Vous êtes sur la page 1sur 11

SOBRE OS CONTEDOS DA EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO EM DIFERENTES REDES EDUCACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL

ABOUT THE CONTENTS OF HIGH SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN DIFFERENT EDUCATIONAL NETWORKS OF RIO GRANDE DO SUL

Flvio Medeiros Pereira ** Adriane Correa da Silva

RESUMO
Estudaram-se os contedos de Educao Fsica do Ensino Mdio do RS nas redes federal, estadual e privada atravs de anlises documentais e entrevistas com 22 professores de 18 instituies, em seis diferentes cidades. Dos 2.289 contedos analisados, os esportivos compreenderam 66,9% (o Futsal e o Voleibol perfaziam 71%), os ginsticos 14,4%, os recreativos 6,1%, as competies 3,1%, os tericos 2,6%, os avaliativos 2,0%, a dana 1,5% e outros registros 3,4%. Enquanto componente da EF escolar, o esporte apresenta diversas positividades, porm, essa supremacia privilegiando sua dimenso recreativa dificulta o desenvolvimento de outros componentes curriculares, limita culturalmente a formao discente, afasta-se da aptido, sade e qualidade de vida, simplifica as prticas pedaggicas cotidianas, compromete o acatamento de prescries legais. O questionamento sobre o seu alcance pedaggico aponta para a necessidade de mudanas nos paradigmas conteudistas.
Palavras-chave: Educao Fsica. Contedos. Ensino mdio.

INTRODUO

O Ensino Mdio (EM) brasileiro tem aumentado significativamente nos ltimos anos, e cerca de 70% dos escolares matriculados nessa fase do ensino e participantes deste estudo tinham idades entre 15 e 19 anos e em sua quase-totalidade residiam nas cidades. Existem, no EM, mais de nove milhes de matrculas, das quais aproximadamente setenta mil esto na rede federal de ensino, mais de sete milhes nas redes estaduais, cerca de duzentas mil nas redes municipais e aproximadamente um milho nas redes privadas. No Rio Grande do Sul (RS), as matrculas no EM se aproximam de quinhentas mil, e, como em outras partes do pas, a grande maioria encontra-se nas redes estadual e privada de ensino. Compondo a educao bsica, a EF apoiada legalmente na Lei de Diretrizes e Bases

da Educao Na - LDB (1996). Para a LDB (1996) o EM, dentre outros, necessita objetivar o aprimoramento humanstico, a formao tica e o pensamento crtico, a consolidao e aprofundamento dos conhecimentos do Ensino Fundamental e a preparao para o trabalho e o exerccio da cidadania. Com a autonomia escolar prescrita legalmente, muito dos contedos, da qualidade e da quantidade da EF fica na dependncia dos projetos pedaggicos institucionais e do interrelacionamento, da influncia, da articulao, da capacidade profissional e das prticas cotidianas de seus professores. Ainda que numa escola tambm sejam propiciadas condies de ensino e aprendizagem em diversos eventos e situaes, - como palestras, encontros informais entre professores e alunos, festividades, etc., devido ao carter

Doutorando em Sade da Criana e do Adolescente pela UNICAMP; Membro do GTT1-CBCE, na gesto 2001-2003; Pesquisador do SALUS Grupo de Estudos em Educao Fsica e Sade (UGF-RJ). Doutor em Sade Pblica pela Escola Nacional de Sade Pblica da FIOCRUZ; Membro do GTT1-CBCE, na gesto 2001-2003; Docente da Universidade Gama Filho e Universidade Estcio de S; Coordenador e Pesquisador do SALUS Grupo de Estudos em Educao Fsica e Sade (UGF-RJ).

**

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

68

Pereira e Silva

oficial e formalista caracterstico das instituies educacionais, e tambm s suas necessidades burocrticas, administrativas e certificativas, nas aulas regulares das diferentes disciplinas que os processos de ensino-aprendizagem efetivamente so operacionalizados. Os contedos de ensino tambm se caracterizam por serem identificadores de cada disciplina; assim, ainda que os escolares sejam os mesmos e os objetivos educacionais sejam comuns entre as diversas disciplinas, cada uma tem o seu contedo diferenciado. Os contedos de ensino desenvolvidos nas aulas compreendem elementos fundamentais, bsicos, essenciais, vitais para todas as disciplinas escolares, inclusa a EF, porque nos processos objetivos, reais, factuais de desenvolvimento desses contedos que se concretizam e se refletem as concepes pedaggicas, filosficas, polticas, econmicas, histricas, sociais e antropolgicas. Mesmo com a necessria considerao de outros elementos educacionais, como as metodologias de ensino e processos de planejamento e de avaliao, os objetivos se orientam, primeiramente, pelas especificidades dos contedos. Caracterizando-se as aulas tambm como encontros regulares e formais entre professor, alunos e conhecimentos/prticas, o desenvolvimento didtico dos contedos ocupa a maior parcela do seu tempo regular, compreendendo o que efetivamente lecionado com vista consecuo dos objetivos. Essa concretizao operacional, que requer aes humanas passveis de erros e acertos -, tambm compreende um conjunto de elementos e processos, como: objetivos, planejamento, contedos, ensino e avaliaes. Esses processos se desenvolvem inseridos em concretas condies: histricas, sociais, educacionais, culturais, econmicas, classistas, etc.; e conforme as antigas e vlidas proposies da pedagogia crtico-social dos contedos, nos contedos ensinados que se concretizam as idias pedaggicas. Para Libneo (1999), os contedos escolares se expressam nos projetos pedaggicos, planos de ensino, aulas, aes e convices docentes, enfim, nas atividades didtico-pedaggicas cotidianas. Diz ainda Libneo (1999, p. 128-129):

Os contedos de ensino so os conjuntos de conhecimentos, habilidades, hbitos, modos valorativos e atitudinais de atuao social, organizados pedaggica e didaticamente, tendo em vista a assimilao ativa e aplicao pelos alunos na sua prtica de vida. Englobam, portanto, idias, fatos, processos, princpios, leis cientficas, regras; habilidades cognoscitivas, modos de atividade, mtodos de compreenso e aplicao, hbitos de estudo, de trabalho e de convivncia social; valores, convices, atitudes.

Escolarmente, os contedos compreenderiam tudo que se tem que aprender para alcanar determinados objetivos. Em Zabala (1998) encontra-se a classificao os contedos de aprendizagem em: conceituais, relativos ao que se deve saber, como fatos, conceitos e sistemas conceituais ou princpios; procedimentais, referentes ao que se deve saber fazer, como regras, tcnicas, mtodos, destrezas ou habilidades, estratgias, procedimentos; atitudinais, como relacionados ao como se deve ser, como valores, normas e atitudes. E, nos PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS - ENSINO MDIO (PCN/EM, 1999) na EF tambm valoriza-se o fazer - as atividades prticas, privilegiando os contedos procedimentais. Pereira (1994), referenciando-se na terminologia do cotidiano escolar, no linguajar usual de professores e alunos do EM, classifica os contedos desenvolvidos regularmente na EF em prticos e tericos. Os contedos prticos so desenvolvidos mediante a prevalncia da exercitao motora dos escolares, em que, na interao corpo-mente, os maiores esforos so fsicos, esforos musculares. Esses contedos, tradicionalmente os que num primeiro momento identificam as aulas de EF, aulas prticas, tipificam-se por ocorrerem ao ar livre, com os alunos realizando atividades motoras nas formas esportivas ou ginsticas. Os contedos tericos desenvolvem-se quando os empenhos fsicos ficam num plano inferior de solicitao, sendo privilegiados os esforos cognitivos, os esforos mentais. Os contedos tericos, ao ocuparem determinados perodos de aulas ou toda uma aula de EF (aula terica), privilegiam

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul

69

o ensino com explanaes verbais, leituras, redaes, desenhos, discusses, com ou sem o uso de alguma demonstrao gestual ou recurso audiovisual. No ensino da EF, na interao entre a cultura escolar e a cultura no-escolar, destacase a conhecida presena do esporte, o qual faz parte das prticas culturais cotidianas e do imaginrio popular. Alm do prazer por sua prtica, sua popularizao tambm se relaciona com o espao a ele destinado nos meios de comunicao. Modernamente, no atual estgio do modo de produo capitalista de economia globalizada, o esporte tambm est vinculado indstria, comrcio, servios, e, podendo associar o prazer com a sade, tem uma aceitao quase universal de componente da educao escolar. O esporte, diferentemente de outras formas culturais, explicitamente mencionado na Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988), artigo 217. Vinculado EF escolar, diversamente de outros contedos como ginstica, jogos ou dana, o esporte tambm destacado no artigo 27, IV, da LDB (1996). Nos PCNs - Introduo (2000) so propostos os temas transversais: tica, Sade, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientao Sexual, e, nos PCNs/EM (1999) tmse como contedos da EF: esporte, ginstica, jogos, lutas e dana, e referncias sade, qualidade de vida e aptido fsica. Diversos autores, como Pereira (1994), Guedes e Guedes (1997) e Nahas (2001), com alguns diferentes enfoques na EF escolar, voltamse para a sade, aptido e qualidade de vida. Conforme Kunz (1989), a nfase no esporte escolar no Brasil acentuou-se a partir da segunda metade do sculo XX. Diversos estudos citam o esporte como contedo hegemnico da EF: Guedes e Guedes (1997), Azevedo (2001) e Darido (1999). Especificamente no RS, Pereira (1994 e 2003), dentre outros estudos, encontrou que os contedos esportivos e recreativos perfazem cerca de 70% de todos os contedos registrados nos dirios de classe.
OBJETIVOS

de ensino do RS, primeiramente objetivou-se identific-los quantitativamente e assinalar suas principais nfases e omisses.
METODOLOGIA

