Vous êtes sur la page 1sur 42

ndice

Resumo ....................................................................................................................................... 3 1. Introduo .............................................................................................................................. 4 2.Contextualizao/ Historial ..................................................................................................... 5 3. Definio do Problema ........................................................................................................... 6 4. Pergunta de Partida ................................................................................................................ 7 5. Hiptese.................................................................................................................................. 7 6. Delimitao do tema .............................................................................................................. 7 7. Objectivos .............................................................................................................................. 8 7.1 - Objectivo geral ............................................................................................................... 8 7.2 - Objectivos Especficos .............................................................................................. 8

8. Justificativa ............................................................................................................................ 8 9. Fundamentao Terica ......................................................................................................... 9 10. Metodologia ......................................................................................................................... 9 10.1 Mtodo ......................................................................................................................... 9 10.2 Populao de Estudo ................................................................................................. 10 10.3 Procedimento de amostragem..................................................................................... 10 10.4 Processo de amostra .................................................................................................. 10 10.5 Tamanho da amostra.................................................................................................. 11 10.6 Procedimento de Recolha de Dados .......................................................................... 11 10.7 Mtodo de Anlise e Interpretao de Dados ............................................................ 12 Captulo I - Trfico de Pessoas ................................................................................................ 13 1. Breve historial sobre Trfico de Pessoas .......................................................................... 13
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 1

2. Conceito de Trfico de Pessoas ........................................................................................ 16 3. A criminalizao do trfico de Pessoas em Moambique ................................................ 17 4 Trfico de Pessoas na Lei n 6/2008, de 9 de Julho ....................................................... 19 5 Elementos constitutivos do crime de trfico de pessoas ................................................ 20 6. Crimes Afins de Trfico de Pessoas ................................................................................. 23 Captulo II - Mecanismo de preveno e combate ao trfico de pessoas ................................. 25 1. Aspectos gerais ................................................................................................................. 25 2. Mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas em Moambique ................ 26 3. Eficcia dos mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas ........................ 27 Captulo III - Direito Comparado e Dados de Campo ............................................................. 31 1. Direito Comparado ........................................................................................................... 31 2. Anlise e interpretao de Dados do Campo .................................................................... 33 1. Concluso ............................................................................................................................. 38 2. Recomendaes .................................................................................................................... 40 Bibliografia .............................................................................................................................. 41

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 2

Resumo O crime de trfico de pessoas em Moambique relativamente recente, tendo sido tipificado pela primeira vez na Lei n 6/2008, de 9 de Julho, alinhando-se nas Convenes das Naes Unidas sobre estas matrias, vigentes desde o ano de 2000 e de que o nosso pas signatrio.

A lei n 6/2008, de 9 de Julho no se limita a apresentar os tipos legais de crime, apresentando igualmente situaes relevantes na matria de trfico de pessoas. Destaque vai para a meno das formas de proteo das vtimas e denunciantes, agravaes especiais, previso da responsabilidade criminal das pessoas colectivas e os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas.

O presente trabalho, dissertando sobre todos aqueles aspectos para efeitos de uma abordagem global e compreensiva, se ocupa em particular dos mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoa, procurando aferir se aqueles mecanismos so eficazes atento realidade actual.

Referimo-nos aos problemas de vulnerabilidade social, uma vez que grande parte das vtimas so vulnerveis e que podem encontrar no trfico formas de sobrevivncia; referimo-nos igualmente a problemas de destruio do tecido social e da moralidade, uma vez que hoje so at pais que traficam seus filhos e ainda ao problemas de fragilidades de fronteiras, onde, julgamos que fcil sair do pas com pessoas para trafica-las noutros pases.

Levantados estes problemas, constata-se ento que os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas so ineficazes, devido aos factores que atrs mencionamos e, procura-se apresentar modestas recomendaes para a melhoria do sistema de controlo e fiscalizao e conter o fenmeno de trfico de pessoas.
Palavra-chaves: Trfico de pessoas, ineficcia dos mecanismos, sistemas de controlo, fiscalizao.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 3

1. Introduo

O presente trabalho constitui a monografia do fim de curso e destina-se a obteno do grau de licenciatura em direito, a ser concedido pela Escola Superior de Economia e Gesto (ESEG), delegao de Chimoio.

Constitui, pois, um dos requisitos exigidos por aquela instituio de ensino superior para a concluso do curso, obedecendo a regras acadmicas pr-estabelecidas, as quais orientaram me na elaborao do presente projecto. O tema proposto : Ineficcia dos mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas: Impacto scio-juridico e fragilidades dos sistemas de controlo. Discute a questo de trfico de pessoas na realidade actual moambicana, com principal enfoque anlise da eficcia dos mecanismos legais, atento s fragilidades do sistema (legal e segurana fronteiria) e ainda dos aspectos sociais envolvidos no fenmeno.

Sendo assim o trabalho composto por uma contextualizao onde se pretende fazer uma espcie de uma breve apresentao e enquadramento contextual e histrico do tema; segue-se a definio do problema, a qual procura expor o problema juridicamente relevante que ser o fulcro do trabalho; e ainda, a pergunta de partida cuja procura de resposta e soluo para orientar a pesquisa.

So igualmente apresentados os objectivos, constitudos em geral e especficos; uma justificativa, a qual indica as razes e motivaes de carcter pessoal e acadmico que conduziram a escolha do tema; apresenta-se a seguir uma hiptese, sendo esta uma exposio hipottica das possveis solues do problema e uma metodologia, contendo o mtodo, procedimento de amostragem, tamanho da amostra, populao de estudo, mtodo de recolha de dados, procedimento de anlise e interpretao dos dados.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 4

Segue-se a apresentao de uma fundamentao terica, constituda de uma reviso da literatura terica e direito comparado, anlise e interpretao de dados, a concluso e termina com as recomendaes.

2.Contextualizao/ Historial

A problemtica de que o presente trabalho aborda a do trfico de pessoas, estudando de forma mais incidente a ineficcia dos mecanismos de preveno e combate ao fenmeno. Estuda em particular, a questo das fragilidades propiciadas pelo sistema e pelos pressupostos sociais da aderentes.

Em Moambique, depois da guerra civil passou assumir uma ateno merecida ao trfico de pessoas. Este facto deveu-se pela circunstncia de o pais ter conquistado a sua liberdade, tinha como princpio a livre circulao de pessoas no plano interno e regional.

Porm, no foi tido em conta que muitos moambicanos se deslocavam com muita regularidade para alm fronteiras.

Com isso veio o grande problema de pessoas que fazendo-se passar de benfeitores, transportaram crianas de Moambique para outras paragens com fins obscuros. Em 2003, um caso mediatizado de caso Diana que relatava transporte para fins de prostituio de jovens moambicanas veio despertar a opinio pblica sobre o facto.

O trfico de pessoas nos termos da lei vigente ento em vigor (Cdigo Penal) apenas punia o trfico, descaminho ou troca de menores at 18 anos, ao que deixava impune o trfico de pessoas maiores quela idade.

Assim, a partir daquele episdio, Moambique caminhou pela implementao da Conveno das Naes Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional a Preveno, Represso

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 5

e Punio do Trafico de Pessoas especialmente mulheres e crianas, tendo sido aprovada a Lei sobre o Trafico de Pessoas (Lei n 6/ 2008, de 9 de Julho).

3. Definio do Problema

A lei n 6/2008, de 9 de Julho ao estabelecer o regime jurdico aplicvel preveno e combate ao trfico de pessoas, fixa alguns mecanismos de preveno e combate ao fenmeno.

Tais medidas encontram-se elencadas no artigo 27 daquele diploma legal e, nos termos do mesmo, so da competncia do Governo a sua promoo, coordenao e realizao, admitindo-se parcerias entre o Estado e sociedade civil.

Ora, na preveno e combate ao trfico de pessoas, muitas situaes devem ser chamadas a colao de moda a fazer uma abrangente abordagem do problema. comumente assente que algumas vezes, o fenmeno acontece sob olhar cmplice de pais ou responsveis das vtimas que, devido s situaes de extrema pobreza, encontram na filha fonte de sobrevivncia. Algumas vezes, so as prprias vtimas que, sob pretexto de uma vida melhor, aceitam as propostas dos traficantes.

