Vous êtes sur la page 1sur 11

Generalidades

Basicamente, so dois os processos principais de corroso que podem sofrer as armaduras de ao para concreto armado: a oxidao e a corroso propriamente dita. Por oxidao entende-se o ataque provocado por uma reao gs-metal, com formao de uma pelcula de xido. Este tipo de corroso extremamente lento temperatura ambiente e no provoca deteriorao substancial das superfcies metlicas, salvo se existirem gases extremamente agressivos na atmosfera. Este fenmeno ocorre, preponderantemente, durante a fabricao de fios e barras de ao. Ao sair do trem de laminao, com temperaturas da ordem de 900C, o ao experimenta uma forte reao de oxidao com o ar ambiente. A pelcula que se forma sobre a superfcie das barras compacta, uniforme e pouco permevel, podendo servir at de proteo relativa das armaduras contra a corroso mida posterior, de natureza preponderantemente eletroqumica. Antes de o ao sofrer trefilao a frio, para melhoria de suas propriedades, esta pelcula, denominada carepa de laminao, deve ser removida por processos fsicos, do tipo deca laminao, ou qumicos, do tipo decapagem com cidos. A pelcula inicial substituda por outra de fosfato de zinco ou de hidrxido de clcio, que so utilizados como lubrificantes do processo podendo ser, semelhana da primeira, dbeis protetoras do ao contra a corroso mida. Por no ser este o fenmeno principal de corroso nas estruturas convencionais, no ser aprofundado no presente trabalho. Por corroso propriamente dita entende-se o ataque de natureza preponderantemente eletroqumica, que ocorre em meio aquoso. A corroso acontece quando formada uma pelcula de eletrlito sobre a superfcie dos fios ou barras de ao. Esta pelcula causada pela presena de umidade no concreto, salvo situaes especiais e muito raras, tais como dentro de estufas ou sob ao de elevadas temperaturas (> 80C) e em ambientes de baixa umidade relativa (U.R.< 50%). Este tipo de corroso tambm responsvel pelo ataque que sofrem as armaduras antes de seu emprego, quando ainda armazenadas no canteiro. o tipo de corroso que o engenheiro civil deve conhecer e com a qual deve se preocupar. melhor e mais simples preveni-la do que tentar san-la depois de iniciado o processo. Embora num processo corrosivo sempre intervenham reaes qumicas e cristalizaes de natureza complexa, ser apresentado, a seguir, um modelo simplificado do fenmeno de ataque eletroqumico, que serve para explicar a maioria dos problemas e fornece as ferramentas bsicas para sua preveno.

Corroso em meio aquoso


O mecanismo de corroso do ao no concreto eletroqumico, tal qual a maioria das reaes corrosivas em presena de gua ou ambiente mido (U.R. > 60%). Esta corroso conduz formao de xidos/hidrxidos de ferro, produtos de corroso avermelhados, pulverulentos e porosos, denominados ferrugem, e s ocorre nas seguintes condies:

deve existir um eletrlito; deve existir uma diferena de potencial; deve existir oxignio; podem existir agentes agressivos.

O Papel do Cobrimento de Concreto


Uma das grandes vantagens do concreto armado que ele pode, por natureza e desde que bem executado, proteger a armadura da corroso. Essa proteo baseia-se no impedimento da formao de clulas eletroqumicas, atravs de proteo fsica e proteo qumica.

Proteo fsica
Um bom cobrimento das armaduras, com um concreto de alta compacidade, sem "ninhos", com teor de argamassa adequado e homogneo, garante, por impermeabilidade, a proteo do ao ao ataque de agentes agressivos externos. Esses agentes podem estar contidos na atmosfera, em guas residuais, guas do mar, guas industriais, dejetos orgnicos etc. No deve, tampouco, conter agentes ou elementos agressivos internos, eventualmente utilizados no seu preparo por absoluto desconhecimento dos responsveis, sob pena de perder, ou nem mesmo alcanar, essa capacidade fsica de proteo contra a ao do meio ambiente.

