Vous êtes sur la page 1sur 10

MANUAL PARA ELABORAO DE PROJETO DE PESQUISA

Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientao metdica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a objetivos claros e definidos e seguindo um cronograma especfico. O Programa de Ps-graduao em Cincias da Sade (NPGME) utiliza este manual para orientar a elaborao das propostas de pesquisa submetidas em edital de seleo anual, para os cursos de Mestrado e Doutorado em Cincias da Sade. A composio do projeto e suas regras de formatao so apresentadas a seguir:

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS (ordem sequencial de apresentao, exceto lombada):

1- Capa (obrigatria): papel branco, tamanho A4. Deve conter: nome da instituio, nome do autor, ttulo e subttulo (se houver deve ser evidenciado a sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos), local (cidade onde se entrega o trabalho) e ano de submisso, conforme Apndice A. 2- Folha de rosto (obrigatria): deve conter nome do autor, ttulo e subttulo (se houver deve ser evidenciado a sua subordinao ao ttulo principal do projeto, precedido de dois pontos), natureza, local (cidade onde se entrega o trabalho) e ano de depsito, conforme Apndice B. 3- Resumo na lngua verncula (obrigatrio): ttulo (Resumo) centralizado com fonte tamanho 16, em caixa alta. O resumo deve ressaltar o tema, o objetivo, o referencial terico, o mtodo e deve ser composto de uma sequncia de frases concisas, afirmativas e no de enumerao de tpicos. Recomenda-se uso de pargrafo nico, iniciando com uma frase significativa, explicando o tema principal do documento e, a seguir, a categoria de tratamento. Os descritores devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidos da expresso Descritores: separados entre si por ponto, e listados em ordem alfabtica (realizar a busca nos descritores em cincias da sade-DECS-LILACS, elaborada pela BIREME). O resumo dever conter de 150 a 500 palavras (ABNT NBR 6028/2003). Usar tamanho de fonte n 12 e espaamento simples. Sugere-se que o resumo seja contido em uma nica pgina. Deve ser inserida a referncia completa do projeto no incio do texto (APNDICE C). 4- Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio); deve ser apresentado o Abstract e seguir as mesmas regras para o resumo em portugus, seguido de key-words.

5- Lista de tabelas e figuras (opcional): deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Pode-se elaborar lista prpria para cada item separadamente. Ttulo centralizado, letra n 16 (maiscula). Corpo da lista: letra n 12 e espao 1,5. 6- Lista de abreviaturas e siglas (opcional): Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes, sem a necessidade de indicao da pgina. 7- Sumrio (obrigatrio): ttulo centralizado, letra n 16 (maiscula). Corpo do sumrio: letra n 12 e espao 1,5. Deve seguir a apresentao tipogrfica utilizada no texto. Os ttulos e subttulos devem ser precedidos de sua numerao sequencial, separados apenas por um espao, e alinhados esquerda. Os recursos de destaque (negrito, sublinhado, caixa alta) devem seguir a mesma formatao do corpo do trabalho (APNDICE D).

ELEMENTOS TEXTUAIS (ordem sequencial de apresentao)

1 INTRODUO: deve dar ao leitor uma viso preliminar do assunto que ser objeto da pesquisa, problematizao e relevncia do estudo. 2 OBJETIVOS: o autor deve especificar, de maneira clara e sucinta, a finalidade da pesquisa, especificando os aspectos que sero abordados. Seguir as regras bsicas para a redao de objetivos: uma ao para cada objetivo, com um nico verbo, no modo infinitivo, aes operacionalizveis a serem verificadas ao final do trabalho (passos dos mtodos e metas a posteriori no se configuram como objetivos da pesquisa). Pode ou no ser necessria a diviso em geral e especficos (a critrio do candidato) 3 REVISO DA LITERATURA: Deve ser demonstrado o domnio da literatura pertinente ao tema central da investigao, como tambm um histrico da evoluo cientfica do assunto abordado no trabalho, dando-se nfase ao que se publicou recentemente sobre o tema (estado da arte). Seguir as normas de citao da ABNT NBR 10520 (ltima atualizao 2002). 4 CASUSTICA E MTODOS (Mtodos, Material e Mtodos, Caminho ou Percurso Metodolgico ou outro ttulo, se pertinente): captulo em que devem ser abordados, de forma clara e precisa, os mtodos, tcnicas, instrumentos, procedimentos, materiais e equipamentos utilizados, especificando destacadamente: a populao de referncia e suas caractersticas, o desenho do estudo, os critrios de incluso e/ou excluso, tcnica de amostragem, classificao das variveis a serem usadas no estudo, planejamento da anlise, e aspectos ticos da pesquisa.

5 ORAMENTO Devem ser detalhados os recursos necessrios ao desenvolvimento da pesquisa, apresentados de forma realista e que possa servir de base para solicitao de patrocnio por alguma entidade financiadora.

6 CRONOGRAMA Representa o tempo necessrio para a realizao da pesquisa. Devem ser especificadas as etapas ou fases. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS: (ordem sequencial de apresentao) 1- Referncias (obrigatrio): o candidato pode optar em seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002 ou Estilo Vancouver (consultar http://www.icmje.org). 2- Glossrio (opcional): corresponde relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas com as respectivas definies. 3- Apndices (opcional): consiste no material elaborado pelo prprio autor e devem ser identificados por letras maisculas alfabticas consecutivas, travesso e o respectivo ttulo 4- Anexos (opcional): consiste em materiais no elaborados pelo autor e segue a formatao dos apndices.