Aliado ainda a isto, o prprio sistema (considerado como um complexo) no parece oferecer garantias de fiscalizao e controlo eficazes. So conhecidas as fragilidades e permeabilidade das fronteiras, as dificuldades na identificao e determinao das vtimas de trficos (se se apresentarem devidamente documentadas) e outras mais.

Com tudo isto, questionvel se os mecanismos que a lei determina, visando a preveno e combate ao trfico de pessoas podem oferecer eficcia, eficincia e efectividade, de modo a contribuir para a reduo e, porque no, a eliso do fenmeno.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 6

4. Pergunta de Partida

Os mecanismos legais de preveno e combate ao trfico de pessoas se mostram eficazes para conteno do fenmeno?

5. Hiptese

A precaridade social e vulnerabilidade das fronteiras, a falta de preparao do pessoal e o crime organizado podero propiciar fragilidade no sistema de controlo (jurdico, administrativo e social) e tronar ineficazes os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas.

adopo

de

medidas

viradas

para

responsabilizao

familiar,

atravs

de

consciencializao social sobre o fenmeno pode contribuir para maior preveno do trfico de pessoas e tornar mais eficazes as medidas legais de preveno e combate ao trfico de pessoas.

6. Delimitao do tema

O tema aqui proposto centra se no estudo do crime de trfico de pessoas, nos termos em que o mesmo vem definido na Lei n 6/2008 de 9 Julho. Fazendo um estudo e anlise crtica do instituto, e em particular das medidas legais de preveno e combate ao crime, procura encontrar os fundamentos e necessidades da incriminao.

Baseando-se em aspectos de poltica criminal, procura discutir a eficcia e eficincia dos mecanismos indicados supra, tendo sempre em ateno aos impactos sociais do fenmeno e ainda s fragilidades concretas e inegveis de todo um sistema de luta contra o crime em geral e o trfico de pessoas em particular, devidos s suas bvias vicissitudes.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 7

7. Objectivos

7.1 - Objectivo geral - Discutir a ineficcia dos mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas, tendo em ateno aos aspectos sociais e do sistema de controlo de migraes.

7.2 - Objectivos Especficos - Compreender o conceito e contornos do crime de trfico de pessoas, na lei vigente em Moambique; - Identificar as formas mais correntes de trfico de pessoas na realidade nacional; - Estudar os mecanismos legais para preveno e combate do trfico de pessoas na realidade mocambicana; - Analisar o impacto social do trfico de pessoas e as vulnerabilidades do sistema de controlo - Propor meios eficazes a implementar na preveno e combate ao trfico de pessoas.

8. Justificativa

O direito vida um dos direitos fundamentais (seno o primeiro) e mais importante de todos os direitos, encontrando a sua previso constitucional no artigo 40, n 1 da Constituio da Republica de Moambique. Por isso, responsabilidade pela sua preservao e proteco. E porque o trfico de pessoas em Moambique, prtica que teve recentemente grandes evidncias, pe em causa aquele bem fundamental, um estudo deste mal assume-se de grande importncia.

Assim, a relevncia e a pertinncia do presente estudo resulta do facto de se tratar de um tema de bastante destaque e muito discutido na sociedade moambicana, ao que optou-se em aprofundar o tema e desvendar as reais causas e trazer sugestes, no que concerne aos mecanismos de como prevenir e combater o trfico de pessoas. Note-se que, o crime de trfico de pessoas tem como principais vtimas mulheres e sendo a proponente uma mulher, tal aumenta o interesse pelo fenmeno.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 8

9. Fundamentao Terica

Para realizar esse trabalho fez-se um levantamento de diversas teorias existentes que ajudem a explicar melhor o tema escolhido, de modo que se faa compreender o seu enquadramento terico e jurdico.

Assim, o estudo baseia se em diversas teorias, nacionais e internacionais, que se ocupem da disciplina a que o trabalhou visou abordar, revisitando os conceitos e princpios que foram tidos em conta no estudo.

Foram de grande proeminncia as obras que se ocupam do Direito Penal, Direitos Fundamentais, com o intuito de facilitar a redaco de documento e bem ainda a compreenso do mesmo.

Consciente que a tipificao do crime de trfico de pessoas em Moambique recente e igualmente noutros pases procurou enquadrar o estudo na escassa bibliografia existente.

10. Metodologia 10.1 Mtodo

Na pesquisa recorreu ao mtodo dedutivo. Este mtodo parte de uma anlise mais generalizada e permite aferir concluses especficas de cada situao. Ou seja, pressuposto a anlise do fenmenos de uma viso geral para a particular de forma sinttica e objectiva das concluses ou resultados obtidos.

O mtodo monogrfico foi guia para redaco do trabalho, segundo o qual, nas palavras de Lakatos e Marconi referem ser (...) um estudo sobre um tema especfico ou particular de suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 9

assunto no s em profundidade, mas em todos os seus ngulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.1 10.2 Populao de Estudo O grupo a ser destacado para as entrevistas e inquritos, so pessoas de diversas classes sociais residindo em Chimoio e proceder-se- a entrevista de pessoas que actuam na rea da justica e polcia.

10.3 Procedimento de amostragem

O procedimento de amostragem ser o probabilista que se vai seguir aleatria simples em que corresponde a um mtodo de seleco dos elementos da amostra, em que cada um deles tem uma probabilidade igual de ser selecionado do universo. Porm, ser na tcnica da tabela dos nmeros aleatrios, usando tabelas de nmeros aleatrios j preparados.

10.4 Processo de amostra

A validade de uma inferncia estatstica resulta de um apropriado processo de amostragem que d informaes suficientes requerendo a amostragem aleatria por rea. Esta tcnica de amostragem usada quando temos uma amostra da populao que esta distribuda de acordo com a regio geogrfica. No caso a amostragem feita consoante o mapa dos bairros existente na cidade de Chimoio. Os bairros sero escolhidos de forma aleatria, e, dentro delas entrevistadas as pessoas sem critrios rgidos.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade (2001). Metodologia do Trabalho Cientfico: Procedimentos Bsicos, Pesquisa Bibliogrfica, Projecto e Relatrio, Publicaes e Trabalhos Cientficos . 6. Ed. So Paulo, Editora Atlas S.A.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 10

10.5 Tamanho da amostra

Como referido anteriormente, depois de escolhida a amostra, aqui se procurar indicar qual o tamanho da amostra ou nmero de elementos a serem seleccionados da populao. Nesta perspectiva, a formula a ser seguida ser a seguinte:

n
Onde: n = Tamanho da amostra, N = Populao do estudo = Nvel de preciso

N 2 1 N *

10.6 Procedimento de Recolha de Dados

Tratar-se de uma pesquisa exploratria, a qual visar proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torn-lo mais explcito. Envolveu um levantamento bibliogrfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado, assumindo a forma de pesquisa bibliogrfica e estudo de factos na cidade de Chimoio.

No que tange aos procedimentos tcnicos, como j referidos, ser uma pesquisa desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros, leis e artigos cientficos e bem ainda da anlise de certas revistas ou certos documentos que abordam o tema.

Tambm, foi privilegiado o estudo de campo, o qual procurar o aprofundamento de uma realidade especfica. de referir que as entrevistas exploratrias e os inquritos dominar a grande parte do trabalho como forma de colher dados para o mesmo trabalho.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 11

10.7 Mtodo de Anlise e Interpretao de Dados

A anlise e interpretao dos dados no se limitaram em anlises descritivas respondendo cada uma das perguntas. Foi necessrio colocar todos os grficos ou tabelas nesta seco, e os principais outputs e os restantes no apndices.

