Vous êtes sur la page 1sur 5

10

Pesquisa Cientfica: Noes Introdutrias


10.1 CONCEITOS DE PESQUISA
Pesquisa o conjunto de procedimentos sistemticos, baseado no raciocinio 1gico, que tem por objetivo encontrar solues para problemas propostos, mediante a utilizao de mtodos cientficos. Todos os conceitos de pesquisa, de uma ou de outra maneira, apontam seu carater racional predominante. Para GIL (1987a, p. 19), pesquisa o "procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos." Segundo CERVO & BERVIAN (1983, p. 50): "A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas, atravs do emprego de processos cientficos." SALOMON (1977, p. 136) associa pesquisa atividade cientfica, que se concretiza no trabalho cientifico: "(...) trabalho cientfico passa a designar a concreo da atividade cientfica, ou seja, a investigao e o tratamento por escrito de questes abordadas metodologicamente." Longa seria a enumerao das vrias conceituaes propostas por diversos autores. Essas conceituaes apenas acrescentam detalhes especificadores, mantendo a ideia de procedimento racional que utiliza mtodos cientficos.

10.2 REQUISITOS PARA UMA PESQUISA


A realizao de uma pesquisa pressupe alguns requisitos bsicos, tais como a qualificao do pesquisador, os recursos humanos, materiais e financeiros. Entre as qualidades intelectuais e sociais do pesquisador, GIL (1987a, p. 20) destaca: "a) conhecimento do assunto a ser pesquisado; b) curiosidade; c) criatividade; d) integridade intelectual; e) atitude autocorretiva; f) sensibilidade social; g) imaginao disciplinada; h) perseverana e pacincia; i) confiana na experincia. "

Por mais qualificado que seja o pesquisador, no pode ignorar certas circunstncias "extracientificas". Alm de tempo para dedicar-se pesquisa, so necessrios equipamentos, livros, instrumentos e outros materiais e, conforme o caso, verba para a remunerao de servios prestados por outras pessoas. Isto significa que, para realizar uma pesquisa, devem ser levados em conta os recursos humanos e materiais, tais como disponibilidade de tempo e o indispensvel suporte financeiro.

10.3 FINALIDADES DA PESQUISA


As vrias finalidades da pesquisa podem ser classificadas em dois grupos: o primeiro refine as finalidades motivadas por razes de ordem intelectual e o segundo, por razes de ordem prtica. No primeiro caso, o objetivo da pesquisa, alcanqar o saber, para a satisfao do desejo de adquirir conhecimentos. Esse tipo de pesquisa de ordem intelectual, denominada "pura" ou "fundamental", realizado por cientistas a contribui para o progresso da Cincia. No outro tipo, a pesquisa visa as aplicaes prticas, com o objetivo de atender s exigncias da vida moderna. Nesse caso, sendo o objetivo contribuir para fins prticos pela busca de solues para problemas concretos, denomina-se pesquisa "aplicada". Na realidade, pesquisa "pura" ou "aplicada" no constituem departamentos estanques, exclusivos entre si. A pesquisa "pura" pode, eventualmente, proporcionar conhecimentos passveis de aplicaes prticas, enquanto a "aplicada" pode resultar na descoberta de princpios cientficos que promovam o avano do conhecimento em determinada rea.

10.4 TIPOLOGIA DA PESQUISA


Os tipos de pesquisas podem ser classificados de vrias formas, por critrios que variam segundo diferentes enfoques. Do ponto de vista das Cincias, por exemplo, a pesquisa pode ser biolgica, mdica, fisico-qumica, matemtica, histrica, pedaggica, social etc. Para cumprir a finalidade de oferecer apenas noes introdutorias, parece o bastante limitar a classificao da pesquisa quanto a natureza, aos objetivos, aos procedimentos a ao objeto.

