Vous êtes sur la page 1sur 10

Zumbis, vampiros e...

Jane Austen: a emergncia do mash-up literrio

Anderson Soares Gomes (UFRRJ) anderson.gomes@gmail.com Resumo: Na literatura contempornea, o mash-up literrio vem se tornando um fenmeno cada vez mais popular. Saindo do universo das fanfics do mundo online para alcanar a lista dos mais vendidos, esse estilo literrio caracteriza-se por inserir em textos cannicos elementos da cultura de massa e da paraliteratura. Uma caracterstica curiosa, contudo, chama a ateno na forma com que a maioria desses chamados mash-ups literrios so compostos. Associado a um texto literrio clssico, grande parte desses romances hbridos escolhe como elemento diferenciador algum aspecto ligado literatura de horror ou ao universo do inslito. O principal objetivo deste trabalho investigar a razo pela qual esses romances mash-up tem tanto interesse em unir traos distintivos como zumbis, vampiros e monstros a textos clssicos como Orgulho e Preconceito e Razo e Sensibilidade de Jane Austen; e Jane Eyre de Charlotte Bront. Palavras-chave: mash-up, literatura, clssico Abstract: In contemporary literature, the literary mash-up is becoming a very popular phenomenon. From the online universe of the fanfics to top best-sellers lists, this literary style is characterized by inserting elements from mass culture and popular literature into canonic texts. An interesting feature, however, calls our attention in the way most of these literary mash-ups are formed. Associated with a classic literary text, most of the these hybrid novels choose as a differentiating element some aspect linked to horror literature or the fantastic. The main objective of this work is to investigate the reason why the "mash-up novels" are so eager to connect distinctive traces like zombies, vampires and monsters to classical texts like Jane Austen's Pride and Prejudice and Sense and Sensibility; and Charlotte Bront's Jane Eyre. Keywords: mash-up, literature, classic No mundo de hoje, o conceito de ps-modernidade parece ter se infiltrado em todas as esferas da organizao social. Existe a literatura ps-moderna, os filmes psmodernos, a arquitetura ps-moderna, a pintura ps-moderna e at mesmo a moda psmoderna. Por trs dessas definies, existe a idia do ps-modernismo como um movimento totalmente novo e independente de toda a representao cultural que o precedeu. No entanto, a ps-modernidade consiste, em vrios aspectos, de uma releitura do arcabouo modernista e de uma representao de uma mudana profunda no sistema capitalista. Como afirma Jameson:

O ps-modernismo no a dominante cultural de uma ordem social totalmente nova (...), mas apenas reflexo e aspecto concomitante de mais uma modificao sistmica do prprio capitalismo. No de espantar, ento, que vestgios de velhos avatares tanto do modernismo como at do prprio realismo continuem vivos, prontos para serem reembalados com os enfeites luxuosos de seu suposto sucessor. (JAMESON, 2002, p.16) Se o ps-modernismo o vis cultural do chamado capitalismo tardio, no poderia mesmo representar uma ruptura absoluta com os fenmenos artsticos anteriores. Isso se d porque o prprio conceito de capitalismo tardio consiste em atestar uma continuidade em relao ao sistema que o precedeu (JAMESON, 2002, p.22), sendo assim um perodo tardio ou seja, no h quebra, mas apenas uma evoluo para uma nova fase. Esta nova fase se caracteriza por uma atmosfera de incerteza, contradies e releituras de certos paradigmas do modernismo que vinham guiando a produo do saber desde o incio do sculo XX. Em linhas gerais pode-se dizer que um dos grandes efeitos do ps-modernismo , nas palavras de Linda Hutcheon de-doxificar nossas representaes culturais e seu inegvel arcabouo poltico (JAMESON, 2002, p.22). O termo de-doxificar refere-se noo de doxa como discutida por Barthes, que seria uma espcie de consenso da opinio pblica. Ao de-doxificar nossos preceitos de saber cultural ou poltico, a ps-modernidade coloca em cheque os cdigos enraizados pelo senso comum como representaes fiis da realidade. Dessa forma, noes como alta e baixa cultura so subvertidas; pardia e auto-referncia so imperativos da maioria das produes artsticas; h uma tendncia ao relativismo na leitura de fenmenos artsticos e culturais e o real d lugar a um discurso do real, onde se entende o mundo como uma multiplicidade de textos subjetivos. A essas mudanas de perspectiva do mbito cultural (na literatura, no cinema, na arquitetura, na msica), se junta uma gigantesca transformao tecnolgica que inevitavelmente constitui uma reformulao no pensamento artstico. Com o advento das novas mdias, em especial aquelas cuja existncia se potencializa com as vantagens da internet, a prpria produo de artefatos culturais vem se reconfigurando e de certa forma unindo de forma quase que inevitvel o universo online e as prticas da arte contempornea.

