Vous êtes sur la page 1sur 8

Diagnstico do Transtorno do Dficit de Ateno (TDAH) em Crianas da 1 Srie do Ensino Fundamental da Rede Pblica

1 2 3 4 5

Avalie este artigo: Escrito por Camila De Meneses Brito e Kethully K. C. Martins de Sousa | Publicado em Quarta, 11 Janeiro 2012 16:00 Recomendar110

Resumo: O trabalho realizado trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de levantamento que objetivou constatar como feito o diagnstico do Transtorno do Dficit de Ateno (TDAH) em crianas da 1 srie do ensino fundamental da rede pblica de ensino. Relata as caractersticas observadas nas crianas com TDAH, o convvio escolar (relaes interpessoais) e o acompanhamento familiar no tratamento. O projeto discorre, tambm, se acontece a parceria escola-famlia e a rendimento escolar dos alunos com TDAH. Para isso, foi realizada uma entrevista estruturada com cinco professoras da rede pblica de ensino. Os resultados mostraram que inquietao e agitao so as caractersticas mais comuns entre as crianas portadoras do Dficit, elas apresentam dificuldades nos relacionamentos escolares e a famlia desconhece o problema. A anlise dos dados permitiu afirmar que no existe diagnstico preciso, este feito pelas professoras por inexistncia de profissionais especializados e, em consequncia disso, os alunos apresentam baixos rendimentos. Palavras-chave: Transtorno do Dficit de Ateno (TDAH); diagnstico; crianas.

Introduo
Est surgindo um novo modelo de educao, o qual enfoca a preocupao de educadores e especialistas, na tentativa de encontrar solues para as existentes barreiras de aprendizagem. Dentre essas barreiras, constata-se que os casos de Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) so crescentes. A razo de ser desta pesquisa foi que, tendo em vista o crescente nmero de crianas hiperativas na sala de aula e a problemtica sofrida pelo professor, acredita-se na possibilidade de minimizar essas dificuldades, tanto na relao professor-aluno, quanto na relao deste com os demais colegas.

Dessa forma, procura-se definir o conceito de TDAH, assim como o diagnstico e as caractersticas desse transtorno. Aliado a isso, tm se a preocupao de enfocar sobre o relacionamento familiar e papel da escola no processo de ensino-aprendizagem, essenciais para a otimizao do acompanhamento dos alunos portadores de TDAH. Partindo desse ponto de vista, adotamos como objetivo para este trabalho verificar como feito o diagnstico do TDAH a fim de instigar os professores a um aprofundamento maior sobre esse tema. Alm disso, instigar, tambm, os professores a fazerem uma parceria com os pais e analisarem a razo de mau rendimento escolar do hiperativo, tendo em vista que o nvel intelectual deles, na maioria das vezes, apresenta-se normal. Os pressupostos tericos deste estudo consideram autores como: Andrade, Rohde et al, Gilda Rizzo, Tiba, dentre outros. A metodologia aplicada consiste na realizao de entrevistas estruturadas, leituras, pesquisas na internet, artigos de revistas especializadas, dentre outras fontes que sirvam de subsdio para embasar esse texto. A pesquisa em questo est organizada em 1-Referencial Terico, subdividido em 1.1Caractersticas da Hiperatividade; 1.2-Diagnstico; 1.3- A hiperatividade e a famlia; 1.4- O papel da escola. Em seguida, 2- Metodologia; 3-Anlise e Discusso dos Dados; 4-Consideraes Finais. E por fim, temos a concluso dos estudos feitos, bem como o 5- Referencial Bibliogrfico e os anexos.

1 Referencial Terico

1.1-Caractersticas da Hiperatividade
O Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) um dos distrbios comportamentais comumente diagnosticado em crianas. Ele caracterizado por desateno, tendncia distrao e impulsividade. Alguns autores tambm sugerem que os distrbios de conduta podem estar associados ao TDAH. Segundo Rohde et al (1998), a trade sintomatolgica clssica do TDAH caracteriza-se por desateno,hiperatividade e impulsividade. Todos esses sintomas se iniciam nos primeiros anos da infncia, mas so identificados mais tardiamente, tanto em casa como na escola ou no trabalho. Entretanto,o distrbio melhor reconhecido na escola,pois o perodo no qual as dificuldades de ateno e inquietude so perceptveis pelos professores,quando comparadas s outras crianas da mesma idade e ambiente. Esses sintomas observados nas crianas so, dentre outros, agitao, problemas na organizao de atividades e dificuldades de relacionamentos interpessoais. Segundo Gilda Rizzo (1985), as meninas que sofrem de TDAH so distradas, falam demais ou se isolam. Os meninos no conseguem manter amizades por muito tempo,

