Vous êtes sur la page 1sur 34

TRABALHO E SADE MENTAL A Sade mental tem dentre os seus objetivos a cura das doenas, a sua preveno e tambm

implementao de recursos para a melhoria das condies de sade da populao em geral. O trabalho sempre teve uma interferncia muito grande na vida das pessoas e tornou-se objeto de estudo de vrios autores. Nesta Unidade, sero apresentadas importantes contribuies de alguns pesquisadores que se debruaram sobre o tema, com destaque para Christophe Dejours e Wanderley Codo. Questes como sofrimento, estratgias defensivas, fora de trabalho, reapropriao, organizao de trabalho, valor de uso e de troca, anlise das organizaes, intervenes psicossociais sero amplamente discutidas atravs de focos diferentes. Tudo isso com o intuito de ampliar a capacidade de compreenso de um tema to complexo e urgente, que envolve o bem-estar do ser humano e sua evoluo na sociedade. A Unidade I ser subdividida em 5 tpicos, discriminados abaixo: 1- Sade mental e Trabalho: a abordagem de DEJOURS 2- Relembrando um pouco da histria sob o olhar critico de Maria Elizabeth Antunes Lima 3- Sade Mental e Trabalho sob o olhar de Codo 4- A Organizao do Trabalho e seus impactos na vida do trabalhador 5- Ergonomia Sade Mental e Trabalho: a abordagem de DEJOURS A obra de Chistophe Dejours, mdico do trabalho, psiquiatra e psicanalista, no que se refere Sade Mental e trabalho, iniciou-se na dcada de 80, na Frana, quando publicou seu primeiro livro, sob a influncia da Psicanlise. Seus estudos abrangem questes importantes sobre a organizao do trabalho e sua interferncia sobre a sade mental do trabalhador. Uma publicao sua: A loucura do trabalho, em 1987, fomentou discusses sobre Sade Mental e Trabalho no Brasil. Em sua obra, aponta questes importantes, como o impacto do Taylorismo/ Fordismo no psiquismo dos trabalhadores; as estratgias defensivas elaboradas pelos trabalhadores de forma coletiva para enfrentar os riscos do trabalho, seu olhar para a normalidade, ou seja, mecanismos de preservao da sade mesmo em situaes patognicas. O objeto de estudo passa a ser no a loucura, mas o sofrimento no trabalho e como os trabalhadores fazem para resistir.

Outro conceito fundamental o papel da organizao do trabalho, que implica a diviso de tarefas, os ritmos imposto, os modos operatrios prescritos e tambm a forma de organizao das pessoas para garantir a diviso de tarefas. Aponta a necessidade da flexibilizao da organizao do trabalho como medida importantssima para a manuteno da sade.

Como se trata de um terico extremamente importante para essa rea, passaremos pela sua obra explorando os principais conceitos. Psicodinmica do Trabalho A psicopatologia do trabalho enfoca as situaes de trabalho que conduzem ao prazer e ao sofrimento, enquanto que a psicodinmica do trabalho ampliou esse enfoque para alm da dinmica sade/doena. A psicodinmica do Trabalho no aborda o trabalho apenas em seu negativo, mas faz com que se perceba as possibilidades do trabalho como estruturante psquico. Desloca o foco investigativo das doenas mentais geradas pelo trabalho para o sofrimento e as defesas que so criadas contra esse sofrimento. O objeto de estudo no a loucura propriamente dita, mas sim o sofrimento, sendo este um estado compatvel com a normalidade psquica do indivduo, j que o mesmo proporciona uma srie de mecanismos de defesa e de regulao. DEJOURS Na grande maioria das vezes, ocorre um choque entre a histria individual do sujeito e uma organizao do trabalho que a ignora, resultando em sofrimento. O organismo do trabalhador no um motor que pode ser programado e nem ele chega ao seu local de trabalho como uma mquina nova. Ele traz consigo toda a sua histria. Vamos agora viajar no tempo e conhecer um pouco da histria do trabalho sob o olhar de Dejours! Seus estudos partiram da histria do movimento operrio e da correlao das foras entre os trabalhadores, o patro e o estado. No sculo XIX, o objetivo das lutas operrias era em primeiro lugar pela sobrevivncia, pelo direito vida. Ter um trabalho significava poder sobreviver, por isso sujeitava-se tudo. A organizao do trabalho era inexorvel, recusava qualquer manifestao dos trabalhadores. J no fim do sculo XIX tem-se incio as leis pertinentes sade dos trabalhadores. Alguns marcos importantes:

1893 Sano de uma lei sobre a higiene e a segurana dos trabalhadores da indstria. 1910 Instituio da Aposentadoria aps 65 anos, que foi extremamente criticada uma vez que nessa poca a expectativa da vida dos brasileiros no chegava nessa faixa etria. 1968 ANO CHAVE Aps vrios anos, o movimento operrio adquiriu bases slidas e dimenso de uma fora poltica. Busca de melhores condies de trabalho. Aps esse ano, ecloses de greves aconteceram e os trabalhadores passaram a ser percebidos como pessoas que no se mostravam passivas em face s exigncias e presses organizacionais, mas sim capazes de buscar uma proteo contra os efeitos danosos que o trabalho exercia sobre a sade mental, o que foi denominado como estratgias defensivas.
Trabalho taylorizado O objetivo desse sistema o aumento da produtividade, impedindo a liberdade de ao. H uma vigilncia constante, um isolamento de cada trabalhador, que no tem outra sada

a no ser adequar-se ao ritmo e a cobrana imposta. O corpo fica instrumentalizado, despossudo de seu aparelho mental. A repetitividade, a diviso do trabalho, a monotonia, a robotizao, a cobrana exagerada, gera um isolamento e um desconhecimento da sua tarefa e o destino de seu trabalho. Assim, cada trabalhador acaba precisando individualmente se defender dos efeitos danosos da organizao de trabalho. Do choque entre um indivduo dotado de uma histria personalizante e uma organizao de trabalho de uma injuno despersonalizante, emergem uma vivncia e um sofrimento (DEJOURS) ORGANIZAO DO TRABALHO TAYLORISMO: Visa somente o aumento da produtividade; Vigilncia constante de um supervisor; Imposio de ritmo cada vez mais rpido; Rigidez da organizao do trabalho; Robotizao; Ignorncia do sentido do trabalho e do destino da tarefa.

Neste tipo de organizao, os operrios esto juntos, mas solitrios. um trabalho extremamente repetitivo, que ocorre sob forte presso, no qual no sobra lugar para atividade fantasiosa. Como conseqncia, acumula-se energia psquica, que se transforma em forte tenso e posteriormente pode se transformar em patologia. Na opinio de DEJOURS, a organizao do trabalho pode ser a causa de certas descompensaes no quadro de sade do trabalhador. Ele exemplifica essa questo a partir de duas circunstncias: aumento do ritmo de trabalho - tal fato gera nas mulheres crises de choro, dos nervos e desmaios e nos homens descompensaes comportamentais por vias mais agressivas. Quando um trabalhador no consegue se adaptar s presses do cotidiano de trabalho ficam tambm evidentes alguns pontos como a alta rotatividade de funcionrios, o nmero elevado de faltas ao trabalho, constantes consultas acabam disfarando o sofrimento mental, pois este e a fadiga so proibidos de se manifestarem em um ambiente de fbrica. O que acaba vindo tona a doena. O sofrimento mental somente percebido quando chega a seu ltimo estgio. At chegar nesse extremo, os trabalhadores tentam construir mecanismos para se defenderem e para conseguir enfrentar as dificuldades. As estratgias elaboradas pelos trabalhadores representam o estado de medo e de alerta que os mesmos sentem quando esto desenvolvendo uma atividade profissional que coloca a sade em risco. O trabalho taylorizado possui uma organizao to rgida, que acaba por dominar a vida do trabalhador no s durante as horas de trabalho, mas tambm o seu tempo fora do trabalho. A maioria dos trabalhadores no consegue organizar e ter um lazer de acordo com seus desejos. O homem que condicionado na fbrica, tambm conserva o mesmo comportamento fora dela (despersonalizado no trabalho, despersonalizado tambm em casa). Para no perder o ritmo acelerado que cobrado no trabalho e que conseguiu impor a duras penas, o trabalhador permanece o tempo todo vigilante, para no perder o condicionamento e consequentemente no diminuir a produo. como se precisasse se manter acelerado em dias de folga, para ao retornar ao trabalho no correr o risco de ser chamado a ateno devido a uma baixa na sua produtividade.

A importncia da organizao do Trabalho O trabalho pode ser fonte de equilbrio psquico, mas tambm causa de fadiga, dependendo da forma como apresentado. O conceito de carga psquica, proposto por DEJOURS articula-se com o conceito de carga de trabalho adotada pelos ergonomistas. A noo de carga em ergonomia est associada a preocupao de quantificao e de objetividade, enquanto que carga psquica qualitativa (no possvel quantificar uma vivncia: prazer, satisfao, agressividade). As vivncias so sempre subjetivas, apesar disso a subjetividade da relao HOMEMTRABALHO pode ter efeitos concretos e reais, como por exemplo, atravs do nmero de faltas ao trabalho. Ergonomia: carga de trabalho Psicodinmica do Trabalho: carga psquica. Existe um carter qualitativo e dinmico apesar de no mensurvel da carga psquica.

Importante lembrar que cada trabalhador possui uma histria, com caractersticas nicas e que dispe de vias preferenciais de descarga (que podem ser via psquica, via motora ou via visceral). Sendo assim preciso avaliar se a tarefa que o trabalhador est realizando, oferece uma caracterizao apropriada de sua energia psquica. O que constitui a carga psquica do trabalho a reteno da energia pulsional atravs do subemprego de aptides psquicas, fantasmticas ou psicomotoras. Explicitando a relao entre o aparelho psquico e o trabalho DEJOURS afirma que o bemestar psquico provm de um livre funcionamento em relao ao contedo da tarefa que o trabalhador executa. O trabalho torna-se perigoso para o aparelho psquico quando ele se ope a sua livre atividade. O bem-estar, em matria de carga psquica, no advm s da ausncia do funcionamento, articulado dialeticamente com o contedo da tarefa, expresso, por sua vez, na prpria tarefa e revigorado por ela. Em termos econmicos, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psquica que a tarefa autoriza, o que corresponde uma diminuio da carga psquica do trabalho. (DEJOURS, pg. 24)

Explicando! Quando o trabalho favorvel ao livre funcionamento, existe o equilbrio, quando ele se ope, ser fator de sofrimento e doena. Nesse mbito que se insere a psicopatologia do trabalho: o sofrimento est no centro da relao psquica do homem com o trabalho. O sofrimento implica em um estado de luta do sujeito contra as questes da organizao do trabalho que o esto empurrando em direo`a doena. O sofrimento vai levar tambm a criao de estratgias defensivas. A psicopatologia do trabalho a anlise dinmica dos processos psquicos, mobilizados pela confrontao do sujeito com a situao de trabalho.

