Vous êtes sur la page 1sur 29

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

PETROBRAS - Petrleo Brasileiro S/A

Fernanda Cdolo Nbia Aparecida Pereira da Silva Camila Aparecida Ferreira Vaz Rosilda da Silva Pimenta

1117677 1120184 1122761 1122921

Brasil 2011

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II PETROBRAS - Petrleo Brasileiro S/A

Trabalho apresentado

de

Concluso

do

Curso da

Banca

Examinadora

Universidade Paulista Interativa, como exigncia parcial para a obteno da graduao do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos.

Orientador: Professora Ana Andrade Orientador: Professora Elaine Arajo Orientador: Professor Jair Artico

Brasil 2011

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

PETROBRAS - Petrleo Brasileiro S/A

Banca Examinadora

______________________________________ Universidade Paulista Interativa

_____________________________________ Universidade Paulista Interativa

______________________________________ Universidade Paulista Interativa

Dedicamos este trabalho aos nossos pais e professores pela pacincia, amor e por tudo o que nos ensinaram.

AGRADECIMENTOS

Somos gratas primeiramente a Deus, pelo fato de estarmos vivas e poder ter a oportunidade de realizar este trabalho to significativo para a nossa formao. Aos nossos familiares e amigos pela compreenso e companhia durante os momentos de elaborao desse trabalho. Aos orientadores, por acreditarem em nossa capacidade de realizao, assumindo conosco a responsabilidade de concluir essa pesquisa, e nos dando a oportunidade de t-los como parceiros nesse projeto. A todos ,o nosso muito obrigada.

A mente que se abre a uma nova idia jamais volta ao seu tamanho original. Albert Einstein

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo a oportunidade de colocar em prtica os conhecimentos nas disciplinas sobre as diversas reas de atuao do profissional de Recursos Humanos. A Empresa que nos proporciona este aprendizado a Petrobras Petrleo Brasileiro S/A, atuante no ramo e no segmento de energia, no mercado h 58 anos.O grupo de autores foi composto por quatro pessoas do sexo feminino, cada autor ficou responsvel por coletar dados referente as disciplinas cursadas online, a juno dessas se encontram neste trabalho. Abordaremos os assuntos relacionados a nossa grade curricular composta pelas matrias de Comunicao Empresarial, Matemtica Aplicada e Economia e Mercado.

Palavras - chave: Humanos, Conhecimento, Treinamento, Desempenho.

ABSTRACT

This work aimed at the opportunity to put into practice the knowledge in the disciplines on various areas of the professional expertise of Human Resources.The company that provides us with this learning is Petrobras Petroleo Brasileiro S / A, working in the field and in the energy segment, the market for 58 years.

The group of authors comprised four females, each author was responsible for collecting data regarding the online courses taken, the junction of these found in this work.

We will discuss matters related to our curriculum for the materials composed of Corporate Communication, Applied Mathematics and Economics and Market.

Keywords: Human, Knowledge, Training, Performance.

LISTA DE GRFICOS

Grfico 1 Grfico 2 Grfico 3 Grfico 4 Grfico 5 Grfico 6 Grfico 7

Comparativo de vendas Gs Natural Demonstrativo lucro operacional Demonstrativo lucro lquido Explorao e Produo Investimentos Produo internacional por pas Renda VS receita operacional

19 20 21 22 23 25 25

10

LISTA DE TABELAS

Tabela1 Tabela2 Tabela3

Pesquisa de lucros Pesquisa por segmento Pesquisa de produo

17 17 18

11

SUMRIO

1.Captulo1.................................................................................. 1.1.1.Comunicao Empresarial............................................... 1.1.2.Comunicao Interna........................................................ 1.1.3.Comunicao Externa....................................................... 1.2.Melhorias............................................................................... 2.Captulo 2................................................................................. 2.1.1.Lucro lquido e bruto........................................................ 2.1.2.Os investimentos e aes da Petrobras em 2011.......... 2.1.3.Vendas derivados e gs natural no mercado interno... 2.1.4.Lucro operacional 2011 X 2010....................................... 2.1.5.Lucro lquido 2011 x 2010................................................ 2.1.6.Explorao e Produo Lucro operacional................. 2.1.7.Investimentos 2011 X 2010.............................................. 2.2.Melhorias............................................................................. 3.Captulo 3............................................................................... 3.1.1.Economia e mercado....................................................... 3.2.Melhorias............................................................................. Concluso................................................................................. Referncias..............................................................................

