Vous êtes sur la page 1sur 20

Renovao Carismtica Catlica Arquidiocese de Maring

Ministrio Jovem
RCC Maring Projeto Construindo a Famlia Ministrio Jovem

Apostila Campanha Dois Coraes 2007


Curados para amar Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres (Jo 8, 36)

Maring-PR
Junho 2007
SUMRIO 1 PREMBULO...................................................................................................... 04 2 NOTA PRIMEIRA APOSTILA............................................................................. 04 3 NOTA SEGUNDA APOSTILA............................................................................. 04 4 NOTA TERCEIRA APOSTILA............................................................................. 05 5 TEMAS.............................................................................................................. 06 5.1 Deus nos cura porque o Amor!................................................................. 06 5.2 Cura pelo amor ao prximo......................................................................... 08 5.3 Cura-me 11 5.4 Curados para amar! ................................................................................... 14 Senhor! .......................................................................................

1. Prembulo Neste ano de 2007, na quarta edio da apostila, continuamos com os trabalhos do Ministrio Jovem na Campanha Dois Coraes, atravs de mais 04 (quatro) artigos de casais cuja redao tem como tema principal Curados para amar inspirado pelo texto bblico Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres (Jo 8, 36). Incansavelmente prosseguimos com a evangelizao sobretudo a dos jovens, dentro de uma cultura de morte propagada em nosso sculo, no nimo de trazerlhes a experincia de Deus em suas vidas, e oferecendo-lhes uma proposta de restaurao em sua vida afetiva e relacional, a fim de serem precursores de santas e novas famlias: uma nova gerao de santos! Para que isto acontea de forma eficaz, foi proposto um encontro de jovens para a cura e libertao de todos os obstculos a uma vida de santidade, de lazer cristo e de um convvio saudvel, to sufocados pela mdia secular atual. Quer a proposta dos temas desenvolvidos nesta apostila encorajar os evangelizadores a pregarem Jesus Cristo libertador em suas vidas, percorrendo o amor a Deus sobre todas as coisas, o amor ao prximo, o amor a si prprio, para ento prosseguirem... Curados e livres para amar.

2. Nota primeira apostila Na primeira edio da apostila da Campanha Dois Coraes em 2004, foram abordados temas atuais acerca do namoro cristo, que obteve boa receptividade por parte dos grupos de orao na diocese de Maring, e at de outras dioceses, quais sejam: 1) Livres para Amar; 2) Existe Algum Especial para Voc; 3) Sois o templo de Deus; 4) A vitria sobre os dois coraes.

3. Nota segunda apostila Na edio de 2005, procurou-se ampliar e focalizar outros problemas urgentes e polmicos na juventude como o ficar, sndrome do prncipe encantado, ms influncias, sem deixar de propor solues para cada um dos temas, anexando o posicionamento cientfico e espiritual, sobretudo o Magistrio de nossa Igreja. Os temas foram: 1) O Amor pede amor; 2) Amai-vos uns aos outros, pois o Amor o vnculo da perfeio; 3) Que o casal diga: Queremos ver Jesus! (Jo 12,21 b. 14,6); 4) A Verdade e o Amor se encontraro (Sl 39 Liturgia 21/01/05);

4. Nota terceira apostila Na terceira edio da apostila, em 2006, percorremos a linha de temas vislumbrando a perseverana pela vida em santidade do casal, e o oferecimento de propostas de soluo para os problemas relacionais cotidianos. Os temas foram: 1) Que o casal diga: Sim Senhor, Tu sabes que ns te amamos... (Jo 21, 15); 2) E agora Senhor, que posso esperar? Minha confiana est em vs! (Sl 38, 8 a); 3) Vivei em boa harmonia, no mesmo esprito; e no mesmo sentimento (1 Cor 1, 10); 4) Casal: Ide e fazei discpulos! (Mt 28, 19 Tema do Jubileu da arquidiocese de Maring).

5. Temas 5.1 Deus nos cura porque o Amor! Reginaldo e Elisngela Alves
Cura Senhor onde di, Cura Senhor bem aqui, Cura Senhor onde eu no posso ir. Msica: Sueli de Faria Teixeira Agnus Dei

Deus Amor: 1 Joo 4, 8b.

