Vous êtes sur la page 1sur 86

Eleies na Rssia

Putin resiste a protestos e vence disputa


Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Com a credibilidade abalada por denncias de fraudes eleitorais, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin venceu pela terceira vez as eleies presidenciais, ocorridas no ltimo dia 4 de maro. Ele est h 12 anos no poder, mas o novo mandato (agora de seis anos) ameaado por revoltas populares contra a corrupo no Kremlin. Direto ao ponto: Ficha-resumo Na prtica, Vladimir Putin nunca deixou o comando da Rssia. Ele foi presidente entre 2000 e 2008, perodo em que o crescimento econmico sustentou sua popularidade. Um veto constitucional, contudo, impediu que concorresse a um terceiro mandato. Ele ento apoiou Dmitri Medvedev na sucesso presidencial e foi indicado para o cargo de primeiro-ministro. O objetivo era de, vencida a disputa presidencial deste ano, apenas trocar de cadeiras com Medvedev, que assumir o posto do atual premi. E, como uma reforma na Constituio alterou o mandato presidencial de quatro para seis anos e Putin tem ainda o direito de se candidatar novamente em 2018, ele pode, teoricamente, permanecer no cargo por mais 12 anos (at 2024). Os rumos polticos da Rssia, entretanto, podem mudar nos prximos anos. Em dezembro, aps denncias de fraudes nas eleies parlamentares, 90 mil russos foram s ruas de Moscou e outras cidades para protestar, enfrentando o inverno com temperaturas abaixo de zero. Na ocasio, o partido Rssia Unida, de Putin, saiu vitorioso, conquistando 238 das 450 cadeiras do parlamento. Foram as maiores manifestaes vistas no pas desde o fim do regime comunista em 1991. Elas foram promovidas principalmente pela classe mdia que cresceu na ltima dcada e hoje corresponde a 25% da populao e 40% da fora produtiva do pas , insatisfeita com os casos de corrupo na

poltica. Putin reagiu acusando os Estados Unidos de incentivarem as agitaes populares na Rssia. Apesar da repercusso negativa, elegeu-se com 64% dos votos, amparado pela popularidade do governo e pela desarticulao da oposio. A vitria com mais de 50% dos votos impediu que a disputa fosse para o segundo turno. O lder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, foi o segundo candidato mais votado, com 17,19%. Os resultados oficiais foram mais uma vez contestados por observadores internacionais e pela ONG Golos, que acusou irregularidades e uma vitria mais apertada do premi russo, pouco mais de 50% dos votos. H denncias de que eleitores teriam depositado mais de uma cdula nas urnas.
Economia

Desde o sculo passado a comunidade internacional fica atenta aos acontecimentos polticos na ex-URSS. Afinal, a Rssia o maior pas do mundo, uma potncia nuclear e a sexta economia do planeta. Durante 74 anos, foi uma superpotncia militar e modelo de governo comunista, at que reformas polticas e econmicas levaram ao colapso os regimes comunistas do Leste Europeu que orbitavam o Estado sovitico. Nos anos 1990 o pas enfrentou uma crise econmica que causou a contrao do PIB em 40%. A partir de 1998, a alta do preo do petrleo impulsionou um perodo de crescimento econmico durante uma dcada. Nessa poca, o PIB registrou aumento de 185%, uma mdia anual de 7,3%. O pas foi ento includo no Brics, grupo das economias em desenvolvimento, que inclui Brasil, ndia, China e frica do Sul. Foi a prosperidade financeira que produziu os altos ndices de aprovao de Putin e o levaram a se reeleger e empossar um sucessor. Por outro lado, Putin um dos lderes mais polmicos do mundo. Ex-oficial do servio secreto russo, a KGB, ele acusado de perseguir inimigos polticos, censurar a imprensa e fraudar processos eleitorais para se manter no poder.

Da mesma forma que o presidente venezuelano Hugo Chvez e os ditadores do Oriente Mdio, Putin conta com as reservas de petrleo russas para blindar o governo das crescentes crticas, internas e externas. Mas a atual crise econmica no continente europeu, que derrubou as exportaes, e a presso popular podem agora abreviar o fim da era Putin.
Direto ao ponto O primeiro-ministro russo Vladimir Putin venceu pela terceira vez as eleies presidenciais, ocorridas no ltimo dia 4 de maro. E, mais uma vez, o pleito foi marcado por denncias de fraudes. Putin est h 12 anos no poder. Ele foi presidente entre 2000 e 2008 e como um veto constitucional impediu que disputasse um terceiro mandato foi empossado primeiro-ministro. Teoricamente, ele pode se manter no cargo por mais 12 anos, pois cumprir um mandato de seis e ter o direito de se candidatar novamente em 2018. A popularidade de Putin sustentada pela alta do preo do petrleo, que impulsionou o crescimento econmico durante seu governo. No entanto, desde dezembro do ano passado enfrenta a maior onda de protestos desde a queda dos regimes comunistas em 1991.

Tragdia na Antrtida
Base tem importncia cientfica e poltica para o Brasil
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Dois militares brasileiros morreram em um incndio ocorrido na madrugada de 25 de fevereiro que destruiu 70% da Estao Antrtica Comandante Ferraz, base cientfica administrada pela Marinha. A estao funcionava h 28 anos como polo de pesquisa e posto avanado que marca a presena do pas no continente gelado. Direto ao ponto: Ficha-resumo Era como uma pequena cidade, construda numa rea de 2,6 mil metros quadrados e com capacidade para abrigar at 100 pessoas. Atualmente, 59 cientistas, militares e civis, trabalhavam no local, onde so realizadas pesquisas importantes sobre biodiversidade marinha e mudanas climticas. Havia laboratrios, dormitrios, cozinha, biblioteca, enfermaria, sala de lazer e esportes, oficinas e instalaes tcnicas. O incndio comeou na praa de mquinas, onde ficam os geradores de energia, e se espalhou rapidamente pela estao. O sargento Roberto Lopes dos Santos e o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo morreram enquanto tentavam combater o incndio. Outro militar ficou ferido sem gravidade. Os demais ocupantes foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei. A pesquisa cientfica na Antrtida necessria, mas sempre envolve riscos. O que poucas pessoas sabem que um dos maiores perigos nas estaes o de incndios. O continente antrtico possui a maior reserva de gua doce do mundo, mas em estado slido (neve e gelo), dificultando o combate ao fogo. Alm disso, o clima no local seco e com ventos de at 100 km/h, o que favorece a propagao das chamas. Com a destruio das instalaes, boa parte do material e equipamentos de pesquisas foi perdida. "O grau exato do que

aconteceu ainda precisa ser objeto de percia, mas a avaliao de que realmente perdeu-se praticamente tudo", disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. Segundo ele, a reconstruo deve levar dois anos.
Deserto de gelo

A Antrtida (ou Antrtica) um dos menores continentes do mundo, com 14 milhes de quilmetros quadrados de superfcie. A despeito disso, possui extenso superior a pases como Brasil, China e Estados Unidos. Localizado no Plo Sul, o continente antrtico um imenso deserto de gelo, com exceo de algumas regies montanhosas. tambm o continente mais frio, seco e com as maiores altitudes e maior incidncia de ventos no planeta. Na Antrtida foi registrada a temperatura mais baixa do mundo: 89,2 C. Em mdia, a temperatura anual na costa de -10 C, e no interior, -40 C. Os dias e as noites duram meses no vero e no inverno. Em razo dessas condies adversas, no h habitantes. Apenas grupos de pesquisadores e militares ocupam bases polares, cuja populao oscila entre mil no inverno a quatro mil no vero.
Tratado internacional

O incidente na estao Comandante Ferraz tem consequncias cientficas e polticas para o Brasil. Os trabalhos dos cientistas na Antrtida ajudam a entender os impactos ambientais da poluio provocada pelo homem no clima da Terra e na fauna marinha. Tudo o que acontece na Antrtida tem reflexos no resto do planeta, e vice-versa. Foi naquele continente que surgiram descobertas importantes como o efeito estufa, o aumento da temperatura global e a elevao do nvel dos oceanos. Se, por um lado, a realizao de pesquisas no depende da base que foi destruda pois tambm so feitas em navios oceanogrficos de apoio e acampamentos , a estao, contudo,

vital para abrigar os cientistas durante o inverno antrtico. A presena brasileira na Antrtida, garantida pela estao, ainda essencial por questes polticas. O continente no tem dono e nenhum governo. Como no possui nativos e h divergncias sobre quem o descobriu, vrios pases reivindicavam a posse, entre eles a Argentina, o Chile, a Frana e o Reino Unido. Para resolver isso foi criado o Tratado da Antrtida. O documento foi assinado em 1o de dezembro de 1959 por 12 pases, incluindo as duas superpotncias da poca, os Estados Unidos e a exURSS. Por meio dele, as naes se comprometeram a suspender as reivindicaes de posse para permitir a explorao cientfica e proibir qualquer tipo de operao militar no territrio. Atualmente, cerca de 20 pases possuem bases na Antrtida, entre elas a brasileira, instalada em fevereiro de 1984. A manuteno do posto, desse modo, atende aos interesses do Brasil no continente e as diretrizes da comunidade internacional de conservao da neutralidade poltica, preservao ambiental e estmulo cooperao cientfica.
Direto ao ponto Um incndio ocorrido na madrugada de 25 de fevereiro destruiu a Estao Antrtica Comandante Ferraz, base cientfica administrada pela Marinha. A estao funcionava h 28 anos. Dois militares brasileiros morreram tentando apagar o fogo: o sargento Roberto Lopes dos Santos e o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo. Atualmente, 59 pessoas, entre cientistas, militares e civis, trabalhavam no local. Na estao eram realizadas pesquisas importantes sobre biodiversidade marinha e mudanas climticas. A Antrtida (ou Antrtica) o continente mais frio, seco e com as maiores altitudes e mais ventos do planeta. Um tratado internacional impede que pases reivindiquem a posse do continente e realizem operaes militares no local. As bases mantidas por 20 pases, entre eles o Brasil, fazem pesquisas em clima de cooperao.

Ficha Limpa
Lei j vale para eleies de 2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no ltimo dia 16 de fevereiro, que a Lei da Ficha Limpa constitucional e que valer para as eleies municipais deste ano. O resultado do julgamento ps fim a quase dois anos de batalhas jurdicas para que a lei pudesse vigorar no pas. Direto ao ponto: Ficha-resumo A Ficha Limpa tornou mais rigorosos os critrios que impedem polticos condenados pela Justia de se candidatarem. Por sete votos a quatro, o Supremo aprovou a aplicao integral da nova legislao, que ter, inclusive, alcance para condenaes anteriores a 4 de julho de 2010, data em que foi sancionada pelo ex-presidente Lus Incio Lula da Silva. Diferente da maioria das leis que so elaboradas pelos prprios congressistas a Ficha Limpa surgiu por iniciativa popular. O projeto contou com a assinatura de mais de 1,6 milho de brasileiros, e foi a presso do povo que fez com que fosse votado e aprovado na Cmara dos Deputados e noSenado Federal. Na ocasio, a proposta de mudana na legislao eleitoral foi comemorada como uma vitria da democracia. A Ficha Limpa era vista como um mecanismo de combate corrupo poltica no Brasil. Na prtica, porm, nem tudo estava resolvido. Alguns pontos da nova lei se chocavam com a Constituio Federal, como o princpio de anuidade e o princpio da inocncia presumida. Em casos assim, cabe ao STF julgar a legitimidade. Mas enquanto o STF no se pronunciava, permaneciam incertezas. Em 2010 foram eleitos presidente, governadores, deputados e senadores. Ao todo, 149 candidatos foram impedidos de tomar posse devido a condenaes judiciais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 23 de maro do ano passado, o STF se pronunciou quanto ao princpio da anuidade. De acordo com a Constituio, qualquer

mudana na legislao eleitoral s vlida se for promulgada um ano antes das eleies. Como a Ficha Limpa havia sido sancionada naquele mesmo ano, os ministros do Supremo decidiram que a lei s valeria para 2012. Como resultado, os candidatos barrados tiveram o direito de assumir as vagas. Isso alterou as bancadas no Congresso Nacional e em Assembleias Legislativas dos Estados. No Senado, por exemplo, Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia renunciado em 2001 para evitar a cassao, pode tomar posse no lugar de Marinor Brito (Psol-PA). Faltava ainda a palavra final do Supremo a respeito de recursos que questionavam outros aspectos da constitucionalidade da lei.
Moral

Os ministros do STF primeiro discutiram se a Ficha Limpa no contrariava o princpio da inocncia, previsto do artigo 5o da Constituio e aplicado ao direito penal. Este artigo afirma que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Trnsito em julgado uma expresso judicial que se aplica a uma sentena definitiva, da qual no se pode mais recorrer. Em geral, ocorre quando j se esgotaram todos os recursos de apelao. Um processo cvel ou criminal comea a ser julgado no Frum da cidade, onde acontece a deciso de primeira instncia, que a sentena proferida por um juiz. Se houver recurso, o pedido analisado por juzes do Tribunal de Justia dos Estados. H ainda a possibilidade de apelar a uma terceira instncia, que pode ser tanto o Superior Tribunal de Justia (STJ) quanto, em se tratando de artigos da Constituio, o STF. Antes de a Ficha Limpa entrar em vigor, de acordo com a Lei Complementar no 64, de 1990, somente quando esgotados todos esses recursos o poltico que responde a processo poderia ser impedido de se candidatar. A lentido do andamento de processos, que levam at uma dcada para serem concludos, acabava beneficiando polticos corruptos.

J a Ficha Limpa impede a candidatura por oito anos de polticos condenados por um rgo colegiado (com mais de um juiz, como o Tribunal de Justia), que tiverem mandato cassado ou que tiverem renunciado para evitar a cassao (como no caso do senador Jader Barbalho). Os ministros do Supremo entenderam que a inocncia presumida se restringe ao direito penal, ou seja, ela no se aplica s leis eleitorais. Em geral, os ministros do STF basearam a deciso no princpio constitucional da moralidade administrativa. Eles consideraram que o histrico tico de um candidato fundamental para evitar casos de corrupo na poltica brasileira. O consenso sobre isso que, independente da lei, a melhor forma de excluir maus polticos, num regime democrtico, ainda a conscincia do cidado.
Direto ao ponto A Lei da Ficha Limpa constitucional e valer para as eleies municipais deste ano. A deciso do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida no ltimo dia 16 de fevereiro, veio quase dois anos aps a lei entrar em vigor no pas. Por sete votos a quatro, o Supremo aprovou a aplicao integral da nova legislao, que ter, inclusive, alcance para condenaes anteriores a 4 de julho de 2010, data em que foi sancionada pelo expresidente Lus Incio Lula da Silva. A Ficha Limpa impede a candidatura por oito anos de polticos condenados por um rgo colegiado (com mais de um juiz, como o Tribunal de Justia), que tiverem mandato cassado ou que tiverem renunciado para evitar a cassao. Ela surgiu por iniciativa popular, e contou com a assinatura de mais de 1,6 milhes de brasileiros. O texto da lei, no entanto, continha pontos que se chocavam com a Constituio Federal, como o princpio de anuidade (qualquer mudana na legislao eleitoral s vlida para leis aprovadas um ano antes das eleies) e o princpio da inocncia presumida (ningum pode ser considerado culpado at que sejam esgotados os recursos de apelao). Por isso o Supremo teve que julgar a questo. Em 23 de maro do ano passado, os ministros do STF decidiram que a lei s valeria para 2012. Faltava ainda o pronunciamento sobre o contedo da lei, que agora foi decidido de forma favorvel.

Meio ambiente
Por uma vida menos plstica?
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Prticas, flexveis e descartveis, as sacolas plsticas parecem reunir, num s produto, as principais caractersticas da vida moderna. Mas, nos ltimos anos, esse smbolo da sociedade de consumo ganhou significados negativos: poluidora, antiecolgica e politicamente incorreta. Direto ao ponto: Ficha-resumo Desde os anos 1970, as sacolinhas cumprem duas funes essenciais na rotina dos brasileiros. Servem para carregar as compras do supermercado e embalar o lixo domstico. O problema, alertam os ambientalistas, surge na hora do descarte do produto. Essas mesmas sacolas plsticas, por descuido ou desleixo, entopem bueiros, causando alagamentos nas cidades. Seu longo ciclo de vida (demoram mais de 100 anos para se degradarem) faz ainda com que abarrotem aterros sanitrios, onde correspondem a at 10% do lixo. Carregadas para rios e mares, as sacolinhas poluem o ecossistema e matam por asfixia ou indigesto animais marinhos, como peixes, aves e tartarugas. O fato que a natureza simplesmente no conseguiu, at agora, encontrar um meio de digerir com eficincia esses "monstros" de polietileno. A soluo, ento, seria a sociedade livrar-se deste incmodo. Mas como? Algumas prefeituras e governos de Estados brasileiros tentaram criar leis que proibissem o fornecimento de sacolinhas em supermercados. Representantes da indstria de plstico recorreram Justia, que por sua vez considerou os projetos de lei inconstitucionais. A alternativa, no Estado de So Paulo, foi um acordo entre o governo e o comrcio varejista que aboliu, desde 25 de janeiro, a distribuio de sacolas plsticas nos supermercados. No lugar

delas, o consumidor tem que levar suas prprias sacolas retornveis ou comprar as oferecidas nos estabelecimentos (a biodegradvel, mais barata, custa R$ 0,19). De repente, vender sacolas se tornou um negcio lucrativo para os comerciantes, que j embutiam nos produtos os gastos com a entrega "gratuita" das sacolinhas no caixa. Entidades de defesa do consumidor se queixaram, com razo, que as pessoas estavam sendo coagidas a comprar recipientes que deveriam ser oferecidos pelos supermercados. Por isso, uma semana aps a suspenso, as sacolas retornaram, agora por um perodo de 60 dias para adaptao dos consumidores.
Vils da histria?