Um dos fenmenos mais interessantes dessa unio o que se conhece como mashup. Em ingls, o termo significa em linhas gerais algo como mistura. Originalmente, mashup era uma palavra composta usada para programao de computadores i.e., foi uma nomeao dada a softwares que se utilizavam de caractersticas de um ou mais programas. Da a razo para a criao de um termo que significa mistura especialmente na linguagem de programao. Contudo, com o passar do tempo o termo passou a ampliar seus limites, no se resumindo apenas dimenso da linguagem de softwares. A primeira vez que se utiliza mashup para algo alm da mera programao do mundo virtual na msica. O mashup musical tambm necessita do computador, mas dessa vez para juntar no caractersticas de diferentes programas, mas para unir diferentes elementos musicais atravs de softwares especficos. Esse novo estilo de produo musical marcado pela unio de ritmos de uma cano especfica e pelos vocais de outra. Quanto mais diferentes so as msicas escolhidas pelo produtor (que pode ser qualquer pessoa com um programa de computador e um mnimo de gosto musical) e mais criativa a juno das mesmas, mais rico e inusitado o resultado. Esse elemento fragmentrio e altamente personalizado do mundo do computador j se infiltrou ento de forma irrevocvel no universo cultural. Mas se na msica esse processo se deu de forma natural e at mesmo inquestionvel (especialmente quando se pensa no embate entre os downloads ilegais em mp3 e a indstria fonogrfica), o que pensar dessa extremamente nova forma de pensar a produo cultural no mbito da literatura? Os primeiros exemplos j esto venda e, pelo menos em termos comerciais e de popularidade, so um sucesso. Talvez a primeira obra que possa ser considerada um exemplo bem-sucedido de mashup literrio seja Orgulho e Preconceito e Zumbis, de Jane Austen e Seth Grahame-Smith. Publicado originalmente em 2009 pela editora Quirk Books, o romance insere zumbis na narrativa do clssico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Um dos aspectos mais interessantes e nicos do mashup literrio que ele no se trata necessariamente da reescritura de um romance conhecido. Na verdade, ele mistura ou adiciona um elemento inslito a uma narrativa que j conhecemos e da surge o estranhamento do leitor ao reconhecer algo de novo no que antes era sacralizado. No caso de Orgulho e Preconceito e Zumbis, de acordo com a editora foi mantido 85% do texto original de Jane Austen, enquanto que 15% consiste de novas

passagens inseridas por Seth-Grahame Smith. Assim, surgem na clssica narrativa de Austen passagens notveis do gnero de horror ou fico cientfica. Por exemplo, causa espanto saber que enquanto a Sra Bennet procura pretendentes ricos para suas filhas, a Inglaterra est assolada por mortos-vivos devoradores de crebros; ou ento que as cinco irms Bennet foram educadas na sia por um mestre chins nas mais variadas artes marciais. Orgulho e Preconceito e Zumbis fez um estrondoso sucesso quando lanado, vendendo mais de 700 mil cpias apenas nos Estados Unidos e ficando vrias semanas na lista de best-sellers do The New York Times. Com tamanho xito, a editora Quirk Books investiu no que poderia se tornar um gnero literrio e publicou seu segundo mashup literrio, novamente baseando-se em um romance de Jane Austen Sense and Sensibility and Sea Monsters [Razo e Sensibilidade e Monstros Marinhos], de Austen e Ben H. Winters. (60% Austen, 40% inseres). Essa nova investida tambm foi um grande sucesso, e agora a editora parte para seu terceiro mashup, dessa vez fora do universo de Jane Austen: trata-se de Android Karenina [Andride Karenina], de Leo Tolstoy e Ben H. Winters, que insere um contexto de fico cientfica steampunk no clssico da literatura russa. Outras editoras tambm notaram o surgimento do filo do mashup literrio e realizaram suas verses. Dentre elas, a mais reconhecida Jane Slayre, de Charlotte Bront e Sherri Browning Erwin. Nessa obra, une-se a narrativa clssica do romance Jane Eyre de Charlotte Bront com figuras clssicas da literatura de horror, como vampiros e lobisomens. Um dos primeiros fatores que chama a ateno no surgimento dessa nova perspectiva literria atravs do mashup a juno de autores e obras da chamada literatura cannica com traos da literatura no cannica ou para-literatura. Textos de Jane Austen, Charlotte Bront ou Tolstoy j so consagrados pelo cnone literrio. Contudo, tropos ou caractersticas narrativas como zumbis, vampiros, ninjas, andrides e lobisomens so geralmente ligados a literaturas de baixa qualidade, tidas como fceis, de aventura, horror e fico cientfica. Ao unir esses dois planos, podemos identificar o mashup como um exemplo real da de-doxificao mencionada por Linda Hutcheon. Alm disso, o mashup literrio uma das mais notrias representaes de um conceito fundamental da psmodernidade: a abolio de barreiras entre as chamadas alta e baixa cultura.