devido a agitao. Outras caractersticas que podem ser visivelmente observadas so: impulsividade, antecipao de respostas e inabilidade para esperar um acontecimento. A dificuldade de aprendizagem a principal causa de fracasso escolar, sendo que ela est presente em 20% das crianas com TDAH. O TDAH no observado apenas na infncia, pesquisas apontam que esse transtorno atinge os adultos em 4%. O TDAH uma sndrome heterognea, sendo que a etiologia multifatorial, dependendo de fatores genticos e adversidades biolgicas e psicossociais. O TDAH se subdivide em trs tipos: a) TDAH com predomnio de sintomas de desateno; b) TDAH com predomnio de sintomas de hiperatividade/impulsividade; c) TDAH combinado. O tipo com predomnio de sintomas de desateno mais freqente no sexo feminino e parece apresentar, conjuntamente com o tipo combinado, uma taxa mais elevada de prejuzo acadmico. As crianas com TDAH com predomnio de sintomas de hiperatividade/impulsividade, por outro lado, so mais agressivas e impulsivas do que as crianas com os outros dois tipos, e tendem a apresentar altas taxas de rejeio pelos colegas e de impopularidade. Embora sintomas de conduta, de oposio e de desafio ocorram mais freqentemente em crianas com qualquer um dos tipos de TDAH do que em crianas normais, o tipo combinado est mais fortemente associado a esses comportamentos.

1.2-Diagnstico
O diagnstico do TDAH um processo amplo e multifacetado. Diversos problemas biolgicos e psicolgicos podem contribuir para a manifestao de sintomas similares apresentados por pessoas com TDAH. Entretanto, importante considerar outras causas para o problema e assim, estar atento presena de distrbios concomitantes. O aspecto mais importante do processo de diagnstico um cuidadoso histrico clnico e desenvolvimental. A avaliao do TDAH inclui, freqentemente, um levantamento do funcionamento intelectual, acadmico, social e emocional. O processo de diagnstico deve incluir dados recolhidos com professores e outros adultos que de alguma maneira, interagem de maneira rotineira com a criana que est sendo avaliada. Embora se tenha tornado prtica popular testar algumas habilidades como resoluo de problemas, trabalhos de computao e outras, a validade dessa prtica bem como sua contribuio adicional a um diagnstico correto, continuam a ser analisadas pelos pesquisadores. Muitas vezes, por desconhecimento por parte da pessoa que convive com a criana TDAH, a qual apresenta sintomas de inquietao, impulsividade e agitao, a mesma pode ser rotulada de mal-educada. H algumas diferenas notveis entre um portador de TDAH e um mero mal-educado. O portador de TDAH continua agitado diante de situaes novas, isto , no consegue controlar seus sintomas. J o mal-educado, primeiro avalia bem o terreno e manipula situaes buscando obter vantagens sobre os outros.

Segundo Tiba (2002), diagnsticos apressados e equivocados tm feito pessoas maleducadas ficarem vontade para serem mal educadas sob o pretexto de que esto dominadas pelo TDAH. O fato de serem consideradas doentes facilita a aceitao de seu comportamento imprprio. Antes dos pais lidarem com o filho como apenas um mal-educado, ou como um portador do TDAH, importante que consulte um mdico e recebam a orientao correta, base fundamental da boa educao.

