Vous êtes sur la page 1sur 6

CAMADA DE TRANSPORTE

A camada de transporte, tanto no modelo OSI quanto no modelo TCP/IP, a camada responsvel pela transferncia eficiente, confivel e econmica dos dados entre a mquina de origem e a mquina de destino, independente do tipo, topologia ou configurao das redes fsicas existentes entre elas, garantindo ainda que os dados cheguem sem erros e na seqncia correta.

A camada de transporte uma camada fim-a-fim, isto , uma entidade (hardware/software) desta camada s se comunica com a sua entidade semelhante do host destinatrio. A camada de transporte prov mecanismos que possibilitam a troca de dados fim-a-fim, ou seja, a camada de transporte no se comunica com mquinas intermedirias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores.

Entidade de transporte o nome dado ao hardware/software que executa as funes da camada de transporte. Este hardware e ou software podem estar no ncleo do sistema operacional, em algum outro processo vindo de camadas superiores, em um pacote de biblioteca vinculado a aplicaes de rede ou mesmo na placa de interface de rede. Todo o procedimento de transporte funciona inteiramente na mquina do usurio, isto , est sob seu controle, diferentemente dos procedimentos das camadas inferiores que, muitas vezes, dependem de concessionrias de servios de comunicaes, portanto fora do domnio e controle do usurio.

Principais funes : Transferncia de dados Atravs de mensagens de tamanho varivel em fullduplex, oferecendo tanto o servio com conexo (circuito virtual) quanto o servio sem conexo (datagrama) ; Transferncia de dados urgentes Dados podem ser transferidos com prioridade maior que os demais, normalmente informaes de controle, sinalizao e transmisso de interrupes; Estabelecimento e liberao de conexo Antes e depois das transferncias de dados. Para se estabelecer a conexo, devem ser negociadas a classe de protocolo a ser utilizada, o tamanho mximo das unidades de dados de protocolo, a utilizao ou no do servio de transferncia de dados expressos, parmetros de qualidade de

servio (throughput, atraso de trnsito, prioridade, taxa de erro residual, etc). Para se evitar perda de dados, muitas vezes usada uma tcnica conhecida como three-way handshake. Multiplexao As mensagens de aplicaes simultneas so multiplexadas para reduzir custo do tempo de utilizao da rede ou para melhor aproveitamento da largura de banda disponvel. Ao chegar ao destino, as mensagens so demultiplexadas para as aplicaes destinatrias; Segmentao, blocagem e concatenao Quando o tamanho do pacote IP no suporta o tamanho do dado a ser transmitido, o TCP segmenta (mantendo a ordem) para posterior remontagem na mquina destinatria; Controle do fluxo Atravs de um sistema de buferizao denominada janela deslizante, o TCP envia uma srie de pacotes sem aguardar o reconhecimento de cada um deles. Na medida em que recebe o reconhecimento de cada bloco enviado, atualiza o buffer (caso reconhecimento positivo) ou reenvia (caso reconhecimento negativo ou no reconhecimento aps um timeout); Controle de seqncia e controle de erros Alm da numerao dos segmentos transmitidos, vai junto com o header uma soma verificadora dos dados transmitidos (checksum). Assim o destinatrio verifica a soma efetuando o clculo dos dados recebidos, a fim de evitar perdas, duplicao ou entrega fora de ordem; monitorao da qualidade do servio: a monitorao da qualidade de servio deve ser constante, caso contrrio, deve ser gerada uma notificao camada de sesso. As funes implementadas pela camada de transporte dependem da qualidade de servio desejada. Precedncia e segurana Os nveis de segurana e precedncia so utilizados para tratamento de dados durante a transmisso.

A tcnica do three-way handshake busca solucionar um problema que pode surgir quando do estabelecimento de uma conexo: por exemplo, em uma conexo aberta feita uma transferncia eletrnica de dinheiro e pedido o encerramento da conexo. Entretanto, por problemas de congestionamento da rede, foi necessrio reenviar o pedido de transferncia e novo pedido de desconexo. Aps a mquina de origem ter se desconectado, chega mquina de destino o novo pedido de transferncia que aceito, antes da desconexo da mquina destino, duplicando a transferncia, sem que o cliente perceba. A tcnica exige que os pedidos e as confirmaes sejam numerados seqencialmente e que a mesma seqncia no possa aparecer mais de uma vez na

transmisso. Se houver repetio, a mquina destino rejeitar esta duplicidade. (Ver figura a seguir)

PORTAS

O acesso das aplicaes camada de transporte feito atravs de portas que recebem um nmero inteiro para cada tipo de aplicao, podendo tambm tais portas serem criadas medida que novas necessidades vo surgindo com o desenvolvimento de novas aplicaes. As portas mais comumente utilizadas tem nmeros pr-definidos e so chamadas de portas-bem-conhecidas, como algumas mostradas na tabela abaixo:
PORTA 21 23 25 80 110 PROTOCOLO FTP TELNET SMTP HTTP POP-3 USO Transferncia de arquivos Login remoto Correio eletrnico World Wide Web Acesso remoto a correio eletrnico

A maneira como a camada de transporte transmite dados das vrias aplicaes simultneas por intermdio da multiplexao, onde vrias mensagens so repassadas para a camada de rede (especificamente ao protocolo IP) que se encarregar de empacot-las e mandar para uma ou mais interface de rede. Chegando ao destinatrio o protocolo IP repassa os dados para a camada de transporte que faz a demultiplexao para as portas (aplicaes) especficas.

