Vous êtes sur la page 1sur 68

editorial

Editora Saber Ltda.


Diretor Hlio Fittipaldi

Quarenta e Seis Anos


Comemoramos nesta edio os 46 anos de existncia da Revista Saber Eletrnica, colocando acima de tudo, a firme determinao de estimular o crescimento do mercado brasileiro no setor eletroeletrnico. Em 1976, quando adquirimos o ttulo da Philips do Brasil, logo nas primeiras edies notamos que o mercado brasileiro na sua maioria no conseguia Hlio Fittipaldi acompanhar os artigos publicados devido baixa e m formao dos leitores, que no dispunham tambm de escolas em quantidade e com currculos adequados s novas tecnologias. Os empregos tambm eram escassos. A soluo que encontramos ento foi colocar nas ltimas 16 pginas da revista um Curso Bsico de Eletrnica para, aos poucos, elevar o conhecimento geral e assim tratar nas outras pginas de artigos tcnicos mais avanados. Hoje uma parte substancial das divisas destinada importao de componentes fabricados em outros pases, com milhes de unidades produzidas por dia que no conseguiremos mais fazer aqui, dada a essa difcil tarefa de ganhar mercado dos pases que j esto solidamente constitudos como fornecedores. Alguns tipos podero ser fabricados aqui, pois ainda somos competitivos, mas outros de maior volume e que poderiam ser exportados, ficaro para os fabricantes asiticos. Neste momento em que a imprensa mundial est buscando um novo modelo de negcio, devido ao avano tecnolgico, acreditamos que uma parte dos leitores continuar por um bom tempo ainda preferindo o nosso contedo impresso em papel, mas, os que escolhem a mdia digital so muito mais numerosos. S falta avisar os anunciantes para que nos prestigiem com estes recursos e, assim, podermos continuar o trabalho de produzir um contedo de alta qualidade e gratuito para os leitores. Como parte dos ajustes, o leitor pode notar na capa desta edio (maro/abril), que passamos agora a editar a revista impressa a cada bimestre. Para encerrar, anuncio aqui a promoo do nosso primeiro evento que acontecer em junho sobre eletrnica embutida, em So Paulo. Visa promover o encontro dos industriais que esto procura de servios dos engenheiros de projetos ou designs houses com reconhecido conhecimento das novas tecnologias. Acompanhe pelo nosso portal e pelo twitter (twitter.com/editorasaber), maiores informaes a respeito.
Atendimento ao Leitor: atendimento@sabereletronica.com.br
Os artigos assinados so de exclusiva responsabilidade de seus autores. vedada a reproduo total ou parcial dos textos e ilustraes desta Revista, bem como a industrializao e/ou comercializao dos aparelhos ou idias oriundas dos textos mencionados, sob pena de sanes legais. As consultas tcnicas referentes aos artigos da Revista devero ser feitas exclusivamente por cartas, ou e-mail (A/C do Departamento Tcnico). So tomados todos os cuidados razoveis na preparao do contedo desta Revista, mas no assumimos a responsabilidade legal por eventuais erros, principalmente nas montagens, pois tratam-se de projetos experimentais. Tampouco assumimos a responsabilidade por danos resultantes de impercia do montador. Caso haja enganos em texto ou desenho, ser publicada errata na primeira oportunidade. Preos e dados publicados em anncios so por ns aceitos de boa f, como corretos na data do fechamento da edio. No assumimos a responsabilidade por alteraes nos preos e na disponibilidade dos produtos ocorridas aps o fechamento.

www.sabereletronica.com.br

twitter.com/editorasaber
Editor e Diretor Responsvel Hlio Fittipaldi Diretor Tcnico Newton C. Braga Conselho Editorial Joo Antonio Zuffo Redao Daniele Aoki, Natlia F. Cheapetta, Thayna Santos Reviso Tcnica Eutquio Lopez Colaboradores Arao Hayashida Filho, Bruno Muswieck, Filipe Pereira, Herbert Schwarz, Newton C. Braga, Richard Cameron Designers Carlos C. Tartaglioni, Diego M. Gomes Produo Diego M. Gomes PARA ANUNCIAR: (11) 2095-5339 publicidade@editorasaber.com.br Capa Banner Europe (divulgao) Impresso Parma Grfica e Editora Distribuio Brasil: DINAP Portugal: Logista Portugal tel.: 121-9267 800 ASSINATURAS
www.sabereletronica.com.br fone: (11) 2095-5335 / fax: (11) 2098-3366 atendimento das 8:30 s 17:30h Edies anteriores (mediante disponibilidade de estoque), solicite pelo site ou pelo tel. 2095-5330, ao preo da ltima edio em banca.

Saber Eletrnica uma publicao bimestral da Editora Saber Ltda, ISSN 0101-6717. Redao, administrao, publicidade e correspondncia: Rua Jacinto Jos de Arajo, 315, Tatuap, CEP 03087-020, So Paulo, SP, tel./fax (11) 20955333. Associada da:

Associao Nacional das Editoras de Publicaes Tcnicas, Dirigidas e Especializadas

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 

ndice
Tecnologias
14 Wireless Power Transmission: Transmisso de energia sem fio

Instrumentao
18 Erros de medidas em Multmetros Digitais

Desenvolvimento
20 LTSpice Simulao Filtros e Digital

Circuitos Prticos
24 Circuitos e Projetos de Fbrica

35

27 Controle de Luz por Toque

Microcontroladores
30 Medio de udio com base no USB MSP430

Sensores
35 O mundo dos Sensores Parte II 42 Padres de Interfaceamento Digital

Componentes
49 Controlador de memrias DRAM utilizando CPLD

Eletrnica Aplicada
54 Microchip lana Reference Design de No-Break (UPS) Digital usando PIC 58 Deteco de Descargas Atmosfricas 62 Cuidado com Fontes de Equipamentos Industriais

Editorial Seo do Leitor Acontece

03 06 08

Opinio
65 NVIDIA e o futuro do GPGPU

ndice de anunciantes
03 07 11 13 15 17 ............................................................... Monitor ...................................................................... Cika ........................................................ Microchip ...................................................................... IR ............................................................. Metaltex ......................................................... Globtek 25 ..................................................................... Tato 25 ..................................................................... ALV Capa 2 ................................................................Tyco Capa 3 ............................................................. Texas Capa 4 ........................................................ National

 I SABER ELETRNICA 444 I Janeiro 2010

seo do leitor
Lista de Materiais
Sou assinante do portal Saber Eletrnica e gostaria de saber se vocs podem disponibilizar a Lista de Materiais das matrias: Controle de Velocidade de Ventoinha com os Sensores Digitais de Temperatura STD75 ou STLM75, publicado na revista Saber Eletrnica N438; Medidor de Consumo de Energia, publicado na revista Saber Eletrnica - N434 - mar/09; Estou terminando minha monografia e preciso colocar estes dois circuitos na minha aplicao de Automao Residencial. Desde j, muito obrigado. Carlos da Silva Por email Para ter acesso s listas de materiais desses artigos ser necessrio que voc acesse os sites das empresas citadas a seguir: O artigo Controle de Velocidade de Ventoinha baseado em Application Note AN2680, da STMicro. J o artigo Medidor de consumo de energia baseado no Application Note da Analog Devices.

Saber Eletrnica n 434

Saber Eletrnica n 438

Acesso
Senhores: gostaria de acessar o contedo da revista Saber Eletrnica que trata do assunto da qualidade da energia eltrica das edies de n 342 e n 343 de agosto de 2001. Como fao? Aguinaldo A. Silva Por email Prezados, sou assinante do portal da Saber Eletrnica e gostaria de acessar o artigo Gerador de Pulsos para Testes de Controle , que se encontra na edio n 395. Nazilda C. Machado Por email O contedo da revista Saber Eletrnica se encontra no www.sabereletronica. com.br, para ter acesso a todas as informaes basta assinar o portal enviando um email para assinaturas@ editorasaber.com.br. As edies que voc nos solicitou ainda no se encontram no portal, mas podemos disponibiliz-las impressas pelo site www. novasaber.com.br.

Sugesto
Caros Srs., gostaria que me informassem qual a edio da revista Saber Eletrnica que trata sobre o circuito de um Identificador de sequncia de fases para motores eltricos de induo , que utiliza lmpadas non. Se positivo, favor informar o nmero da edio e o valor. Marcos Feitosa Por email Prezado Marcos, infelizmente no temos artigo referente a esse assunto, mas agradecemos a sugesto que ser analisada pelo nosso conselho editorial para as futuras edies.

Arquivo
Estou procurando a revista Saber Eletrnica de n 427, que no encontro no site para download e nem na banca de jornal. Preciso do arquivo. Agradeo desde j. Geovane Castro Por email Caro Geovane, a revista Saber Eletrnica n 427 do ms de agosto do ano de 2008, s poder ser adquirida pelo site www.novasaber. com.br ou acessando os artigos pelo nosso portal www.sabereletronica. com.br.

Colabore
Se voc gosta de escrever e trabalha com desenvolvimento de projetos, manuteno industrial, prdios inteligentes, automao ou outro assunto em nossa rea e pretende construir um bom currculo para manter sua empregabilidade em alta, mande a sua ideia para artigos@editorasaber.com.br.

Contato com o Leitor


Envie seus comentrios, crticas e sugestes para a.leitor.saberele tronica@editorasaber.com.br. As mensagens devem ter nome completo, ocupao, empresa e/ou instituio a que pertence, cidade e Estado. Por motivo de espao, os textos podem ser editados por nossa equipe.

 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

acontece
Criptografia no
Smartphone da Nokia
A empresa CryptoCell, especializada em sistemas de criptografia para celulares e smartphones, est lanando a nova verso de sua soluo antigrampo, agora com suporte ao smartphone Nokia N97, com alguns aplicativos voltados para profissionais. Na nova verso do antigrampo introduzida nos aparelhos uma matriz criptogrfica de 1024 bits que possui a codificao no padro RSA, tornando-os resistentes contra qualquer escuta. A chave criptogrfica dinmica, recriada a cada trs segundos e acessada somente pelos aparelhos que esto instalados no Cryptocell durante a comunicao, expirando logo em seguida. A instalao feita

pela porta USB ou por bluetooth, essa tecnologia possibilita um comunicao ponto-a-ponto entre aparelhos que possuem a mesma soluo. Para acionar a ligao segura, o usurio necessita apenas pressionar a tecla pr-programada do aparelho e assim obter a tela do CryptoCell. Para o aparelho chamado, o aparecimento

desta tela acontece de forma automtica, avisando o usurio de que se trata de uma chamada protegida. Mesmo com o sistema de criptografia instalado, os aparelhos podem ser usados normalmente para ligaes abertas, o que dispensa o usurio da necessidade de um dispositivo dedicado para comunicaes criptografadas.

Curtas
Consumo
A Eletrobrs e a Confederao Nacional da Indstria (CNI), vai comear a monitorar o consumo de transformadores industriais, um dos projetos est na aplicao do selo de eficincia energtica em transformadores de redes de distribuio de energia, assim indica seus nveis de consumo, como ocorre nas residncias com geladeiras e televisores. O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, e o diretor de tecnologia da Eletrobrs, Ubirajara Meira, assinaram um acordo de cooperao tcnica que executar programas de capacitao e qualificao para eficincia energtica no setor industrial, no mbito do Programa de Conservao de Energia Eltrica, o Procel Indstria. O estabelecimento de ndices mnimos de eficincia energtica para os transformadores reduzir as perdas tcnicas de energia na rede de distribuio e, consequentemente, diminuir a conta paga pelos consumidores.

Segurana
Na 5 Feira e Conferncia Internacional de Segurana Eletrnica, a ICS Brasil 2010, que ser realizada nos prximos dias 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, a Bosch vai apresentar uma linha completa de solues em segurana eletrnica para diferentes mercados verticais, alm dos sistemas de sonorizao profissional, que possibilitam a integrao e aplicao para diversos segmentos: residencial, industrial, hotelaria, condomnios, petroqumica, minerao e rgos pblicos. Um dos destaques que sero apresentados o sistema de sonorizao profissional CCS9000, composto de uma unidade central de controle com gravao em MP3 e microfones individuais de presidente e participantes, com alto-falante embutido, o sistema ideal para uso em congressos, conferncias e em reunies. Alm disso, o CCS900 permite interligar o sistema a solues de teleconferncia e videoconferncia.

Seminrio
No dia 15 de abril, em So Paulo, na Alameda Santos, 981 - Cerqueira Csar, prxima da estao do metr Trianon na Av. Paulista, a representante dos produtos HOLTEK, a CIKA Eletrnica do Brasil, realizar o Seminrio da Holtek, apresentando os novos produtos e as inovaes tecnolgicas com demonstrao das ferramentas de desenvolvimento e aplicaes prticas. Este seminrio voltado para tcnicos, engenheiros, desenvolvedores, professores, estudantes e todos aqueles que tm interesse ou trabalham com projetos eletrnicos. As inscries podem ser feitas por email, e o valor R$150,00 por participante, incluindo o almoo, coffee-break e estacionamento pelo perodo de 9 horas. Cada participante receber grtis um Kit de desenvolvimento para famlia MCU Flash/MTP da Holtek, mais uma assinatura anual do portal Saber Eletrnica.

 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

acontece
Primeiro laboratrio de colorimetria
de displays e LEDs do Brasil
Batizado de O DISCO Lab, o novo laboratrio de colorimetria do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), com capacidade para realizar ensaios de fidelidade de resposta cromtica, luminncia, contraste, no uniformidade, entre outras, o que considerado o primeiro no Brasil. O objetivo tornar o INdT uma referncia em anlise tcnicas para esses produtos no pas . Isso no s ajudar a atender uma demanda nacional como tambm vai aumentar a competitividade no segmento. Esses equipamentos podem analisar displays de at 17 polegadas, isso significa que o INdT poder atender a clientes de segmentos variados, como o automobilstico, o eletromdico e o eletroeletrnico. Um dos objetivos tornar o DISCO Lab um laboratrio conveniado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normatizao e Qualidade Industrial (INMETRO) para certificar a qualidade de displays de aparelhos eletrnicos, com base em normas internacionais, afirma Jaro Pollanen, diretor da rea de tecnologias de produto e manufatura do Instituto Nokia de Tecnologia. Para alcanar esses objetivos, o Instituto j conta com a parceria do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicaes (CpqD), para desenvolver os mtodos de testes em displays. O laboratrio dever atuar em duas frentes diferentes: ensaios de cores em monitores e displays e tambm na calibrao de colormetros e espectrofotmetros equipamentos de medio relacionados qualidade da cor de fontes que emitem luz ou informao. Com o novo DISCO Lab ser possvel desenvolver tecnologias para reduzir custos e prazos de calibrao de equipamentos. Sabemos que hoje as empresas precisam recorrer a equipamentos de colorimetria fora do pas. Contando com o servio nacionalmente, tanto os prazos quanto os custos desses testes devero ser reduzidos significativamente, aumentando nosso potencial competitivo. O novo laboratrio configurase como mais um passo ousado e inovador para o instituto, pois, alm de oferecer um servio de alto nvel, o Instituto dar apoio normatizao do setor de displays de celular, conclui Pollanen. Para mais informaes, acesse www. indt.org.br

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 

acontece
Copa do mundo aquece
mercado de TVs LCD
Com a chegada da Copa do mundo que ser realizada na frica, as lojas de eletroeletrnicos podem comear a comemorar. Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria DisplaySearch revela uma expectativa de crescimento de 68% nas vendas de TV LCD em 2010, e 51% nas de tela plana no mercado brasileiro. A empresa aponta como motivo deste crescimento o evento da Copa, que aquece o mercado de quatro em quatro anos. Em 2009 mesmo com a crise, j registrava um aumento no mercado de TVs no mundo, somando um crescimento de 2%, j os painis de LCD aumentaram 37%, segundo a prpria consultora. Eventos como a copa do mundo se refletem no aumento sazonal da venda de televisores, mas no podemos esquecer que desta vez temos um salto tecnolgico com as novas televises em LED, com painis IPS e, at mesmo 3D que, por si s, j so atrativos para os consumidores, explica Marcelo Zuffo, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrnicos da Escola Politcnica da USP e um dos maiores especialistas em televisores LCD no Brasil. Com esse aumento esperado nas vendas e a variedade de produtos disponveis no mercado, os consumidores ficam cada vez mais exigentes e atentos na qualidade e alto desempenho dos aparelhos. Com a tecnologia IPS, a imagem se torna mais ntida e brilhante, alm de no causar efeito embaado, ou o chamado efeito fantasma, uma das caractersticas frequentes nas tecnologias anteriores devido ao afterimage do objeto em movimento que ficava constantemente na tela. Alm disso, os aparelhos cansam menos os olhos e ainda consomem pouca energia. Essa tecnologia pode ser encontrada no novo tablet IPad da Apple, por exemplo.

