Vous êtes sur la page 1sur 6

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.

br

A QUESTO DO NDIO DO PERODO COLONIAL AT OS DIAS ATUAIS

ndio sorri, ndio sabe muitas coisas. Os antepassados ensinaram-lhe a trabalhar apenas o necessrio e a dividir tudo o que se produz. A terra, como bem de produo, pertence a todos. S alguns instrumentos de trabalho machado, cestos, arco e flechas - podem constituir propriedade individual. Quando os europeus aqui chegaram, os indgenas eram quase 2 bilhes. Em 1970 eram cerca de 50.000. Foram lentamente dizimados por brancos que no entendiam sua cultura , escravizavam-nos, expulsavam-nos de suas terras , transmitiam-lhes doenas contra as quais no tinham resistncia. No decorrer de quatro sculos, grupos tribais inteiros desapareceram completamente. Atacados e defendidos, objeto de estudos e controvrsias, tema de conferncias no plano internacional , quem so os ndios do Brasil, como vivem, qual a sua situao atual ? DIFERENAS E SEMELHANAS

Em 1957, o etnlogo Darcy Ribeiro dividiu a populao indgena brasileira em 143 grupos tribais. Estes so bastante diferentes entre si, inclusive nas caractersticas fsicas: certos grupos Tupi, por exemplo, tm estatura baixa, enquanto os gavies so muito altos. Tambm as lnguas que falam no so as mesmas. Foi necessrio agruplas , de acordo com a sua origem, em troncos lingsticos . Assim , os Mau e os Xet falam lnguas diferentes, mas estas pertencem ao mesmo tronco, o Tupi. (Da mesma forma , o ingls e o portugus pertencem ao mesmo tronco lingsticos - o indo-europeu). Os principais troncos lingsticos dos indgenas brasileiros so o Tupi, Aruaque, Caribe e J. A maior parte organiza-se em tribos - grupos de indivduos cujas aldeias ocupam reas contguas. Os membros de uma tribo falam a mesma lngua, tm os mesmos costumes e geralmente possuem origem comum. O mais importante, porm, o sentimento de unidade que faz os indivduos se identificarem com a sua prpria tribo. Graas a isto, mantm-se coesos mesmo quando no h nenhum chefe ou conselho cuja autoridade se estenda a toda a tribo.

A LUTA PELA SOBREVIVNCIA atravs de seu trabalho que os ndios conseguem obter os alimentos de que necessitam: caam, pescam, coletam alimentos, plantam. Nesta luta permanente, no contam seno com instrumentos rudimentares, mas eficientes. Eles mesmos os fabricam, a no ser quando trabalham com faces, ps e enxadas fornecidos pelos brancos. Para as tribos que no domesticam animais, a caa o nico meio obter carne.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.br

E para isso precisam ter uma srie se conhecimentos importantes sobre a regio, suas plantas e frutos, e os hbitos dos animais, para saberem onde melhor procura-los e espera-los. As vrias tribos do diferente importncia caa, e algumas estabelecem restries ao consumo da carne de alguns animais. Mas, de maneira geral, a caa praticada em quase todos os grupos indgenas, e pode ser realizada individual ou coletivamente. As tcnicas tambm variam conforme a tribo e o animal procurado. Tambm a pesca muito comum. Quando no utilizam armadilhas, fisgam os peixes com flechas, sem auxlio de nenhum outro recurso, onde as guas so claras e mansas. Se no, empregam vegetais com propriedades de matar ou atordoar os peixes; em seguida so fisgados. Fazem, tambm vrias armadilhas, algumas bastante engenhosas. o caso do cacur cercado de varetas com uma abertura que cede com a fora do peixe e fecha-se em seguida com a presso da gua. Algumas tribos, como os Uaups, conservam o peixe por muito tempo, assando-o e defumando-o em fogo lento. Fazem tambm farinha de peixe, utilizando o pilo. Os indgenas praticam tambm a coleta de frutas, caules e razes de vegetais no cultivados. Coletam, ainda, material para o fabrico de seus instrumentos - fibras para cordas, cana para fabricao - e tambm, plantas medicinais, argila para pintar o corpo, etc. A agricultura praticada por quase todas as tribos indgenas brasileiras. A tcnica utilizada a da coivara : queimam determinada rea da floresta e limpam o terreno dos pedaos de troncos , fazendo ento o plantio. As roas de algumas tribos tm aspecto bastante peculiar: o terreno irregular e as diversas plantaes - de banana, mamo, mandioca, etc. crescem misturadas, distinguindo-se pela altura relativa dos ps. De uma tribo para outra, varia tanto a importncia dada agricultura quanto as espcies cultivadas. E, para as tribos que no a conhecem, a coleta o nico meio de obter alimentos de origem vegetal.