1.3- A Hiperatividade e a Famlia


Antes de mais nada, importante que se estabelea uma rotina em casa de todas as atividades dirias aconselhvel que a famlia atribua uma tarefa pequena e rpida e insista delicadamente para que seja concluda, no esquecendo de agradecer e elogiar. Fazer com que a criana participe de projetos de seu interesse contribui para sua concentrao. Aprender a concentrar-se alterar sua resposta ao mundo, gradativamente, pois alm de ter um desequilbrio do sistema nervoso que transforma em tortura o simples ato de permanecer sentado. necessrio que os pais tambm busquem terapia para adquirirem informao e apoio, diminuindo assim o sentimento de frustrao e isolamento que atinge a famlia. Aconselha-se que os pais no se prendam demasiadamente ao problema da hiperatividade da criana, ocupando-se em outras atividades prazerosas a fim de amenizar o desgaste emocional que uma constante na vida familiar. O apoio familiar a base mais slida para a otimizao do tratamento do TDAH, pois envolve afeto e dedicao.

1.4-O Papel da Escola


Segundo Andrade (2000), a hiperatividade s fica evidente no perodo escolar, quando preciso aumentar o nvel de concentrao para aprender.Por isso, atribui-se a escola um papel primordial no diagnstico do Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade. A psicopedagoga e psicanalista Maristane Dias afirma que a inteligncia de pessoas hiperativas no comprometida pelo TDAH. "Existem muitos graus de inteligncia entre os doentes, mas o principal empecilho para eles a impulsividade e a falta de ateno, ferramentas importantes para o progresso dos estudos." Ao se tratar o paciente hiperativo, notada marcante melhoria no seu rendimento escolar. Os pacientes que no apresentam dificuldades no aprendizado conseguem executar as tarefas de modo rpido e eficiente, mas como terminam antes que os outros, ficam a atrapalhar o trabalho dos colegas por conta da hiperatividade. Esse comportamento causa insatisfao ao grupo, que passa a reclamar e a interferncia do professor, ao chamar a ateno do aluno, tem como objetivo primordial o de manter a classe

organizada, provocando uma reao agressiva por parte do aluno, alm de acentuar a hiperatividade. Ao professor cabe observar sinais como agitao e dificuldade de assimilao. No intervalo das aulas a criana costuma se meter em brigas ou brincar quase sempre sozinha, tenta chamar a ateno ou se comporta como se fosse alienada. Quanto ao rendimento escolar, a impossibilidade para o aprendizado satisfatrio evidente j que o comportamento hiperativo acarreta a disperso e a desateno. Esta dificuldade gera um grau de desinteresse e mesmo desprezo para a leitura e para as outras atividades escolares, que culmina com o comprometimento importante do desempenho e do rendimento escolar.

2 Metodologia
1-Tipo de Pesquisa:
1.1-Quanto finalidade Aplicada, uma vez que objetiva estimular conhecimentos sobre o diagnstico do Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH), a fim de melhorar o rendimento escolar das crianas de 1 srie da rede pblica de ensino. 1.2-Quanto natureza Qualitativa, porque objetiva interpretar o fenmeno que observa, ou seja, como feito o diagnstico do TDAH. E os resultados no podem ser traduzidos em nmeros. 1.3-Quanto aos objetivos Descritiva, porque visa descrever as caractersticas das crianas com TDAH. Alm disso, objetiva descrever de que maneira acontece o diagnstico das mesmas. 1.4-Quanto aos procedimentos tcnicos Levantamento, porque visa conhecer, atravs dos professores, quais os procedimentos utilizados para o diagnstico do TDAH dentro das escolas.

2-Grupo de sujeitos/amostra
Foram realizadas cinco entrevistadas estruturadas com cinco professoras de 1 sries da rede pblica de ensino.

3-Instrumento de coleta de dados


Entrevista estruturada de sete questes, fundamentada num roteiro padro a ser seguido.

4-Local de coleta de dados

Foi feita a coleta de dados em trs Unidades Escolares, localizadas no municpio de Teresina, Piau.

5-Anlise dos dados


Os dados foram analisados sob a luz do referencial terico e dividido em cinco categorias para melhor compreenso: Categoria 1: caractersticas do TDAH; Categoria 2:Relacionamento interpessoal; Categoria 3: Intervenes no mbito escolar; Categoria 4: Parceria escola-famlia; Categoria 5: Rendimento escolar.

6-Recursos
6.1-Humanos Duas entrevistadoras e uma orientadora 6.2-Materiais Computador, folhas de papel A4, impressora, canetas, lpis, borracha, livros.