Ao observarmos o mashup literrio como representao da cultura contempornea, possvel perceber que por trs de sua criao esto presentes muitos dos aspectos singulares da produo de textos online. Ou seja, o mashup na literatura tem mais do que apenas a origem do seu nome ligada linguagem dos computadores suas prprias tcnicas de criao, organizao, autoria e recepo se aproximam do mundo virtual. Primeiramente, ao inserir elementos novos em uma obra considerada clssica, o mashup literrio ilustra de forma prtica a necessidade de fluidez do mundo contemporneo. A internet no tem incio nem fim, e seus textos podem ser infinitamente copiados, colados e editados. Da mesma forma, o mashup literrio seria como uma exacerbao da obra aberta proposta por Umberto Eco, s que a aproximando mais de um conceito de programao de computadores: o open source, um programa em cdigo livre que todos podem alterar. Dessa forma somos inevitavelmente levados a um segundo ponto essencial: como fica a questo da autoria no mashup literrio? Apesar de ser um texto novo, nele h passagens escritas por dois autores diferentes. Assim sendo, da mesma forma que a narrativa do romance mescla passagens clssicas e outras includas posteriormente, a autoria dessa nova obra atribuda a seus respectivos autores. Esta a razo de, por exemplo, Orgulho e Preconceito e Zumbis ter na sua capa Jane Austen e Seth Grahame-Smith. Todos os mashups literrios produzidos at o presente momento se utilizaram de obras de domnio pblico. Pode-se presumir que existem duas razes principais para isso: a primeira, de cunho meramente comercial, a apropriao de um texto reconhecido sem a necessidade de pagar direitos autorais; e a segunda que grande parte do pblico geralmente tem um conhecimento prvio da obra, por menor que seja. Assim, o mashup literrio em muito se aproxima do conceito de Creative Commons, uma srie de normas para publicao de textos, imagens e fotos na internet com reconhecimento de direitos intelectuais, mas que podem ser copiados e alterados sem a obrigao do pagamentos de copyright. Uma terceira aproximao que pode ser inferida entre os mashups literrios e universo digital a importncia dada ao papel do leitor. Na cultura contempornea, cada vez mais se glorifica a customizao e a personalizao do que se consome, e com os produtos culturais no diferente. Um termo muito comum atualmente no que se refere