As anlises com as respectivas interpretaes foram interligadas e relacionadas com o problema em estudo de modo a dar respostas ao problema colocado e no limitar em anlise isoladas

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 12

Captulo I - Trfico de Pessoas

1. Breve historial sobre Trfico de Pessoas

O fenmeno de trfico ou venda de pessoas no to recente como a partida para parecer. Admite-se que to antigo como a prpria histria da humanidade. Reconhece, pois Daianny Cristine Silva que o fenmeno uma prtica criminosa que surgiu com o trfico negreiro para a explorao de laboral por meio da escravido, sendo posteriormente agregado ao conceito de trfico a negociao de mulheres para a prostituio.2 Reconhece Joana Azevedo da Costa que as primeiras prticas de trfico de seres humanos remontam aos tempos dos Descobrimentos quando se procedia a exportao de pessoas tendo como principal fim o fornecimento de mo-de-obra escrava.3 Da mesma forma secunda Cntia Yara Silva Barbosa, que suas razes histricas podem ser encontradas no trfico de negros. Desse modo comumente referido como forma moderna de escravido.4

Experincias histricas indicam que moambicanos eram vendidos como escravos durante o perodo colonial para efeitos de explorao de mo-de-obra. Referem, pois, diversas literaturas sobre a histria de Moambique que os senhores feudais comerciavam escravos em troca de panos e missangas que recebiam da ndia e de Lisboa.5 Os escravos eram vendidos aos portugueses pelos prprios reis que os apanhavam entre prisioneiros que faziam nas guerras contra outros reinos ou entre vrias tribos.6

SILVA, Daianny Cristine, Trfico de pessoas conceito e caractersticas, disponvel em http://www.mp.go.gov.br, acesso em 13 de Fev. 2013. 3 COSTA, Joana Azevedo da, Trfico de seres humanos, Verbo jurdico, disponvel em www.verbojuridico.pt, acesso em 08 de Dezembro de 2012. 4 BARBOSA, Cntia Yara Silva, Significado e abrangncia do novo crime de trfico de pessoas: perspectivas a partir das polticas pblicas e da compreenso doutrinria e jurisprudencial , disponvel em http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/trafico-de-pessoas, acesso em 06 de jan. de 2013. 5 Entre elas, NEWITT, Malyn. Histria de Moambique. Mem-Martins, Publicaes Europa-Amrica, 1997. 6 FRENTE DE LIBERTAO DE MOAMBIQUE. Histria de Moambique. Porto, Afrontamento, 1971.
2

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 13

O negcio de venda de escravos foi abolida por decreto rgio, em 1875, mas a prtica de trfico de pessoas continuou de forma clandestina at aos nossos dias.

Na verdade, como alerta a Agncia das Naes Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), todos os anos, 800 mil a 2,4 milhes de pessoas so vtimas do trfico de seres humanos em todo o Mundo.7

Depois da independncia de Moambique em 1975, o pas mergulhou imediatamente numa guerra civil. Alcanada a paz em 1992, a questo do trfico de pessoas no assumiu em Moambique a ateno merecida, pois, inmeras foram as prioridades: o retorno e reintegrao social dos refugiados, a desmobilizao dos exrcitos beligerantes, a reabertura das vias de comunicao, o re-controlo administrativo do territrio8 entre outras.

O actual fenmeno de trfico de pessoas difere da escravatura do perodo colonial porque nesta poca era uma actividade oficial, permitida e feita de forma mais ou menos legal, por inexistir qualquer dispositivo legal que punia tais prticas. Actualmente, trata-se de uma prtica ilegal e por isso, feito de forma clandestina. Porm, muitas pessoas no hesitam em designar o trfico de pessoas como a escravido moderna. Como refere Cntia Yara Silva Barbosa9, relaciona-se a escravido com o trfico de seres humanos devido a semelhana de funcionamento, pois ambos se utilizam do domnio e do trfico. Segundo ela, enquanto a velha escravido se baseava no domnio legtimo sobre a pessoa do escravo, permitindo sua explorao na forma concebida por seu senhor, no possvel verificar legitimidade no domnio das pessoas traficadas, mas sim o proveito ilcito de uma situao de vulnerabilidade () em que se encontra a vtima que favorece sua

Global Report on Trafficking in Persons United Nation Office of Drugs and Crime, 2009, citado por COSTA, Joana Azevedo da, op. cit. 8 SERRA, Carlos, Trfico de Pessoas em Moambique da retrica das palavras dinmica da aco, FDC 9 BARBOSA, Cntia Yara Silva, Significado e abrangncia do novo crime de trfico de pessoas: perspectivas a partir das polticas pblicas e da compreenso doutrinria e jurisprudencial , disponvel em http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/trafico-de-pessoas, acesso em 06 de jan. de 2013.
7

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 14

submisso aos traficantes, transformando-as em mercadorias a sua disposio, exploradas fsica e sexualmente.10 Expende Boaventura de Sousa Santos11 que o problema do trfico de seres humanos, no sendo novo, tem sido, na ltima dcada, objecto de um reforo legislativo destinado ao seu combate. Segundo ele, tal reforo passa pela criminalizao do fenmeno e dos seus agentes activos, pela promoo dos direitos e assistncia s vtimas do trfico.

Durante muito tempo o trfico de pessoas em Moambique no foi criminalizado, embora existisse no Cdigo Penal normas que criminalizavam condutas prximas ao trfico de pessoas. As ocorrncias de 2003, trazidas a pblico atravs de um documentrio realizado por um canal pblico sul-africano, no qual se denunciou todo um processo de trfico de mulheres, desde o recrutamento em Moambique at s casas de prostituio na frica do Sul12, constituram, a nosso ver, os primeiros sinais de alerta para a tomada de conscincia sobre o fenmeno.

Assim, em 2006, atravs do Ministrio da Justia, iniciou-se com a elaborao do Anteprojecto da lei de trfico de pessoas que viria a ser assumido pelo Conselho de Ministros em 2007 e submetido Assembleia da Repblica para aprovao em lei.

A aprovao da lei contra o trfico de pessoas e outros crimes conexos, ocorrida em Julho de 2008, ter sido, de certa forma, impulsionada por dois eventos ocorridos em princpios daquele ano: referimos ao caso de moambicanas adolescentes traficadas para frica do Sul (o famoso caso Diana), pela moambicana Aldina dos Santos (Diana) e ainda do caso das 39 crianas encontradas a serem transportadas num camio, na provncia de Manica alegadamente para uma escola religiosa.
10

Baseando em GARCA ARN, Mercedes. Esclavitud y trfico de seres humanos. Revista Peruana de Cincias Penales, Lima, n. 14, 2004. 11 SANTOS, Boaventura de Sousa; at all, Trfico sexual de mulheres: Representaes sobre ilegalidade e vitimao, Revista Crtica de Cincias Sociais, 87, Dezembro 2009: 6994. 12 SERRA, Carlos, op. cit.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 15

Neste contexto, trs importantes leis no mbito da proteco de menores foram aprovadas: - Lei n. 6/2008, de 9 de Julho13, que estabelece o regime jurdico aplicvel preveno e combate ao trfico de pessoas, em particular mulheres e crianas, nomeadamente a criminalizao do trfico de pessoas e actividades conexas e a proteco das vtimas, denunciantes e testemunhas; - Lei n. 7/2008, de 9 de Julho, que aprova a Lei de Promoo e Proteco dos Direitos da Criana e; - Lei n 8 /2008, de 15 de Julho, que aprova a Lei da Organizao Tutelar de Menores.

2. Conceito de Trfico de Pessoas

A definio do trfico de pessoa, em termos contemporneos, encontra-se plasmada fundamentalmente no Protocolo Adicional Conveno das Naes Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional relativo Preveno, Represso e Punio do Trfico de pessoas, em especial de mulheres e crianas (Protocolo contra o Trfico de Pessoas).

No termos do artigo 3, alnea a) do Protocolo, a expresso trfico de pessoas significa o recrutamento, o transporte, a transferncia, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo ameaa ou uso da fora ou a outras formas de coao, ao rapto, fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou situao de vulnerabilidade ou entrega ou aceitao de pagamentos ou benefcios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de explorao. A explorao incluir, no mnimo, a explorao da prostituio de outrem ou outras formas de explorao sexual, o trabalho ou servios forados, escravatura ou prticas similares escravatura, a servido ou a remoo de rgos. Com base nesta disposio, o trfico de pessoas consiste no comrcio desleal de pessoas com o fim de explorao sexual, trabalho forado ou em condies anlogas escravido, remoo de rgos ou outros.
13

A lei foi aprovada pela Assembleia da Repblica em 23 de Abril de 2008 e promulgada aos 16 de Junho de 2008.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 16

A alnea b) do mesmo artigo refere que consentimento dado pela vtima de trfico de pessoas tendo em vista qualquer tipo de explorao, dever ser considerado irrelevante se tiver sido utilizado ameaa, fora, coaco, rapto, fraude, engano, abuso de autoridade ou especial situao de vulnerabilidade, pagamentos ou benefcios para obter o consentimento.

