Vous êtes sur la page 1sur 20

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

CADERNOS MOVIMENTO DOWN

Observatrio de Favelas do Rio de Janeiro Movimento de Ao e Inovao Social - MAIS

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN


Cadernos Movimento Down

1 edio

Rio de Janeiro 2013

REALIZAO Movimento Down | Observatrio de Favelas do Rio de Janeiro Movimento de Ao e Inovao Social - MAIS COORDENAO EDITORIAL E REVISO Andrea Stelet Maria Antnia Goulart COLABORAO Ana Claudia Correa Ana Paula Abreu Bianca Soares Ramos Debora Feldman Pedrosa Mascarenhas Luciene Muniz Simone Evangelista CONSULTORES TCNICOS Maria Angela de Oliveira Champion Barreto Maria Terezinha Baldessar Golineleo Suzane de Mello Eidintas Teresinha F. Almeida Prado FOTOS Acervo Movimento Down Edmilson Lima | Programa Agncia - Escola Imagens do Povo Isaas Emilio da Silva Mrcia Farias | Programa Agncia - Escola Imagens do Povo ILUSTRAO Flavio F. Soares PROJETO GRFICO, DIAGRAMAO E CAPA Raquel Bento Torres

APRESENTAO
A coleo GUIA DE ESTIMULAO PARA CRIANAS COM SNDROME DE DOWN foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mes e pais possam ajudar no desenvolvimento de seus lhos com exerccios simples e atividades do dia a dia. Para que a criana possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulao procura oferecer condies para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianas, com ou sem sndrome de Down. Cada criana tem seu prprio ritmo, que voc aos poucos vai perceber e aprender a respeitar. Use sua sensibilidade para escolher o melhor momento do dia para realizar os exerccios, ou seja, quando seu beb estiver calmo, sem sono, seco e alimentado. Uma boa estimulao realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com sndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicao. A realizao de atividades agradveis para voc e seu beb tambm ajuda a fortalecer a relao de vocs. Assim, voc estar dando carinho e ateno para seu lho, alm de observar suas diculdades e habilidades. A cada dia, voc perceber que ele tem um futuro promissor pela frente. Parabns pelo beb! Movimento Down

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN


As crianas com sndrome de Down possuem um grande potencial a ser desenvolvido. Elas precisam, contudo, de mais tempo e estmulo da famlia, de especialistas e de professores para adquirir e aprimorar suas habilidades. Aspectos fsicos e mdicos inuenciam no desenvolvimento da capacidade motora e de comunicao dessas crianas. De forma geral, as pessoas com sndrome de Down apresentam tendncia hipotonia, que leva a msculos mais macios e reduz a fora muscular, alm de terem uma exibilidade exagerada nas articulaes. Nascem, tambm, com fragilidades relacionadas com o corao, os ouvidos, o sistema digestivo e o sistema respiratrio. As atividades e exerccios propostos nestes fascculos daro suporte para que voc possa ajudar o beb na superao desses obstculos desde os primeiros meses de vida. Estratgias para exercitar as habilidades incluem brinquedos, tempo de dedicao, forma de evoluo dos movimentos, alternncia entre estmulos e atividades entre esquerda e direita.

ASPECTOS MDICOS CARACTERSTICOS


Cada criana desenvolve habilidades no seu prprio ritmo e apresenta seus pontos fortes e necessidades individuais. As crianas com sndrome de Down apresentam caractersticas particulares de constituio fsica, assim como aspectos mdicos e cognitivos, que envolvem raciocnio, capacidade de ateno e memria. Algumas caractersticas merecem ateno:

Hipotonia
Uma dessas caractersticas a hipotonia uma tenso menor do que o normal nos msculos, que se apresenta em diferentes graus e tende a diminuir com a idade. O tnus muscular baixo afeta todos os msculos do corpo. Isso atrasa o desenvolvimento da criana, que enfrenta desaos maiores para aprender a se mover, para erguer a cabea, apoiar-se nos braos, erguer as mos e os ps para o ar, sentar e em todo o desenvolvimento motor amplo e no.