Produtos
Sensor de Imagem e Leitor de cdigo de barras
A empresa Banner Engineering lanou verses com display remoto para aumentar a capacidade de seu Sensor de Imagem iVu TG e Leitor de cdigo de Barras iVu BCR. Foram desenvolvidas para aplicaes em que o sensor deve estar posicionado em um lugar de difcil acesso, este novo equipamento permite a configurao e o monitoramento da inspeo a partir da posio do controle remoto. Em uma situao em que o sensor precise ser posicionado dentro de uma mquina ou esteira elevada, com a unidade de controle adjacente a uma interface central entre a mquina e o operador, para facilitar o acesso deste. Um nico display pode controlar e monitorar mltiplos sensores, diminuindo o custo total. O sensor de imagem iVu TG monitora peas de acordo com o tipo, tamanho, orientao, forma e local. Inclui um sensor de similaridade (comparao) que determina se um padro no item inspecionado corresponde referncia

O sensor de cdigo de barras iVu BCR (1) pode ser posicionado em uma rea perigosa com a unidade de exibio remota (2) instalada com segurana ao lado de outros controles.

(programada), um sensor de rea para detectar a presena ou ausncia de uma determinada caracterstica e um sensor de rea que se ajusta com o movimento. O iVu BCR l todos os cdigos lineares e DataMatrix (ECC200) comuns e inclui a capacidade de ler cdigos mltiplos de tipos diferentes na mesma imagem. Com uma interface de usurio intuitiva e uma tela de toque LCD, os sensores so fceis de configurar e no exigem experincia em processamento de

imagens nem um PC externo. Um host compatvel com USB 2.0 facilita a atualizao e realizao de diagnsticos. Tm invlucros com classificao IP67 para utilizao em ambientes industriais rigorosos. H cabos e suportes de instalao disponveis para todas as aplicaes. Existem aplicaes para os novos sensores em diferentes setores, incluindo o automotivo, embalagens, manuseio de materiais, indstria farmacutica, plsticos entre outros.

10 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

acontece
Tecnologia NAND de 25 nanmetros
lanado pela Intel e Micron
A Intel Corporation e a Micron Technology Inc. anunciaram a primeira tecnologia NAND de 25 nanmetros (nm) do mundo, que fornece uma soluo com timo custo-benefcio para o aumento da capacidade de armazenamento nos mais populares gadgets para consumidores, como smartphones, reprodutores de mdia e msicas, bem como nos novos drivers em estado slido (SSDs) de alto desempenho. A memria flash NAND armazena os dados e outras mdias contidas nos produtos eletrnicos de consumo, retendo a informao mesmo quando o equipamento desligado. A busca rumo a processos NAND menores habilita o desenvolvimento contnuo e o lanamento de novos usos para a tecnologia. O processo de 25 nm no apenas a menor tecnologia NAND, mas tambm a menor tecnologia de semicondutores do mundo. Desenvolvido pela IM Flash Technologies (IMFT), a joint venture da Intel e da Micron para memria flash NAND, o processo de 25 nm produz 8 gigabytes (GB) de armazenamento em um nico dispositivo NAND, criando uma soluo de armazenamento de alta capacidade nos minsculos gadgets para consumidores. Ele mede apenas 167 mm -- pequeno o bastante para caber no furo do meio de um CD, mas que ainda assim conta com 10 vezes a capacidade para o armazenamento de dados do CD (um CD padro armazena 700 megabytes de dados). Com o objetivo e investimento comprometido para a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia NAND, Intel e Micron dobraram a densidade NAND praticamente a cada 18 meses, o que resulta em produtos menores, com melhor custo- benefcio e maior capacidade. Intel e Micron formaram a IMFT em 2006, iniciando a produo com o processo de 50 nm, seguido pelo processo de 34 nm em 2008. Liderar toda a indstria de semicondutores com o mais avanado processo tecnolgico um feito fenomenal para a Intel e a Micron e esperamos ampliar os limites da escalabilidade ainda mais, afirmou Brian Shirley, vice-presidente do grupo de memria da Micron. Essa tecnologia de produo habilitar benefcios significativos para nossos clientes por meio de solues de mdia de maior densidade. Por meio do nosso investimento contnuo na IMFT, estamos obtendo liderana tecnolgica e de manufatura que possibilita a soluo mais confivel e com melhor custobenefcio em memria NAND, declarou Tom Rampone, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Solues NAND da Intel. Isso ajudar a acelerar a adoo de solues de driver em estado slido para computao. O dispositivo de 8 GB e 25 nm j est sendo testado e dever entrar em produo em massa no segundo trimestre de 2010. Para os fabricantes de eletrnicos de consumo, o dispositivo fornece a maior densidade em uma nica matriz multi-level cell (MLC) com 2 bits por clula, que utilizar o padro thin small-outline package (TSOP). Mltiplos dispositivos de 8 GB podem ser utilizados em conjunto para aumentar a capacidade de armazenamento. O novo dispositivo de 8 GB e 25 nm reduz o nmero de chips em 50 por cento, em comparao s geraes anteriores de processo, possibilitando designs menores e ainda assim com maiores densidades e melhores eficincias com relao aos custos. Por exemplo, um driver em estado slido (SSD) de 256 GB agora pode ser habilitado com apenas 32 desses dispositivos (ao invs dos 64 anteriores), um smartphone com 32 GB precisa de apenas quatro e um carto de memria de 16 GB requer apenas dois.

12 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

tecnologias

Wireless Power
Carregadores de bateria por induo j esto no mercado para alguns tipos de aparelhos, mas sua viabilidade em outros dispositivos parece promissora ou necessria. Conhea um pouco dessa tecnologia sonhada por Tesla e outros mil fabricantes e usurios de produtos eletrnicos endo a humanidade descoberto os benefcios da energia eltrica, todos os aparelhos criados dependem da conexo com as usinas geradoras de energia, ou seja, com a tomada. Com o aprimoramento das pilhas e baterias foi possvel tornar os aparelhos mveis, mesmo que por um intervalo de tempo. Isso no novidade, principalmente para aqueles que nasceram numa poca em que as pilhas j existiam. Pensar num mundo sem fios muito bom, mas como carregar a bateria de um celular sem conectarmos a fonte? Diversos cientistas contriburam para que esta tecnologia fosse vivel nos dias atuais, onde temos diversos aparelhos que se utilizam deste recurso. O prprio Nichola Tesla buscava uma forma de transferir energia pelo ar, o que serviu de base para as antenas transmissora. Os carregadores wireless podem carregar baterias por aproximao, e quanto menor a distncia maior o rendimento. Podemos imaginar a seguinte cena: voc chega ao seu local de trabalho e coloca o seu celular sob a mesa e ele comear a carregar a bateria, isso porque o carregador est embaixo da mesa. Como o sistema de transmisso de energia se d atravs da induo, possvel colocar mais de um aparelho para carregar ao mesmo tempo. A lgica do sistema bem simples: temos uma bobina que recebe a carga eltrica e gera o campo magntico induzindo outra bobina, s que esta no aparelho que contm a bateria a ser carregada, veja na figura 1 uma representao bsica da tecnologia. Esta bobina, que se encontra no aparelho que ir converter a induo em

Renato Paiotti

Transmission: Transmisso de energia sem fio


T
energia, menor que a bobina que gera o campo, porm como possvel ver no grfico da figura 2, quanto mais prximo o dimetro da bobina 1 estiver da bobina 2, melhor ser o aproveitamento da carga, e, portanto, quanto maior a diferena entre o dimetro da bobina 1 da bobina 2 menor a eficincia (rendimento). Neste mesmo grfico temos a queda da eficincia referente distncia entre as bobinas, veja que a rea de eficincia plena bem curta. Quanto melhor o material empregado nas bobinas, melhor ser a eficincia e menor ser o consumo. Um outro fator que interfere na eficincia da induo o grau de inclinao em que as bobinas se encontram uma da outra, quanto mais paralelas esto maior a eficincia. No grfico da figura 3 podemos observar a perda da qualidade do fluxo magntico que a bobina receptora capta em relao posio da bobina transmissora, tanto em distncia com o em deslocamento lateral.

Carregadores sem fio X Carregadores com fio

O melhor condutor de energia ainda o fio de cobre, e mesmo que outros elementos sejam melhores condutores, o cobre o mais vivel economicamente. Porm, se levarmos em conta que um carregador que est em standby sem a carga, tem um consumo estimado de 0,12 W, ao carregarmos a bateria por 1 hora teremos um consumo de 2,8 Wh. Se deixarmos o carregador ligado 23 horas com um consumo de 0,12 W teremos uma mdia de 2,8 Wh. Se considerarmos que um carregador wireless tenha a

14 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

tecnologias

F1. Arranjo tpico de um Sistema de Transferncia de Potncia acoplado indutivamente.

mesma eficincia, seu rendimento valer a pena se tivermos 2 aparelhos sendo carregados. Os carregadores sem fio so aplicados aos produtos que no podem ter contatos externos, os quais podem dar choques ou oxidar-se, tais como escovas de dente eltricas, lanternas ou aparelhos de mergulhadores, ou aparelhos com contatos com fluidos corpreos.

F2. Rendimento de Potncia para um Sistema de Transferncia de Potncia Indutiva.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 15

tecnologias
Para todo invento existem algumas normas, e para este no poderia estar de fora pelo motivo de estarmos induzindo a uma certa frequncia um campo magntico e, assim como os aparelhos celulares, devem passar por uma bateria de testes para ver se atende as normas mundiais de sade. Baseando-se nos estudos e normas do ICNIRP (International Commision on Non_Ionizing Radiation Protection), a densidade da corrente enviada deve estar dentro da norma para no prejudicar o usurio. Na figura 4 temos um grfico que mostra as taxas de absoro de watts por kg em relao a frequncia e densidade da corrente. Sem estas restries poderamos criar um enorme transmissor de energia para alimentar qualquer aparelho numa sala, por exemplo, mas isso seria prejudicial sade das pessoas que ficassem dentro desta rea.

Os efeitos sobre a sade

termos apenas um carregador de bateria sem fio para diversos tipos de aparelhos, uma vez que temos apenas um carregador de bateria e no necessrio dispensar recursos para a fabricao de diversos carregadores, isso envolvendo recursos

naturais e energia para a fabricao, bem como o transporte destes para os pontos de vendas, e na ponta final do processo o lixo tecnolgico gerado pelas trocas de tecnologias. Outro fator seria a durabilidade do carregador, pois enrolar o fio quan-

Blindagem

Como o campo magntico criado pelo transmissor no se limita induo do receptor e, sim, a partes metlicas adjacentes a ele, uma blindagem importante para esta transmisso de energia. Outro evento indesejado seria a interferncia com outros aparelhos e o aquecimento das baterias. Para proteger um sistema das baixas frequncias temos a utilizao de materiais permeveis que desviam o fluxo magntico, e das alta frequncias com a gerao de um fluxo inverso . Como o fluxo tende a encontrar o material que oferece menor resistncia ferromagntica, o campo magntico que emitido acaba desviando-se. Para obter este efeito o ferrite tem que ser bem grosso, porque seno a fuga ser grande, conforme possvel observar na figura 5. Uma alternativa para evitar as fugas adicionar uma faixa de cobre junto ao ferrite. Desse modo a faixa de cobre neutraliza o efeito de fuga do ferrite, conforme pode ser visto na figura 6.

F3. Fatores de acoplamento calculados (linhas) e medidos (pontos) para 2 bobinas planas com dimetro de 30 mm.

Concluso

Se pensarmos em termos de eficincia energtica, daremos crditos aos carregadores com fio, mas devemos lembrar de outros fatores que no levamos em considerao como, por exemplo, o fato de

F4. Limites de EMF, restries bsicas conforme o ICNIRP.

16 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

tecnologias
do no for utilizado e desenrolar quando for usar, quebra os finos fios de cobre, tendo que inutilizar todo o carregador. A necessidade de melhorias fora a busca por novas tecnologia, porm os fatores humanos e financeiros os viabilizam ou condenam. Os carregadores por induo consistem numa necessidade para um mundo sem fios, mas muito ainda temos que fazer para alcanar a melhor eficincia e o menor impacto na sade e no meio ambiente. E

F5. Sistema blindado com placa de ferrite.

F6. Sistema Blindado com folha de cobre e placa de ferrite. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 17

Instrumentao

Erros de medidas em

Multmetros Digitais
Ao contrrio do que muitos pensam, os multmetros digitais tambm esto sujeitos a erros. Esses erros podem ocorrer nas medidas de correntes DC, correntes AC, e quando os multmetros possuem recursos mais avanados, na medida de frequncias e perodos. Veja, neste artigo, como eliminar ou reduzir esses erros. O artigo foi baseado em documentao da Agilent Technologies
os multmetros digitais comuns, a medida das intensidades de corrente feita introduzindo-se no circuito um resistor de baixa resistncia atravs do qual a corrente a ser medida flui. Mede-se ento a queda de tenso nesse resistor, conforme mostra a figura 1. No entanto, neste caso preciso considerar inicialmente dois fatores que podem afetar os resultados das medidas. O primeiro que, por mais baixa que seja a resistncia interna sobre a qual se mede a tenso, ela no desprezvel, e com isso afeta a corrente que est sendo medida. O segundo que deve-se considerar a presena dos cabos que ligam as pontas de prova e que, quando comparados com a resistncia interna do instrumento, no tm uma resistncia desprezvel. Para as medidas de resistncias tambm devem ser considerados os erros introduzidos pela resistncia dos cabos e outros que sero analisados a seguir.

Efeitos do tempo de acomodamento

Newton C. Braga

Quando se mede uma resistncia num circuito, deve-se considerar que o circuito em que ela se encontra e mesmo os cabos representam a presena de uma certa capacitncia. Dessa forma, h um certo tempo necessrio para que a corrente no dispositivo em teste se estabilize, justamente devido a essa capacitncia. Em alguns casos, essas capacitncias podem chegar a valores to altos quanto 200 pF. Assim, ao se medir uma resistncia acima de 100 kohms, os efeitos da capacitncia do circuito e do cabo j se fazem sentir, exigindo que haja um certo tempo para que a medida se complete. Os erros de medida podero ento ocorrer caso no se espere esse acomo damento, quer seja no instante em que se realiza a medida, quer seja quando se muda de faixa.

Efeitos da Dissipao de Potncia

Medidas de Altas Resistncias

Na medida de resistncias, o instrumento faz circular uma corrente pelo dispositivo. Assim, no caso de resistores deve-se tomar cuidado para que a corrente usada pelo instrumento na medida no eleve sua temperatura a ponto de afetar sua resistncia. Isso pode ocorrer com resistores que tenham coeficientes de temperatura elevados, conforme sugere a figura 2. Veja na tabela dada a seguir (1), algumas correntes empregadas pelos instrumentos em diversas escalas e quanto de potncia um dispositivo sob teste (DUT) dissipar a plena escala.

Quando se medem resistncias elevadas podem surgir erros devido a fugas que ocorrem na prpria sujeira da placa ou no isolamento dos componentes, conforme ilustra a figura 3. importante manter limpa a parte do circuito em que medidas de resistncias elevadas devam ser feitas. Lembramos que substncias como o nylon e filmes de PVC so isolantes relativamente po bres, podendo causar fugas num circuito afetando assim a medida de eventuais resistores ou outros componentes de valores muito altos. Para que se tenha uma ideia, um isolador de nylon ou PVC pode afetar em 1% a medida de um resistor de

18 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

1 Mohms, em condies de umidade algo elevadas. Esse tipo de problema muito comum quando se testa resistores de foco de monitores de vdeo e televisores. O valor medido pode estar abaixo do normal devido sujeira acumulada, atrada pela alta tenso do prprio cinescpio.

Queda de Tenso

Um outro erro introduzido nas medidas de corrente devido tenso de carga do circuito em srie. De acordo com a figura 4, quando um instrumento ligado em srie com um circuito, um erro gerado pela tenso que aparece no resistor interno e dos cabos das pontas de prova. Os mesmos erros so vlidos para o caso em que correntes alternadas so medidas. Entretanto, em medidas de corrente alternada, os erros devidos carga representada pelo instrumento so maiores, pois temos as indutncias dos elementos internos do circuito a serem somadas.

F1. Medida de corrente com o multmetro digital.

F2. Medida de resistncia com multmetro digital.

Erros nas medidas de frequncia e perodo

Os erros nessas medidas ocorrem principalmente quando sinais de baixas intensidades so analisados. A presena de harmnicas, rudos e outros problemas pode afetar as medidas. Os erros so mais crticos nos sinais lentos.

Concluso

Ao realizar medidas de resistncias, correntes e tenses com um multmetro digital preciso levar em conta que a preciso das medidas tambm depender do modo como o instrumento usado. Alm disso, necessrio conhecer as suas caractersticas para entender a possibilidade de que eventuais diferenas de leituras possam ocorrer. No basta encostar as pontas de prova em um circuito e acreditar totalmente na indicao que o instrumento dar. preciso saber o que est acontecendo no circuito e principalmente no instrumento, para ver se ele no est sendo enganado e passando o resultado enganoso ao operador. E

F3. Medida de resistncias elevadas.