Importante ressaltar que sob o domnio taylorista de produo, o homem submetido a um tipo de trabalho de tarefas fragmentadas, com modo operatrio e ritmo de trabalho

preestabelecido por outra pessoa. As pessoas so divididas hierarquicamente pela organizao do trabalho, sendo comandadas e supervisionadas. Trabalho e medo O medo constitui-se uma das vivncias dos trabalhadores, que na maioria dos estudos de psicopatologia do trabalho acaba sendo ignorado. importante lembrar que o medo costuma estar presente em todos os tipos de ocupaes profissionais, apesar de algumas estarem mais expostas a um risco relacionado ao corpo do indivduo. (Ex: pescaria em alto mar, construo civil). O risco s vezes recebe investimento por parte da organizao de trabalho na preveno atravs de regras, medidas de segurana, mas mesmo assim h limitaes e o trabalhador continua correndo riscos. Quase sempre proposto ao trabalhador medidas de preveno individuais de carter material (como equipamentos de proteo), ou de carter psicolgico (como regras de segurana impostas). Muitas vezes um acidente que vai demonstrar a existncia de um risco, at ento desconhecido. A vivncia do medo existe, mas raramente aparece de forma explcita, pois encontra-se contida pelos mecanismos de defesa. Se o trabalhador no conhecesse o risco, ele no produziria? Responde Dejours: A conscincia aguda do risco de acidente, mesmo sem maiores envolvimentos emocionais, obrigaria o trabalhador a tomar tantas precaues individuais que ele se tornaria ineficaz do ponto de vista da produtividade. Ou seja, para continuar sendo um bom profissional, o trabalhador ignora o risco e o medo fica camuflado, muitas vezes aparecendo em forma de sintomas. O medo aumenta tambm com a ignorncia. Quanto mais o trabalhador desconhece a sua funo, mais ele sofre, podendo vir a apresentar vrias alteraes em seu organismo. importante ressaltar que DEJOURS acredita que no existem psicoses ou neuroses de trabalho, pois as descompensaes psicticas e neurticas dependem da estrutura da personalidade de cada um. No entanto, determinadas vivncias podem influenciar e favorecer o surgimento de uma descompensao. As neuroses, psicoses e depresses em situaes de trabalho, so compensadas pela utilizao de sistemas defensivos. Geralmente uma descompensao vai acarretar uma queda na produo, consequentemente o trabalhador tende a ser afastado, pois tem como sada largar a empresa ou afastar-se do trabalho atravs de atestado. Na maioria das vezes ocorre um processo de medicalizao, pois ele precisa provar e consolidar o seu afastamento entregando um atestado que vem acompanhado de receitas, desqualificando o sofrimento propriamente dito. Uma organizao de trabalho no pode ser vista como fonte de doena mental, mas influencia no desencadeamento e nas conseqncias destas. Uma organizao de trabalho pode ser causa de uma fragilizao de um indivduo a partir do momento que pode bloquear os esforos que o trabalhador faz para poder adequar-se e adaptar-se ao modo operatrio e as necessidades de sua estrutura mental. A organizao do trabalho exerce sobre o homem forte impacto sobre o seu aparelho psquico. Pode assim emergir um sofrimento que provm do choque entre uma histria individual X organizao do trabalho. Este impacto ocorre principalmente quando o trabalhador no pode modificar nada em sua tarefa, de modo a adequ-la de acordo com suas necessidades fisiolgicas e seus desejos psicolgicos. O resultado disso uma relao homem-trabalho bloqueada.

A maneira como esse sofrimento vai aparecer varia muito, de acordo com uma capa prpria de cada profisso e de cada trabalhador. Ocorre tambm casos em que a relao entre organizao de trabalho e aparelho psquico saudvel, o que pode acontecer quando: 1- as exigncias intelectuais, motoras, ou psicossensoriais da tarefa esto de acordo com as necessidades dos trabalhadores; 2- o contedo do trabalho fonte de satisfao sublimatria, onde a concepo do contedo, o ritmo do trabalho, o modo definido pelo prprio trabalhador, de acordo com seus desejos e suas necessidades. Algumas concluses: Como uma sada, DEJOURS aponta a necessidade de flexibilizar a organizao do trabalho, de modo a conceber ao trabalhador maior liberdade de operao, que passaria a poder atender seus desejos, as necessidades de seu corpo e as variaes do seu estado de esprito.

A organizao do trabalho deveria proporcionar condies de diminuir as diferenas hierrquicas, possibilitar maior autonomia e propiciar melhor compreenso do trabalhador acerca da tarefa que desempenha. Uma outra perspectiva importante a ser lembrada que para DEJOURS, os sofrimentos presentes nas organizaes de trabalho se vinculam a dados relativos histria singular de cada indivduo. Aspectos referentes sua situao atual so processos construdos pelo prprio trabalhador no mbito de sua atividade. O sofrimento pode ser patognico ou criativo.

Sofrimento Patognico - Inicia no momento em que foram explorados todos os recursos defensivos do indivduo. Leva destruio do equilbrio psquico do sujeito, empurrando-o at mesmo para uma destruio orgnica. O trabalhador no consegue pensar sua atividade, esta impe uma acelerao cada vez maior do ritmo, promovendo fadiga e paralisao do funcionamento psquico, denominado pelo autor como represso pulsional. A represso pulsional, ou o ato de no pensar faz com que o trabalhador procure manter-se ocupado o tempo todo, seja com atividades domsticas, seja com uma outra jornada de trabalho. A insistncia por parte do trabalhador promove em sua vida um estado de semi-embotamento, no qual o sujeito anestesia por completo seu estado psquico. Ocorre um bloqueio da energia pulsional do indivduo, gerando desta forma, sentimentos de tenso e desprazer. O problema psicopatognico o resultado das presses psquicas de trabalho nos moldes taylorista, onde h separao entre concepo e execuo das atividades de trabalho. Pelo fato de o trabalhador no conseguir pensar sua atividade ou interferir sobre ela, este impe a acelerao de seu ritmo de trabalho, aumentando ainda mais a sua capacidade de no pensar. O trabalhador que estiver envolvido em um estado de represso psquica, tende a no conseguir desenvolver um papel ativo na economia, assim como as suas relaes sociais, com famlia e amigos tambm sero afetadas, O sujeito nesta situao tende a afastar de todas as pessoas de seu vnculo pessoal, preferindo a solido. Sofrimento Criativo O indivduo consegue elaborar solues que favorecem e ou restituem a sua sade, possibilitando que ocorra um reconhecimento de sua identidade. Neste contexto o indivduo tem a oportunidade de exercer o seu potencial criativo, promovendo descobertas e inventando solues inditas para cada desafio encontrado em

seu cotidiano de trabalho. Dessa maneira, o trabalhador utiliza de sua inteligncia e de seus recursos prprios para aliviar ou combater o sofrimento psquico, no se enquadrando em presses e cobranas externas.
Sob esse aspecto, possvel afirmar que a relao que ocorre entre trabalho e aparelho psquico que o trabalho torna-se perigoso para o aparelho psquico quando ele se ope sua livre atividade. O prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psquica que a tarefa autoriza, correspondente diminuio da carga de trabalho. Importante compreender a relao entre carga psquica e prazer no trabalho: A carga psquica do trabalho resulta da confrontao do desejo do trabalhador injuno do empregador contida da organizao do trabalho. Em geral a carga psquica do trabalho aumenta quando a liberdade de organizao do trabalho diminui. (DEJOURS, 1994) Quando o rearranjo da organizao do trabalho no possvel, quando a relao do trabalhador com a organizao bloqueada, o sofrimento comea. Para DEJOURS existe um espao entre o homem e a organizao prescrita para a realizao do trabalho. Este espao possibilita uma certa negociao, uma inveno do trabalhador, com o objetivo de adaptar o trabalho as suas necessidades e aos seus desejos. Quando essas possibilidades se fecham e a relao entre o homem trabalhador e a organizao de trabalho fica bloqueada, comea o sofrimento e a luta do indivduo contra esse sofrimento.

Outros importantes conceitos so trabalho equilibrante (que permite a diminuio da carga psquica) e trabalho fatigante( que se ope a diminuio da carga psquica. Estes conceitos so apresentados como formas de trabalho que geram menor e maior carga psquica respectivamente. Trabalho equilibrante: se permiti a diminuio da carga psquica. Trabalho escolhido que oferece vias de descarga mais adaptadas as necessidades (trabalho como meio de relaxamento). Exemplos: artista, pesquisador. Trabalho fatigante: se ope a diminuio da carga psquica. No h espao para aptides fantasmticas, a via de descarga psquica est fechada, a energia acumulada, tornando-se fonte de tenso, desprazer. Exemplo: operrio de linha de produo, operador de caixa.

TRABALHO

Diminuio da carga psquica Livre funcionamento Prazeroso Equilibrante

Aumento da carga psquica Oposio a livre iniciativa da vida psquica Perigoso Fatigante

Para se transformar um trabalho fatigante em um trabalho equilibrante, a sada flexibilizar a organizao de trabalho, ou seja, possibilitar ao trabalhador que ele tenha liberdade para trabalhar de forma que algo lhe fornea prazer.

Um exemplo: Mulheres empregadas como datilgrafas em um escritrio. Ocorre um perodo de diminuio do trabalho em que no h nenhuma atividade a ser feita: elas so, no obstante obrigadas a vir ao escritrio e fazer de conta que esto trabalhando. Quando um chefe passa no podem ser surpreendidas tricotando, conversando, lendo ou telefonando. possvel perceber nesse exemplo que h um aumento da carga psquica, mesmo havendo um perodo ocioso e a tarefa no exigir muito, pois no h nenhuma possibilidade de livre funcionamento da vida psquica, o que torna o trabalho fatigante.
O trabalho funciona como um mediador para a sade quando o sofrimento transformado em criatividade ele se beneficia. O trabalho funciona como um mediador para a desestabilizao e fragilizao da sade quando a situao de trabalho, as relaes sociais e as gerencias infligem o sofrimento patognico (todos os recursos defensivos j foram explorados).

A metodologia de pesquisa em psicopatologia do trabalho utilizada por DEJOURS O mtodo utilizado por DEJOURS em suas pesquisas, d nfase no discurso dos trabalhadores e no a objetividade dos fatos. O sofrimento, assim como o prazer, a vivncia, o afeto e a dimenso subjetiva s podem ser recolhidos atravs da subjetividade de um receptor do discurso. O trabalho de objetivao afasta-se do dizer dos trabalhadores, para a objetivao da intersubjetividade. Para que fique claro, a metodologia usada por DEJOURS (s vezes criticada por outros estudiosos), segue abaixo de forma resumida, sua concepo. Uma pesquisa em Psicopatologia do trabalho desenrola-se em oito fases: 1- Pesquisa inicial 2- A pesquisa propriamente dita 3- A solicitao, o grupo homogneo e o coletivo. 4- O material da pesquisa 5- A observao clnica 6- O mtodo de interpretao 7- Validao e refutao dos dados 8- Metodologia e teoria em psicopatologia do trabalho 1- A pesquisa inicial: Primeiro, tem que haver uma solicitao dos prprios trabalhadores, seja de um grupo no institucionalizado de trabalhadores, de um grupo sindical. Depois necessrio preparar a pesquisa, escolher os pesquisadores, os participantes. Em seguida, reunir informaes sobre o processo de trabalho (acesso a documentos tcnicos, econmicos, e cientficos), ter acesso a empresa (poder visit-la em pleno funcionamento). Passada essa fase de investigao, inicia-se uma abordagem da organizao de trabalho (conhecimento da histria, de situaes de conflitos) para compreenso sobre ritmos de trabalho, divises, contradies e outros. 2- A pesquisa propriamente dita:

Rene-se um grupo de trabalhadores, que j tem conhecimentos sobre o objetivo da pesquisa, em um determinado local vinculado ao trabalho. Apresentam-se os pesquisadores e o tema da pesquisa e em seguida solicita-se aos trabalhadores que dem a sua opinio sobre o tema. O que interessa o comentrio verbal feito pelo trabalhador (interesse pelo que dito), sem preocupar com a objetividade dos fatos. Os pesquisadores efetuam um esforo para perceber as relaes existentes entre expresses de sofrimento ou de prazer, expresses positivas ou os silncios. Uma vez identificada tais relaes pelos pesquisadores e no pelo grupo, os pesquisadores as propem como uma interpretao submetida a crtica do grupo. Importante tomar alguns cuidados em relao a interpretao, uma vez que uma interpretao realizada pelos pesquisadores que atingisse brutalmente uma realidade poderia paralisar o grupo, portanto, seria inadequada. Isto porque a exposio do sofrimento e da dimenso subjetiva da explorao podem ser intolerveis, ameaando o grupo e dificultando a realizao do trabalho propriamente dito, quando o trabalhador estiver desempenhando suas funo no seu ambiente de trabalho. Uma interpretao ideal seria aquela que atingiria um sistema defensivo, de modo a permitir a reconstruo de um novo sistema defensivo ou um deslocamento do mesmo. O risco de uma interpretao passa pelos pesquisadores e suas capacidades de perceber tenses psquicas. A subjetividade do pesquisador est diretamente envolvida na tcnica da pesquisa. 3- A solicitao, o grupo homogneo e o coletivo: Muito importante analisar quem solicita e o qu solicita. Nem sempre possvel atender ao que pedido. Alm disso, preciso explicar os riscos que esto implicados na pesquisa (de nada encontrar, de encontrar coisas muito diferentes das propostas, de expor coisas desagradveis...). Outra questo importante que a pesquisa deve ser solicitada a um pesquisador (e no a um mdico, psiquiatra, psicanalista), para que no tenha uma demanda reprimida de tratamento. Alm disso, a fonte de pagamento dos pesquisadores tambm deve ser esclarecida. 4- O material da pesquisa: O material conseqncia daquilo que foi discutido pelo coletivo. O objetivo da pesquisa no a exposio da realidade do trabalho humano (nas suas dimenses fsicas e cognitivas), mas sim a vivncia subjetiva (a dimenso do comentrio). O comentrio, que a formulao do pensar do trabalhador sobre sua situao, o material para se tomar contato com a subjetividade dos trabalhadores. 5- A observao clnica: Trata-se de um material importantssimo para a elaborao e discusso psicopatolgicas. O pesquisador aps observao subjetiva dos fatos, escreve o que foi detectado. uma restituio, ilustrao e articulao dos comentrios dos trabalhadores, atravs da redao da observao. Essa redao feita aps cada encontro, a partir da memria do pesquisador, podendo este tambm utilizar os registros feitos no momento da reunio e excepcionalmente fitas gravadas. um resumo comentado do pesquisador. O objetivo da observao apontar o encadeamento e as interaes ocorridas entre os pesquisadores e os trabalhadores. A observao clnica preocupa-se mais com instrumentos subjetivos. Uma das vantagens que a observao clnica tem a de poder ser submetida a discusso com outros pesquisadores, que no participaram da pesquisa. 6- O mtodo de interpretao: No adianta querer objetivar o sofrimento e o prazer, que so essencialmente subjetivos. Esses dados passam pela subjetividade do pesquisador, na descrio, na identificao e na formulao. O pesquisador s pode situar-se como interlocutor, o que torna possvel a