10.4.1 Pesquisa quanto a natureza


Quanto a natureza, a pesquisa pode constituir-se em um trabalho cientfico original ou em um resumo de assunto. Por trabalho cientfico original entende-se a pesquisa realizada pela primeira vez, que venha a contribuir com novas conquistas e descobertas para a evoluo do conhecimento cientfico. Naturalmente, esse tipo de pesquisa desenvolvido por cientistas e especialistas em terminada rea de estudo. 0 resumo de assunto um tipo de pesquisa que dispensa a originalidade, mas no o rigor cientfico. Trata-se de pesquisa fundamentada em trabalhos mais avanados, publicados por autoridades no assunto, e que no se limita a simples cpias das idias. A anlise e interpretao dos fatos e idias, a utilizao de metodologia adequada, bem como o enfoque do terra de um ponto de vista original so qualidades necessrias ao resumo de assunto. Esse e o tipo de pesquisa mais comum nos cursos de graduao. O resumo assunto um tipo de pesquisa que contribui para a ampliao da bagagem cultural do estudante, preparando-o para, futuramente, desenvolver pesquisas mais amplas e trabalhos originais. A diferena entre trabalho cientfico original e resumo de assunto, portanto, se fundamentais nos mtodos adotados, mas nas finalidades da pesquisa.

10.4.2 Pesquisa quanto aos objetivos


Do ponto de vista dos objetivos da pesquisa, pode-se classific-la em exploratria, descritiva a explicativa.

a) Pesquisa exploratoria
A pesquisa exploratria o primeiro passo de todo trabalho cientfico. So finalidades de uma pesquisa exploratria, sobretudo quando bibliogrfica, proporcionar maiores informaes sobre determinado assunto; facilitar a delimitao de um tema de trabalho; definir os objetivos ou formular as hipteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente. Atravs das pesquisas exploratrias avalia-se a possibilidade de desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado assunto. Portanto, a pesquisa exploratria, na maioria dos casos, constitui um trabalho preliminar ou preparatorio para outro tipo de pesquisa.

b) Pesquisa descritiva
Nesse tipo de pesquisa, os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Isto significa que os fenmenos do mundo fsico e humano so estudados, mas no manipulados pelo pesquisador. Incluem-se entre as pesquisas descritivas a maioria das desenvolvidas nas Cincias Humanas e Sociais; as pesquisas de opinio, as mercadolgicas, os levantamentos socioeconmicos a psicossociais. Pesquisas descritivas so habitualmente solicitadas por empresas comerciais (aceitao de novas marcas, novos produtos ou embalagens), institutos pedaggicos (nivel de escolaridade ou rendimento escolar), partidos polticos (as preferencias eleitorais ou poltico-partidrias) etc. Uma das caractersticas da pesquisa descritiva e a tcnica padronizada da coleta de dados, realizada principalinente atravs de questionrios e da observao sistemtica. Quando assumem uma forma mais simples, as pesquisas descritivas aproximam-se das exploratrias. Em outros casos, quando, por exemplo, ultrapassam a identificao das relaes entre as variveis, procurando estabelecer a natureza dessas relaes, aproximam-se das pesquisas explicativas.

c) Pesquisa explicativa
Esse um tipo de pesquisa mais complexo, pois, alm de registrar, analisar e interpretar os fenmenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. A pesquisa explicativa tern por objetivo aprofundar o conhecimento da realidade, procurando a razo, o " porqu " das coisas; por isso mesmo, est mais sujeita a cometer erros. Contudo, pode -se afirmar que os resultados das pesquisas explicativas fundamentam o conhecimento cientfico. A maioria das pesquisas explicativas utiliza o metodo experimental, como nas Cincias Sociais. O que caracteriza a pesquisa experimental e a manipulao e o controle das variveis, corn o objetivo de identificar qual a varivel independente que determina a causa da varivel dependente ou do fenmeno em estudo. Em algumas Cincias, porm, como na Psicologia, nem sempre possivel realizar pesquisas rigidamente explicativas, embora apresentem elevado grau de controle; so, por isso, chamadas pesquisas "quase experimentais".