Os defensores do produto tambm argumentam que o trmino da distribuio vai prejudicar famlias mais pobres, que tero gastos extras no oramento domstico com a compra de sacos de lixo. Os mais pobres, dizem, usaro caixas de papelo para acondicionar o lixo orgnico, causando a proliferao de insetos. Mesmo em debates sobre o impacto ambiental, nenhuma pesquisa conclusiva. Aqueles que so contrrios ao banimento citam um estudo da Agncia Ambiental Britnica, divulgado neste ms, que concluiu que as sacolas plsticas oferecidas em supermercados ingleses so menos poluentes que as "ecobags". Ambientalistas brasileiros contestam os dados da pesquisa que, segundo eles, no levam em conta outros problemas causados pelas sacolinhas (como o entupimento de bueiros) e nem servem de comparativo para o Brasil, cujo perfil industrial e qualidade dos produtos diferem daqueles do Reino Unido. Em resumo, o lobby do setor argumenta que o impasse no est no uso, mas no descarte inadequado das sacolas plsticas. Por esta razo, seria mais conveniente, dizem, investir em campanhas educativas e reciclagem. A iniciativa de So Paulo, porm, segue uma tendncia mundial de substituio das sacolas plsticas por produtos "limpos". Pases como frica do Sul, Alemanha, Austrlia, China, ndia,

Irlanda e Itlia j adotaram leis reduzindo ou banindo as sacolas de supermercados. Neste sentido, o acordo paulista talvez seja o primeiro passo para uma mudana de hbitos do consumidor, mais conveniente com as demandas ecolgicas do sculo 21.

Direto ao ponto Um acordo entre o governo e a rede de supermercado aboliu, desde 25 de janeiro, a distribuio de sacolas plsticas em supermercados. No lugar delas, o consumidor ter que levar suas prprias sacolas retornveis ou comprar as oferecidas nos estabelecimentos (a biodegradvel, mais barata, custa R$ 0,19). O problema, alertam os ambientalistas, que as sacolas plsticas entopem bueiros, causando alagamentos nas cidades; abarrotam aterros sanitrios; poluem rios e mares e provocam a morte de animais marinhos. Entidades de defesa do consumidor, porm, se queixaram que as pessoas estavam sendo coagidas a comprar recipientes que deveriam ser oferecidos pelos prprios comerciantes. Por isso, uma semana aps a suspenso, as sacolas retornaram, agora por um perodo de 60 dias para adaptao dos consumidores.

Monarquias
Rainha Elizabeth completa 60 anos no trono
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Reis e rainhas fazem parte do imaginrio popular como smbolos de poder absoluto no continente europeu. Na maior parte das monarquias remanescentes, entretanto, a nobreza exerce mais uma funo cerimonial do que poltica. este o caso da rainha Elizabeth 2a, que no dia 6 de janeiro completou seis dcadas no trono do Reino Unido. Direto ao ponto: Ficha-resumo Monarquia uma forma de governo em que o poder concentrado em uma pessoa, o rei ou a rainha, que se mantm no cargo at morrer ou abdicar ao trono. A sucesso, na maioria dos casos, hereditria, ou seja, a coroa passa de pais para filhos. Na Europa, essa tradio predominou desde a queda do Imprio Romano at por volta do sculo 18. Aps esse perodo, as monarquias foram substitudas por repblicas ou por uma verso mais moderna, chamada monarquia constitucional, em que o monarca limitado pela Constituio ou restrito a um papel simblico. Atualmente, 44 pases preservam o regime monrquico. Na Europa, todas as monarquias so constitucionais (com exceo da cidade do Vaticano) e plenas democracias, como Dinamarca, Blgica, Espanha, Sua e Reino Unido. Pases asiticos, como Japo e Tailndia, tambm conservam esse antigo modelo de governo. J no Oriente Mdio, reis ainda detm poderes absolutos, como em Brunei, Omar e Arbia Saudita. Desde o final de 2010, os reinados rabes so confrontados por protestos inditos na regio, mas nenhum rei at agora foi deposto, apenas presidentes. O maior reino do mundo o Commonwealth Realm (Comunidade do Reino Unido). Ele formado por 16 naes independentes

que reconhecem a rainha Elizabeth 2a como chefe de Estado: Antgua e Barbuda, Austrlia, Bahamas, Barbados, Belize, Canad, Granada, Ilhas Salomo, Jamaica, Nova Zelndia, Papua-Nova Guin, So Cristvo e Nvis, Santa Lucia, So Vicente e Granadinas, Tuvalu e Reino Unido (Inglaterra Esccia, Pas de Gales e Irlanda do Norte). No total, 135 milhes de pessoas vivem no Commonwealth Realm.
Jubileu de Diamante

A rainha Elizabeth 2a, 85 anos, a mais longeva da histria da Inglaterra e a segunda em tempo de reinado, superada apenas pela rainha Vitria, que ficou 63 anos no trono (1837-1901). Ela tambm a monarca h mais tempo no poder na Europa e a segunda no mundo, atrs apenas do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailndia, que ocupa o cargo desde 1946. Elizabeth Alexandra Mary foi coroada em 6 de fevereiro de 1952, h 60 anos, aps a morte do pai, o rei Jorge 6o. Desde ento, superou escndalos familiares, crises polticas e tendncias antimonarquistas na Gr-Bretanha. Na prtica, a funo da rainha restrita a cerimoniais e outras formalidades, como nomeao do premi e concesso de ttulos a cidados ingleses. Para isso, recebe salrios que somam R$ 20 milhes ao ano. O poder poltico, de fato, exercido pelo Parlamento, composto pela Cmara dos Lordes e pela Cmara dos Comuns, e pelo Primeiro-Ministro e seu gabinete. A rainha casada desde 1947 com o prncipe Philip, com quem teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. O Prncipe Charles o primeiro na linha de sucesso, seguido pelo neto da rainha, o Prncipe William. No Jubileu de Diamante, Elizabeth 2a reafirmou seus compromissos com a realeza britnica, afastando a hiptese que poderia abdicar em favor do Prncipe Charles. Os ingleses, no entanto, preferem que o trono britnico seja ocupado pelo prncipe William, que em 29 de abril do ano passado se casou com Catherine Middleton, numa cerimnia acompanhada por dois bilhes de pessoas em todo o mundo.

A razo da impopularidade do Prncipe Charles foram os escndalos que cercaram o casamento com a princesa Diana, em um dos perodos mais difceis do reinado de Elizabeth 2a. A crise atingiu o auge quando a princesa Diana, muito querida entre os ingleses, morreu em um acidente de carro em 31 de agosto de 1997. Na ocasio, a rainha estava de frias na Esccia, com o filho e os netos. A ausncia da famlia real em Londres e o silncio da rainha que relutou em emitir um comunicado oficial sobre a morte da ex-nora motivaram crticas da opinio pblica (situao retratada no filme A Rainha). Hoje, ela recuperou a boa reputao entre os ingleses, amparada pela complacncia da imprensa britnica e a repercusso positiva do casamento do neto.
Direto ao ponto A rainha Elizabeth 2a, 85 anos, completou no dia 6 de janeiro seis dcadas no trono do Reino Unido. Ela a mais longeva da histria da Inglaterra e a segunda em tempo de reinado, superada apenas pela rainha Vitria, que ficou 63 anos no trono (1837-1901). Ela tambm a monarca h mais tempo no poder na Europa e a segunda no mundo, atrs apenas do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailndia, que ocupa o cargo desde 1946. Elizabeth Alexandra Mary foi coroada em 6 de fevereiro de 1952 aps a morte do pai, o rei Jorge 6o. Desde ento, superou escndalos familiares, crises polticas e tendncias antimonarquistas na GrBretanha. Na prtica, porm, a funo da rainha restrita a cerimoniais e outras formalidades, como nomeao do premi e concesso de ttulos a cidados ingleses. O poder poltico, de fato, exercido pelo Parlamento, composto pela Cmara dos Lordes e pela Cmara dos Comuns, e pelo Primeiro-Ministro e seu gabinete. Atualmente, 44 pases preservam o regime monrquico. Na Europa, todas as monarquias so constitucionais (com exceo da cidade do Vaticano) e plenas democracias. O Commonwealth Realm (Comunidade do Reino Unido) o maior reino do mundo. Ele formado por 16 naes independentes que reconhecem a rainha Elizabeth 2a como chefe de Estado.

Cincia
A importncia do erro
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

H uma imagem do cientista que se tornou muito popular em livros escolares. Nela, ele representado como um homem de avental branco, muito srio e concentrado em seus experimentos. Estaria ele prestes a fazer uma importante descoberta que revolucionar o mundo? Direto ao ponto: Ficha-resumo A realidade, porm, mais prosaica. A cincia menos um empreendimento solitrio do que coletivo. E o trabalho do cientista envolve mais esforo fsico e intelectual do que inspiraes divinas. E, nesse processo, o erro muito mais comum do que se imagina. Mesmo aqueles considerados gnios, como Galileu, Newton e Einstein, se deparavam com as tentativas, as falhas e os fracassos. O erro, alis, nem sempre negativo. Ele desempenha um importante papel no avano da cincia, desde que se saiba como lidar com a incerteza. Como dizia o cientista francs Louis Pasteur (1822-1895), o acaso favorece a mente preparada. Para entender isso, preciso examinar trs passos que compem o mtodo cientfico. Primeiro, ao se deparar com um determinado problema uma doena incurvel, um mistrio do cosmos ou a origem da vida, por exemplo o cientista formula hipteses, que so respostas possveis para uma questo. nesse momento que ele emprega a criatividade. Em seguida, por meio do raciocnio dedutivo, o pesquisador extrai as consequncias de sua hiptese. Ele formula, ento, uma teoria, ou seja, uma regra geral que deve ser aplicada a todos os casos particulares. Mas o trabalho no termina a. Para que uma teoria seja aceita pela comunidade cientfica, ela deve ser testada, confrontada

com os fatos. Inicia-se, ento, uma srie de testes em campo ou laboratrio. o chamado mtodo indutivo. Neste processo, teorias cujos resultados destoam da realidade so descartadas, enquanto outras permanecem e ganham status de verdades, ainda que provisrias. Einstein, por exemplo, lidava com um problema astrofsico no comeo do sculo passado. Caso a teoria da relatividade especial estivesse correta, a teoria da gravidade de Newton estaria errada, pois esta concebia espao e tempo invariveis, enquanto aquela, relativos. Ele ento formulou a hiptese de que o espao no seria plano, mas curvo, e que a massa e energia dos corpos celestes o deformariam, criando o campo gravitacional. Da nasceu a famosa teoria da relatividade geral, que substituiu a cosmologia newtoniana. Faltava, ainda, a comprovao. Duas famosas experincias foram feitas durante o eclipse solar de 1919, nas ilhas Prncipe, na frica Ocidental, e em Sobral, no Cear. Os experimentos comprovaram a teoria e Einstein ficou mundialmente famoso.
Errologia

Acontece que o pblico s fica sabendo dos resultados positivos da cincia. Tem-se, assim, a impresso da cincia como um conjunto de descobertas definitivas, que no demandariam gastos inteis ou mal-empregados, de tempo e dinheiro. Uma revista cientfica inaugurada neste ms, o Journal of Errology (Revista de Errologia), pretende abalar esse mito. A publicao vai divulgar um pouco do lado B da cincia: experimentos que no deram certo e teorias que foram deixadas de lado. So, na verdade, hipteses plausveis, formalizadas em teorias at interessantes, mas que no passaram nos testes indutivos e, por isso, foram recusadas pela comunidade acadmica. Mas nem por isso, acreditam os editores, deixam de ter uma funo pedaggica. Afinal, se os erros so to importantes na aprendizagem do indivduo, porque experincias negativas no o

seriam para os cientistas? O erro de um cientista pode ajudar outro a evitar cometer a mesma falha, ou mesmo se tornar positivo quando as ideias so empregadas com diferentes objetivos e mtodos. Voltando ao exemplo de Einstein, depois de formular a teoria da relatividade geral, ele se deu conta de que ela descrevia um universo em expanso, contrariando o que at ento se acreditava. Para dar conta desse problema (e preservar a concepo de universo esttico), Einstein mudou as equaes e introduziu uma varivel chamada constante cosmolgica, que impediria a evoluo do cosmos. Em 1920, Edwin Hubble provou que o universo estava se expandindo, ou seja, que as galxias de afastavam umas das outras. Esta descoberta, por sua vez, levou formulao da teoria do Big Bang, at hoje a explicao mais aceita para a origem do universo. Anos depois, Einstein admitiu que a constante cosmolgica foi o maior erro de sua vida. Porm, o erro de Einstein talvez tenha possibilitado mais avanos da cincia contempornea do que qualquer outro acerto. E, mais recentemente, cientistas reconheceram que ele no estava to errado assim, pois pode existir uma constante cosmolgica agindo de forma inversa fora da gravidade. A lio da cincia que no h nada mais trivial do que tentativas e erros. No se trata de desvios da verdade, mas de maneiras humanas de entender o mundo. Por esta razo, o filsofo francs Edgar Morin dizia que o maior erro que se pode cometer ser insensvel ao prprio erro.

Piratas virtuais
Vitria no Congresso, derrota na Justia
Na mais recente ofensiva contra a pirataria on-line, sites de compartilhamentos de arquivos conseguiram vencer, provisoriamente, uma batalha no Congresso norte-americano, onde foram suspensas as votaes de duas rigorosas leis antipirataria. Sofreram, entretanto, uma derrota na Justia, com a determinao do fechamento do site Megaupload. Direto ao ponto: Ficha-resumo O endurecimento de leis contrrias violao dos direitos autorais e os processos judiciais contra pessoas acusadas por esses crimes tornaram-se mais frequentes nos ltimos anos, na Europa e nos Estados Unidos. Os confrontos, nos campos polticos e jurdicos, opem empresas tradicionais de entretenimento e as novas mdias digitais. Dois projetos de lei foram congelados no Congresso norteamericano aps protestos que se espalharam pela internet: o SOPA (Lei para Parar a Pirataria On-line, na sigla em ingls), elaborado pelo deputado republicano Lamar Smith, e o PIPA (Lei para Proteger a Propriedade Intelectual), de autoria do senador democrata Patrick Leahy. As leis estabelecem que sites estrangeiros, cujos contedos desrespeitem leis de propriedade intelectual, sejam bloqueados nos Estados Unidos. As medidas atingiriam qualquer site que veicule cpias ilegais de msicas, filmes, livros etc. Alm de no poderem mais ser acessados em territrio norte-americano, eles teriam os anunciantes vetados. Mas como atender Lei de Direitos Autorais, que protege o trabalho de artistas, sem restringir o direito liberdade de expresso e a criatividade na internet? Os projetos de lei contam com o apoio da indstria fonogrfica, cinematogrfica, de conglomerados de mdia e provedores de TV a cabo e internet. Empresas como a Apple, a Microsoft e a Nintendo tambm tm recorrido Justia para tentar conter a distribuio e comercializao ilegal de produtos, o que causaria

um prejuzo anual de US$ 100 bilhes. Outras companhias, como a Google, a Wikipedia, o Facebook, a Amazon e o Mozilla, alguns dos gigantes da internet, se opuseram aos projetos. Elas alegam que as medidas so de censura. Em protesto, em 18 de janeiro a Wikipedia inglesa e outros 7 mil sites menores suspenderam as atividades ou colocaram links e imagens contendo manifestaes contrrias ao SOPA e ao PIPA. Um total de 4,5 milhes de pessoas assinou uma petio on-line contra os projetos, segundo o Google, e outras milhares expressaram suas crticas em redes sociais. A reao negativa fez com que os congressistas norteamericanos recuassem e suspendessem a tramitao dos projetos de lei. A adeso de senadores e deputados tambm diminuiu aps a repercusso no ciberespao.
Megaupload

No dia seguinte, em 19 de janeiro, os piratas sofreram um revs. O site de compartilhamento de arquivos Megaupload, um dos mais populares do mundo, foi fechado por agentes federais sob a acusao de violao dos direitos autorais e de leis antipirataria nos Estados Unidos. O fundador do website, o alemo Kim Schmitz, e trs executivos foram presos naNova Zelndia. Schmitz, mais conhecido como Kim Dotcom, teve ainda a extradio requerida pelo governo americano. O site abriga arquivos de produtos pirateados, como msicas e filmes. Segundo a acusao, o Megaupload teria causado prejuzos de US$ 500 milhes a proprietrios de direitos autorais. O site alega que a maioria do material compartilhado legal e que atende aos pedidos de remoo de contedo pirata. Aps as prises, sites semelhantes Filesonic, Uploaded.to, 4Shared, Fileserve e VideoBB, entre outros adotaram aes preventivas. Eles removeram arquivos suspeitos e contas com material ilegal, retiraram de suas pginas a opo de compartilhamento de vdeos, msicas e imagens ou

simplesmente encerraram as atividades nos Estados Unidos. O recrudescimento de frentes antipirataria tambm acontece na Europa, onde pases votaram leis mais duras ou as empresas recorreram a aes judiciais. H quase trs anos, em 17 de abril de 2009, a Justia sueca condenou os responsveis pelo site The Pirate Bay a penas de priso e multas. No Brasil, existem leis federais e estaduais que penalizam a pessoa que baixar ilegalmente, produzir e comercializar material protegido por copyright. O Artigo 184 do Cdigo Penal brasileiro prev pena de um a trs anos de priso ou multa para o crime de violao de direitos autorais. Mas, de acordo com relatrio divulgado ano passado, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos pases mais ineficientes na proteo da propriedade intelectual, atrs apenas da China, Rssia e ndia.
Direto ao ponto Dois projetos de lei antipirataria foram suspensos no Congresso norte-americano aps protestos na internet. O SOPA (Lei para Parar a Pirataria On-line, na sigla em ingls) e o PIPA (Lei para Proteger a Propriedade Intelectual) determinam que sites estrangeiros, cujos contedos desrespeitem leis de propriedade intelectual, sejam bloqueados nos Estados Unidos. Em 18 de janeiro a Wikipedia inglesa e outros 7 mil sites menores suspenderam o funcionamento por um dia ou colocaram links e imagens contendo crticas aos projetos. A reao fez com que os polticos suspendessem a tramitao. No dia seguinte, o site de compartilhamento de arquivos Megaupload, um dos mais populares do mundo, foi fechado por agentes federais sob a acusao de violao dos direitos autorais e de leis antipirataria nos Estados Unidos. O fundador do website, o alemo Kim Schmitz, e trs executivos foram presos na Nova Zelndia. Aps as prises, sites semelhantes Filesonic, Uploaded.to, 4Shared, Fileserve e VideoBB, entre outros removeram arquivos suspeitos e contas com material ilegal, retiraram de suas pginas a opo de compartilhamento ou simplesmente encerraram as atividades nos Estados Unidos.