F4. Aparecimento de erro na medida de correntes. Dissipao do DUT plena escala 100 W 1 W 100 W 10 W 30 W 3 W

Faixa 100 ohms 1 k ohms 10 k ohms 100 k ohms 1 M ohms 10 M ohms

Corrente de Teste 1 mA 1 mA 100 A 10 A 5 A 500 nA

F4. Correntes usadas em diversas escalas e as potncias em plena escala.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 19

Desenvolvimento

LTSpice Simulao:
Tenho que fazer um filtro passabaixa com a frequncia de corte em 1 kHz . Depois de escutar essa frase, normalmente efetuamos alguns clculos e nos dirigimos para a protoboard. Espere, antes de sujarmos nossas mos , vamos at o computador para fazer algumas simulaes e observar o comportamento do filtro e ento ajust-lo para nossa aplicao
Bruno Muswieck bruno@eletroesters.com.br

Filtros e Digital
N
este artigo abordarei um pouco mais alguns tipos de simulaes utilizando o filtro passabaixa, e a seguir mostrarei os filtros passabanda e alta. Para no deixar triste o pessoal da rea digital,veremos tambm alguns circuitos com transistores e o famoso 555. Explicaes bsicas de montagem dos circuitos e simulaes podem serem vistas no artigo LTSpice Simulao Filtros, publicado na edio n 455. tempo. Com isso podemos verificar como nosso circuito responder, ou seja, o tempo de resposta e a estabilidade. Monte o circuito de acordo a figura 1, e configure V1 e V2 de acordo com a configurao do Pulse (descrito no artigo anterior LTSpice Simulao Filtros, publicado na edio anterior.). O circuito da esquerda um passabaixa de 1 polo e o da direita um de 2 polos, no grfico a linha verde o degrau, azul a resposta do filtro de 1 polo e a vermelha de 2 polos. Podemos verificar que o tempo de estabilizao de 1,29 ms (aproximadamente) para de 1 polo e para o de 2 polos de 2,4 ms. Outra informao no filtro de 2 polos o aparecimento de overshoot e ringing, problemas que dependendo aplicao podem no existir.

Resposta ao Degrau e ao Pulso

A resposta ao degrau de um circuito, bem conhecida na Faculdade nas cadeiras de Controle, nos informa o comportamento do mesmo a um estmulo recebido que vai de 0 (zero) a 1 em um perodo curto de

F1. Resposta ao degrau. 20 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F2. Resposta ao pulso.

Na figura 2 foi modificada apenas a configurao das fontes para gerar um estmulo de pulso. Nesse estmulo podemos verificar a resposta da mudana do sinal de valor determinado a 0 (zero). Com esta simulao possvel verificar que a resposta do filtro de 2 polos gera um overshoot negativo, uma informao muito importante.

Passa-alta e Passabanda

Para os filtros passa- alta e passabanda iremos fazer anlise AC. A figura 3 mostra a resposta do passa- alta, que calculado da mesma forma que o passabaixa, porm as frequncias baixas so atenuadas.
1 2.p.R.C

F3. PassaAlta.

fc =

Como explicado no artigo anterior, o que nos interessa a relao do sinal de entrada e sada, e para isso devemos modificar o grfico do simulador para V(vout)/V(vin). A resposta do passa- alta nada mais do que o inverso do passa baixa, ou seja, passa as frequncias altas e atenua as baixas. Na figura 4 o filtro passabanda formado por um passabaixa e um passa-

F4. Passabanda.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 21

Desenvolvimento

F5. Transistores NPN e PNP.

alta, configurados para 159 Hz e 15,9 Hz respectivamente. Pode ser visto que no intervalo destas frequncias a menor atenuao.

Transistores

Mudando agora, e indo para o mundo digital, vamos simular os transistores bipolares do tipo NPN e PNP, que so muito utilizados no chaveamento de cargas, interfaces, lgicas, etc. Com isso podemos ver que o LTSpice no uma ferramenta apenas para pessoas analgicas. Na figura 5 a simulao com os dois transistores NPN (Q1) e PNP (Q2), onde adicionamos duas fontes, uma o pulso que est ligado na base dos transistores e a outra a tenso constante que est ligada nos resistores R1 e R2. Os probes foram colocados no coletor do NPN (azul) e no emissor do PNP (vermelho) e possvel verificar que o NPN inverte o sinal e o PNP o mesmo sinal de entrada, menos a queda de tenso do emissorcoletor, 0,7V. No pulso, linha verde, no nome est escrito V(n002)-1, o -1 significa que o sinal no grfico subtrado de 1 volt, da mesma forma a linha azul subtrada de 2 volts. Isto usado para podermos ver melhor os trs sinais de interesse no mesmo grfico.

F6. Transistores NPN e PNP 2.

F7. 555 Monoestvel.

22 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F8. 555 Astvel.

Na figura 6 os transistores esto ligado de modo diferente, eles esto como sourcing, e a lgica fica ao contrrio da figura 5. Agora NPN igual ao sinal de entrada menos a queda do coletor-emissor e o PNP inverte o sinal de entrada.

555

O 555, como conhecido, um circuito integrado muito utilizado na eletrnica porque pode ser empregado em diversas aplicaes. Vamos fazer duas simulaes com ele, operando em modo monoestvel e astvel. Na figura 7 o 555 est configurado em modo monoestvel, ou seja, ele gera um pulso de tempo determinado por R1 e C1 quando aplicado um pulso no pino trigger, ento monoestvel porque ele gera apenas um pulso na sua sada. A linha verde o pulso de entrada, azul o pulso gerado pelo 555 (subtrado 1volt) e a vermelha o C1 sendo carregado at 2/3 de Vcc que zera o flip-flop do 555, que ento descarrega C1, gerando o tempo final do pulso do 555. Agora podemos variar R1 e C1 e obtermos diferentes tempos de pulsos de sada. Na figura 8 o 555 est em modo astvel, neste modo o 555 fica gerando um onda quadrada contnua, onde o perodo determinado por R1, R3 e C1, o duty cycle determinado por R1 e R3. Neste modo C1 carregado atravs do R1 e R3, e descarregado pelo R3. A linha verde a onda quadrada gerada pelo 555 e a azul a carga e descarga do capacitor, que varia de 1/3 a 2/3 de Vcc.

possvel verificar outras simulaes viveis de fazer com o LTSpice e ainda testar alguns circuitos digitais, ou seja, podemos empregar o LTSpice para os dois mundos, analgico e digital. Por fim, agora mudaremos nossos passos para o projeto de um circuito. Ento, primeiro fazemos os clculos para os valores de componentes, depois a simulao e vamos protoboard, consequentemente diminumos nosso tempo sujando as mos nessa placa de contatos. E

Concluso

Referncias Resposta ao degrau http://en.wikipedia.org/wiki/ Step_response Passa- alta http://en.wikipedia.org/wiki/ High-pass_filter Passabanda - All about circuits http://www.allaboutcircuits. com/vol_2/chpt_8/4.html

Bruno Muswieck trabalha na Eletroeste Materiais Eltricos & Consultoria Energtica como Gerente de Desenvolvimento de Produtos, formado em Engenharia de Controle e Automao na PUCRS, gerencia departamento responsvel por desenvolver projetos voltados para agricultura na empresa citada.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 23

Circuitos Prticos

Circuitos e Projetos de Fbrica


Neste artigo selecionamos diversos circuitos e projetos interessantes que podem servir de base para aplicaes em produtos finais pela indstria, ou ainda em solues para o controle de mquinas, automao em geral e at mesmo comunicaes e iluminao Sensor de Corrente com o TSC102, da STMicro
O circuito integrado TSC102 da STMicroelectronics consiste num sistema sensor de corrente que, alm do amplificador do prprio sinal do sensor, ainda agrega um amplificador condicionador de sinal. O circuito dado na figura 1 alimentado por uma tenso de 5 V e tem uma faixa de 2,8 V a 30 V de operao em modo comum. O consumo de corrente de apenas 420 A. Dentre as aplicaes sugeridas pela ST esto os carregadores de bateria, monitoramento de corrente em sistemas automotivos, notebooks, controle de motores DC, sistemas fotovoltaicos, fontes de corrente de preciso, UPS e fontes em geral. A finalidade do circuito transformar a corrente que circula pelo resistor sensor (de valor muito baixo) numa tenso proporcional referenciada ao terra para processamento e controle. O circuito integrado TSC102 fornecido em invlucro SO-8 ou TSSOP-8.

Newton C. Braga

F1. Sensor de corrente com o TSC102.

F2. Gerador piezoeltrrico daSTMicroelectronics. 24 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F3. Circuito de controle de motor da AllegroMicro, usando o A3907.

Mais informaes podem ser obtidas no datasheet no site da empresa.

Gerador Piezoeltrico de 100 mA

O circuito da figura 2 sugerido pela Linear Technologies (www.linear.com) e consiste em um sistema que converte

a energia gerada por um transdutor piezoeltrico numa tenso contnua ajustvel externamente. Este circuito pode ser empregado para converter a vibrao de uma mquina numa tenso de alimentao de um circuito sensor ou de controle. Uma aplicao interessante na alimentao de circuitos sensores

de presso em pneus de veculos onde a prpria vibrao convertida em energia para alimentar o circuito wireless. As tenses de sada podem ser selecionadas entre 1,8 V e 3,6 V. Mais informaes podem ser obtidas no site da empresa onde o datasheet est disponvel para download.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 25

Circuitos Prticos
Driver de Motor, da Allegro Circuito de Excitao de LEDs
datasheet disponvel no site da Texas Instruments em www.ti.com.

O circuito mostrado na figura 3 serve para controlar micromotores do tipo voice coil como os usados no acionamento do foco de mquinas filmadoras e fotogrficas digitais, alm de cmeras de vdeo e outras aplicaes semelhantes. O circuito integrado o A3907 da Allegro Micro ( www.allgeromicro.com ). O datasheet com as especificaes do circuito pode ser baixado diretamente do site da empresa. O circuito opera com tenses de 2,2 V a 5,5 V e tem uma resoluo de 100 A. Ele conta ainda com um DAC de 10 bits.

O circuito apresentado na figura 4 consiste em um sistema para excitao de LEDs brancos (WLEDs) com baixa tenso, abaixo de 4 V, usando para esta finalidade baterias comuns. O circuito pode excitar at 4 LEDs, podendo ser usado como backlight ou mesmo em sistemas de iluminao de baixa potncia. A curva de operao para correntes entre 5 e 60 mA (figura 5) mostra que a operao pode ser obtida com tenses to baixas como 2,8 V. Mais informaes sobre este circuito podem ser obtidas no

Drive de Potncia Para Uso Automotivo

O circuito ilustrado na figura 6 usa o AUIRS2301S, da International Recfifier (www.irf.com) e indicado para controle de servos em aplicaes automotivas, alm de inversores comuns e inversores trifsicos de uso geral. O circuito operacional at 600 V e tem uma faixa de tenses de gate de 5 a 20 V. Alm disso sua entrada compatvel com lgica de 3,3 V, 5 V e 15 V, sendo livre de chumbo, compatvel com a RoHS. E

F4. Circuito de Excitao de LEDs, da Texas Instruments.

F5. Caractersticas eltricas do circuito apresentado.

F6. Circuito excitador de potncia para uso automotivo. 26 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Circuitos Prticos

Luz por Toque


Usando um transistor de efeito de campo de potncia (PowerMOS), podemos elaborar um simples controle para lmpadas de 12 V para uso automotivo, aplicaes em mquinas industriais, com sensores de lquidos ou ainda com fonte. O circuito extremamente sensvel, sendo indicado para lmpadas e cargas resistivas de at 1 A de corrente
Newton C. Braga

Controle de

s FETs de potncia (ou Transistores de Efeito de Campo de potncia) so componentes extremamente versteis que j se encontram disponveis no mercado. De fato, com uma impedncia de entrada extremamente elevada, da ordem de vrios milhes de ohms, este transistor pode controlar correntes intensas de alguns ampres com extrema facilidade a partir de fontes de sinal de potncia praticamente prxima de zero. O circuito que propomos ideal para ser usado no carro como um dimmer de luz de cortesia ou de painel. Com um simples toque em sensores pode-se determinar o brilho de uma lmpada. Com um toque dos dedos no sensor X1, a lmpada aumenta de brilho at chegar ao mximo. Tirando os dedos numa posio de brilho intermedirio, a lmpada permanece acesa com esse brilho por um intervalo de tempo razovel (que depende das fugas de C1 e dos fios sensores), pois um capacitor atua como memria. Tocando no sensor X2, podemos diminuir o brilho da lmpada at apag-la e tambm, se pararmos numa posio intermediria, teremos a lmpada fixada neste novo brilho estabelecido.

O circuito foi projetado para operar com lmpadas de 12 V, mas com a simples troca da lmpada sua faixa de operaes pode ser ampliada.

Controles por Toque

Existem basicamente dois tipos de controles de equipamentos eletrnicos pelo toque dos dedos. Um deles faz uso do rudo eltrico que captado pelo corpo da pessoa, especificamente da rede de energia de 60 Hz, usando este sinal para fazer o acionamento de algum tipo de circuito. Para este tipo de controle, o sensor funciona como uma antena e basta uma placa para esta finalidade. O outro tipo o controle resistivo que se baseia na resistncia da pele da pessoa, a qual pode variar entre algumas centenas de ohms e alguns megohms, dependendo de sua espessura e da umidade (presena de suor ou no). Para este segundo tipo, so usados dois eletrodos que, ao serem tocados simultaneamente, ligam no circuito um resistor que corresponde justamente resistncia da pele da pessoa entre os dois pontos considerados. Este tipo de controle exige duas chapinhas de metal ou reas de metal separadas que devem ser tocadas ao

F1. Curva caracterstica do Power- MOSFET.

F2. Curva de controle do aparelho.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 27

Circuitos Prticos
mesmo tempo. No nosso projeto fazemos uso deste 2 tipo de controle. Caractersticas: Tenso de alimentao: 6 a 20 V Corrente da lmpada: at 1 A Corrente no sensor: desprezvel No nosso caso, usamos um FET de potncia IRF630 para tenses de at 200 V e uma elevada corrente de dreno que permite o controle de lmpadas de 12 V com a maior facilidade. Este transistor encontrado num invlucro TO-220 e pode ser usado em muitos outros projetos interessantes. O transistor colocado em srie com uma lmpada e, atravs de dois sensores, podemos carregar e descarregar um capacitor de memria ligado a sua comporta. Como a impedncia de entrada do transistor extremamente elevada, a carga do capacitor se mantm por muito tempo e, com isso, tambm o estado de conduo ou no conduo do transistor. Quando ento tocamos em X1, o capacitor carrega-se lentamente com a corrente que passa pelos dedos. Isso faz com que o transistor v conduzindo num grau cada vez maior e a lmpada ligada em seu dreno v aumentando de brilho. Quando tocamos em X2 o capacitor se descarrega pelo sensor e pelos dedos e, com isso, o transistor vai diminuindo gradualmente sua conduo fazendo com que a lmpada diminua seu brilho. A faixa de operao do controle no linear, o que quer dizer que a faixa de brilhos intermedirios algo estreita em relao s faixas de brilho mximo e mnimo, conforme ilustra a figura 2. Para termos um controle mais preciso podemos aumentar R1 at 10 M ohms, mas o sistema ter uma velocidade de ao muito menor. O capacitor C1, por outro lado, deve ser de polister ou outro tipo no eletroltico em que as fugas sejam mnimas, isso para que a carga se mantenha constante por mais tempo que seja possvel. Se isso no ocorrer, em qualquer ponto ajustado a lmpada cair lentamente de brilho at apagar. Nos locais secos, o tempo de reteno da carga e portanto de manuteno do brilho poder se prolongar por vrias dezenas de minutos, dependendo da qualidade do capacitor usado.

Como funciona

Os transistores de efeito de campo de potncia so dispositivos semicondutores dotados de trs eletrodos. Entre dois deles (dreno e fonte) estabelece-se a alimentao e na comporta (gate) temos a aplicao do sinal de controle. Em funo da tenso de comporta podemos controlar a intensidade da corrente que circula entre o dreno e a fonte, conforme mostra a figura 1. O canal por onde passa a corrente controlada alarga-se e estreita-se deixando passar maior ou menor intensidade de corrente conforme a tenso de controle aplicada. Veja que, diferentemente dos transistores comuns em que a corrente entre coletor e emissor controlada pela corrente de base, o FET (transistor de efeito de campo) tem uma corrente controlada por uma tenso. Isso significa que o dispositivo no precisa praticamente da circulao de qualquer corrente por sua comporta, o que implica numa enorme impedncia e com isso em uma enorme sensibilidade. O simples toque dos dedos na comporta suficiente para possibilitar o controle de uma corrente muito intensa entre o dreno e a fonte, e isso aproveitado nesta montagem.

Segurana

Um ponto importante a ser considerado em qualquer projeto que use o acionamento por toque a segurana. Nenhuma parte do circuito deve ter contato direto com a rede de energia, pois isso pode causar choques em quem tocar no sensor. Assim, se o circuito for usado em qualquer aplicativo alimentado pela rede, a fonte dever ter sempre um transformador para isolamento. Nunca deve ser usada fonte sem transformador.