A ORGANIZAO SOCIAL Nas sociedades indgenas, a forma de organizao est profundamente ligada com as limitaes impostas pelo meio geogrfico e as tcnicas utilizadas para da tirarem os recursos necessrios sobrevivncia. No h necessidade de especializao de funes, existindo apenas a diviso de trabalho por sexo e idade. Assim, cada homem sabe fazer tudo o que os demais fazem, e outras. Conforme a tribo, certas tcnicas - como cestaria, cermica, tecelagem - so exclusivas de um dos sexos. Isto no elimina as diferenas individuais, pois um trabalhador pode ser mais hbil que outro na execuo da mesma tarefa. De modo geral, cabem s mulheres as atividades culinrias e o cuidado com as crianas, alm de partilharem com os homens o plantio e a colheita. Os homens dedicam-se s atividades guerreiras, caa, pesca e derrubada da floresta para lavoura.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.br

Como todas as famlias fazem a mesma coisa, no h comrcio entre os membros da mesma tribo, mas apenas entre tribos diferentes. Em certas regies, cada sociedade se especializa em algo que as outras no produzem, ou pode ter em seu territrio coisas que outras no possuem. Os Vaur, do alto Xingu , por exemplo, so exmios ceramistas, e seus vasos e potes so procurados por todos os ndios da rea. Em geral, a sociedade indgena no est dividida em camadas hierrquicas. A produo apenas atende s necessidades de sobrevivncia, no havendo abundncia que permita a alguns indivduos no trabalhar. No h propriedade particular da terra, e o comrcio entre tribos diferentes no visa ao lucro. Devido a este conjunto de fatores, no se forma uma classe dominante, como a de guerreiros ou sacerdotes: todos participam da produo em igualdade de condies. O casamento para os indgenas uma aliana entre grupos, e nunca interessa apenas aos noivos. Um Xavante, por exemplo, procura casar-se com uma ou mais mulheres da mesma famlia em que esto casados seus irmos, evitando assim a disperso dos membros da mesma linhagem. A organizao familiar bastante diferente de tribo para tribo. Embora predomine a forma de casamento monogmico, algumas tribos admitem a poligamia . O homem Xavante, por exemplo, pode ter mais de uma mulher (poliginia), enquanto a poliandria (uma mulher casada com mais de um homem) muito rara e s ocorre em casos espordicos. A nica afirmao geral para as relaes de casamento entre os indgenas brasileiros que nenhuma sociedade permite o casamento do homem com a prpria me, irm ou filha. Tais relaes so consideradas incetuosas. Nisto, todas elas concordam. Divergem, entretanto, quanto aos demais parentes.

ARTE E CINCIA Uma das caractersticas da arte indgena o fato de raramente um objeto ser feito com o fim exclusivo de ser um objeto de arte. fabricado os necessrios instrumentos e utenslios que os indgenas mostram seus dons artsticos. Da mesma forma, o canto e a dana tem o objetivo em si mesmos: destinem-se, antes de tudo, aos rituais. Algumas tribos destacam-se em uma ou outra forma de arte. H as que se projetam pela cermica, outras pelas esculturas em madeira ou pedras, outras ainda pela esmerada pintura corporal. Entre os Caraj a mulher pode, em certas ocasies cerimoniais, pintar-se com um desenho caracterstico dos homens jovens, ou qualquer outra de sua inveno. Mas isto no regra. Geralmente, a pintura corporal entre os indgenas obedece as normas determinadas, pois serve para destinguir os grupos que se divide a sociedade. Os belos colares, diademas, braceletes e outros objetos que os ndios confeccionam com penas so bastante conhecidos. Chama-se a isto arte plumria. Mas esses enfeites no so de uso permanente, como s vezes se pensa. Nenhum ndio o estragaria no trabalho da roa ou em caadas. Os