Deus cura-nos porque ele nos ama, ser curado insiste em alguns passos que j vimos nos temas anteriores desta apostila. Parece algo contraditrio, mas algumas pessoas no querem se curadas, cito aqui algumas situaes. -Porque tem medo de amar, porque nunca foram amadas. -Outras no sabem amar, porque nunca sentiram isto de ningum. -Outras porque esto doentes, fsico, espiritualmente ou emocionalmente feridos, com isto sempre tem a ateno dos outros para si. Por estes motivos e tantos outros existe o medo de serem curadas! Identificando o problema: A MULHER ADULTERA: JOO 8. Podemos imaginar o que aquela mulher passou na mo dos seus acusadores quando queriam mat-la, olhemos para ela com olhar misericordioso de Jesus. Alguns pontos Nos fazem refletir: -Se estava no adultrio, talvez nunca havia sentido amor nos braos do esposo (no digo que ela estava correta, mas estamos olhando com um olhar misericordioso).

-Poderia ser o pecado que bateu a sua porta e ela o aceitou (ns somos pecadores, e queremos atirar a pedra: Joo 8,7b), poderia ser o seu nico pecado e aquela a nica vez que o havia cometido. -Uma outra ocasio seria um esprito familiar de prostituio ou adultrio, que pesava sobre a histria daquela mulher. -Ausncia dos pais, no tendo formao moral e informao sobre assuntos de casamento ( sem testemunho dos pais). -E ainda talvez uma sexualidade toda ela deformada na sua infncia, (molestada ou abusada sexualmente) Reflitamos nestes pontos, pode parecer a nossa histria.

ESTATISTICAS DA VIDA REAL: -Pais -Pais -Pais -Pais -Pais alcolatras criam filhos tmidos. adlteros criam filhos traumatizados (sexo e sentimentos) agressivos criam filhos inseguros. ausentes criam filhos sem personalidade. liberais criam filhos egocntricos.

Chame o problema pelo nome e comece a enfrent-lo, tenha coragem (Joo 16,33). Comece a orar e renunciar as histrias tristes da sua vida, os sentimentos e as emoes particulares, seus medos, traumas, fracassos, humilhaes, solido, desequilbrios, e marcas negativa do passado. Se queremos amar mais e sermos amados, no tenhamos medo (1 Joo 4,18). Outra situao a palavra dita, ex: nunca mais amarei ningum, ningum gosta de mim, sou feio(a), todo mundo namora menos eu.Isso causar males enormes em nossa vida, isso no uma profecia sim uma maldio (Gl 6-7,8). Algumas pessoas por j terem sofrido tanto no conseguem confiar nas pessoas que se aproximam delas, e so tomadas pelos medos: medo de ser enganada, medo de ser trada, medo de se envolver com sexo oposto, medo de amizades novas, medo de relacionamentos amorosos, e medo de namorar, medo do casamento, enfim medo de amar. Descubra o medo que existe em voc? O QUE FAZER? -Perdoe as pessoas que te causaram medo. -Faa oraes de renuncia e libertao. -Busque oraes de cura interior. -Visite Jesus no sacrrio (adorao e cura) -Busque ajuda com irmos (casais experientes, sacerdotes)

Deus nos criou para amarmos e sermos amados, ele nos criou para sermos felizes, no para a infelicidade, no devemos pensar nas conseqncias do amor, Jesus no era assim! O evangelho nos relata que ele sempre amou mais os de fora dos que o da sua convivncia, precisamos conhecer e amar melhor as pessoas. S assim seremos curados, e viveremos um amor desinteressado, incondicional e sincero (amor gape). AMAR UMA DECISO, NO UM SENTIMENTO. AMAR UM VERBO, E O FRUTO DESSA AO O AMOR. O AMOR UM EXERCICIO DE JARDINAGEM, ARRANCA O QUE FAZ MAL, PREPARA O TERRENO, SEMEIE, SEJA PACIENTE REGUE E CUIDE. HAVERO PRAGAS E SECAS OU EXCESSOS DE CHUVAS, MAS NEM POR ISSO ABANDONE O SEU JARDIM. SEJA FELIZ! DEUS VOS ABENE!

