Vous êtes sur la page 1sur 13

Escola Superior de Educao de Leiria

Introduo

No mbito da disciplina expresso motora, foi-nos proposto a realizao de uma investigao sobre a flexibilidade enquadrando-a nas capacidades motoras condicionais, e uma comparao desta, em idades compreendidas entre a pr-escolar (3-5anos) e o primeiro ciclo (7-8anos) Iniciamos este trabalho, referindo a flexibilidade como capacidade motora de todos ns (desde da infncia) e apresentamos uma breve definio sobre esta capacidade. Indicamos os tipos de flexibilidade existentes, tais como, a geral, especifica, passiva, activa, dinmica e esttica. Fazemos tambm referncia importncia da flexibilidade corporal, bem como os seus factores, e o seu devido treino. Para finalizar temos por tema a flexibilidade na infncia, referindo o seu treino no Pr - Escolar e na primeira idade escolar.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Flexibilidade como parte integrante das capacidades motoras


O ser humano dotado pela locomoo, a qual foi desenvolvendo ao longo dos tempos de maneira a deslocar-se com harmonia e destreza enfrentando as dificuldades impostas pelo evoluir dos tempos. Foi desenvolvendo as suas capacidades psquicas e motoras, sendo nos dias de hoje essas evolues objectos de estudo. Nas capacidades motoras podemos ter condicionais e coordenativas. As coordenativas esto directamente relacionadas com o nosso sistema nervoso, nomeadamente tctil, visual, etc. Dentro das capacidades motoras condicionais temos; Fora Velocidade Resistncia Flexibilidade

Msculo

Articulao

Flexibilidade

Alongamento

Mobilidade

Esquema 1: Representa a relao entre o msculo e a articulao em que a flexibilidade condicionante.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Flexibilidade
Podemos definir a flexibilidade como uma capacidade de executar um movimento de grande amplitude angular em torno de uma articulao atravs da sua mobilidade, por intermdio de uma contraco muscular voluntria ou por aco de foras externas.

Flexibilidade

Alongamento muscular Mobilidade Articular

Esquema 2:

A flexibilidade est sempre associada amplitude do alongamento

muscular e mobilidade da respectiva articulao.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Tipos de Flexibilidade

GERAL Amplitude normal de oscilao das articulaes (necessria para a vida diria), especialmente nas principais articulaes: ombro, anca e coluna vertebral (ver anexo I fig. 1).

DINMICA a capacidade de utilizar a amplitude do movimento de uma articulao, existindo conjuntamente velocidade no movimento. (ver anexo I fig. 3)

ESTTICA a manuteno de um estado de alongamento por determinado perodo de tempo, no tendo em conta a velocidade. (ver anexo I fig. 2)

PASSIVA Amplitude mxima ao nvel da articulao, obtida pela interveno de uma fora externa. (anexo I fig. 6)

ESPECIFICA Consiste na amplitude necessria para a realizao de movimentos especficos de cada modalidade. (ver anexo I fig. 4)

ACTIVA Maior amplitude de movimento conseguida numa articulao pela contraco dos msculos. (ver anexo I fig. 5)

Activa - Esttica: quando se assiste Activa dinmica: quando se d uma por um certo perodo de tempo, mobilizao, rpida e projectada, dos manuteno de uma determinada segmentos corporais, com um regresso Expresso Motora amplitude de movimentos aps uma quase que imediato posio inicial; mobilizao por interveno dos agonistas.

Escola Superior de Educao de Leiria

Importncia da flexibilidade corporal

Ter flexibilidade algo essencial para a nossa vida porque est dire ctamente relacionada realizao de tarefas simples do dia-a-dia. Se acrescentamos que a flexibilidade um factor indispensvel para que todos os nossos movimentos sejam geis e que hoje est considerada como qualidade fsica fundamental ou bsica, deveremos prestar-lhe a ateno que merece. Outro inconveniente que tem ao no desenvolv-la o perigo de leses musculares e dos tendes.

Factores que determinam a flexibilidade.


1. Sexo: geralmente as mulheres apresentam maior flexibilidade devido aos tecidos serem menos densos elas tm uma capacidade maior em alongar a musculatura, os ligamentos os tendes, e mais elasticidade, devido ao alto nvel de estrgenio, por isso apresentam uma maior quantidade de tecido adiposo e menor massa muscular. 2. Hora do dia: pela manh, ao acordar, o corpo apresenta maior resistncia aos movimentos de maior amplitude; 3. Temperatura: com o calor h um relaxamento dos msculos e assim o aumento da flexibilidade, inversamente h uma reduo da elasticidade muscular no frio; 4. Individualidade biolgica: pessoas de idade e sexo iguais podem apresentar graus de flexibilidade diferentes; 5. Herana: as caractersticas genticas condicionam em alto grau a flexibilidade, por isso devemos ter isso em conta na hora de realizar o exerccio qual a nossa capacidade inata. Se temos em conta que a raa oriental possui maior relaxao articular que a ocidental, com um mesmo treino, um oriental e um ocidental no podero conseguir os mesmos resultados;

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

6. Idade: quanto mais idade menor a amplitude dos movimentos. Se iniciarmos treinos desde criana, maiores possibilidades tero de atingir maiores amplitudes.