REGRAS DE FORMATAO A apresentao do texto dever seguir as recentes normas previstas pela ABNT (14724/2011), papel branco em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm digitados no anverso das folhas. As sees e subsees devem ser apresentadas sequencialmente, no sendo necessria a apresentao de sees primrias em pginas individuais, com ttulo alinhado esquerda, precedido de sua numerao progressiva e separado deste por um espao. A numerao segue a seguinte ordem: a. Seo primria nmero inteiro: 1; b. Seo secundria nmero inteiro, seguido de ponto, e nmero correspondente diviso do captulo: 1.1; c. Seo terciria 1.1.1; d. Deve-se limitar as sees at a quinria; e. Quando necessrio, enumerar assuntos dentro de uma mesma seo, usar o recurso das alneas (ABNT NBR 6024/2012).

A fim de ilustrar e complementar o texto, podem ser utilizadas: o Tabelas e grficos para resumir a massa de dados coletados ou indicar sua sequncia; o Figuras, lminas e fotografias para ilustrar ou destacar determinados itens. As ilustraes complementam o texto, devendo ser inseridas o mais prximo possvel do trecho onde so mencionadas. Tais ilustraes devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arbicos, conter ttulo e ser acompanhadas de uma legenda explicativa, inseridos (numerao, ttulo e legenda) na parte superior das mesmas. Quando necessrio, deve-se colocar a fonte de onde foram retiradas as informaes. O texto deve ter espaamento 1,5. Para os demais itens (legendas de figuras, ttulos de tabelas e citaes diretas com mais de trs linhas, referncias), deve-se usar espaamento simples. As citaes diretas de mais de trs linhas devem, tambm, ser apresentadas em corpo de fonte menor que o do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, e sem aspas. As citaes diretas com menos de 3 linhas so inseridas no texto, com a mesma formatao, mas sendo colocadas entre aspas, e em ambas as situaes indicando-se a pgina onde se encontram na obra original. As sees devem ser apresentadas em ordem sequencial, e no iniciadas em pginas individuais, tendo dois espaos 1,5 entre o ttulo e o texto. As pginas devem ser contadas e numeradas a partir da Introduo, em algarismos arbicos, sendo esta numerao colocada no canto superior direito da pgina.

CITAES:
Sendo adotada a ABNT para elaborao das citaes, estas devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data em todo o trabalho. No sistema autor-data, a indicao feita pelo sobrenome de cada autor em letras maisculas, seguido do ano, separados por vrgula e entre parntese ao final da frase ou letras maisculas e minsculas seguido do ano no incio. Ex: As pessoas com TCE moderado e leve tambm apresentam sequelas (SOUSA, 2009). Para Sousa (2009) as pessoas com TCE moderado e leve tambm apresentam sequelas. Ser aceita a citao de at trs autores no mesmo trabalho. A partir desta quantidade, ser acrescida a expresso et al. aps o sobrenome do primeiro autor. Ex: Jacobssen (2001) Jansen, Smith e Palma (2002) ou Adams et al. (1999).

Se for feita a indicao de diferentes autores simultaneamente, eles devem ser indicados separados por ponto e vrgula e em ordem alfabtica. Ex (SOUSA, 2007; TAVARES, 2008; ZASLER, 2006) Quando inseridos no texto, sero grafados apenas com a inicial em maiscula, colocando-se o ano entre parnteses. Quando citados como referncia indicativa, viro entre parnteses, em caixa alta, com os autores separados entre si por ponto e vrgula, e separando-se estes, do ano, por uma vrgula. Ex: (ANDRADE; VIEIRA; LIMA, 2004). Quando h mais de uma referncia indicativa para uma mesma idia ou pargrafo, as referncias so separadas entre si por ponto e vrgula. A ordem da citao a alfabtica do primeiro autor. Ex: (ANDRADE; VIEIRA; LIMA, 2004; GOUVEIA; CARVALHO, 2003).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS DA SADE
(texto centralizado, corpo da fonte N 16)

NOME DO AUTOR
(centralizado, corpo da fonte N14)

TTULO DO PROJETO COM SUBTTULO (SE HOUVER)


(centralizado, corpo da fonte N 16)

ARACAJU (centralizado, corpo da fonte 12) ANO (centralizado, corpo da fonte 12)

APNDICE B

NOME DO AUTOR
(centralizado, corpo da fonte 14)

TTULO DO PROJETO COM SUBTTULO (SE HOUVER)


(centralizado, corpo da fonte 16)

Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade da Universidade Federal de Sergipe para submisso seleo ao curso de Mestre ou Doutor em Cincias da Sade. (alinhamento justificado com recuo de 07 cm esquerda, entrelinhas simples e corpo da fonte 12)

ARACAJU (centralizado, corpo da fonte 12) ANO

APNDICE C

RESUMO
Ttulo do projeto de pesquisa em portugus, autor, local e ano. Resumo do projeto de pesquisa, preferencialmente em uma pgina.

ABSTRACT
Ttulo do projeto em ingls, autor, local e ano. Resumo do projeto, preferencialmente em uma pgina.

APNDICE D

SUMRIO

1 INTRODUO ..................................................................................................................... xx 2 OBJETIVOS.............................................................................................................................xx 3 REVISO DA LITERATURA............................................................................................. xx 3.1 Seo secundria................................................................................................................... xx 3.1.1 Seo terciria.................................................................................................................... xx 4 CASUSTICA E MTODOS ............................................................................................... xx 5 ORAMENTO ..................................................................................................................... xx 6 CRONOGRAMA ................................................................................................................... xx REFERNCIAS ....................................................................................................................... xx APNDICE A - XXXXXXXXXXX ........................................................................................ xx APNDICE B - YYYYYYYYYYYYYY ................................................................................ xx ANEXO A - ZZZZZZZZZZZZZ ............................................................................................ xx ANEXO B - WWWWWWWWWW ....................................................................................... xx

Vous aimerez peut-être aussi