5.2 A cura pelo amor ao prximo Wellington e Fabrcia Esgotti


Como recebers o sol noutro dia? A luz te lembrar o semblante dele... Em cada manh vers sua imagem... At que console, o Meu Corao: Onde est o teu irmo?. Msica: Onde est o teu irmo? Walmir Alencar

Amar ao prximo Nos dias atuais temos visto o quanto difcil amar o prximo, pois muitas vezes parece que temos vivido como robs, onde tratamos o prximo com muita frieza deixando de lado os sentimentos de amor, paz, pacincia, etc..., com isso temos colhido em nosso meio, pessoas com coraes duros, cheios de feridas, mgoas, tristezas, precisando de cura para poderem prosseguir em sua vida de forma que possam quebrar toda resistncia em relao a amar aquele que est ao seu lado, quer seja amigo(a), namorado(a), familiares, e at mesmo pessoas desconhecidas. Precisamos buscar um corao como o de nosso Senhor Jesus Cristo, que no olhava classe social, raa, ou cor, mas que amava da mesma forma todos os filhos de Deus, tratando com igualdade todos os que estavam ao seu redor. Necessitamos de coraes realmente curados, somente assim conseguiremos amar a todos de uma mesma forma. Mas a cura interior depende de nosso esforo, de nossa luta pessoal. No livro Gotas de Interior, Pe. Lo deixa bem claro o quem devemos fazer:
A cura interior, muito mais do que um objetivo a ser alcanado ou uma meta a ser conquistada, conseqncia do nosso jeito de viver. Cura interior fruto, precisa ser cultivada. E, como vivemos num mundo desrtico e rido, precisamos ter a sabedoria de gotej-la, todos os dias.

Fica claro que para amarmos o prximo precisamos estar com um corao curado, mas para que isso acontea temos que trabalharmos todos os dias o

nosso interior, buscando realmente querer perdoar e amar principalmente aquele que nos machucaram, pedindo assim para que o Esprito Santo encharque o nosso corao com sua graa, e que dia aps dia estaremos lutando por um corao sarado pelo Senhor. Uma amizade verdadeira Uma amizade saudvel e verdadeira, na maioria das vezes, depende de cada um de ns, buscar amigos que queira amar de verdade, de grande importncia, pois so eles que iro nos ajudar nos momentos mais difceis de nossas vidas. Mas querer ser um bom amigo se faz necessrio, tratar as pessoas com educao, amor, brandura, sempre mostrando suas qualidades e entendo seus defeitos, faz com que uma amizade possa crescer e se firmar cada vez mais. Em Eclesistico captulo 6;5 diz:
Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos.

Por outro lado, tambm temos aqueles que considervamos nossos melhores amigos, e que em alguns momentos de nossas vidas nos decepcionou, fazendo com que em nossos coraes ficassem grandes feridas, trazendo consigo uma falta de confiana, no conseguindo mais acreditar naqueles que estavam ao nosso lado. Muitos deles nos traram, e toda aquela certeza de uma amizade saudvel caiu por terra. Devemos lembrar que tambm temos erros e fraquezas, e desta forma buscar perdoar nossos irmos que nos feriu, sabemos que no fcil perdoar, mas isso ser a nica sada para termos um corao curado. Na maioria das vezes que perdemos a confiana em um amigo, no deixamos mais ele fazer parte de nossa vida ntima ou at de nossa vida religiosa e social, ou pior, vamos criando dentro de nosso ser muralhas enormes e deixando com que comece a nascer um ressentimento muito grande. Ressentimento nada mais do que ficar remoendo um sentimento de tristeza, rancor, raiva, decepo, etc..., por algo de ruim que algum fez em nossa vida, e que quase sempre foi deixado por pessoas que mais amamos. Precisamos buscar aqueles amigos que um dia nos maltratou, com certeza muitos deles sofrem com a ausncia de nossa amizade, ou indo mais longe, possam estar perdidos por ai, sentindo-se abandonados com um corao tomado por uma tristeza muito grande, arrependido de tudo o que fizeram, desta forma mesmo sabendo que erraram que nos machucaram, temos que busca-los onde quer que estejam. No Evangelho de Mateus, captulo 18, 21, Jesus nos ensina de que forma devemos agir com aqueles que nos machucaram:
Ento Pedro aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmo, quando ele pecar contra mim? At sete vezes? Responde Jesus: No te digo at sete vezes, mas at setenta vezes sete.