Montagem

Na figura 3 temos o diagrama completo do aparelho. Na figura 4 vemos a disposio dos componentes com base numa pequena placa de circuito impresso, uma vez que se trata de montagem muito simples. O transistor FET de potncia tanto pode ser o IRF630 como qualquer da mesma srie.O resistor de 1/8 W e os sensores podem ser feitos com duas chapinhas de metal afastadas uma da outra de uns 2 mm, ou ainda duas regies cobreadas de uma placa de circuito impresso. O importante que este sensor deve ter como base material que no acumule

F3. Diagrama completo do aparelho. 28 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F4. Placa de circuito impresso para a montagem.

umidade e seja excelente isolante para que no ocorram fugas capazes de provocar a descarga do capacitor. Nos dias midos demais pode at haver uma tendncia maior ao escape das cargas com uma variao indesejvel do brilho da lmpada depois de ajustada. Para o caso de serem usadas lmpadas de at 500 mA no ser preciso usar radiador de calor no transistor. No entanto, para potncias maiores, um radiador de calor pequeno pode ser necessrio. O capacitor C1 pode ter valores entre 4,7 F e 10 F com tenses de trabalho acima de 12 V. Evite usar capacitores eletrolticos nesta funo. Lembre-se que capacitores maiores fazem com que o tempo de ajuste da intensidade do brilho tambm se torne maior.

Prova e Uso

Basta alimentar o circuito e inicialmente tocar em X1. Depois de alguns segundos, a lmpada comea a aumentar de brilho at atingir o mximo. Tocando em X2, a lmpada diminui de brilho at apagar. Verificado o funcionamento, s fazer a instalao definitiva do aparelho. Evite fios de mais de 1 metro de comprimento para a ligao dos sensores, pois eles podem causar a perda de cargas do capacitor. Para outros tipos de carga leve em conta apenas o seu consumo. Ser interessante ter algum tipo de indicador (lmpada ou LED) para saber qual a potncia que est sendo aplicada carga num determinado instante. E

Lista de Materiais
Semicondutores:
Q1 - IRF630 ou equivalente - transistor de efeito de campo de potncia R1 - 2,2 M (vermelho, vermelho, verde) C1 - 4,7 F 10 F - capacitor de polister - ver texto X1, X2 - Sensores - ver texto X3 - Lpada de 12 V - 250 mA a 1A Ponte de terminais, material para o sensor, soquete para a lmpada, fios, solda, etc.

Resistor: (1/8 W, 5%) Capacitor: Diversos:

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 29

Microcontroladores

Medio de udio com base no USB MSP430


Um novo chip da Texas Instruments, o MSP430F5529, permite que o computador se comunique diretamente com o microcontrolador. Isso possvel graas a um mdulo USB (Universal Serial Bus) com velocidade total no microcontrolador. As aplicaes do microcontrolador com uma interface USB abrem uma nova gama de oportunidades, uma vez que elas facilitam muito a interao entre o software e o hardware do microcontrolador.
Herbert Schwarz Grupo de Engenharia da Texas Instruments
nova srie MSP430F552x composta de trs derivativos, de tamanhos diferentes de flash e de RAM. O F5525 tem 64 KB de memria flash e 4KB de RAM, enquanto o F5527 fornece 96KB de flash e 6KB de RAM. O F5529 possui 128KB de flash e 8KB de RAM. Esses trs chips tm um recurso em comum: o USB PHY integrado. A srie , claro, classificada na categoria de microcontroladores com baixo consumo de energia. Em standby, o microcontrolador consome apenas 1,5A, enquanto no modo desligado o consumo de apenas 100 nA. A aplicao apresentada aqui consiste em um grupo de hardware e em um encapsulamento de software API escrito em linguagem de alto nvel MATLAB. O objeto da aplicao a realizao de medio precisa de performance, de acordo com o padro DIN para sinais de udio. A comunicao USB com velocidade total entre o hardware e o software contribui para acelerar a troca de dados. Antes de comear a descrever a aplicao, gostaria de apresentar rapidamente os mdulos integrados, o ADC12 e o USB. O ADC12 possui 12 canais externos e 4 canais

de entrada internos. Os canais internos foram definidos para medir a temperatura do chip, o VCC/2 e VREF. Os canais externos podem ser livremente atribudos. O ADC12 tem resoluo de 12 bits e velocidade de at 200Ksps. O mdulo USB integrado um USB com velocidade total, que oferece taxa de transferncia de 12Mbps. O mdulo equipado com seu prprio PLL (Phase-Locked Loop), de 48 MHz. Para garantir uma fonte de energia USB VCC estvel, esto disponveis controladores (LDO) de 3,3 V e 1,8V. O PLL alimentado com 1,8V, enquanto o USB PHY tem fonte de energia de 3,3V. Todos os detalhes sobre o ADC e o USB podem ser encontrados no Guia do Usurio sobre o 5xx.

Descrio da aplicao

A aplicao consiste em um software MATLAB e uma placa para medir o udio. O software para medio de udio se comunica com o hardware por meio da interface USB. O gerador de udio DS360 da Stanford dirigido por um adaptador USB/GPIB, uma vez que um adaptador GPIB (General Purpose Interface Bus) est disponvel. O microcontrolador

F1. Audio- meter Microcontrolador se comunica com o software via USB. 30 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F2. MATLAB GUI Interface do grfico do usurio de software.

MSP430F5529 da Texas Instruments se comunica com o software via USB. Veja a figura 1. As seguintes medies podem ser realizadas com esta aplicao (API). RECURSOS_A P I: Energia de sada Sinus Resposta de frequncia [0 22kHz]; Fator de distoro (em % e dB); Anlise de espectro (FFT); Medio de polaridade. A figura 2 mostra a interface do grfico do usurio do software, com todas as funes. No Grupo de Controle, o canal de udio (L, R, L+R) a ser medido e a resistncia de carga ou alto-falante utilizados (4 ou 8 ohms) podem ser selecionados. As medies so classificadas em dois outros grupos. O Grupo 1 (MEAS I) oferece funes para a determinao da energia de sada sinus a 1kHz para cada canal, e para medir a resposta de frequncia de cada canal. A aplicao tambm equipada com uma medio de polaridade de udio (POL). As medidas individuais so descritas posteriormente.

F3. Adaptador de testes.

O Grupo 2 (MEAS II) permite a apresentao do sinal de udio no domnio da frequncia. O espectro est disponvel depois do Fast Fourier Transformation (FFT) completo. Se o boto de distoro de rudo estiver ativado, a Total Harmonic Distortion (THD+N) calculada em decibis e os valores em porcentagens usam o espectro FFT. O grupo bsico permite

que dados FFT sejam salvos e carregados com SAVE e LOAD, respectivamente. A funo de plot permite a apresentao da resposta de frequncia ou espectro FFT. A plot mostrada no display depende da medida que estiver ativada. Na descrio das medidas indivi duais, teremos como foco as medidas de energia de sada sinus e a resposta

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 31

Microcontroladores

F4. Bloco do ADC.

de frequncia, porque essas medies usam algumas das rotinas de funo no Grupo2. A energia de sada sinus medida automaticamente. De acordo com o udio DIN, o sinal sinusoidal de 1kHz aplicado unidade de teste (um amplificador, por exemplo). O medidor de udio SW estabelece a frequncia de 1kHz e a amplitude normalizada de 600mVpp via USB. O software solicita que o usurio aumente a altura da unidade de teste at que a energia de sada seja alcanada, por exemplo, a uma resistncia de carga de 4, com fator de distoro de menos de 1%. A medida do fator de distoro

descrita com detalhes, posteriormente. Se esse nvel de energia for alcanado, o microcontrolador gera um sinal de timer. Esse sinal de timer causa a medio contnua da energia de sada sinus, por pelo menos 10 minutos. Esse tempo tambm especificado pelo padro DIN para medies de udio. Aps o vencimento do tempo, a energia medida mostrada e salva em relao ao fator de distoro. Agora, trataremos da medio do fator de distoro: o sinal para medir est disponvel na sada de udio do amplificador (DUT Device Under Test). A adaptao para o ADC12 , claro, exigida. O adaptador de testes demonstrado na

figura 3. A amplitude do sinal senoidal conectada nos resistores selecionados de 4 e divididos por um fator de 56. O sinal dividido ento alimentado para o canal de entrada analgica A3 do ADC. Por exemplo, assumindo que a energia de sada RMS de 35W, consequentemente, o nvel de tenso de 33,46Vpp se aplica resistncia de 4. Essa tenso ento dividida por 56, pelo adaptador de testes. Isso resulta na tenso disponvel na entrada de ADC (0,5975V). U=

32 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F5. Mdulo USB.

O software controla o procedimento seguinte. Se o usurio aumentou o volume, ele deve confirmar isso com o boto de OK. A medio de ADC ento ativada via USB e os dados convertidos (4096 pontos) esto prontos. Depois, os valores medidos

passam por uma anlise FFT utilizando o MATLAB, e o fator de distoro calculado com a seguinte frmula: U1 a amplitude do sinal do teste (1kHz), enquanto U2 para Un representa as amplitudes dos harmnicos correspondentes.

Se a Distoro Total de Harmnicos ou Total Harmonic Distortion (THD) de 1% for ultrapassada, o programa solicita que o usurio reduza o volume e reconfirme. Esse procedimento de teste ento continuamente repetido at que o fator de distoro de 1% seja alcanado. A partir deste ponto, o timer A iniciado e o sistema verifica se o fator de distoro de 1% mantido por 10minutos. Se esse for o caso, os valores de THD so sada em [%] e [dB] no GUI; de outra forma, a medio repetida. O grupo 2 oferece uma medio de fator de distoro para as figuras de energia de 0,1W para 100W, e automaticamente produz uma plot correspondente no final da medio.

Resposta de frequncia

Uma medida de resposta de frequncia pode ser iniciada no grupo MEAS I. A resposta de frequncia automaticamente

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 33

Microcontroladores
medida de 0 a 22kHz, pelos dois canais. Exatamente como na medio de energia, os sinais de udio (L+R) so amostrados no adaptador de testes e alimentados para o ADC. O ADC analgico faz entrada A3 e os A4 so utilizados novamente para esse propsito. A amplitude de entrada para o dispositivo sendo testado (amplificador de udio) efetivo 0,775V. J que o gerador de udio utilizado tem apenas uma interface padronizada GPIB, um adaptador USB/GPIB tambm teve que ser integrado na configurao de testes. Esse software de udio envia o comando USB para a nova frequncia, e ento o USB d o comando Start ADC Conversion (inicie converso do ADC) e Send ADC MEM Data (envie dados MEM do ADC). Depois de cada passo de frequncia (100Hz), o sinal de sada de udio no dispositivo sendo testado digitalizado utilizando o ADC. Subsequentemente, os dados do ADC do microcontrolador so transferidos atravs da interface USB. Depois que os dados foram transferidos, o FTT realizado pelo udio SW. A amplitude de sinal no espectro medida e salva junto com o valor de frequncia. Se todos os dados de resposta de frequncia de 0 a 22kHz foram automaticamente medidos, o grfico (que compreende L e R) demonstrado no display de software de udio. Voc pode, claro, salvar o grfico. HID. CDC a abreviao de Communication Device Class, ou seja, Classe de Dispositivo de Comunicao; e HID significa Human Interface Device, ou, Dispositivo de Interface Humana. A interface HID a escolha no caso de APIs complexos. Ambos os stacks de USB esto disponveis para download gratuitamente, em http://www. ti.com/msp430. As definies a seguir tambm devem ser feitas. O incio do ADC e a leitura da memria ADC so necessrios para a aplicao. O host de comando USB (USBCDC_sendData ) responsvel pelo procedimento de incio do ADC12. O cliente USB (microcontrolador) retorna os dados da memria ADC ao host. Dessa forma, possvel criar um pequeno protocolo de transferncia com o qual possvel analisar dados enviados e recebidos por USB. (Figura 5).

Cdigo de stack USB

Como foi anteriormente mencionado, o cdigo USB est completamente disponvel com descrio em detalhes. Portanto, no entraremos em mais detalhes sobre o cdigo USB.

Concluso

Esta aplicao de alta preciso foi especificamente criada para o controle e anlise de dados entre o microcontrolador e a linguagem avanada de alto nvel MATLAB. A interface padro USB foi empregada. Ela tambm de grande interesse para aplicaes nas reas de medicina e industrial. importante notar que o circuito de teste foi implementado com um microcontrolador com baixo consumo de energia, da Texas Instruments. A empresa oferece diversos produtos na rea de analgicos de alto desempenho. E

Cdigo em assembler: ;******************************************************************* #include device.h #include types.h // Basic type declarations #include defMSP430USB.h #include usb.h // USB-specific data structures #include UsbCdc.h ;-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------RSEG CSTACK ; Define stack segment RSEG CODE ; Assemble to flash memory ;-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------EXTERN USBCDC_sendData ; PUBLIC Init_ADC12 ; ADC basic setup for left audio channel: MOV #0470h,&ADC12CTL0 ; SHT64,VREF2.5_ON, ADC_ON MOV #0Ch,&ADC12CTL0 ; ADC12CLK=ACLK, repeat single-channel MOV #022h,&ADC12CTL0 ; 12-bit resolution, 200KSPS, REFOUT_ON MOV #013h,&ADC12CTL0 ;VR+=VREF,VR-=AVSS, channel 3 Mainloop USB_ACTIVE ; bit # NEW_USB_DATA,&SYS_STATUS ; New USB data available? JZ # USB_ACTIVE CALL #NEW_USB_ DATA BIS #ADC12ENC+ADC12SC,&ADC12CTL0 ; start A/D conversion testConv bit #BIT0,&ADC12IFG ; end of conversion ADC12IFG.0=1? JZ testConv ; test again BIC #ADC12ENC+ADC12SC,&ADC12CTL0 ;stop A/D conversion MOV &ADC12MEM0,R4 ; result moved to R4,Flag auto clr CALL #USBCDC_sendData // USBCDC_sendData ((BYTE const*)&ADC12MEM0,2,0) ; RET ; leave USB function USBCDC_sendData JMP Mainloop

Os comandos do ADC em detalhes

O microcontrolador foi programado em assembler. O ADC12 usa um sinal de clock de 5MHz e trabalha com um Sample & Hold Time SHT= 64. O canal de entrada analgico A3 do ADC responsvel pela medio do canal esquerdo Left (L), enquanto o A4 responsvel pelo canal direito right (R). utilizada uma tenso de referncia interna de 2,5V para esta aplicao (API).Figura 4.

Configurao bsica de USB

Antes de dar incio comunicao via USB, a aplicao de interface USB deve estar integrada ao cdigo. possvel declarar o microcontrolador como uma interface CDC, ou como uma interface

34 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Sensores

Sensores
Veja na segunda parte deste artigo a abordagem dos principais sensores utilizados na indstria, e como alguns so instalados, com as suas caractersticas, vantagens e desvantagens Sensores de Fibra ptica
Filipe Pereira filipe.as.pereira@gmail.com
Os sensores de fibra ptica so em tudo idnticos aos sensores anteriormente apresentados, residindo a nica diferena na forma de transmisso da luz. Eles tm um emissor, um receptor e um cabo com pequenas fibras que permite a transmisso da luz. Figura 1. Dependendo do sensor, podem ter um ou dois cabos, sendo neste caso, um para o emissor e outro para o receptor. Quando um s cabo utilizado, o emissor e o receptor usam diferentes mtodos para separar a informao do emissor e receptor. Os sensores de fibra ptica, como foi dito anteriormente, podem ser utilizados como sensores de barreira, sensores de reflexo difusa ou de retroflexo. Figura 2. Os sensores fotoeltricos esto disponveis em vrios tamanhos e configuraes para irem de encontro aos requisitos das vrias aplicaes em termos industriais. Figura 3. As aplicaes destes sensores so bastante vastas (Figura 4). A ttulo exemplificativo apresentam-se algumas: tivo integrado;

O mundo dos

Par te II

Orientao de integrados; Falta de um terminal num disposi Passagem de objetos; Contagem de objetos; Verificao de etiquetas; Orientao de objetos; Existncia de tampas nas garrafas.

Sensores Analgicos de Temperatura

Os sinais analgicos caracterizam-se por serem contnuos e no apresentarem pontos no diferenciveis. Tome-se como exemplo um sinal de temperatura entre 40 C e 41 C em que, a qualquer instante, se tem conhecimento do valor exato de temperatura. Os sensores analgicos fornecem mais informao sobre um determinado processo do que os sensores digitais. A sada dos sensores analgicos varia de acordo com as condies a medir e com os mdulos de entradas analgicas existentes nos PLCs. Figura 5. Dependendo do intervalo de temperaturas a medir podemos encontrar trs dispositivos:

F1. Sensor de Fibra ptica. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 35

Sensores
Para margens de temperatura entre
-150 C e 200 C, costumam utilizarse circuitos integrados ou sondas de temperatura, conhecidas como RTD (termorresistncia); Para margens de temperatura entre -200 C e 200 C, costumam utilizar-se dispositivos denominados termobinrios; Para temperaturas superiores a 2000 C costumam utilizar-se os sensores denominados pirmetros de radiao.

RTD

F2. Formas de utilizao de um Sensor de Fibra ptica.