Operao na cracolndia
As pedras no meio do caminho
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Desde o dia 3 de janeiro a Polcia Militar realiza uma operao para combater o trfico de drogas e dispersar viciados da regio conhecida como cracolndia, no centro da cidade de So Paulo. Direto ao ponto: Ficha-resumo O objetivo do Estado dificultar o acesso s drogas pelos dependentes, forando-os a procurar ajuda especializada para deixarem o vcio. A estratgia, chamada dor e sofrimento, consiste em impedir a venda e o uso de drogas, por meio da ocupao policial, e, com isso, obrigar os usurios a buscarem apoio junto rede municipal de sade e assistncia social. A eficcia do cerco, entretanto, vem sendo questionada por especialistas em segurana pblica e sade. Um dos pontos criticados que a limpeza no resolveria o problema. Os frequentadores do local estariam apenas sendo deslocados para outros bairros da regio. O Ministrio Pblico tambm investiga possveis abusos por parte da PM. Em dez dias de operao, 69 pessoas foram presas (a maioria, pequenos traficantes), 152 usurios foram encaminhados para unidades de tratamento e 3.607 pessoas revistadas, de acordo com o balano da PM. A maior apreenso ocorreu no dia 12, quando uma mulher foi detida com 16 mil pedras de crack. Nesse mesmo perodo, 50 crianas foram recolhidas das ruas, segundo a Secretaria Municipal de Assistncia Social. Elas foram encaminhadas ao servio de sade pblica, para tratamento, ou a abrigos, conselhos tutelares e suas famlias. A ocupao por tempo indeterminado.
Euforia

O crack uma droga de alto poder viciante, composta de pasta de cocana e bicarbonato de sdio. Vendida em forma de pedra e fumado em cachimbo, a substncia produz um efeito de euforia

que dura alguns minutos, ao fim dos quais o usurio sofre depresso e levado a consumir mais. A droga surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980. Em 1990 o prefeito de Washington, Marion Barry, foi preso por uso e porte de crack. Desde ento, o pas conseguiu reverter os ndices de criminalidade associados ao entorpecente, com medidas policiais, de sade e campanhas educativas. No Brasil, o crack se popularizou nos anos 1990 (a primeira apreenso ocorreu em 1991). Ele se espalhou rapidamente por ser mais barato que a cocana, ter uma produo domstica e por ser consumido mais facilmente, dispensando o uso de seringas. O pas tem hoje estimados 1,2 milho de usurios. Uma pesquisa recente da Fundao Oswaldo Cruz, em parceria com o Governo Federal, apontou a existncia de 29 cracolndias em 17 capitais brasileiras, que se movem de acordo com as investidas da polcia e o confronto entre traficantes. Nenhuma delas, contudo, possui as dimenses da existente em So Paulo.
Boca do lixo

A cracolndia existe h 20 anos no bairro da Luz e imediaes, no centro da capital. O local frequentado diariamente por cerca de 400 pessoas, mas a populao flutuante chega a mais de 2 mil. A boca do lixo ficou conhecida nos anos 1960 por c oncentrar produes de cinema brasileiro. Era um lugar de boemia, casas de jogos, prostituio e trfico, que proliferou com a conivncia do Estado. Nos anos 1990 houve um pico de violncia urbana em So Paulo, com chacinas em bairros de periferia. Entre as vtimas dessas matanas estavam os noias, como so chamados os viciados em crack. Eles eram mortos por furtarem objetos nas comunidades em que viviam (para sustentar o vcio), por delatarem traficantes ou acumularem dvida junto ao trfico. Os noias ento buscaram refgio no centro, que acabou se tornando um territrio livre para o consumo e a venda ilegal de

drogas. Diferente das periferias, onde a venda de drogas controlada por faces criminosas, na cracolndia o comrcio ocorre de forma indiscriminada. Essa facilidade de acesso, combinada com o uso liberado em imveis abandonados ou nas ruas, fez surgir a cracolndia.
Solues

Nos ltimos anos, houve uma tentativa mais sistemtica de resolver o problema. A Prefeitura de So Paulo lanou o programa Nova Luz, para revigorar a regio central e atrair investimentos imobilirios. Entre as medidas adotadas esto a iseno de IPTU, para estimular a reforma de fachadas, e a desapropriao de imveis. Outras providncias do governo incluem o fechamento de bares e hotis ligados ao trfico, o encaminhamento de moradores de rua para programas assistenciais e o reforo do policiamento nos bairros. Em dezembro, a presidente Dilma Rousseff (PT) lanou um programa Crack, possvel vencer, com investimentos de R$ 4 bilhes, aplicados at 2014, em aes de preveno, tratamento mdico e aes de represso ao trfico. Esto previstas a ampliao da oferta de tratamento aos usurios e a criao de enfermarias especializadas em hospitais do SUS (Sistema nico de Sade), com leitos exclusivos para usurios. Alm disso, sero oferecidos cursos de qualificao profissional e feitas campanhas preventivas nas escolas.
Direto ao ponto A Polcia Militar realiza desde 3 de janeiro uma operao para combater o trfico de drogas e dispersar viciados da regio conhecida como cracolndia, no centro da cidade de So Paulo. A estratgia consiste em dificultar o acesso s drogas pelos dependentes, forando-os a procurar ajuda especializada para deixarem o vcio. A eficcia do cerco, entretanto, vem sendo questionada por especialistas. Eles criticam a suposta violncia policial e a expulso dos dependentes sem que o problema seja, de fato, resolvido.

O crack uma droga de alto poder viciante, composta de pasta de cocana e bicarbonato de sdio. A droga surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980. Em 1990, a substncia se popularizou no Brasil, por ser mais barata que a cocana e consumida mais facilmente. A cracolndia existe h 20 anos no bairro da Luz, no centro da capital. O local frequentado diariamente por cerca de 400 pessoas, mas a populao flutuante chega a 2 mil. Em dezembro, o Governo Federal lanou um programa de combate dependncia do crack. Esto previstos investimento de R$ 4 bilhes at 2014, em aes de preveno, tratamento mdico e represso ao trfico.

Mundo em 2012
Eleies decidem futuro de Obama, Sarkozy e Putin
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

O mundo no vai acabar em 2012, dizem os cientistas, contrariando interpretaes obtusas do Calendrio Mesoamericano. Este ano, porm, ser decisivo para alguns dos principais lderes mundiais, que devem enfrentar o veredicto das urnas em mudanas que, estas sim, tero impacto sobre o planeta. Direto ao ponto: Ficha-resumo Para se ter uma ideia da importncia dos pleitos do ano, dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU um dos mais prestigiados e poderosos rgos internacionais , apenas o Reino Unido no ter seu governante, o premi britnico David Cameron, submetido ao teste de fogo do eleitorado. Todos os demais integrantes do conselho, Estados Unidos, Frana,Rssia e China, realizaro eleies cruciais para o futuro poltico de presidentes e primeiros-ministros. Dois presidentes, o americano Barack Obama e o francs Nicolas Sarkozy, devem tentar a reeleio. Mas ambos esto com a popularidade em baixa, por conta da crise financeira nos Estados Unidos e na Zona do Euro. Na Rssia, os planos de sucesso do premi Vladimir Putin, h mais de uma dcada no poder, ficam cada vez mais improvveis diante das manifestaes contra a corrupo que agitam Moscou. E na China, o regime comunista prepara uma renovao de 70% da cpula partidria que governa o pas h 62 anos.
Casa Branca

A disputa pela Casa Branca j comeou e ser acirrada. O processo eleitoral nos Estados Unidos complexo (comea um ano antes das eleies) e polarizado entre dois partidos, o Democrata e o Republicano. Neste ano, dois fatores tornam a escolha imprevisvel. De um

lado, os ndices de aprovao de Barack Obama tm oscilado, gerando incertezas quando ao voto de confiana do eleitorado americano para mais um mandato. Quando foi eleito, h trs anos, havia muitas expectativas quanto s mudanas de rumo do pas, sobretudo na rea econmica, afetada por gastos militares com duas guerras no Iraque e no Afeganisto. A estagnao econmica e a falta de solues em curto prazo abalaram a reputao do democrata. J os republicanos (segundo fator) no possuem, ainda, um nome forte para concorrer Presidncia. Na primeira prvia, realizada no Estado de Iowa em 3 de janeiro, dois pr-candidatos saram como os mais cotados para concorrer ao cargo: Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, e Rick Santorum, exsenador pelo Estado da Pensilvnia. Em agosto, o Partido Republicano indicar o candidato de oposio e os democratas devem confirmar a candidatura de Obama. A eleio ser em 6 de novembro. Alm de presidente, os americanos escolhero senadores e deputados federais (Cmara dos Representantes).
Direita

A poltica tambm deve dominar Paris, onde, em meio crise dos dbitos na Europa, os franceses elegero presidente e representantes da Assembleia Nacional. As eleies presidenciais acontecem em 22 de abril e 6 de maio, e as Legislativas, em 10 e 17 de junho. Sarkozy foi eleito em 2007 pelo partido Unio por um Movimento Popular (UMP), de centro-direita, aps derrotar os socialistas. O cenrio poltico comeou a mudar em setembro do ano passado, quando o governo perdeu a maioria no Legislativo. Foi a primeira vez, desde 1958, que a esquerda francesa conseguiu 175 das 348 cadeiras do Senado. Em outubro, o socialista Franois Hollande foi escolhido candidato pela oposio, aps a candidatura de Dominique Strauss-Kahn ter desmoronado em razo do escndalo sexual envolvendo o ex-diretor do FMI.

Desde ento, as pesquisas de opinio tm dado vantagem a Hollande, apesar de a diferena ter diminudo nos ltimos meses. O maior inimigo de Sarkozy nas urnas, entretanto, a crise na Eurozona, que j derrubou nove governantes. Outro lder que pode estar com os dias contados Vladimir Putin. Desde dezembro, o Kremlin alvo de protestos em razo de denncias de fraudes nas eleies parlamentares. O partido de Putin (Rssia Unida) saiu vitorioso sobre os comunistas, mesmo com o aumento de cadeiras ocupadas pela oposio na Duma (parlamento russo). H 12 anos no poder, Putin era o favorito para as eleies presidenciais de 4 de maro, quando apenas trocaria de cargo com o presidente Dmitri Medvedev. Protestos contra a corrupo no governo podem agora decretar o fim da hegemonia do Rssia Unida.
China

Nada de votos nem debates pblicos. Na China, a alternncia de poder ser consolidada no 18o Congresso do Partido Comunista Chins, realizado entre outubro e novembro prximos. Nessa ocasio, o presidente Hu Jintao e primeiro-ministro Wen Jiabao sero substitudos no comando do partido por, respectivamente, Xi Jinping e Li Keqiang. E, a partir de maio de 2013, sucedidos tambm em seus respectivos cargos polticos. Um total de sete dos nove membros do alto escalo devem ser trocados. A mudana na cpula partidria na China esperada com expectativa pelo Ocidente. O PC chins sobreviveu derrocada do comunismo no final dos anos 1980, adotando a economia capitalista. Mas, diferente da Rssia, manteve o Estado centralizador, alvo de constantes crticas por parte das naes democrticas.
Direto ao ponto

Dois mil e doze ser um ano eleitoral decisivo para a poltica mundial. Dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU, apenas o Reino Unido no ter seu lder, o premi britnico David Cameron, submetido ao veredicto das urnas. Todos os demais integrantes do conselho, Estados Unidos, Frana, Rssia e China, passaro por processos eleitorais. Nos Estados Unidos, a disputa pela Casa Branca ser acirrada. A reeleio de Barack Obama ameaada pela queda nos ndices de popularidade entre os americanos, enquanto os republicanos ainda escolhem o candidato de oposio. O presidente francs Nicolas Sarkozy encontra dificuldades semelhantes no caminho do segundo mandato. Contra ele concorre o socialista Franois Hollande, primeiro colocado nas pesquisas de opinio, e o palco conturbado da crise dos dbitos na Zona do Euro. Na Rssia, os planos de sucesso do premi Vladimir Putin, h mais de uma dcada no poder, so contrariados por protestos contra a corrupo, que se espalham pelo pas desde dezembro. J na China o 18o Congresso do Partido Comunista substituir toda a cpula do poder e preparar a sada do presidente Hu Jintao e do premi Wen Jiabao, em 2013.

Crise do Euro
Unio monetria faz dez anos na Europa
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

H dez anos, em 1o de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulao o euro, a moeda nica corrente em pases que compem a Unio Europeia (UE). Na poca, o lastro monetrio simbolizava a integrao do continente que, no sculo 20, enfrentou duas guerras mundiais e uma diviso ideolgica que quase provocou uma terceira. Hoje, porm, o euro sinnimo de incertezas, numa crise que ameaa a futuro da segunda maior economia do planeta. Direto ao ponto: Ficha-resumo A Eurozona composta por 17 dos 27 Estados-membros da Unio Europeia:Alemanha, ustria, Blgica, Chipre, Eslovquia, Eslov nia, Espanha, Estnia,Finlndia, Frana, Grcia, Irlanda, Itlia, Lu xemburgo, Malta, Pases Baixos ePortugal. Na ocasio em que o euro foi institudo, Dinamarca, Sucia e Reino Unido optaram por no aderir ao projeto e mantiveram suas moedas locais. O euro usado diariamente por 332 milhes de europeus. A moeda tambm a segunda maior reserva monetria internacional e a segunda maior comercial, atrs somente do dlar americano. Apesar disso, a Europa enfrenta desde 2009 uma crise de dbitos que ameaa a estabilidade do bloco, obrigando os governos a fazer reformas impopulares. Em 2012, o desafio dos lderes europeus ser manter todos os pases integrantes da Zona do Euro, de modo a impedir o enfraquecimento da aliana. Desde 1999, a moeda que passou a ser usada pelos europeus h uma dcada j era corrente entre os mercados financeiros. Nesse ano, os governos aboliram moedas locais como o marco alemo, a lira italiana, a peseta espanhola e o franco (belga e francs) nas transaes comerciais entre pases. O objetivo era unir mais as naes, em um bloco com maior representao poltica, e gerar mais desenvolvimento econmico, pois o sistema monetrio

integrado facilitaria o comrcio e os negcios entre os pases. Nos primeiros anos, tudo caminhava bem e os europeus estavam entusiasmados com a novidade. E, mesmo no correspondendo s projees mais otimistas, houve crescimento de at 15% na economia da UE. Outro benefcio da adoo da moeda nica foi o controle da inflao, que em mdia no ultrapassa os 2%. Empresas tambm pouparam dinheiro com os custos de transaes cambiais somente na indstria automobilstica, a economia chegaria a 500 milhes de euros por ano.
Grcia

Os problemas comearam com a crise econmica de 2008, que atingiu o calcanhar de Aquiles da Zona do Euro. Em uma dcada de moeda nica, no houve uma poltica fiscal comum que regulasse o mercado, deixando o sistema exposto a especulaes de alto risco e endividamento desmedido dos Estados. O colapso iniciou-se na Grcia, bero da democracia ocidental. O pas gastou muito alm do que seu oramento permitia em programas sociais, na folha de pagamento dos servidores pblicos, em penses e outros benefcios. Para pagar as contas, o Estado adquiriu emprstimos junto a instituies bancrias. A dvida pblica grega atingiu 124,9% do PIB (Produto Interno Bruto), mais do que o dobro permitido na Eurozona (60%). O dficit no oramento, isto , a diferena de quanto o pas gasta e quanto arrecada, correspondia a 13,6% do PIB grego em 2009, ndice mais de quatro vezes a porcentagem tolerada de 3%. A crise atingiu outros pases da Zona do Euro, que tambm esto em condies fiscais debilitadas, como Irlanda (dficit de 14,3% do PIB), Espanha (11,2%) e Portugal (9,4%). Os dficits oramentrios desses governos, que tiveram de socorrer a economia injetando recursos pblicos durante a crise e sofreram queda de receitas, so os piores desde o perodo da Segunda Guerra Mundial. Alm disso, a ameaa de anunciarem calotes em suas dvidas causou desconfiana nos mercados. Como consequncia,

tornou-se mais difcil para empresas e governos refinanciarem suas dvidas, aprofundando a recesso no bloco. Em 2010, no auge da crise, o euro acumulou perdas de 14% perante o dlar. Os Estados enfrentaram a situao com programas e pacotes de estmulo ao mercado. Entre as medidas, algumas impopulares, como aumento dos impostos e corte em programas sociais, que afetaram o modelo de justia social do capitalismo europeu.
Poltica

Atingida no bolso, a populao reagiu com protestos em toda a Europa, alguns mais organizados, como o movimento dos Indignados na Espanha. Na esteira da crise, nove presidentes e primeiros-ministros foram destitudos do cargo, entre eles o premi grego George Papandreou e o italiano Silvio Berlusconi. No plano poltico, a Europa parece tambm ter regredido. A insatisfao com a economia fez tambm ressurgir partidos de direita e grupos de extrema direita, aprofundando divises ideolgicas. Ainda que compartilhem moeda, bandeira e instituies em comum, cises entre governos mostram que falta unidade poltica aos europeus, pondo em risco o plano de integrao. A despeito de todos os problemas, o risco do fim do euro mnimo, pois os prejuzos seriam compartilhados por todos. Se a moeda fosse abolida, poderia haver uma valorizao muito grande de moedas nacionais fortes como o marco alemo. Isso prejudicaria as exportaes da Alemanha, gerando desemprego em massa no pas. Mesmo a sada de algum membro, como a Grcia, algo que se tenta evitar a todo o custo, pois afetaria a estabilidade do bloco.
Direto ao ponto H dez anos, em 1o de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulao o euro, a moeda nica corrente em pases que compem a Unio Europeia (UE). O lastro monetrio simbolizava a integrao do continente que, no sculo 20, enfrentou duas guerras mundiais e uma diviso ideolgica que quase provocou uma terceira.