10.4.3 Pesquisa quanto aos procedimentos


Os procedimentos, ou seja, a maneira pela qual se obtem os dados necessarios, permitem estabelecer a distino entre pesquisas de campo e pesquisas de fontes "de papel". Nesta modalidade incluem-se a pesquisa bibliografica e a documental. A diferena entre uma e outra est na espcie de documentos que constituem fontes de pesquisas: enquanto a pesquisa bibliogrfica utiliza fontes secundrias, ou seja, livros e outros documentos bibliogrficos, a pesquisa documental baseia-se em documentos primrios, originais. Tais documentos, chamados "de primeira mo", ainda no foram utilizados em nenhum estudo ou pesquisa: dados estatsticos, documentos histricos, correspondncia epistolar de personalidades etc. A pesquisa de campo baseia-se na observao dos fatos tal como ocorrem na realidade. O pesquisador efetua a coleta de dados "em campo", isto , diretamente no local da ocorrencia dos fenmenos. Para a realizao da coleta de dados so utilizadas tcnicas especficas, como a observao direta, os formulrios e as entrevistas.

10.4.4 Pesquisa quanto ao objeto


As pesquisas quanto ao objeto podem ser: bibliogrfica, de laboratrio e "de campo".

a) Pesquisa bibfografica
A pesquisa bibliogrfica tanto pode ser um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa. J se disse, aqui, que todo trabalho cientfico pressupe uma pesquisa bibliogrfica preliminar. As tcnicas e as fases da pesquisa bibliogrfica foram objeto de estudo nas sees 3 e 4 deste livro.

b) Pesquisa de laboratorio
Pesquisa de laboratrio no sinnimo de pesquisa experimental e, embora a grande maioria das pesquisas de laboratrio seja experimental, isto no constitui uma exclusividade. Nas Cincias Humanas e Sociais faz-se, tambm, esse tipo de pesquisa, haja vista o exemplo de pesquisa experimental apresentado por CERVO a BERVIAN (1983, p. 197-230): "Efeitos de incentivos verbais no rendimento da aprendizagem intelectual. " No laboratrio, o pesquisador tem condies de provocar, produzir e reproduzir fenmenos, em condies de controle. RUIZ (1991, p. 56-57) apresenta uma sugesto de plano geral para pesquisas de laboratrio:

"ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE PESQUISA DE LABORATORIO" 1. 2. 3. Determinao do assunto. Pesquisa bibliogrfica prvia. Formulao de problemas.

4. Formulao de hiptese ou hipteses pela determinao das variveis independentes que se pretendem manipular em condies de controle.

5. Prever, conhecer e testar a preciso dos instrumentos que sero utilizados na manipulao e nas mensuraes das variveis independentes. 6. Selecionar as tecnicas convenientes para o caso.

7. Provocar o fenmeno e controlar a relao entre as variveis independentes a os eventos, com o objetivo de testar a hiptese pr-estabelecida. 8. 9. Generalizar ou ampliar os resultados. Fazer predies baseadas na hiptese confirmada.

10. Reiterar experimentos para confirmar predies."

O Relatrio escrito da pesquisa de laboratrio segue as normas gerais dos trabalhos cientficos.

c) Pesquisa de campo
A pesquisa de campo, desenvolvida principalmente nas Cincias Sociais, como: Sociologia, Psicologia, Poltica, Economia e Antropologia, no se caracteriza como experimental, pois no tem como objetivo produzir ou reproduzir os fenmenos estudados, embora, em determinadas circunstncias, seja possivel realizar pesquisa de campo experimental. Vale lembrar que as denominaes "pesquisa de laboratrio" e "pesquisa de campo" no se referem ao tipo ou as caractersticas da pesquisa, mas ao ambiente em que elas so realizadas. A pesquisa de campo assim denominada porque a coleta de dados e efetuada "em campo", onde ocorrem espontaneamente os fenmenos, uma vez que no h interferncia do pesquisador sobre eles. Para MARCONI (1990, p. 75), "Pesquisa de campo aquela utilizada corn o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hiptese, que se queira comprovar ou, ainda, descobrir novos fenmenos ou as relaes entre eles." As frases da pesquisa de campo, inclusive as tcnicas da coleta de dados, sero enfocadas mais adiante.

Vous aimerez peut-être aussi