A resistncia de um metal funo da vibrao dos tomos e, por conseguinte, da temperatura. Figura 6. A expresso analtica da resistncia de um material a temperatura constante a seguinte:
R= l A

Quando conhecida a variao da resistividade de um metal com a temperatura, pode determinar-se a variao da resistncia desse material. O uso desta equao s prtico quando se deseja uma grande exatido. Na maioria das aplicaes utiliza-se aproximaes analticas das curvas.

Sensibilidade

F3. Gama de Sensores de Fibra ptica existentes no mercado.

A partir dos valores tpicos da variao linear relativa da resistncia com a temperatura pode fazer-se uma estimativa da sensibilidade da RTD. Para a platina este nmero tipicamente da ordem de 0,004/C, enquan-

F4. Aplicaes mais usuais dos sensores de fibra ptica. 36 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F5. Tipos de Sensores analgicos de temperatura.

to que para o nquel o valor tpico 0,005/C. Assim, por exemplo, para uma RTD de platina com 100 ohms, se a temperatura variar 1C esperar-se- uma variao de apenas 0,4 ohms.

Tempo de resposta

Em geral, a RTD tem um tempo de resposta, que pode variar entre 0,5 s a 5 s. Estes valores fornecem-nos o intervalo de tempo de resposta, que se deve esperar, conforme as aplicaes.

Em geral, o fio enrolado em espiral, de forma a obter-se um tamanho reduzido e a melhorar a condutividade trmica, para assim diminuir o tempo de resposta. frequente encontrar-se a espiral envolvida por uma bainha ou tubo protetor que a protege de ambientes agressivos, mas que aumenta inevitavelmente o tempo de resposta.

tura est errada, por responsabilidade da potncia que a resistncia da RTD dissipa. portanto, um coeficiente que nos permite calcular o erro da medio. Este coeficiente -nos fornecido pelo fabricante, e costuma ser dado em [C/mW].

Medies com a RTD

Construo

A RTD , simplesmente, um conjunto de fios cuja resistncia medida em funo da temperatura.

Quando se realizam medidas com a RTD necessrio ter em ateno um parmetro denominado coeficiente de autoaquecimento (Fsh). Este coeficiente fornece a informao do grau em que a medida da tempera-

O termopar um dos dispositivos mais comuns na medida de temperaturas em aplicaes industriais. Figura 7. Uma grande percentagem de medidas de temperatura tem como base a dependncia do comportamento eltrico dos materiais com a temperatura. Este o efeito caracterstico de um transdutor gerador de tenso em que produzida uma fora eletromotriz (f.e.m.) que proporcional temperatura. Verifica-se que a f.e.m. quase linear com a temperatura e muito reprodutvel para os mesmos materiais. Os dispositivos que medem a temperatura, com base neste princpio termoeltrico, chamam-se termopares.

Termopares

Efeitos termoeltricos

F6. Valor da resistncia de um metal de acordo com a temperatura.

A teoria bsica do efeito termoeltrico deriva de consideraes sobre as propriedades de transporte eltrico e trmico dos diferentes metais. Em particular, quando estes mantm uma diferena de temperatura entre dois pontos de um dado metal. Esta diferena de potencial est relacionada com o fato de os eltrons, na extremidade mais quente do material,

F7. Tipos de Termopares.

F8. Princpio de funcionamento de um termopar.

F9. Efeito de Seebeck.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 37

Sensores
terem mais energia trmica que os da extremidade mais fria. Este deslocamento varia para metais diferentes mesma temperatura, devido a diferenas nas respectivas condutividades trmicas. Fechando-se um circuito, ligando as extremidades por meio de um condutor, verifica-se que passa uma corrente na malha fechada. Figura 8. Para usar o efeito de Seebeck, como base de um transdutor de temperatura, necessrio estabelecer uma relao definitiva entre a f.e.m., medida no termopar, e a temperatura desconhecida. Figura 9. A figura seguinte mostra que a juno de medida TM, est exposta ao ambiente cuja temperatura se vai medir. Esta juno formada pelos metais A e B, formando-se, em seguida, duas outras junes com um metal comum, que depois liga ao aparelho de medida. As junes com o metal so denominadas junes de referncia, e so mantidas a uma temperatura comum conhecida por temperatura de referncia (TR).

Tabelas de termopares

As tabelas de termopares do simplesmente a tenso que resulta para um tipo particular de termopar, quando as junes de referncia esto a uma determinada temperatura de interesse, e a juno de medida a uma dada temperatura. Na maioria dos casos, a temperatura de referncia das tabelas 0 C. Por exemplo, para um termopar do tipo J, e a juno de medida a 210 C, a tenso :
V (210 C) = 11,34 mV

Condicionamento de sinal

O elemento crtico no uso de termopares a tenso de sada, muito pequena. necessrio uma grande amplificao para aplicaes prticas. Alm disso, os nveis baixos do sinal tornam os dispositivos susceptveis ao rudo eltrico, pelo que, na maioria dos casos, o termopar usado com um amplificador operacional de alto ganho.

Rudo

Sensibilidade

A gama de tenses dos termopares geralmente inferior a 100 mV. A sensibilidade real depende fortemente do tipo de condicionamento de sinal utilizado e do prprio termopar.

Construo

Tipos de termopares

Foram adotadas algumas configuraes- padro usando metais (ou ligas de metais) especificados e foram-lhes atribudas letras para designao. Tabela 1. Cada tipo tem as suas caractersticas particulares como a gama de trabalho, a linearidade, a inrcia a ambientes hostis, a sensibilidade, etc. Figura 10

O termopar apenas a juno soldada ou enrolada, de dois metais. No entanto, h casos em que o termopar colocado numa bainha protetora, ou mesmo selado em vidro, para ficar isolado de um ambiente hostil.
Tipo J T K E S R Materiais Ferro-Constantan Cobre-Constantan Chromel-Alumel Chromel-Constantan 90% Platina + 10% Rdio-Platina 87% Platina + 13% Rdio-Platina

O maior obstculo ao uso dos termopares para medir temperaturas na indstria a sua susceptibilidade ao rudo eltrico. As tenses geradas so geralmente inferiores a 100 mV. Um termopar constitui uma excelente antena para captar o rudo da radiao eletromagntica nas bandas de rdio, TV e microondas. Para usar corretamente os termopares na indstria utilizam-se vrias tcnicas de reduo de rudo, sendo as mais correntes as seguintes: Os fios de extenso ou de ligao do termopar para a juno de referncia ou sistema de medida so enrolados e embrulhados com uma bainha de folha metlica ligada terra.
Gama Normal -190 a 760 C -200 a 371 C -190 a 1260 C -100 a 1260 C 0 a 1482 C 0 a 1482 C T1. Tipos de Termopares.

F10. Caracterstica de uma Termopar em funo do tipo de metais adotados. 38 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F11. Tipos de Termistores.

Usa-se no condicionador de sinal um amplificador de instrumentao, uma vez que este possui uma boa rejeio de modo comum. O uso de filtros, sendo o mais comum o filtro passabaixa devido ao rudo industrial ter duas gamas fundamentais de frequncias: a de 50 Hz e a de 40 kHz.

Juno PN

Termistores

As substncias que so sensveis temperatura so, usualmente, designadas por termistores. Figura 11 So produzidas com base em miniaturas sintetizadas de xidos metlicos com propriedades semicondutoras. Os termistores, como propriedade bsica, apresentam elevado coeficiente de resistncia a temperaturas negativas. Para cada valor de temperatura o termistor apresenta um determinado valor de resistncia, variando entre 5000 a 0 C e os 100 a 150 C. Figura 12 Principais caractersticas: No lineares com sensibilidade elevada; Faixas de operao (-100 C a +300 C); Tamanhos e formas bastante variados (0,005 a 0,05 de dimetro).

A temperatura fornece energia para que os eltrons da banda de valncia passem para a banda de conduo, o que aumenta o nmero de portadores na regio de depleo diminuindo a resistncia da juno. Basicamente, so diodos ou transistores sob polarizao direta associados aos seus condicionadores de sinal, em funo da necessidade de ajuste individual do sistema para cada sensor. Figura 13

Instalao de sensores

Uma das principais caractersticas, que deve ser tida em conta na altura da instalao de sensores com sadas a transistores, a corrente mxima que estes elementos conseguem fornecer. O limite mximo est geralmente compreendido entre os 50 e os 200 mA. Se a carga aplicada ao sensor tiver uma necessidade de corrente superior corrente mxima que o sensor consegue debitar, este pode queimar.

F12. Caracterstica de um Termistor.

F13. Tipos de juno PN.

F14. Tabela de comparao entre sensores de temperatura. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 39

Sensores
Os mdulos de entrada dos PLCs, por exemplo, tm necessidades de corrente dentro da gama de correntes mximas que os sensores conseguem fornecer. Os sensores com sadas a rels conseguem fornecer uma corrente de sada superior aos restantes sensores, tipicamente 3A. Se na altura de instalao do sensor for detectado que, junto a ele, passam cabos de alta tenso, o cabo de sinal do sensor dever ser protegido para que este no apresente um comportamento errneo ou capte sinais falsos. Os sensores indutivos ou capacitivos devero ser instalados, tendo o cuidado de estes no detectarem a superfcie onde esto instalados. Alm disso, quando forem instalados mais do que um sensor na mesma zona, a distncia entre eles dever ser respeitada. Os sensores digitais existentes na indstria tendem a ser padronizados e, regra geral apresentam-se quase sempre com a configurao de dois, trs ou quatro fios. Figura 15

F15. Tipos de Sensores digitais.

Sensores a dois fios

F16. Sensor a dois fios.

Os sensores a dois fios requerem, para o seu funcionamento, uma fonte de alimentao externa, sendo o sensor ligado ao positivo e negativo da fonte de alimentao, com a carga ligada entre o sensor e um dos lados da fonte de alimentao. A polaridade da ligao depende do modelo do sensor. Figura 16 Os sensores a trs fios podem ser do tipo PNP ou NPN dependendo do transstor que internamente tenham para fazer a comutao do sinal.

Sensores PNP

F17. Sensor a trs fios PNP.

Nos sensores PNP, a carga dever ser ligada entre o terminal de sada de sinal do sensor e o polo negativo da fonte de alimentao. O transstor interno do sensor, quando atuado, ligar o polo positivo da fonte de alimentao carga do sensor, provendo, desta forma, um caminho para a corrente fluir do polo positivo da fonte para a carga (sentido convencional da corrente).

Sensores a trs fios


F18. Sensor a trs fios NPN. 40 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Sabe-se que, efetivamente, a corrente circula do polo negativo para a carga (sen-

tido real da corrente). Este fato costuma suscitar algumas confuses que podero ser facilmente dissipadas se for associado o P (NP), a sada Positiva do sensor quando este est ativo. Figura 17

mesmo sensor tiver a sada On, quando no detectado nenhum objeto, este ser considerado normalmente fechado.

Sensores a quatro fios

Sensores NPN

Nos sensores NPN, a carga dever ser ligada entre o terminal de sada de sinal do sensor e o polo positivo da fonte de alimentao. O transistor interno do sensor, quando atuado, ligar o polo negativo da fonte de alimentao carga do sensor provendo, desta forma, um caminho para a corrente fluir do polo positivo da fonte para a carga (sentido convencional da corrente). Analogamente ao caso anterior, se for associado o N (PN), a sada Negativa do sensor quando este est ativo, no ser feita nenhuma confuso. Figura 18 As sadas dos sensores so consideradas, normalmente abertas ou fechadas, tendo em conta o estado do transistor interno quando o sensor no est captando nenhum objeto. Por exemplo, se a sada de um sensor PNP estiver em Off quando no detectado nenhum objeto, o sensor considerado normalmente aberto. Por outro lado, se o

Os sensores com sadas a quatro fios tm, no mesmo sensor, uma sada normalmente aberta e outra normalmente fechada. Figura 19

Sensores com sada a rel

Os sensores com sada a rel so bastante comuns no meio industrial, pela sua elevada robustez e simplicidade de funcionamento. So geralmente compostos por cinco fios: dois de alimentao (marrom e azul) e os restantes as sadas normalmente aberta e/ou fechada do rel. Figura 20 Para sinalizar o seu estado, estes sensores costumam trazer incorporado um LED emissor de luz.

Existe uma regra prtica que refere que, se a transmisso do sinal for feita por cabo, numa distncia inferior a 10 m, pode fazer-se a transmisso do sinal em tenso, e se essa distncia for superior a 10 m, a transmisso tem de ser feita em corrente. Os valores padronizados para a transmisso em corrente so: Imin = 4[mA] Regra estabelecida para que o valor de Imin = 0 [A] no seja confundido com a ruptura de um cabo. A transmisso por tenso pode ser feita se a distncia entre o transdutor e o restante equipamento for inferior a 10 m.

Concluso

Nesta ltima parte conhecemos alguns tipos de sensores e seu funcionamento, como tambm abordamos as instalaes E de alguns deles.

Transmisso e condicionamento de sinal

O sinal proveniente dum transdutor pode ser transmitido por tenso, por corrente ou por frequncia. Sendo o ltimo o menos utilizado, falar-se- essencialmente nos outros modos de transmisso de sinal.

Bibliografia: Catlogos OMRON: (www.omron.pt) Automao industrial - 3 edio J.Norberto Pires - EDITORA: Lidel Curso de Automao Industrial Paulo Oliveira - EDITORA: Edies Tcnicas e Profissionais

F19. Sensor a quatro fios.

F20. Constituio de um sensor com sada a rel.

F21. Esquema de Ligao srie-paralelo de sensores.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 41

Padres de
A interligao de equipamentos de processamento de dados um assunto bastante complexo dada a diversidade de padres. Muito mais do que a simples utilizao de um modem, existem diversos modos possveis de se interligar equipamentos, o que leva tambm a diversos padres que so adotados internacionalmente. O conhecimento desses padres fundamental no desenvolvimento de qualquer equipamento. Neste artigo mostraremos alguns dos padres mais conhecidos, que podero ser de muita utilidade como material de consulta para os profissionais da rea
Newton C. Braga

Sensores

Interfaceamento

Digital

ara a interligao de equipamentos de modo a haver uma troca de dados, diversos fatores devem ser levados em conta e que, basicamente, determinam o tipo de interfaceamento a ser usado. Estes fatores so: a) Nveis de sinal; b) Tipo de lgica (positiva ou negativa); c) Orientao por bit ou byte; d) Tipo de linha de transmisso a ser usada; e) Forma de transmisso se balanceada ou no balanceada, se com terminao ou sem terminao, se unidirecional ou bidirecional, se multiplex ou simplex; f) Imunidade ao rudo; g) Tipos de conectores usados; h) Velocidade de transmisso necessria.

Felizmente, a maioria dos computadores adota uma padronizao comum para os sinais de entrada e sada (I/O), o que significa que os problemas de interfaceamento no passam para o interior dos computadores, o que facilita bastante o trabalho do projetista. Na tabela 1 temos, ento, os principais padres de interfaceamento digital. Sobre os padres RS que correspondem a aplicao industrial temos alguns comentrios fazer. O RS-232C, por exemplo, indicado para linhas curtas no balanceadas. O padro RS-422 para linhas longas balanceadas. O padro RS-423 corresponde a um up-grade do RS-232, enquanto que o RS-449 corresponde a um sistema de padro que cobre o uso do RS-422 e RS-423. O padro RS-485 para linhas balanceadas longas do tipo multiponto. Para aplicaes Internacionais, o CCITT Vol V.24 similar ao RS-232, enquanto que

42 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

o CCITT N97 X. 26 similar ao RS-423. O CCITT N97 X. 27 similar ao RS-422. Dentro do padro americano militar, o MIL-STD 188C refere-se a linhas curtas no balanceadas, enquanto que o 188-114 similar ao RS-422, RS-423. O padro MIL-STD-1397 (Slow) da Marinha e refere-se a linhas de 42 kbits por segundo, correspondendo ao padro lento. O padro rpido da Marinha o MIL-STD1397 (Fast) sendo adotado para linhas de 250 kbits por segundo. O padro Governamental dos Estados Unidos, mas no militar FED-STD-1020 equivalente ao RS-423 e o FED-STD-1030 equivalente ao RS-422. Para o padro de interfaceamento entre computadores e perifricos, o IBM-360/370 usa barramento no balanceado assim como o DEC Mini-Computer. Para o interfaceamento entre instrumentos e computadores o padro CAMAC de instrumentao nuclear se baseia em nveis lgicos TTL e DTL, enquanto que o padro 488 para instrumentos de laboratrio se baseia em barramento no balanceado. No interfaceamento entre microprocessadores e dispositivos de interfaceamento, o padro Microbus usa linhas curtas paralelas de 8 bit para transmisso digital. Os padres RS-357 e RS-366 incorporam os padres RS232 e o padro RS-408 aplicado em linhas muito curtas, inferiores a 4 ps.

rea Comunicao de dados entre equipamentos (DCE) para equipamento terminal de dados (DTE)

Aplicao Industrial (USA)

Internacional

Militar (USA)

Computador para perifricos Instrumentos para computador Mcroprocessador para dispositovos de interfaceamento Fac-simile para DTE Equipamento controlado numericamente para DTE Chamada automtica para DTE

No Militar (USA Gov) IBM 360/370 DEC Mini Computer Nuclear Laboratrio Microprocessadores

Padro RS-232C RS-422 RS-423 RS-449 RS-485 CCTTT Vol. VII V.24 CCITT n 97x26 CCITT n 97x27 MIL-STD-188C MIL-STD-188-114 MIL-STD-1397 (NTDS-Slow) MIL-STD-1397 (NTDS-Fast) FED-STD-1020 FED-STD-1030 Sistema 360/370 canal I/O DEC Unibus CAMAC (IEEE 583-1975) 488 Microbus

Origem EIA EIA EIA EIA EIA Comit Consultivo Internacional de Telefone e Telgrafo CCITT DOD DOD Marinha Marinha GSA GSA IBM DEC NIM (AEC) IEEE National semiconductor

Transmisso de FAX Equipamento controlado numericamente Discagem por tom e pulsos

RS-367 RS-408

EIA EIA

RS-366

EIA

T1. Principais padres de interfaceamento. Smbolo VOH VOL VOH Ro Ios Parmetro Tenso de sada em aberto Circuito Tenso de sada com carga Resistncia de sada com alimentao desligada Corrente de sada em curto-circuito Taxa de crescimento - Todos os circuitos - Circuitos de controle Resistncia de entrada do receptor Entrada do receptor em circito aberto Tenso de polarizao - Sada (marca) - Sada (espao) Sada Condies 3 k RI 7 k -2 Vo 2 V Mn. -25 5 -500 Tip. Mx 25 15 300 500 Unid. V V v mA

Padres Americanos DTE/DCE industriais


a) EIA RS-232
O RS-232C o padro mais antigo e tambm mais conhecido. Este padro se destina a uma ligao tipo one-way/nonreversible, desbalanceada, para linhas sem terminao. Os dados digitais so transmitidos na forma serial. Na figura 1 vemos um circuito de aplicao para este tipo de interfaceamento que tem na tabela 2 as especificaes principais. Dentre as especificaes mais importantes deste padro, temos as seguintes: Operao com lgica positiva e tenses de +/-5V a +/- 15V; Proteo contra erros; Controle da taxa de crescimento; Comprimento mximo de cabo recomendado: 50 ps; Taxa de transmisso: at 20 kbits por segundo.