Treino da Flexibilidade
Existem 4 mtodos de desenvolvimento desta capacidade: i. Balstico - consiste em movimentos de balanos amplos e rpidos, flexes e tores, que ultrapassam os limites normais da liberdade das articulaes; ii. Esttico - implica forar lentamente uma articulao at alcanar um ponto para alm da amplitude normal e manter essa posio por um determinado perodo de tempo; iii. PNF ( proprioceptive neuromuscular facilitation) - este mtodo consiste numa combinao do mtodo esttico e da contraco isomtrica. A articulao elevada a uma determinada posio atravs do mtodo esttico e depois efectuada uma contraco isomtrica com a durao de 5 a 10 segundos, na qual se tenta movimentar a articulao no sentido contrrio aquele em que se pretende trabalhar. Esta contraco pode ser contrariada por um companheiro ou por um objecto imvel. Depois de realizar a contraco volta-se de novo a forar a articulao para l do limite alcanado; iv. 3-S (scientific stretchin for sport) - difere do PNF apenas pelo facto de o msculo que se est a alongar ser aquele que contrrio isometricamente. Surge com um movimento passivo, no qual o grupo muscular a alongar est relaxado. Segue-se uma contraco isomtrica durante 6 a 8 segundos ao mesmo tempo que uma fora externa tenta impedir o movimento.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

No inicio do treino importante introduzir movimentos simples (por exemplo de flexo-extenso), depois com tempos de elasticidade e, finalmente, movimentos de arranque no domnio dos exerccios activos de estiramento. Somente depois se passa a exerccios com a ajuda de uma pessoa onde um parceiro, o que pertence ao domnio dos exerccios passivos de flexibilidade. O treino da flexibilidade visa diminuir a aco do encurtamento e o enfraquecimento de determinados grupos musculares, que aparecem j na infncia, com o treino bsico. Este treino deve ser executado de forma compensatria, fortalecendo os msculos enfraquecidos e como um treino dos msculos susceptvel a encurtamento. Deve ser evitado o alongamento passivo, pois as crianas no esto preparadas para esse tipo de alongamento, muitas vezes lesionando-se por causa de brincadeiras, como forar demais o alongamento.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Flexibilidade na Infncia
As crianas como seres em desenvolvimento tem determinados indicadores que nos auxiliam a definir a sua maturao biolgica, ou seja, a sua pr disposio para realizar certos exerccios. Indicadores que podero ser: Determinao da idade esqueltica; Determinao da idade; Determinao sexual; Determinao da idade dentria; Determinao da idade morfolgica. A caracterizao do jovem deve ser feita ao nvel dos aspectos motores, psicolgicos, intelectuais e sociais. Nas idades dos 7 aos 9 anos a flexibilidade uma etapa considerada importante, no entanto entre os 10 e os 12 anos a idade mais importante no desenvolvimento desta capacidade motora. 1. O treino da Flexibilidade na Idade Pr-Escolar (3-5 anos) Nessa faixa etria, o treino de flexibilidade no deve ser forado, pois a criana naturalmente apresenta uma alta flexibilidade e os sistemas sseo e articular ainda no esto totalmente formados. A flexibilidade dada como um componente do desempenho fsico num treino mais amplo. 2.Treino de Flexibilidade na Primeira Idade Escolar (6-10 anos)

Nessa faixa etria, o desenvolvimento da flexibilidade no total, h um aumento da capacidade de flexo do quadril, dos ombros e da coluna; e uma reduo da capacidade de extenso da articulao plvica e da articulao dos ombros, que pode ser amenizada com exerccios de alongamento.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

A flexibilidade deve ser includa nos treinos de modalidades desportivas que requerem grande velocidade, como ginstica olmpica e saltos ornamentais. O treino de flexibilidade geral inclui exerccios ldicos e pequenos jogos.

Concluso
Com a realizao deste trabalho conclumos que a flexibilidade s se desenvolve se receber um tratamento ptimo e todos os meios disponveis forem aplicados conforme a combinao mais favorvel. A escolha dos exerccios de flexibilidade ou a sua combinao depende da faixa etria em que ir ser desenvolvida. O treino desta capacidade deve ser frequente e sem grandes interrupes, utilizando o estiramento atingindo o limite mximo vrias vezes e elevado progressivamente. O ganho de flexibilidade aps exerccios activos dura mais tempo do que aps a execuo de exerccios passivos, estes devem ser variados em diferentes idades. Na infncia e na adolescncia a flexibilidade no deve ser exagerada dado que esta desenvolvida em excesso pode ter repercusses negativas no desenvolvimento das outras capacidades motoras. Especificamente no escalo etrio dos 6 aos 10 anos a flexibilidade muito acentuada, devendo ser privilegiada a flexibilidade geral. Todas as modalidades que exigem grandes amplitudes articulares, por exemplo, obrigam exercitao da flexibilidade especfica em idades muito jovens (desde os 6 anos). Com o decorrer da nossa pesquisa verificmos que existe pouca informao sobre o treino da flexibilidade em idade pr-escolar, pois nesta idade no deve ser forada, a partir dos 6/10 anos j h mais informao pois nesta idade que h maior incidncia do treino da flexibilidade.

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Bibliografia

ALMEIDA, Antnio Paulo; MONTEIRO, Jos Carlos ; Desporto Blocos 1 / 2/3, Rio tinto, Edies ASA, 2001

ROMO, Paula; REIS, Slvia, Educao Fsica 10 / 11/ 12 anos, Porto, Porto Editora, 1999

http://www.movere.com.br/materia.asp?idmateria=133

http://www.academiafutvb.com/files/flexibilidade_coor_26.pdfhttp://www.acad emiafutvb.com/files/flexibilidade_coor_26.pdf

http://clientes.netvisao.pt/bg014691/curiosidades/flexibilidade.html

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Anexo I

Figura 1 Flexibilidade Geral

Figura 2 Flexibilidade Esttica

Figura Flexibilidade Dinmica

Figura 4 Flexibilidade Especifica

Expresso Motora

Escola Superior de Educao de Leiria

Figura 5 Flexibilidade Activa

Figura 6 Flexibilidade Passiva

Expresso Motora

Vous aimerez peut-être aussi