Porm, havendo recrutamento, transporte, transferncia, alojamento ou colhimento de uma pessoa com idade inferior a 18 anos para fins de explorao, o consentimento ser sempre irrelevante.14 por isso que se pode admitir pacificamente que com base no Protocolo tratando-se de crianas e adolescentes, isto , com idade inferior a 18 anos, o consentimento irrelevante para a configurao do trfico. Quando se tratar de homens adultos e mulheres adultas o consentimento relevante para excluir a imputao de trfico, a menos que comprovada ameaa, coero, fraude, abuso de autoridade ou de situao de vulnerabilidade bem como a oferta de vantagens para quem tenha autoridade sobre outrem.15

3. A criminalizao do trfico de Pessoas em Moambique

Como referido anteriormente, apesar do Protocolo sobre o Trfico de Pessoas tenha sido adoptado pelas Naes Unidas em 2000, a previso legal do crime de trfico de pessoas em Moambique recente.

Assim, at ao ano de 2008, o trfico de pessoas no era criminalizado nos termos actuais, o que vale dizer que, no havia o crime de trfico de pessoas.

14 15

Vide alenas b) e c) do artigo 3 do Protocolo. CASTILHO, Ela Wiecko V. de, Trfico de pessoas: da Conveno de Genebra ao Protocolo de Palermo, disponvel em http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/trafico-depessoas/artigo_trafico_de_pessoas.pdf, acesso em 06 de Jan. 2013.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 17

Na verdade, para que uma conduta seja considerada crime, nos termos do nosso sistema legal, necessrio que ela esteja tipificada em termos exactos e concretos em norma penal, por fora dos artigos 1 e 18 do CP. Esta lei probe a compra, venda ou troca de pessoas por dinheiro ou qualquer outra razo, embora estes relacionem principalmente a criana quanto a obteno de adaptao legal

por isso que a doutrina tem defendido que, crime deve ser uma aco tpica, ilcita, culposa e punvel16 e numa definio a que o autor designa de puramente formal, Eduardo Correia17 define o crime ou infraco criminal como uma desobedincia lei criminal. O crime pois aco, tpica, ilcita, culposa, e punvel e a criminalizao a imputao do crime ou seja a acusao.18 Assim, a criminalizao ser definida com a conduta punvel em concreto e de quem criminoso.

Portanto, pode-se formalmente definir crime como um comportamento humano que consiste numa aco penalmente relevante, aco essa que tpica, ilcita, culposa e punvel. No nosso direito, o artigo 18 CP estabelece que no admissvel a analogia ou induo por paridade, ou maioria de razo, para qualificar qualquer facto como crime. sempre necessrio que se verifiquem os elementos essencialmente constitutivos do facto criminoso, que a lei penal declarar.

Em finais do primeiro semestre de 2008 os pases da SADC deram incio a aprovao de quadros normativos nacionais para a proteco da criana e combate ao trfico de pessoas.19 Assim, Tanznia aprovou a lei contra o trfico de pessoas de 6 de Junho de 2008 e seguiu Moambique com a aprovao, a 9 de Julho do mesmo ano, das Leis ns 6, 7 e 8/2008);

16 17

BELEZA, Teresa Pizarro, Direito penal, 2 volume, 2 edio, AAFDL, Lisboa, 1999. CORREIA, Eduardo, Direito Criminal I, Reimpresso, Almedina, Coimbra, 1997. 18 Prata, Ana, Dicionrio Jurdico 2 edio, volume II, Direito Penal e Processual Penal 19 SANTAC, Criminalizao do trfico de seres humanos e contrabando nas legislaes nacionais, disponvel em http://www.santac.org, acesso a 12 de Dez. 2012.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 18

J na Zmbia, o parlamento daquele pas promulgou a lei anti-trfico humano (Lei n 11/2008) a 28 de Julho de 2008.

4 Trfico de Pessoas na Lei n 6/2008, de 9 de Julho

A opo do legislador nacional no foge do conceito fornecido pelos instrumentos internacionais, mormente o Protocolo Adicional Conveno das Naes Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional relativo Preveno, Represso e Punio do Trfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianas, adoptado pela ONU em 2000, instrumento j ratificado pelo nosso pas. O crime epigrafado de trfico de pessoas na Lei n 6/2008, de 9 de Julho encontra-se previsto no artigo 10 daquele diploma lega e estatui que todo aquele que recrutar, transportar, acolher, fornecer ou receber uma pessoa, por quaisquer meios, incluindo sob pretexto de emprego domstico ou no estrangeiro ou formao ou aprendizagem, para fins de prostituio, trabalho forado, escravatura, servido involuntria ou servido por dvida ser punido com pena de dezasseis a vinte anos de priso maior.

Define-se, com base neste artigo, o crime de trfico de pessoas como o recrutamento, transporte, acolhimento ou fornecimento de uma pessoa, por quaisquer meios, incluindo sob pretexto de emprego domstico ou no estrangeiro ou formao ou aprendizagem. A finalidade daquelas actividades deve ser a prostituio, trabalho forado, escravatura, servido involuntria ou por dvida.

Quando o legislador refere que o trfico pode ser praticado por qualquer meio, admite a incriminao, para o cometimento do crime, o recurso ameaa, violncia (fsica e moral), fraude, ao rapto, ao engano, ao abuso de autoridade ou de situao de vulnerabilidade ou entrega ou aceitao de pagamentos ou benefcios para obter o consentimento de uma pessoa que tem autoridade sobre outra, segundo previsto pelo Protocolo.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 19

Nota positiva que o artigo 10 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho, no abandonando o conceito do Protocolo, apresenta uma redaco que, a nosso ver, se adequa realidade nacional, ao prever por exemplo, a situaes de dissimulao de emprego, de formao ou aprendizagem, casos que a experiencia nacional j testemunhou e que poder ter pesado na redaco legal.

No se provando, no entanto, a finalidade do trfico ou no se destinando queles fins, o crime se descaracteriza, pois a fim pretendido com a actividade um elemento constitutivo do prprio crime.

5 Elementos constitutivos do crime de trfico de pessoas

Para, com lucidez, apresentarmos os elementos constitutivos do crime de trfico de pessoas, premente se torna indicar, logo a partida, o conceito de crime ou infraco penal.

O nosso cdigo penal, no seu artigo 1, apresenta o conceito formal do crime ao conceitua-lo como facto voluntrio declarado punvel pela lei penal. Destaca assim que o facto humano, na dependncia da voluntariedade, o suporte e o ponto de partida da actuao do direito criminal20.

A concepo tripartida do crime, criada por Lizst e aperfeioada posteriormente por Beling influenciou as modernas definies. Tal concepo considerou o crime como o facto tpico, antijurdico e culpvel. Teresa Beleza define o crime, ento, como aco tpica, ilicita, culposa e punivel21.

Pode-se concluir que, formalmente, crime um comportamento humano que consiste numa aco penalmente relevante, aco essa que tpica, ilcita, culposa e punvel.

20

MAIA GONALVES, Manuel Lopes, Cdigo Penal Portugus, na doutrina e na Jurisprudncia, 2 edio, Almedina, Coimbra, reimpresso, 2007. 21 BELEZA, Teresa Pizarro, Direito Penal, 2 volume, AAFDL, Lisboa, reimpresso, 2010.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 20

Sendo, assim, o trfico de pessoa um crime (ou seja, uma aco tipificada, ilcita, culposa e punvel), importante encontrar e delimitar os elementos constitutivos, de modo a assegurar a punio de condutas que formal e materialmente preenchem aquele ilcito, deixando de parte os penalmente irrelevantes. pois o que recomendam os princpios nullum crimen sine lege da legalidade, e da proibio da analogia, previstos, entre ns, nos artigos 5, 15 e 18 todos do CP, respectivamente.