Ligamento e frouxido das articulaes


As crianas com sndrome de Down tambm apresentam frouxido ligamentar, o que aumenta a amplitude do movimento nas articulaes. Isso muito evidente nas mos das crianas. O polegar, em particular, pode ter tanto movimento extra que muito difcil para elas segurar e manipular objetos pequenos. Tambm maior o risco de subluxao ou luxao das articulaes, por isso deve-se ter cuidado para no puxar excessivamente os membros dessas crianas.

Membros mais curtos


Os braos e as pernas das crianas com sndrome de Down parecem mais curtos em relao ao tronco. Isso perceptvel quando ela est aprendendo a se sentar, a se apoiar nas mos e a colocar-se na posio de joelhos. Mais tarde percebese tambm o menor comprimento do brao e da perna, ao comprar um triciclo, bicicleta ou roupas. As crianas precisam se esticar mais para realizar tarefas como colocar e amarrar sapatos.

Mos pequenas
As mos das crianas com sndrome de Down tambm podem ter algumas caractersticas fsicas particulares. Em geral, as mos so menores do que a mdia, e os dedos, mais curtos, o que pode tornar mais difcil pegar ou segurar objetos maiores. Tambm pode ser mais difcil o uso de teclado de computador ou tocar guitarra ou piano, atividades que requerem abertura maior dos dedos.

Problemas no corao
Aproximadamente 50% dos bebs com sndrome de Down nascem com cardiopatias e isto impede o incio de vrias atividades nos primeiros meses. Caso seu lho ainda no possa iniciar o programa de estimulao, que tranquilo para dar a ele todo o conforto e ajuda-lo a superar o quanto antes seus problemas de sade. Caso seu lho j tenha sido liberado para iniciar as atividades de estimulao, mos obra!

DICAS PARA AJUDAR SEU BEB A SE DESENVOLVER MELHOR


1. Faa os exerccios diariamente: crianas com sndrome de Down precisam aprender as habilidades necessrias para as futuras atividades da prtica diria. 2. Tenha expectativas realistas: escolha atividades que motivem realmente seu beb. Voc vai perceber se o exerccio desaador demais para ele, por sua resposta. Se ele no consegue, mesmo com sua ajuda, no insista, para no gerar frustrao mtua. 3. Construa sobre o sucesso: desenvolva a partir de atividades nas quais ele j teve sucesso e v adicionando um pouco mais de diculdade a cada uma delas. O xito melhora o aprendizado. 4. Divida a atividade em passo a passo: a aprendizagem dividida em estgios. Recompense o beb por cada pequeno passo que ele seja capaz de dar. 5. Faa coisas divertidas: sua voz e linguagem corporal podem motivar o beb, use a criatividade e lembre-se de trocar de lugar com ele na brincadeira ou atividade, para reforar a interao e o interesse. 6. Cuide do ambiente: aprender novas habilidades requer ateno e foco, em ambiente livre de interrupes, rudos e em condies favorveis. preciso saber a melhor hora do dia, se o beb est alimentado, hidratado e sequinho. 7. Experimente! Se algo no funcionar, voc sempre poder tentar algo mais! Todos ns precisamos de tempo e prtica para aprender coisas novas. Deixe o seu beb saber disso.

Conte com ajuda prossional


Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudilogos so prossionais que contribuem quando um desao fsico ou mental interfere na capacidade de se comunicar e realizar as tarefas do dia-a-dia. No caso das crianas, isso inclui tomar banho, se vestir, comer, brincar e atividades escolares. Esses prossionais podem fornecer informaes importantes sobre o desenvolvimento neurolgico e sensorial-motor, alm de avaliar o ambiente fsico em relao s habilidades da criana. Crianas com sndrome de Down podem receber servios de especialistas por meio de programas de desenvolvimento infantil em clnicas, hospitais, creches e escolas. Procure a ajuda deles.