13 13 14 16 16 16 16 18 19 20 21 22 23 24 24 24 27 28 29

12

INTRODUO

A funo de recursos humanos (RH) hoje, est amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as reas, fazendo com que os funcionrios estejam sempre motivados e comprometidos. Dentre suas responsabilidades para com seus funcionrios, os quais tero a oportunidade de mostrar suas habilidades e conhecimentos de acordo com as necessidades da organizao. O departamento de recursos humanos de

uma empresa desenvolve diversas atividades O RH busca atingir melhores nveis de desempenho para alcanar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivao e liderana de equipes de trabalho, as responsabilidades e nveis de comando juntamente com as estruturas de cargos e relaes de poder e compromisso. O presente Projeto Integrado Multidisciplinar II, foi desenvolvido atravs de dados relacionados com a empresa Petrobras Petrleo Brasileiro S/A, que atua na rea e segmento de energia, junto com o aprendizado em aulas online da Universidade Paulista Interativa. Objetivo Geral Trabalhar com os dados e conhecer um pouco mais da empresa escolhida como tambm se familiarizar com as matrias abordadas no trabalho, atingindo desempenho necessrio para aprovao no PIM II. Objetivos Especficos Conhecer a comunicao utilizada dentro da organizao Identificar as carncias dentro da empresa no mercado atual. Desenvolvimento da empresa dentro do mercado brasileiro.

13

CAPITULO 1

Neste capitulo falaremos sobre a Comunicao Empresarial sendo abordados dentro da empresa Petrobras Petrleo Brasileiro S/A.

1.1.1- Comunicao Empresarial.

A estrutura da Petrobras inclui vrias gerncias de comunicao na holding e em suas subsidirias. Na holding, a Gerncia de Imprensa subordinada Comunicao Institucional, comandada por Wilson Santarosa, ex-dirigente sindical. A Comunicao Institucional, ligada diretamente presidncia da Petrobras, movimenta em torno de R$ 1 bilho por ano em patrocnios, programas sociais, ambientais e propaganda institucional. Cada uma das seis diretorias da Petrobras tem ainda uma gerncia de comunicao que executa diversas atividades, como publicaes internas e outras funes. Cada diretor da Petrobras, assim como o presidente, Jos Sergio Gabrielli, tem direito a ter um assessor de imprensa com cargo de confiana, que no precisa ser concursado. Mas apenas Gabrielli e a diretora de Gs e Energia, Maria das Graas Foster, tem uma assessoria de imprensa prpria.

1.1.2- Comunicao Interna

Utiliza adequadamente os canais internos para manifestar opinies, sugestes, reclamaes, crticas e denncias, engajando-se na melhoria contnua dos processos e procedimentos do Sistema.

14

Mantm canais permanentes de comunicao e dilogo com as comunidades onde atua, com o objetivo de prevenir, monitorar, avaliar e controlar os impactos de suas atividades; As Ouvidorias ou instncias eventualmente responsveis pelo processamento de denncias de transgresses ticas, preservaro o anonimato do denunciante, de modo a evitar retaliaes contra o mesmo e lhe daro conhecimento das medidas tomadas. Disponibilizam canais formais de escuta para acolher e processar suas sugestes, visando melhorias dos processos internos de gesto; assegurar a disponibilidade e transparncia das informaes que afetam os seus empregados, preservando os direitos de privacidade no manejo de informaes mdicas, funcionais e pessoais a eles pertinentes.

1.1.3- Comunicao Externa

Rede social, empresa transparente e inovadora, tem muitas histrias para compartilhar, sobre todas as formas de energia que produzem, desde o combustvel dos veculos at os gritos de gol ou acordes musicais.Canais Gerais compartilham informaes e contedos sobre toda sua atuao.

Minidocs, infogrficos e entrevistas no Youtube, o dia a dia da empresa no Blog Fatos e dados e no Twitter, imagens interessantes no Flickr e um mural de contedos e conversas no Facebook. Para Investidores, canais especficos para quem tem aes da empresa ou quer se informar e ficar em dia com o assunto.