O mundo coloca que no devemos passar por bobos, que devemos pagar com a mesma moeda, que se fomos feridos no devemos mais dar crdito a essa pessoa, e que no precisamos mais dela, e devemos jog-la de lado e fazer o possvel para que ela fique o pior possvel. Mas no assim que o nosso Senhor

10

nos ensina, Ele pede para que possamos ir e ajudar essas pessoas. Com certeza, quando perdoamos resgatamos o nosso amigo, que tanto precisa de nosso perdo, e a partir disso comeamos a ter um corao curado, pois o corao s pode ser sarado se passarmos a perdoar e esquecermos aquele sentimento de dor que est vivo em ns. Desta forma, devemos buscar fazer como Jesus pediu: perdoar sempre, e plantar dentro de nosso corao o amor que muitas vezes tem sido destrudo pela mgoa. Sendo assim que possamos fazer esse compromisso com Deus, de deixarmos o nosso corao aberto para a cura o perdo e a reconciliao, e veremos o quanto temos a ganhar, pois da sairo grandes amizades. Buscar um relacionamento saudvel Os relacionamentos que vemos nos dias de hoje, parece algo sem importncia nenhuma, onde as pessoas tem simplesmente buscado viver o momento no se preocupando com o ser humano que est do outro lado, no querem saber de seus sentimentos, trazendo com isso feridas difceis de serem cicatrizadas. Ns cristos temos que mudar essa forma de se relacionar, primeiramente devemos pensar na pessoa a qual estamos nos relacionando, se realmente aquilo que ambas as partes querem. A partir do momento em que esto juntos, procurar fazer a outra parte feliz, pois somente assim conseguira xito em seu relacionamento. Os namoros de hoje em dia tem passado por grandes tribulaes, a facilidade de ter uma traio muito grande, pois o ambiente em que vivemos, principalmente a juventude, tudo tende a ser normal. Mas aqueles que seguem essa falsa normalidade tem seus sentimentos feridos, onde comeam a deixar de ter relacionamentos sadios. Muitas vezes dentro de nossos grupos de orao temos advertido muito em relao ao sexo antes do casamento, com certeza isso algo preocupante e devemos tomar cuidado, mas temos outros pontos que devem ser trabalhados. Vejamos: Dar mais ateno a um namoro sincero, onde ambos possam confiar, tendo a fidelidade como algo primordial, sendo verdadeiro e claro naquilo que busca dentro do relacionamento; Saber entender o passado um do outro, buscando ajud-lo a sanar as feridas e traumas de relacionamento mal sucedido; Ser caridoso e paciente em relao a cimes, brigas, falta de confiana, pois tudo isso surgiu de situaes que passaram e ficaram marcadas em nossas vidas. Buscar ter seus momentos para namorar, descontrair, passear, conversar sobre o futuro, ou seja, momentos onde possa ficar sozinhos, terem seus momentos reservados.

Infelizmente quando falamos de afetividade e sexualidade mexemos em algo que di bastante no corao da juventude, na sua maioria eles j tiveram uma decepo amorosa, e que trouxeram grandes traumas, onde faz com que tenham medo de buscarem uma outra pessoa para sua vida. E isso no somente em relao a namoro, mas tambm com aquelas pessoas

11

que gostam de ficar, pois muitos so envolvidos em tais situaes. Dentro de nosso prprio grupo de orao tm acontecido coisas semelhantes, onde pessoas param de freqentar o grupo devido um namoro que no eu certo, ou que ficou com alguma pessoa, e a partir disso sente-se envergonhado, ou at mesmo com o corao ferido devido a achar que poderia dar certo, e quando caiu em si viu que foi simplesmente usado por outra pessoa, deixando assim de acreditar nas pessoas que l freqentam. Temos que comear a pedir para o nosso Senhor que possa trabalhar isso em nossos coraes, fazendo com que primeiramente, nos colocarmos no lugar da outra pessoa, e se realmente isso que queremos que faa conosco, e em segundo lugar que possamos ter em mente se isso que queremos. Nos casos que j aconteceram, que possamos passar a ver o semelhante como uma pessoa falha que tem seus erros e acertos, e pedir a Deus para que possa curar nossos coraes, fazendo com que a cada dia possamos melhorar at que as feridas sejam sanadas e possamos amar a pessoa alheia como nosso Deus pede que amemos. E assim vivermos realmente uma vida fraterna onde um possa amar o outro verdadeiramente, onde o mundo possa ver quer ser um cristo vai mais longe do que simplesmente ir a um grupo de orao ou a Santa Missa, e sim ser uma pessoa que ama e se preocupa com o prximo.

5.3 Cura-me Senhor! Newton e Ivana Takahashi


Sei que terei mais l no cu, terei muito mais l no cu... E uma verdadeira vida aqui, perto de Ti, felicidade sem fim! Msica Sei que terei mais Suely Faanha

Amar a mim mesmo? Uma ousadia. Justamente porque j conhecemos o princpio cristo do amor ao prximo, vivenciadas e protagonizadas por Jesus. E verdade. Mas, o que significaria amar como a si mesmo?
Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus o nico Senhor; amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, de todo o teu esprito e de todas as tuas foras. Eis aqui o segundo: Amars o teu prximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes no existe. (Mc 12, 29-31).

Percebemos que muitos desgastes na vida do cristo resumem-se em uma falta de amor prprio. No se trata do pecado do orgulho, egosmo ou vaidade. Mas de um desamor pelo que , a rejeio de ser uma criatura de Deus muito querida, muito amada por Ele. O problema que o ambiente do mundo que nos envolve de concorrncias e comparaes, forando-nos at inconscientemente a agir dissimuladamente, nos escondendo atrs de mscaras. Isto faz com que nos

12

afastemos de Deus, e, por conseqncia, no refletimos Sua Imagem e Semelhana, causando males a ns mesmos: 1
Todos amamos o prazer e almejamos viver dias felizes. Todavia, freqentemente somos nossos principais carrascos. Ns entulhamos com pensamentos negativos, preocupaes existenciais e problemas que ainda no aconteceram. Alm disso, temos baixa capacidade de sentir o prazer com que temos e de contemplar o belo nos pequenos eventos da vida. Da meninice velhice a tendncia natural da emoo humana no uma escala ascendente de prazer, mas de entristecimento.

Precisamos receber amor. Principalmente em recebemos amor, ficamos carentes e egostas: 2

nossos

dias.

Quando

no

E no dificilmente procuramos preencher estes vazios de amor, com coisas exteriores. Quando conseguimos algo, nos apegamos tanto. Em relao s pessoas, chamamos cime. Em relao s coisas materiais, ambicionamos ter sempre mais.

No relacionamento a dois, a falta de amor torna-o perigoso. A figura do seqestrador e do seqestrado ilustra muito bem essa situao: aquele que no recebe amor seqestra a liberdade do outro, alienando-o para suprir todos os vazios que no obteve, justamente porque no foi amado; o seqestrado muitas vezes sofre por muito tempo, ao atender de forma escravizada a esta carncia, no compreendendo porque esse amor a entristece tanto. 3 Nesta terceira semana da Campanha Dois Coraes, queremos entregar, de forma muito especial o nosso eu para Jesus! Antes de mudar algo em algum, precisamos ser mudados por Jesus! Antes de culparmos algum por nossas decepes, queremos reconhecer humildemente que primeiramente eu me decepciono comigo mesmo!4
Na verdade, ningum consegue nos decepcionar. Decepcionamo-nos conosco mesmos. Porque esperamos dos outros, mais do que eles podem oferecer-nos. O problema no est no outro, est em ns mesmos. Por no conhece-los, esperamos deles bem mais do que, na realidade, eles tm condies de nos oferecer. [...] O torcedor espera do jogador de seu time, mais do que ele capaz de dar. O povo espera do padre, mais do que ele est oferecendo. O aluno espera mais do professor. O professor, do aluno. O paciente, do mdico. Quem procura ajuda, normalmente, espera mais do que encontra, ento se decepciona.
1

CURY, Augusto. Anlise da Inteligncia de Cristo: O Mestre da Vida. 25. ed. So Paulo: Ed. Academia da Inteligncia, 2005. p. 205. 2 SANAGIOTTO, pe. Alir, SCJ. Quanto pior for a pessoa com quem voc vive, melhor para voc. 42. ed. Rio de Janeiro: Ed. Sanbria, 2005. p. 126. 3 O padre Fbio de Melo, SCJ, em muitas de suas palestras alerta a juventude sobre o grande perigo do namoro se tornar um seqestro, onde justamente uma das partes renuncia totalmente a si prprio, tornando-se escrava, prisioneira, perdendo sua dignidade, liberdade: um profundo desrespeito pelo outro que se confunde com amor, que no lhe foi cultivado. 4 Op. Cit. p. 27.