abertura para uma fala a respeito do sofrimento, do prazer, e que seja possvel de interpretao. Nesse sentido o pesquisador est numa posio diferente dos trabalhadores. 7- Validao e refutao: A validao muito importante e faz-se em dois momentos: a) durante a pesquisa, no desenvolvimento da investigao (elaboraes, hipteses, temas, comentrios), realizados medida que a discusso acontece, sendo rejeitados, retomados ou aprofundados. b) em uma reunio com os trabalhadores que participaram da pesquisa, para devoluo de uma sntese de resultados, observaes e interpretaes dirigidas para a relao sofrimento?Organizao do trabalho. Assim, avalia-se as reaes dos trabalhadores e modifica-se ou corrige-se o relatrio final. Dessa forma, h uma validao ou invalidao que vem do coletivo dos trabalhadores. Quanto a refutao, provavelmente da comunidade cientfica, s possvel atravs de uma contra-pesquisa que possa trazer outros resultados, e interpretaes, possibilitando debates tericos acerca da psicopatologia do trabalho. 8-Metodologia e teoria em psicopatologia do trabalho: A psicopatologia do trabalho baseia-se num modelo de homem e de subjetividade emprestado da psicanlise, o que prevalece na pesquisa. O sofrimento e o prazer so em suas origens provenientes de uma relao especfica com o inconsciente. Na anlise de interpretao, as noes de sofrimento e prazer s podem ser elaboradas atravs de relaes intersubjetivas. Sendo assim a palavra o mediador, e sobre ela que trabalha a psicopatologia do trabalho. O objetivo principal de uma pesquisa em psicopatologia do trabalho a possibilidade das pessoas pensarem sua situao em relao ao trabalho, as conseqncias dessa relao na vida em geral e a posio que o sujeito ocupa em relao ao trabalho, bem como este pode ser um elemento determinante do poder estruturador ou desestruturador do trabalho em relao a economia psquica. SOBRE A METODOLOGIA DE DEJOURS: O trabalhador no pode ser considerado um indivduo isolado, pois est sempre em interrelao. O trabalhador um sujeito pensante, que produz interpretaes de sua situao e de suas condies, socializa essas ltimas em atos inter-subjetivos, reage e organiza-se mental, afetiva e fisicamente em funo de suas interpretaes, age sobre seu prprio processo de trabalho. Estabelece relao com os pares, com a hierarquia, com os subordinados, com familiares e etc. A organizao do trabalho tcnica mas passa tambm por uma integrao humana, que a modifica, e lhe d uma forma concreta.

A intersubjetividade aparece no centro da organizao do trabalho. O que interessa a psicopatologia do trabalho a vivncia subjetiva do trabalho, o lugar que o trabalho ocupa na regulao psquica dos sujeitos. somente atravs de uma relao intersubjetiva com os trabalhadores que os pesquisadores tem a chance de ter acesso a realidade. A via de acesso e a vivncia subjetiva e intersubjetiva do trabalho passa pela palavra dos trabalhadores, e no pela observao dos atos, comportamentos, modo operatrio. A metodologia utilizada est em defasagem com os enfoques objetivistas e quantitativistas, que tentam dar conta das relaes homem-trabalho a partir de um

esquema calcado em ambiente, comportamento, sem levar em conta a subjetividade.


Relembrando a histria atravs do olhar crtico de Maria Elizabeth Antunes Lima A autora, uma grande pesquisadora da rea da sade mental e trabalho, traz importantes reflexes acerca desse tema. Para chegar a algumas concluses, resgata um pouco da histria da Psicopatologia do Trabalho, fazendo consideraes e crticas a importantes tericos desse tema, elegendo para esse percurso, as principais correntes francesas. A Psicopatologia do Trabalho tomou forma a partir de um movimento ocorrido no final da dcada de 40, na Frana: o movimento da Psiquiatria Social. Esta deu origem a duas correntes: A organognese - concepo organicista e dinmica da doena mental a sociognese loucura como uma questo social.

Sobre Paul Sivadon: Em 1952, foi ele quem utilizou pela primeira vez a expresso psicopatologia do Trabalho. Desenvolveu importante trabalho em instituies propondo a reinsero social de pacientes psiquitricos. Utilizou o trabalho em instituies como recurso para o tratamento de pacientes graves. Foi, nesse sentido, um precursor do movimento antimanicomial. Apontava a possvel relao entre certos tipos de trabalho e certos tipos de distrbios mentais. Propunha os poderes teraputicos do trabalho, em circunstncias propcias, apostando tambm na ergoterapia. Crtica de Maria Elizabeth Lima: A principal crtica a esse autor consiste no fato do mesmo apontar que a veracidade ou a falsidade de um fato s poderem ser relativas a um indivduo ou a um grupo social, sendo impossvel uma apreenso objetiva da realidade, j que toda apreenso passa pelo crivo do outro. Outra crtica quando Paul Sivadon trata da questo de acidentes de trabalho como no sendo exatamente acidentes, mas sim a busca de uma sada para problemas que no consegue resolver (o que seria uma forma menor de suicdio). Afirmativa esta que desconsidera completamente a realidade na qual est inserida o trabalhador e considera exageradamente o subjetivismo. Sobre Luis Le Guillant: Tambm fez parte do Movimento da Psiquiatria Social e estudou vrias categorias: empregadas domsticas, telefonistas, etc. Seu objetivo explicitar o papel do meio no surgimento e/ou desaparecimento de distrbios mentais, propondo que o indivduo jamais deve ser separado do social. Prope uma clnica baseada na compreenso das condies de vida e trabalho dos pacientes, associada tambm ao resgate de sua histria de vida. Conseguiu abordar a relao homem-trabalho de forma cientfica, apontando aspectos essenciais relativos aos impactos do trabalho na sade mental. Crtica de Maria Elizabeth Lima: A principal crtica em relao a sua adeso a Pavlov, quando tenta explicar o rico quadro da neurose das telefonistas atravs de um simples quadro de um protocolo

experimental. Alm disso, a sua viso bastante reducionista em relao a importante obra de Marx. Sobre Christophe Dejours: Sua obra teve incio na dcada de 80, sob a influncia da Psicanlise. Seus trabalhos exerceram grande repercusso sobre os trabalhadores e pesquisadores brasileiros. Seus estudos trazem grandes contribuies como a questo do tipo de trabalho taylorismo/fordismo no psiquismo dos trabalhadores, as estratgias defensivas, o enfoque sobre a normalidade, a compreenso do medo, da fadiga, a explorao do sofrimento. Alm disso, inova ao propor a flexibilizao da organizao do trabalho como uma medida eficaz na preveno de problemas de sade,pois possibilitaria aos trabalhadores mais autonomia. Crtica de Maria Elizabeth Lima: Diz respeito a uma certa confuso feita por Dejours entre psicologia concreta e psicologia abstrata. Alm disso, o que sempre enfatiza a subjetividade, o que deixa de priorizar a possibilidade de acesso a realidade. Os resultados ficam comprometidos, pois o acesso a vivncia subjetiva dos trabalhadores passa pela busca de consenso entre as interpretaes feitas pelos pesquisadores. Ao manter a sua nfase exclusiva no discurso, em detrimento dos fatos, restringe de forma significativa a sua abordagem a interpretao subjetiva. O trabalho, ento, s abordado pela via da subjetividade.
Aps essas crticas apontadas a autora ento prope que o trabalho seja realmente tomado como ponto de partida para a compreenso do homem e de tudo que o caracteriza. Somente a partir do trabalho possvel uma articulao entre subjetividade e objetividade, tomando como conceito de subjetividade um atributo de um sujeito, mas lembrando que subjetividade e objetividade so distintas, mas inseparveis. atravs do resgate do trabalho que se torna possvel uma compreenso da relao sujeito/objeto; sem um conhecimento profundo da atividade de trabalho no h como compreender as vivncias subjetivas dos trabalhadores. Da a necessidade de lanar mo da AET (Anlise Ergonmica do Trabalho), como ponto de partida, que levar posteriormente ao acesso das vivncias subjetivas e intersubjetivas. Com isso, possvel evitar cair no subjetivismo (restringindo`a interioridade dos indivduos) ou no objetivismo (restringindo `a realidade exterior). Isto s possvel resgatando o trabalho como categoria central para a compreenso do homem. Sade Mental e Trabalho sob o olhar de Codo Coordenando um grupo interdisciplinar de pesquisa das relaes entre sade mental e trabalho, WANDERLEY CODO aborda a questo sob um outro prisma no Brasil, onde a psicologia do trabalho precisa entender como o homem enlouquece pelo trabalho. Em suas pesquisas procura desenvolver a hiptese que nos distrbios mentais o trabalho tem uma funo determinante. O homem saudvel ou doente pelo trabalho. Relao sadetrabalho: uma velha conhecida, mas pouco aprofundada.. . Quantas vezes no presenciamos uma pessoa comentar: Esse trabalho uma mquina de fazer doidos! Codo afirma que no apenas no senso comum que o trabalho aponta

certa responsabilidade pela sade e ou doena mental. Grandes pensadores j abordavam esta questo do trabalho como determinante na sade mental. E, em geral, suas articulaes apontam para que a forma como os homens vivem o seu trabalho determina a forma como os homens apresentam a sua identidade! Suas definies fundamentais so encobertas pelo modo como o trabalho se organiza na sociedade. O autor alerta para o fato de que os estudos sobre a sade mental e o trabalho no so to recentes tambm, como se costuma pensar. Artigos cientficos das primeiras dcadas do sculo XX j abordavam este tema, como o livro Psychology and industrial efficiency, de 1913, que j discutia a necessidade do bem-estar psicolgico do trabalhador. Enfatiza Codo: o que quer que seja sade, ou doena mental, est ligado ao que o homem faz e a como constri a prpria sobrevivncia. Mas no h muitas estatsticas disponveis em sade mental que abarque a questo do trabalho, mesmo assim, fica claro que as incidncias so alarmantes. No se previne nem repara de forma eficaz a doena no trabalho? A Psicologia social e psicopatologia estudam como o saber produtivo do homem se manifesta em sua singularidade, como ele se apresenta no cotidiano do trabalho que ao mesmo tempo o transforma e sofre tambm do seu poder transformador. Como tambm afirma Codo: estudar o impacto do trabalho cotidiano na reproduo do equilbrio individual necessrio a sua continuidade. (CODO, 1993) O autor afirma que o comprometimento da sade mental no trabalho denunciado, mas aes efetivas de nvel preventivo ou reparador no so implementadas como deveria. Confina-se a doena mental em nossa sociedade como algo que no deva ser muito consciente. Mas como esconder resultados de pesquisa que apontam transtornos neurticos como segundo lugar dentre as incapacidades temporrias? O trabalho visto por Codo como uma temtica complexa que desafia o entendimento do homem, carregado de subjetividade, identidade e valores sociais. Considera que o desafio do estudo do trabalho : reconhecer os valores sociais que o trabalho gera, reconhecer que o trabalho desvalorizado engendra nova natureza de valores sociais. O trabalho desvalorizado (expanso do trabalho morto, trabalho incorporado nas mquinas; expanso do trabalho incapaz de gerar relaes sociais; expanso da especulao), desvaloriza o trabalhador, fragilizando-o de modo irrecupervel, mesmo na presena de ambiente saneado e de perfeitos ajustes anatmicos corpo / instrumento. (CODO, 1995) Alm disso, as relaes entre sade mental e trabalho se manifestam num plano individual estrito, apesar de determinadas pela estrutura social. Veja esta afirmao: O trabalho preso inelutavelmente ao que a trama social tem de mais objetivo, a doena mental escrava do que o sujeito preserva como seu, intransfervel, inominvel. (CODO, 1995) Mas o que trabalho? Segundo CODO o conceito de trabalho atual definido pela face dominante capitalista. E o que trabalho para o sistema capitalista? Segundo Codo: o trabalho dentro do sistema capitalista considerado produtivo na medida em que produz capital, entra no circuito de produo de mercadorias, realiza mais valia, entra em circulao. (CODO, 1992) O capitalismo s considera uma pessoa trabalhadora quando ela produz uma mercadoria vendvel no mercado e que por sua atividade recebe salrio. O trabalho torna-se espelho da classe dominante e para entend-lo necessrio questionarmos o senso comum. Dificilmente algum enquadra, por exemplo, uma dona de casa ou

um aposentado que cuida dos netos, como um legtimo trabalhador, mesmo tendo conscincia do exerccio destas atividades.