A Eurozona composta por 17 dos 27 Estados-membros da UE: Alemanha, ustria, Blgica, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos e Portugal. A moeda usada diariamente por 332 milhes de europeus. O euro tambm a segunda maior reserva monetria internacional e a segunda maior comercial, atrs somente do dlar americano. A moeda que passou a ser usada pelos europeus, h uma dcada j era corrente entre os mercados financeiros desde 1999. Nesse ano, os governos aboliram moedas locais nas transaes comerciais entre pases. O objetivo era unir mais as naes e gerar mais desenvolvimento econmico. Apesar disso, a Europa enfrenta desde 2009 uma crise de dbito que ameaa a estabilidade do bloco, obrigando os governos a fazerem reformas impopulares que j derrubaram nove lderes poltico nos ltimos trs anos. Em pases como Grcia, Espanha, Portugal e Irlanda, a dvida pblica e o dficit no oramento ultrapassam em muito os limites estabelecidos para a Eurozona.

Retrospectiva 2011
Os protestos que abalaram o mundo
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Mohamed Bouazizi, 26 anos, era um vendedor ambulante numa cidadezinha na zona rural de Tnis, capital da Tunsia. Na manh de 17 de dezembro de 2010, teve a barraca de frutas confiscada pelas autoridades. Humilhado e sem meios de sustentar a famlia, ateou fogo ao prprio corpo em frente sede do governo. Morreu no hospital 18 dias depois. Direto ao ponto: Ficha-resumo A morte do tunisiano foi o estopim de revoltas que se espalharam no mundo rabe em 2011 e influenciaram outras revoltas na Europa, Estados Unidos e Amrica Latina. A chamada primavera rabe, ainda em curso, foi um fato indito na regio. Pela primeira vez na histria, ditadores e dinastias foram depostos do poder pela populao, exasperada com a alta do preo dos alimentos e a falta de liberdade. Quatro regimes autoritrios chegaram ao fim, na Tunsia, Egito, Lbia e Imen, dando incio a processos de transio em pases sem partidos, Constituio ou sequer registros de eleies livres. Na Lbia, Muamar Kadafi, h 42 anos no poder, teve um final trgico: capturado por rebeldes em 20 de outubro, foi executado e exibido como trofu. Em outros pases, manifestaes tm sido reprimidas com violncia. Na Sria, o governo de Bashar al-Assad teria matado entre 4 e 5 mil pessoas, reprimindo protestos ainda em curso que visam a sua deposio. Protestos de rua tambm agitaram capitais do continente europeu, que enfrenta a pior recesso econmica desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em maio, 58 cidades espanholas foram tomadas por manifestantes do grupo Indignados, s vsperas das eleies regionais. Nos dias seguintes, o movimento reuniu at 8 milhes de espanhis no pas e em outras 16 capitais estrangeiras. Por motivos diversos, Londres foi palco de uma onda de violncia que deixou cinco mortos e mais de 3 mil detidos pela

polcia. Tudo comeou em 9 de agosto, quando 120 pessoas marchavam contra a morte de um rapaz de 29 anos, ocorrida durante uma ao da polcia londrina. Na madrugada, gangues iniciaram distrbios que se estenderam at 10 de agosto por outras cidades do Reino Unido. Na Amrica Latina, os chilenos foram s ruas para protestar contra o sistema de ensino. Em 26 de agosto, confrontos entre policiais e manifestantes causaram a morte de um jovem de 16 anos. Os sindicatos aderiam ao movimento, at que, em setembro, conseguiram forar o governo a negociar as reivindicaes dos grupos estudantis. Porm, nenhum movimento inspirado na primavera rabe foi mais global que o Ocupe Wall Street. Iniciado em Nova York em 17 de setembro, logo se alastrou pelas principais cidades norteamericanas e outras metrpoles mundiais (incluindo Brasil). O alvo dos rebeldes so a especulao financeira e as polticas neoliberais, responsabilizadas pela crise de 2008.
Sustos nas bolsas

O ano de 2011 foi tambm aquele em que a populao mundial atingiu a marca de 7 bilhes de habitantes, de acordo com a ONU (Organizao das Naes Unidas). O nmero representa desafios para viver nas cidades, que j concentram 70% da populao. China e ndia so os pases mais populosos com, respectivamente, 1,35 bilho e 1,2 bilho de habitantes, posio que se inverter at 2025; nesse ano, de acordo com as projees, estaremos a um quarto de sculo dos 9,3 bilhes de habitantes no planeta. E como ser o mundo em 2050? O olhar sobre 2011 oferece mais incertezas do que respostas. Mesmo na zona do Euro, com potncias econmicas como Alemanha, Frana e Reino Unido, o ano foi de abalos na economia e na poltica. Ameaada pela recesso e a crise dos dbitos fiscais, a Europa teve que aprovar pacotes de ajuda a pases como a Grcia, que anunciou um calote de 50% da dvida pblica para evitar a moratria. Como resultado da crise, lderes polticos, entre eles o polmico premi italiano Silvio Berlusconi,

perderam o cargo junto com a confiana do mercado e dos eleitores. Um dos momentos mais dramticos aconteceu em 5 de agosto, quando a agncia de classificao de risco S&P rebaixou a nota da dvida americana para AA+ (fato que no acontecia desde 1917). O motivo foi a insegurana deixada pela disputa entre os partidos Democrata e Republicano sobre a elevao do teto da dvida, para evitar um calote histrico do governo americano. Contudo, o presidente norte-americano Barack Obama teve uma importante vitria no ano que lembrou uma dcada dos ataques do 11 de Setembro. Em 1o de maio, Osama Bin Laden foi morto em uma operao militar nos arredores de Islamabad, capital paquistanesa. A guerra contra o terrorismo custou US$ 1,18 trilho aos cofres americanos, em gastos militares com duas guerras, no Afeganisto e no Iraque.
Tsunami

Na sia, uma das piores tragdias de 2011 foi o terremoto no Japo, ocorrido em 11 de maro. O tremor de 8.9 de magnitude provocou um tsunami no Oceano Pacfico que devastou a regio noroeste do pas, matando 20 mil pessoas e causando vazamento na usina nuclear de Fukushima. J no continente africano, as tragdias, como usual, tm causas humanas. Em 20 de julho, a ONU anunciou crise de fome no Chifre da frica, que inclui Djibuti, Etipia, Qunia, Somlia e Uganda. A epidemia de fome afeta 12,5 milhes de pessoas e j considerada a pior do sculo. A situao mais grave na Somlia, onde metade da populao passa fome e 15 crianas morrem por hora. No Brasil, o primeiro ano do mandato da presidente Dilma Rousseff foi caracterizado pela queda de sete ministros, em razo de denncias de irregularidades, e pelo aumento do prestgio internacional do pas, que deve superar o Reino Unido e se tornar a sexta maior potncia econmica do mundo, atrs dos Estados Unidos, China, Japo, Alemanha e Frana.

Direto ao ponto O ano de 2011 foi marcado por manifestaes que se espalharam no mundo rabe e influenciaram outros protestos na Europa, Estados Unidos e Amrica Latina. A chamada primavera rabe derrubou quatro regimes autoritrios, na Tunsia, Egito, Lbia e Imen, fato indito na regio. Na Europa, ocorreram passeatas na Espanha, com o movimento dos Indignados, e protestos violentos em Londres e outras cidades inglesas. O Chile tambm teve seus dias de fria, com o movimento estudantil pedindo reformas no sistema de educao. Nos Estados Unidos, o Ocupe Wall Street, de Nova York, repercutiu por outras cidades americanas e algumas das principais capitais do mundo. O ano de 2011 foi tambm aquele em que a populao mundial atingiu a marca de 7 bilhes de habitantes, impondo desafios para viver nas cidades, que concentram 70% da populao mundial. Na esfera econmica, a zona do euro foi ameaada pela crise dos dbitos fiscais, que destituiu lderes mundiais e tambm levou os Estados Unidos a terem sua nota da dvida rebaixada. No ano em que foram lembrados os 10 anos dos ataques do 11 de Setembro, Osama Bin Laden foi morto em uma operao militar nos arredores de Islamabad, capital paquistanesa. Na sia, 20 mil pessoas morreram no Japo aps um terremoto de 8.9 de magnitude que provocou um tsunami e vazamento na usina nuclear de Fukushima. No continente africano, a ONU anunciou crise de fome no Chifre da frica, onde, somente na Somlia, metade da populao passa fome e 15 crianas morrem por hora. J o Brasil termina o ano com prestgio no plano internacional deve ultrapassar o Reino Unido como a sexta maior potncia econmica do mundo, atrs dos Estados Unidos, China, Japo, Alemanha e Frana.

Kim Jong-il
Lder norte-coreano ameaou o mundo com confronto nuclear
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

O ditador norte-coreano Kim Jong-il, morto no dia 17 de dezembro, transformou seu pas em uma potncia militar que, nos ltimos cinco anos, ameaou o planeta com um programa nuclear com fins militares. A dinastia de Jong-il comanda h meio sculo a Coreia do Norte, um dos pases mais pobres e fechados do mundo. Direto ao ponto: Ficha-resumo O lder comunista morreu de ataque cardaco enquanto viajava de trem, prximo capital Pyongyang. O anncio foi feito pela TV estatal na segunda-feira (19), dois dias depois da morte. Ele estava com 69 anos e doente desde 2008, quando o servio de inteligncia norte-americano informou que havia sofrido um derrame cerebral. A notcia da morte de Jong-il levou apreenso aos pases vizinhos na sia. A Coreia do Norte continua tecnicamente em guerra com a vizinha Coreia do Sul, quase 60 anos aps assinado o armistcio (cessar-fogo). Por conta do risco de instabilidades na transio de poder, a Coreia do Sul colocou suas Foras Armadas em estado de alerta mximo, e afirmou que a vizinha do Norte fez testes com msseis, logo depois do comunicado da morte do ditador. Jong-il comandava h 17 anos a repblica fundada por seu pai, Kim Il-sung, aps a diviso das Coreias, ao fim da Segunda Guerra Mundial. Ele era chamado de querido lder e cultuado como uma espcie de divindade por seu povo, com imagens suas espalhadas por todo o pas. Para os ocidentais, era visto como uma figura de aparncia extica, com culos escuros enormes e penteados extravagantes. O Partido Trabalhista anunciou que o filho mais novo do ditador, Kim Jong-un, substituiu o pai no cargo. Pouco se sabe sobre o

sucessor. Jong-un estudou naSua e estima-se que tenha 28 anos (nasceu em 1983 ou 1984). Ele foi escolhido ano passado para suceder o pai em 2012. A inexperincia poltica de Jong-un, entretanto, poder dificultar a manuteno do regime comunista norte-coreano.
Armas atmicas

A Coreia do Norte possui um PIB de US$ 28 bilhes, menor do que pases africanos e 36 vezes menor do que a Coreia do Sul, de US$ 1, 007 trilhes. Apesar disso, possui o quarto maior exrcito do mundo, com 1,1 milho de soldados na ativa (ou 20% da populao masculina com idade entre 17 e 54 anos). O nmero s menor que os efetivos dos exrcitos da China (2,3 milhes), Estados Unidos (1,5 milhes) e ndia (1,3 milhes). O Estado norte-coreano conta ainda com armas nucleares entre 2 e 9 e msseis de mdio alcance, que permitem atingir pases vizinhos como Coreia do Sul e Japo. A militarizao da Coreia do Norte comeou aps a Guerra Fria. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, o Japo desocupou a Coreia, que foi dividia em dois pases: a do Sul ficou sob o controle dos Estados Unidos, enquanto a do Norte foi ocupada pela antiga Unio Sovitica. Entre 1950 e 1953, as duas Coreias travaram guerra. Os confrontos foram suspensos por um cessar-fogo que dura at hoje, sem que um acordo de paz fosse assinado. Com o fim da Unio Sovitica e a derrocada dos regimes comunistas no Leste Europeu, a Coreia do Norte sofreu abalos econmicos. Sem os antigos parceiros comerciais, mergulhou num perodo de escassez de alimentos que, aliado aos desastres naturais, teria causado a morte de cerca de dois milhes de norte-coreanos nos anos de 1990. Mesmo assim, Jong-il aplicou a maior parte dos recursos econmicos na rea militar, e passou a chantagear pases ocidentais com um programa atmico. Em 2006 e 2009, Pyongyang realizou dois testes com armas nucleares, violando a resoluo 1.718 do Conselho de Segurana da ONU

(Organizao das Naes Unidas). Desde ento, a ONU vem pressionado o pas comunista para que suspenda os testes e abandone o programa.
Direto ao ponto O lder norte-coreano Kim Jong-il morreu no dia 17 de dezembro de ataque cardaco. No comando h 17 anos de um dos regimes mais fechados do mundo, Jong-il ameaou o Ocidente com testes de artefatos nucleares, principalmente a vizinha Coreia do Sul. A morte do ditador foi anunciada dois dias depois pela TV estatal. Ele estava com 69 anos e doente desde 2008, quando sofreu um derrame cerebral. Jong-il era chamado de querido lder e cultuado como uma espcie de divindade por seu povo. Ele foi substitudo no cargo por seu filho mais novo, Kim Jong-un, que tem menos de 30 anos de idade e pouca experincia poltica. A Coreia do Norte um dos pases mais pobres e isolados do mundo. Apesar disso, possui o quarto maior exrcito, com 1,1 milho de soldados na ativa, e armas nucleares. O pas continua tecnicamente em guerra com a vizinha Coreia do Sul, quase 60 anos aps o cessar-fogo. Em 2006 e 2009, o governo norte-coreano realizou dois testes com armas nucleares, violando tratados da ONU (Organizao das Naes Unidas). Desde ento, vem sendo pressionado para que suspenda os testes e abandone o programa.

Rssia
Suspeita de fraude eleitoral motiva protestos
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Atualizado em 16/01/2012, s 12h49. Denncias de fraudes em eleies parlamentares provocaram a maior onda de protestos na Rssia contra o governo desde o fim do regime comunista em 1991. As manifestaes reuniram milhares de pessoas em Moscou, capital, e outras dezenas de cidades russas. Direto ao ponto: Ficha-resumo As eleies para o Parlamento, ocorridas dia 4 de dezembro, terminaram com a vitria do partido do primeiro-ministro Vladimir Putin. O partido governista, Rssia Unida, obteve 49% dos votos contra o Partido Comunista, que ficou em 19%. Apesar de ter encolhido passando de 64%, nas ltimas eleies, para 49% a legenda de situao manteve a maioria, obtendo 238 das 450 cadeiras da Duma (parlamento russo). Por outro lado, cresceu a representatividade da oposio, formada por comunistas, nacionalistas e social-democratas. As acusaes de fraude foram feitas por observadores internacionais da OSCE (Organizao para a Segurana e Cooperao na Europa) e a PACE (Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa). Na Rssia, o grupo Golos apontou o registro de 5,3 mil irregularidades. O Golos o nico grupo independente que monitora as eleies russas. Ele mantido com fundos vindo dos Estados Unidos e da Europa. Depois de ter denunciado irregularidades nas urnas, o site do grupo sofreu ataque de hackers. Nas eleies parlamentares anteriores, de 2007, nas quais Putin tambm saiu vitorioso, aconteceram as mesmas acusaes de fraudes. Mas, neste ano, pela primeira vez o Kremlin foi alvo da insatisfao dos eleitores.