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.br

adornos pessoais so usados apenas em certas ocasies, como na realizao de cerimnias. Outra forma de arte plumria , pode ser considerada uma transio entre esta e a pintura corporal, consiste em colar penas sobre o corpo. muito comum entre os Timbira. Para mudar a cor das penas (tapiragem) existem vrios mtodos. No caso dos papagaios, uma dieta rica em gorduras faz com que o verde e o azul tendam para o amarelo. Algumas tribos so famosas por seus trabalhos em cermica. o caso dos Caraj , cujos trabalhos so muito valorizados comercialmente nas cidades. As figurinhas da fase moderna (posteriores a 1940) representam grupos, reproduzindo cenas da vida cotidiana. O colorido mais intenso e as figuras parecem estar em movimento, sentadas, deitadas, e no apenas em p, como na fase anterior. Algumas tribos, como os Kaingang e os Bororo, tm uma cermica mais simples. Porm, mesmo as mais elaboradas, no so feitas com auxlio da roda de oleiro. Para transportar alimentos, guardar objetos, etc., So utilizados cestos feitos com palha tranada . As formas dos cestos, o tipo de palha empregada e a tcnica variam de tribo para tribo. E os estilos so to bem definidos que um etnlogo, ao examinar um cesto, pode dizer de que regio ou mesmo de que tribo procede. Fabricam tambm esteiras, para diversos fins: para dormir, forrar ou cobrir alimentos e , s vezes, enterrar os mortos. Vivendo em permanente contato com a natureza, os ndios aprenderam, em muitos aspectos, a conhece-la e a utiliza-la. Ao lado de sua viso mgica dos processos naturais, desenvolveram tambm conhecimentos vlidos sob o ponto de vista cientfico, importantes em sua luta pela sobrevivncia. Os Tupinamb previam a vinda do perodo chuvoso pelo aparecimento de certas estrelas, e sabiam que as grandes mars se verificavam tantos dias depois da lua cheia e da lua nova. Os Cara sabem que, estando a Via Lctea no meio do firmamento, a estao chuvosa est para comear( agosto). Alm disso, os indgenas conseguiram sintetizar vrios venenos; o curare, por exemplo, de origem vegetal, que produz a morte rpida por paralisia do animal ferido por flecha. Foram os primeiros a extrair o ltex da seringueira, fabricando bolas de borracha. Descobriram que, retirando o veneno da mandioca - brava, ela se tornava comestvel. Grande parte utiliza vegetais como anticoncepcionais e como alucingenos. Estes so apenas alguns dos muitos conhecimentos que acumularam. Eles so fruto de uma observao ativa e pacientes experincias, demonstrando uma atitude objetiva diante da natureza. UMA LONGA HISTRIA DE EXTERMNIO Nas tribos que, em maior ou menor grau, mantiveram contato com os brancos, em todos os planos verificaram-se modificaes: nos costumes, na religio, no vesturio, nos utenslios e instrumentos (antes do contato, os ndios no conheciam o ferro). O branco alterou o habitat dessas tribos, expulsou algumas de seus territrios tradicionais, agrupou tribos diferentes, forou a modificao de antigos costumes, procurando integrar esses povos