Proteo qumica
Em ambiente altamente alcalino, formada uma capa ou pelcula protetora de carter passivo. A alcalinidade do concreto deriva das reaes de hidratao dos silicatos de clcio (C3 S e C2S) que liberam certa porcentagem de Ca(OH)2, podendo atingir cerca de 25% (~100 kg/m3 de concreto) da massa total de compostos hidratados presentes na pasta Essa base forte (Ca(OH)2 ) dissolve-se em gua e preenche os poros e capilares do concreto, conferindolhe um carter alcalino. O hidrxido de clcio tem um pH da ordem de 12,6 ( temperatura ambiente) que proporciona uma passivao do ao. O potencial de corroso do ferro no concreto pode variar de + 0,1 a -0,4 V, segundo a permeabilidade e as caractersticas do concreto, para temperaturas de 25C. A funo do cobrimento de concreto , portanto, proteger essa capa ou pelcula protetora da armadura contra danos mecnicos e, ao mesmo tempo, manter sua estabilidade. Pode-se dizer que a pelcula passivante de ferrato de clcio, resultante da combinao da ferrugem superficial (Fe(OH)3 ) com o hidrxido de clcio (Ca(OH)2 ). Portanto, a proteo do ao no concreto pode ser assegurada por: elevao do seu potencial de corroso em qualquer meio de pH > 2, de modo a estar na regio de passivao (inibidores andicos); abaixamento de seu potencial de corroso, com o fim de passar ao domnio da imunidade (proteo catdica); e

manter o meio com pH acima de 10,5 e abaixo de 13, que o meio natural proporcionado pelo concreto, desde que este seja homogneo e compacto.

INTRODUO Para que o concreto atue como meio de proteo das armaduras de ao, deve: - ter um trao bem proporcionado; - ter um fator gua/cimento conveniente e, dentro da plasticidade desejada, o menor possvel; - ser bem misturado, lanado nas frmas e vibrado; - sofrer um processo de cura adequado; - a espessura de recobrimento deve ser a maior possvel, mas nunca menos de 2,5 cm. Deste modo se obtm um concreto razoavelmente impermevel aos agentes agressivos. Quando o concreto poroso ou apresenta trincas e fissuras, permite a passagem de oxignio, gua, CO2 e gases poluentes, como SO2 e SO3, que vo deteriorando o prprio concreto e quando atingem a interface concreto - ao, proporcionam as condies favorveis ao processo de corroso eletroqumica das armaduras. Os principais agentes qumicos ambientais responsveis pela deteriorao do concreto so: - CO2, que origina a carbonatao; - cidos; - cloretos; - sulfatos.

1. PATOLOGIA DO CONCRETO ARMADO (OXIDAO DO FERRO) Em que pese estar ele exposto a problemas, na fase do projeto (concepo) ou durante a construo da obra (desenvolvimento), os mais freqentes so produzidos pela ao d tempo, que ocasiona a oxidao da armadura. Em uma atmosfera que, quimicamente, no oferea agressividade e onde no haja acidentes, como incndios, um concreto armado bem executado ter uma vida til de cerca de cem anos. Na realidade, com raras excees, dificilmente se encontra no Brasil um concreto armado da estrutura de uma edificao, h mais de 30 anos exposto umidade ambiental, em que j no se tenha iniciado o processo de deteriorao da ferragem (armadura). As principais causas que ocasionam a oxidao so: 1.1. Carbonatao Nos primeiros dias da confeco o concreto tem alcalinidade, pela presena de hidrxidos e, principalmente, de clcio.