Aps a votao, os protestos tomaram conta da capital e outras cidades por trs dias seguidos. Centenas de pessoas foram presas em manifestaes em Moscou e So Petersburgo, as maiores cidades russas. Apesar das autoridades terem liberado locais para protestos, mediante negociaes com lderes de oposio, houve confrontos com a polcia. Manifestantes usaram a internet, celulares e redes sociais para disseminar informaes sobre supostas irregularidades na votao. Isso foi possvel devido ao maior contingente de russos com acesso a novas tecnologias. At mesmo o ex-lder sovitico Mikhail Gorbatchev pediu que as eleies fossem anuladas. O governo, contudo, descartou qualquer anulao dos resultados e sustentou a legitimidade do pleito. A situao teve repercusso internacional e esfriou ainda mais as relaes entre Rssia e Estados Unidos. Putin acusou o governo americano de incentivar a oposio, em razo de a secretria de Estado americana, Hillary Clinton, ter manifestado reservas quanto aos resultados da votao.
Autoritrio

Putin est h 12 anos no poder na Rssia. Ele foi presidente entre 2000 e 2008 e depois primeiro-ministro, cargo que ocupa atualmente. O premi favorito para a eleio presidencial em maro do prximo ano. As manifestaes, no entanto, podem mudar esse quadro. A Rssia o maior pas do mundo em rea, o nono mais populoso (142 milhes de habitantes) e a nona economia do planeta. Por 74 anos, a URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas) foi uma superpotncia militar e modelo de Estado comunista. Reformas polticas e econmicas derrubaram o regime comunista em 1991. Seguiu-se uma crise econmica que, nos anos 1990, causou a contrao do PIB (Produto Interno Bruto) em 40%. A partir de 1998, por uma dcada, a alta do preo do petrleo

impulsionou um perodo de crescimento econmico o PIB registrou aumento de 185%, uma mdia anual de 7,3%. Por isso, o pas foi includo no Brics, grupo das economias em desenvolvimento, que inclui Brasil, ndia, China e frica do Sul. Em 2008, a crise econmica mundial derrubou as exportaes e trouxe um perodo de recesso. No plano poltico, a Rssia no abandonou por completo o Estado autoritrio dos tempos de Stalin. A despeito de ter adotado a democracia e o regime semipresidencialista, abolindo o domnio do Partido Comunista, o partido Rssia Unida, do premi Putin e do presidente Dmitri Medvedev, dominam a cena poltica. Putin (ex-oficial da KGB, o servio secreto russo), acusado de perseguir inimigos polticos; reprimir com violncia os separatistas da Chechnia; atos de corrupo; e censura velada aos meios de comunicao do pas, por meio do controle estatal dos canais de TV. Os bons rumos da economia russa fizeram Putin desfrutar da aprovao de 78% do eleitorado, o que garantiu sua reeleio presidencial. Ao trmino do mandato, foi empossado premi pelo presidente Medvedev, e apontado como seu sucessor. Se Putin for eleito presidente em 2012, Medvedev dever ser empossado primeiro-ministro, invertendo as posies atuais dos polticos e garantindo, assim, a permanncia do mesmo grupo no poder. Mas agora os planos de Putin enfrentam obstculos com a oposio, que prometeu continuar os protestos da primavera russa.
Direto ao ponto Denncias de fraudes em eleies parlamentares provocaram a maior onda de protestos na Rssia contra o governo desde o fim do regime comunista em 1991. Pela primeira vez, o premi Vladimir Putin, h 12 anos no poder, enfrenta oposio do povo russo, contrariando seus planos de se eleger presidente em 2012. As eleies para o Parlamento, ocorridas dia 4 de dezembro, terminaram com a vitria do partido governista, Rssia Unida. A

legenda obteve 49% dos votos contra o Partido Comunista, que ficou em 19%. As denncias de irregularidades partiram de observadores independentes e foram negadas pelo governo, que manteve o resultado do pleito. As manifestaes reuniram milhares de pessoas em Moscou, capital russa, e outras dezenas de cidades. Os russos usaram celulares, internet e redes sociais para se mobilizarem. Contribuiu para a insatisfao do povo com a poltica a crise econmica, que encerrou um perodo de uma dcada de crescimento e levou o pas a ser includo no grupo dos pases em desenvolvimento, o Brics.

10 anos de Brics
A fora dos emergentes
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

H dez anos o economista ingls Jim ONeill cunhou o acrnimo Bric para se referir a quatro pases de economias em desenvolvimento Brasil, Rssia, ndiae China que desempenhariam, nos prximos anos, um papel central nageopoltica e nos negcios internacionais. Direto ao ponto: Ficha-resumo O acrnimo ganhou uso corrente entre economistas e se tornou um dos maiores smbolos da nova economia globalizada. Neste quadro, os pases emergentes ganharam maior projeo poltica e econmica, desafiando a hegemonia do grupo de naes industrializadas, o G7 (formado por Estados Unidos, Canad, Reino Unido, Frana, Alemanha, Itlia e Japo). Desde 2009, os lderes dos pases membros do Bric realizam conferncias anuais. Em abril do ano passado, a frica do Sul foi admitida no grupo, adicionando-se um s ao acrnimo, que passou a ser Brics. No grupo esto 42% da populao e 30% do territrio mundiais. Nos ltimos dez anos, os pases do Bric apresentaram crescimento alm da mdia mundial. Estima-se que, em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brics corresponda a 22% do PIB mundial; e que, em 2027, ultrapasse as economias do G7. A China o gigante do grupo. A abertura da economia chinesa, mediante um conjunto de reformas, tornou o pas a segunda maior economia do planeta, atrs somente dos Estados Unidos e ultrapassando Japo e pases da Europa. A economia chinesa maior do que a soma de todas as outras quatro que compem o grupo. O PIB chins, em 2010, foi de US$ 5,8 trilhes, superior aos US$ 5,5 da soma de todas as outras Brasil (US$ 2 trilhes), Rssia (US$ 1,5), ndia (US$ 1,6) e frica do Sul (US$ 364 bilhes).

Mas os chineses enfrentam hoje desafios em reas como meio ambiente e poltica, alvos da presso internacional.
Brasil

A incluso do Brasil no Brics trouxe uma projeo internacional positiva, que dificilmente seria alcanada de outro modo e em um curto perodo. Como resultado, o pas tem hoje representao nas principais cpulas internacionais, como o Conselho de Segurana da ONU (Organizao das Naes Unidas) e o G20. O Brasil entrou no grupo em razo do crescimento econmico, ocorrido principalmente a partir de 2005. Esse crescimento foi possvel por causa do controle da inflao, com a implantao do Plano Real, em 1994, e o aumento das exportaes para pases como China, principal parceiro comercial, a partir de 2001. Com a estabilidade econmica, veio a confiana do mercado e o aumento do crdito para empresas e consumidores. O setor privado contratou mais gente, gerando mais empregos, e houve aumento de salrios, fazendo que, entre 2005 e 2006, 30 milhes de brasileiros migrassem das classes D e E para a C, a classe mdia. Contribuam tambm, para isso, programas sociais como o Bolsa Famlia. Assim, mais pessoas passaram a consumir, aquecendo o mercado de varejo.
Desigualdade

Os programas do governo Lula tambm tiveram reflexos no mbito da justia social. Na ltima dcada e meia, o pas foi o nico entre os Brics a reduzir a desigualdade, de acordo com a OCDE (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico). Porm, mesmo assim, a distncia entre ricos e pobres no Brasil ainda a maior entre os pases emergentes. A desigualdade medida pelo ndice Gini, que caiu de 0,61 para 0,55 entre 1993 e 2008 (quanto menor o valor, melhor o ndice). Nos demais pases do Brics, houve aumento. Mesmo assim, o Gini do Brasil o maior entre eles e o dobro da mdia dos pases ricos: no Brasil, 10% dos mais ricos ganham 50 vezes mais do que os 10% mais pobres.

Outro desafio para o pas fazer ajustes na poltica econmica. A divulgao do resultado do PIB do terceiro trimestre deste ano, que registrou uma variao zero em relao ao trimestre anterior, apontou a desacelerao da economia. Para sair da estagnao, o governo ter que fazer reformas, inclusive no sistema de tributao, para estimular o investimento por parte do setor privado.
Direto ao ponto H dez anos o economista ingls Jim ONeill cunhou o acrnimo Bric para se referir a quatro pases de economias em desenvolvimento: Brasil, Rssia, ndia e China. O acrnimo se tornou um dos maiores smbolos da nova economia globalizada e, nos ltimos anos, os pases emergentes ganharam projeo poltica, desafiando a hegemonia dos Estados Unidos e das naes industrializadas. Desde 2009, os lderes dos pases membros do Bric realizam conferncias anuais. Em abril do ano passado, a frica do Sul foi admitida no grupo, adicionando-se um s ao acrnimo, que passou a ser Brics. No grupo esto 42% da populao e 30% do territrio mundiais. Nos ltimos dez anos, os pases integrantes do Brics apresentaram crescimentos alm da mdia mundial. A China se tornou o pas com a segunda maior economia do planeta. A economia chinesa maior do que a soma de todas as outras quatro que compem o grupo. A incluso do Brasil no Brics trouxe uma projeo internacional positiva. Como resultado, o pas tem representao nas principais cpulas internacionais, como o Conselho de Segurana da ONU (Organizao das Naes Unidas) e o G20. A incluso se deve estabilidade econmica e reduo da desigualdade social, resultados do Plano Real, de 1994, e de programas sociais do governo Lula.

Primavera rabe
Egpcios vo s urnas, mas represso continua na Sria
Quase um ano aps o incio dos protestos no Oriente Mdio, o Egito realiza as primeiras eleies livres de sua histria. Porm, enquanto os egpcios do o primeiro passo rumo democracia, as revoltas continuam em pases como a Sria, onde a represso fez milhares de vtimas, segundo a ONU (Organizao das Naes Unidas). Direto ao ponto: Ficha-resumo At agora, a primavera rabe derrubou trs ditadores, na Tunsia, no Egito e naLbia. Em outros pases, como Jordnia, Bahrein, Imen e Sria, manifestaes populares levaram ao anncio de reformas ou violentas reaes do Estado. Naes rabes, tradicionalmente, so governadas por monarquias absolutistas, ditaduras militares ou teocracias, que controlam algumas das maiores reservas de petrleo do planeta. Os protestos pr-democracia se espalharam pelo Norte da frica e Oriente Mdio, em razo da alta do preo dos alimentos, do desemprego e da insatisfao de uma gerao jovem com a falta de liberdade. A primeira queda de um ditador aconteceu na Tunsia, em 14 de janeiro. O presidente Zine El Abidine Ben Ali renunciou depois de 23 anos no cargo. Em 23 de outubro foi eleita a Assembleia Nacional Constituinte, na primeira eleio livre ocorrida no pas. Na Lbia, Muammar Gaddafi foi expulso do Palcio por foras rebeldes em agosto, ao final de seis meses de guerra civil. Dois meses mais tarde, foi capturado e morto pelos revoltosos. Entre os lderes rabes, era o que estava h mais tempo no poder 41 anos. O Conselho Nacional de Transio (CNT), que assumiu o controle da Lbia, prometeu realizar eleies no prazo de oito meses.

Egito

No Egito, mais influente e populoso pas rabe (82 milhes de habitantes), o presidente Hosni Mubarak renunciou em 11 de fevereiro, encerrando trs dcadas de ditadura. Mesmo assim, os protestos recomearam em 19 de novembro, desta vez contra a junta militar que constituiu o governo provisrio. Os manifestantes exigem a transio para um governo civil. Na tentativa de conter os levantes, que j mataram 42 pessoas nas ltimas semanas, as eleies parlamentares foram antecipadas. A votao comeou em 28 de novembro e o processo terminar em 11 de janeiro. Sero eleitos 498 deputados para a Assembleia do Povo ou Cmara Baixa do Parlamento. Um tero dos cargos ser preenchido pelos candidatos mais votados, e o restante, eleito pelo sistema proporcional (por exemplo, se um partido tiver 10% dos votos, ter direito a ocupar 10% das cadeiras). A despeito da precariedade poltica os partidos de oposio eram proibidos durante a ditadura a populao compareceu s urnas para escolher entre 10 mil candidatos e 40 partidos diferentes. Dados preliminares apontam vitria da Irmandade Muulmana, do recm-fundado Partido Liberdade e Justia (PLJ). Se isso se confirmar, grupos fundamentalistas islmicos, que venceram tambm as eleies na Tunsia e no Marrocos, sero a principal fora no cenrio poltico ps-ditatorial no Oriente. O sucesso eleitoral desses partidos religiosos preocupa sobretudo Israel, devido ao seu conflito histrico com o mundo islmico.
Massacre

Em outros pases, revoltas e reformas esto em curso. O caso mais dramtico ocorre na Sria, onde a represso do governo de Bashar al-Assad (h 11 anos na Presidncia) estaria promovendo o maior massacre contra opositores do regime desde o comeo da primavera rabe. Segundo um relatrio da ONU, divulgado no dia 28 de novembro, 3,5 mil pessoas foram assassinadas, incluindo 256 crianas, e mais de 20 mil foram presas. A violncia afetaria 3 milhes de pessoas na Sria, que possui 22,5 milhes de habitantes.

O governo estaria impedindo a populao de fugir do pas, colocando minas terrestres e soldados armados nas fronteiras. O relatrio conclui que a Sria cometeu crimes contra a humanidade durante a represso aos manifestantes, desde maro deste ano. No comeo do ms, o governo srio firmou um acordo com a Liga rabe para o trmino da represso, a libertao de presos polticos e a promoo de reformas polticas. As medidas, contudo, no entraram em vigor, e aumentaram a presso internacional e as sanes contra o governo de al-Assad. No Imen, uma das naes mais pobres do mundo rabe, o ditador Ali Abdullah Saleh assinou um acordo, em 23 de novembro, que prev sua renncia e eleies livres. Saleh, que escapou ferido de um atentado em junho, governa h 33 anos. A presso popular tambm resultou em reformas na Jordnia, anunciadas pelo rei Abdullah 2. J no Bahrein, o rei sunita Hamad al Khalifa resiste com violncia aos opositores da monarquia.
Direto ao ponto H quase um ano, protestos se espalharam por pases do Norte da frica e do Oriente Mdio, governados por monarquias e ditaduras. Os manifestantes pedem reformas polticas e a renncia de tiranos que detm o poder h dcadas. Desde ento, trs ditadores deixaram o cargo, na Tunsia, no Egito e na Lbia. Em outros pases, os protestos continuam, levando os governos a promoverem reformas ou reprimirem a populao com violncia, como acontece na Sria. No Egito, uma junta militar sucedeu o presidente Hosni Mubarak aps sua renncia, em 11 de fevereiro. Para conter novos protestos, os militares convocaram eleies parlamentares para 28 de novembro. Pesquisas indicam a vitria da Irmandade Muulmana, do recmfundado Partido Liberdade e Justia (PLJ), confirmando uma tendncia nos pases rabes ps-ditaduras. Na Sria, por outro lado, o governo de Bashar al-Assad comanda a represso mais violenta na regio. Segundo um relatrio da ONU, 3,5 mil pessoas foram assassinadas pelo regime, incluindo 256 crianas, e mais de 20 mil foram presas.

Demografia
Os desafios de um planeta com 7 bilhes de pessoas
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

A populao mundial atingiu os 7 bilhes de habitantes no dia 31 de outubro, segundo estimativas da ONU (Organizao das Naes Unidas). O ritmo acelerado de crescimento populacional impe desafios para garantir uma convivncia mais equilibrada nos centros urbanos, nas prximas dcadas. Direto ao ponto: Ficha-resumo Durante sculos, o nmero de pessoas na Terra aumentou muito pouco. A marca de 1 bilho de habitantes foi alcanada em 1800. A partir dos anos 1950, porm, melhorias nas condies de vida em regies mais pobres provocaram uma rpida expanso. Em apenas meio sculo, a populao mais do que dobrou de tamanho, chegando a 6 bilhes em 2000. As projees indicam que, em 2050, sero 9,3 bilhes de habitantes no planeta, ndice que atingir os 10 bilhes at o final do sculo, antes de estabilizar. O aumento ocorrer principalmente em pases africanos que registram altas taxas de fertilidade. A China hoje o pas mais populoso do mundo, com 1,35 bilho de pessoas, seguida da ndia, com 1,24 bilho. Mas, segundo a ONU, em 2025 a ndia ter 1,46 bilho de habitantes, ultrapassando os estimados 1,39 bilho de chineses nesta data. O problema no acomodar tanta gente: h espao de sobra. As questes envolvem o balano entre populao idosa e jovem, uso de recursos naturais, fluxo migratrio e desenvolvimento sustentvel em zonas urbanas, que concentraro 70% da populao mundial. Em 2008, pela primeira vez na historia, havia mais gente morando em cidades que no campo. Em 1975, havia trs megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhes de pessoas) no mundo: Nova York, Tquio e Cidade do Mxico. Hoje, so 21, entre elas So Paulo e Rio de Janeiro. Essas

cidades demandam solues para problemas como trnsito, violncia, saneamento bsico e desemprego. O aumento populacional cria tambm disparidades sociais. Nos pases mais pobres, como no continente africano, as altas taxas de fecundidade e o crescimento da populao mais jovem dificultam o desenvolvimento. No h emprego para todos e nem acesso educao de qualidade. J em naes ricas, como o Japo e pases europeus, o problema o envelhecimento do povo. O maior nmero de pessoas idosas reduz a fora de trabalho e sobrecarrega os sistemas previdencirios, onerando o Estado. Por isso, governos usam estratgias opostas: campanhas de controle da natalidade no primeiro caso, como preveno de gravidez na adolescncia, e estmulo econmico s mulheres para que tenham mais filhos, no segundo. Em geral, as taxas de fecundidade (nmero mdio de filhos por mulher) caram de 6 filhos para cada mulher para 2,5, desde os anos 1970. As causas foram os avanos sociais e econmicos, que permitiram s mulheres acesso educao, trabalho e mtodos contraceptivos. Mas, ao mesmo tempo, a expectativa de vida passou de 48 anos, no incio da dcada de 1950, para 68 anos na primeira dcada do sculo. E a mortalidade infantil, que era de 133 mortes para cada 1 mil nascimentos, na dcada de 1950, caiu para 46 mortes em cada 1 mil, no perodo entre 2005-2010. Jovens com menos de 25 anos compem 43% da populao mundial. Eles representam uma importante mo de obra para estimular economias, sobretudo aquelas em crise; mas, para isso, precisam ter educao, sade e emprego.
Brasil

No Brasil, h uma tendncia para o envelhecimento da populao, que hoje de 192 milhes de habitantes. Em 1960, cada mulher tinha uma mdia de 6 filhos, taxa reduzida para 2,4 no comeo deste sculo.