3. Anlise e Discusso dos Dados


A pesquisa foi realizada em 3 Unidades Escolares. Foram feitas 5 entrevistas estruturadas,respondidas por cinco professoras de 1 sries do ensino fundamental, com o consentimento do ncleo gestor das referidas Unidades Escolares. Mediante a coleta de dados, dividida em cinco categorias, chegamos aos seguintes resultados: Categoria 1: Caractersticas do Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH) Percebeu-se que as caractersticas visivelmente observadas nas crianas com Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade so inquietao e agitao, sob a viso das professoras. Segundo Rohde et al (1998), a trade sintomatolgica clssica do TDAH caracteriza-se por desateno, hiperatividade e impulsividade. Categoria 2 : Relacionamento interpessoal Verificamos que quanto ao relacionamento interpessoal, as crianas com TDAH no tm um bom relacionamento ou no tm um relacionamento pacfico com as outras. Segundo Gilda Rizzo (1985), as meninas que sofrem da doena so mais distradas, falam demais ou simplesmente se isolam. Os meninos no conseguem manter amizades por muito tempo, so agitados e interrompem a aula. Categoria 3 : Intervenes no mbito escolar

Em se tratando das intervenes no mbito escolar, elas partem sempre do professor. Categoria 4: Parceria escola-famlia Sobre a parceria escola-famlia, a famlia avisada sobre o problema do aluno, mas no ocorre o devido acompanhamento, e indicada a procurar tratamento especializado, uma vez que todas as escolas carecem de profissionais qualificados nesse tratamento. Segundo Andrade (2000), o diagnstico clnico deve ser feito com base no histrico da criana. Por isso, a observao de pais e professores fundamental. com base em pontos de vista como esses, que atribui-se ao professor e escola o papel primordial no diagnstico do TDAH. Categoria 5: Rendimento escolar No que se refere aos rendimentos, prevaleceu os rendimentos abaixo da mdia da turma. A psicopedagoga e psicanalista Maristane Dias afirma que a inteligncia de pessoas hiperativas no comprometida pelo TDAH. "Existem muitos graus de inteligncia entre os doentes, mas o principal empecilho para eles a impulsividade e a falta de ateno, ferramentas importantes para o progresso dos estudos."

4. Consideraes Finais
Dentro do contexto da pesquisa apresentada, foi possvel observar a ausncia e o desconhecimento da famlia no tratamento das crianas com Transtorno do Dficit de Ateno/Hiperatividade (TDAH). Esse fato dificulta o trabalho dos professores,os quais carecem de qualificao para o acompanhamento dos alunos. Com a quase inexistncia dessa parceria escola-famlia, no feito diagnstico preciso do TDAH, o que dificulta a otimizao dos resultados decorrentes do acompanhamento dos alunos. Famlia e escola so pontos de apoio e sustentao do ser humano, quanto melhor for a parceria entre ambas,mais positivos e significativos sero os resultados na formao do sujeito.A participao dos pais na educao formal dos filhos deve ser constante e consciente.Vida familiar e vida escolar so simultneas e complementares,uma vez que tudo o que se relaciona aos filhos tem a ver,de algum modo,com os pais e viceversa,bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver ,sob algum ngulo, com a escola e vice-versa. A experincia da pesquisa foi envolvente e estimulante. Foi muito gratificante contarmos com as professoras, as quais tambm levantaram questionamentos e deram opinies, fundamentais para a solidificao dos resultados. Espera-se que o resultado deste trabalho contribua para instigar os profissionais das escolas pesquisadas a ampliarem seus conhecimentos e prticas utilizadas no diagnstico do TDAH. Alm disso, explorarem o desenvolvimento das potencialidades

das crianas portadoras desse transtorno, a fim de podermos ver a educao alavancar em termos de sucesso e aprendizagem educacional. Fonte: Diagnstico do Transtorno do Dficit de Ateno (TDAH) em Crianas da 1 Srie do Ensino Fundamental da Rede Pblica - Transtornos Psquicos - Psicopatologia - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornospsiquicos/diagnostico-do-transtorno-do-deficit-de-atencao-tdah-em-criancas-da-1-seriedo-ensino-fundamental-da-rede-publica#ixzz1rnF3DKXQ

Vous aimerez peut-être aussi