Neste nvel de alcalinidade o ferro est em situao passiva e no h perigo de oxidao. Com o passar do tempo vai diminuindo a alcalinidade, pela presena da umidade. Com a diminuio do PH o concreto no protege a ferragem. No processo da oxidao das ferragens h expanso e, em seguida, o desprendimento do concreto. c) As reaes qumicas que se processam na carbonatao so as seguintes: CO2 + H2O = H2CO3 Dixido de carbono + gua = cido carbnico H2CO3 + Ca(OH)2 = CaCO3 =2H2O cido carbnico + Hidrxido de clcio = Carbonato de clcio + gua CaCO3 + H2CO3 = Ca(HCO3)2 Carbonato de clcio + cido carbnico = bicarbonato de clcio (solvel) A velocidade do avano do processo de carbonatao a seguinte: P = K T, onde P = profundidade encontrada da carbonatao, em centmetros. K = coeficiente de 0,2 para um bom concreto, e de 0,5 para um concreto de controle razovel. T = tempo de vida do concreto armado, em anos. OBSERVAO K uma varivel de difcil determinao, pois ela uma dependente da qualidade do concreto, em funo da: - porosidade do concreto - espessura de recobrimento - velocidade da difuso dos gases atravs do concreto - atmosfera agressiva que envolve o concreto, etc. Para exemplificar, sero dados os seguintes valores aos ermos da equao: T = 25 anos K = 0,2, ento P = 0,225 = 1cm Neste caso a velocidade da carbonatao foi de 0,04cm por ano. No caso de um concreto com K = 0,5, o valor P passa a ser P = 0,5 25 = 2,5cm. Para uma adequada segurana, recomenda-se um recobrimento mnimo de 2,5cm para que a obra tenha uma durao de, pelo menos, 50 anos, sem risco de corroso das armaduras. Para um concreto de controle razovel P = 0,5 50 = 3,54cm e) Na prtica, usa-se uma soluo alcolica de fenolftalena para verificar a ao dos carbonos no concreto. Pingando-se o reagente no concreto, se ele se mantiver incolor, o PH menor ou igual a 9 e ele carbonatou; se ele ficar rosa, o PH maior que 12 e ele no carbonatou. f) Se a qualidade do concreto tiver sido comprometida, de forma a permitir a penetrao do gs dixido de carbono (CO2), oxignio (O) do ar e umidade (gua H2O), ento o ferro (Fe) passa a ser atacado pela ferrugem. A formao de ferrugem se processa pela seguinte reao: Fe + CO2 + H2O FeCO3 + H2 carbonato de ferro FeCO3 + CO2 + H2O Fe (HCO3)2 bicarbonato ferroso que pela ao do oxignio ionizado, se oxida. 2Fe (HCO3)2 + O2 Fe2O3 .2H2O + 4CO2 xido de ferro hidratado. A formao da ferrugem d-se acompanhada do aumento de volume do ferro, que atingir vrias vezes sua espessura original, fazendo com que, a interface do concreto aderida ao ferro,

se desprenda da armadura enferrujada e em expanso, acelerando a destruio do concreto armado. 1.2. Agressividade qumica Ocorre a corroso da armadura quando o PH do concreto que envolve o ferro igual ou inferior a 9, e o concreto contm cloretos. Os cloretos, na maioria das vezes, so incorporados aos concretos pelo excesso de gua, que leva cloreto de clcio, pela presena do cloreto de sdio. A partir de 0,4% o cloreto de clcio de grave risco, provocando a corroso das armaes, porm, no cloreto de sdio, a gravidade se inicia a partir de 0,1%. O cloreto de clcio chega ao concreto que envolve as armaduras durante a concretagem, atravs da gua, da areia, da brita, ou simplesmente atravs da neblina marinha: o caso de nossas pontes e viadutos, prximos do mar ou sobre o mar. Nos ambientes industriais a agressividade qumica mais freqentemente devida s impurezas do andrico sulfuroso que, com a chuva, forma o cido sulfrico, neutralizando a alcalinidade dos hidrxidos que se relacionam com o carbonato de clcio, dando, eventualmente, uma formao de cristais de gesso composto com alumnio, o que leva a um aumento de volume, provocando o desprendimento do concreto (orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro). Especificamente os agentes qumicos tm a seguinte ao obre o concreto: 1 - Ao dos cidos Os cidos baixam o PH do meio e reagem aos carbonatos eventualmente existentes. 2 - Ao dos cloretos Podem estar presentes no concreto atravs de vrias fontes: da gua de amassamento, de certos aditivos, da impureza dos agregados e da atmosfera, principalmente em locais perto do mar. A presena de ons - cloreto que eletrlito (concreto mido) modifica a distribuio das regies ou zonas de corroso do ao, inclusive nas regies de passividade do ao. Deve-se ter cuidados especiais com o concreto aparente, pois ele poroso e permevel. 3o - Ao dos sulfatos Em certas regies industriais em que h emanao de xidos de enxofre (SO2 e SO3), estes penetram no concreto, reagem com a gua, formando cido sulfrico, que reage com o alumnio triclcio de cimento, formando sulfo - aluminato de clcio hidratado. Esta ltima reao se d com grande aumento de volume, criando grandes tenses internas que desagregam o concreto. 2. DETERIORAO ACELERADA DO CONCRETO As causas expostas anteriormente aceleram a oxidao das ferragens, alm de termos de considerar: a porosidade do concreto, as fissuras, a pouca espessura do cobrimento e a umidade ambiente. 2.1. Porosidade no Concreto Armado O excesso de poros, com diferentes dimetros, se esclarece conhecendo-se o processo de fabricao do concreto, que fica relacionado proporo da gua e do cimento, chamada relao A/C. Neste processo de molhagem do cimento, a gua participa de 40%, em relao ao peso do cimento, sendo que 25% dela atua como gua de cristalizao e 15% como gua de geleificao, e fica absorvida, fisicamente desaparece, seca o cimento, dando lugar aos canalitos ou poros, de dimetro ao redor de 1,5mm. Se a percentagem da gua superar os 40%, o excesso dar lugar a poros de 4mm, quando acontece a evaporao. fato que a existncia dos poros favorece a penetrao da gua e dos gases, que, em regies de geadas, ocasionam os fenmenos de gelo e degelo, que muito deterioram o concreto. Devemos levar em considerao que, quando aumenta a relao A/C de 0,4 a 0,75, a velocidade de carbonatao se eleva ao quadrado, porque o nmero de poros no concreto aumenta em 1/2 vez, (difuso de CO2 em poros cheios de ar, item 1. l -b). 2.2. Formao de fissuras no concreto armado