Na previso legislativa nacional, julgamos que os elementos constitutivos do crime de trfico de pessoas so essencialmente os mesmos previstos no Protocolo. Este instrumento internacional exige que o crime de trfico seja definido mediante uma combinao de trs elementos constitutivos, no bastando a verificao isolada de cada um deles embora, nalguns casos, estes elementos individuais possam constituir crimes autnomos. Por exemplo, o rapto ou a agresso constituiro provavelmente crimes autnomos no mbito da legislao penal de cada pas22.

Estes trs elementos constitutivos podem tambm ser, na terminologia do Direito Penal, identificados com o elemento objectivo/material do crime - o actus reus e com o seu elemento subjectivo) a mens rea. Na ausncia destes pressupostos fundamentais, no pode haver condenao, como ocorre em todos os sistemas penais do mundo.23

So, pois, estes trs elementos constitutivos exigidos pelo Protocolo que igualmente encontramos na lei nacional que a seguir se expem.

Nos requisitos de actus rus (acto fsico) ou elemento material do crime de trfico de pessoas existem duas situaes a considerar: a aco e os meios.

22

NAES UNIDAS, Manual contra o trfico de pessoas para profissionais do sistema de justia penal, Mdulo 1:Defies de Trfico de Pessoas e de Introduo Clandestina de Migrantes, traduo no oficial do Ministrio da Administrao Interna, coordenada por OTSH, Lisboa, 2010. 23 Cfr. Ibidem.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 21

1) Aco de acordo com a previso do artigo 10 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho, o crime dever incluir um dos seguintes elementos: recrutamento, transporte, acolhimento, fornecimento ou recebimento de uma pessoa. 2) Meios Os meios de execuo do crime de trfico de pessoas, podem ser quaisquer sem restries, j que a lei no as faz, usando a expresso por quaisquer meios. Assim, podem ser usados meios como uso da fora, ameaa, coao, sequestro, fraude, engano, abuso de autoridade ou de uma situao de vulnerabilidade, concesso ou recepo de benefcios.

Porm, numa inovao assinalvel em relao ao Protocolo, os meios de execuo aqui incluem o pretexto de emprego domstico ou no estrangeiro ou formao ou aprendizagem.

A mens rea ou elementos subjectivos do tipo penal, referem-se atitude subjectiva ou psicolgica do agente do crime. Apenas a pessoa que age com determinado grau de culpa pode ser sujeita a responsabilidade criminal. S nalgumas jurisdies e em alguns casos limitados pode ser imputada responsabilidade penal objectiva (crimes de responsabilidade objectiva).24 Disto resulta, pois, do nosso sistema penal, ao fixar o artigo 26 do CP que somente podem ser criminosos os indivduos que tm a necessria inteligncia e liberdade.

No caso concreto do crime de trfico de pessoas, alm daquele elemento, existe um dolus specialis do mens rea: o objectivo que o agente pretende alcanar quando comete os actos fsicos do crime.

No crime aqui em anlise, os actos e meios do agente tm de corresponder a um objectivo de explorar a vtima. No necessrio que o infractor explore efectivamente a vtima. Trata-se, pois, de um crime de mera actividade ou formal, no sendo exigvel a verificao do resultado.

24

NAES UNIDAS, Manual contra o trfico de pessoas para profissionais do sistema de justia penal, op. cit.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 22

O elemento subjectivo especificamente exigvel no caso de trfico de pessoas que o agente tenha cometido os actos materiais com o propsito de explorao da vtima, incluindo a prostituio, trabalho forado, escravatura, servido involuntria ou servido por dvida. O Protocolo contra o Trfico de Pessoas no apresenta o conceito de explorao, trazendo apenas uma lista em numerus apertus que poder, de acordo com cada realidade, ser adequada. Igualmente a lei nacional no define a explorao, indicando, porm, em cada tipo legal de crime, os actos considerados explorao.

Na definio do crime de trfico de pessoas, o legislador ptrio no inclui o fim da extraco de rgos da pessoa, trazendo-o apenas no crime de transporte e rapto, aspecto que nos ocuparemos oportunamente.

Em sntese, para a consumao do crime de trfico de pessoas, necessrio que o agente pratique um dos actos constitutivos do crime, empregando qualquer meio, para alcanar aquele objectivo ou, por outras palavras, que tenha a inteno de que a pessoa seja explorada.

6. Crimes Afins de Trfico de Pessoas

A lei n 6/2008, de 9 de Julho tipifica outras condutas punveis. Tais condutas esto previstas com designaes diferentes que interessam analisar.

Prev-se, naquele instrumento legal o crime de pornografia e explorao sexual, tipificado como a conduta daquele que traficar pessoas com o fim de obter dinheiro, lucro ou qualquer outra vantagem, um cidado moambicano a cidado estrangeiro, para casamento com o fim de adquirir, comprar, oferecer, vender ou trocar a pessoa para envolvimento em pornografia, explorao sexual e trabalho forado, escravatura, servido involuntria e servido por dvidas25.

25

Vide artigo 11 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 23

A moldura penal aplicvel pena de doze a dezasseis anos de priso maior.

Encontra-se ainda tipificado o crime de adopo para fins ilcitos, nos termos do artigo 12 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho. Segundo aquele dispositivo legal, comete este crime todo aquele que adoptar ou facilitar a adopo de pessoas com a finalidade de envolvimento na prostituio, explorao sexual e trabalho forado, escravatura, servido involuntria e servido por dvidas devendo ser punido com a pena de dezasseis a vinte anos de priso maior. O crime de rapto e transporte encontra-se tipificado no artigo 13 do mesmo diploma legal26 e consagra que todo aquele que recrutar, contratar, adoptar, transportar ou raptar uma pessoa, mediante ameaa ou uso da fora, fraude, engano, coaco ou intimidao, com a finalidade de remoo ou venda de rgos da referida pessoa, ser punido com a pena de dezasseis a vinte anos de priso maior.

Os crimes de arrendamento de imvel para fins de trfico, publicidade e promoo do trfico, destruio de documentos de viagem e benefcio financeiro esto previstos nos artigos 14, 15, 16 e 17, da Lei 6/2008, de 9 de Julho, respectivamente.

26

Lei n 6/2008, de 9 de Julho.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 24

Captulo II - Mecanismo de preveno e combate ao trfico de pessoas

1. Aspectos gerais

O trfico de pessoas uma realidade concreta no pas devendo merecer, por isso, especial ateno por parte das autoridades governamentais, sociedade civil, sector privado e de todos os actores sociais. Concordamos que O trfico de seres humanos, qualquer que sejam as razes a ele subjacentes explorao sexual ou laboral , uma violao fundamental dos direitos humanos. Na medida em que afecta sobretudo grupos vulnerveis como as mulheres e as crianas.27 Por isso, os mecanismos de preveno devem estar em torno de objectivos que visam a proteo destes grupos e a preveno e a luta contra este fenmeno, designadamente, reforando a cooperao e a coordenao entre as autoridades policiais e judiciais28.

A Diretiva 2011/36/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2011, relativa preveno e luta contra o trfico de seres humanos e proteo das vtimas, e que substitui a Deciso-Quadro 2002/629/JAI do Conselho defendeu que, por forma a prevenir o trfico de seres humanos, deve-se desencorajar a procura atravs da educao e da formao, realizar campanhas de informao e sensibilizao, formar os funcionrios e agentes susceptveis de virem a estar em contacto com vtimas de trfico de seres humanos e adoptar medidas necessrias para criminalizar a utilizao dos servios, sexuais ou outros, de uma pessoa vtima de trfico.29

preciso ter presente que o trfico de pessoas um crime que tem mecanismos prprios, diferentes dos crimes comuns. Ele um crime organizado e transnacional e uma das principais ameaas a segurana pblica e representa um entrave para o desenvolvimento social, econmico e politica das sociedades em todo mundo.
27 28

ANNIMO, Luta contra o trfico de Pessoas, disponvel em http://europa.eu, acesso em 13 de Fev. 2013. Cfr. Ibidem. 29 Vide Jornal Oficial L 101 de 15.4.2011.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 25

Dai a necessidade de se fixar mecanismos prprios de preveno e combate a este fenmeno.

2. Mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas em Moambique

Os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas em Moambique encontram-se previstos na lei n6/2008 de 9 de Julho.30 Refere o artigo 27 do diploma em estudo que compete ao Governo promover, coordenar e realizar aces tendentes preveno e combate ao crime de trfico de pessoas, directamente ou nos termos da legislao aplicvel s parcerias entre o Estado e a sociedade civil (). As aces avanadas so as campanhas de informao, atravs da comunicao social e outros meios que se mostrarem mais eficazes, sobre as tcnicas de recrutamento usadas pelos traficantes, as tcticas utilizadas para manter as vtimas em situaes de sujeio, as formas de abuso a que as vtimas esto sujeitas, bem como as autoridades competentes, organizaes e instituies que podem prestar assistncia ou informaes.

Indica-se ainda como mecanismo de preveno a proteco e reintegrao da vtima do trfico de pessoas. Nesta perspectiva, importa visualizar o que dispe o artigo 20 da mesma lei a qual consagra que as vtimas dos crimes previstos na presente Lei beneficiam das medidas gerais de proteco de testemunhas em processo penal e, em especial, da possibilidade de no ser revelada a sua identidade durante o processo-crime e mesmo aps o seu encerramento.

Assim, a pessoa entrar ilegalmente no pas ou no estrangeiro, com ou sem a documentao legalmente exigida, estar no estado de gravidez, ser portadora de deficincia, ter contrado HIV/SIDA, infeco de transmisso sexual ou malnutrio em consequncia do trfico, ser menor de idade e dedicar-se prostituio, em virtude do trfico, beneficiam de proteco especial.31

30 31

Artigo 27 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho. Vide n 1, artigo 20 da Lei n 6/

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 26

O n 2 do mesmo dispositivo legal assevera que beneficiam de especial proteco, nos termos da lei, as pessoas que, em consequncia da sua condio fsica, psicolgica, econmica, material ou social, se possam tornar vulnerveis prtica dos actos de trfico de pessoa. Como outra medida de proteco, as vtimas de trfico no so criminalmente responsveis pela prtica de actos relacionados com o trfico previstos na presente Lei ou que tiverem sido coagidas a praticar, sendo o seu consentimento irrelevante.32

Outros mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas so a investigao e recolha de informaes sobre as vtimas de trfico, particularmente as mulheres e crianas, junto da comunidade onde estejam a residir e a coordenao com o poder local incluindo as autoridades comunitrias no combate s situaes de vulnerabilidade.33 Ainda o artigo 28 estatui que no mbito da preveno e combate ao trfico, compete ao Governo, promover a formao especializada dos agentes de migrao, de investigao criminal, guarda fronteira e agentes aduaneiros.

3. Eficcia dos mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas

Segundo o relatrio da Embaixada dos EUA, o governo de Moambique est a envidar esforos tendentes a tornar eficazes os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas, avanando que em 2011, foi instituindo um novo curso de duas semanas no seu centro de formao policial para novos agentes34, apesar de acautelar que apesar destes avanos, o governo envidou esforos mnimos para proteger as vtimas do trfico, aumentar a consciencializao pblica.

32 33

Artigo 20, n 3 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho. Alneas c) e d) do artigo 27 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho. 34 Relatrio do Departamento do Estado sobre Trfico www.portuguese.maputo.usembassy.gov, acesso em 29 de Nov. 2012.

de

Pessoas,

disponvel

em

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 27

Na verdade, as aces de formao como forma de preveno e combate ao trfico de pessoas um dos mecanismos previstos no artigo 28 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho. Segundo o mesmo relatrio, as tcnicas policiais de investigao, treinamento, capacidade e habilidades forenses so dadas como sendo muito fracas, particularmente fora da capital. Especialistas locais relatam que estas deficincias levaram absolvio de trs alegados criminosos na Provncia de Manica. pois compressvel esta constatao, porque a polcia de investigao no dispe de meios apropriados para perseguio e investigao de criminosos que, servindo-se de meios mais sofisticados, atravessam fronteiras. H igualmente a indicao de casos de funcionrios do governo que facilitaram o trfico e crimes relacionados com o trfico. Os traficantes geralmente subornavam os agentes policiais para lhes permitirem o movimento das vtimas do trfico dentro do pas e atravs das fronteiras nacionais para a frica do Sul e Suazilndia, s vezes sem passaportes.35 Tais casos de corrupo dos agentes do Estado so relatados, dando conta que em Janeiro de 2012, a polcia na Beira anunciou a deteno de dois funcionrios dos Servios de Identificao Civil da Provncia de Sofala por alegadamente fornecerem bilhetes de identidade moambicanos a quatro cidados estrangeiros. Em finais do ano de 2012, foi aprovada a lei sobre a proteco de denunciantes, testemunhas e outros intervenientes processuais. Porm, segundo o relatrio que temos vindo a citar, o governo providenciou financiamento muito limitado para as ONGs ou organizaes internacionais que realizam trabalhos de combate ao trfico em Moambique. Os funcionrios do governo continuaram a depender das ONGs para o fornecimento de abrigo, aconselhamento, alimentao e reabilitao das vtimas36. O Governo de Moambique demonstrou uma diminuio nos esforos de preveno do trfico durante o perodo em referncia e no possui um nico rgo de coordenao dos esforos anti-trfico atravs de todos os ministrios.

35 36

Vide Ibidem. Relatrio j citado.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 28

Existe um plano de aco nacional de combate ao trfico de seres humanos, como uma subseco do actual plano quinquenal do governo de combate ao crime, e o Ministrio da Justia iniciou a elaborao de um plano independente, especfico para o trfico. O Ministrio do Trabalho empregou inspectores do trabalho, mas estes eram demasiado reduzidos em nmero, careciam de recursos tais como transporte, e na generalidade no tinham recebido formao relacionada com o trfico de seres humanos. 37 Como comumente aceite, a pessoa traficada pode ter sido forada ou ainda ter dado seu consentimento. Isso pode acontecer quando o traficante recorre ameaa, coao, fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou situao de vulnerabilidade da pessoa ou entrega ou aceitao de pagamentos ou benefcios.38 Havendo consentimento das pessoas traficada, nestes casos, no descaracteriza o crime. Sendo assim, mesmo consentindo em ser traficada a pessoa continua tendo o direito de ser protegida por lei. Uma situao bastante comum o aliciamento pela oferta de emprego. Dessa forma, muitas mulheres so traficadas e, geralmente, para fins de explorao sexual. Nestes casos, pode na verdade acontecer que a vtima concorda em ser traficada, se tal acto for a nica alternativa para melhorar a sua vida. A ser assim, pouca colaborao se pode obter da vtima, dificultando a investigao e a condenao. H quem defenda que se adopte medidas repressivas e protagonizadoras. Segundo esta linha de pensamento, no primeiro caso, pode acontecer que, com o objectivo de enfrentar o trfico de seres humanos, sejam tomadas medidas contrrias aos interesses das pessoas traficadas, dificultando a migrao legal, diminuindo as possibilidades para o trabalho no exterior e limitando, principalmente, os direitos das mulheres migrantes.

37 38

Ibidem. Adital, Trfico de seres humanos. O que e como enfrentar, disponvel, http://amaivos.uol.com.br/, acesso em 14 de Fev. 2013.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 29

J as medidas protagonizadoras partem do raciocnio bsico de que, no dia em que houver possibilidades suficientes para migrar de maneira legal e segura, e os migrantes tiverem os seus direitos garantidos, ningum mais cair nas redes do trfico de pessoas.39

39

Adital, Trfico de seres humanos, op. cit.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 30

Captulo III - Direito Comparado e Dados de Campo

1. Direito Comparado

Fazendo uma comparao de como os outros pases da lngua portuguesa que ratificaram no seu ordenamento jurdico temos:

Em Portugal, a ordem jurdica daquele pas tipifica no seu cdigo penal o crime de trfico de pessoas no seu artigo n160 ns 1 a 6 do Cdigo Penal Portugus.40 Segundo Paulo Costa,41 no primeiro Cdigo Penal aps o 25 Abril de 1974, aprovado pelo Decreto-Lei n. 400/82, de 29 de Setembro, o crime de trfico de pessoas estava previsto no artigo 217., na seco dos crimes sexuais, no captulo relativo aos crimes contra os fundamentos tico-sociais da vida social. Refere o autor que praticava este crime quem aliciasse, seduzisse ou desviasse alguma pessoa mesmo com o seu consentimento, para a prtica, em outro pas, da prostituio ou de actos contrrios ao pudor ou moralidade sexual, sendo punido com pena de priso de 2 a 8 anos e multa at 200 dias.42

O Decreto-Lei n. 48/95, de 15 de Maro, que procedeu a uma reviso do CP, integrou o crime de trfico de pessoas no artigo 169., na seco de crimes contra a liberdade sexual, do captulo dos crimes contra a liberdade e autodeterminao sexual. Aqui punia-se quem, por meio de violncia, ameaa grave, ardil ou manobra fraudulenta, levar outra pessoa prtica em pas estrangeiro da prostituio ou de actos sexuais de relevo, explorando a sua situao de abandono ou de necessidade.