dinmica do usurio da internet prosumer, termo em ingls que significa prosumidor, i.e. ao mesmo tempo um produtor e consumidor de informaes. Esse rompimento das barreiras delimitadas entre aquele que produz (artista) e aquele que consome (pblico em geral) chega a seu pice no mashup literrio, onde o leitor se aproxima do texto exatamente porque ele foi alterado e reconfigurado nesse contexto onde se enfatiza a customizao. Assim, as teorias de Esttica da Recepo de Jauss e depois aperfeioadas por Iser so cruciais para o entendimento desse fenmeno: sendo um mashup, um romance necessita da contribuio do leitor para preencher as lacunas desse jogo autoral e narrativo. Chama a ateno tambm nos mashups literrios publicados at o presente momento a preponderncia do feminino e das questes que concernem as mulheres. Elizabeth Bennet, Jane Eyre e Anna Karenina so marcos da construo da identidade feminina atravs da literatura no sculo XIX. Essa escolha no necessariamente casual. A mulher pode ser lida como representao mxima da figura do outro e curioso colocar essas heronas ao lado de vampiros, zumbis e andrides, figuras clssicas da representao da alteridade nas literaturas de horror e fico cientfica. Portanto, os mashups literrios, como prprias obras que se encontram num entre-lugar, apresentam uma interessante discusso sobre a viso do outro na literatura contempornea. Certamente que a tcnica do mashup no o primeiro sinal de um autor se apropriar de idias de outro para construir uma obra. Como afirmou Roland Barthes, o texto um espao multidimensional onde uma variedade de escritos, nenhum deles original, se misturam e colidem (BARTHES, 2006). Apenas para ficarmos nos nomes consagrados, o prprio William Shakespeare se utilizava de enredos populares de sua poca para a criao de suas peas; e talvez o mais importante romance do sculo XX, o Ulysses de James Joyce, uma releitura de A Odissia de Homero. Contudo, esses dois autores em nenhum momento se utilizaram de trechos inteiros das fontes que os inspiraram; nunca se colocou em questo a autoria de suas obras; e, especialmente, eles nunca deixaram de fazer parte do cnone. Alm do mais, h uma forte preocupao auto-reflexiva nos textos produzidos como mashup. A natureza mltipla do texto no apenas porque se mistura o clssico ao popular, mas porque tambm o prprio romance serve como crtica literria da obra original. Assim sendo, o mashup literrio uma anlise sobre a obra que reescreve essa mesma obra.

Um fator que chama ateno em Orgulho e Preconceito e Zumbis, considerado o primeiro trabalho de mashup literrio, que o texto clssico escolhido (Orgulho e Preconceito de Jane Austen) no foi alterado utilizando um leitmotif muito clebre da literatura popular. Tendo em vista que o mashup literrio procura elementos da fico cientfica ou do horror para realizar seu jogo narrativo, nada mais bvio do que ter vampiros, fantasmas ou lobisomens no meio de um texto cannico. No entanto, em Orgulho e Preconceito e Zumbis, Seth Grahame-Smith prefere assombrar a escrita de Jane Austen com mortos-vivos. Essa deciso por monstros que no tem uma tradio histrica nem literria com a fora de um Drcula ou monstro de Frankenstein na verdade diz muito sobre o tipo de discurso articulado no romance. A palavra "monstro" etimologicamente associada ao termo latino monstrare, que se relaciona a palavras parecidas como "mostrar" e "demonstrar". Portanto, possvel identificar o monstro como uma figura que exibe e ilustra elementos que no so facilmente identificados. Como afirmou Judith Halberstam, "monstros so mquinas de significados." (HALBERSTAM, 1995, p.21) Dentre os monstros tipificados pela literatura e pelo cinema, provavelmente o zumbi o mais moderno deles. A primeira apario do termo zumbi na lngua inglesa atribuda a Robert Southey em seu livro Histria do Brasil. Southey afirma que zumbi sinnimo de "diabo". O poeta romntico ingls, Samuel Taylor Coleridge, que era cunhado de Southey, anotou em sua edio de Histria do Brasil que essa definio estava errada - embora nunca tenha explicado a razo disto (RUSSELL, 2010, p.23). Contudo, apenas apenas em 1928, com o a viagem do jornalista norteamericano William Seabrook ao Haiti, que o zumbi entra no imaginrio ocidental como monstro. Em seu livro The Magic Island, Seabrook apresenta o conceito de zumbi haitiano: uma criatura cuja alma est separada do corpo devido ao ritual vodu realizado por um feiticeiro. Jamie Russell explica como o zumbi criado: Tal necromancia geralmente acontecia depois que o feiticeiro provocava a "morte" da vtima, por meio de uma combinao de magia e poes. Aps a pobre vtima adoecer de forma misteriosa e aparentemente morrer, o feiticeiro capturava sua alma essencial e, na noite do enterro, abria seu tmulo e removia o corpo. O feiticeiro ento podia trazer esse corpo de volta "vida" e torn-lo um escravo obediente e acfalo, que poderia ser colocado para trabalhar em alguma regio distante da ilha onde no seria facilmente reconhecido. (RUSSELL, 2010, p.26)