Pesquisando os contedos de EF desenvolvidos e registrados no EM de trs redes

Este estudo se caracterizou como post factum, com a descrio e a anlise crtica de realidade j concretizada (GIL, 1995). Apia-se tambm em Morin (1998), para quem a "cincia elucidativa e enriquecedora, acrescenta verdades e ajuda a eliminar erros" e o conhecimento deve servir "reflexo, discusso, incorporao nas experincias de vida". Os dados foram obtidos por Pereira (2003), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq. Pesquisaram-se os contedos de ensino, as prticas pedaggicas, as condies socioeconmicas dos professores e as condies de trabalho docente em seis cidades do RS. Focando-se apenas o EM, estudaram-se 18 escolas, seis de cada rede de ensino, e 22 professores, seis de cada uma das redes federal e estadual e dez da rede privada, onde quatro turmas tinham aulas de EF separadas por gnero. A amostragem orientou-se pelas escolas da rede federal com o EM. Para no limitar ainda mais a amostra, excluram-se do estudo as instituies da rede municipal de ensino, pela dificuldade de suas escolas enquadrarem-se nos parmetros deste estudo. A escolha das cidades baseou-se na regionalizao proposta por Klering (1998). Primeiro foram listadas as cidades de cada microrregio com escolas das trs redes de ensino, todas com EM e EF diurna. Em cada microrregio estudou-se uma cidade. Nas cidades com mais de uma escola por rede de ensino, sorteava-se uma escola. Buscava-se nova cidade na microrregio quando alguma no atendesse a todos os critrios de pesquisa. Em cada instituio pesquisou-se aleatoriamente uma turma de 2 ano. Escolheu-se esse adiantamento por seus estudantes serem alunos tpicos do EM. No eram nem alunos ingressantes, que se deparam com novas realidades educacionais, tampouco de ltimo ano, com necessidade de realizar estgios e outras atividades que podem afast-los temporariamente das instituies e tambm da prtica da EF. Foram estudadas cidades gachas das

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

70

Pereira e Silva

microrregies Centro-Oeste, Centro-Nordeste, Fronteira Oeste, Leste, Norte e Sul do RS. Quanto ao letivo de 2.000, copiou-se dos dirios de classe de EF tudo o que fora registrado como aulas/atividades para a turma sorteada. Esses registros atenderam s exigncias de representatividade, autoria, finalidade e confiabilidade, necessrias para a realizao de anlise documental. Estudou-se um ano letivo j encerrado, em que era impossvel a ocorrncia de novos registros. Para confirmar e esclarecer os registros, foram realizadas entrevistas com os respectivos professores, instrumento validado por professores universitrios, doutores em EF.
CONSTATAES

Dentre outros elementos da realidade das trs redes de ensino, constatou-se que, dos

professores da rede federal, 83,3% tinham apenas um emprego, fato que se dava apenas com 16,7% de seus colegas da rede estadual e 10% da rede privada. Os docentes da rede federal tambm tinham, em nmero de horas de aula de EF lecionadas semanalmente, uma carga horria mdia de trabalho 37,8% menor que seus colegas da rede estadual e muito inferior (97,5%) dos professores da rede privada de ensino. Os salrios mdios mensais do professores da rede federal eram 43,7% superiores aos salrios dos professores da rede estadual e 55,9% mais elevados que os salrios de seus colegas da rede privada. Existiam ginsios cobertos em 100% das escolas da rede privada, 50% das federais e 33,3% das estaduais. Encontraram-se 2.289 contedos registrados, conforme o quadro abaixo.

Quadro 1 - Quantidades, percentuais e contedos de EF registrados no ano letivo de 2.000, conforme as redes de ensino.
R.Ensino Federal Estadual Privada Total Esporte 464 70,0% 547 81,4% 520 54,5% 1531 66,9% Ginstica 58 8,7% 33 4,9% 240 25,1% 331 14,4% Recreao 49 7,4% 37 5,5% 53 5,5% 139 6,1% Outros 28 4,2% 9 1,3% 41 4,3% 78 3,4% Competies 46 7,0% 6 0,9% 18 1,9% 70 3,1% Tericos 2 0,3% 26 3,9% 32 3,4% 60 2,6% Avaliaes 16 2,4% 14 2,1% 16 1,7% 46 2,0% Dana --------34 3,6% 34 1,5% Total 663 100% 672 100% 954 100% 2289 100%

O esporte era hegemnico, pois de todos os registros, 76,1% compreenderam contedos esportivos, recreativos e competitivos. Entre os esportes destacam-se o futsal 43,6%, o voleibol 28,4%, o handebol 9,2%, o basquete 8,7%, o atletismo 6,4%, o futebol e o futebol-de-sete (1,6% cada um) e a ginstica artstica (0,5%). Na da rede federal as prticas esportivas, recreativas e competitivas perfizeram 84,4% dos registros, nas estaduais atingiram 87,8% e nas privadas, 61,9%. Como ficou confirmado nas entrevistas com os professores, a ginstica raramente era desenvolvida durante toda uma aula de EF. Atingindo 14,4% dos registros, ela ocorria cotidianamente no perodo de aquecimento, como atividade preparatria

para a prtica esportiva, tendo pequena durao e sendo constituda principalmente de alongamentos. A recreao abrangeu 6,1% dos contedos estudados. Compreendia as prticas dos esportes de quadra, majoritariamente futsal e voleibol, nos denominados dias livres. Quando da ocorrncia de mau tempo, a recreao compreendia a prtica de jogos de salo: pinguepongue, damas, domin e cartas. Foram categorizados como outros os registros de: visita a feiras de cincias, assistncia a palestras, participao em festividades e em debates eleitorais, etc. os quais perfizeram 3,4%, um percentual maior que os registros de contedos tericos, avaliativos ou de dana.