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.br

na sociedade nacional. Pode-se dizer que j no existem mais culturas indgenas brasileiras originais. A influncia do branco foi profunda: levou ao extermnio cultural. Mas os indgenas foram dizimados tambm fisicamente. Uma das razes foram os seguidos conflitos com os brancos, causados principalmente por dois problemas: a conquista de terra e a busca de mo-de-obra. Este ltimo j praticamente havia deixado de existir, pelo menos em propores alarmantes, mesmo antes da abolio da escravatura. O escravo ndio, no imunizado contra as doenas europias, com traos de cultura absolutamente diferentes, pequena produtividade e curta vida til, desinteressou ao colono portugus, que passou a preferir o escravo africano. Mas, at meados do sculo XVIII, partiam ainda de So Paulo as conhecidas Entradas e Bandeiras, com o objetivo de capitular ndios. A posse da terra foi contnua sendo o maior motivo para choques entre brancos e ndios. Na expanso de suas atividades econmicas, o branco invade as terras pertencentes aos indgenas com gado e plantaes, considerando-se no direito de expulsa-los da terra que secularmente lhes pertence. E estes com recursos inferiores, quase sempre so dizimados. DO CICLO DO OURO AT HOJE No ciclo do ouro, quase desapareceram os Cayap da regio meridional de Gois e do Tringulo Mineiro. No Maranho, os ndios Timbira foram expulsos de suas terras pelos criadores de gado. Estes, avanando mais tarde pelo centro do Brasil, entraram em conflito com os Xavante e os Cayap. No sculo XX, a luta continua: os paulistas avanam para o noroeste enfrentando os Kaingang. No Paran e Santa Catarina, eram os Xokleng que lutavam contra os colonos alemes e italianos que tentavam desaloj-los. O mesmo problema na Amaznia, com os seringueiros e coletores de castanhado-par. E os conflitos continuaram com a rediviso de propriedade, feita a partir do incio da construo da Transamaznica e da Cuiab - Santarm. Quando no so os choques com os brancos, so as doenas por esses transmitidas que exterminam os indgenas. Gripe, sarampo, tuberculose, doenas venreas, so molstias contra as quais os ndios no tem resistncia. Os Kaingang de So Paulo, por exemplo, foram reduzidos de 1.200 a 87, devido a uma epidemia de gripe e sarampo. E AS MEDIDAS DE PROTEO? Algumas tentativas tm sido feitas no sentido se solucionar p problema do ndio brasileiro. O pioneiro de uma poltica indigenista foi Cndido Mariano da Silva Rondon, oficial do Exrcito e neto de ndios. Em 1910, sob sua inspirao, foi criado o SPI (Servio de Proteo aos ndios). De acordo com os princpios esto tranados, os ndios deveriam ter reconhecido o direito de viver conforme suas tradies; ficava proibido o desembarcamento da famlia indgena, mesmo sob pretexto de educao e catequese dos filhos; garantiase a posse coletiva pelos indgenas das terras que ocupavam, e outras medidas mais. No entanto, sem suficientes recursos materiais e humanos, e

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse |Agora ! www.vestibular1.com.br

enfrentando os interesses dos fazendeiros do interior e de vrias empresas, o SPI no cumpriu suas finalidades. Foi extinto em 1967, e substitudo pela FUNAI (Fundao Nacional do ndio) , rgo subordinado ao Ministrio do Interior e com as mesmas funes, ampliadas do antigo rgo. As reservas indgenas existentes no pas (11 parques nacionais ao todo) pretendem dar aos ndios um lugar s deles, para que se reorganizem socialmente, preservando suas populaes e culturas. Existe, por exemplo, o Parque Nacional do Xingu, onde vigora um regime que permite a aproximao de vrias tribos, hoje com culturas semelhantes (cultura xinguana).

UM CONGRESSO PELO FUTURO Em agosto de 1972, em Braslia, reuniram-se as delegaes de 7 Congresso Indigenista Interamericano, para discutir as diretrizes bsicas das polticas indigenistas de seus respectivos pases. Foi aprovada a recomendao brasileira de que seja assegurada aos ndios, alm do direito a posse e usufruto permanente da terra, a aquisio da plena capacidade civil, sem prejuzo da sua identidade tnica e cultural. Na mesma semana, porm, os jornais publicavam que, em Mato Grosso, ndios da tribo Xavante estavam dispostos a defender com armas o seu direito terra invadida por colonos brancos, que por sua vez exibiam ttulos de propriedade aparentemente legais. Assim, de contradio em contradio, continua incerto o futuro dos ndios do Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi