Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO NUTRIO ISADORA JARDIM LAURA QUADROS LETCIA RORIZ MARA BERGAMASCHI

LABORATRIO QUMICO GERAL: EXPERINCIA IV CINTICA QUMICA

BELO HORIZONTE 2013

SUMRIO
INTRODUO ............................................................................................................................ 3 OBJETIVO ................................................................................................................................... 4 PROCEDIMENTOS ................................................................................................................... 5 RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................................... 7 CONCLUSO ............................................................................................................................. 9 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 10

INTRODUO A Cintica Qumica o estudo das velocidades das reaes qumicas. Nela introduzida a varivel tempo nas transformaes fsico-qumicas. Enquanto que na termodinmica determina-se a variao das propriedades de um sistema quando este passa de um estado de equilbrio para outro, na cintica se estabelece o tempo necessrio para que a transformao ocorra. A cintica qumica est baseada em processos qumicos experimentais, que so modelados matematicamente por meio de equaes diferenciais. O mtodo consiste em montar a equao diferencial que retrata um determinado fenmeno e resolv-la, obtendo-se assim a funo que representa, explicitamente, a variao da concentrao dos reagentes com o passar do tempo. Para que uma reao qumica ocorra necessrio que haja contato e afinidade qumica entre os reagentes. Uma das condies mais importantes para a ocorrncia de uma reao qumica a energia de ativao e as colises entre as molculas dos reagentes.

OBJETIVO Sabe-se que alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reao qumica. So eles: - temperatura - superfcie de contato - presso - concentrao - presena de luz - catalisador - inibidores No experimento feito no laboratrio iremos observar os efeitos da concentrao e temperatura na velocidade de reao, bem como o efeito de catalisadores.

PROCEDIMENTOS
Efeito de concentrao na reao:

Em um suporte para tubos de ensaio colocamos tubos de ensaio limpos de 18x150mm, numeramos os tubos de 1 a 6. Ao nmero 1 adicionamos 10 mL da soluo 0,01 mol L - de KIO e nos demais tubos, 8, 6, 4 e 2 mL, desta soluo, respectivamente na ordem crescente de suas numeraes. Em seguida, no tubo 2 adicionamos 2 mL de gua destilada. Prosseguindo em ordem crescente de 2 mL de volume para cada tubo at o nmero 5,o qual recebeu 8 mL de gua destilada, aps todas as adies, todos os tubos de ensaio conteve 10 mL de soluo. Agitamos os tubos para homogeneizar a soluo. No tubo de nmero 1 foi adicionado 10 mL de soluo a 0,04 m/v de NaHSO. Com auxilio de um cronmetro, marcamos o tempo desde o momento em que foi adicionado a soluo NaHSO3 at o incio do aparecimento da colorao azul. E repetimos este procedimento nos demais tubos. Efeito da temperatura na reao:

Em um tubo de ensaio de 18x 150 mm, colocamos 5 mL de soluo de KIO3. Em outro tubo de 18x 150 mm, colocamos 5 mL de NaHSO3. Medimos a temperatura no interior dos tubos (temperatura ambiente) e adicionamos ao tubo com a soluo KIO3 a soluo de NaHSO3 e agitamos para homogeneizar. Marcamos o tempo necessrio para que a reao se processasse.

Repetimos o mesmo procedimento para temperaturas de 10C e 4C. Efeito do catalisador sobre a reao:

Em um suporte para tubos de ensaio colocamos 3 tubos de ensaio. Adicionamos, com pipeta conta-gotas, cerca de 1,0 mL de gua oxigenada a 10 volumes em cada tubo. Com outra pipeta conta gotas, adicionamos em cada tubo as seguintes solues: Tubo 1 : Tubo 2: Tubo 3: (duas gotas) ( duas gotas) ( trs gotas) e ( duas gotas)

RESULTADOS E DISCUSSO

Efeito de concentrao ma reao:

Tubo nmero

KIO

gua destilada (mL)

NaHSO (mL)

Tempo Decorrido (s)

1 2 3 4 5

10 mL 8 mL 6 mL 4 mL 2 mL

0 mL 2 mL 4 mL 6 mL 8 mL

10 mL 10 mL 10 mL 10 mL 10 mL

33,62 42,69 62,34 96,38 180

Grfico

Podemos observar ao adicionar o NaHSO3, que em tubos que havia colocado mais gua destilada, (diluindo cada vez mais a soluo de KIO3), seu tempo de reao era cada vez maior. Efeito da temperatura na reao:

Tempo de reao em funo da temperatura Tubo nmero 1 2 3 Temperatura (C) 24,5 C 10 c 4c Tempo decorrido (s) 35,54 s 1.00,34s 1.15,97s

Podemos observar que quanto menor a temperatura mais lenta ocorre a reao. Efeito do catalisador sobre a reao:

Tubo

Soluo a ser adicionada

Volume a ser adicionado 2 gotas

Observaes

Colorao marrom; ocorre a sada de bolhas (efervescncia). Quanto maior a quantidade de maior

a liberao de gs, ou seja, ativa a reao.

2 gotas

Pouca efervescncia, ou seja, menos eficiente. Colorao azul.

2 gotas 3 gotas

No h liberao de bolhas (efervescncia). Ocorre o aparecimento de um slido(precipitao: coloides ). O Na2HPO4 inibidor do catalisador ferro. Colorao amarela.

CONCLUSO
Atravs desta prtica de cintica qumica, foi explorada uma rea da qumica que estuda a velocidade das reaes qumicas e os fatores que as afetam, como concentrao, temperatura e catalisadores. E essa prtica nos permitiu identificar durante a realizao dos experimentos os fatores que influenciam na velocidade das reaes. Foi possvel perceber tendo realizado o procedimento 1, que a colocao azul na soluo de cada tubo de ensaio demorava mais a aparecer de acordo com que aumentvamos a quantidade de gua destilada e diminuamos a quantidade de KIO3, nos mostrando na prtica como a concentrao interfere na velocidade das reaes. No procedimento 2, observamos outro fator que interfere na velocidade da reao, a temperatura. Ao diminuirmos a temperatura do sistema, os valores dos tempos para o incio da reao foram maiores.

E por fim, no procedimento 3, usando o FeCl3, CuCl2 e Na2HPO4, analisamos que um catalisador pode acelerar o tempo de uma reao qumica e alguns so mais eficientes que outros. Nesse caso, FeCl3 era o mais eficiente, CuCl2 o menos eficiente e ambos no mesmo tubo de ensaio h uma inibio da ao catalisadora.

REFERNCIAS
Apostila Qumica Geral, 1 semestre de 2013

Vous aimerez peut-être aussi