Vous êtes sur la page 1sur 2

Normas e certificaes: Padres para Responsabilidade Social de Empresas Beat Grninger e Fabiana Ikeda de Oliveira

Empresas, comunidades e indivduos ainda esto aprendendo a viver no mundo da globalizao, da transformao tecnolgica e das transies polticas. A privatizao do setor pblico, a liberalizao do mercado e a comunicao on-line resultaram na transferncia massiva de bens e poder ao setor empresarial. O papel das empresas mudou significativamente. Normas e certificaes na rea da Responsabilidade Social Empresarial vm sendo desenvolvidas para que empresas possam responder a desafios como ampliao de responsabilidades, exigncia de transparncia, perenidade em longo prazo e concorrncia acirrada, trazidos pela nova realidade em que vivemos. Introduo Este texto tem como objetivo fornecer aos leitores informaes sobre normas e certificaes da rea da responsabilidade social de empresas, seu desenvolvimento e aplicao. Dentro de um contexto mais amplo de padronizao, pretende-se estabelecer vnculos com a gesto estratgica da responsabilidade social de empresas. A primeira parte descreve alguns conceitos utilizados, bem como a importncia da padronizao. A segunda parte trata com maior profundidade a SA8000 (Social Accountability 8000) e a AA1000 (Accountability 1000), atualmente considerados os dois principais modelos padronizados de responsabilidade social empresarial. Contexto e conceitos utilizados Normas e certificaes so padres, isto , conjuntos amplamente aceitos de procedimentos, prticas e/ou especificaes. As certificaes diferem-se de normas basicamente pela conferncia de atestados de conformidade a um conjunto de regras seguido por determinada organizao, aps a realizao de sua verificao e auditoria por uma terceira parte ou rgo certificador. Na rea da responsabilidade social, as normas e certificaes vm atender a uma demanda crescente por transparncia e prestao de contas, fundamental para qualquer processo de gesto socialmente responsvel. A importncia de normas e padres est principalmente na definio e concordncia de termos e procedimentos, o que permite uma certa comparabilidade da empresa com o restante do mercado. Outras vantagens trazidas pela padronizao so: Consistncia de procedimentos; Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento para garantir cumprimento e auditoria; Claras definies para divulgao pblica de informaes auditadas; Mecanismos de melhoria contnua; Incentivo ao mercado para o jogo limpo. A SA8000 e a AA1000 foram escolhidas para integrar este texto dentre uma variedade de padres existentes que cobrem aspectos de sustentabilidade, como mostra o quadro abaixo:

Nome do padro
SA8000 (Social Accountability, SAI) AA1000 (Accountability, ISEA)

Foco do padro
Condies de trabalho Dilogo com stakeholders

Grupo Foco
Todas as empresas Organizaes com ou sem fins lucrativos Empreendimentos agroflorestais Pesca Todas as empresas Todas as empresas

Forest Stewardship Council Meio ambiente, FSC comunidades locais Marine Stewardship Council Meio ambiente, animais MSC ISO-Norms (9000, 14000, etc.) Qualidade, meio ambiente Global Reporting Initiative Qualidade em relatrios GRI de sustentabilidade Tabela 1: Padres globais com critrios sociais

Normas e certificaes esto inseridas num contexto de gerenciamento estratgico da responsabilidade social empresarial que, tendo como base a transparncia, valores ticos e dilogo, considera todas as partes envolvidas ou impactadas pela empresa e visa a melhoria das relaes com estas partes. A figura 1 demonstra como as normas e certificaes so integradas num modelo de gesto da responsabilidade social empresarial, com base tringulo da sustentabilidade. Cada lado deste tringulo representa um aspecto de sustentabilidade: ambiental, social e econmico. A sustentabilidade econmica, sendo a base do tringulo, representa a base da organizao.

Figura 1: Complementaridade de normas e certificaes na gesto integrada

Apresentamos para cada lado uma certificao que apia o desenvolvimento da organizao frente ao aspecto social, ambiental e econmico. A figura demonstra, neste caso, a convivncia e complementaridade de vrias certificaes e normas. A norma de processo AA1000 pode ser vista em combinao com o GRI como o corao do tringulo, por englobarem o gerenciamento com todos os stakeholders e estabelecerem metas nos trs lados do tringulo. A SA8000 uma certificao em sentido mais restrito. Por ser muitas vezes definida como norma de responsabilidade social, gera uma expectativa alm de seu foco de relaes com os trabalhadores. A seguir, apresentamos primeiramente a SA8000, seguida pelo escopo mais amplo da norma AA1000 que , de forma mais justificada, padro de gerenciamento da responsabilidade social empresarial.

Vous aimerez peut-être aussi