Rin

3 V Vin 25 V -

6 3000 -2

30 7000 2

V/s V/s V

VOL

-3 -15

3 -5

V V V

T2. Especificaes principais do EIA-RS232C.

F1. Exemplo de um circuito de aplicao para o RS-232C. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 43

Sensores
b) EIA RS-422/RS-423/RS-485
Estes padres foram introduzidos pela EIA em 1975 como uma melhoria nos padres anteriores, incluindo as principais vantagens do RS-232. Assim, o RS-422 foi destinado transmisso usando linhas balanceadas enquanto que o RS-423 foi destinado a padronizao dos sistemas usando linhas desbalanceadas. Em 1983 a EIA apresentou um novo padro, o RS-485, que visava eliminar algumas das desvantagens apresentadas pelo RS-423. O RS-423, em detalhes, se assemelha bastante ao RS-232 no sentido de que ele fornece as especificaes para linhas de transmisso de dados no reversveis. No entanto, ele vai alm no sentido de admitir velocidade maior (100 k baud) e linha de maior comprimento (at 30 ps), alm de possibilitar o uso de um receptor com entrada em modo comum de tenso (VCM) com tenso de +/- 7V conforme mostra a figura 2. Observe que a tenso referida ao terra do driver. A tabela 3 resume as principais caractersticas deste padro. No entanto, destaca-se que este padro prev sadas de drivers protegidas contra faltas, taxas de crescimento controladas que reduzem a modulao cruzada e as reflexes. Para o RS-422 temos as especificaes para a transmisso de dados unidirecionais/ no reversveis com linhas de transmisso tanto com terminaes como sem terminaes. A velocidade de transmisso chega aos 10 M Baud com linhas de at 30 ps. Na figura 3 temos um diagrama de aplicao prtica para um interfaceamento usando este padro. Para o caso do RS-485 temos uma espcie de adaptao que acomoda os requisitos de uma linha de transmisso balanceada a um circuito de linha partilhada. Trata-se de um padro semelhante ao RS-422 com uma espcie de melhoria que permite a aplicao multi-ponto de modo que diversos drivers e receivers compartilhem da mesma linha de transmisso. Na figura 4 damos um diagrama de aplicao tpica deste padro num sistema de linha partilhada. Uma caracterstica importante deste padro a adoo de linhas de pares tranados de 120 ohms com terminaes em ambos os extremos.

F2. Circuito de aplicao para o RS-423.

F3. Diagrama de um circuito de aplicao para o RS-422.

F5. Um circuito de aplicao para o padro MIL-STD-188C. 44 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F4. Diagrama tpico de aplicao para o padro RS-485.

Na tabela 4 so mostradas as principais especificaes para este padro.

Padres Internacionais

Conforme j salientamos, o padro CCITT 1969 Vol VIII, V.24 idntico ao RS232-C. O CCITT circular N97 Com SPA/13, X. 26 similar ao RS-232 exceto pelo fato de que a sensibilidade mxima do receptor na
Smbolo VO VO VT VT Rs Ios Parmetro Tenso de sada sem carga Tenso de sada com carga Resistncia de sada Corrente de sada em curto-circuito Tempo de subida e descida do sinal de sada Corrente em Power-OFF Sensibilidade do receptor Faixa em modo-comum do receptor Resistncia de entrada do receptor Tenso offset de entrada Parmetro Tenso de sada sem carga Tenso de sada com carga Resistncia de sada Corrente de sada em curto-circuito Tempo de subida e descida do sinal de sada Corrente em Power-OFF Sensibilidade do receptor Faixa em modo-comum do receptor Resistncia de entrada do receptor Tenso offset de entrada

tenso em modo comum deve ser de +/- 300 mV contra +/- 200 mV do RS-422. O padro CCITT circular 97 Com SPA/13, X. 27 possui semelhanas ao RS-432, exceto por: A sensibilidade do receptor como a especificada no pargrafo X.26; A tenso de sada do driver especificada para uma resistncia de carga de 3,9 k ohms.
Mn. 4 -4 3,6 -3,6 4000 Mn. 2 -2 -12 4000 3 Tip. Tip. Mx. 6 -6 50 150 300 30 100 200 10 3 Mx. 6 -6 50 150 10 100 200 12 Unid. V V V V mA s A mV V V Unid. V V V V mA s% (p/ un.) A mV V V

Condies RL = 450 Vo = 0 V Baud 1 kB Baud 1 kB Vo = 6 V Vcms 7 V Condies RT = 100 por sada Vo = 0 V -0,25 V Vo 6 V Vcm 7 V -

Iok VTH VCM Rin

Smbolo VO VO VT VT Rs Ios

Iok VTH VCM Rin

T3. Especificaes principais do EIA-RS423 (acima) e do EIA-RS422. Smbolo VO VO VT VT Parmetro Tenso de sada do driver sem carga Tenso de sada do driver com carga Condies RT = 100 / RS-422 IRT = 54 , CL = 50 ps RS 485 Vo = 12 V Vo = -7 V -7 V Vcms +12 V Mn. 2 -2 1,5 -1,5 -7 12 k Tip. Mx. 250 -250 3 0,2 200 12 Unid. V V V V mA mA V V mV V

Ios Vos Vos - Vos VTH VCM Rin

Corrente de sada em curto-circuito Tenso em modo-comum de sada do driver Diferenciao no offset em modo comum Sensibilidade do receptor Faixa em modo-comum do receptor Resistncia de entrada do receptor

T4. Especificaes principais do EIA RS-485. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 45

Sensores

F6. Circuito de aplicao usando coaxiais de 95 ohms. Smbolo VOH Parmetro Tenso de sada do driver Condies IOH = 123 A IOH = 30 A IOH = 59,3 A IOH = -240 A Mn. 3,11 -0,7 -0,24 Tip. Mx. 7 5,85 0,15 1,7 -0,42 Unid. V V V V V V mA mA

VIH VIL IIH IIL

VIN VIN IIN Zo Ro Rin

Tenso limiar de entrada do receptor Corrente de entrada do receptor Faixa de tenses de entrada do receptor Power ON Power OFF Corrente de entrada Impedncia do cabo Terminao do cabo - Comp. da linha (especif. como rudo) Impedncia de entrada do receptor

F7. Barramento de dados para o padro DEC UNIBUS.

VIN = 3,11 V VIN = 0,15 V 12 V

VIN = 0,15 V PD 390 mW 0,15 V Vin +3,9 V

-0,15 -0,15 83 90 7400

7 6 240 101 100 400 -

V V A mV

T5. Especificaes principais do IBM e DEC. Smbolo VOH VOL IOZ IOH VIH VIL Parmetro Tenso de sada do driver Tenso de sada do driver TRI-STATE Coletor aberto Tenso em modo-comum de sada do driver Corrente de amortecimento do receptor Resistor de terminao Corrente de entrada do receptor Condies IOH = -5,2 mA IOL = 48 mA Vo = 2,4 V Vo = 5,25 V 0,4 V de histerese recomendado VIN = - 1,5 V Vcc = 5 V (%5) V = GND VIN = 2,4 VIN = 0,4 V Mn. 2,4 2,0 2850 5890 Tip. Mx. 0,4 40 250 0,8 12 3150 6510 40 -1,6 Unid. V V A A V V mA A mA

O padro MIL-STD-188C (low Level) equivalente ao RS-232C. Na figura 5 vemos uma aplicao deste padro. J, o padro MIL-STD-188-114 Balanceado similar ao RS-422 com exceo de que a tenso offset do driver limitada a +/- 0,4 V contra +/- 3V do padro RS-422. Similar ao padro RS-423 o MILSTD-188-114 com exceo que a tenso de sada do driver com carga (RL=450 ohms) deve ser 90% da tenso no circuito aberto, contra +/- 2V para Rs-100 ohms do padro RS-422.

Padres Militares Americanos

Padres de Interfaceamento entre computadores e perifricos

RL1 RL2 IIH IIL

T6. Especificaes principais do IEEE 488. Smbolo VOL VOH VIL VIH tf tr Parmetro Tenso de sada (a 1,6 mA) Tenso de sada (a - 100 A) Tenso de entrada tempo de descida (mx.) tempo de subida (mx.) Driver 0,4 V >2,4 V 100 100 Padro Receptor Unid. Histerese (recomendada) -

0,8 0,6 V 2,0 2,0 V ns ns T7. Especificaes principais do Microbus.

Para dados, realmente os padres existentes se baseiam totalmente nas especificaes da IBM e DEC correspondentes s portas do IBM 360/370 e do Unibus respectivamente. A especificao GA-22-6974-0 da IBM cobre as caractersticas eltricas , o formato da informao e as sequncias de controle dos dados transmitidos entre computadores IBM 360/370. O interfaceamento consiste em um barramento no balanceado usando cabos coaxiais de 95 ohms com terminaes. Os dispositivos que so conectados ao barramento devem ter proteo contra curto-

46 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

circuito, histerese nos receptores e drivers com coletor aberto. Na figura 6 temos um circuito de aplicao. Deve-se dar especial ateno aos comprimentos e qualidade dos cabos de modo a limitar o nvel de rudo a 400 mV. Na tabela 5 so dadas as especificaes principais deste padro. O padro DEC UNIBUS um exemplo de padro no oficial, sendo usado basicamente com minicomputadores DEC. Esta interface faz uso de um barramento de dados com dupla terminao de 120 ohms, conforme ilustra a figura 7.

Padres de interfaceamento entre instrumentos e computadores

Estes padres devem chamar mais a ateno de nossos leitores, principalmente levando-se em conta que o principal problema enfrentado est no desenvolvimento do conjunto de circuitos de interfaceamento. Assim, para cada combinao de instrumentos temos uma soluo diferente no projeto da interface. Dois grupos principais dirigem seus esforos de modo a gerar solues diferentes

F8. Circuito de aplicao para o padro IEEE488.

F9. Caractersticas de interfaceamento para microprocessador 8060. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 47

Sensores
de interfaceamento e que levaram inevitavelmente a dois padres diferentes: O padro de barramento IEEE 488 baseado em propostas da HP, e o sistema CAMAC que foi inicialmente proposto pela comunidade de fsicos nucleares. Analisemos separadamente os dois grupos. O IEE488 cobre o interfaceamento tanto eltrico como mecnico entre instrumentos de laboratrio como geradores de sinais, DPMs, contadores, etc e processadores como calculadoras programveis, minicomputadores, etc. O padro prev o interfaceamento mltiplo de at 15 instrumentos pelas portas I/O em margarida incluindo processadores, com distncias de separao de at 60 ps. So usadas 16 linhas, sendo 3 de handshake, 5 de controle e 8 de dados. Na tabela 6 temos as especificaes do padro IEEE 488. Um circuito de aplicao tpico para este padro exibido na figura 8. No sistema CAMAC temos a possibilidade de fazer o interfaceamento tanto pelas portas seriais quanto pelas paralelas usando um controlador crate. Os circuitos eletrnicos usados so compatveis tanto com lgica DTL como TTL. As especificaes para o sistema CAMAC so dadas na tabela 7.

F10. Caractersticas de interfaceamento para microprocessador 8080.

Dois tipos de organizao de barramentos so exigidos para aplicao dos padres mais comuns: a) Sistema mnimo para transferncia de dados em curtas distncias, normalmente em uma placa de PC; b) Sistema expandido para transferncia de dados para outros elementos do sistema como, por exemplo, memrias. Para o sistema mnimo e Microbus considera-se a utilizao de microprocessadores MOS/LSI e dispositivos de interfaceamento muito prximos. A comunicao feita por linhas paralelas de 8 bits. Neste sistema so especificadas as caractersticas de interfaceamento para as famlias de microprocessadores 8060, 8080 e 8090 conforme mostrado nas figuras 9, 10 e 11. Para o sistema de interfaceamento expandido de microprocessadores temos a considerao de os dispositivos possuirem sadas TTL, o que requer o uso de buffers tanto nas linhas de dados como de endereamento.

Padres de Interfaceamento de Sistemas de Microprocessadores

Concluso

F11. Caractersticas de interfaceamento para microprocessador 8090.

Este artigo, baseado na AN-216 da National Semiconductor, d as informaes bsicas sobre os padres de interfaceamento ajudando o projetista e o instalador. Se bem que existam outros padres, como o RS-357 e o RS-366 para interfaceamento de fax com telefones e terminais de dados, em outra oportunidade eles devero ser abordados de forma mais especfica. E

48 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Componentes

Controlador de memrias

DRAM utilizando CPLD


Este artigo prope um controlador de memrias RAM dinmicas, de tal modo que o interfaceamento seja feito de forma semelhante s memrias RAM estticas. Um exemplo de implentao tambm apresentado, usando uma interface serial sncrona e um microcontrolador AVR

Arao Hayashida Filho


Nos primeiros testes foram usadas memrias de 64 kbits vindas de alguns PC-XTs, desmontados h anos atrs, so as MCM6665 e ICM4164, tambm foram testadas numa verso inicial do controlador as memrias de 256 kbits, vindas de outro XT e tambm em DIP 16 pinos, TMS4256-12 e P21256-12.

esde os primeiros computadores pessoais at os dias atuais, salvo algumas poucas excees na dcada de 80, as memrias RAM so dinmicas. Partindo de computadores como MSX at os mais recentes 486, as memrias encontradas podero ser utilizadas com o controlador proposto, sendo que elas tm como fator em comum alguns de seus mtodos de interfaceamento. O artigo prope o emprego de um nico circuito integrado de memria com 4 Mbits, mas o leitor poder fazer modificaes simples de forma a, por exemplo, utilizar 8 CIs, totalizando 32 Mbits ou at mais, dependendo da memria utilizada.

Mtodos de acesso

Esse tipo de circuito integrado pode ser encontrado nos mais variados tipos de sucata, principalmente em pentes de memria SIMM 30 e 72 vias (memrias FPM e EDO, inclusive); tambm foram confirmadas memrias HYB4164 em uma loja de material eletrnico de mdio porte. Tais CIs podem fazer parte de eletrnicos como discos rgidos de at alguns GB, impressoras, drives de CD-ROM, tambm em placas de PC-XT e 286, nesses dois ltimos casos em encapsulamento DIP.

Onde encontrar essas memrias?

Se o leitor observar o datasheet das memrias citadas, das 4164, por exemplo, elas tm 64 kbits distribudos em dados de 1 bit, com 8 pinos de endereos, o que geraria apenas 256 posies de memria. No entanto, nessas memrias os endereos so multiplexados, da obtermos na verdade 16 bits de endereos, o que totaliza as esperadas 65536 posies de memria. O controlador proposto faz as operaes de leitura e escrita de forma transparente ao usurio, de forma similar a uma memria RAM esttica, valendo-se de chip enable e barramento de endereos no multiplexado. Os mtodos de acesso so apresentados a fim de que o leitor se familiarize com as memrias, e tambm verifique se h compatibilidade entre a aquela a ser utilizada pelo leitor e a suportada pelo controlador. As figuras mostradas seguir foram retiradas do datasheet da memria HYB514100, que contm informaes mais detalhadas sobre o CI.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 49

Componentes
1 Early write
Nos mtodos de acesso, o sinal RAS (ativo em nvel baixo) sinaliza que o endereo de linha est no barramento de endereos; o CAS, tambm ativo em nvel baixo, indica que nos endereos est disponvel o endereo da coluna. Aps o endereamento, o dado gravado na posio correspondente a partir da linha DI, que no caso desse controlador est curto-circuitada com a linha DO, haja vista que em memrias com 4 bits de dados ou mais, essa ligao j feita internamente. Figura 1.