Na ltima dcada, projees apontam uma tendncia de queda para ndices entre 1,8 e 1,9, abaixo da taxa de reposio de 2,1 filhos. So taxas de fecundidade prxima a pases como Alemanha, Espanha, Itlia, Japo eRssia. O aspecto positivo que isso contribui para a diminuio da pobreza, pois o Estado tem menos crianas para assistir e h mais mulheres no mercado de trabalho. Contudo, nesse ritmo, o pas ter que lidar em breve com gastos causados pelo envelhecimento populacional. Estima-se que, em 2100, os idosos com mais de 80 anos sero 13,3% da populao brasileira, superando a parcela de pessoas economicamente ativas. Enquanto isso, o pas aproveita uma caracterstica demogrfica que favorece o crescimento econmico: h um nmero maior de adultos, ou seja, de pessoas em idade produtiva que no dependem do Estado. o chamado bnus demogrfico, que dura um tempo determinado e deve ser aproveitado. Por esta razo, especialistas afirmam que agora o momento de pensar polticas pblicas para lidar com o envelhecimento dos brasileiros. Outro ponto importante o planejamento urbano. O Brasil, com 85% pessoas vivendo nas cidades, um dos pases mais urbanizados do mundo, e, com mais gente vivendo nas cidades, h mais demanda por habitao, saneamento e transporte pblico, postos de trabalho, sade e educao.
Direto ao ponto A populao mundial atingiu os 7 bilhes de habitantes no dia 31 de outubro, segundo estimativas da ONU (Organizao das Naes Unidas). A China hoje o pas mais populoso do mundo, com 1,35 bilho de pessoas, seguida da ndia, com 1,24 bilho. As projees indicam que, em 2050, sero 9,3 bilhes de habitantes no planeta, ndice que atingir os 10 bilhes at o final do sculo, antes de estabilizar. O aumento ocorrer principalmente em pases africanos que registram altas taxas de fertilidade. O ritmo acelerado de crescimento populacional impe desafios para garantir uma convivncia mais equilibrada nos centros urbanos, nas prximas dcadas. O problema no acomodar tanta gente: h

espao de sobra. As questes envolvem o balano entre populao idosa e jovem, uso de recursos naturais, fluxo migratrio e desenvolvimento sustentvel em zonas urbanas, que concentraro 70% da populao mundial. No Brasil, com 192 milhes de habitantes, h uma tendncia para o envelhecimento da populao. Na ltima dcada, projees apontam uma tendncia de queda para ndices de fecundidade prximos aos registrados em pases europeus. Outro desafio a vida em centros urbanos: o Brasil, com 85% da populao vivendo nas cidades, um dos pases mais urbanizados do mundo.

Eleio na Argentina
Economia garante reeleio de Cristina Kirchner
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Crescimento econmico e programas sociais asseguraram a reeleio da presidente argentina Cristina Fernndez de Kirchner no domingo (23 de outubro), com 54% dos votos contra 17% do segundo colocado, o socialista Hermes Binner. Direto ao ponto: Ficha-resumo Foi o resultado mais expressivo nas urnas desde a redemocratizao do pas em 1983, quando Ral Alfonsin foi eleito com 51% dos votos. Cristina tambm se tornou a primeira mulher reeleita na histria da Argentina. O resultado confirma a popularidade da ex-senadora, que possui as maiores taxas de aprovao entre os eleitores desde o governo de Juan Domingos Pern(tambm eleito para dois mandatos sucessivos). H quatro anos, contudo, Cristina no tinha o mesmo apelo junto populao argentina. Quando assumiu o cargo, em 2007, era apenas a primeira dama que governaria sombra do marido, o ex-presidente Nstor Kirchner (1950-2010). Na poca, o baixo ndice de popularidade (23%) apontava somente um mandato, sem expresso e debilitado, ao final de 2009, com a perda da maioria aliada na Cmara dos Deputados. Entretanto, com a morte do marido, h quase um ano, Cristina assumiu a frente das polticas sociais e econmicas e revelou fora poltica, mesmo em aes polmicas. Na Casa Rosada, perseguiu adversrios e iniciou uma campanha contra o jornal Clarn, o maior grupo miditico argentino, ao mesmo tempo em que promoveu julgamentos de crimes da ditadura (1976-1983). Para os 40 milhes de argentinos, porm, os bons rumos na economia foram decisivos nessas eleies. Para eles, a crise econmica que o pas enfrentou entre 1998 e 2002 um pesadelo ainda recente. Na virada do sculo, o PIB (Produto

Interno Bruto) havia encolhido quase 20%, mais do que a Grciaatualmente. Em resposta, Nstor Kirchner declarou moratria na dvida externa e revitalizou a indstria, impulsionada pelas exportaes para a China e o Brasil, de quem a Argentina o principal parceiro comercial.
Crescimento

Assim, em plena crise financeira mundial, em 2008, o pas crescia em ritmo asitico mais de 8% desde 2003. No primeiro mandato, Cristina e o marido adotaram uma agenda de programas sociais, semelhante ao governo Lula, voltada para as camadas mais pobres da populao. Foram criados 3,5 milhes de postos de trabalho com carteira assinada e o ndice de pobreza caiu de 50% em 2002 para uma mdia atual de 20% (dados oficiais, duvidosos, apontam 8%). Outras medidas populares incluram o pagamento de aposentadorias para trabalhadores informais, que no contribuem com a Previdncia Social, e polticas de estmulo ao consumo, o que aumentou a venda de veculos e eletrodomsticos. E os desafios do novo mandato de Cristina, que vai at 2015, so justamente nessa rea. Um dos problemas o desaquecimento de economias como a brasileira, que sustentam os programas sociais argentinos por meio das exportaes. Os gastos pblicos com o bem-estar social desequilibram as contas fiscais do governo argentino (a relao entre o dinheiro arrecadado com impostos e gasto pelo Estado). Alm disso, a inflao cresce e afeta, sobretudo, as regies mais pobres do pas. Dados oficiais indicam um ndice de inflao de 11%, mas especialistas sustentam taxas entre 20% e 25% nas provncias. Juntos, esses dois fatores, somados recesso econmica no cenrio internacional, formam um panorama incerto para o segundo mandato da presidente, que deve fazer ajustes na economia que a ajudou a se eleger.

Direto ao ponto Crescimento econmico e programas sociais asseguraram a reeleio da presidente argentina Cristina Fernndez de Kirchner no domingo (23 de outubro), com 54% dos votos contra 17% do segundo colocado, o socialista Hermes Binner. Foi o resultado mais expressivo nas urnas desde a redemocratizao do pas em 1983, quando Ral Alfonsin foi eleito com 51% dos votos. Cristina tambm se tornou a primeira mulher reeleita na histria da Argentina. Cristina assumiu o cargo em 2007, aps o trmino do mandato do marido, o ex-presidente Nstor Kirchner (1950-2010). No cargo, ampliou as medidas econmicas e programas sociais que mantiveram o pas em crescimento mesmo em meio crise financeira mundial , reduziram a pobreza e geraram empregos. Porm, os bons rumos da economia argentina, que garantiram sua reeleio, so tambm os maiores desafios do governo a partir do prximo ano. A presidente ter que equilibrar as contas fiscais, debilitadas pelos gastos sociais e queda da exportao, e combater a inflao, que prejudica, sobretudo, as camadas mais pobres da populao.

Steve Jobs (1955-2011)


O gnio que "humanizou" a tecnologia
Nas ltimas trs dcadas, o computador pessoal permitiu acesso a servios em rede que mudaram os hbitos de pessoas em todo o mundo, tornando-se um utenslio indispensvel nos lares. Mais recentemente, dispositivos mveis como smartphones e tablets conferiram mobilidade aos recursos oferecidos na internet, unindo-os telefonia e editorao. Direto ao ponto: Ficha-resumo Por trs dessas inovaes estava o talento de Steve Jobs. Morto no ltimo 5 de outubro aos 56 anos, vtima de uma forma rara de cncer no pncreas, o fundador da Apple transformou as indstrias de computao, msica, telefonia, publicao e animao digitais. A originalidade do executivo consistia em melhorar os produtos eletrnicos, de modo a proporcionar funcionalidade, viabilidade comercial e popularidade aos aparelhos. frente da empresa que criou e presidia desde 1997, desenvolveu uma linha de produtos com o prefixo i que viraram sinnimos de tecnologia e design. No comeo do sculo, a Apple lanou o tocador de msica iPod, que mudou a maneira de se consumir msica e, juntamente com a loja virtual iTunes, apontou caminhos para a indstria fonogrfica, debilitada por conta da pirataria. Com o iPhone, que substituiu os teclados pela tela sensvel ao toque, a empresa popularizou os telefones com acesso internet, os chamados smartphones. Por fim, o iPad revolucionou os tablets e inaugurou uma era ps-PC. No ramo dos negcios, Jobs desenvolveu um padro de sucesso. No perodo em que ficou afastado da firma, entre 1985 e 1996, a Apple quase foi falncia diante de seu maior concorrente: a Microsoft, de Bill Gates. Com o retorno de Jobs, o valor das aes cresceu de US$ 5 para mais de US$ 370. Sob seu comando, a Apple se tornou uma das corporaes com maior valor de mercado do mundo.

Em tratamento mdico desde 2004, ele somente deixou a presidncia em agosto deste ano, para ficar ao lado da mulher e dos quatro filhos.
Computadores

Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em So Francisco, Califrnia, filho de dois estudantes universitrios que o colocaram para adoo. Em meio ao ambiente hippie dos anos 1960, experimentou drogas psicodlicas e abandonou a faculdade aos 17 anos para fazer um curso de caligrafia e uma viagem ndia. Quando retornou aos Estados Unidos, criou, junto com o amigo Steve Wozniak, o primeiro computador pessoal do mundo, o Apple 2. Nascia ali, na garagem dos pais, em 1976, a empresa que faria do computador um produto de massa, um eletrodomstico to comum quanto TV e geladeira. Na rea da computao, a maior contribuio de Jobs foi o Macintosh, desenvolvido em 1984. O Macintosh virou referncia em computadores pessoais. Diferente dos demais poca, o aparelho tinha uma interface grfica mais intuitiva, com cones que facilitavam o acesso aos arquivos. Antes, era preciso digitar comandos para interagir com a mquina. No ano seguinte, aos 30 anos de idade, Jobs foi afastado de sua prpria companhia, numa disputa de poder com um executivo que ele mesmo contratara. Ao sair, fundou outra firma de computao, a NeXT, e comprou de George Lucas, por US$ 10 milhes, a produtora de animaes Pixar. Duas dcadas mais tarde, a Pixar, que tinha em seu cartel sucessos como Toy Story e Procurando Nemo, foi vendida por US$ 7,4 bilhes. Em 1997, Jobs retornou Apple para salvar a empresa da falncia. Lanou, nos anos seguintes, o iPod (2001), o iPhone (2007) e o iPad (2010), fazendo da Apple uma das empresas mais lucrativas do planeta.
Design

Steve Jobs no era um engenheiro e no aperfeioou hardware ou software. Sua genialidade consistia em combinar um apurado

senso esttico com uma viso de mercado muito frente de seus concorrentes. Apesar de ter registrado 313 patentes, ele no inventou os maiores sucessos da Apple, mas os aprimorou e soube vend-los aos consumidores. O design da tecnologia est ligado funcionalidade dos aparelhos e interface entre o homem e a mquina. Neste campo, Jobs se tornou uma referncia, com solues simples e esteticamente perfeitas. Sem ele, os computadores ainda seriam uma tela com comandos. J como chefe, era conhecido por ser perfeccionista, rgido e at cruel com os funcionrios. Ele no hesitava em demitir um empregado que no atendesse aos seus exigentes padres de excelncia. Porm, foi assim que definiu um modelo de gesto que, hoje, permite Apple formar lideranas entre seu quadro de empregados, garantindo, assim, a sobrevivncia da corporao morte de seu maior smbolo.
Direto ao ponto Steve Jobs morreu no ltimo 5 de outubro, aos 56 anos, vtima de uma forma rara de cncer no pncreas. Fundador da Apple, ele foi responsvel por popularizar o computador pessoal e por inovaes nas reas de telefonia, publicao digital e filmes de animao. Entre as principais criaes de Jobs esto o computador Macintosh (1984), o tocador de msica iPod (2001), o smartphone iPhone (2007) e o iPad (2010). A genialidade do executivo consistia em melhorar os produtos eletrnicos, de modo a conferir funcionalidade, viabilidade comercial e popularidade aos aparelhos. Sem ele, o computador seria uma tela de comandos que dificilmente sairia do mbito restrito de especialistas. O talento para os negcios tornou a Apple uma das corporaes com maior valor de mercado do mundo. Jobs era conhecido tambm por ser um patro rgido e cruel com seus funcionrios. Ele deixou a empresa em agosto deste ano por conta da doena, da qual se tratava desde 2004. Era casado e tinha quatro filhos.

Teoria da relatividade
Ser que Einstein errou?
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Atualizado em 14/12/11, s 9h27. Pode-se dizer, sem exagero, que as mudanas ocorridas no mundo neste ltimo sculo, promovidas pela tecnologia, tiveram origem na mente de Albert Einstein (1879-1955). Da bomba atmica TV, as teorias do fsico alemo no somente transformaram o cotidiano como alteraram radicalmente a compreenso humana do universo. Direto ao ponto: Ficha-resumo Por este motivo, causou espanto o anncio de um experimento que provaria que Einstein estava errado. Se esses cientistas estiverem corretos por enquanto, o clima de ceticismo entre os fsicos um dos pilares da cincia contempornea pode ter sofrido seus primeiros abalos. No comeo do sculo 20, Einstein revolucionou a Fsica com as teorias da relatividade especial (ou restrita) e geral. Ao lado da mecnica quntica, que estuda o universo das partculas subatmicas, a relatividade redefiniu os rumos da cincia. A teoria da relatividade geral substituiu a lei da gravidade de Newton. Enquanto em Newton a gravidade uma fora invisvel que atua a distncia, atraindo os corpos celestes, em Einstein, a matria curva o espao-tempo, de forma que os planetas rolem em suas bordas. como se o espao fosse uma superfcie emborrachada, deformada pelo peso das estrelas, atraindo outros astros para os cantos da depresso. J a teoria da relatividade especial, expressa pela frmula E=mc2, relaciona matria e energia de uma maneira inteiramente nova. De acordo com a equao, a energia usada para acelerar alguma coisa (uma partcula ou um carro, por exemplo) altera a massa deste objeto. Quanto maior for a massa, portanto, mais energia ser dispensada para a acelerao.