Seguindo este raciocnio definir trabalho e detectar os seus efeitos tambm se tornam difceis por causa de sua onipresena. Perceba que em qualquer sociedade humana o trabalho esteve l! Guiando e definindo as aes de sobrevivncia ou convvio do homem. O autor comenta que trabalho no s mercadoria, pois antes do capitalismo estabelecer esta relao, a sociedade j trabalhava, j existiam relaes de trabalho. Alm disso, no pode ser confundido com emprego: trabalho mais do que emprego, o ato de atribuir significado ao meio, portanto, a si mesmo e ao outro. (CODO 1999) Este modelo de estabilidade perdeu o espao em nossa sociedade, est em extino o emprego vitalcio. Ter a qualificao exigida pelo mercado de trabalho que garante a sua atuao. S assim, poder ser capaz de encontrar um lugar para trabalhar, de se inserir no mundo do trabalho que cada vez mais apresenta mutaes nas relaes de trabalho. A sociedade capitalista infere ao trabalho um poder surpreendente, a ponto deste se tornar a identidade do sujeito. Em algumas vezes, ao invs de dizer o nome, diz-se primeiro a profisso...

Trabalho e significado Vejamos uma definio de Karl Marx sobre trabalho: trabalho, antes de tudo, um ato que se passa entre o homem e a natureza. Ao mesmo tempo em que age, por esse movimento, pela natureza exterior e a modifica, modifica a sua prpria natureza e desenvolve faculdades que nela dormitavam. Para Codo, trabalho o ato de transmitir significado natureza, acompanhe a explicao: AO S O

TRABALHO S O

SIGNIFICADO Na ao vulgar, o sujeito se transforma ao transformar o objeto, e vice-versa, no trabalho, o circuito abre para uma terceira relao, um signo que fica (signo-ficare), o significado, o qual por sua vez se transforma e transformado pela ao recproca do sujeito e / ou do objeto. O significado se define pela permanncia alm e apesar da relao com o objeto, ou seja, se define pela transcendncia relao S portanto, o circuito da ao. (CODO, 2006) O. Abre indefinidamente,

Desta forma no se pode dissociar o conceito de trabalho do seu significado, a prpria identidade do homem se estabelece por meio de significados, onde o trabalho proporciona ao homem estabelecer significados natureza tornando-se assim, fundamental tal relao na construo de sua identidade. As relaes de trabalho, significado e prazer tambm merecem ser ressaltadas. Os nossos prazeres tambm so mediados, carregam significados, no so respostas fisiolgicas como nos animais. Codo apresenta o seguinte comentrio: o comer, o beber, a sexualidade so sempre preenchidos de significado, e cada um destes prazeres bsicos pode, literalmente, assumir qualquer significado: comemos e bebemos por raiva, poder, prestgio, submisso... No trabalho, o homem transmite significado natureza e vive uma relao de prazer, constri o mundo! Mas se esta construo no ocorrer como gostaramos? Acompanhe o exemplo abaixo: Voc um treinador de um time de futebol, onde os jogadores gostam de seus exerccios, explicaes, tticas etc. Sua dedicao e empenho exigem muito de voc. Quando chega o dia da disputa, o time rival ganha o jogo de goleada. Com certeza ao sentir que o trabalho no construiu uma ao produtiva, no caso a vitria, fica decepcionado, com raiva. Vem o desprazer... Veja a gravidade da situao nesta afirmao relativa a situaes de desprazer quando amplificadas: qualquer trabalho, em qualquer momento, pode ver o circuito mgico de construo quebrado, e o resultado o sofrimento, muito sofrimento, no limite: a doena mental. (CODO, 1999) Para complementar: O homem humano porque seu signo fica. A doena mental ocorre quando o significado se perde. Somente o verbo e o trabalho so responsveis pela construo do significado, portanto, apenas o verbo e o trabalho so responsveis pela doena mental, porque so os responsveis pela sade mental. (CODO, 2004)

Vamos para um exemplo! Segundo Codo, a questo da LER/DORT que se trata de um sofrimento que surge quando o gesto perde o significado. A LER/DORT a forma como o corpo se manifesta e denuncia o seu estado e tambm busca recuperar o controle do trabalho sobre si mesmo. Mas ela prpria pode afast-lo de vez, e cortar o significado e desenvolver outras doenas mentais.
Relaes de Trabalho importante ressaltar que o sculo XX viu o trabalho estruturar-se em torno de trs pilares: 1 Universalizao das relaes de troca Como j foi explicado, o homem em sua relao com a natureza constri smbolos, que ocorrem graas linguagem e o trabalho. Nestas trocas existentes construda toda uma historicidade. Um universo simblico se desenvolve nestas trocas tanto familiares como em nossas atividades. Por exemplo, um criador de porcos tem uma relao simblica com este animal, no que diz respeito a este universo, vai alm da questo da sobrevivncia. Neste trabalho, como em qualquer outro, as mediaes estabelecidas proporcionam significados que do sentido as aes do homem na natureza: Ao produzir, o homem transforma o meio sua imagem e semelhana e se transforma com ele, o seu produto, seu produto o reapresenta, o representa. (CODO, 1999)

Mas a forma como a sociedade estabelece suas relaes altera a organizao do trabalho, que por sua vez determinam as formas de atuao na prpria sociedade. Qual a forma contempornea de organizao social? Acompanhe a explicao de Codo: A forma contempornea de organizao social a forma de mercadoria, ou seja, a universalizao do trabalho humano, a possibilidade de extenso do significado do gesto a qualquer dos homens do planeta; ou, ainda, a abstrao radical do trabalho especfico construda pela equivalncia de todos os trabalhos, pela troca universal, pelo dinheiro. (CODO, 1999)

O trabalho, de acordo com esse prisma transformador, mgico! mgico porque ele sempre esconde algo do observador ingnuo, sua aparncia no exatamente o que ele . O trabalho tem um valor duplo tanto de uso como de troca.
valor de troca quando independente daquilo que se faz, tudo pode ser igualado de forma universal, o dinheiro faz este papel de nivelamento. Como valor de troca, afirma Codo: a mercadoria se desfaz no dinheiro, equivalendo a este. Nada distingue a mesa do prato, cigarros, tev, um poema, os braos ou o engenho do trabalhador, o corpo de uma prostituta, o computador. [...] Pelo valor de troca, desgarra-se do seu produtor, do momento histrico da produo, dos afetos de quem fez e quem compra. (CODO, 1999) valor de uso quando se deposita um significado singular a sua natureza, que o torna especial para aquela pessoa. Segundo Codo: depende da necessidade humana, sujeitase aos seus desvarios. Agora, uma camisa se traveste nesta camisa particular, ganha cores, cortes, status, afetos, enfim gravita no reino do idiossincrtico. (CODO, 1999) Sua maneira particular de sentir e valorizar algo. Esta relao dual fica mais clara com um bom exemplo, mais detalhado, em mercadoria: Quando se quer comprar uma cala, se compara os preos, a qualidade do tecido, modelos, procura-se um melhor preo entre os produtos. Eis um comprador que troca coisas por um determinado valor, este o valor de troca. O mesmo comprador ao chegar a casa e usar a roupa para sair, esta cala passa a ser nica naquele corpo e adquire valor esttico, afetivo etc. Assim, torna-se valor de uso. Se no futuro pe a cala venda no Bazar ou outro lugar, passa a ser comparada a outras calas e volta a ser valor de troca! Mas, caso presenteie o irmo, a cala transmuta novamente para valor de uso pelo significado embutido. A sociedade capitalista, conforme explicitado, oferta hoje trabalho vazio, portanto sem valor de uso, consequentemente, no mais o trabalho age como constituidor da verdadeira identidade do sujeito. A possibilidade da doena no trabalho surge no confronto do trabalho como valor de uso e de troca. O trabalhador s recupera sua individualidade no ato de consumo que continua a alimentar o prprio sistema capitalista. Se como mercadoria o trabalho tem esta dualidade, valor de troca e de uso, sua expresso na sociedade tambm faz uma correspondncia como trabalho concreto e abstrato. O trabalho abstrato no visvel, sua constituio est relacionada com a atividade profissional de cada categoria, uma identidade que se apresenta no mercado. O trabalho concreto o fazer propriamente dito, a produo de determinado objeto ou servio realizado.

2 A transformao do trabalhador em fora de trabalho

Torna-se necessrio avaliarmos o estado do trabalhador de hoje, mas para isto precisamos voltar ao passado e verificar novamente o modo de produo Taylor Fordismo que, juntamente com o capitalismo e em prol de seus objetivos destituram o significado do trabalho ao homem, atingindo profundamente seu estado de prazer e sade. No Taylor-Fordismo, o trabalhador foi reduzido fora de trabalho, vamos compreender isto melhor analisando a organizao de trabalho Taylor Fordismo, que apresentava como caractersticas marcantes: 1 Planejamento separado da execuo; 2 Tarefas parciais; 3 Reduo do ciclo de trabalho. O que se estabeleceu com as fbricas de trabalho Taylor Fordista foi a separao entre planejamento e execuo, a segmentao dos movimentos em unidades de fora. Retirado o controle do trabalho das mos do trabalhador, a transformao do trabalho em fora de trabalho. Este modo de produo, sem espao para a subjetividade, afeta o trabalhador, que muitas vezes no tem como se realizar ou descobrir o seu potencial, perde a identidade.

Em relao fora de trabalho o mercado se posiciona de forma fulminante, veja esta afirmao de Codo: ... nenhuma diferena entre a compra no mercado de um datilgrafo ou de um soldador, ambos valem enquanto fora de trabalho capaz de realizar mercadoria. O ambiente de trabalho anula a fora transformadora do trabalhador. Codo complementa: os homens apagam-se frente ao trabalho. No se pode negar que a indstria atingiu um grande aumento na produtividade com as contribuies de Taylor e Ford, mesmo assim, os ritmos de produo em pouco tempo chegaram a um limite raramente ultrapassado. Se o problema desta paralisao impeditivo no foi as mquinas, pois estas sempre foram aperfeioadas, qual era o problema? bvio! Os trabalhadores que a operavam! Vamos esclarecer, o que se estabeleceu foi uma relao de compra e venda da fora de trabalho, uma disputa por ndices de reajuste salarial ou de produtividade, (capital versus trabalho). Com os avanos tecnolgicos e mquinas mais eficientes, quem iria operar as mquinas? Um trabalhador sem instruo? Aquele segmentado sem poder de deciso? Claro que no! Codo nos apresenta este homem preparado e o tipo de interveno feita: preciso um homem capaz de tomar decises, adivinhar os problemas a tempo de preveni-los e eis os departamentos de recursos humanos, invertendo todos os sinais. Agora preciso deciso, participao, envolvimento dos trabalhadores. (CODO, 1999) Outros avanos tambm foram implementados como reorganizao dos espaos de trabalho, clulas mais autnomas, etc. A prpria imposio das relaes de produo impulsionou o conflito capital X trabalho. Um conflito que se retro-alimenta; as queixas dos trabalhadores (suas lutas) proporcionam aperfeioamentos dos prprios processos produtivos, no fim desta conta tudo impulsiona a mquina de produo... 3 Dualismo paranico: Socialismo/ Capitalismo A concepo ideolgica que permeava as relaes de trabalho no Sculo XX podia ser facilmente dividida em Socialismo / Capitalismo, onde cada um serve de ameaa e ao mesmo tempo de impulso ao desenvolvimento do outro.