13

Quem no conseguimos decepcionar to somente Deus... E, por que? Porque Ele, e somente Ele, nos conhece muito bem! Nossas virtudes e defeitos. Vaidades e limitaes. Preguia e esforo. Tudo. A diferena que Deus no nos acusa! Mas abre seus braos e recebe seu filho arrependido de volta ao lar! Para aqueles que sentem-se rejeitados, com medo da opinio das pessoas, com timidez exagerada, medo de no ser aceito pelos outros, faamos esta orao! 5 Senhor Jesus, ajuda-me a me aceitar a mim mesmo! Ajuda-me a me valorizar! Ajuda-me a Te agradecer pelo dom da vida! Obrigado, Jesus, porque eu existo; porque vim ao mundo pela vontade do Pai; porque Ele tem um plano muito especial para mim. Ajuda-me a crer nisso, Senhor Jesus! Senhor, d-me a graa de perdoar sinceramente a meus pais; de compreend-los; de am-los; de me sentir, hoje, aceito por eles! Principalmente, Senhor, eu Te agradeo porque, pelo sacramento do batismo, eu me tornei filho de Deus, de uma maneira to especial, desse Deus Pai que me ama tanto e que nunca me rejeitou. Senhor Jesus, quero fazer muitas vezes este exerccio de amorizao e esta orao contemplativa at me sentir realmente feliz, livre de todo sentimento de rejeio. Amm. Ou, talvez, dependendo da necessidade, rezemos esta orao: 6 Senhor Jesus, Tu me conheces profundamente, sabes como sou covarde, como me perturbo quando minha auto-imagem fica por terra. Jesus, vem em meu socorro! Liberta-me do medo da opinio alheia! D-me o dom do discernimento para sempre agir corretamente. Mas como sei que vou errar muitas vezes, peo-Te que me ajudes a me aceitar errando. Sei, Jesus, que os vituprios no me diminuem aos Teus olhos, nem os elogios me tornam mais santo. Sei que Tu me aceitas como sou. Ajuda-me, sim, a fazer sempre o que for agradvel ao Pai, que esse seja o impulso do meu agir. Obrigado, Senhor. Amm. Esses passos so decisivos para nosso processo de cura. E, aceitando-se, o passo seguinte o auto-perdo.7
s vezes o paciente faz um longo tratamento com um mdico, psiclogo ou psiquiatra, mas no consegue sentir-se livre do sentimento de culpa enquanto no se sentir perdoado por Deus e por si mesmo. Quando, finalmente, a pessoa se sente perdoada e se perdoa, muitas enfermidades e um peso desaparecem de seus ombros.
5

GUIMARES, Maria Nellie. Ir. Voc quer se libertar de seus medos? 2. ed. Campinas: Raboni Editora Ltda, 1998. p. 27-28 6 Ibid. p. 36. 7 SANAGIOTTO, pe. Alir, SCJ. Perdoar mais barato. Rio de Janeiro: Editora Mens, 2005. p. 112.

14

comum acontecer que, fazendo algo errado contra algum, mesmo inconscientemente, a pessoa passe a agredir-se fisicamente, como meio de punio. E este suplcio causado por ns mesmos, por vezes, pior que qualquer agresso cometida por outros. 8
Pode ser que o meu maior inimigo, aquele que mais me faz mal encontre-se dentro de mim mesmo. possvel que quem mais necessite e espere o meu perdo seja eu mesmo!

E, para ns uma boa notcia nos dada, porque, neste processo de cura interior, ao perdoarmos primeiramente a ns mesmos, abrimos caminho para perdoar tambm a Deus e aos irmos. Para Jesus, sim, tem soluo! Para concluir este tema, no podemos deixar um problema sem soluo. Precisamos autorizar Jesus adentrar em nosso corao e localizar nossas feridas. E este nosso primeiro passo. Em seguida, convencermo-nos que sim, minha vida tem conserto! Apesar de talvez escutarmos de outras pessoas, ou de ns mesmos nos acusando desmerecedores da misericrdia de Deus, Jesus vem-nos dizer: SIM! EXISTE SOLUO PARA SUA VIDA! TEM JEITO SIM! 1) Deixemos Jesus entrar em nosso corao, localizando nossas feridas. Eu as apresento a Ti Jesus! Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua prpria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele! (Lc 10, 34); 2) Perdoemos queles que nos ofenderam, busquemos o sacramento da Reconciliao. E quando vos puserdes de p a orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra algum, para que tambm vosso Pai, que est nos cus, vos perdoe os vossos pecados (Mc 11, 25); 3) Louvemos, porque o louvor liberta! Por ele ofereamos a Deus sem cessar sacrifcios de louvor, isto , o fruto dos lbios que celebram o seu nome (Os 14,2) (Hb 13,15).