0-3 MESES

meses

0-3

Nos primeiros meses, voc e o beb comeam a se conhecer, mas ele passa muitas horas do dia comendo e dormindo. O tempo de vocs juntos limitado e, portanto, precioso. Por isso, aprenda a melhor maneira de deit-lo, apoi-lo, segur-lo; como acalm-lo e fazer com que possa focar a ateno em voc. Quando seu lho desviar o olhar, ele estar pedindo uma pausa para poder, em seguida, prestar a ateno em voc novamente. Aos poucos, voc vai aprender a ler suas mensagens, como: estou cansado, com fome, atento, pronto para brincar, desligado. Quando estiver desperto e atento, brinque com ele e ajude-o a desenvolver as habilidades motoras importantes nessa primeira fase do desenvolvimento: Centralizar a cabea e olhando para a frente. Levantar a cabea. Comear a se apoiar com as mos. Manter as pernas juntas e em movimento. Nesta fase, seu beb aprende a car deitado de lado, de costas, de bruos e a car sentado com apoio. A posio deitado de lado a mais fcil para brincar, porque ele estar olhando para frente e poder ver as prprias mos, que estaro juntas, assim como suas pernas. A hipotonia, tnus muscular diminudo, deixa o beb mais molinho. Seu lho demora mais para sustentar a cabea e pode ter tambm diculdade de mamar. Por isso, precisa de ateno especial e de exerccios para fortalecer os msculos.

Lembretes
O beb estar alerta e ativo por 20 a 30 minutos durante o dia, aproveite esse tempo. Use apenas posies para as quais seu beb est preparado. Veja se ele est confortvel numa posio e quando ele quer deixar essa posio. Alterne posies difceis, como sentado com apoio e deitado de bruos, com posies fceis, como deitado de lado e deitado de costas. Quando estiver carregando ou segurando o beb, mantenha suas pernas juntas. Nos primeiros meses, ele estar mais interessado em ver a sua face.

Deitar de lado e olhar para o brinquedo


1

meses
Deitar de lado a primeira posio importante para o seu beb:

0-3

POSIO:
Deite beb de lado. Voc pode usar o sof como apoio, ou pode apoiar o beb em voc, ou pode usar almofadas. O importante que o beb no role. Use um travesseiro pequeno e macio embaixo da cabea. O tronco, a cabea e os braos devem estar junto ao corpo, alinhados. No deixe que caiam para trs. As pernas podem car dobradas. Coloque o brinquedo a dois palmos do beb na altura entre o ombro e o peito. ATENO: importante fazer o exerccio para os dois lados, para que a criana aprenda a equilibrar seu peso.

ATIVIDADES:
1. Chame a ateno do olhar da criana para o brinquedo ou para as prprias mos. 2. Ajude o beb a levar as mos at o brinquedo e, em seguida, do brinquedo at a boca. 3.Use um brinquedo colorido chamando a ateno para que ele consiga toc-lo enquanto se mantm olhando para o brinquedo.

Deitar de barriga para cima com a cabea reta. Fixar e acompanhar com os olhos.
1

meses
POSIO:
Sente-se na cama. Deite o beb de barriga para cima, sobre as suas pernas, usando um travesseiro como apoio. O beb deve estar virado para voc. Se ele estiver no bebconforto, que sentado em frente ao beb. Segure com cuidado a cabea do beb para que ela que reta, olhando para voc. Mantenha as pernas do beb dobradas e prximas. Deixe os braos bem ao lado do corpo ou sobre o peito. ATENO: Os braos e as pernas no devem car abertos (afastados). Para manter as pernas unidas pode ser usada uma cala, feita de tecido exvel (lycra, por exemplo), com as pernas costuradas.

0-3

ATIVIDADES:
1. Fique bem de frente e prximo ao beb. Chame sua ateno para que olhe para o seu rosto (especialmente os movimentos de sua boca), fazendo com que a cabea do beb se mantenha reta. 2. Cante, sorria e conte historias para que o beb continue olhando reto para voc. Mude o tom de voz para estimular e deixar o beb mais alerta. 3. Mostre brinquedos coloridos para que ele xe o olhar. Ajude o beb a tocar o brinquedo, fazendo com que suas mos cheguem at o brinquedo.