Os interesses dos trabalhadores eram considerados como socialistas, j as iniciativas do empresariado, vistas como explorao das classes, serviam ao capitalismo. Assim, o mundo do trabalho passou a apresentar uma lgica dualista, um modelo de estruturao paranide. Este dualismo impulsionava tal lgica paranide, onde o inimigo poderia estar em qualquer parte. Mas com a queda do comunismo, desapareceu o inimigo. E agora? Se a empresa no est andando bem, no mais culpa do comunismo, a empresa ter de lidar com ela mesma... No h mais um inimigo externo a vencer. Codo explica: esvai-se o sonho fcil da revoluo conquistada a golpes rpidos no aparato poltico. A mudana s poder ser atingida cotidianamente, com mtodos que se organizam e se solidificam na prtica cotidiana, h que mudar todos os dias, enfrentar cada opresso, cada injustia, ali onde ela estiver. Agora se vive o problema de ser o prprio inimigo! Propostas urgentes, mas carentes... De qualquer forma, as condies de trabalho continuam em transformao e necessrio acompanhar as condies psicossociais para o desenvolvimento da subjetividade no trabalho e definir um diagnstico colaborador de aes preventivas na relao trabalho trabalhador. O reconhecimento do circuito de significados para o trabalhador fundamental para compreender os modos de reapropriao ou como o sofrimento pode embargar sua sade mental. De uma forma geral, no possvel resolver estes problemas sem intervir nas condies de trabalho. Com a falncia dos pilares que o sustentavam, inevitavelmente, vem a crise do trabalho, para combat-la surgem 3 movimentos: Qualidade, Participao e Sade Mental. 1 Qualidade: Os objetivos dos programas de qualidade visam a satisfao total dos clientes, fato que no se pode ocorrer sem a qualidade integral do produto ou servio, a qualidade das rotinas da organizao, do treinamento, informao, sistema etc. E tambm a qualidade do custo do produto ou servio, o atendimento no local, no prazo e na quantidade requerida. Segundo o autor estes objetivos no so novos, Ford j se preocupava com isso, a novidade so as estratgias elaboradas para isso, discriminadas abaixo: Diviso da fbrica em pequenas fbricas (todas as unidades numa s fbrica centralizam o controle); Produo de lotes menores (diminuio dos estoques auxilia a visualizao dos problemas); Controle da qualidade na produo (o trabalhador capacitado verifica a qualidade); Aes para assegurar a produo sem interrupes (grupos de qualidade, prmios de produtividade, manuteno preventiva, etc.). Para Codo o movimento da qualidade total, somente mais uma moda imposta das organizaes que revela as exigncias do trabalho no final do sculo XX. Quer refazer os vnculos entre trabalhador e seu trabalho, os programas de qualidade visam, assim, redirecionar a fora de trabalho, ao trabalho composto de significado. Mas no atinge tal objetivo como deveria. 2 Participao: A democracia nas organizaes o controle sobre o processo de produo. Hoje o repensar das relaes de trabalho j possibilitou avanos em fbricas como a Volvo,

Toyota e ABB. Os princpios Tayloristas no so mais seguidos ao p da letra, modificaes ou rompimentos so uma verdade. As novas tecnologias como gesto participativa, flexibilizao dos tempos, clulas semi-autnomas e outras, visam aumentar a participao do trabalhador no processo de trabalho. Vamos pensar agora, porque o trabalhador conseguiu este espao? O trabalhador ter o controle do trabalho no traria perda da produo? A resposta no! O que foi constatado, por isso permitido, que melhores resultados foram atingidos tanto de produtividade, como qualidade e eficincia. Sutilmente, afirma Codo: ganha-se de Ford em seu prprio territrio. 3 Sade mental no trabalho: As pesquisas e trabalhos de Codo indicam que h uma demanda cada vez maior de sade mental no trabalho. (Trata-se de um fenmeno mundial.) Parte do pressuposto que na reconstruo dos vnculos subjetivos com o trabalho que est o impasse e a sada para a crise da ruptura afeto-trabalho. Aponta que no h nada mais subjetivo do que a doena mental, as dores de um trabalhador so diferentes das dores de outro. O seu sofrimento pode ser detectado pelos sintomas, quadro clnico, efeitos da organizao do trabalho etc. Mas o seu significado no igual para todos. No possvel, assim, compreender totalmente a doena mental, pois ela se encontra no que h de mais ntimo no sujeito. preciso iniciar uma avaliao do estado subjetivo dos trabalhadores, compreender os seus significados, caso contrrio, no h avanos na construo de um trabalho que resgate a cidadania. PARA FIXAR: Qualidade: visa satisfao total do cliente; Participao: visa aumentar a participao do trabalhador na produtividade; Sade mental no trabalho: visa o bem-estar do trabalhador para evitar as doenas.

Cidadania e sade mental Segundo Codo o fascnio e o dilema da cidadania que ela , ao mesmo tempo, nica e mltipla, pblica e privada, civilizao, autor de si. De acordo com suas pesquisas, as relaes entre sade mental e trabalho so difceis de detectar. Como ter certeza que os resultados se relacionam com o trabalho propriamente dito? Mais um ponto complicado que o modo como o trabalho se organiza esconde suas determinaes: o patro no paga pelo o que est comprando e o trabalhador no vende o que parece que est vendendo. (CODO, 2006) Sem falar na dificuldade de reconstruir os nexos indivduo-sociedade, principalmente quando se fala de sofrimento psquico. No fica, ento, difcil intuir que existem muitos trabalhos de sade mental e trabalho do Brasil malfeitos, de concluses duvidosas e irresponsveis. Mas como isto atinge o trabalhador cidado? Estes estudos irresponsveis de militncia oportunista utilizam da dor do trabalho para objetivos polticos. Suas conseqncias so perigosas prpria sade do trabalhador: a conscincia do risco comparece como fator ansiognico que potencializa o prprio risco. (CODO, 2006)

Uma proposta de trabalho capaz de revelar dimenses de trabalho invisveis, o impacto do trabalho sobre o trabalhador. Quando o trabalho cria o sofrimento pode-se tentar entender a sua lgica, esta tarefa de compreenso um instrumento de recuperao da dignidade do trabalhador, portanto, uma ao promotora de cidadania. As normas do trabalho so boas e ruins? A organizao do trabalho determina as relaes humanas na empresa. As normas ditam o comportamento do trabalhador e as relaes sociais deste ambiente. Para a continuidade da produo as mquinas recebem manuteno e reparos peridicos essenciais. Os trabalhadores, nesta mesma linha, recebem as normas de conduta e disciplina hierrquica para a continuidade da fora de trabalho. Os manuais invadem a prpria privacidade do trabalhador para assegurar as metas de produo. Mas as normas so relativizadas na empresa, em nenhum lugar as normas so 100% cumpridas. Existe uma situao de complacncia, que gera ao trabalhador uma dvida a pagar ao supervisor de seu trabalho. Assim, perdoar a falha do trabalhador com as normas refora ainda mais o controle sobre o trabalhador. Afinal, ele lhe deve algo... O trabalhador, nesta situao, no quer a relativizao! Ela o impede tambm de lutar pelo o que j foi estabelecido e, portanto, pode ser cobrado pelos dois lados, pois, toda regra controla o trabalhador e tambm o seu controlador. As leis possibilitam certa dignidade ao trabalhador porque no se transita s no mbito do favoritismo e do supercontrole. Alm disso, as normas permitem as lutas coletivas para mudanas das regras e ou revises necessrias. A identidade agora est no bolso! Nossa identidade apresenta caractersticas bastante peculiares e paradoxais: cada ser humano nico, mas ao mesmo tempo se reconhece no outro e vice versa. Veja esta questo de identidade e espelhamento por Codo: Cada um de ns um, no se confunde e no se espelha em nenhum outro, ou, o que quer dizer o mesmo, cada qual pode (em potncia) trocar e se reconhecer, em tudo e em todos. (CODO, 2006) O autor chama a ateno tambm para o papel do trabalho na produo da identidade. Ele determina o tipo de troca que o homem estabelece com o seu meio (CODO, 1992). O trabalho exige bastante do nosso tempo, em geral, muito mais de um tero do dia. Logicamente, boa parte da vida do trabalhador representada pela qualidade do que realiza em suas atividades. Quando o homem demonstra seu trabalho, as outras pessoas identificam e destacam seu comportamento, suas habilidades e, muitas vezes, at expressam verbalmente sua impresso e ou guardam um conceito sobre o trabalhador. O trabalho determina o tipo de troca que os homens vo estabelecer com o seu meio, muitas vezes apenas atravs dele que os homens se identificam.

Assim, torna-se importante perceber e refletir sobre qual esta impresso que as pessoas constroem sobre ele, via trabalho contnuo. Uma imagem que tambm auxilia na construo da identidade que tambm se forma neste processo. Indo mais alm CODO afirma: O trabalho o portador de uma lgica estruturante. Trata-se de que as atividades so portadoras de um modo de ser, de se comportar etc. (CODO, 2006) Sobre o reconhecimento da identidade, Codo argumenta: A permanncia de um trabalhador em uma categoria profissional instala um jogo de espelhamentos na trama

social, que a torna referncia conceitual obrigatria na anlise do fenmeno da identidade social. (CODO, 1992) Nossas atividades no trabalho, profisso em exerccio, so capazes de delinear nosso comportamento. Infelizmente esta ao estruturante est sendo arruinada frente organizao do trabalho servidor do capitalismo. Codo afirma: O advento do capitalismo instaura a equao mercadoria dinheiro-mercadoria, instalando a possibilidade de troca de tudo por tudo, portanto, de todos com todos. (CODO, 2006) O trabalho hoje, ineficaz em seu papel na produo da identidade, repassa esta funo para o valor remunerado, veja esta afirmao: ... o salrio, o pagamento pelo tempo de trabalho vendido para a empresa, passa a representar para o trabalhador o vnculo entre a produo e o consumo, uma forma de reapropriao de sua identidade como sujeito. (CODO, 1993) Mediante salrio, o trabalhador apresenta sua escala de acesso a educao, lazer, cultura, tempo livre e etc. Quando ele atende suas necessidades pessoais ele aparece como sujeito/ cidado. Quem nunca ouviu comentrios do tipo: Joo pratica esgrima! Ele faz isto porque est bem no emprego, ele pode! Veja mais um: Maria voluntria na comunidade, ela tem tempo! Mas tambm com o salrio que ela ganha! Hoje, vivenciamos esta situao intrincada do papel do trabalho, capitalismo e salrio na formao da identidade! Relao do trabalhador com o trabalho: artesanal ou industrial, no tudo igual? O produto do trabalho tem papel importante nas relaes entre sade mental e trabalho. O trabalho artesanal ainda se apresenta de forma subjetiva, criado pelo artista, pessoa hbil e capaz de modelar o seu resultado. Existe um grau de controle de seu trabalho, um sentido subjetivo presente em seu produto. J um trabalhador de linha de montagem estabelece uma relao diferente com o seu trabalho caracterizado por um outro grau de controle sobre o produto, um sentido de perda do contedo subjetivo ou mesmo em relao condio de sua recuperao. Esta relao diferenciada do trabalho do arteso e do metalrgico acaba atingindo diferentes conseqncias psicolgicas. Produto do trabalho: o trabalho artesanal possibilita certo grau de controle e um sentido subjetivo ao produto. O trabalho industrial possibilita perda do controle subjetivo. Tudo que faz parte da histria de vida das pessoas carrega um forte simbolismo.

