Vous êtes sur la page 1sur 2

O pensamento de Gramsci

O intelectual italiano Antonio Gramsci a maior influncia nos estudos culturais e na escola-latino-americana por ter desenvolvido o conceito de hegemonia e de resistncia da cultura popular. Gramsci acredita que a infra-estrutura (foras produtivas, relaes econmicas) no era o nico fator decisivo para manter a burguesia no poder. Se o controle dos meios de produo s traz vantagens para a burguesia, outras foras deveriam atuar para que as classes populares no despertassem para a revoluo. Gramsci entendia que a superestrutura ideolgica era o principal fator de constragimento das massas. A partir dessa idia, ele concebeu o conceito de hegemonia, que foi incorporado pelos estudos culturais. A hegemonia a capacidade que as classes dominantes tm de manter o poder utilizando o consenso e no a coero. Ou seja, no utilizando a fora e a violncia que uma classe se mantm no poder, mas pela consenso obtido dentro sociedade civil de aprovao ao sistema de idias e polticas defendidos por aquela classe. Gramsci entende que o aparelho responsvel por esse consenso engloba escolas, igrejas, sindicatos e, principalmente a comunicao social. So os meios de comunicao inter-relacionados com a infraestrutura e com outros elementos da superestrutura so os responsveis para a expanso da hegemonia, ao dar visiblidade para acontecimentos, interpretaes e idias que do sustentao ideolgica para a classe dominante. Por exemplo: pela interpretao gramsciniana, em uma determinada sociedade, o capitalismo considerado um regime democrtico que oferece oportunidades de crescimento devido ao empenho dos meios de comunicao em divulgar acontecimentos, entrevistar personalidades, mostrar fatos, que comprovassem essa afirmao. Voc viu na aula passada que a implantao das polticas neoliberais por mais que alterassem conquistas dos cidados, como a previdncia pblica obteve respaldo nas sociedades civis, por um processo de divulgao, principalmente nos meios de comunicao da necessidade de reforma do Estado, para torn-lo mais eficiente. A imposio das polticas neoliberais no foi feita pela violncia salvo no Chile e na Bolvia mas por um consenso fabricado por uma rede complexa, que envolveu e muito os meios de comunicao.

Matrizes europias: os estudos culturais


As idias de Gramsci inspiraram outros intelectuais europeus que serviram de base tambm para a formulao do pensamento latino-americano. Louis Althusser, nas dcadas de 60 e 70, faz uma distino entre o aparelho repressivo e o aparelho ideolgico do Estado. O aparelho repressivo formado pela polcia e pelas foras armadas o encarregado da violncia fsica, que pratica a represso s manifestaes, greves, passeatas e ocupaes de terra. O aparelho ideolgico formado pelos meios de comunicao social, escolas, famlia, igrejas, partidos polticos e pela indstria cultural. Para Althusser, a hegemonia da classe dominante vem do controle destes dois aparelhos.

Tanto a represso e a violncia, quanto a circulao de idias (violncia simblica) esto a servio da ideologia dominante. Interessante lembrar que, para Gramsci, o aparelho ideolgico tambm violento, na medida que inibe a emancipao da classe popular. Tambm durante as dcadas de 60 e 70, em Birmingham, um novo grupo de tericos se rene para estudar as questes culturais no que seria conhecido como Escola de Birmingham da corrente dos Estudos Culturais. Dois nomes se destacam: Raymond Williams e Stuart Hall. Essa escola se opunha ao paradigma funcionalista norte-americano e revia as posies da Escola de Frankfurt: enxergava a cultura como um conjunto interligado de todas as prticas sociais (significados, valores, experincias, hbitos e rotinas). Estas prticas moldam o curso da histria. Para os estudos culturais, os meios de comunicao fazem parte da cultura e no possvel estud-los isolados do contexto histrico, social, econmico e cultural. A comunicao social participa da reproduo e da estrutura social assegurando a coeso social e a manuteno do status quo. Para Willians, estudar a comunicao estudar as relaes entre as pessoas e o meio social. A formao do consenso, de acordo com Stuart Hall acontece quando os meios de comunicao reproduzem os discursos dominantes, perpetuam as idias dominantes por meio da linguagem e dos sistemas simblicos e estruturam os acontecimentos selecionados mediante esquemas ideolgicos. A contribuio de Hall est no modo como esses discursos so decodificados pela audincia. Hall definiu 3 tipos de decodificao: dominante, oposicional e negociada. A decodificao dominante o senso comum, quando a mensagem soa como legtima, inevitvel. A decodificao oposicional aquele que interpreta a mensagem de modo contrrio ao hegemnico. A negociada mescla elementos das duas, num processo de contra-argumentao. Cada decodificao estaria associada a uma situao social especfica. Os moradores de uma regio do Brasil, por exemplo, podem tanto acolher quanto rejeitar uma produo originada de outra posio.

Vous aimerez peut-être aussi