As fissuras no concreto armado no podem ser evitadas, porm sua extenso pode ser limitada, de acordo com a agressividade ambiental a que ficar exposto o concreto. Em atmosferas agressivas sempre recomendado que o recobrimento da armadura seja superior espessura da carbonatao, para que no haja risco de oxidao nas fissuras de largura inferior a 0,2mm. Nas atmosferas marinhas e industriais, a largura de 0,1mm bastante e, no caso de caixas d'gua, recomendvel que a largura da fissura seja inferior a 0,1mm. 2.3. Espessuras (cobrimento) Ver norma NB-1 de 1978 para projetos e execuo de obras de concreto armado. O cobrimento das barras das armaduras varia de 2 a 6 cm. 3. AVALIAO DO ESTADO DE DETERIORAO Para decidir qual sistema de recuperao faz-se necessrio: 3.1. Exame visual e sonoro O exame visual complementa-se com batidas, sobre a superfcie do concreto, com um pedao de cano, para ouvir e avaliar as reas cas do concreto (acstica). 3.2. Resistncia compresso A resistncia compresso mede-se com um aparelho de impacto ou, para melhor exatido, extraindo-se uma parte do concreto e posteriormente, processando-se ao ensaio de ruptura. 3.3. Porosidade Adapta-se sobre o concreto uma pipeta graduada, avaliando-se o ndice de absoro da gua em funo do tempo decorrido. 3.4. Resistncia trao (teste de aderncia). Aplica-se sobre o concreto uma pastilha de ao, colada com epxi, e submeter-se-, posteriormente, trao. 3.5. Profundidade de carbonatao (porosidade e capacidade de ligao). A profundidade da carbonatao determinada cortando o concreto verticalmente e impregnando-o com uma soluo alcolica de fenolftaiena. A rea que no ficar colorida indica o trmino e a profundidade da carbonatao no concreto (item 1.1. b). 3.6. Espessura do recobrimento A espessura do recobrimento do concreto sobre a armadura mede-se por meio do rastreamento, com o detector de metais eletromagntico. Quando a espessura inferior profundidade da carbonatao (item 3.5), entende-se que a ferragem est oxidada. 3.7. Largura da fissura A largura da fissura mede-se com um microscpio que a focaliza a partir de 40 microns. Este dado deve relacion-lo com a profundidade da carbonatao (item 3.5) e o tipo de agressividade ambiental (tem1.2.2.). 3.8. Percentagem de cloros e outros agressivos qumicos A percentagem de cloros e outros agressivos qumicos mede-se extraindo uma amostra do concreto que esteja perto da ferragem e analisando-a quimicamente. 3.9. Avaliao das fissuras Analisados todos os pontos da agressividade qumica que rodeia a estrutura de concreto armado, especifica-se o sistema de recuperao e de proteo preventiva. Pode ocorrer que o grau de deteriorizao do concreto armado seja de tal magnitude que no seja possvel salvar a construo. Exemplo: Viaduto Faria Timb, pontes em diversas estradas em todo o Estado do Rio de Janeiro, marquises que desabaram em outros Estados do Brasil e que foram obrigadas a serem postas no cho ou substitudas por outras construes. Em outras ocasies aparecero fissuras no concreto, que nada tm a ver com a oxidao da ferragem. Neste caso, processa-se injeo de compostos de epxi fluido e rgido. Caso a fissura no se mova porque as causas que a provocaram desapareceram: retrao do concreto, assentamento, etc. Se a fissura for dinmica, dever ser selada com um composto termoplstico, porm, o mais freqente, que a fissura seja motivada pela oxidao da

ferragem. Neste caso, a fissura se apresenta em linhas paralelas armadura e, para prescindir da sua eliminao, procura-se ver se o concreto que envolve a ferragem no est carbonatado, se tem o PH alcalino, isto , maior do que 10, e se a percentagem de cloro inferior indicada em tem 1.2. A recuperao de um concreto armado fissurado ou que j tenha perdido parte do recobrimento e do brilho, por oxidao, consiste em sanear as partes deterioradas e evitar que a ferragem venha a se oxidar, restaurando-o com um material o mais parecido ao concreto quanto ao seu mdulo de elasticidade, porm, sem os defeitos que tinha o concreto, que deram origem sua deteriorao: a) Perda do revestimento b) Apicoado ou jateado c) Recoberto 4. RECUPERAAO DO CONCRETO ARMADO 4.1. Limpeza A limpeza do concreto deteriorado deve ser feita mecanicamente, at encontrar o melhor suporte que tenha um PH maior que 9 e o percentual de cloro igual ao indicado no item 1.2. O ferro deve ficar totalmente descoberto em toda a rea em que se apresenta oxidado. A melhor limpeza se faz com um jato de slica, que indispensvel para a limpeza da ferrugem. H tambm outro modo de tratamento: utilizar inibidor de ferrugem que, aplicado sobre a ferrugem do ferro, transformada em fosfato de ferro e incorpora-lhe uma fina pelcula de asfalto. Se a seo do ferro da armao tiver escorrido (diminudo) em mais de 10%, ou no seja suficiente para a carga que vai suportar a estrutura, a armao deve ser completada ou substituda por novas ferragens. Nos pilares ou vigas, se as ferragens estiverem muito oxidadas, os reforos se fazem mediante a tcnica de envolvimento, pela parte externa, com ferros achatados, isto , ferros mais achatados do que grossos, e compostos de epxi. 4.2. Proteo anti-oxidante Os ferros que pouco diminuem de espessura e que se encontram enferrujados, devem ser tratados com uma imprimao de inibidor de ferrugem, que tem propriedade fosfatizante, permitindo, dessa maneira, uma proteo anti-oxidante, do tipo pintura, sobre a qual o concreto novo tem uma boa aderncia. O concreto a ser aplicado deve ser composto com uma argamassa especial, fabricada industrialmente, base de cimento, slica e aditivos que provm aderncia e pequeno graute. 4.2.1. Recobrimento com argamassa especial Tambm se usa o recobrimento com argamassa polimrica que feita com mistura de cimento - cola e uma disperso de polmeros lquidos, desenvolvidos para esse fim. A argamassa de enchimento aplica-se posteriormente ao trabalho do chapisco, que feito com plastificante acrlico (disperso de polmeros acrlicos a serem misturados com cimento - cola at se obter uma massa de consistncia cremosa). Plastificante acrlico/cimento - cola: 1/2 parte em volume. 4.2.2. Recobrimento epxi No caso de recobrimento com epxi, faz-se a mistura dos componentes sem solventes e aplica-se em duas camadas, porm, antes de fazer a segunda aplicao, deve-se verificar se a primeira est dando aderncia segunda, pois h um tempo livre para promover esta aderncia. Lembrar que a segunda camada de epxi tem dupla funo: promover aderncia tanto para a argamassa hidrulica como para a argamassa de resina epxi, que sempre se aplica quando a segunda camada tiver aderncia. Nas misturas de slicas de granulometria de 0,2mm, projetadas manualmente, caso o tempo seja exguo, aplica-se a argamassa de enchimento no perodo aberto da aderncia. Faz-se imprimao lquida de dois componentes de epxi, de 20 a 25C, com tempo de aderncia de 3 horas.