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul

71

As competies, privilegiando os esportes coletivos de quadra, incluam jogos intraescolares, como intersries, e extra-escolares, inter-instituies da mesma ou de outras cidades. Na rede federal encontrou-se uma maior gama de esportes e maior percentual de ocorrncia dos registros de competies. Com 2,6% dos registros, os contedos tericos, os quais eram geralmente desenvolvidos nas primeiras aulas do ano letivo ou quando de mau tempo, privilegiaram as regras esportivas e, esporadicamente, tambm tematizavam questes como a coluna vertebral ou a freqncia cardaca. As avaliaes equivaleram a apenas 2% dos registros; e,entre 66,7% e 70% dos professores, das trs redes de ensino, registraram a ocorrncia de uma e nenhuma avaliao durante todo o ano letivo. A dana foi desenvolvida apenas numa escola da rede privada e somente para a turma feminina. Motivada spor um festival escolar anual, 47,4% das aulas de EF para as alunas foram registradas como ensaio - coreografia e, tal como nos demais contedos, no revelavam progressividade ou seqencialidade no seu desenvolvimento cotidiano.
DISCUSSES

Experincias profissionais com a EF escolar e estudos tendo os documentos dos professores como material etnogrfico (PEREIRA, 1994) confirmam que nunca so totalmente registrados todos os eventos educativos, nem a totalidade dos contedos desenvolvidos numa aula. Os registros dos contedos desenvolvidos so importantes elementos de investigao, mas necessitam de informaes complementares com os prprios autores. Particularmente quanto aos processos educacionais, entende-se que a prtica - prxis, prtica humana criticamente empreendida - um critrio de verdade e que os professores devem ser conscientes de suas aes e de seus escritos. Os contedos registrados e assinados so documentos comprobatrios das prticas pedaggicas cotidianas, do que ensinaram, ou, dialeticamente, do que deixaram de ensinar, ainda que os registros das aulas possam parecer apenas atribuies burocrticas.

Dos estudos sobre o cotidiano escolar sabido que os professores ensinam mais do que registram em seus documentos e que, inclusive por motivos de falta de espao para os registros, dificilmente eles podem ou costumam anotar todos os contedos desenvolvidos, principalmente tendo um entendimento ampliado de contedo, como proposto por Libneo (1999). Tambm na anlise de atos pedaggicos entende-se como necessrio considerar os preceitos "da tica do conhecimento e da tica da responsabilidade" (MORIN, 1998), pois, diferentemente de estudos com materiais industriais, com vegetais ou com animais, est se tratando com pessoas, com colegas de profisso. Ningum aprecia ser criticado; a divulgao de situaes problemticas causa constrangimento e o desvelamento de equvocos nas prticas pedaggicas no acarreta satisfao, muito pelo contrrio. Porm, o conhecimento crtico da realidade um passo importante para sua discusso e para que se originem alternativas visando sanar os problemas constatados. Os registros nos dirios de classe se limitaram quase exclusivamente ao registro do aquecimento e da parte principal das aulas, privilegiando os contedos procedimentais, os contedos prticos. Ainda que se possa discordar, fica evidente que esses contedos prticos, os quais so desenvolvidos cotidianamente na realidade objetiva, so em verdade os contedos caractersticos da EF escolar; ou seja, as prticas esportivas identificam a EF escolar. Assim, a despeito das grandes diferenas de condies objetivas de trabalho encontradas nas trs redes educacionais, com os professores da rede federal percebendo maiores salrios e tendo menor carga horria, e os professores da rede privada dispondo de melhores condies materiais e instalativas, em todas essas realidades, como um elemento comum entre elas tinha-se a onipresena do esporte recreativo. Os contedos esportivos e recreativos, do total de registros no ano letivo, abrangiam de 86,9%, na rede estadual, a 60 %, na rede privada. Observese que o maior percentual de esporte recreativo encontrou-se na rede estadual, a rede de ensino mais carente de espaos cobertos para a EF e de locais abrigados do frio e da chuva. Estas

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

72

Pereira e Silva

condies necessitam ser altamente consideradas, em termos de qualidade de ensino, devido s condies particulares do clima temperado do RS. Ento, a hegemonia esportiva independia das diferenas evidenciadas entre as distintas realidades educacionais, confirmando antigas evidncias de que os principais contedos da EF no EM eram os esportes de quadra, destacando-se o futsal e o voleibol, com 72% dos contedos esportivos registrados. Nota-se uma estreita relao entre a cultura extra-escolar e a cultura escolar, principalmente inter-relacionando do futsal com o voleibol, esportes que dispem de farta divulgao na mdia e tm sua prtica como contedo escolar. Essas prticas - escolar e extra-escolar - so positivas, pois se acredita que a exercitao esportiva escolar pode contribuir para que os estudantes futuramente as mantenham junto com hbitos saudveis de vida, em concordncia com Hirvensalo, Lintunen e Rantamen (2000) e Tammelin et al. (2003), dentre outros. importante e necessrio valorizar o esporte escolar, pois de acordo com Pereira (1994), Cardoso e Gaya (1997) e Neto (1997), dentre outros, nas aulas de EF que muitos alunos dispem das nicas possibilidades de praticar formas de cultura fsica, no disponveis em seus cotidianos urbanos,que em geral so extremamente limitados quanto aos espaos formais de prtica de dana, ginstica ou esportes. Assim, nas aulas de EF que se encontram as raras oportunidades de exercitao fsica regular dos escolares, em especial das alunas, pois os rapazes so mais ativos e dispem de maiores possibilidades culturais extra-escolarmente. Ento, apesar de censurvel pelo seu limitado alcance pedaggico, o esporte recreativo escolar apresenta positividades. Entre outros predicados, nas aulas de EF com esporte recreativo encontram-se momentos nicos no cotidiano escolar, em que superada a cultura do viver sentado (quantas horas os adolescentes permanecem sentados em trs anos de curso, cinco dias por semana, quatro horas por dia?) da vida com limitao gestual,e os adolescentes podem agitar-se, correr, jogar, suar, rir, vivenciando uma gama de movimentos e situaes, as quais so impossveis de ocorrer dentro de uma sala de aula, num laboratrio, numa biblioteca ou diante de um computador.