Relao afetiva com o trabalho A tnica da abordagem de CODO a ruptura entre trabalho e afeto, exacerbada pela organizao cientfica do trabalho. interessante como os objetos que rodeiam a nossa vida tornam-se empregados de afetos, que podem ser bons ou ruins mediante o que ocorreu na presena e ou com este objeto. Os objetos que fazem parte de nossa histria carregam um forte simbolismo, assim como os lugares em que passamos e, claro, as pessoas com quem convivemos. O que dizer, ento, do nosso trabalho? Imagine quanto afeto no depositamos ali! Quando produzimos um objeto ou executamos uma tarefa estamos imantando este produto, de certa forma, de algo que representa nosso afeto. A carga afetiva que surge no trabalho transportada ao produto, exemplifica Codo: Quando trabalhamos em condies gratificantes, gostamos do produto realizado, alguns at se apaixonam por ele, como os

escritores. Mas quando trabalhamos subjugados, imprimimos raiva ao produto. (CODO, 1993) Com o capitalismo feita a ciso entre o afeto e o trabalho. O modo de produo transforma o trabalho subjetivo de cada um em fora de trabalho, o que se produz uma mercadoria igual de todos, no h mais espao para a subjetivao: o melhor trabalho o que se torna capaz de eliminar a marca pessoal do trabalhador. (CODO 1993) O sofrimento parte desta linha, veja a explicao de Codo: Sofrimento humano a dificuldade no processo de significao. Quando as palavras e os gestos no alcanam o outro (no me compreendeu), quando o esforo no trabalho se revelou intil, ou quando no alcano o significado do gesto. Rotina, por exemplo, praticamente sinnimo de um trabalho sem significao. (Codo 1999) Nas tentativas de reativao do afeto, o ambiente de trabalho torna-se uma via de expresso onde, por exemplo, laos pessoais, ironias, fofocas e relaes informais no trabalho procuram suprir a desafetivao do trabalho. Trabalho + Capitalismo = evapora at a afetividade da famlia! Hoje o homem sofre com a falta de subjetividade no exerccio de seu trabalho, mas depende deste para sobreviver. Uma genuna expresso humana suprimida neste processo. Segundo Codo, o trabalho e sua relao com o capitalismo apontam para um forte jogo de controle do homem. Ele pertence a dois campos do mundo scio-econmico que so a produo (trabalho) e reproduo (consumo). Veja esse comentrio: No campo da produo, enquanto realizador de trabalho alienado, o sujeito se consome, mas, enquanto realizador de trabalho (gerador de bens, construtor de identidade, metabolismo homem-natureza), o sujeito se produz. No campo da reproduo, enquanto realizador de consumo alienado, sujeito se consome, mas, enquanto realizador de consumo (gerao de filhos, construo de tempo livre, de nutrio e de relaes sociais para alm do trabalho), o sujeito se produz. (CODO, 1995) Perceba que o homem tem liberdade para consumir o que quer, mas torna-se dependente deste consumo para expressar sua identidade e o que consumir e expressar tornam-se literalmente ditado pelo salrio. Mas no o prprio trabalho o portador da subjetividade humana? No ele que tambm d sentido a vida? Sim, claro! Mas isto s ocorre quando o trabalho no impede a expresso humana e no o reduz a uma simples fora de trabalho como ocorreu desde a Revoluo Industrial e o modo de produo das grandes indstrias. Quem o responsvel? Eis o capitalismo nesta ruptura entre trabalho e afetividade. Na relao capitalismo/trabalho o homem assumiu o papel da razo capitalista e se apresentou de forma objetiva e analtica em suas aes na sociedade. Neste momento ficou a mulher mais caracterizada pela sensibilidade, intuio e afeto. Mas com o prprio avano da relao capitalismo/trabalho e a convocao da mulher para o mercado de trabalho, a clssica diviso de papis na existe mais, a mulher comea a sofrer, assim como o homem, da mesma impossibilidade de subjetivao em suas atividades. A expresso afetiva da famlia evapora-se... Reapropriao - a luta do trabalhador Um homem alienado aquele que no tem mais domnio de si, o trabalho alienado surge no modo de produo capitalista e tira do homem o domnio subjetivo que tinha daquilo

que produzia: Agora o trabalhador se estranha perante o seu produto; perante si mesmo. (CODO, 1993) Esta situao demarca uma forte ruptura entre a sua objetividade e subjetividade (relao que lhe equilibra e confere controle de si mesmo e o meio). Desse modo o homem passa a ter, ento, sua sade mental ameaada. Em busca da reapropriao sujeito - objeto (S O) o homem desenvolve mecanismos capazes de lidar com as rupturas. Leia mais este comentrio de Codo: Durante a evoluo do trabalho, o homem vem sofrendo perdas sucessivas neste processo de construo de si mesmo. A cada uma destas perdas deve se contrapor uma forma de repropriao. (CODO, 1999) Tais sadas podem ser reais ou mgicas e visam a sua proteo. No Real (Efetivo), por exemplo, pode ser a atuao sindical que procura atuar no lcus da ruptura, ou seja, no prprio trabalho. E Mgica, quando no atua na situao lcus, mas restaura a reapropriao, como no esporte, que torna ldica a situao de cooperao e competio tpica do trabalho na sociedade capitalista. Uma reapropriao a nvel individual voltar a uma situao onde o controle j existia. Veja o exemplo: qumico com uma complicada frmula que no consegue manipular e coloca a culpa no estagirio que transportou os elementos anteriormente. De acordo com CODO, a doena mental ocorre apenas quando os modos de reapropriao falham. O risco do sofrimento psquico advm dos momentos significativos (onde se marca um sinal). O homem um produtor de significados, onde precisamos compreender como ele significa sua prpria vida, como no trabalho: o trabalho o momento significativo do homem, a possibilidade da felicidade, da liberdade, da loucura e da doena mental. (CODO 1993) Codo (2004) sustenta que nenhum evento apresenta uma relao linear com a psicopatologia ou com a normalidade. O que se pode dizer que alguns eventos aumentam a probabilidade de ocorrerem manifestaes psicopatolgicas.

Dessa forma, existe a possibilidade de estudar a probabilidade que um trabalho tem de instalar alguma psicopatologia, sendo que os fatores de risco para a instalao de uma psicopatologia seriam todos aqueles que so importantes para a construo da personalidade e da identidade, ou ainda da interao entre elas. A sexualidade, a infncia, a escola, os grupos na adolescncia, o gnero, o trabalho (CODO, 2004, p. 15). Como a expresso do sofrimento do trabalho jogada para fora dos limites do ambiente de trabalho sua expresso em casa uma reproduo do sofrimento que se manifesta em doena, violncia, dependncia. quando o trabalho inventa o sofrimento que podemos entender sua lgica. Tarefa rdua [...] tarefa promotora de cidadania, na medida em que transformaria os estudos sobre sade mental e trabalho em um instrumento de recuperao da dignidade do trabalho (CODO, 1992).

Modos de reapropriao * Contedo Efetivos Enfrentam a contradio tal e qual se apresenta.

Ex: Reunir para diminuir o tempo de trabalho Reapresentam a contradio sob outra forma, ou sob outro contedo. Ex: Se recusam a ver o relatrio de rendimento. Operam uma simplificao da contradio visando torn-la operacional. Ex: Dormi mau nesta noite, por isto no rendi. Espao Deslocadores Transfere a dinmica do conflito para sets distintos de onde ocorre. Ex: Chutar o cachorro. Quando a contradio suposta como solvel no tempo presente Ex: Existe vastas e conhecidas opes para min. Dimenso temporal A sada o retorno situao anterior sobre a qual havia controle Ex: Ai, ai cad os bons e velhos tempos da outra diretoria. Quando o estado presente suportado pela soluo no futuro Prospectivos Ex: me realizarei na aposentadoria!
As manifestaes dos modos de reapropriao no so puras, pode assim, existir diversas combinaes! Crtica a Dejours Codo apresenta uma anlise crtica da obra de Dejours conhecida por psicodinmica do trabalho. Um dos pontos mais fortes da discusso de sua obra pelo fato do foco do trabalho de Dejours ser centrado somente na anlise do discurso do trabalhador. Busca-se o inconsciente, no importante em seus estudos o trabalho real. No se examina o trabalho, o que se busca a escuta psicanaltica do trabalhador. Acompanhe esta afirmao de Dejours: A objetividade dos fatos no nos preocupa essencialmente. Ns pedimos de emprstimo a inspirao psicanalista que preconiza o interesse, antes de tudo, ao que diz o paciente mais do que a realidade, no geral deformada, sobre a qual fala. Codo critica o seu mtodo psicanaltico: como a psicanlise poder compreender as situaes concretas de trabalho? Se a vivncia subjetiva do trabalhador o que interessa

Mgicos

Redutores

Coetneos

Retrospectivos

a Dejours, como possvel acessar o sofrimento do trabalhador no trabalho, sem pesquisar o trabalho?! Outro ponto de crtica se aplica ao conceito de ideologia defensiva, sendo ela uma defesa contra o sofrimento que se torna um valor a ser defendido pelo grupo. Mas as ideologias so produzidas pelos grupos sociais, no no trabalho, elas se desenvolvem nas relaes sociais! Mais tarde, Dejours procura se desvencilhar da teoria psicanaltica como base e passa a critic-la, mas mantm o mtodo de investigao psicanaltico (fala, escuta, interpretao)! Dessa forma, Codo, critica os escritos de Dejours por no apresentar coerncia interna em seus textos, alm das prprias contradies. Acompanhe, agora, esta sntese de Codo sobre o trabalho do terico francs: Dejours quer ouvir a fala interdita do trabalho, quer exercitar a psicanlise e faz-la enfrentar o real do trabalho, quer fundar uma nova cincia. Que tenha boa sorte. Que a psicodinmica do trabalho possa adquirir um pouco mais de trabalho real e um pouco menos de impfia. Deve lhe fazer bem. (CODO, 2000) Assim, fica claro que apesar de respeitar o trabalho do pesquisador Dejours, Codo no o acompanha em sua psicodinmica do trabalho. Codo segue com a psicologia do trabalho valorizando sempre, onde ocorre o trabalho, a economia e a sociedade. Preocupa-se com o trabalho e a ruptura do seu significado ao homem contemporneo, sendo este, para o autor, um elemento chave da doena mental. A Organizao do trabalho e seus impactos sobre a vida dos trabalhadores Vrios autores j apresentados aqui, apontaram a importncia que a organizao do trabalho tem para a vida das pessoas. Para explorar melhor essa temtica, lanaremos mo da contribuio de Ana Isabel Bezerra Paraguay, que enfatiza aspectos bastante relevantes acerca dos impactos que uma organizao pode trazer para os trabalhadores. Falar de organizao do trabalho significa dizer como esse trabalho estruturado, quais as idias principais que o nortearam, como e porqu deve ser feito. Para se avaliar e/ou estudar uma organizao do trabalho, preciso realizar uma anlise de alguns aspectos, suas inter-relaes e seus impactos. So eles: o contedo do trabalho, a alocao de pessoas, as normas, os modos operatrios. Sendo assim, muito importante avaliar como o contedo do trabalho dividido entre as pessoas, quais as normas que elas precisam seguir e as exigncias das atividades em relao ao ritmo, tempo, etc. fundamental levar em considerao que por mais que ocorra uma organizao, um planejamento, nem tudo no trabalho programado e formalizado. Todo trabalho possui uma parte prevista, bem planejada, idealizada e outra parte mais concreta, ou seja, como realizado na prtica, afinal imprevistos sempre podem acontecer. Em virtude disso, para se propor qualquer interveno que tenha como objetivo modificar e melhorar uma organizao de trabalho, e consequentemente intervir na sade do trabalhador, necessrio conhecer as regras, as normas de produo, o contedo previsto, mas tambm as condies de trabalho tal qual ele , de forma concreta. Para se pensar de forma efetiva em organizao do trabalho, tem-se que pensar tambm em seus fundamentos, identificar e refletir acerca dos preconceitos e realizar um exerccio de aprendizagem para melhor conhecer a abordagem econmica e da gesto do trabalho. No basta apenas analisar as estruturas e as prescries organizacionais, como identificar organogramas, cargos, funes,fluxogramas, procedimentos e rotinas. S essa anlise no constitui a organizao do trabalho, pois esta extremamente dinmica e concebida