4.2.3. Cuidados com o concreto Aps a remoo do concreto que envolve a rea atacada do ferro, a superfcie do concreto base precisa ser devidamente limpa, isenta de poeira e totalmente livre de elementos soltos, isto , deve-se deixar o concreto firme e coeso, para se lanar o novo concreto. 4.2.4. Tratamento da armadura Quando o ferro estiver totalmente descoberto, deve-se observar se existe carepa a ser eliminada. Para tanto, deve-se bater, com outro ferro, a superfcie da carepa. Se a carepa simplesmente uma finssima camada de xido de ferro, de alta dureza e fortemente aderida ao ferro base, processa-se pintura com inibidor de ferrugem em uma demo, como pr-primer, que, alm de incorporar o xido de ferro (ferrugem) ao ferro base, transformar a ferrugem em fosfato, perfeitamente aderido ao ferro base. Passadas 72 horas da pintura feita com inibidor de ferrugem, verificar se houve alguma parte da ferrugem que deixou de reagir com a superfcie do ferro base. Neste caso processa-se a uma leve raspagem da rea que no reagiu e repinta-se o local com o inibidor de ferrugem. As principais funes do inibidor de ferrugem so: a) Proteger a corroso do ferro. b) Eliminar os vestgios de ferrugem do ferro. c) Duplicar a proteo anticorrosiva do concreto. d) Promover melhor aderncia da pasta cimento-cola. e) Reduzir os efeitos da corroso eletroqumica. 4.3. Reenchimento (recomposio) Quando o volume da argamassa de enchimento tem espessura (profundidade) superior a 6 cm, a tcnica de enchimento a seguinte: I - Os ferros devero estar protegidos, por mais de 72 horas, com inibidor de ferrugem OXIPRIMER. II - Aplica-se uma nata de cimento cola DIPLAS EXTRA FORTE e, em seguida, a argamassa industrializada, como argamassa de enchimento e graute R MORTER. Para os demais casos, a recuperao se faz com as argamassas industrializadas que podem ser preparadas com polmeros lquidos que substituem a gua de amassamento, obtendo-se assim uma argamassa impermevel. H outras argamassas feitas com resinas reativas, de endurecimento na temperatura ambiente, sendo estas argamassas base de epxi. O processo de aplicao ser diferente, porm, pois tanto a polimrica como a reativa, exigem que o suporte receba uma imprimao prvia, 4.4. Escolha da argamassa de enchimento Para decidir sobre a argamassa de enchimento, necessrio estabelecer as caractersticas mais relevantes a exigir de cada obra de recuperao do concreto.