40

Na redao que lhe foi impressa pela lei 59/07 de 4 de Setembro, publicada no dirio da Republica n 970, I serie A, de 4 de Setembro de 2007 41 COSTA, Paulo, Trfico de pessoas. Algumas consideraes legais, disponvel em www.pascal.iseg.utl.pt, acesso em 13 de Fev. 2013. 42 COSTA, Paulo, op. cit.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 31

Este artigo voltaria a ser alterado, neste caso, pela Lei n. 99/2001, de 25 de Agosto, que fixou a sua actual redaco: Quem, por meio de violncia, ameaa grave, ardil, manobra fraudulenta, abuso de autoridade resultante de uma relao de dependncia hierrquica, econmica ou de trabalho, ou aproveitando qualquer situao de especial vulnerabilidade, aliciar, transportar, proceder ao alojamento ou acolhimento de pessoa, ou propiciar as condies para a prtica por essa pessoa, em pas estrangeiro, de prostituio ou de actos sexuais de relevo, punido com priso de 2 a 8 anos.

Actualmente, o artigo 169. pune apenas o trfico internacional de pessoas, pelo que as situaes de trfico nacional (em territrio portugus), so punidas por outras normas, nomeadamente, pelo artigo 170. (crime de lenocnio). O envolvimento de menores no trfico internacional de pessoas objecto de uma previso legal especfica no artigo 176., n. 2. Para a punio do agente suficiente o aliciamento, o transporte, o alojamento ou o propiciar de condies para o exerccio de prostituio ou actos sexuais de relevo no estrangeiro.43

Em Timor Leste, o sistema jurdico consagra os crimes de auxlio a imigrao ilegal e trfico de pessoas no disposto nos artigos ns 79 e 81 da lei 9/2003 de 6 de Maio, esta uma tipificao e anterior a ratificao dos protocolos, ocorrida em 9 de Novembro de 2009.

O Brasil tem na sua legislao a quem introduzir clandestinamente ou ocultar clandestino ou irregular do artigo 125 da lei n 6.185 de 19 de Agosto de 1980, estando j prevista a entrada em vigor de um novo regime jurdico de estrangeiros no decurso de curso do ano de 2010.44 Neste pas possvel destrinar entre o trfico externo e interno de pessoas, punidos em disposies diferentes.

Em Angola, o sistema penal consagra penalmente a conduta tipificada como promoo e auxlio e entrada ilegal, conforme definida no artigo 113 da lei n2/2007 de 31 de Agosto;

Na Guine Bissau no foi adoptado ainda nenhum diploma legislativo que proceda a criminalizao do trfico de pessoas ou introduo clandestina de migrantes.
43 44

Ibidem. Com base no regime constante no decreto n 5.948/06,de 26 de Outubro de 2006

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 32

So Tom e Prncipe adoptou de auxlio a imigrao ilegal na tipificao penal da conduta descrito no protocolo relativo ao trfico ilcito de migrantes como introduo clandestina de migrantes.45

2. Anlise e interpretao de Dados do Campo

Subordinado ao tema de pesquisa, foi realizado um inqurito que decorreu na cidade de Chimoio, tendo sido abrangidos 17 (dezassete) cidados de diversos grupos sociais, entre magistrados, advogados, estudantes e cidados comuns, em geral.

A primeira questo procurava saber se os inquritos j ouviram falar de trfico de pessoas. Nossa expectativa era ouvir todos responderem de forma positiva, mas surpreendentemente, 4 (quatro) dos inquritos afirmou nunca ter ouvido desse fenmeno. Porm, a maioria, em nmero de 13 (treze) envolvidos, conhece o que era o trfico ou venda de pessoas, como mostra o grfico infra:

Sem resposta No 0% 24%

Sim 76%

Das treze pessoas que conhecem o fenmeno, perguntamos se j ouviram ou presenciaram um caso concreto de trfico de pessoas. Dez pessoas afirmam ter ouvido de um caso concreto de trfico de pessoas, uma pessoa disse ter presenciado na sua famlia, devido tentativa de trfico de sua prpria filha e duas pessoas nunca ouviram de um caso em concreto. Graficamente, temos:
45

Cfr. Art ns 93 e 94 da lei 5/2008

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 33

Nunca Presenciou 15% na sua familia 8% Ouviu falar 77%

A grande maioria dos inquritos tomou conhecimento de casos de venda de pessoas atravs dos rgos de comunicao social (televiso, rdio e jornais), e duas pessoas tomaram contacto directo com este fenmeno devido sua interveno processual, como magistrados. Graficamente, temos o que se segue:

Interveno processual 12%

Orgos de comunicao 88%

Uma vez que um dos mecanismos apresentados pela lei como meio de preveno do trfico de pessoas a sensibilizao e a divulgao legislativa, questionamos os inquritos se alguma vez participaram numa aco de divulgao da lei ou sensibilizao sobre o fenmeno.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 34

Dos treze inqueridos, onze nunca participaram nem ouviram de qualquer aco nesse sentido. Apenas dois inqueridos, por sinal magistrados, afirmam ter assistido a uma aco de divulgao, estratgia e sensibilizao, num evento organizado pela Procuradoria Provincial de Manica, juntamente com parceiros como a Save the childrem, PRM e outros.

Graficamente temos a seguinte representao:

Sim 15%

Nunca 85%

Questionamos ainda se a forma como as fronteiras esto organizadas, dificulta ou no trfico de pessoas para o exterior. A generalidade dos inquritos respondeu que no dificulta, uma vez que os mecanismos de controlo do movimento trans-fronteirio no so dos melhores. Alegam ainda questes de corrupo, falta de meios humanos para cobrir a vasta fronteira e outros factores a considerar.

Assim, o que propicia a fragilidade das fronteiras so aqueles factores acima indicados que, em representao grfica temos:

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 35

Dificulta 0%

No dificulta 100%

Ora, numa anlise simplista das experincias de trfico, ficou claro que a maior parte das vtimas do trfico so pobres e que, com promessa de emprego ou vida melhor acabam aceitando as propostas. A pergunta era, em face disso, como combater o fenmeno?

Dos inquritos foram apresentadas diversas opinies. Alguns defendem que se deve sensibilizar a sociedade sobre o trfico de pessoas e garantir-se maior divulgao da lei que pune esta prtica.

Alguns entrevistados defenderam que se deve combater o fenmeno atacando os pontos de vulnerabilidade, no que concerne aos aspectos econmicos e sociais. Defendem que se deve consciencializar as comunidades dessa ilicitude criminal e dos males que ela causa.

Outros, sem fugir muito ao teor das propostas a retro, afirmam que o trabalho de educao cvica nas comunidades e a cooperao internacional podem ser as melhores alternativas para minorar ou mesmo conter o crime de trfico de pessoas.

Tambm h quem defenda que para combater este mal, se deve criar mais postos de trabalho para diminuir o grande ndice de desemprego e assim tambm reduzir a pobreza.

Foram igualmente apresentados comentrio livre dos entrevistados que julgamos interessantes.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 36

Assim, alguns afirmaram que o fenmeno de trfico de pessoas no deve ser ignorado e deve haver uma vontade firme do Governo, at a comunidade de combater este mal. Esta parceria seria til do que qualquer aco isolada.