Por isso, a teoria implica que nada na natureza poderia mover-se mais rpido do que a velocidade da luz no vcuo (aproximadamente, 299.792 km por segundo). O motivo que, para isso, seria necessria uma quantidade incalculvel de energia! Milhares de experimentos confirmaram a teoria da relatividade especial. Ela possibilitou a inveno de tecnologias como a bomba atmica, os televisores e os aparelhos de GPS, alm de fornecer explicaes a respeito da gerao de energia em estrelas como o Sol. Agora, cientistas do prestigiado Centro Europeu de Investigao Nuclear (Cern, na sigla em ingls), em Genebra, afirmam ter descoberto partculas subatmicas que se movem mais rpido do que a luz. Ser que o fsico mais famoso do mundo estava errado? O experimento consistiu em enviar um feixe de um tipo de neutrinos, via o subsolo, das instalaes do Cern at o laboratrio de Gran Sasso, na Itlia, localizado a 732 km de distncia. Neutrinos so partculas subatmicas com uma tnue interao com a matria: eles atravessam a Terra e os nossos corpos sem que percebamos. De acordo com os cientistas, as partculas chegaram ao destino a 60 nanossegundos (1 nanossegundo equivalente a 1 bilionsimo de um segundo) mais rpido do que a luz. O problema que, de acordo com Einstein, isso impossvel de acontecer na natureza. J era sabido que os neutrinos podiam viajar a velocidades prximas da luz, mas foi a primeira vez que foi provado que podem ultrapass-la. O experimento foi repetido e medido 15 mil vezes at que o laboratrio divulgasse a descoberta para o parecer da comunidade acadmica.
Ceticismo

Como toda teoria cientfica, essa tambm deve ser submetida a testes sucessivos antes de ser validada. A prpria teoria da relatividade, quando formulada aps anos de maturao, sofreu

resistncia e s foi aceita depois que experimentos a comprovaram. A descoberta divulgada pelo Cern, portanto, depende de anlise dos dados e repetio dos testes. Entre os possveis erros que podem invalidar os resultados esto as prprias condies de realizao da experincia e a calibragem dos instrumentos medidores. Como os neutrinos so muito instveis, torna-se difcil prever com exatido seu comportamento. Os cientistas tm reagido com cautela. O fsico brasileiro Marcelo Gleiser, por exemplo, acha pouco provvel que a teoria da relatividade esteja errada, ainda que no seja imune a revises. Mesmo que algumas partes da teoria de Einstein sofram ajustes, dizem os especialistas, ela permanecer vlida no conjunto. Foi o que aconteceu com a fsica de Newton. Ela continua funcionando dentro dos limites do mundo tridimensional, ou seja, os clculos permitem construir pontes e erguer paredes. Mas, para o universo dos tomos ou em velocidades prximas da luz, o sistema newtoniano abandonado. Caso o experimento do Cern seja comprovado, este pode ser o incio de uma nova revoluo na fsica. Se Einstein estiver errado, o universo, tal como conhecemos, no ser mais o mesmo. Coisas estranhas como viagens no tempo, antes restritas ao campo da fico, sero possveis ao menos para os neutrinos.
Direto ao ponto Cientistas do Centro Europeu de Investigao Nuclear (Cern, na sigla em ingls), em Genebra, sustentam terem descoberto partculas subatmicas que se movem mais rpido do que a luz. O experimento consistiu em enviar um feixe de um tipo de neutrinos das instalaes do Cern at o laboratrio de Gran Sasso, na Itlia, localizado a 732 km de distncia. Segundo os cientistas, as partculas chegaram ao destino mais rpido do que a luz. O problema que, de acordo com a teoria da relatividade especial de Einstein, isso impossvel de acontecer na natureza. Formulada no comeo do sculo passado, a teoria da relatividade mudou a compreenso humana do universo e permitiu a criao de

tecnologias que vo desde a bomba atmica at a TV e os modernos GPS. A comunidade cientfica reagiu com ceticismo ao anncio da descoberta. Os resultados precisam ser submetidos a novos testes. Como os neutrinos so muito instveis, torna-se difcil prever com exatido seu comportamento.

Lixo espacial
Detritos em rbita oferecem risco explorao do espao
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

O lixo resultante da ao humana no polui somente terra, ar e oceanos. Desde que o primeiro satlite artificial entrou em rbita, h mais de meio sculo, os detritos espaciais acumulados em rbita do planeta se tornaram um problema para a vida na Terra. Direto ao ponto: Ficha-resumo Estima-se que mais de 19 mil objetos maiores de dez centmetros, alm de outros 500 mil menores, compem uma nuvem de lixo espacial ao redor da Terra. Eles provm de foguetes e satlites desativados, fragmentos de naves e at ferramentas usadas por astronautas. Os riscos de um destes objetos cair na Terra e atingir uma pessoa so remotos. Porm, os detritos podem colidir com satlites em operao e misses tripuladas, prejudicando a explorao do espao. Segundo a Nasa (agncia espacial dos Estados Unidos), cerca de 200 entram na atmosfera terrestre todos os anos e se desintegram aps entrar em combusto. Alguns, no entanto, podem atingir o planeta. Foi o que aconteceu no dia 24 de setembro, quando restos de um satlite desativado caram no Oceano Pacfico. O UARS (Satlite de Pesquisa de Alta Atmosfera, na sigla em ingls) foi lanado em 1991, pelo nibus espacial Discovery, com a misso de estudar a camada de oznio. Ele foi aposentado em 2005, aps ficar sem combustvel. O satlite tinha o tamanho de um nibus e pesava seis toneladas, sendo o maior a retornar Terra em trs dcadas. Na reentrada da atmosfera, o UARS se esfacelou. Mesmo assim, cerca de 500 kg de peas chegaram at o oceano. Os cientistas haviam avisado que as chances de fragmentos

atingirem reas povoadas eram remotas. A razo disso que 70% do planeta coberto de gua, sem contar as regies desrticas. De acordo com a Nasa, no h registros de ferimentos causados pela queda de detritos vindos do espao. O nico caso conhecido de uma pessoa atingida por entulho espacial aconteceu em 1997. A americana Lottie Williams foi alvejada no ombro por um pedao de foguete, sem sofrer ferimentos. O lixo espacial produto do avano tecnolgico. Satlites de telecomunicaes, mapeamento por GPS e previso meteorolgica possuem um tempo de vida til que pode ser de at uma dcada. Aps serem desligados, so deixados em rbita, devido ao alto custo de resgat-los para governos e empresas. Tornam-se ferro-velho no espao. No comeo do ms, um relatrio do Conselho Nacional de Pesquisa alertou para os perigos do aumento de detritos, o que poderia danificar espaonaves e satlites em funcionamento.
Acidentes

Apesar de nenhuma tragdia ter acontecido, incidentes ocorrem com certa regularidade. Em 1996, o satlite militar francs Cerise foi praticamente destrudo por um pedao de metal proveniente de um foguete lanado dez anos antes. nibus espaciais e at o telescpio Hubble j sofreram reparos por conta do problema. Em 2009, o satlite russo Cosmos-2251, lanado em 1993 e, na poca, desativado, colidiu com o satlite de comunicaes americano Iridium 33. Foi a primeira maior coliso de satlites artificiais na rbita terrestre. Vrios detritos foram gerados pelo choque, que destruiu o satlite russo. No caso mais recente, em junho deste ano, seis astronautas foram obrigados a abandonar a Estao Espacial Internacional (ISS, na sigla em ingls) em razo de um alerta de coliso com entulhos. O pior cenrio a chamada Sndrome de Kessler. Segundo o consultor da Nasa, Donald J. Kessler, a coliso de detritos

poderia causar uma reao em cadeia uma pea fragmentando a outra em pedaos menores , formando um cinturo de lixo que inviabilizaria a explorao espacial. Hoje no existe nenhuma tecnologia que permita a limpeza do espao. Os custos de uma operao de remoo dos materiais so muito altos. Alm disso, h questes polticas, envolvendo propriedade e a responsabilidade de governos e empresas que colocam os aparelhos em rbita. Em 2007, os chineses desenvolveram um satlite que destruiria outros, desativados, mas a experincia foi um fracasso: um deles se desintegrou em dois mil pedaos, agravando o problema. Recentemente, cientistas propuseram o lanamento de um satlite que acoplaria motores propulsores aos resduos para que eles fossem levados at a atmosfera, onde se desintegrariam. Outras propostas incluem redes metlicas gigantes, canhes lasers e fios condutores de cobre inseridos em satlites para que pudessem ser atrados pelo campo magntico da Terra. Mas talvez a maneira mais simples seja a programao para que os dispositivos, uma vez obsoletos, sigam as chamadas rbitas cemitrios, permanecendo deriva num espao seguro, longe do planeta. O Brasil, que possui satlites de comunicaes e cientficos em rbita, tambm tem sua parcela de responsabilidade pelo lixo espacial.
Direto ao ponto Em 24 de setembro, restos do UARS (Satlite de Pesquisa de Alta Atmosfera, na sigla em ingls) caram sobre o Oceano Pacfico. O satlite foi lanado em 1991 e aposentado em 2005, aps ficar sem combustvel. Ele tinha o tamanho de um nibus e pesava seis toneladas, sendo o maior a retornar Terra em trs dcadas. Desde que o primeiro satlite espacial entrou em rbita, h mais de meio sculo, os detritos espaciais acumulados em rbita do planeta se tornaram um problema para a vida na Terra. Apesar dos riscos de atingirem pessoas serem remotos, as colises com outros satlites e naves espaciais so cada vez mais comuns.

Estima-se que mais de 19 mil objetos maiores de dez centmetros, alm de outros 500 mil menores, compem uma nuvem de lixo espacial ao redor da Terra. Eles provm de foguetes e satlites desativados, fragmentos de naves, combustvel e at ferramentas usadas por astronautas. Hoje no existe nenhuma tecnologia que permita a limpeza do espao. Os custos de uma operao de remoo do lixo so muito altos. Alm disso, h questes polticas, envolvendo propriedade e a responsabilidade de governos e empresas que colocam os aparelhos em rbita.

Estado palestino
Autoridade Nacional prope reconhecimento na ONU
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Sem sucesso em acordos de paz com Israel, a Autoridade Nacional Palestina decidiu mudar de estratgia e propor na 66 Assembleia Geral da ONU (Organizao das Naes Unidas) o reconhecimento do Estado Palestino nas fronteiras pr-1967, situando a capital na parte oriental de Jerusalm. A proposta recusada por Israel e Estados Unidos. Direto ao ponto: Ficha-resumo Mesmo que seja aprovada, uma resoluo em favor da Palestina no garantir o fim dos conflitos com os israelenses. As negociaes de paz esto paralisadas h um ano devido resistncia de Israel em desocupar territrios rabes. Mas ser aceito como o 194. Estado da ONU teria um efeito poltico importante para os palestinos. Eles teriam acesso, por exemplo, a tribunais internacionais, onde poderiam abrir processos contra o governo israelense por conta das reas invadidas. H dcadas rabes e judeus disputam as mesmas terras no Oriente Mdio. No sculo 19, colonos judeus foram incentivados a migrarem da Europa para a Palestina. O objetivo era constituir o Estado de Israel. Os rabes, contudo, j habitavam a regio h sculos. Durante a perseguio nazista, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo migratrio de judeus se intensificou. Em 1947, a ONU props a diviso da Palestina, formando dois Estados independentes. Jerusalm, cidade considerada sagrada por cristos, judeus e muulmanos, foi colocada sob controle internacional, para evitar conflitos. Os rabes no aceitaram o acordo e, no ano seguinte, Israel se tornou um Estado independente. A tenso entre Israel e pases rabes culminou na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Ao fim dos combates, os israelenses

assumiram o controle da Cisjordnia e de Jerusalm Oriental, ento pertencentes Jordnia; da Faixa de Gaza e da Pennsula do Sinai, domnios do Egito; e das Colinas de Gol, territrio da Sria. Os rabes que viviam nessas terras foram expulsos ou se retiraram para campos de refugiados. Os judeus, estimulados pelo governo, comearam a criar assentamentos em Gaza e na Cisjordnia. Nos anos seguintes, ocorreram guerras, massacres e atentados terroristas. A Pennsula do Sinai foi finalmente devolvida ao Egito em 1982, e a Faixa de Gaza, entregue aos rabes em 2005. Em 23 de setembro, o presidente da autoridade palestina, Mahmoud Abbas, entregou ao secretrio-geral da ONU, Ban Kimoon, uma carta com o pedido de incluso da Palestina como membro pleno da organizao, nas fronteiras definidas antes das ocupaes. Pases como o Brasil j reconheceram o Estado Palestino. A reivindicao tem respaldo na Resoluo 242 da ONU, de 1967, que determina a desocupao das reas palestinas. O documento, contudo, nunca foi seguido por Israel.
Votao

Israel no aceita a proposta, pois ela significaria a dissoluo dos assentamentos da Cisjordnia, onde vivem cerca de 300 mil judeus (e 2,5 milhes de palestinos), alm de abrir mo de Jerusalm Oriental, dividindo novamente a capital. Haveria riscos, de acordo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de expor o pas ao de radicais islmicos. Em maio, quando o presidente americano, Barack Obama, pediu para que as negociaes de paz se pautassem pelas fronteiras traadas em 1967, Netanyahu considerou o pedido "irreal" e "indefensvel". Agora, o governo americano, principal aliado de Israel, deve ser o maior obstculo para a admisso do Estado Palestino na ONU. Isso porque a proposta deve ser antes aprovada por nove dos 15 pases membros do Conselho de Segurana, sem sofrer nenhum veto. Cinco membros permanentes tm poder de veto: Estados

Unidos, Frana, Reino Unido, Rssiae China. Washington sinalizou que, se preciso, vetar a medida para pressionar os palestinos a retomarem as negociaes com Israel. Por outro lado, se a candidatura palestina receber aprovao do Conselho, dever ser votada na Assembleia Geral, onde precisar do voto de dois teros dos 193 pases membros.Uma deciso da ONU como esta poder isolar ainda mais Israel no cenrio internacional. Hoje, revoltas em curso em pases como Sria e Egito, junto com o apoio de pases ocidentais causa palestina, fortalecem os rabes na geopoltica do Oriente Mdio.
Direto ao ponto A Autoridade Nacional Palestina pediu no dia 23 de setembro, na 66 Assembleia Geral da ONU (Organizao das Naes Unidas), o reconhecimento do Estado palestino nas fronteiras pr-1967, situando a capital na parte oriental de Jerusalm. A proposta recusada por Israel e Estados Unidos. Na prtica, a incluso da Palestina como membro da ONU dar mais poder poltico aos rabes nas negociaes com Israel, paralisadas h um ano. Se aprovada, a resoluo isolar ainda mais os israelenses no cenrio internacional. H dcadas palestinos e israelenses disputam as mesmas terras no Oriente Mdio. Em 1947, a ONU props a diviso da Palestina entre rabes e judeus, formando dois Estados. Israel se tornou independente e, aps a Guerra dos Seis Dias, em 1967, anexou territrios rabes, expulsando a populao local. Desde ento, os palestinos reivindicam a devoluo dessas reas, incluindo Jerusalm Oriental. Os israelenses no aceitam a desocupao.

Plebiscito: 11 de dezembro
Se aprovada, diviso do Par criar mais dois Estados
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Dois novos Estados podem surgir na regio norte do Brasil, dependendo da deciso de um plebiscito para a separao do Par em trs, formando os estados de Carajs e Tapajs. A proposta rejeitada por grupos que apontam nela interesses polticos, sem benefcios para a populao. Direto ao ponto: Ficha-resumo O plebiscito foi aprovado pelo Congresso em maio e ser realizado em 11 de dezembro. O Brasil possui hoje 27 unidades federativas, sendo 26 Estados e o Distrito Federal. Se a diviso for aceita pelos paraenses, ser a primeira vez que um Estado brasileiro surgir das urnas, de uma deciso popular. A campanha pelo plebiscito comeou em 13 de setembro. Para os defensores da medida, ela levar progresso para o interior do Estado, onde a ausncia do governo dificulta o desenvolvimento econmico. O Par o segundo maior Estado do pas, atrs somente do Amazonas. Santarm, por exemplo, fica a 700 Km de Belm em linha reta (por rodovia essa distncia de 1500 Km e por transporte fluvial 800 Km). Com a estrutura poltica que acompanha a formao de um Estado, ser mais fcil, segundo os separatistas, direcionar recursos federais para as regies mais distantes da capital. J os opositores acreditam que a separao, ao contrrio, vai piorar os indicadores sociais das cidades paraenses, que esto entre as mais violentas e pobres do pas. Alm disso, eles apontam interesses polticos e econmicos na repartio. De acordo com o projeto, o Par ficaria com 78 cidades (17% do territrio), 4,6 milhes de habitantes e 56% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 32,5 bilhes. Tapajs, na regio oeste, teria como capital Santarm, incluindo 27 cidades (58% do territrio), 1,2 milhes de habitantes e 11% do PIB (R$ 6,4 bilhes).

Carajs, ao sul, cuja capital seria Marab, contaria com 39 cidades (25% do territrio), 1,6 milhes de habitantes e 33% do PIB (R$ 19,6 bilhes). Desde o sculo 19 h movimentos em defesa da criao do Tapajs, que quase chegou a ser oficializado na Assembleia Constituinte de 1988, junto comTocantins. A separao de Carajs tem frente pecuaristas e empresrios do setor de minerao. Mas o fator decisivo para aprovao ser o convencimento dos moradores de Belm. A capital concentra o maior foco de resistncia diviso do Estado. O resultado do plebiscito ser encaminhado ao Congresso. De acordo com a Constituio, a criao de Estados e territrios depende da aprovao de uma lei complementar.
Como nascem os Estados

Tramitam hoje no Congresso projetos de lei para a instituio de mais 16 Estados federativos. Os projetos podem ganhar novo flego, caso a populao paraense aprove a diviso no Norte. Entre os projetos est a criao do Estado do Tringulo, que separa o Tringulo Mineiro do restante de Minas Gerias, com 37 municpios; Gurguia, no sul doPiau, com 87 cidades (60% do territrio); o Araguaia, com 32 municpios, e o Mato Grosso do Norte, com 47, desmembrados do Mato Grosso; o Rio So Francisco, com 34 municpios, localizado a oeste da Bahia; o Maranho do Sul, com 49 municpios, dividindo o Maranho; o Oiapoque, no Amap; e os territrios do Rio Negro, Solimes e Juru, no Amazonas. A primeira diviso territorial brasileira aconteceu aps o descobrimento, com a fundao de 15 capitanias hereditrias. No perodo colonial, as capitanias foram uma maneira encontrada pela Coroa Portuguesa para compensar a falta de recursos para colonizar o pas, transferindo terras para particulares. A hereditariedade foi extinta em 1759 pelo Marqus de Pombal, mas as capitanias foram mantidas at 1821. Nessa poca, a maior parte delas se tornou provncias, que deram origem a quase todos os Estados brasileiros.