2 Read cycle

Essa operao, mostrada na figura 2 bem similar a anterior, a principal diferena ocorre na leitura de dados que dever ser feita aps o tempo de acesso t AA.

3 RAS only refresh cycle

Como sabido, numa DRAM h a necessidade de ciclos de refresh peridicos, o controlador implementa os ciclos de refresh usando o ciclo da figura 3. Neste ciclo o refresh feito no endereo de linha aps RAS ir ao nvel baixo, isto , o endereo est estvel no barramento a cada edge de descida do RAS. Observe tambm que o refresh de memria dever ser feito no mnimo em 1024 linhas a cada 16 ms (dado do fabricante).

F1. Gravao.

Implementao do controlador

O controlador foi feito utilizandose lgica programvel, e nesse caso foi usado um CPLD Xilinx XC9572XL em encapsulamento PLCC44. Os testes foram feitos em protoboard utilizando-se um adaptador para esse encapsulamento, adaptador feito para o mercado de programadores de microcontrolador 8051. Note que a correspondncia de pinos entre o adaptador e o PLCC regida pela pinagem do 8051 em encapsulamento PLCC, onde os de nmeros 1, 12, 23 e 34 no so conectados aos pinos do adaptador; o leitor dever fornecer conexo ao pino 23 que corresponde a um GND do CPLD. Para o ciclo de leitura e escrita foi utilizado o StateCAD, presente na sute

F2. Leitura.

50 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

de desenvolvimento Xilinx ISE Webpack 10.1, que poder ser baixada gratuitamente no site do fabricante. O StateCAD, a partir de um fluxograma feito pelo usurio e configuraes a respeito da mquina de estado, gera automaticamente o componente em VHDL. Agora veja o Diagrama de Estados na figura 4. Nessa mquina de estados o CLOCK o responsvel por transies entre estados, onde o CE o chip enable: ativo em nvel alto representa que h uma requisio de leitura ou escrita por parte da CPU (microcontrolador) e em nvel baixo permite que o refresh seja executado (STATE0). No estado 4, o sinal G faz o latch do dado de leitura da memria para o barramento de dados visto pelo microcontrolador. Para o refresh o arquivo correspondente a esse componente o rfsh.vhd, l h um contador sncrono de refresh que envia os endereos de linha memria. O sinal RFSH habilita a contagem de endereos no refresh, e vindo de CE com inverso de nvel lgico. Os componentes de refresh e leitura/ escrita de dados (rw.vhd) so reunidos no principal.vhd , e todos os arquivos esto comentados para que o leitor entenda a funo de cada processo e circuito lgico. Como no seria prtico se colocar 25 fios de endereos, dados e controle numa protoboard, o endereamento foi feito de forma serial sncrona entre o CPLD e o microcontrolador, ento foi implementado um shift register de 22 bits em principal.vhd. Outra fonte que dever ser visto pelo leitor o principal.ucf, nele h a designao de cada pino do CPLD em relao aos sinais de entrada e sada do principal.vhd. Observe que o CPLD opera em 3,3 V, e para atingir o VOH de alguns microcontroladores foi necessria a colocao de um pullup de 220 ligado em 5V (R2 na figura 8). Alm de simulaes realizadas no prprio programa da Xilinx, as quais podero ser feitas pelo usurio, a partir do arquivo tb.tbw tambm foi feita na montagem a utilizao de um analisador

F3. Ciclo de refresh.

lgico. A figura 5 mostra um teste, onde se pode verificar tanto a operao no ciclo de refresh quanto no ciclo de gravao, D00, obtido da memria. Quanto ao clock do CPLD foi utilizado um CXO (oscilador a cristal) de 4 MHz alimentado por 3,3 V, o qual poder ser maior desde que no exceda os limites de tempos da acesso da memria utilizada, nem seja to baixo a ponto de no realizar os ciclos de refresh no tempo necessrio.

Implementao do software

Foi empregado um microcontrolador Atmel ATMEGA16 com clock de 12 MHz, a biblioteca feita em linguagem C, compilada no AVR-GCC que pode ser baixado gratuitamente. Para portar em outra arquitetura no necessrio se preocupar com questes relativas a sincronia de clock entre CPLD e microcontrolador, j que o CE assncrono transformado em sncrono dentro do controlador, mas uma boa ideia se utilizar o mesmo clock, uma vez que isso diminui custos e tambm pode deixar disponvel para o projetista uma rea livre maior do CPLD. Os arquivos dram.c e dram.h contm o cdigo-fonte da biblioteca do

F4. Diagrama de estados para leitura e escrita.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 51

Componentes
controlador, so as funes grava_dram, le_dram e inicializa_dram. Em grava_dram (endereo,dado), o endereo de 32 bits multiplicado por 8 e os bits de dados so gravados. Ao iniciar do mais significativo at o menos significativo, a funo le_dram(endereo) retorna um char sem sinal, dado o endereo, assim como na gravao so realizadas 8 leituras sequenciais da memria. Em inicializa_dram, os registros de direo de dados das I/Os utilizadas nesse controlador so setadas para a direo correta (entrada/sada). Alm das funes, no programa de testes includo, dram.hex, h uma interface com opes de escrever um dado na memria, ler um dado e tambm dois tipos de teste. O acesso feito pela serial do microcontrolador, em 9600 bps, 8 bits de dados e 1 de parada e para esse programa foi utilizado um clock de 12 MHz e a UART interna ao microcontrolador. O primeiro tipo de teste faz trs operaes, na seguinte ordem: escrita de zeros, escrita de nmeros fixos, e leitura dos dados, em todos os 512 kB. Essa operao demora alguns minutos e revela quais os endereos problemticos e tambm o nmero de problemas encontrados, os dados escritos so 01010101 e logo depois 10101010, de tal forma que todos os bits da memria sejam testados com zeros e uns. de tenso foi montado numa protoboard, utilizando-se um adaptador para interligar a memria. Figura 6. Essa montagem, incluindo a alimentao, conectada a uma demoboard modelo DB-DP120, que contm o microcontrolador AVR ATMEGA16 , clock de 12 MHz e um conversor USB-serial, que poder ser substitudo por uma interface com a porta serial com um MAX232. A gravao do CPLD feita usando-se o arquivo principal.jed, todos os fontes em VHDL e biblioteca em C esto disponveis em www.sabereletronica. com, seo de downloads. A figura 7 mostra o esquema, onde o regulador de tenso poder ser substitudo por outro, desde que observado o dropout do mesmo, a memria utilizada foi retirada de um pente SIMM30 de 4 MB, onde haviam 9 memrias dessa, tambm foi observada a ocorrncia de memrias compatveis em pentes SIMM72, me mrias utilizadas em 486 e na primeira gerao de Pentium e conhecidas como FPM e EDO, respectivamente.

Concluso

As memrias DRAM so fceis de encontrar, com capacidade de armazenamento de at dezenas de megabits e timos tempos de acesso em relao s tradicionais EEPROM. Utilizando um CPLD de pouca rea, foi possvel implementar um controlador de memrias dinmicas de maneira flexvel e ainda com 18% de rea livre para uma expanso ou mesmo uso de outras lgicas. E

Montagem do controlador

O sistema contendo o CPLD, seu gerador de clock, memria e regulador

F5. Teste realizado durante o projeto.

F6. Montagem do controlador em protoboard. 52 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F7. Esquema eltrico da montagem. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 53

Eletrnica Aplicada

Energia

Microchip lana Reference Design de

No-Break (UPS) Digital usando PIC


Microchip (www.microchip. com) apresenta um reference design de No-Break (Uninterruptible Power Supply) digital usando PIC, o qual fornece uma tenso senoidal pura. Esse documento baseado na srie de controladores digitais de sinal (DSCs) dsPIC33F. Ele demonstra como as tcnicas de potncia digitais quando aplicadas a aplicaes em UPS, possibilitam a modificao simples atravs de software com o uso de dispositivos magnticos menores, carga inteligente da bateria, maior eficincia, projetos compactos, reduo do rudo audvel e eltrico atravs de uma sada senoidal pura, comunicao USB e lista de materiais de baixo custo. Este reference design livre de royalties e pode ser baixado diretamente a partir do site da Microchip. Na figura 1 temos o diagrama de blocos de um UPS (No-Break) comum. Quando a energia da rede falha, entra em ao um inversor alimentado por bateria que mantm comutadores ou outros sistemas sensveis a perda de dados em funcionamento. O sistema UPS de sada senoidal digital pura pode operar de dois modos: No modo standby ele fica operacional na presena da tenso da rede de energia e a bateria carregada;

Newton C. Braga www.newtoncbraga.com.br

energia da rede falta, comutando assim para uma funo chamada inversora de modo a proporcionar energia para a carga. A carga armazenada na bateria ento convertida numa tenso senoidal de sada. Para o sistema da Microchip usando dsPIC temos uma configurao de blocos mais sofisticada, conforme mostrado na figura 2. O sistema UPS digital de sinal senoidal puro tem trs estgios de converso:

No modo UPS ele opera quando a

Conversor Push- Pull

O circuito conversor push-pull eleva a tenso da bateria para 380 VDC. Depois de habilitar os transistores drivers

F1. Diagrama de blocos do UPS.

54 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

MOSFETs, as sadas PWM do DSC dsPIC controlam a tenso de sada, a corrente primria e a temperatura do dissipador, fornecendo os sinais de realimentao. Na figura 3 vemos o diagrama simplificado do conversor Push-Pull usado no Reference Design.

Inversor de Onda Completa

A topologia de onda completa do inversor usada para converter a alta tenso DC num sinal senoidal AC puro para a sada. Uma configurao unipolar senoidal-triangular PWM utilizada para comutar mdulos inversores IGBT. A

ponte completa com comutao unipolar ajuda a otimizar as especificaes dos componentes e reduz o tamanho do filtro de sada. A tenso DC de entrada, tenso AC de sada, corrente no filtro de sada e tenso de entrada AC so usadas como sinais de realimentao para implementar um elo eficiente de controle. Comutao rpida e inteligente da rede de energia para o inversor e viceversa, so implementadas com um algoritmo de comutao que tambm ajuda a controlar a corrente in-rush durante as comutaes. A figura 4 ilustra o diagrama do inversor de onda completa. E

F2. Diagrama de blocos do Reference Design da Microchip usando dsPIC.

F3. O conversor push-pull controlado pelo dsPIC. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 55

Eletrnica Aplicada

Energia

F4. Diagrama do conversor de onda completa.

F5. Diagrama simplificado do carregador chaveado. 56 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Carregador Chaveado tipo Flyback Um conversor flyback usado para carregar a bateria, prevenindo perdas de carga em relao a outros mtodos. Na presena da tenso da rede de energia, o modo inversor desabilitado e o UPS comuta para o modo de carga da bateria. O dispositivo DSC dsPIC fornece o nvel de corrente de referncia com um sinal PWM de ciclo ativo varivel. A tenso da bateria e a corrente de carga so utilizadas como sinal de realimentao para implementao de um perfil inteligente de carga que estende a vida til da bateria. Na figura 5 vemos o diagrama eltrico do carregador chaveado. Especificaes de Entrada e Sada: Faixa de tenses AC de entrada: 95 135 V, 60 Hz (+/- 3 Hz) verso de 110 V; 210 242 V, 50 Hz (+/- 3 Hz) verso de 220 V. Tenso AC de Sada: 110 V @ 60 Hz (+/- 1 Hz) verso de 110 V; 220 V @ 50 Hz (+/- 1 Hz) verso de 220 V. Entrada DC: 36 V (3 x 12 V); Bateria chumbo-cida. Especificao: 1000 VA estado steady de potncia de sada; 1350 VA potncia de pico (surto). Destaques: Projeto de alta frequncia; Corrente de carga ajustvel; Eficincia de 84%; Sada senoidal pura com THD menor que 3%; Tempo de transferncia da rede para bateria: menor que 10 ms; Suporta fator de crista de 3:1; Indicaes de falhas; Comunicao USP com o PC; Painel frontal LCD. Contedo do Kit Unidade Digital Senoidal Pura do UPS CD de Documentao consistindo em: Software de referncia de projeto para verso de 110 V (ou 220 V); Esquema e layout da PCI; Arquivos modelo MATLAB; Guia do usurio. Cabos

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 57

Eletrnica Aplicada

Energia

Deteco de Descargas Atmosfricas


Um dos problemas que mais afeta a distribuio de energia (e tambm sua qualidade) o causado pelas descargas eltricas - raios - nas linhas de transmisso, ou mesmo nas instalaes de distribuio. Por esse motivo, a preocupao das empresas geradoras e distribuidoras de energia muito grande, sendo importante saber onde e quando esto ocorrendo descargas atmosfricas. Isso possvel atravs de sistemas de deteco como o RINDAT (no Brasil) que usa detectores sensveis capazes de determinar, em tempo real, o local de uma descarga com uma preciso da ordem de 500 metros

Newton C. Braga
Para que o leitor entenda como possvel saber onde esto acontecendo as descargas, analisemos em primeiro lugar o que sucede quando um raio se manifesta.

ma descarga atmosfrica em uma linha de transmisso ou estao de distribuio de energia no apenas causa transientes que podem afetar num amplo raio os aparelhos alimentados, como at pode causar danos fsicos a esses elementos do sistema de distribuio de energia. Por essa razo, preocupar-se com os locais em que esto ocorrendo essas descargas muito importante para as empresas de gerao/distribuio de energia.

A Deteco das Descargas

Quando ocorre uma descarga eltrica na atmosfera (raio), a circulao da corrente de grande intensidade gera um forte campo magntico. Esse campo produz sinais cuja maior parte da energia

F1. Captao dos sinais de raios c/ um rdio AM. 58 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

F2. Identificao do local da descarga eltrica por meio de sensores.

F3. Gravao/comparao dos diversos tempos que os sinais levam para atingir os sensores.

F4. Uso de trs sensores, no mnimo.

F5. Sistema de Localizao e Acompanhamento de Raios (LPATS) Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 59

Eletrnica Aplicada
se concentra na faixa das ondas muito longas, longas e mdias, ou seja, na faixa de 2 kHz a 450 kHz. Durante uma tempestade ou quando raios so vistos distncia, podemos captar esses sinais com facilidade, bastando para isso sintonizar um rdio de ondas mdias entre estaes, conforme mostra a figura 1. Em um rdio comum de AM percebemos essas descargas na forma de um rudo seco, mas analisando melhor esses sinais ou usando um receptor de ondas longas e muito longas, os sinais se assemelham a um silvo prolongado. Para detectar o local em que acontece uma descarga podemos justamente aproveitar esses sinais, dispondo sensores em diversos locais conforme ilustra a figura 2. Ligando esses sensores a um sistema capaz de analisar a forma de onda captada e tomando como referncia os picos do sinal, possvel (por triangulao) determinar o local onde as descargas ocorrem. Evidentemente, para que o sistema funcione necessrio que os sensores estejam sincronizados com preciso, o que pode ser feito com sinais de temporizao GPS. Na figura 3 indicamos como os diversos tempos que os sinais demoram para chegar aos sensores podem ser gravados e comparados, determinando-se ento a exata localizao da descarga. Veja que o uso de trs sensores importante, pois apenas dois no definem um local, mas somente uma linha possvel de localizao. Observe a figura 4. por esse motivo que pelo menos 3 sensores so necessrios no registro de cada raio. chamada Global Atmosferics Inc. Esse equipamento, de acordo com a figura 5, consiste de sensores, sistemas de comunicao via satlite e Internet, interligados, de modo a haver uma central onde

Energia
os dados so computados e disponibilizados para consulta. Anteriormente a esse sistema existia o LLP ou Lightning Location and Protection System que se baseava na determinao

F6. Sistema LPP (mais antigo). Cidade Belo Horizonte Braslia Cachoeira Paulista Campo Grande Capito Enas Chavantes Curitiba Emborcao Foz do Areia Foz do Iguau Ibina Ipatinga Jupi Lavras Manoel Ribas Paranagu Paranava Pirassununga Rio de Janeiro Rio Verde So Jos dos Campos Serra da Mesa Trs Marias Vitria Volta Grande UF MG DF SP MS MG PR PR MG PR PR SP MG SP MG PR PR PR SP RJ GO SP GO MG ES MG Empresa CEMIG FURNAS INPE INPE CEMIG SIMEPAR SIMEPAR CEMIG SIMEPAR SIMEPAR FURNAS CEMIG FURNAS CEMIG FURNAS SIMEPAR SIMEPAR INPE FURNAS FURNAS INPE FURNAS CEMIG FURNAS CEMIG Sensor LPATS III IMPACT IMPACT IMPACT LPATS III LPATS III LPATS III LPATS III LPATS III LPATS III LPATS IV LPATS III LPATS IV LPATS III IMPACT LPATS III LPATS III IMPACT LPATS IV LPATS IV IMPACT LPATS IV IMPACT LPATS IV IMPACT T1. Tipos de sensores utilizados nas cidades brasileiras.

