Vous êtes sur la page 1sur 3

LAR ESPRITA MARIA MXIMO Sesso Pblica de 31/03/04 O CRISTO CONSOLADOR

(Captulo VI de o Evangelho Segundo o Espiritismo)

O jugo leve - Consolador prometido - Instrues dos espritos - Advento do Esprito da Verdade

O jugo leve Vinde a mim, todos vs que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de corao e achareis repouso para vossas almas, pois suave o meu jugo e leve o meu fardo. ( MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.). (jugo = domnio moral; smbolo de submisso dos antigos romanos (Michaelis)). Todos os sofrimentos: misrias, decepes, dores fsicas, perda de seres amados, encontram consolao na f no futuro, na confiana na justia de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrrio, nada espera aps esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflies caem com todo o seu peso e nenhuma esperana lhe dissipa a angstia. Foi isso que levou Jesus a dizer: "Vinde a mim todos vs que estais fatigados, que eu vos aliviarei. Entretanto, faz depender de uma condio a sua assistncia e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condio est na lei por ele ensinada. Seu jugo a observncia dessa lei; mas, esse jugo leve e a lei suave, pois que apenas impe, como dever, o amor e a caridade. Consolador prometido Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviar outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Esprito da Verdade, que o mundo no pode receber, porque o no v e absolutamente o no conhece. Mas, quanto a vs, conhec-los-ei, porque ficar convosco e estar em vs. - Porm, o Consolador, que o Esprito Santo, que meu Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far recordar tudo o que vos tenho dito. (JOO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.). Jesus promete outro consolador: o Esprito da Verdade, que o mundo ainda no conhece, por no estar maduro para compreend-lo, consolador que o Pai enviar para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo h dito. Se, portanto, o Esprito da Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, que o Cristo no dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido. O Espiritismo vem, na poca predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Esprito da Verdade. Ele chama os homens observncia da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus s disse por parbolas.
Lus Carlos Demetrio Laranjeira

Disse o Cristo: "Bem-aventurados os aflitos, pois que sero consolados.Mas, como h de algum se sentir feliz por sofrer, se no sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existncias anteriores e na destinao da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depurao que garante a felicidade nas existncias futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurar o salrio. Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que est na Terra; atrai para os verdadeiros princpios da lei de Deus e consola pela f e pela esperana. INSTRUES DOS ESPRITOS Advento do Esprito da Verdade Venho, como outrora aos transviados filhos de Isr ael, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrdulos que acima deles reina a imutvel verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz com que germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: Vinde a mim, todos vs que sofreis. Sinto-me por demais tomado de compaixo pelas vossas misrias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar de estender mo socorredora aos infelizes transviados que, vendo o cu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos so reveladas; no mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades. Espritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instru-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; so de origem humana os erros que nele se enraizaram. Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmos so bem-amados meus. Instru-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provao humana. Assim como o vento varre a poeira, que tambm o sopro dos Espritos dissipe os vossos despeitos contra os ricos do mundo, que so, no raro, muito miserveis, porquanto se acham sujeitos a provas mais perigosas do que as vossas. 8. A abnegao e o devotamento so uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. Possam todos os Espritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Da importncia, pois, e estas duas palavras: devotamento e abnegao, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impe. A abnegao o exerccio da caridade e se ope ao egosmo; O devotamento o exerccio da humildade e se ope ao orgulho.

Lus Carlos Demetrio Laranjeira

Pai Nosso Conscientizado Se em minha vida no ajo como filho de Deus, fechando o meu corao ao amor, Ser intil dizer: Pai Nosso. Se os meus valores so representados pelos bens da Terra, Ser intil dizer: Que estais no cu. Se penso em ser cristo apenas por medo, superstio e comodismo, Ser intil dizer: Santificado seja o vosso nome. Se acho to sedutora a vida aqui, cheia de suprfluos e futilidades, Ser intil dizer: Venha a ns o vosso reino. Se no fundo o que eu quero mesmo que todos os meus desejos se realizem, Ser intil dizer: Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu . Se prefiro acumular riquezas, desprezando os meus irmos que passam fome, Ser intil dizer: O po nosso de cada dia nos dai hoje. Se no me importo em ferir, injustiar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho, Ser intil dizer: Perdoai as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido. Se escolho sempre o caminho mais fcil, que nem sempre o caminho do Cristo, Ser intil dizer: E no nos deixeis cair em tentao. Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo o que proibido me seduz, Ser intil dizer: Livrai-nos do mal. Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada fao para me modificar, Ser intil dizer: Amm.

Lus Carlos Demetrio Laranjeira

Vous aimerez peut-être aussi