No perodo imperial havia 19 provncias, duas delas oriundas do desmembramento do Par (Amazonas) e de So Paulo (Paran). Em 1828, a provncia de Cisplatina, no sul, se tornou independente e originou o Uruguai. Com a Proclamao da Repblica, em 1889, as provncias se transformaram em Estados. Em 1903, o governo comprou da Bolvia trs territrios que, em 1920, seriam unificados para formar o Acre. Durante a Segunda Guerra Mundial, Getlio Vargas desmembrou seis territrios estratgicos do pas: Amap, Fernando de Noronha, Guapor, Iguau, Ponta Por e Rio Branco. Com o fim da guerra, Ponta Por e Iguau foram reincorporados aos Estados de Mato Grosso (hoje, Mato Grosso do Sul), Santa Catarina e Paran. Os demais viraram Estados: Rio Branco virou Roraima e Guapor, Rondnia. Fernando de Noronha voltou a pertencer a Pernambuco. Em 1960 o territrio de Gois passou a abrigar o Distrito Federal, enquanto a antiga capital do pas, a cidade do Rio de Janeiro, se tornou o Estado da Guanabara, de 1960 a 1975. Em 1977 parte de Mato Grosso virou o Mato Grosso do Sul e, na Constituinte de 1988, foi criado o Tocantins, ao norte de Gois.
Direto ao ponto Um plebiscito marcado para 11 de dezembro decidir se o Par ser desmembrado em dois novos Estados: Carajs e Tapajs. Caso a proposta seja aprovada, ser a primeira vez que um Estado brasileiro surgir da vontade popular. A diviso do Par depender ainda de uma lei complementar. De acordo com o projeto, o Par ficaria com 17% do territrio e 56% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 32,5 bilhes. Tapajs, na regio oeste, teria como capital Santarm, 58% do territrio e 11% do PIB (R$ 6,4 bilhes). Carajs, ao sul, cuja capital seria Marab, contaria com 25% do territrio e 33% do PIB (R$ 19,6 bilhes). A campanha comeou em 13 de setembro. Os separatistas argumentam que o territrio muito grande e dificulta a administrao e o desenvolvimento econmico do interior. O Par o segundo maior Estado brasileiro. J os opositores alegam que haver piora nos indicadores sociais e apontam interesses polticos e de

empresrios dos setores da pecuria e minerao. O Brasil possui 27 unidades federativas, sendo 26 Estados e o Distrito Federal. Tramitam no Congresso projetos de lei para a instituio de mais 16 Estados.

Fome na frica
Na Somlia, problema atinge quase metade da populao
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Seca, guerras civis, restries ajuda humanitria e caos poltico resultaram numa crise de fome que afeta 12,5 milhes de pessoas que vivem na regio conhecida como Chifre da frica, que inclui Djibuti, Etipia, Qunia, Somlia eUganda. A epidemia de fome j considerada a pior deste sculo. Direto ao ponto: Ficha-resumo A situao mais grave na Somlia, onde 29 mil crianas morreram nos ltimos trs meses uma mdia de 300 por dia e 640 mil esto subnutridas, podendo morrer nos prximos meses. Cerca de 3,2 milhes de somalianos (quase metade da populao) dependem de doaes de alimentos para sobreviver. A ONU (Organizao das Naes Unidas) decretou crise de fome no pas em 20 de julho. O estado de emergncia declarado quando a fome atinge 20% das famlias e o ndice de subnutrio ultrapassa 30% da populao infantil. Na regio de Bay, uma das seis em estado crtico na Somlia, a taxa de desnutrio entre crianas de 58%, a mais alta no pas. Desde os anos 1980, foi a primeira vez que a ONU declarou crise de fome no continente africano. Todos os dias, centenas de pessoas partem de suas cidades em direo a acampamentos improvisados na capital, Mogadscio, e nos arredores. As barracas j abrigam 400 mil somalianos. Campos de refugiados mantidos pela ONU como o de Dadaab, na fronteira com o Qunia, tornaram-se refgio para os exilados. O campo foi criado em 1991 para receber refugiados da guerra civil da Somlia e hoje o maior do mundo, com 440 mil pessoas. Desde o comeo do ano, recebeu mais 170 mil refugiados por conta da fome, e o nmero aumenta a cada dia. A estiagem no Chifre da frica a mais severa dos ltimos 60 anos. A seca prejudicou a produo de alimentos, reduzida a um quarto do necessrio para alimentar a populao. Estudos

apontam que o aquecimento global teria agravado o perodo de seca, comum nessa regio africana. Entretanto, as condies climticas no so responsveis pelas mortes na Somlia. Organizao poltica, tcnicas de irrigao e doaes poderiam ter evitado a tragdia. A guerra civil, em curso no pas h duas dcadas, impediu que tais medidas fossem adotadas a tempo.
Sem governo

A Somlia no possui governo desde 1991, quando o regime de Siad Barre foi derrubado por milcias armadas, dando incio a uma guerra civil. Um governo provisrio foi instaurado em 2004, mas no foi reconhecido pelas milcias e nem pela prpria populao. O pas considerado um dos mais pobres e violentos de todo o mundo. Dois anos depois, o grupo islmico Al Shabab, filiado Al Qaeda, passou a controlar a regio sul, hoje a mais atingida pela fome. Os guerrilheiros impedem que os somalianos recebam mantimentos de agncias, como a Cruz Vermelha Internacional, e que saiam de suas cidades de origem. A guerra tambm destruiu a infraestrutura do pas, dificultando o acesso s reas mais crticas. Alm dos conflitos, questes polticas impediram a chegada de parte das doaes aos refugiados. O governo dos Estados Unidos, maior fonte de financiamento de agncias humanitrias, teme que verbas sejam desviadas para faces islmicas que mantm relaes com a Al Qaeda. O governo brasileiro anunciou o envio de quase 72,5 mil toneladas de alimentos Somlia, Etipia e Qunia. O Brasil est entre os dez maiores doadores de fundos para os pases africanos assolados pela fome.
Direto ao ponto A pior seca dos ltimos 60 anos e guerras civis causaram uma crise de fome que atinge 12,5 milhes de pessoas que vivem na regio

conhecida como Chifre da frica, que inclui Djibuti, Etipia, Qunia, Somlia e Uganda. A situao mais grave na Somlia, onde 29 mil crianas morreram de fome nos ltimos trs meses uma mdia de 300 por dia e 640 mil esto subnutridas. Cerca de 3,2 milhes de somalianos, quase metade da populao, dependem de ajuda humanitria para sobreviver. O pas um dos mais pobres e violentos do mundo. A Somlia no possui governo desde 1991, quando comeou a guerra civil. O grupo islmico Al Shabab, filiado Al Qaeda, domina a regio sul, a mais afetada pela fome. Os guerrilheiros impedem a sada dos somalianos e a entrega de doaes por agncias humanitrias.

Protestos no Chile
Onda de manifestaes estudantis sacode o pas
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

O governo do Chile enfrenta a maior onda de protestos estudantis desde o fim do regime militar (1973-1990). Iniciadas em 6 de junho, as manifestaes vm causando conflitos nas regies metropolitanas de Santiago, capital de uma das economias mais prsperas da Amrica Latina. Direto ao ponto: Ficha-resumo Os jovens querem melhorias na qualidade do ensino e acesso a universidades pblicas. Eles conquistaram a adeso de sindicalistas, que convocaram greves gerais no pas. Houve ocupaes de escolas, universidades e greves de fome entre estudantes chilenos. Em 2006, cerca de 790 mil alunos foram s ruas protestar contra o governo de Michelle Bachelet. O movimento ficou conhecido como a revoluo dos pinguins, em referncia aos uniformes usados por alunos do ensino secundrio. A mobilizao atual tem sido comparada com os movimentos estudantis em curso na Europa e no Oriente Mdio. No ltimo dia 26 de agosto, o estudante Manuel Gutirrez Reinoso, 16 anos, foi morto com um tiro no peito disparado por policiais durante uma marcha em Santiago. A tragdia comoveu a populao e aumentou a tenso nas ruas. A morte do jovem ocorreu no dia seguinte a uma greve geral de dois dias, convocada pela CUT (Central nica dos Trabalhadores). A paralisao em apoio aos estudantes atingiu 80 setores, entre eles a indstria de minerao, uma das maiores fontes de riqueza do Chile. Apesar do crescimento econmico recorde de 8,4% no primeiro semestre, os chilenos esto insatisfeitos com a m distribuio da renda no pas. O desenvolvimento da economia nos ltimos vinte anos concentrou a riqueza nas mos de poucos.

Outro fator que contrasta com as condies econmicas favorveis o sistema educacional, elaborado nos anos 1980 durante a ditadura de Augusto Pinochet, uma das mais brutais do sculo 20. No ensino superior, no h gratuidade nas universidades pblicas e os estudantes terminam os cursos endividados e sem perspectivas quanto ao mercado de trabalho. Nas faculdades particulares, o ensino caro e de m qualidade. Sem uma fiscalizao mais rigorosa por parte do governo, os diplomas so comercializados indiscriminadamente nessas instituies. Problemas semelhantes afetam o ensino secundrio. A gesto das escolas foi passada do Estado para os municpios, resultando em escassos investimentos em infraestrutura. O terremoto do ano passado, um dos piores na histria do Chile, agravou a situao. Escolas danificadas ainda no foram reconstrudas.
Reforma poltica

Para o ensino superior, a Confederao dos Estudantes do Chile (Confech) quer mais financiamentos para alunos de universidades pblicas, mudanas no processo de admisso, ensino gratuito para os mais pobres e fiscalizao em faculdades privadas, entre outras reivindicaes. As contrapropostas apresentadas pelo governo foram rejeitadas pela Confech, e as negociaes seguem em impasse. Com a populao favorvel aos estudantes, o governo do conservadorSebastin Piera enfrenta uma crise de legitimidade. Piera foi eleito em maro do ano passado, em uma disputa apertada com a ento presidente Michelle Bachelet, encerrando duas dcadas de uma coalizo de centro-esquerda no poder. Na ocasio do resgate dos 33 mineiros, h um ano, o lder contava com altos ndices de popularidade junto ao povo chileno. Com os protestos dos estudantes, o governo acumulou os piores ndices desde a redemocratizao em 1990 29% de aprovao e 62% de rejeio.

A oposio, representada pelo Concertacin coligao partidria de Bachelet que governou o Chile por 20 anos tambm perdeu o prestgio dos tempos da presidente, que terminou o mandato com a maior taxa de popularidade na Amrica Latina (81%). Mais do que as questes referentes ao sistema educacional, o Chile precisa, portanto, solucionar uma crise poltica. As divises entre esquerda e direita no foram superadas pelo governo atual e os polticos perderam a confiana junto ao eleitorado. Por esta razo, alm da reforma na Educao, os chilenos apontam a necessidade de uma reforma na Constituio do pas, outra herana da ditadura militar. Espera-se que essa reforma possibilite mudanas na poltica.
Direto ao ponto O governo chileno enfrenta a maior onda de protestos estudantis desde o fim do regime militar (1973-1990). Iniciadas em 6 de junho, as manifestaes causaram conflitos que provocaram a morte de um estudante de 16 anos, no dia 26 de agosto, e uma greve geral de dois dias que paralisou o pas. Os jovens reivindicam reformas no sistema educacional, com melhorias na qualidade do ensino e acesso a universidades pblicas. No Chile, os alunos precisam pagar os estudos em universidades pblicas, e as particulares so de pssima qualidade. O pas uma das economias mais prsperas da Amrica Latina. Apesar disso, a m distribuio de renda e a deficincia no ensino geram insatisfao junto aos chilenos. O terremoto do ano passado trouxe mais problemas ao povo. Sem conseguir um acordo com os estudantes, que tm apoio da populao, o governo do conservador Sebastin Piera vive uma crise poltica. Os ndices de popularidade do governo so os mais baixos desde a redemocratizao do pas em 1990.

Revoltas rabes (2)


O futuro da Lbia aps a queda de Gaddafi
Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Depois de mais de quatro dcadas, o regime de Muammar Gaddafi chegou ao fim na Lbia. Com apoio militar da Otan (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), em menos de uma semana os rebeldes chegaram capital, Trpoli, e tomaram o quartel-general do ditador. Um governo provisrio foi formado em Benghazi, pelo Conselho Nacional de Transio, apesar de ainda haver focos de resistncia do regime anterior. Direto ao ponto: Ficha-resumo Os confrontos entre rebeldes e governo comearam h seis meses, quando manifestaes pr-democracia se espalharam pela frica do Norte e o Oriente Mdio. O movimento, chamado de primavera rabe, derrubou dois presidentes, na Tunsia e no Egito. Em outros pases, como Sria, Imen e Bahrein, os levantes foram reprimidos pelos regimes. A queda de governantes algo indito na regio, onde predominam monarquias e ditaduras. Muammar Gaddafi estava h 41 anos no poder o mais longevo entre os lderes rabes. Ele resistiu s revoltas usando as Foras Armadas contra a populao e impedindo o avano das tropas rebeldes que controlavam Benghazi, segunda maior cidade lbia. Em 17 de maro, o Estado lbio estava prximo de derrotar os opositores quando o Conselho de Segurana da ONU aprovou a Resoluo 1973, que decretou zona de excluso area e autorizou o emprego de todas as medidas necessrias para proteger a populao civil. A zona de excluso area proibiu os avies lbios de decolarem e bombardearem as foras rebeldes. Na prtica, a medida abriu caminho para a interveno militar da Otan. Dois dias depois da resoluo, uma coalizo liderada por EUA, GrBretanha e Frana iniciou os ataques contra alvos do governo. A Otan tambm enviou armas aos rebeldes, o que possibilitou a

tomada de cidades e o avano at Trpoli. Em 23 de agosto eles entraram na capital, onde ainda h combates contra aliados do ditador. A maior vitria foi a conquista do complexo de Bab alAziziya, moradia de Gaddafi. O coronel conseguiu escapar, mas dificilmente encontrar uma nao que o aceite como exilado poltico. A Lbia o quarto maior produtor de petrleo da frica, depois de Nigria, Argliae Angola, com reservas estimadas em 42 bilhes de barris (para efeito de comparao, as reservas brasileiras so de 14 bilhes de barris). A maior parte da produo exportada para a Europa. O pas possui 6,4 milhes de habitantes (equivalente populao do Rio de Janeiro) e o maior ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) da frica. A riqueza, porm, no bem distribuda entre a populao. Um tero vive na pobreza e a taxa de desemprego de cerca de 30%.
Democracia

Gaddafi assumiu o poder em 1. de setembro de 1969, aps um golpe de Estado que deps a monarquia. Nas dcadas seguintes, foi acusado de atentados terroristas e se tornou inimigo das potncias ocidentais. Nos ltimos anos, manobras polticas o reaproximaram do Ocidente. A comunidade internacional j considera o governo lbio deposto, apesar do paradeiro de Gaddafi ser desconhecido. O desafio, agora, constituir um governo de transio em um pas sem partidos polticos, Constituio e tradio democrtica. Teme-se algo parecido com o que aconteceu no Iraque. Passados oito anos da queda do ditador Saddam Hussein, o pas ainda busca estabilidade poltica. A diferena que a sociedade iraquiana divide-se entre muulmanos xiitas e sunitas, que h sculos lutam entre si, enquanto na Lbia so quase todos sunitas. Entretanto, isso no afasta o risco de uma guerra civil ou de vinganas contra simpatizantes de Gaddafi (o que comprometeria a legitimidade do novo governo). Para controlar os rebeldes

necessrio uma liderana poltica, que pode sair do governo provisrio, formado pelos revoltosos em Benghazi. Entre os candidatos mais cotados est Mustafa Abdul Jalil, exministro da Justia de Gaddafi e presidente do CTN. Ele prometeu eleies livres no prazo de oito meses. Mas no prprio conselho h faces divergentes, tanto religiosas quanto seculares, o que aumenta as incertezas quanto ao futuro do pas. Gaddafi foi capturado e morto pelos rebeldes em 10 de outubro de 2011.
Sria

Aps a queda de Gaddafi, as atenes devem se voltar Sria, onde continuam os protestos contra Bashar al-Assad. Estima-se que 2.200 pessoas tenham sido mortas pelo governo desde o incio dos levantes em maro. Diferente da Lbia, no houve divises internas no governo srio, e os opositores do regime so incapazes de lutar contra o Exrcito sem apoio militar da Otan. A despeito disso, a ONU ainda no votou sanes ou interveno militar para impedir o massacre da populao. A primavera rabe, parece, deve perdurar por mais estaes.
Direto ao ponto Depois de mais de quatro dcadas, o regime de Muammar Gaddafi chegou ao fim na Lbia. Com apoio militar da Otan (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), em menos de uma semana os rebeldes chegaram capital, Trpoli, e tomaram o quartel-general do ditador. Um governo provisrio foi formado em Benghazi, pelo Conselho Nacional de Transio, apesar de ainda haver focos de resistncia do regime anterior. Os conflitos comearam h seis meses, quando manifestaes prdemocracia se espalharam pela frica do Norte e o Oriente Mdio. O movimento derrubou dois presidentes, na Tunsia e no Egito. Na Sria, mais de duas mil pessoas j foram mortas pela represso do Estado. Tambm na Lbia os levantes foram reprimidos pelas Foras Armadas. A partir de maro, porm, o Conselho de Segurana da ONU decretou zona de excluso area e abriu caminho para a interveno militar. A Otan bombardeou alvos do governo e deu armas aos rebeldes, o que possibilitou a queda do regime.

Muammar Gaddafi estava h 41 anos no poder o mais longevo entre os lderes rabes. Agora, discute-se a formao de um governo de transio. O maior temor que ocorra situao semelhante ao Iraque, onde, passados oito anos da queda de Saddam Hussein, a democracia instvel.

Vous aimerez peut-être aussi