LPATS

O sistema que permite localizar exatamente o ponto em que ocorre um raio se baseia numa rede denominada Lightining Positioning And Tracking System ou LPATS. Podemos traduzir o acrnimo como Sistema de Localizao e Acompanhamento de Raios. Trata-se de um sistema que se baseia no tempo de recepo dos sinais. O equipamento consiste de sensores e equipamentos que, na maior parte dos casos, so fornecidos por uma empresa

60 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

da direo em que aconteciam as descargas. Isso possvel pela medida do campo magntico gerado pela descarga, veja a figura 6. O LPP formado por duas ou mais estaes, separadas por distncias entre 200 e 300 km, que enviam seus sinais a uma central de anlise. Um outro sistema usado na deteco de descargas o IMPACT (Improved Accuracy from Combined Technology). Esse sistema, criado em 1994 pela fuso das empresas de tecnologia de indicao de direo (LLP) e tempo de chegada (LPATS), baseia-se tanto nas informaes sobre a direo do local da descarga quanto nas do tempo.

de Descargas Atmosfricas. Na figura 7 temos um mapa de distribuio das estaes sensoras, obtido no prprio site da RINDAT (www.rindat.com.br). As centrais de processamento ficam em Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sendo empregados 3 tipos de sensores, conforme a seguinte tabela 1. As diferenas entre os sistemas LPATS III e IV esto principalmente na forma de processamento da localizao de descargas e no nmero mnimo de sensores usados.

Concluso

A RINDAT

Para a deteco de descargas atmosfricas no Brasil, foi feito em 1994 um convnio de cooperao tcnicocientfica entre a CEMIG (Companhia Energtica de Minas Gerais), a COPEI (Companhia Paranaense de Energia) atravs do SIMEPAR (Sistema Meteorolgico do Paran) e FURNAS (Furnas Centrais Eltricas S.A. ) com a finalidade de se integrar os sistemas de deteco de descargas atmosfricas operados por essas empresas, resultando assim na RIDAT Rede Integrada de Deteco de Descargas Atmosfricas em nosso pas. Em 2003, com a incluso do INPE, essa rede passou a ser chamada RINDAT ou Rede Integrada Nacional de Deteco

O monitoramento constante das descargas atmosfricas de fundamental importncia para as empresas de gerao e distribuio de energia. Tanto pelo aspecto corretivo como preventivo, saber que um problema foi causado ou poder ser causado em determinado local, permite colocar em alerta as equipes de manuteno j prximas desse local. Os leitores interessados no assunto podem encontrar no site da RINDAT (www.rindat.com.br) mais informaes sobre o tema e, alm disso, ter acesso a uma imagem que mostra os locais onde ocorreram descargas eltricas nos ltimos 15 minutos. Alm da informao sobre a aproximao de tempestades ou sua localizao, a disposio dessas descargas tambm permite delinear a atividade mais intensa de frentes ou linhas de instabilidades. E

F7. Mapa das estaes sensoras do RINDAT. Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 61

Eletrnica Aplicada

Industrial

Cuidados com Fontes de

Equipamentos Industriais
As fontes de alimentao usadas em equipamentos industriais exigem um cuidado especial do projetista. Diferentemente das fontes lineares, as fontes chaveadas que so empregadas na maioria dos equipamentos so sensveis ao meio em que operam e, da mesma forma, podem afetar os circuitos que alimentam e at mesmo os de outros equipamentos prximos. Ao dimensionar e instalar uma fonte para aplicaes, o profissional deve estar atento a alguns pontos crticos que, justamente, sero alvo do artigo que apresentamos
s equipamentos industriais modernos, em sua maioria, fazem uso de fontes chaveadas (Switched Mode Power Supplies) ou simplesmente SMPS. Diferentemente das fontes analgicas ou lineares comuns, essas fontes operam em frequncias algo elevadas e, utilizando dispositivos de comutao rpida, podem gerar harmnicas capazes de se propagar pelo prprio aparelho alimentado afetando outros setores ou mesmo chegar a equipamentos alimentados pela mesma rede, conforme ilustra a figura 1. O profissional que est pensando em utilizar uma fonte desse tipo em um equipamento industrial precisa estar

Newton C. Braga

atento a alguns pontos crticos, capazes de comprometer no apenas o desempenho da prpria fonte como de outros circuitos do aparelho alimentado ou mesmo de equipamentos ligados nas proximidades. Analisemos melhor o problema.

Especificaes de Carga

As fontes lineares comuns possuem capacitores de valores altos que podem fornecer correntes elevadas quando a carga ligada. Isso ocorre em especial quando motores, solenoides e outros dispositivos de mesmo comportamento eltrico so ligados. Com as fontes chaveadas preciso ter cuidado com a carga alimentada, quando

F1. O rudo da Fonte pode propagar-se para outros setores, ou para equipamentos da mesma rede AC. 62 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

ela exigir correntes intensas por curtos intervalos de tempo - quando ligada, por exemplo. Deve-se cuidar que a fonte seja capaz de fornecer uma corrente pelo menos 200% maior do que a corrente nominal por pelo menos alguns segundos. Esse tempo depender do tipo de carga acionada (quanto tempo ela demora para ter sua corrente estabilizada no valor nominal), conforme ilustra a figura 2, de modo que a fonte no seja sobrecarregada.

Rudos na Linha de Entrada

Nos ambientes industriais a tenso da rede de energia disponvel no das mais puras. Surtos, transientes e outras sujeiras podem estar presentes em grande quantidade. As fontes de alimentao so to sensveis a essas perturbaes da tenso que as alimenta, quanto qualquer outro tipo de equipamento. Capacitores, semicondutores e diversos outros componentes de uma fonte podem ser levados a falhas por efeitos cumulativos de transientes e surtos da rede de energia onde o circuito em que eles se encontram est ligado.

F2. Curvas da velocidade, tenso e corrente no caso de um motor eltrico sendo alimentado pela fonte chaveada.

Um problema grave que acontece com as fontes causado pela sua sensibilidade s variaes da tenso de entrada. Em um ambiente industrial em que existam equipamentos de alto consumo capazes de drenar correntes extremamente intensas em determinados momentos, ocorrem oscilaes da tenso da rede bastante intensas.

Em uma queda de tenso num momento desses, uma fonte de alimentao pode ser afetada, interrompendo seu fornecimento de energia ou mesmo apresentando variaes inadmissveis da tenso de sada, veja a figura 3. Se o circuito alimentado empregar um microprocessador, poder ocorrer o seu ressetamento com srios problemas

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 63

Eletrnica Aplicada
para o equipamento que ele estiver controlando. Uma boa prtica usar sempre nos ambientes industriais fontes que tenham uma faixa de tenses de entrada, a mais ampla possvel. Por exemplo, se a tenso da rede for de 240 V e um sag (queda momentnea) derrubar a tenso para 140 V, a fonte que alimentar um equipamento ligado a essa rede dever manter sua sada mesmo com os 140 V. Fontes especificadas para tenses de entrada de 85 V a 250 V so comuns nas aplicaes industriais.

Industrial

F3. Variaes inaceitveis da tenso de sada da fonte de alimentao.

Componentes Usados

Um problema importante que deve ser considerado ao se projetar ou adquirir uma fonte para uma aplicao industrial o relacionado com a temperatura do ambiente em que ela opera. A maioria das fontes utiliza capacitores eletrolticos na filtragem ou desacoplamento de circuitos. Esses capacitores tm sua vida til sensivelmente reduzida quando a temperatura de operao aumenta. A degradao desses capacitores (perda gradual de capacitncia) tem ainda uma consequncia bastante sria para os circuitos alimentados: dependendo da sua funo no circuito, poder aumentar o nvel de ripple ou mesmo de rudos que chegam at a carga alimentada. De acordo com a figura 4, a capacitncia dos capacitores eletrolticos tambm muda com a temperatura, afetando assim o desempenho do circuito em que eles se encontram. Portanto, ao se projetar uma fonte de alimentao para uso industrial deve-se tomar especial cuidado com a ventilao desses componentes e no apenas com os dispositivos semicondutores. Os capacitores geram muito pouco calor quando em funcionamento, mas so sensveis ao calor gerado por outros componentes. Uma regra simples para a durabilidade desses componentes mostra que a vida til de um capacitor se reduz metade para cada 100 C de elevao de sua temperatura. A maioria das fontes, em consequncia dessa sensibilidade temperatura, comeam a ter suas caractersticas sensivelmente degradadas quando a temperatura passa dos 50 C. Muitas delas operam com

F4. Variao da capacitncia dos eletrolticos em funo da temperatura de operao.

apenas 50 % de sua capacidade quando a temperatura chega aos 70 C.

Ambientes Hostis

Mas, no apenas o calor e uma rede de energia sujeita a problemas que ameaam uma fonte de alimentao para uso industrial. O circuito onde essa fonte for instalada poder estar sujeito a vibraes transmitidas pela prpria mquina que alimenta (ou controla), ou mesmo por equipamentos prximos. A possibilidade de elementos dessa fonte entrarem em ressonncia com essas vibraes deve ser considerada. Nessas condies, problemas precoces de funcionamento podem ocorrer tais como o rompimento de conexes, da prpria placa e de junes soldadas, que no so difceis de ocorrer.

Muitas fontes de uso industrial podem at seguir especificaes militares (MIL) para as condies de uso, o que altamente desejvel, se o ambiente de operao estiver sujeito a vibraes e choques severos.

Concluso

Uma fonte de alimentao para um equipamento industrial no apenas uma fonte de alimentao comum. As condies especficas de uso, e o tipo de energia que recebem e fornecem so diferenciados. Os profissionais da indstria que precisam substituir ou projetar fontes para determinados equipamentos devem estar atentos a todos as possveis causas de problemas que podem surgir devido a um mau dimensionamento, m instalao ou mesmo condies adversas de uso. E

64 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

opinio

NVIDIA e o futuro do GPGPU


A NVIDIA uma das empresas que mais tem se esforado para a migrao do processamento para plataformas hbridas com GPGPU. Conversamos com Richard Cameron, Country Manager da NVIDIA no Brasil, sobre os futuros lanamentos desta empresa para o mercado de GPGPU e tambm quanto sua aceitao no Brasil.
Richard Cameron Country Manager da NVIDIA no Brasil

randes mudanas no so bemvistas, principalmente quando falamos de Informtica. Isto porque deve haver um estudo de compatibilidade entre o novo que chega e todo o sistema existente, anlises de risco e impacto, entre outros procedimentos. O GPGPU, apesar de ser uma evoluo natural para os nossos computadores, passa por esta mesma dificuldade. Enquanto determinadas reas que sofriam um enorme gargalo de processamento esto entusiasmadas com as mudanas prestes a acontecer, outras continuam apticas s mudanas, ou mesmo as desconhecem. Conversamos com o Country Manager da NVIDIA Brasil, Richard Cameron, sobre o mercado brasileiro e GPGPU.

SE: A NVIDIA desde 2007 oferece solues para o GPGPU com o CUDA e, depois, com sua plataforma para supercomputao chamada Tesla. Agora em 2010 ela lanar uma nova famlia de GPUs, conhecida como Fermi. Quais sero as novidades desta gerao? O Fermi uma GPU que foi pensada desde o princpio, na sua arquitetura, para aplicaes em supercomputao. Recursos como memrias com ECC e double point precision o fazem ideal para aplicaes que exigem preciso muito grande, como crash tests ou tnel do vento, na indstria automobilstica, pois os resultados destes testes podem significar a vida ou a morte de pessoas. Alm disso, a prxima verso do CUDA dar suporte a um nmero maior de linguagens de alto nvel, como o C++, alm de integrao com o Microsoft Visual Studio, facilitando ainda mais o desenvolvimento de aplicativos para nossa base.

E como est a disponibilidade da plataforma Tesla no Brasil? O Tesla vendido na forma de placa ou de servidores. Uma empresa brasileira j est fechando acordos para a fabricao de servidores com ele no Brasil. Adicionalmente, existem outras empresas, por exemplo, que esto fazendo servidores completos. Elas compram nossas lminas de Tesla e montam racks para vender um servidor completo, como a Bull fez com a Petrobras. Com os supercomputadores hbridos nascendo com custos acessveis, o que a NVIDIA acredita que acontecer com os nossos computadores baseados no x86. Deixaro de existir? O x86 continuar existindo, h muitas coisas que continuaro fazendo da CPU um processador melhor, mesmo com o avano de GPGPU. Ningum tem a inteno de paralelizar o processador numa GPU, porque ele no vai ficar mais rpido.

Maro/Abril 2010 I SABER ELETRNICA 446 I 65

opinio
Mas o que ns veremos acontecer a longo prazo a figura do computador mudar em relao ao que sempre foi: aquela arquitetura com volume de armazenamento muito grande e prximo do usurio.Agora a computao pessoal vai virar de ponta-cabea e ir para longe do usurio. Inclusive, existem vrios aplicativos baseados em Tegra que esto em Cloud Computing. Cloud Computing, ento, uma verdade inevitvel? O fundador da Sun, Scott McNealy, disse h trinta anos uma frase que tornou-se uma profecia: The computer is the network (O Computador a rede, em traduo livre). Hoje, um computador sozinho no nada, mas a partir do momento que ele se conecta internet, ele produz conhecimento. A computao est migrando para a nuvem, os nossos computadores sero apenas uma interface de acesso. Todo o poder de processamento que o usurio precisa para o processamento de textos, desenvolvimento, jogos, etc ser dado por grandes datacenters conectados a rede. Se Scott McNealy tivesse dito aquela frase neste momento, ela seria: The computer is the cloud (O computador a nuvem, em traduo livre). Quais reas esto sendo mais receptivas s mudanas? Em primeiro lugar as reas que tm enormes volumes de dados para serem processados, principalmente aqueles voltados para a pesquisa cientfica. Empresas dos ramos petrolfero e automobilstico criaram uma grande demanda por produtos que usem GPGPU. Um exemplo que podemos citar a Universidade Federal de Santa Catarina, os estudantes de informtica, junto com o laboratrio de Medicina, desenvolveram softwares para anlise de tomografias computadorizadas que roda na arquitetura Tesla. J que as reas cientficas tm sido as mais receptivas, como a NVIDIA encara o GPGPU para o desenvolvimento de um pas? A GPU consiste no processador mais poderoso e acessvel do planeta com centenas de aplicaes j desenvolvidas pra ele, e hoje o processador usado para salvar vidas, extrair petrleo, para desenvolver carros mais seguros e avies mais econmicos. A

As GPU est relacionada ao desenvolvimento de um pas, na economia, gerao de riquezas, gerao de conhecimento, etc, porque ela faz o que a CPU faz, mas muitas vezes mais rapidamente, barato e ecologicamente correto. a quebra de paradigma de processamento.

GPU est relacionada ao desenvolvimento de um pas, na economia, gerao de riquezas, gerao de conhecimento, etc, porque ela faz o que a CPU faz, mas muitas vezes mais rapidamente, barato e ecologicamente correto. uma quebra de paradigma de processamento. Recentemente aconteceu uma mudana na classificao fiscal das placas de vdeo, para incentivo da produo local no Brasil. A NVIDIA acha que estas mudanas so suficientes para comearmos a ter bons produtos fabricados no Brasil? Por questes de ciclo de vida, a placa de vdeo o componente mais complicado e arriscado de se produzir no Brasil, pois voc pegar um computador e analisar todos os componentes, ela o que tem o menor ciclo de vida, em mdia de 6 a 9 meses. Um fabricante brasileiro leva, em mdia, 3 meses para analisar um novo produto que lanado l fora. Depois de fazer um pedido do produto, leva-se mais 2 meses para as peas chegarem no Brasil e depois mais 1 ms para fabricar. Nestes 6 meses o produto j est em fase de declnio no seu ciclo de vida. Tambm com relao ao ciclo de vida, o fabricante tem algo chamado de NRE, Non-Recurring Expense, que so custos fixos que precisaro ser diludos ao longo de no mnimo 6 meses para recuperar o investimento. Mas no existem 6 meses para diluir o investimento na produo de placas de vdeo no Brasil. por isso que quem produz placas de vdeo no Brasil, faz as placas mais bsicas e diz que o mercado ter que se contentar com isso, o que no justo para o consumidor. Mas o PPB no ajuda como incentivo para produo de placas voltadas para GPGPU no Brasil? Na verdade, aqui existe um segundo problema. O PPB classifica as placas de vdeo como um item de luxo, apenas para jogos. Esta lei define que um integrador ou fabricante local pode colocar uma placa de vdeo at o limite de 10% das suas mquinas, mas dentro dessa porcentagem ele precisa escolher entre outras peas. Com este limite, e os riscos j comentados para a fabricao de placas localmente, impossvel fabricar, no pas, placas de vdeo com bom desempenho para o GPGPU. E

66 I SABER ELETRNICA 446 I Maro/Abril 2010

Vous aimerez peut-être aussi