5.4 Curados para amar! Robson e Andria Lemes Ento volta s Deus amor que no passa e no passar .... De amor vive o corao de Deus, de amor, o amor que no se cansa de amar Msica: Amor que no se cansa pe. Fbio de Melo Introduo O namoro o aprendizado do amor. Fomos criados para viver o amor. Sem ele o homem e a mulher no podem ser felizes. A medida que endentemos e vivemos
8

Ibid. p. 113.

15

esta verdade, nos aproximamos mais do plano de Deus para ns. O problema que o inimigo de Deus e nosso tambm sabe disso e tem tentado, ao longo da nossa histria caricaturar o amor. Voc sabe o que uma caricatura? Segundo o dicionrio Melhoramentos uma representao grotesca e satrica dos traos caractersticos, fsicos de algo ou uma pessoa, ou seja, lembra algo, tem alguns traos semelhantes, mas falso, e o que pior uma caricatura sempre coloca em evidencia os defeitos. O mundo sempre esta cheio de caricaturas do amor, ideologias como a do ficar ou sexo desregrado, a busca da prpria felicidade sem se preocupar com a felicidade do outro, so provas de que em algum momento de nossa histria deixamos nublar o verdadeiro sentido do amor, e isto causou nosso sofrimento e por sofrermos, causamos o sofrimento das pessoas a nossa volta. neste contexto que Deus tem suscitado na Igreja discusses e campanhas como esta, a Dois Coraes, para que a graa do Pai nos alcance e nos cure de tudo que nos faz sofrer e que nos faz causar o sofrimento alheio. Em resumo, este tema Curados para Amar torna uma necessidade para todos aqueles que j descobriram a verdade escondida em nossos coraes: Fomos criados pelo Amor e para o amor. Primeiro passo para cura: Acompanhe tem um trecho da msica O amor que no se cansa do Pe. Fabio de Melo sjc. Ento volta s Deus amor que no passa e no passar .... De amor vive o corao de Deus, de amor, o amor que no se cansa de amar Primeiro entenda, isto no s poesia, no so somente palavras bonitas, mas pura verdade. O Senhor quer que comeamos a acreditar em seu amor. Parece tolice ficarmos insistindo nisso, mas necessrio que mandemos para bem longe de ns qualquer duvida sobre este amor que no se cansa de amar. Por mais que j tenhamos ouvido diversas vezes sobre este amor, continuamos cometendo o mesmo erro, de nos fixar muito mais nos nossos defeitos, nas nossas falhas, fraquezas, pecados, incapacidade e infidelidade do que no amor de Deus. Cada um de ns tem carregado um fardo pesado, ao sentir se como um patinho feio no meio dos outros. Mas precisamos deixar que Jesus rasgue esta cortina que nos envolve (Mt. 27,51) e que nos prende a estes conflitos internos. Deus quer e pode nos libertar, mas necessrio que eu d toda autoridade sobre minha vida a Jesus. Ele que ir aliviar nossos fardos, libertar nos da opresso do inimigo. Este (o inimigo) deseja que desacreditemos no amor de Deus. Coloca em nosso olhar, em nossas mentes e principalmente em nossos sentimentos, que somos fraco, infiis, pecadores e errados. No pecado ele nos encoraja, mas depois nos julga e nos condena. Olhe para nossa criao, no fomos criados em nossa famlia e na sociedade para acreditar no amor de Deus e sim num Deus punitivo e vingativo.

16

Um Deus que nos mede pelo quanto pagamos de dzimo, ou quantas horas destinamos orao. Primeiro entenda de uma vez por todas: Deus o Pai e est disposto a ajudar a curar suas feridas e vir em socorro dos seus machucados. Ele quer tirar de voc a idia de que voc indigno do amor, tirar esse sentimento de rejeio. Acabar com este pensamento que esta misria espiritual normal. Este o primeiro passo para a cura. Segundo passo para cura: Acompanhe este trecho da sagrada escritura: Dirigiu se para Nazar onde se havia criado (Lc 4, 16a) Este trecho da vida de Jesus pode servir muito bem para entendermos o segundo passo em nosso projeto Curados para amar. Vejamos que a leitura nos revela: Jesus foi batizado e cheio do Esprito Santo primeiramente vai para o deserto e depois este mesmo Esprito o impele de voltar para a terra onde havia se criado. Porque afinal Aquele que deveria demonstrar o amor perfeito pela humanidade, volta para a terra onde passa sua infncia? Podemos entender que voltar a terra onde havia se criado olhar para sua histria, seu passado sua infncia seus traumas, mas agora sob a ao do Esprito Santo. Tomando para nossa vida. Para estarmos prontos para amar necessrio olharmos para ns mesmos, entendermos nos, no sozinhos, mas envolvidos pela presena amorosa de Deus. Nesta prtica podemos entender o porque de muitas de nossas atitudes, dos nossos medos, receios, frustraes, momentos de raiva sem explicao. A presena de Deus nos garantira que no olharemos nossa histria com sentimento de pena, como se fossemos vitimas de nossa prpria histria, mas com Deus observamos estas situaes e cada uma delas servem de base para o nosso amadurecimento. Para se entender a importncia do que esta escrito acima s olhar para o mundo de hoje, onde as piores doenas comeam a ser do esprito e no do corpo. Cresce o nmero de psiquiatras e psiclogos, se alastra a depresso. So conseqncias do desequilbrio de um mundo onde o amor agoniza sufocado pelo nosso prprio despreparo para o amor. A partir desta realidade comeam nossas fugas. Buscamos satisfazer o corpo, uma vez que no conseguimos curar o esprito, comeamos a viver somente para comer, beber, vestir, comprar, gozar os prazeres do sexo. O professor Felipe Aquino da Cano Nova em um dos seus ensinos mostra o quanto esta pratica tem um efeito destrutivo. Pois para amarmos e sermos amados como devemos, faz se necessrio respeitar a primazia dos valores: em cima o esprito, depois o racional, e abaixo o fsico. Se seu corpo domina seu esprito, ento voc caminha de cabea para baixo. Nem a razo muito menos seu corpo podem comandar voc. Esta a funo do esprito, mas no do esprito enfraquecido por todos os traumas provenientes de

17

nossa histria, e sim o esprito amadurecido pela observao da sua vida sob a ao curadora do Amor de Deus e do Seu Esprito. COMO FAZER: Estabelea etapas: Convena se do amor de Deus Ore no Esprito para ser revestido de coragem e desejo de viver. A partir da procure entender sua histria: quem voc ? De onde veio? Como foi criado? Come e o quanto sua histria tem interferido em sua vida atual. Se possvel pea que pessoas te acompanhem orando por cura interior ou intercedendo por voc.

Curados, estamos prontos para exercitar nosso amor com o namoro. Mas lembre se: seu namoro s ter sentido se for um aprendizado do autntico amor. O amor tem muitas faces: a compreenso, a aceitao do outro, o perdo, a busca da verdade, a pacincia, a sinceridade, a fidelidade, a bondade, o perdo, e tudo que faz o outro crescer.

Sei Que Terei Mais


Suely Faanha INTRO.: { Bm7 D E } (3x) Bm7 D F#m7 E

B
Sei que s caminho,

C#m7

G#m7 A

sei que s verdade e vida G#m7 F#m7 E { Bm D F#m7 E } 1 vez Sei que s amor, sei que s Senhor e Deus, Jesus { Bsus } 2 vex

E F#m7 A

B G#m7 B/A

C#m7 A

A/C#

B B B

Tua palavra eu quero viver mesmo que tudo eu venha a perder Tua palavra eu quero viver mesmo que a vida eu venha a perder

C#m7 A

18

Sei que terei mais l no cu, terei muito mais

l no cu { D C#m7 B } 1 vez { B } 2 vex

G#m7

F#m7 A

E uma verdadeira vida aqui, perto de ti, felicidade sem fim

B
Faz de mim o sal da terra,

C#m7

B F#m7

E/G# B

faz de mim a luz do mundo

G#m7 C#m7 B E F# F#

Sejas tu o meu sabor, minha luz e meu Senhor e Deus, Jesus Sei que terei mais l no cu Terei muito mais l no cu

Amor que no se cansa


(Fbio de Melo,scj.)

D
Se a tristeza te rouba as palavras

Em
Se as razes se perderam no tempo

G D

A/G

G/A

Relembrar as histrias passadas desperta saudades Se algum prometeu te amar, mas depois partiu

Em
Te deixando sem mesmo explicar, sem dizer adeus

19

G Em D
Ento volta

F#m7 A D

Deus conhece a tua verdade e as saudades do teu corao Em segredo teu Deus te espera, quer te consolar

Em D
Ento volta

S Deus amor que no passa e no passar

Em

G D A/C# Bm A

A G

S Deus resposta que vale a pena esperar De amor vive o corao de Deus, de amor

Amor que no se cansa de amar

20

Vous aimerez peut-être aussi