No obstante, a hegemonia do esporte recreativo, as repeties de contedos desenvolvidos no Ensino Fundamental e no EM, os registros recorrentes e no reveladores de alteraes progressivas e seqenciais do que lecionado, bem como as simplificaes nos processos didtico-pedaggicos da EF, h muito so criticados como procedimentos que depem contra uma educao escolar de qualidade, necessria principalmente para as camadas mais carentes da populao. Entende-se que os contedos de ensino de EF para o EM, sendo diferenciados positivamente dos contedos para o Ensino Fundamental, tambm servem para destacar as diferenas objetivas das exigncias entre estes dois nveis de escolaridade. No EM se est tratando com adolescentes, os quais, nos parmetros fsicos, psicolgicos e sociais, esto mais prximos dos adultos do que das crianas. Inclusive no EM muitos escolares tm jornada de trabalho regular e muitas alunas j so mes. Ento se os contedos de ambos os nveis de ensino so similares, ou iguais, algo est errado. Ou o grau de exigncia muito elevado para o Ensino Fundamental ou muito baixo para o EM. Tem-se a convico de que a ocorrncia da ltima alternativa correta: so deficientes qualitativamente os nveis de exigncia da EF para o EM. Por outro lado esses contedos, junto com os respectivos procedimentos de ensino e processos avaliativos, so naturalmente aceitos pelos professores, pelos estudantes, por seus familiares e pelas administraes escolares. Pereira e Garcia (1998) e outros estudos encontraram que os escolares consideravam como bons professores de EF do EM aqueles que privilegiavam os mesmos esportes de quadra e que tinham processos de ensino e processos avaliativos similares aos aqui encontrados. Se, questionavelmente, a prtica esportiva na EF do EM acata o artigo 27, IV da LDB (1996) sobre o esporte educacional, ela se omite quanto ao pensamento crtico e cidadania. As omisses ficam mais evidentes ao serem relacionadas com os temas transversais, pois temticas muito prximas do esporte, como tica e Sade, no foram contempladas com nenhum registro. Ainda que o esporte escolar seja desenvolvido dentro de parmetros similares aos das atividades esportivas extra-

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul

73

escolares, a tica - com suas inter-relaes com a honestidade, coerncia, fair-play e busca de condies igualitrias entre os sujeitos - propicia inmeras situaes e condies de ser didaticamente abordada nas aulas de EF. Tambm a Sade, no seu entendimento universal de ser um bem-estar fsico, social e mental, e no apenas ausncia de doena, com reconhecida associao entre a vida saudvel e melhoria no desempenho psicomotor, tambm pode ser abordada no cotidiano escolar. Mesmo com toda a crtica possvel quanto aos PCNs, entende-se que estes particularmente no EM, significam um avano importante que propicia a superao de reducionismos pedaggicos, os quais limitam a ao docente apenas ao desenvolvimento dos fundamentos dos contedos de sua disciplina, sem que sejam relacionados com a complexidade da totalidade fenomnica circundante ou com uma perspectiva de futuro e a vida concreta dos escolares. Diversamente das orientaes do PCN (1999), contedos como lutas e danas no foram lecionados, ainda que, autonomamente, os adolescentes as pratiquem fora da escola. (PEREIRA, 2000a), considerando as prticas culturais dos adolescentes do EM do RS, classificou os esportes de quadra, como o basquete e o handebol como elementos caractersticos da cultura escolar; o futsal e as formas gmnicas como caminhadas, como atividades culturais comuns ao ambiente escolar e no-escolar; e as lutas (artes marciais), como o taekwondo, as danas gauchescas e o pdel como formas de cultura fsica extra-escolar. A moribunda ginstica escolar era reduzida quase exclusivamente aos alongamentos pr-desportivos. No cotidiano escolar a prtica esportivo-recreativa saudada prazerosamente pelos estudantes, o oposto do que ocorre com as prticas ginsticas, s quais os escolares demonstram grande resistncia (PEREIRA, 1994). Sendo a ginstica tratada como contedo secundrio desde o Ensino Fundamental, at por preconceito, por no caracterizar-se pela ludicidade ou pelo recreacionismo, a sua negao torna-se mais forte no EM. Nas entrevistas com os professores de EF confirmaram-se constataes de estudos anteriores da irreversvel queda qualitativa na exercitao ginstica como contedo de ensino.

Isso se exemplifica com a substituio das corridas pelas caminhadas e o desaparecimento do cotidiano escolar da prtica de exerccios ginsticos localizados, como abdominais ou de apoio. Assim, benefcios psicofsicos advindos das prticas gmnicas, como o desenvolvimento da resistncia aerbica e da fora muscular, no eram propiciados aos escolares do EM. No se encontrou nenhum registro tratando, diretamente, da qualidade de vida assunto tambm proposto pelos PCNs/EM (1999) ainda que seja uma temtica ampla, com dificuldades de conceituao, mas possvel de ser abordada escolarmente, pelo ser carter agregador de relaes com a aptido, sade, bem-estar e cultura cotidiana. Dada prevalncia das prticas esportivas, acredita-se nas possibilidades de existncia de um tratamento indireto, informal e assistemtico da qualidade de vida no cotidiano escolar, porm ocorrendo afastada da ginstica, da aptido fsica, de slidos embasamentos tericos e no sendo considerado nos processos avaliativos. Os contedos recreativos tambm revelaram diferenas entre os diversos cotidianos educacionais e as influncias culturais na EF do Rio Grande do Sul. Aes discentes que eram incomuns e poderiam motivar repreenso em determinadas escolas eram aceitas com naturalidade noutras. Diversamente de escolas de outras regies, na regio da Serra Gacha fato que foi ratificado em entrevistas com os professores - em aulas de EF encontraram-se registros de contedos recreativos constitudos de jogos de baralho, como escova, bisca e truco. Como constatado em anteriores estudos com o EM, eram omitidos dos registros de EF contedos atinentes aos conhecimentos sociopolticos, como se a escola, o esporte, a sade, a aptido etc. existissem alheios historicidade dos processos econmicos, sociais, culturais e polticos; como se as condies de trabalho e salariais dos professores ou as condies socioeconmicas dos escolares no se relacionassem com as questes acima citadas e no merecessem espaos nas aulas. Mas esses temas e a realidade circundante transpassam os processos educativos, influem na qualidade da Educao e se fazem sentir no cotidiano escolar. A influncia negativa da questo econmica dos professores, por exemplo, foi constatada ao se

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

74

Pereira e Silva

confrontarem os horrios das aulas de EF com a necessidade dos mesmos professores de adequar suas atividades profissionais a dois ou at trs empregos, e com a falta de tempo disponvel para dedicar-se mais efetivamente ao planejamento educacional, processos avaliativos e atividades extraclasse (PEREIRA, 1994). Esses contedos tericos, contedos qualificadores de uma EF que no se limite prtica esportiva, os quais necessitam ser desenvolvidos em conjunto com os contedos prtico-motores e tratam de temticas como poltica, sociedade e economia, alm de, em certa medida, desvelarem a viso pedaggica e didtica dos professores, tambm se caracterizam por no serem temas nem ldicos nem recreativos. Como implicam momentos de concentrao, de esforo mental, as temticas que possibilitam o pensamento crtico e a autoreflexo no so passveis de desenvolvimento didtico com a profundidade necessria estando os escolares cotidianamente focados no esporte recreativo. Tristemente, os contedos desenvolvidos ao final do sculo XX propiciam o entendimento de que, apesar das mudanas socioculturais, da elevao da produo intelectual na rea da EF, das conquistas das liberdades democrticas e da libertao das amarras a um ensino apenas tcnico-cientfico - como ocorria at os meados da dcada de 1980 -, na EF isto no teve repercusso prtica no cotidiano escolar. Constatou-se a hegemonia do esporte pelo esporte e, infelizmente, no se concretizaram as expectativas de se encontrarem no ensino da EF no EM contedos que propiciassem a crtica e reflexo desenvolvidas conjuntamente com o esporte. Os contedos cognitivos, privilegiando as regras e os gestos esportivos, eram tratados verbalmente, entremeados com as atividades prticas. Isso acarretava dificuldades interligao didtica da prtica com a teoria. Sem o desenvolvimento de contedos cognitivos, motivadores de esprito investigativo e de auto-anlise, no se poderia, didaticamente, fundamentar, problematizar, relacionar ou explicar o que era praticado nas dimenses antropolgicas, antropomtricas, biomecnicas, fisiolgicas, culturais, histricas, polticas, etc.; e, coerentemente, os contedos tericos, que

eram reduzidamente desenvolvidos e registrados, no fizeram parte dos processos avaliativos. O descaso para com os contedos avaliativos de EF evidenciou-se com os 2% de ocorrncia, um percentual inferior aos outros registros (3,4%) e aos 3,1% das competies, parecendo dar razo a Perrenoud (1999) sobre o estigma da avaliao entre os professores. No houve registro e nenhum professor informou sobre discusses, problematizaes ou subjetivaes quanto aos procedimentos, critrios e resultados das avaliaes, confirmando a cultura do silncio acerca da avaliao EF (PEREIRA, 1994). De acordo com Pereira, Silva e Fabres (2003), as formas, os critrios e a quantidade das avaliaes de EF encontrados neste estudo as afastam dos esteretipos de que elas seriam seletivistas, classificatrias, punitivas ou tipificadoras de artifcios autoritrios usados para manter a disciplina ou para explicitar o poder docente. A nfase nos contedos esportivos e recreativos e nas avaliaes com procedimentos observativos e critrios de participao e interesse reflete-se em desconhecimento dos estudantes do EM sobre a EF, Pereira (2000) verificou que 84,6% de escolares da ltima srie do EM de onze cidades do RS obtiveram nota inferior a 5,0 sendo dez a nota mxima e zero a nota mnima - em teste terico abordando as temticas: a) Histria e sociedade; b) Cotidianidade e qualidade de vida; c) Ginstica, esporte e fisiologia. Isto confirma conhecimentos empricos da realidade cultural da populao urbana, na Regio Sul do RS, os quais apontam para deficincias cognitivas sobre a atividade fsica. Entende-se que, nas prticas pedaggicas cotidianas, o professor, ao tratar didaticamente dos contedos no EM diferenciadamente do Ensino Fundamental, propiciando as prticas motoras fundamentadas e associadas com prticas cognitivas - incluindo temticas como tica, sade, aptido, qualidade de vida e promoo do pensamento crtico e vinculando, sem proselitismos ou dogmas, a EF com questes biolgicas, sociais, econmicas, polticas e histricas, cognitivas - estar se afastando do fazer por fazer, mais prprio dos instrutores, para aproximar-se do fazer