tambm atravs das vivencias e percepes de todos os envolvidos. Apesar do termo organizao do trabalho abarcar as questes de produo, normas, modo operatrio, diviso de tarefas, meios e materiais para o trabalho, exigncias temporais, preciso lembrar que tambm h questes para alm disso. Os princpios de trabalhos tayloristas, j apresentados nas pginas anteriores, pretendem controle e garantia de um modo especfico de realizar o trabalho, sempre levando em conta a questo da produo. Apesar de parecer que no, de j serem ultrapassados, os princpios tayloristas ou fordistas continuam fazendo parte do cotidiano no s de indstrias, mas tambm de algumas empresas, o que pode ser percebido atravs dos seguintes princpios: 1 Identificao, catalogao, controle dos tempos e movimentos pela anlise cientfica do trabalho. Isto implica em uma reduo dos trabalhadores s normas pr-estabelecidas, a gerncia acaba inferindo um padro a ser cumprido atravs da intensificao do trabalho, e do aumento do ritmo para consequentemente ocorrer o aumento da produo. Os treinamentos e as avaliaes so sempre pautados em um modo operatrio imposto. 2 Seleo e Treinamento. Isto significa encontrar ou treinar o trabalhador para se encaixar s exigncias impostas para execuo do trabalho, atendendo a demanda da gerncia. 3- Planejamento e Controle do Trabalho pela gerencia. Isto significa que a gerencia tem o poder de planejar o trabalho de cada um, direcionando as instrues e modo de realizao da tarefa, sem dar espao para construo dos trabalhadores. Para se contrapor a um modelo de trabalho e de trabalhador simplista, necessrio conhecer e levar em considerao outras reas de conhecimento. A ergonomia vem trazer uma importante contribuio, chamando a ateno para se conhecer a realidade do trabalho. Isto pelo fato de haver uma grande variedade de maneiras de se executar o trabalho, mesmo em atividades automatizadas (o trabalhador no uma pessoa esttica, vai interferir e ser interferido pelo ambiente). Alm disso, a natureza das tarefas tambm nunca so iguais. Desta maneira, possvel perceber que mesmo quando uma tarefa parece ser simples, repetitiva, e j super aprendida, no significa que ocorra reduzida participao ou demanda mental por parte do trabalhador. Mesmo quando j se domina a tarefa, ocorre o monitoramento por parte do trabalhador, de sua execuo. Contrapondo, portanto o modelo taylorista, as teorias sobre organizao de trabalho que vieram aps esse perodo histrico e as outras reas de conhecimento (psicologia, sociologia, ergonomia) tem em comum o reconhecimento de que o modelo de trabalho e de homem precisa levar em considerao aspectos psicofisiolgicos e aspectos da empresa. Por causa disso, para compreender e tambm agir sobre uma organizao de trabalho muito importante conhecimentos tericos e prticos de vrias reas e tambm conhecimento de mtodos e tcnicas de investigao cientfica. Para se investir em uma anlise de uma organizao do trabalho, utiliza-se de mtodos e tcnicas. Para isso, de extrema importncia conhecer bem os mesmos antes de utiliz-los.

preciso tambm que se tenha conhecimento de como os mtodos e tcnicas foram construdos e usados anteriormente. Isto necessrio porque antes de se aplicar algum instrumento necessrio identificar os conceitos ou o referencial terico que o fundamentaram, o objeto de investigao, os objetivos principais. Levando em considerao que a organizao de trabalho possui nveis de complexidade crescentes muito difcil abordar todos os aspectos e nveis. preciso escolher alguns de seus aspectos ou nveis para serem estudados e abordados, dentro de uma determinada perspectiva. Para isso preciso considerar: Os aspectos mais visveis, manifestos da organizao de trabalho e os conceitos subjacentes adotados em relao ao trabalho propriamente dito e tambm em relao aos

trabalhadores. Os aspectos especficos e suas inter-relaes com a sade e o bem estar dos trabalhadores. Somente com conhecimento tericos mnimos que se pode buscar entender uma organizao de trabalho com o intuito de intervenes no que diz respeito a melhoria para a sade e bem-estar dos trabalhadores. Alm disso, para se estudar a organizao de trabalho necessrio tambm coletar informaes acerca de aspectos da vida no trabalho e fora dele. Investigar o significado que o trabalho ocupa na vida do trabalhador e a importncia que tem, bem como a atividade prescrita e a atividade real. Para propor medidas que vo interferir na organizao do trabalho necessrio o uso criterioso de mtodos e tcnicas que levem em considerao: o trabalho, os meios/materiais de trabalho, os impactos do trabalho sobre o corpo, a sade e o bem estar do trabalhador. Para se enveredar por esse caminho, fundamental que os profissionais interessados por essa rea estejam dispostos a aprender e a ampliar as suas reas de abrangncia. A partir dessa disponibilidade, preciso ento se debruar sobre a organizao do trabalho, privilegiando o contexto da empresa ou do setor que se pretende estudar. Isto para se obter uma compreenso geral a respeito da histria, evoluo, situao atual, prticas gerenciais, administrativas, para assim, obter informaes consistentes sobre a estrutura e o funcionamento real.Conhecer como a empresa se situa em seu setor e no mercado de trabalho e quais os problemas mais emergentes. A partir da, se prope um diagnstico ou avaliao de sistemas, situao de trabalho. Como se desenvolve o trabalho (terico e real) em situaes j elencadas. preciso ressaltar que mtodos e tcnicas que combinam dados quantitativos e qualitativos so extremamente teis para a compreenso fidedigna da realidade. Para levantamento de dados, as ferramentas de coleta e anlise so utilizadas por vrias reas do conhecimento, podendo ter o seu foco voltado mais para o ambiente ou para o humano, mas recomendado que as avaliaes sejam concomitantes e que integrem os dados de postos e situaes de trabalho e tambm os aspectos psicofisiolgicos, da sade fsica e mental dos trabalhadores. Durante o processo, preciso estar atento para as prioridades, as possibilidades e as perspectivas de interveno.

Outro ponto relevante que a coleta e tratamento de dados devem ser feitas com cuidado. Deve-se estar atento, por exemplo, ao solicitar dados para profissionais da rea administrativa, pois corre-se o risco deles apresentarem dificuldade para compreender o tipo de dado que realmente interessa, como sero utilizados e sua importncia.Devido a isso, necessrio pensar e consolidar formas de coleta e anlise de dados que sejam apropriados, com implantao e elaborao de processos e rotinas para fornecimento de informaes confiveis e atualizados. Isto s vai acontecer com a existncia de pessoal treinado e capacitado para coleta e anlise de dados. Aps a obteno, anlise e compreenso dos dados estes no devem ficar restritos s reas ou aos profissionais que efetuaram o estudo. muito importante que sejam divulgados para todos os interessados (principalmente para a empresa ou setor-alvo do estudo). Para divulgar os dados obtidos, pode-se utilizar de reunies devolutivas, palestras, cartazes,, campanhas, etc. Alm da entrega de um relatrio gerencial, contendo a proposta, os objetivos e resultados da avaliao. As informaes a serem divulgadas

devem ser adequadas ao pblico-alvo, contendo informaes claras que possam incentivar apoiar ou subsidiar possveis melhorias. Como recurso de complementao de dados, pode-se utilizar a estratgia de avaliao qualitativa. As tcnicas usadas podem ser questionrios especficos, anlise de contedos de verbalizaes, material escrito, grupo focal e/ou pesquisa-ao. Para se intervir em uma organizao de trabalho importante: conhecimento terico, utilizao criteriosa de mtodos e tcnicas de investigao, coleta anlise e compreenso de dados. Aps isso, divulgao dos dados a todas as pessoas interessadas.

possvel concluir, aps toda essa explanao, que no h condies de adotar uma posio simplificadora sobre a organizao do trabalho, uma vez que este ocupa um papel de suma importncia para a vida das pessoas em geral. Dessa maneira, entender, avaliar, implantar e propor melhorias em uma organizao de trabalho um grande desafio, que convoca profissionais de vrias reas para se lanarem sobre to envolvente tema. ERGONOMIA Adequar o trabalho ao homem tornou-se um desafio. As mquinas e instrumentos utilizados no trabalho esto em constantes modificaes e implementos tecnolgicos que so considerados avanos de nossa sociedade. Neste movimento de constante transformao temos tambm as prprias rotinas de trabalho, como o trabalho organizado. Mas e o homem? Como fica a sua capacidade de adaptao ao trabalho em permanente transformao? Temos que nos preocupar com a sua capacidade fsica e mental para garantir sua sade. Com o objetivo de compreender e intervir na adequao do homem ao trabalho, avaliando suas capacidades e necessidades e avaliar tambm os instrumentos de trabalho e o meio ambiente nesta inter-relao, surge a ERGONOMIA. ERGONOMIA, palavra de origem grega, que significa ERGON = trabalho e NOMOS = regras/normas, as leis que demarcam o exerccio do trabalho.

A Ergonomia enquanto disciplina cientfica possui como objeto de conhecimento o funcionamento do homem em atividade de trabalho, e esta a sua especificidade terica. Seus objetivos so conhecer o trabalho, do ponto de vista da atividade de trabalho para transform-lo, intervindo em situaes de trabalho. ( Echternacht, 1998) A Ergonomia preocupa-se com a sade global do trabalhador, busca preservar sua sade fsica e mental e promover eficincia, segurana e conforto. E alerta para o fato que a capacidade do trabalhador de suportar a sobrecarga fsica e mental singular. Fica fcil de perceber que as adequaes no so simples de se realizar. Tudo isso a Ergonomia precisa levar em considerao sem perder o seu objetivo prtico que a segurana e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com os sistemas de produo. O trabalho possui um papel significativo na vida das pessoas. um dos importantes fatores que interferem diretamente na construo e desconstruo da sade. Sade e trabalho se relacionam com diferentes nveis da realidade humana como o pessoal, social

e fisiolgico. Em busca de compreender os fenmenos envolvidos neste processo necessrio conceber o conceito de sade de uma forma mais ampla. Um conceito que possa abranger aspectos econmicos e tambm sociais. Infelizmente, uma abordagem de viso mais abrangente destas questes de sade ocupacional ainda est em recente desenvolvimento. Os estudos clssicos preconizam uma passividade do trabalhador diante dos fatores de risco ou condies de trabalho inseguras. A organizao do trabalho, ou seja, a forma como o trabalho estruturado e, como ele dever ser feito, tem uma repercusso direta na sade do trabalhador. Para poder se pensar em modificar e at melhorar uma organizao de trabalho, importantssimo conhecer as regras, as normas de produo, o contedo previsto, mas fundamental tambm conhecer as condies reais de execuo do trabalho. A ergonomia vem desde 1930 insistindo para se conhecer a realidade do trabalho, para a partir da se propor intervenes. Para apontar a interveno da ergonomia, e sua utilidade para a sade do trabalhador, as autoras Assuno e Lima trazem importantes contribuies. Ampliando o foco, Assuno, afirma: a nocividade est presente quando a organizao do trabalho diminui as possibilidades do trabalhador de evitar a exposio ao fator de risco (formalmente reconhecido ou no). (Assuno, 1998) Somente reavaliando as abordagens das aes preventivas dos danos sade com relao ao trabalho poderemos avanar em suas prticas. Chamam a ateno para a dificuldade dos avanos das pesquisas e das aes preventivas, pelo fato de na maioria delas, ocorrer uma diviso entre as disciplinas que envolvem a sade. Torna-se difcil desenvolver uma viso complexa da relao problemas de sade e trabalho porque vrias reas esto envolvidas neste processo, como a psicologia, biologia, medicina do trabalho, segurana etc. A Ergonomia precisa tambm levar em considerao em seus estudos, segundo Daniellou: A Ergonomia estuda a atividade de trabalho a fim de contribuir para a concepo de meios de trabalho adaptado s caractersticas fisiolgicas do ser humano. Ela est portanto ancorada nas cincias da natureza, que revelam propriedades prprias do ser humano. Ela produz seus prprios resultados sobre as condies de funcionamento do homem em situao de atividade profissional. Ela est enfim voltada para a concepo de meios de trabalho, afim de que considere as caractersticas humanas e a atividade real dos trabalhadores. Aponta-se outro problema, em geral, os estudos que originam as normas de regulamentao das condies de trabalho no levam em considerao a variabilidade industrial e tambm do servio prestado. As normas utilizam somente o TRABALHO PRESCRITO, se afastando, assim dos perigos reais, que a analise do TRABALHO REAL. No analisam o homem como um todo, as intervenes propostas acabam baseadas no trabalho prescrito, e no no trabalho real, consequentemente no atingem o cerne do problema. A dinmica das atividades do homem no trabalho precisa ser reconhecida para ento, poder reduzir a defasagem entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Assuno alerta para o seguinte fato: no imprevisto das situaes de trabalho que se situa a explicao dos problemas de sade. Assim, muitos dos estudos precisam ser revistos. TRABALHO PRESCRITO: normas operacionais formalizadas em procedimentos ou inscritos nos dispositivos tcnicos da atividade.