PROTOCOLOS TCP E UDP A camada de transporte utiliza dois protocolos: o TCP e o UDP. O primeiro orientado conexo e o segundo no orientado conexo. Ambos os protocolos podem servir a mais de uma aplicao simultaneamente. TCP (Transmission Control Protocol) Protocolo de Controle de Transmisso

o protocolo TCP que faz a comunicao fim-a-fim da rede. orientado conexo e altamente confivel independente da qualidade de servios das sub-redes que lhe

servem de caminho. Para a confiabilidade de transmisso, garante a entrega das informaes na seqncia em que lhe foram fornecidas, sem perda nem duplicao.

Significado dos campos do cabealho do segmento TCP

O cabealho do segmento TCP tem um formato inicial fixo de 20 bytes, seguidos ou no por opes de cabealho. Aps as opes pode haver at 65.535 - 20 - 20 = 65.495 bytes de dados, onde o primeiro valor 20 corresponde ao cabealho IP e o segundo, ao cabealho TCP. Pode haver segmentos sem quaisquer dados e que so usados para confirmaes e mensagens de controle.

Porta de Origem e Porta de Destino -> Contm os nmeros das portas TCP definidos para programas aplicativos. Uma porta e o endereo IP de seu host formam um nico ponto terminal de 48 bits, que vai identificar a conexo; o Portas de 0 a 1023: reservadas para aplicaes de domnio pblico (well known ports = portas bem conhecidas); o Portas de 1024 a 49151: reservadas para aplicaes comerciais registradas; o Portas de 49152 a 65535: portas dinmicas ou privadas.

Nmero de seqncia -> Corresponde sequncia do segmento anteriormente transmitido, somado ao n de bytes transmitidos; Nmero de confirmao -> Corresponde sequncia do segmento que est sendo confirmado, somado ao n de bytes recebidos; Offset de dado s-> Tamanho do cabealho do TCP (termina onde os dados comeam); Reservado-> Sem utilizao; URG (Urgent) -> Indica envio de dados urgentes; ACK (Acknowledgement) ->Confirmao dos dados enviados anteriormente; PSH (Push) ->Envia rapidamente os dados depois que l o segmento; RST (Reset) ->Reset de conexo; SYN (Synchronous) ->Inicia uma conexo; FIN (Finnal) ->Finaliza uma conexo; Janela ->Indica os buffers (memria) disponveis no receptor, para controle de fluxo;

Soma de verificao -> Inclui o cabealho TCP, os dados e um pseudo-cabealho para permitir a mxima confiabilidade; Indicao de urgncia -> indica, a partir do nmero de seqncia atual, a quantos bytes se encontram os dados urgentes; Opes ->Para recursos no previstos originalmente.

UDP (User Datagram Protocol) Protocolo de Datagrama do Usurio -

O UDP um protocolo mais rpido do que o TCP, pelo fato de no verificar o reconhecimento das mensagens enviadas. Por este mesmo motivo, no confivel como o TCP. O protocolo no-orientado conexo, e no prov muitas funes: no controla o fluxo, podendo os datagramas chegar fora de seqncia ou at mesmo no chegar ao destinatrio. Contm identificao das portas de origem e destino, iguais s do TCP. Tambm contm os campos tamanho (UDP length) e soma de verificao (UDP checksum), sendo que os datagramas que no consistem estes campos, ao chegar no destino, so descartados, cabendo camada de aplicao recuper-los.

O UDP funciona como uma extenso do protocolo IP, j visto na camada de rede. Os pedidos de transmisso de mensagens vindos das camadas superiores so encaminhados ao IP que o responsvel pela transmisso dos datagramas.

A principal funo do protocolo UDP multiplexar na origem e demultiplexar no destino os vrios datagramas transmitidos.

SOCKETS A comunicao entre processos de software tornou-se indispensvel nos sistemas atuais. O elo entre os processos do servidor e do cliente o socket. Ele a porta na qual os processos enviam e recebem mensagens. De acordo com JAMES F KUROSE: socket a interface entre a camada de aplicao e a de transporte dentro de uma mquina. Ento foram desenvolvidas diversas aplicaes cliente/servidor onde cliente(s) e servidor poderiam estar em mquinas diferentes, distantes umas das outras. Os aplicativos do cliente e do servidor utilizam protocolos de transporte para se comunicarem. Quando um aplicativo interage com o software de protocolo, ele deve especificar detalhes, como por exemplo se um servidor ou um cliente. Alm disso, os aplicativos que se comunicam devem especificar detalhes adicionais (por exemplo, o

remetente deve especificar os dados a serem enviados, e o receptor deve especificar onde os dados recebidos devem ser colocados). Analisando o esquema acima percebemos que tudo acima da interface do socket, na camada de aplicao, controlado pelo criador da aplicao. O controle da camada de transporte feito pelo Sistema Operacional. Temos dois tipos de servios de transporte via socket: o confivel orientado a cadeia de bytes (byte steam) e os datagramas no confiveis. O protocolo na qual implementado o primeiro o TCP, j o segundo implementado no protocolo UDP.

Vous aimerez peut-être aussi