4.4.1. Caractersticas (apropriadas) A argamassa de recuperao ser mais adequada quanto mais satisfizer s seguintes propriedades: a) Mxima resistncia compresso e flexitrao. b) Mxima rapidez de pega e de endurecimento. c) Mdulo de elasticidade e compresso similar ao do concreto do suporte. d) Mxima resistncia ao CO2, gua, tanto na forma liquida como na de vapor. e) Ser isenta de fissuras, e sem nenhuma retrao. f) Mxima resistncia agressividade qumica ambiente. g) Perfeita aderncia ao concreto suporte, superior coeso do mesmo. h) Menor custo de recuperao, tanto dos materiais, como da mo-de-obra de aplicao. 4.4.2. Argamassa polimrica No suficiente introduzir uma parte de polmero em disperso na argamassa de cimento e areia, feita, de modo emprico, nas obras. Para se conseguir uma argamassa de recuperao de concreto, torna-se necessrio faz-la de acordo com a parbola de Fuller, ou seja: y = 100 /D sendo: d y = percentagem da slica que passa pelas peneiras. D = tamanho mximo da slica, em mm. d = abertura de cada peneira utilizada, em mm. Estes so alguns dos requisitos para se conseguir uma argamassa com propriedades adequadas de impermeabilidade e de resistncia compresso. Isto, em resumo, nos leva a uma argamassa absolutamente inorgnica, duradoura, capaz de no se deteriorar, mesmo que fique exposta ao intemperismo ambienta. 4.4.3. Argamassa composta com resina epxi. Neste caso o aglomerante ser constitudo por resinas reativas que so encontradas em dois componentes que, uma vez misturados, seu processo de endurecimento rpido, alcanando, em poucas horas, alta resistncia mecnica. Dessa maneira obtm-se as argamassas feitas com aglomerantes base de epxi. Estas argamassas superam tecnicamente as que so compostas de polmeros acrlicos, exceto no que se refere ao mdulo de elasticidade; porm, no que se refere aderncia, h possibilidade de aplicao de argamassa de maior espessura, e de mant-la seca por longos anos e imune aos agentes qumicos. Ela tambm recomendada quando se necessita alcanar, em poucas horas, maior resistncia mecnica, nos casos em que o enchimento supere a espessura de 6 cm. Obs.: A temperatura de aplicao da argamassa epxi no deve ser superior a 60.C, para evitar que, ao esfriar, os esforos de cisalhamento que so produzidos na sua unio com o concreto suporte, afetem sua resistncia trao. 5. TEMPERATURA E UMIDADE - O QUE CAUSAM NO CONCRETO 5.1. Efeitos da temperatura e umidade Nos projetos para estrutura de concreto armado precisamos levar em considerao os efeitos da temperatura, da umidade e da gua, sobre a estrutura. As variaes de temperatura provocam dilataes e contraes amplamente conhecidas, mas muitas vezes esquecidas. Menos conhecido ainda o efeito da variao da umidade sobre a estabilidade dimensional de uma estrutura. Entretanto, existem fontes de informaes que alertam para as alteraes dimensionais, oriundas das variaes da umidade. As estruturas sofrem tambm danos causados pela gua, com os quais os engenheiros esto bem familiarizados. Conforme a composio qumica da gua e sua atuao, as estruturas podem ser agredidas e dilapidadas, as ferragens podem enferrujar-se e levar a estrutura a uma eroso catica ou ao colapso total.

Estas afirmaes so verdadeiras e so comprovadas pela crescente atividade e desenvolvimento das empresas especializadas na recuperao de estruturas de concreto, principalmente pontes, viadutos, estdios e obras pblicas em geral, que no receberam a ateno de uma conservao preventiva. Como mais econmico prevenir do que consertar, recomendamos que as diferentes partes de uma estrutura sejam estudadas com o objetivo de dot-las da proteo necessria contra a agresso do meio ambiente e para que possam acomodar-se s dilataes e contraes a que sero submetidas. Apresentamos a seguir uma anlise detalhada dos efeitos da umidade e da temperatura: 5.2. Movimento devido umidade a) O concreto mudar sempre de volume, devido variao da umidade contida nele. b) Haver contrao, devida hidratao do cimento ao curar. (inicialmente o concreto submetido a grandes esforos, que devem ser eliminados com a instalao de juntas). Uma vez ocorrida esta contrao inicial, o concreto no recuperar sua posio inicial e podese assegurar que a contrao continuar com intensidade decrescente, por um perodo de 3 anos depois da construo. c) Uma vez o concreto endurecido, suas variaes so devidas mudana de umidade, conforme as estaes do ano Estas variaes podem alcanar at 3,80 milmetros em uma laje de 30 metros, exposta s condies atmosfricas, porm, nos casos citados, o movimento varia conforme o contedo do cimento e a relao deste com a gua. 5.3. Movimento devido temperatura a) O coeficiente mdio de dilatao do concreto de 0.000014 por 1oC, porm este coeficiente varia conforme a quantidade do concreto. Ele tambm influenciado pelo tipo e origem do agregado utilizado. Os compostos de slicas do valores elevados e os de pedra calcrea, baixos. sabido que o movimento trmico devido ao sol, nas estruturas expostas a ele, pode ser de at l0,l6mm, numa laje de 30 metros. b) O comprimento das lajes tem singular importncia nestas mudanas, devido s mudanas de temperatura e diferente natureza destas variaes, e da diferena de temperatura entre a parte superior e a parte inferior das lajes, criando ou produzindo-se esforos de flexo nos extremos e, sobretudo, nos cantos. Estes movimentos diferentes fazem com que as lajes se arqueiem. Estes fenmenos podem ser vistos facilmente nos extremos das peas de concreto, onde haja uma marcada diferena de temperatura, como sucede nas lajes de cobertura de um grande edifcio que estejam presas por meio de pilastras. c) Quando o concreto submetido a uma carga forte e prolongada, podem ocorrer deformaes plsticas, ao tratar de livrar-se do esforo a que foi submetido. A magnitude deste efeito depende da intensidade e da durao do esforo. Os movimentos que aparecem numa estrutura de concreto no atuam, entretanto, igualmente. A dilatao devida ao aumento da temperatura ope-se, s vezes, contrao devida perda da umidade, o que provoca grandes tenses na estrutura e a deformao plstica do concreto. 5.4. Considerao bsica na fase do projeto. O projeto de uma estrutura que levar em considerao o postulado acima, mostrar juntas de dilatao que tero a funo de absorver os movimentos de que falamos. Os arquitetos precisam tambm preocupar-se como faro a vedao destas juntas na execuo dos projetos. O projeto precisa incluir o detalhe da vedao das juntas, seno a obra tornar-se- de difcil soluo, ter-se- que recorrer improvisao em vez do emprego de uma tcnica projetada e adequada. As empresas fabricantes de produtos especficos para juntas podem fornecer uma assistncia valiosa durante a fase do projeto, quando os projetistas devem recorrer a elas para solicitar sua colaborao e orientao.