Deitar com a barriga para cima, tocar nas mos da me e nos prprios ps.

meses
POSIO:
Deite o beb de barriga para cima na cama, em um colchonete ou sobre as suas pernas. Coloque um travesseiro macio embaixo da cabea do beb, mantendo-a reta. Deixe o beb apoiado e reto, sem cair para nenhum dos lados. Mantenha as pernas do beb dobradas e prximas ao corpo. Segure as pernas do beb com as suas mos para mant-las unidas. Voc tambm pode vestir uma cala costurada no beb, ou colocar travesseiros ao lado das pernas dele.

0-3

ATIVIDADES:
1. Mexa suas mos de brincadeira, para que o beb xe o olhar e tente peg-las. 2. Leve as mos do beb at os prprios ps, para que ele tente sentir e segurar seus ps.

Deitado de barriga para baixo sobre as pernas da me ou do pai.

meses
POSIO:
Deite o beb de barriga para baixo sobre as suas pernas. A cabea deve car na parte mais alta da perna. Os braos do beb devem car para fora da perna.

0-3

ATIVIDADES:
1. Voc pode balanar as pernas, ou levantar uma perna e abaixar a outra. Pea a algum que segure um brinquedo acima do beb para que ele se mantenha distrado. ATENO: Use brinquedos coloridos, que faam barulho. Troque de brinquedos para manter a ateno da criana.

DICAS PARA O SEU BEB:

A importncia dos brinquedos


Brinquedos estimulam viso, audio, tato e olfato. Devem ter cores, formas, tamanhos, sons e materiais diferentes. Podem ser simples, como potes e argolas coloridas. Uma boa ideia pendurar pequenos brinquedos leves em cima do bero. Voc pode at comprar ou fazer um mbile, com papis coloridos e recortados em formas diferentes - como bolas ou estrelas. Sempre que estiver prxima ao bero, sopre ou balance as guras do mbile com sua mo, para chamar a ateno do beb. Estimule e ajude at a idade em que ele consiga alcanar o brinquedo. O movimento exercita os msculos dos olhos, pescoo e cabea, mantendo o beb alerta.

DICAS PARA O SEU BEB:


A amamentao

meses

0-3

Na hora da amamentao, o beb deve estar com os braos para frente. A me deve apoiar a parte superior da cabea do beb com o seu brao, para que no que cada para trs. Quando utilizada, a mamadeira deve ter bico ortodntico, com um furo pequeno, para que o leite saia em gotas. Ao mamar, a criana deve sempre car posicionada com a cabea mais elevada do que o tronco, para que o leite no escorra por dentro do canal auditivo o que pode causar problemas no ouvido. O desenvolvimento da musculatura da boca e da face, ao mamar, ajudar o beb no momento da fala.

DICAS PARA O SEU BEB:


Como segurar o beb

Nos seus braos, o beb pode car com corpo totalmente deitado, virado para cima ou de lado mas mantendo sempre a cabea apoiada em uma das suas mos. Voc pode coloc-lo tambm mais em p, na vertical, com a cabea apoiada no seu ombro. Nessa posio, sustente as costas da criana com um de seus braos e a cabea com a sua mo. Com a outra mo, reforce a segurana atrs da parte de baixo das costas. A partir de dois meses, o beb pode ser colocado tambm virado para frente, como se estivesse sentado em uma cadeirinha, com as costas apoiadas no adulto. Segure com uma das mos em baixo do bumbum. Com a outra mo, sustente o peito pela frente. Em qualquer dessas posies, voc pode danar e fazer movimentos para frente e para trs, para um lado e para o outro, ou girar devagar, no mximo duas voltas.

www.movimentodown.org.br www.facebook.com.br/movimentodown

REALIZAO

PARCERIA INSTITUCIONAL

PATROCNIO INSTITUCIONAL

PATROCNIO

Vous aimerez peut-être aussi