles podemos citar: Agilidade na capacidade de tomada de decises pelo alto nvel da empresa; Reduo do espao para armazenagem dos dados; Segurana da informao; Confiabilidade nas informaes; Disponibilidade da informao

As informaes anteriormente eram em papeis, era difcil de se ter um controle de acesso aos arquivos. A demanda de pessoas era muito grande. Como o casdastramento das informaes era manual, a busca tambm era e com isso demandava um tempo muito grande.

Focus Assessoria Contbil S/S Ltda. Desde o incio das atividades, a empresa j contava com sistema de informao para o auxilio nas atividades contabeis. Como a integrao com servios fiscais no era possvel, o sistema foi adequado. A empresa possui ambiente Windows e o sistema atual possue banco de dados Firebird. Este o segundo sistema adodado uma vez que os anteriores no proporcionavam apoio completo as atividades desenvolvidas. Os benefcios so grandes uma vez que o uso do software faz com que os erros sejam minimizados e as informaes de retorno sejam bem rpidas.

3 CONCLUSO Com esta pesquisa foi possivl descobrir que empresas dos mais distintos ramos de atuao necessitam de um software de apoio para facilitar a tomada de decises e o gerenciamento da empresa e servios prestados. Os ganhos so imensos quando a soluo atende por completo a necessidade do cliente. Empresas que contam com suporte interno, tendem a ser mais competitivas do que aquelas que buscam solues de terceiros.

4 REFERNCIAS SANTANA, Denise Dias; PERINI, Luiz Cludio; Fundamentos da Informao, So Paulo. Pearson, 2009

Vous aimerez peut-être aussi