5.5. Proteo da estrutura Na proteo da estrutura contra a agresso da gua deve-se levar em considerao a forma como a gua atua, que pode ser: a) por percolao

MTODOS DE PROTEO CONTRA A CORROSO Todos os processos corrosivos acima citados podem ser eliminados com relativa facilidade e baixo custo mediante a utilizao de um revestimento protetor convenientemente escolhido, complementado por um sistema de proteo catdica que, para o caso de existncia de correntes de fuga de estradas de ferro eletrificadas, precisa ser utilizado por um sistema eficiente de drenagem das correntes tubo/trilho (interligaes eltricas, atravs de diodos adequadamente dimensionados e instalados entre a tubulao enterrada e os trilhos da estrada de ferro).
Revestimentos Protetores A escolha do revestimento a ser utilizado funo, entre outras variveis, das condies do meio onde a instalao ser construda. Os revestimentos betuminosos, aplicados a quente, vm sendo utilizados h muitos anos para a proteo de tubulaes, apresentando grande eficincia. Mais recentemente esto sendo usados, tambm, revestimentos por meio de fitas adesivas. O revestimento possui a finalidade especfica de formar uma barreira protetora, isolante, entre o metal e o solo ou gua, impedind, com isso, o funcionamento das pilhas de corroso. Desde que as correntes de corroso sejam impedidas de circular atravs do solo, a corroso cessa totalmente. Acontece, porm, que mesmo os revestimentos de boa qualidade, bem especificados e aplicados com o mximo rigor, mediante preparo adequado da superfcie, aplicao de primer conveniente, inspeo com holiday detector e reparos, possuem falhas, devido porosidade normal dos materiais utilizados e aos danos decorrentes do transporte, manuseio e instalao, sem falar nas unies soldadas, que so revestidas, muitas vezes precariamente, por meio de processo manual. Alm disso, as variaes das condies do solo contribuem para o envelhecimento da camada isolante, com o passar do tempo diminuindo progressivamente sua eficincia. Sempre acontece que um revestimento com excelente eficincia imediatamente aps a construo da obra fica sujeito a vrias falhas em tempo relativamente curto. As correntes de corroso fluindo atravs dessas falhas, normalmente em pontos concentrados, contribuem para corroso localizada, podendo furar a parede metlica. No captulo 9 esto descritos os principais tipos de revestimentos normalmente utilizados para as instalaes metlicas enterradas ou submersas, de um modo geral.

Vous aimerez peut-être aussi