Vous êtes sur la page 1sur 5

AS ORDENANAS DA IGREJA Mateus 3.5,6, 11 5 A ele vinha gente de Jerusalm, de toda a Judia e de toda a regio ao redor do Jordo.

6 Confessando os seus pecados eram batizados por ele no rio Jordo. 11 Eu os batizo com gua para arrependimento. Mas depois de mim vem algum mais poderoso do que eu, tanto que no sou digno nem de levar as suas sandlias. Ele os batizar com o Esprito Santo e com fogo. 1 Corntios 11.23-29 Pois recebi do Senhor o que tambm lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po 24 e, tendo dado graas, partiu-o e disse: Isto o meu corpo, que dado em favor de vocs; faam isto em memria de mim. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o clice e disse: Este clice a nova aliana no meu sangue; o faam isso sempre que o beberem em memria de mim. 26 Porque, sempre que comerem deste po e beberem deste clice, vocs anunciam a morte do Senhor at que ele venha. 27 Portanto, todo aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor indignamente ser culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, r e ento coma do po e beba do clice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua prpria condenao.
23

Texto principal
19

Mateus 28.19 Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo,...

Palavra Inicial Voc, que novo na f, precisa compreender a necessidade de preparar-se para receber o batismo nas guas. O batismo representa um marco na sua vida espiritual e demonstra que voc renunciou o mundo, reconhecendo Cristo como seu Salvador. Batizar-se tornar-se membro do Corpo de Cristo, isto , da Igreja. necessrio, pois, que se entenda a seriedade da deciso a ser tomada. 1. AS ORDENANAS DA IGREJA Ordenanas so regras, os decretos, as leis ou as ordens dadas por um superior, que devem ser obedecidas rigorosamente. No Antigo Testamento, as principais ordenanas so os mandamentos ditados por Deus, entregues a Moiss para que ele transmitisse ao povo. Todas as ordens, antes determinadas por Deus, foram resumidas naquelas Tbuas da Lei.

1.1. A Igreja de Jesus O cristianismo veio implantar um novo modo de viver. O cristianismo no , pois, uma religio ritualista, mas a maneira de o homem viver em comunho com Deus. No entanto, so necessrias normas a serem cumpridas a fim de que haja reconhecimento da instituio que se denomina Igreja. Existem duas cerimnias ou ordenanas determinadas pelo prprio Jesus, que so: o Batismo e a Ceia. 2. A IPORTNCIA DO BATISMO A palavra batismo significa mergulho, imerso. atravs do batismo que o novo cristo aceito como membro da Igreja; fazendo assim, parte do Corpo de Cristo. 2.1. O Significado do Batismo O batismo pode ilustrar muitos aspectos da salvao e representa os fundamentos do Evangelho. Marcos 16.16 Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado.

16

O batismo nas guas tambm chamado de o batismo de arrependimento ou o batismo de Joo. A descida ou imerso nas guas um testemunho pblico de que a pessoa morreu para o mundo e ressuscitou para Deus. Seus pecados passados ficaram enterrados; surgindo, ento, uma nova criatura em Cristo. 2.1.1.
38

Requisitos para o Batismo:

Arrependimentos dos pecados;

Atos 2.38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocs seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdo dos seus pecados, e recebero o dom do Esprito Santo. Desejo de ser batizado;
41

Atos 2.41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acrscimo de cerca de trs mil pessoas.
2

12

Atos 8.12 No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres. Crer em Jesus;
16

Marcos 16.16 Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado.

Testemunho de uma vida moral e exemplar; Responsabilidade pelos seus atos. Por isso, no existe, na Bblia, registros de batismo de crianas. Necessidade do Batismo

2.1.2.

necessrio porque uma demonstrao de obedincia quilo que o Senhor ordenou. 3. A SANTA CEIA OUTRA ORDENANA

Ao despedir-SE dos Seus discpulos naquela memorvel comemoravam a pscoa, Jesus instituiu a Ceia como um memorial. 3.1. A Pscoa dos Judeus

reunio

quando

A pscoa era uma festa anual dos judeus quando comemoravam a sada do Egito, o fim da escravido. Inclua, tambm, uma festa agrcola que consistia na entrega das primcias que eram oferecidas no templo (Levtico 23.10). Foi durante essa festa, que Jesus se reuniu com seus discpulos para participarem daquela que seria a ltima pscoa do Senhor Jesus aqui na terra, antes de sua morte. 1 Corntios 11.23-26 Pois recebi do Senhor o que tambm lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po 24 e, tendo dado graas, partiu-o e disse: Isto o meu corpo, que dado em favor de vocs; faam isto em memria de mim. 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o clice e disse: Este clice a nova aliana no meu sangue; faam isso sempre que o beberem em memria de mim. 26 Porque, sempre que comerem deste po e beberem deste clice, vocs anunciam a morte do Senhor at que ele venha.
23

3.2. A Instituio da Ceia Depois de participar da ceia da pscoa, satisfazendo a todos os rituais da ocasio, Jesus instituiu a Santa Ceia; Mateus 26.26 Enquanto comiam, Jesus tomou o po, deu graas, partiu-o, e o deu aos seus discpulos, dizendo: Tomem e comam; isto o meu corpo. 27 Em seguida tomou o clice, deu graas e o ofereceu aos discpulos, dizendo: Bebam dele todos vocs. 28 Isto o meu sangue da aliana, que derramado em favor de muitos, para perdo de pecados.
26

No era mais um ato comemorativo dos acontecimentos do povo de Israel. Agora, tratava-se de algo mais profundo, mas especial. Seria em memria da Sua morte. Ele mesmo disse: faam isto em memria de mim. (Lucas 22.19). 3.2.1. Significado dos Elementos da Ceia

Na Ceia, so usados dois elementos: o po e o vinho. O po simboliza o corpo de Cristo. Logo depois serviu o vinho, que simboliza o sangue de Jesus, que foi derramado. 3.2.2. Significado do Ato da Ceia

Em primeiro lugar, lembra-nos a morte de Jesus. Mas no deve lembrar somente os sofrimentos, mas tambm a vitria conquistada. Atravs da Ceia, o crente tambm pode alegrar-se com o futuro. Como Paulo ensinou: Porque, sempre que comerem deste po e beberem deste clice, vocs anunciam a morte do Senhor at que ele venha. (1 Corntios 11.26). A esperana da volta de Jesus est sempre sendo aquecida ao se tomar a Ceia. A participao da Ceia um testemunho de que estamos em comunho com o Senhor Jesus Cristo. A unio dos crentes ao participarem da Santa Ceia significa que a Igreja vive num s corpo, num s Esprito, numa s f, num s pensamento. Efsios 4.3-6 Faam todo o esforo para conservar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz. 4 H um s corpo e um s Esprito, assim como a esperana para a qual vocs foram chamados uma s; 5 h um s Senhor, uma s f, um s batismo, 6 um s Deus e Pai de todos, que sobre todos, por meio de todos e em todos.
4

3.2.3.

Como se Deve Participar da Ceia

A Ceia para os que fazem parte do corpo de Cristo, isto , quem j passou pelo batismo nas guas. Os participantes devem estar preparados para participarem da Mesa do Senhor, com dignidade, pureza de corao e discernimento.

Examine-se cada um a si mesmo, e ento coma do po e beba do clice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua prpria condenao. 30 Por isso h entre vocs muitos fracos e doentes, e vrios j dormiram. 31 Mas, se ns tivssemos o cuidado de examinar a ns mesmos, no receberamos juzo. 32 Quando, porm, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que no sejamos condenados com o mundo. preciso que cada crente examine-se a si mesmo para reconciliar-se ao reconhecer suas faltas, antes de participar da Ceia. Do contrrio, trar para si juzo. Deve haver reverncia e temor, pois se trata de um acontecimento solene e de grande significado.

28

CONCLUSO O novo convertido deve preocupar-se em se preparar, regularizando sua vida, caso haja alguma pendncia, para passar pelo batismo e tornar-se participante do Corpo de Cristo, que a Igreja e, conseqentemente, sentir a alegria de participar da Ceia do Senhor Jesus Cristo.

Vous aimerez peut-être aussi