Vous êtes sur la page 1sur 2

RELAO ENTRE AS CATEGORIAS DOS CLSSICOS SOCIOLGICOS E A REALIDADE ESCOLAR

Keuvia Mirlndya Alves da Silva

A educao, para os clssicos da sociologia como Durkheim, expressa uma doutrina pedaggica, que se apoia na concepo do homem e sociedade. O processo educacional emerge atravs da famlia, igreja, escola e comunidade. Durkheim via a educao como um processo contnuo e como um caminho em direo ordem e estabilidade, conforme determinados valores ticos fossem passados. Dizia tambm que a sociedade mais do que a soma de seus membros e que, deveriam ser analisadas suas interaes e o sistema que da se originaria, e que o comportamento dos grupos sociais no pode ser reduzido ao comportamento dos indivduos que fazem parte desse grupo. Para Durkheim, o objeto da sociologia o fato social, e a educao considerada como o fato social, isto , se impe, coercitivamente, como uma norma jurdica ou como uma lei.

Para ele, os contedos da educao so independentes das vontades individuais, so as normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade, o grupo social em determinados momentos histricos, que adquirem certa generalidade e com isso uma natureza prpria. A criana s pode conhecer o dever atravs de seus pais e mestres. preciso que estes sejam para ela a encarnao e a personificao do dever. Isto , que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. A educao pode ser entendida como socializao, e mecanismo bsico de constituio dos sistemas sociais e de manuteno e perpetuao dos mesmos, em formas de sociedades, e destaca que sem a socializao, o sistema social ineficaz de manter-se integrado, de preservar sua ordem, seu equilbrio e conservar seus limites. Fato que se perpetua at nos dias atuais. J Karl Marx v a sociedade como um todo, composto de vrias partes, como a economia, a poltica e as ideias. Mas para ele, a economia seria a base de toda a organizao social e as explicaes para os fenmenos sociais viriam do aprofundamento da anlise econmica. Marx pensava de forma crtica sobre o Estado, que de alguma forma legitimaria a apropriao por uma minoria dos meios de produo, com o objetivo de explorar a fora de trabalho do proletariado,

classe que para Marx seria a classe revolucionria. As instituies escolares seriam um desses aparelhos e funcionariam como aparelhos de reproduo e alienao, meios atravs dos quais o Estado exerceria o controle da sociedade, sem utilizar a violncia ou a represso, gerando e mantendo a reproduo social e submetendo o indivduo ideologia dessa classe dominante. A escola seria, ento, o aparelho ideolgico mais expressivo, at em funo do tempo em que permanece exposto sua influncia.

Vous aimerez peut-être aussi