TRABALHO REAL: Atividade realmente desenvolvida pelos trabalhadores, como ela ocorre, portanto, diferentes do trabalho prescrito.

Hoje, a sade ocupacional no trata somente da insalubridade (relacionada a higiene ocupacional) e da periculosidade (acidentes de trabalho) procura-se identificar diversos tipos de risco seja ele potencial ou que possa efetivamente existir. Surgiu um novo termo, relacional, que valoriza a perspectiva do trabalhador, que a periculosidade, veja a explicao de Assuno: um trabalho pode ser penoso sem que chegue a ser considerado como perigoso ou insalubre. Inversamente, um trabalho insalubre ou perigoso, do ponto de vista de um observador externo, pode no mais ser vivido como penoso por quem o realiza. (Assuno, 2003) Veja um exemplo, um trabalhador ao manipular substncias qumicas (no txicas) pode gerar ansiedade porque ele desconhece sua frmula. Mas o que trabalho nocivo? Responde Assuno: o trabalho nocivo quando constrange o trabalhador e reduz suas possibilidades de construo da sade. Esta construo depende das possibilidades que homens e mulheres, no cotidiano, tem para evitar os riscos, atenu-los ou elimin-los durante a realizao das suas tarefas, e ainda depende das possibilidades que o trabalhador teve para desenvolver as suas competncias que sustentam as estratgias de regulao de riscos. A penosidade pode ser percebida por restringir a liberdade de ao, impe uma obrigao rgida, ou desconforto que gera efeitos fisiolgicos, afetivos, cognitivos ou sociais no trabalhador. Mas imprevistos ocorrem a todo o momento, por exemplo, nas indstrias, que exigem adaptaes para ainda se cumprir os objetivos. Seja uma adaptao individual ou coletiva, ele dever ser capaz de manter a produtividade que potencializa as situaes de risco. Segundo Assuno; Analisar a nocividade do trabalho e no trabalho analisar a situao que a produziu e como o trabalhador reagiu a esta situao. Analisar a nocividade tambm avaliar a situao no qual, mesmos expostos a fatores de risco, a condies inseguras, ou fortes exigncias psicossociais, os indivduos no apresentaram queixas. A ergonomia procura identificar os traos manifestos ou registrados pelo trabalhador quando realiza as suas atividades no cotidiano do trabalho, como o adoecimento se manifesta.

Grande parte das pesquisas acerca dos problemas de sade no trabalho remetem aos fatores de risco de uma doena, (maior probabilidade de que determinada doena venha se desenvolver). No entanto, muito mais importante que reconhecer a presena de riscos conseguir compreender como um fator determinado pode afetar o corpo do trabalhador, o que s possvel realmente quando se compreende a atividade desempenhada tal como ela . Da a importncia da ergonomia ser bem empregada. No muito clara a relao entre risco-doena quando os problemas de sade so relacionados ao trabalho. E um aspecto importante, que no se deve restringir os estudos apenas ao carter clnico-diagnstico, pois se precisa analisar tambm os determinantes sociais do processo de adoecimento. Mesmo assim preciso compreender que o sofrimento no perde o seu carter singular: pessoas diferentes expostas as mesmas situaes no apresentam, necessariamente, queixas e adoecimentos semelhantes.

Difcil estabelecer a relao risco-doena relacionado ao trabalho. Tudo precisa ser considerado, inclusive determinantes sociais do processo de adoecimento.

A analise ergonmica do trabalho necessita desenvolver tcnicas de observao que no utilizem somente check lists padronizados, que exclui o que o trabalhador poderia apresentar de mais singular e apenas reconhece a presena de riscos j esperados e contidos no instrumento. O que se precisa saber como determinado fator afeta o trabalhador por se compreender como executam as atividades de seu trabalho. Risco e condies inseguras no trabalho so devidamente analisadas quando vistas em suas relaes com o trabalhador de forma global. Acompanhe esta relatividade no comentrio de Assuno: os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho se combinam quando eles agem sobre o organismo. E, alm disso, um fator de risco tem repercusses variadas sobre o corpo. [...] os fatores de risco podem ter conseqncias sobre vrios aspectos da vida do indivduo. (Assuno, 2003) Um fato que refora esta afirmao: os resultados de pesquisas em epidemiologia ocupacional determinam limites de exposio do trabalhador, mas as reaes ocorridas so diferentes de um indivduo para outro sem falar da influncia da forma como cada um faz o seu trabalho. Veja esta ponderao dos epidemiologistas em relao a forte associao de um fator de risco no trabalho como elemento causador de uma doena: isso no quer dizer que todos os indivduos com o fator de risco vo necessariamente desenvolver a doena, no que a ausncia do fator de risco garanta que ela no se desenvolver. (Mausner e Kramer, 1984) A ergonomia e a anlise ergonmica do trabalho (AET) apresentam-se como sada, que leva em considerao a singularidade dos indivduos, e das situaes de trabalho. Necessita de um longo tempo de observao do trabalhador nos momentos em que estiver realizando suas tarefas, para assim obter uma viso abrangente de todos os fatores envolvidos.

importante ressaltar que muitas vezes os resultados de uma anlise ergonmica do trabalho so utilizados de maneira equivocada ditando novas normas de comportamento e no discutindo a situao de modo a imprimir mudanas reais.

EXEMPLO: Um trabalhador que estava apresentando constantes problemas na coluna orientado, aps uma anlise ergonmica, a levantar as caixas de peas (parte de sua atividade), somente com ajuda de um colega e usando sempre as pernas flexionadas, para assim no sobrecarregar a coluna. No entanto, a prpria forma das caixas impede a aplicao dessa norma, alm disso, nem sempre o colega est disponvel para carregar as caixas no momento necessrio e nem h espao suficiente para manipular a caixa a dois....
A Ergonomia, ao analisar e propor a preveno baseada na compreenso da atividade, possui mecanismos eficazes para implementar mudanas. Para isso, fundamental elaborar medidas de preveno considerando as atividades mentais e fsicas implicadas

na ao, os diversos componentes da atividade, a adaptao das funes psicolgicas, as diferenas no modo de agir dos indivduos e o ambiente. Outra questo a ser discutida das abordagens da segurana, que se atm a anlise dos acidentes, ou seja, primeiro os acidentes acontecem, para somente depois se aprender a evit-los, reduzindo a preveno a uma anlise corretiva. Mudar esta concepo tem sido um desafio. Outro desafio que boas condies de trabalho requerem maior investimentos, consequentemente, aquilo que se investe em segurana, cobrado em forma de retorno financeiro. Espera-se que o trabalhador retribua os investimentos feitos pela empresa em preveno e/ou segurana, aumentando a produo e consequentemente o lucro. fundamental destacar que a prtica da engenharia de segurana est reavaliando de forma sistemtica seus limites em relao preveno de acidentes e buscando cada vez mais compreender o fator humano envolvido nestes itens: Curto prazo para a produo e lucro em detrimento da segurana; Legislao e normatizao que esto impedindo a melhoria da segurana dos sistemas produtivos; Prescries de comportamentos e procedimentos seguros ineficazes; Foco em aes corretivas de acidentes normais e riscos latentes; E mais, afirma as autoras: a ergonomia oferece uma concepo de segurana que est revalorizando o cotidiano e a experincia, permite antever e evitar os acidentes normais, baseada nos princpios abaixo: Analise voltada as situaes de normalidade; Controle especial de situaes potencialmente perigosas: Revalorizao da intuio e da experincia dos trabalhadores; Abrir espao e valorizar a controvrsia ao invs do consenso. Desenvolvimento coletivo e socialmente controlado de tecnologias de risco. A AET quer operar nas relaes sade e trabalho. Seu objetivo principal realizar uma anlise imanente, colada ao comportamento do trabalhador, de suas razes, objetivos e motivaes. Trata-se de compreender a atividade por dentro, reconstruir a sua lgica em seu curso prprio de ao.

Assuno destaca: a perspectiva da AET consiste em compreender o comportamento no trabalho, atravs dos olhos do trabalhador. Pode-se concluir que preciso enfrentar o desafio de enveredar pelo caminho da Anlise Ergonmica do Trabalho buscando ver o mundo dos trabalhadores pelo lado de dentro, para assim propor intervenes contextualizadas e eficazes. Segue abaixo um consolidado com as principais caractersticas dos autores apresentados na Unidade I.

1 - DEJOURS 2 - CODO 3 - PARAGUAY Carga psquica do trabalho: o Papel do trabalhado na > trabalho como que a constitui o subemprego produo da identidade, fundamental para a vida de aptides psquicas, determina o tipo de troca que das pessoas.

fantasmticas ou psicomotoras, o homem estabelece com o que ocasionam uma reteno de meio. energia pulsional. Homem se hominiza pelo O prazer do trabalhador resulta trabalho da descarga de energia psquica que a tarefa autoriza. Vida do homem no pode ser compreendida na 1. Trabalho equilibrante X ausncia do trabalho trabalho fatigante 2. Sofrimento patognico Marx como terico muito X criativo citado.

> Estudar a organizao do trabalho envolve conhecer diversos aspectos da vida no trabalho e fora dele. > Anlise da organizao do trabalho. > J que o trabalho tem uma importncia muito grande na vida das pessoas, fundamental se debruar sobre as organizaes de trabalho para propor e implantar melhorias para no ficar apenas > Flexibilizao da organizao O homem produz sua > Impacto do taylorismo / prpria existncia na medida ressaltando os impactos nocivos. fordismo no psiquismo dos em que trabalha, trabalhadores. arquitetando a estrutura 1. Valoriza clima > Estudo das estratgias social com suas prprias psicossocial. defensivas mos. 2. Avaliar o trabalho > nfase no discurso dos - Marca central do prescrito e o trabalhadores e no capitalismo a mercadoria trabalho real objetividade dos fatos. que traz alienao. O sofrimento, assim como o prazer, a vivncia, o afeto e a Crtica a DEJOURS: Por ser Trabalho = papel social dimenso subjetiva, s podem um pesquisador que desistiu ser recolhidos atravs da de procurar os nexos entre Salienta como importante subjetividade de um receptor sade mental e trabalho, elaborar um diagnstico do discurso. O trabalho de substituindo essa busca por de como se desenrola o objetivao afasta-se do dizer um conceito de ideologia trabalho (reconhecimento dos trabalhadores, para a defensiva. Foco centrado de campo) objetivao da no discurso do trabalhador intersubjetividade. 4 - ASSUNO >Teoria de Dejours trabalho prescrito X trabalho Real. >Amplia o conceito levando em considerao vrias disciplinas para estudo do trabalho. > Sade ocupacional (insalubridade, periculosidade, penosidade) >Preveno Acidentes > Risco >Anlise Ergonmica do trabalho. Mudana na viso, ampliao das aes. 5 -MARIA ELIZABETH LIMA Compreender os homens como individualidades sociais, articulando a singularidade biopsquica e a universalidade genrica numa unidade complexa. Resgate das situaes reais de trabalho atravs da AET e da anlise psicossocial. Trabalho como ponto de partida para a compreenso do homem e de tudo que o

caracteriza como especificamente humano. Necessrio um conhecimento em profundidade da atividade de trabalho para compreender as vivncias subjetivas dos trabalhadores. Crtica a Dejours; Como Dejours enfatiza a subjetividade, qual a possibilidade de acesso realidade, j que o critrio de objetividade passa pelo consenso dos pesquisadores a respeito da vivncia dos trabalhadores. nfase no discurso em detrimento dos fatos.

Vous aimerez peut-être aussi