O zumbi ento pode ter ser lido, no mnimo, atravs de duas acepes: uma metafsica e outra social. Antes de mais nada, o zumbi uma figura que, depois de morto, retorna vida. Contudo, o propsito bsico de trazer de volta o cadver do almtmulo , aproveitando-se do fato que se trata de um indivduo sem identidade e sem desejos - ou seja, literalmente sem vida - faz-lo trabalhar como escravo. Por outro lado, a ausncia de subjetividade no zumbi no se relaciona somente a classes menos favorecidas e na explorao do trabalho. Temos sempre que nos lembrar que o zumbi tambm se apresenta como uma fora ameaadora que se alimenta da vida dos humanos para continuar na sua morte em vida. Por isso mesmo, os romances que utilizam a estratgia do mashup tambm representam o zumbi simbolicamente no mbito oposto: o das classes mais altas que tambm exercem uma atitude ameaadora sobre as classes mais baixas. Um exemplo disso o caso de Orgulho e Preconceito e Zumbis, onde Seth Grahame-Smith ilustra a zumbificao da alta sociedade inglesa do sculo XVIII, que vivia apenas para seguir cegamente regras e convenes e devorava os menos favorecidos. Uma passagem que demonstra isso quando Darcy, Elizabeth e a Sra. Bennet esto discutindo sobre a presena de pessoas de carter no campo e na cidade: - De modo geral, o interior disse o Sr. Darcy no pode oferecer seno pouca variedade de objetos para tal estudo. Numa comunidade do interior, nos movemos numa comunidade muito restrita e montona. - Exceto, claro, quando o interior invadido pelos mesmos no mencionveis que infestam a capital disse Elizabeth. - Sim, isso totalmente verdade exclamou a Sra. Bennet, ofendida pela maneira como ele se referira comunidade do interior. Asseguro ao senhor que h tanto dessa coisa em nosso interior quanto na capital. (...) - Na verdade, mame, a senhora est equivocada disse Elizabeth, sentindo-se ruborizar diante do comportamento da Sra. Bennet. A senhora compreendeu mal o Sr. Darcy. Ele apenas quis dizer que no h uma variedade to grande de pessoas a se conhecer no interior como existe em Londres, o que voc mesma deve reconhecer que verdade. Assim como o Sr. Darcy, certamente, deve reconhecer que a escassez de tmulos torna o interior mais acolhedor num momento como o que vivemos. (AUSTEN & GRAHAMESMITH, 2010, p.37-38)

Assim, de forma criativa se compara os ricos burgueses londrinos que vo da capital para o interior com os zumbis que eventualmente fazem o mesmo trajeto. A crtica social mordaz e a ironia caracterstica de Jane Austen preservada, porm lida sob um novo prisma. Em concluso, possvel dizer que a o mashup literrio se estabelece como um estilo que contesta as convenes pr-estabelecidas de forma e contedo da literatura cannica, mas tambm nos oferece um novo desafio de leitura e na produo de livros. A partir dessa tcnica, um novo horizonte se abre para melhor compreendermos a natureza fluida e contnua da produo e recepo da literatura no mundo contemporneo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice. London: Penguin, 1994 - AUSTEN, Jane e GRAHAME-SMITH, Seth. Orgulho e Preconceito e Zumbis. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2010. - AUSTEN, Jane and WINTERS, Ben H. Sense and Sensibility and Sea Monsters. San Francisco: Quirk Books, 2009. - BARTHES, Roland. The Death of the Author. Book History Reader. 2nd ed. Ed. David Finkelstein and Alistair McCleery. New York: Routledge, 2006. - BRONTE, Charlotte and BROWNING ERWIN, Sherri. Jane Slayre. New York: Gallery Books, 2010. - ECO, Umberto. Obra Aberta. So Paulo: Perspectiva, 2005. - HALBERSTAM, Judith. Skin Shows: Gothic Horror and Technology of Monsters. Durham: Duke Uuniversity Press, 1995. - HUTCHEON, Linda. The Poetics of Postmodernism. New York: Routledge, 1988. - HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. New York: Routledge, 1988. - JAMESON, Fredric Ps-Modernismo: A Lgica Cultural do Capitalismo Tardio. So Paulo: tica, 2002. - RUSSELL, Jamie. Zumbis: O Livro dos Mortos. So Paulo: Leya Cult, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi