Vous êtes sur la page 1sur 18

A

leishmaniose tegumentar americana, tambm conhecida por: lcera de bauru, nariz de tapir e ferida brava, caracterizada pela apresentao de feridas indolores na pele ou mucosas do indivduo afetado.

causada por protozorios do gnero Leishmania, como o L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonensis: parasitas de vertebrados mamferos. Estes so transmitidos atravs de mosquitos fmeas do gnero Lutzomyia. Esses, menores que pernilongos, podem tambm ser chamados de mosquito-palha, birigui, cangalhinha, berer, asa-branca ou asa-dura. Preferem viver em locais midos e escuros, regies onde h acmulo de lixo orgnico, e movem-se por meio de voos curtos e saltitantes.

doena endmica da Amaznia, mas possui ocorrncia em vrias regies do mundo, no apenas em florestas, mas tambm presente em ambientes urbanos, graas ao desmatamento de coberturas vegetais nativas.

Um indivduo infectado pode desenvolver a ferida entre dez dias a trs meses. A leso ter suas caractersticas influenciadas pela espcie do Leishmania e condies imunolgicas da pessoa, ocorrendo frequentemente nas regies do corpo descobertas pela roupa. Em sua forma mais comum (cutnea), esta se inicia pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Pode surgir apenas uma ferida ou varias. Na maioria dos casos no so curadas naturalmente, e muito menos com o uso de medicamentos cicatrizantes normais.

Na

forma cutneomucosa, existem feridas no nariz, boca ou garganta as quais o aumento pode comprometer essas estruturas. Na cutneodifusa, surgem ndulos em vrias regies do corpo, principalmente nos membros.

As

cicatrizes destas ulceraes podem permanecer e, caso o tratamento no seja feito de forma correta, aps meses ou anos a doena pode ressurgir.

diagnstico pode ser feito atravs de exame de sangue, a fim de encontrar anticorpos especficos. Bipsia ou raspadura da leso.

tratamento feito tem funo de cura clnica, de impedir que a doena evolua para as outras formas mais graves e, tambm, para evitar recadas. Como medicao, pode ser receitado um antimonial pentavalente. E quando o tratamento com este no apresenta resultados satisfatrios, imunoterapia e imunoprofilaxia podem ser requeridos.

Tambm

conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundun, uma doena causada pelo protozorio tripanossomatdeo Leishmania chagasi.

transmitida por mosquitos da espcie Lutzomia longipalpis e L. cruzi. Mosquitos de pequenos e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, midos e com acmulo de lixo orgnico. Suas fmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos. Pessoas e outros animais infectados so considerados reservatrios da doena, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmiti-lo a outros indivduos ao pic-los.

Em

regio rural e de mata, os roedores e raposas so os principais. No ambiente urbano, os ces fazem esse papel. Doena endmica em 62 pases, no Brasil so registrados cerca de 3000 casos por ano, sendo que mais de 5% destes vo a bito, cerca de um ou dois anos aps o surgimento dos sintomas, grande parte em razo da falta de tratamento.

Indivduos

humanos apresentam febre de longa durao, fraqueza, emagrecimento e palidez. Fgado e bao podem ter seu tamanho aumentado, j que a doena acomete estes rgos, podendo atingir tambm a medula ssea. O perodo de incubao pode variar entre dez dias e dois anos.

Exame

de sangue para anlise de anticorpos especficos. Puno - com inoculao do material em cobaias - ou bipsia dos possveis rgos afetados.

Frmacos

especficos, distribudos pelo governo em hospitais de referncia.

Amanda Saraiva Dionathan Dill Guilherme Vergani Henrique Lazzarotto

Vous aimerez peut-être aussi