Entendem tambm que o fenmeno trfico de pessoas uma nova forma de escravatura, de coatar o direito do cidado de liberdade que um direito fundamental plasmado na Constituio da Republica.

Aconselha-se a melhoria das infraestruturas de base e potenciar os meios adequados para maior vigilncias.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 37

1. Concluso

Do que ficou atrs exposto, podemos concluir que o trfico de pessoas uma violao dos direitos humanos fundamentais que cresce a cada dia em nvel global. Por isso tornou-se uma preocupao mundial, tanto para a opinio pblica, quanto para os rgos de defesa dos direitos humanos e para os Estados envolvidos. Estes ltimos preocupados em criar mecanismos legais e aces pblicas para enfrentar o problema.

Foi nesta linha que, o nosso pas aprovou a lei n 6/2008, de 9 de Julho. Nos termos desse diploma legal, o trfico de pessoas considerado crime por impedir que o ser humano exera seus direitos, como liberdade de escolha, direito ao prprio corpo e a uma vivncia saudvel da sexualidade. Alm de crime, ele viola o princpio bsico da Constituio, o da dignidade da pessoa humana.

Na previso legal do artigo 10 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho, o facto de se fixar de forma taxativa (numerus clausus) das finalidades a que se deve destinar o trfico, dificulta o enquadramento de diversas condutas e situaes em que, ainda no se sabe a que se destinava a venda de uma pessoa. Assim, condutas reprovveis podem escapar das malhas da justia, quando no for determinada a finalidade da venda de uma pessoa.

A abordagem terica, legislativa e os dados de campo permitem afirmar que a precaridade social e vulnerabilidade das fronteiras, a falta de preparao do pessoal e o crime organizado propiciam fragilidade no sistema de controlo (jurdico, administrativo e social) com as implicaes da resultantes, confirmando-se assim a nossa hiptese de pesquisa.

Ainda, podemos assumir que, a adopo de medidas viradas para a responsabilizao familiar, atravs de consciencializao social sobre o fenmeno iria contribuir para maior preveno do trfico de pessoas.

que na verdade, a famlia a entidade primeira que deve assumir as suas responsabilidades na educao, proteco e defesa dos seus filhos.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 38

Os mecanismos previstos na lei sobre o trfico de pessoas no se mostram eficazes, uma vez que, devidos a factores econmicos, a vulnerabilidade das pessoas, em particular das mulheres, muitas vezes sem possibilidades de emprego e criana, pode dificultar qualquer aco de combate a este mal.

A divulgao da lei e os mecanismos de preveno e combate ao trfico de pessoas no suficiente, havendo mesmo comunidades que nunca ouviram deste crime, o que dificulta sobremaneira a vigilncia popular, para combater um mal que no conhecem.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 39

2. Recomendaes

Existindo j um quadro legislativo de combate ao trfico de pessoas, de recomendar que os agentes responsveis pelo cumprimento da lei devem ter domnio desses instrumentos. Assim, recomenda-se a formao adequada de pessoas e uma especializao na matria de luta contra o trfico, sobre os domnios processuais e mecanismos de preveno e combate.

Recomenda-se uma abordagem integrada quando se falar de transparncia e tica, nas aces de combate corrupo, uma vez que, a corrupo tem viabilizado o trfico de pessoas, na medida em que, sendo os traficantes avantajados em termos financeiros, podem corromper os funcionrios pblicos.

As campanhas de consciencializaes devem ser dirigidas as propensas vtimas e membros das comunidades locais, bem como actores estatais e no estatais a trabalharem na rea de proteco da vtima em geral.

necessrio implementar medidas e procedimentos especficos para a identificao das vtimas em risco. Os sucessos e desafios destes procedimentos de identificao j vividos por programas nacionais e regionais devem ser levados em considerao, no desenvolvimento de uma abordagem que seja adequada ao contexto em Moambique.

As escolas devem desempenhar um papel importante na consciencializao de crianas, recomendando-se assim a incluso nos currculos de matrias sobre o trfico de pessoas. Recomenda-se a aprovao de um plano nacional ou estratgia nacional de combate corrupo, de onde seriam delineadas as linhas de orientao e actuao dos sectores envolvidos.

E finalmente, recomenda-se a alterao do artigo 10 da Lei n 6/2008, de 9 de Julho, devendo admitir como crime qualquer trfico de pessoa, independentemente da finalidade a que se destina esse trfico, de modo a abranger a maior parte das situaes que possam surgir.
Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 40

Bibliografia ADITAL, Trfico de seres humanos. O que e como enfrentar, disponvel, http://amaivos.uol.com.br/, acesso em 14 de Fev. 2013. ANNIMO, Luta contra o trfico de Pessoas, disponvel em http://europa.eu, acesso em 13 de Fev. 2013. BARBOSA, Cntia Yara Silva, Significado e abrangncia do novo crime de trfico de pessoas: perspectivas a partir das polticas pblicas e da compreenso doutrinria e jurisprudencial, disponvel em http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-deapoio/publicacoes/trafico-de-pessoas, acesso em 06 de jan. de 2013. BELEZA, Teresa Pizarro, Direito penal, 2 volume, 2 edio, AAFDL, Lisboa, 1999. CASTILHO, Ela Wiecko V. de, Trfico de pessoas: da Conveno de Genebra ao Protocolo de Palermo, disponvel em http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-deapoio/publicacoes/trafico-de-pessoas/artigo_trafico_de_pessoas.pdf, acesso em 06 de Jan. 2013. CORREIA, Eduardo, Direito Criminal I, Reimpresso, Almedina, Coimbra, 1997. COSTA, Joana Azevedo da, Trfico de seres humanos, Verbo jurdico, disponvel em www.verbojuridico.pt, acesso em 08 de Dezembro de 2012. COSTA, Paulo, Trfico de pessoas. Algumas consideraes legais, disponvel em www.pascal.iseg.utl.pt, acesso em 13 de Fev. 2013. FRENTE DE LIBERTAO DE MOAMBIQUE. Histria de Moambique. Porto, Afrontamento, 1971. GARCA ARN, Mercedes. Esclavitud y trfico de seres humanos. Revista Peruana de Cincias Penales, Lima, n. 14, 2004. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade (2001). Metodologia do Trabalho Cientfic: Procedimentos Bsicos, Pesquisa Bibliogrfica, Projecto e Relatrio, Publicaes e Trabalhos Cientficos. 6. Ed. So Paulo, Editora Atlas S.A. MAIA GONALVES, Manuel Lopes, Cdigo Penal Portugus, na doutrina e na Jurisprudncia, 2 edio, Almedina, Coimbra, reimpresso, 2007. NAES UNIDAS, Manual contra o trfico de pessoas para profissionais do sistema de justia penal, NEWITT, Malyn. Histria de Moambique. Mem-Martins, Publicaes Europa-Amrica, 1997.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 41

PRATA, Ana, Dicionrio Jurdico 2 edio, volume II, Direito Penal e Processual Penal Relatrio do Departamento do Estado sobre Trfico de Pessoas, disponvel em www.portuguese.maputo.usembassy.gov, acesso em 29 de Nov. 2012. SANTAC, Criminalizao do trfico de seres humanos e contrabando nas legislaes nacionais, disponvel em http://www.santac.org, acesso a 12 de Dez. 2012. SANTOS, Boaventura de Sousa; at all, Trfico sexual de mulheres: Representaes sobre ilegalidade e vitimao, Revista Crtica de Cincias Sociais, 87, Dezembro 2009: 6994. SERRA, Carlos, Trfico de Pessoas em Moambique da retrica das palavras dinmica da aco, FDC SILVA, Daianny Cristine, Trfico de pessoas conceito e caractersticas, disponvel em http://www.mp.go.gov.br, acesso em 13 de Fev. 2013.

Legislao

1. Cdigo Penal 2. Constituio da Repblica de Moambique 3. Lei n 6/2008, de 9 de Julho. 4. Protocolo Adicional Sobre Trfico de Pessoas, em Particular de Mulheres e Crianas.

Ineficcia dos Mecanismos de Preveno e Combate ao Trfico de Pessoas Sandra Liliana Allen

Pgina 42

Vous aimerez peut-être aussi