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul

75

pensando, caracterstico dos educadores. Ensinar, mais do que a prtica esportiva em si mesma, uma forma de elevar o nvel de exigncia nas aulas e condio necessria para a formao da cidadania. Como outros componentes da cultura universal - Artes, Matemtica, Qumica, Fsica tambm os contedos da EF, para serem meio de educao, necessitam de apropriados tratamentos didticos. O esporte pelo esporte pode at educar - pois sempre se est aprendendo algo na vida e, como seres humanos, nascemos para sermos educados, necessitamos de processos de aprendizagem para sobreviver. No obstante, para o esporte e outras formas culturais terem um maior aproveitamento preciso romperem as amarras das suas formas objetivas de cultura no-escolar e, necessariamente, escolarizar-se. A escolarizao implica que na EF se desenvolvam aulas com esporte, e no apenas aulas de esporte. Deve-se, pois, educar a partir do esporte enquanto esporte, mas desenvolvido com a necessria objetividade pedaggica, ainda que suas regras e rituais sejam geralmente quebrados escolarmente, em funo da quantidade de praticantes e tempo disponvel. esse esporte, com seus benefcios e malefcios, que os adolescentes do EM praticam extraescolarmente no imediato e, provavelmente, tambm o faro no futuro. A escolarizao do esporte, da ginstica e da dana, como contedos de ensino na EF, tendo o carter dialtico de mediao e de finalidade, necessita operacionalizar-se com o devido tratamento pedaggico-didtico, como se d comas outras disciplinas escolares. Assim, em que pese s positividades do esporte recreativo escolar, entende-se ser necessria a superao deste paradigma ao questionar-se sobre como a EF com esses contedos poderia acatar a LDB (1996). objetivar o pleno desenvolvimento do ser humano e vincular-se com o mundo do trabalho e prticas sociais.
CONCLUSES

contedos ensinados na EF do EM, independentemente de rede de ensino e suas particularidades. Como o esporte recreativo no pode de um momento para outro ser eliminado do cotidiano escolar, mesmo sendo ele mantido como contedo de ensino, como alternativa didtica para superar esse paradigma, pode-se propor o acatamento - dentro de parmetros crticos - das orientaes da legislao brasileira quanto ao EM, como: Propiciar nas aulas espaos de incluso de contedos que contemplem as orientaes para o aprimoramento humanstico, para a formao tica, pensamento crtico e preparao para a cidadania, valorizando atitudes de aprendera conhecer, a fazer, a viver e a ser. Isto seria possvel rompendo com as simplificaes pedaggicas do esporte pelo esporte, ao se inserirem momentos de troca de informaes, de dilogos e de discusses sobre esta temtica. Com isso o fazer-pensando contribuiria para superar o fazer-fazendo e poderia manter muito dos benefcios das prticas recreativas. Evidenciar, na prtica e nos registros documentais, o carter de consolidao e aprofundamento do que aprendido no Ensino Fundamental. Alm de se buscar que os registros expressem ao mximo o que de fato foi ensinado e procurem citar a maior quantidade possvel de contedos tratados nas aulas, o aprofundamento nos contedos contribuiria para que no EM fossem desenvolvidos contedos com maior teor qualitativo, demonstrando elevao nas exigncias e graus de dificuldade das prticas. Ter a qualidade de vida estreitamente ligada melhoria na aptido psicofsica, como categoria pedaggica e objetivo de ensino, vinculando os contedos copm a vida concreta ds escolares, mesmo com os tradicionais esportes coletivos de quadra. Na EF, a educao para a sade no precisa - e no deve - ser a referncia pedaggica nica. A sade tambm pode- e deve-, ao ser tratada como todo contedo escolar, ser referenciada pela satisfao, por poder ser desenvolvida de forma recreativa, mas didaticamente

Os dados deste estudo, mais uma vez propiciam o reconhecimento da magnitude da hegemonia dos esportes na realidade dos

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

76

Pereira e Silva

interligada com outras temticas, como as sociais, polticas, culturais, histricas, sem perder a sua seriedade, sua objetividade prtica, seu seqenciamento e contribuio para a elevao continuada de exigncia com o envolvimento consciente dos escolares. Desenvolver, em conjunto com os contedos particulares da EF, tambm os temas transversais, com uma abordagem interdisciplinar. Como o EM tambm se caracteriza por ser uma etapa de conexo entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior, possvel e pedagogicamente necessrio que o desenvolvimento da EF ocorra de forma inter-relacionada com as outras disciplinas escolares. Um chute no futsal presta-se para o estabelecimento de relaes com a Fsica (aplicao das leis de Newton), com Biologia (aes voluntrias, controle motor e sistema nervoso), com Qumica (elementos componentes do

calado, da bola, da quadra), com Histria (da universalizao do uso de bolas para jogar e chutar at as contribuies sulamericanas no esporte mundial), dentre outras. Romper com a limitao da reproduo

cultural extra-escolar. Sendo a escola tambm o lugar do novo, de inseres culturais - sem desdenhar a cultura popularizada, o que evidenciado pela valorizao do futsal e voleibol mesmo com diminuio quantitativa dos tradicionais esportes de quadra, ao se inclurem contedos como ginstica, dana e lutas, alm de outros esportes, estar-se-ia contribuindo com a formao multifacetria dos escolares. Seriam novos contedos propiciando novas perspectivas culturais.

ABOUT THE CONTENTS OF HIGH SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN DIFFERENT EDUCATIONAL NETWORKS OF RIO GRANDE DO SUL ABSTRACT The contents of high school Physical Education in the federal, public and private networks in RS were studied by means of documental analyses and interviews with 22 teachers from 18 institutions, in 6 different cities. Of the 2.289 contents analyzed, sports contents embraced 66.9% (indoor soccer and volleyball accounted for 71%), gymnastics 14.4%, recreational activities 6.1%, competitions 3.1%, the theoretical contents 2.6%, assessments 2.0%, dance 1.5% and other recordings 3.4%. As a component of the PE classes, sports present several positive points, however, the privileged supremacy of their recreational dimension complicates the development of other curricular components, culturally limiting the students formation, moving them away from fitness, health and quality of life, as well as simplifying daily pedagogic practices, endangering the respect for legal prescriptions. The questioning about the pedagogical range indicates the need for changes within the paradigms of contents.
Key words: Physical education. Contents. High school.

REFERNCIAS
AZEVEDO, E. S. O agir pedaggico dos professores de Educao Fsica no ensino tcnico federal do estado do Rio Grande do Sul. 2001. f. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 1988. ______. Ministrio da Educao. Lei n 9.394: Lei de diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, DF, 1996. ______. Ministrio da Educao. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia, DF, 1999. ______. Parmetros curriculares nacionais: introduo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CARDOSO, L. T.; GAYA, A. Hbitos de vida de alunos de uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Perfil, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 24-34, 1997.

DARIDO, S. C. Educao Fsica na escola: questes e reflexes. Araras: Topzio, 1999. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Caractersticas dos programas de Educao Fsica escolar. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, 1997. GIL, A. C. Mtodos e tcnicas em pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1988. HIRVENSALO, M.; LINTUNEN, T.; RANTANEN, T. The continuity of phisical activity: a retrospective and prospective study among older people. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, Copenhage, v. 10, p. 37-41, 2000. KLERING, L. R. Anlise do desempenho dos municpios do Rio Grande do Sul em 1996. Revista Anlise, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 157-171, 1998. KUNZ, E. O esporte enquanto fator determinante da Educao Fsica. Contexto e Educao, Iju, v. 15, p. 6373, 1989.

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul

77

LIBNEO, J. C. Didtica. So Paulo: Cortez, 1999. MORIN, E. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. NAHAS, M. V. Atividade fsica, sade e qualidade de vida: conceitos e sugestes para um estlo de vida ativo. Londrina: Modiograf, 2001. NETO, C. Atividade fsica e as culturas de vida quotidiana de crianas e jovens. Revista Artus, Edio Especial, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 36-36, 1997. PEREIRA, F. M. O cotidiano escolar e a Educao Fsica necessria. Pelotas: Universitria, 1994. ______. Nvel mdio de ensino, Educao Fsica e conhecimento. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 14, n. 1, p. 32-53, 2000. ______. Educao Fsica escolar e cultura fsica de adolescentes no Rio Grande do Sul. In: 1 Congresso Cientfico Latino-Americano FIEP-UNIMEP, 1., 2000, Piracicaba. Anais... Piracicaba: UNIMEP, 2000 a. p. 451. ______. Educao Fsica escolar e qualidade de vida fase III: as condies scio-econmicas dos professores, as condies de trabalho docente, os contedos de ensino e as prticas pedaggicas. Pelotas: ESEF-UFPel/CNPq, 2003. Relatrio de pesquisa.

PEREIRA, F. M. ; GARCIA, M. A. D. O bom professor de Educao Fsica escolar. In: GONZLEZ VALEIRO, A. (Org.). Deporte e humanismo em clave de futuro. A Corua: Inef-Galcia, 1998. 1 CD ROM. PEREIRA, F. M.; SILVA, C. R. B.; FABRES, L. C. Avaliao em Educao Fsica no ensino mdio do Rio Grande do Sul: Caractersticas e problemas. In: Simpsio Nacional de Educao Fsica, 22., 2003, Pelotas. Anais... Pelotas: ESEF/UFPel, 2003. p. 237. PERRENOUD, P. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed. 1999. TAMMELIN, T. et al. Adolescent participation in sports and adult physical activity. American Journal of Preventive Medicine, Philadelphia, v. 24, p. 22-28, 2003. ZABALA, A. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Recebido em 5/10/04 Revisado em 12/11/04 Aceito em 25/01/06

Endereo para correspondncia: Flvio Medeiros Pereira, Rua Dr. Franklin O. Leite, 353, CEP 96055-520, Pelotas-RS.
E-mail: flaper@terra.com.br

R. da Educao Fsica/UEM

Maring,v. 15, n. 2, p. 67-77, 2. sem. 2004

Vous aimerez peut-être aussi