Vous êtes sur la page 1sur 14

DISCIPLINA: EDUCAO DIGITAL

ACADMICA: LOURDES MARIA ROSA PROF: JANILSE NUNES NA LINHA DO TEMPO: ano 2010

O termo "Informtica na Educao" tem assumido diversos significados, dependendo da viso educacional e da condio pedaggica em que o computador utilizado.

A escola, ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem, no deve deixar que este se torne um artigo de luxo, criando assim adultos egostas e anti-sociais. Ela deve buscar neste um meio de desenvolver cidados mais crticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.

O computador pode ser usado na educao como mquina de ensinar ou como mquina para ser ensinada. O uso do computador como mquina de ensinar consiste na informatizao dos mtodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedaggico, esse o paradigma instrucionista.

Nesse caso, o computador tem a finalidade de facilitar a construo dessa "parede", fornecendo "tijolos" do tamanho mais adequado, em pequenas doses e de acordo com a capacidade de cada aluno.

Diferentes naes que se comunicam por meio da internet.

Com a utilizao do computador na educao, possvel ao professor e escola dinamizarem o processo de ensinoaprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas.

As escolas precisam sofrer transformaes frente a essa nova tecnologia e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o indivduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. O ensino por meio da tecnologia ainda bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currculo o ensino da informtica com o pretexto da modernidade. As duvidas eram grandes em relao a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram tcnicos que tinham como misso ensinar Informtica. Uma outra dvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informtica?

Currculos, que, alm de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilizao dessa ferramenta como instrumento de apoio s matrias e aos contedos lecionados. Vivemos em mundo tecnolgico, onde a Informtica no pode ser vista como meramente mais uma tecnologia. uma nova tecnologia que oferece transformao pessoal, alm de favorecer a formao tecnolgica necessria para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informtica no como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um contedo. Devemos ter a percepo que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores. (Por Ana Maria Joaquina - ULBRA)

Fontes: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm http://leojunios.blogspot.com/2010_08_01_archive http://emangeloanzollin.blogspot.com.br/2009/12/importanciada-informatica-na-educacao.html Postado por Escola Municipal "Angelo Anzollin" http://www.escolamaxima.com.br/informatica/24%20-% 20Victoria%20M,%20Gabrila%20e%20Fernanda/educacao. htm

FIM ...
Avaliao: Muito Bom

Vous aimerez peut-être aussi