Notcias no Twitter Apresentaes no Slideshare Projetos Especiais em que promovem experincias relacionadas sustentabilidade, tecnologia, desafio, diversidade e outros atributos que

15

esto no DNA. Em alguns deles, tambm tem canais especficos nas redes sociais.

Brasileiro-Petrobras* embarque nessa jornada movida energia de todas as torcidas do campeonato.

Videocast-Compacto*conhea as idias, as canes e a diversidade da nova msica Brasileira.

Biomapas*navegue pelo mapa da biodiversidade brasileira. Campanhas Publicitrias, com filmes publicitrios, tem a oportunidade de chegar nossa casa e divulgar algumas de suas mais importantes aes. Informaes para o Governo, Aqui encontra, de maneira clara e objetiva, informaes sobre as Contas Pblicas da Petrobras e das subsidirias. mais uma demonstrao de transparncia e responsabilidade com contratos de servios e de materiais. Canal Cliente encontrou, com rapidez, servios essenciais para o relacionamento com a Petrobras. Aqui possvel realizar pedidos de produtos, agendar retiradas e acompanhar todo o processo comercial at o pagamento pela internet. Tudo isso 24 horas e sete dias Canal Fornecedor tem todas as informaes para as empresas que desejam fazer ou que j fazem parte do cadastro de fornecedores. Aqui tambm se intera a respeito das contrataes na Petrobras e dos servios de apoio s empresas que j so fornecedoras. Petronect, o portal de compras eletrnico disponibiliza ferramentas para aquisio de bens e servios atendendo s empresas do Sistema Petrobras e seus fornecedores. Nele so realizadas diversas transaes que vo desde solicitaes de cotao e envio de propostas at a gesto de contrataes e gerenciamento dos pedidos. A Petronect tem por objetivo prover solues simples, geis e seguras para os processos de aquisio de bens e servios. Desta forma, a utilizao do meio eletrnico fundamental para obter maior eficincia no

16

compartilhamento dessas informaes.Editais de Leiles, que so realizados pelas unidades da Petrobras em todo o Brasil. Estes documentos esto disponveis para consulta.

1.2. Melhorias

Os veculos de comunicao interno e externo da empresa Petrobras so utilizados com clareza e exatido, permitindo um feedback rpido e preciso sobre o problema exposto e informaes , porm sugerimos melhorias no processo seletivo de empregados, uma vez que o mesmo s possvel via concurso pblico com nmeros limitados e demora em abertura de vagas. Esse processo poderia ser aberto com mais freqncia, e maior nmero de vagas possibilitando para a empresa uma expanso de funcionrios e lucros.

CAPITULO 2

Neste capitulo falaremos sobre Lucro Lquido ,Operacional e Bruto,Produo, Juros e Investimentos, empresa Petrobras Petrleo Brasileiro S/A. sendo abordados dentro da

2.1-

MATEMTICA APLICADA

2.1.1 Lucro Lquido e Bruto

Segundo os padres internacionais de contabilidade (IFRS), a Petrobras alcanou no primeiro trimestre de 2010 o lucro lquido recorde de

17

R$ 10,99 bilhes, 42./. superior ao lucro obtido no mesmo perodo do ano de 2010 e o lucro bruto alcanou R$ 20,20 bilhes no mesmo perodo, 5./. superior a 2010. O resultado desse lquido se deve ao aumento de 7./. no volume de venda no pas, como: vendas de gasolina (+7./.), leo diesel (+9./.), gs natural (+13./.) e QAV (+18./.) e tambm a elevao de 3./. da produo total de leo e gs no mesmo perodo.

lucro bruto

lucro lquido

perodo

crescimento

R$ 20,20 bilhes R$ 19,31 bilhes

R$ 10,99 bilhes R$ 7,73 bilhes

2011 2010

42% 5%

Tabela 1 Pesquisa de lucros

No segmento de Explorao e Produo ( E & P), o responsvel pelo resultado foi o aumento do preo do petrleo e do volume de produo no ano.Porm no segmento Abastecimento, apresentou queda no resultado devido a elevao do preo do petrleo.

Lucro lquido por segmento Segmentos 2011 2010

Explorao e Produo Abastecimento Outros Segmentos

9.327 95 1.714

7.89 1.116 1.110

Tabela 2- Pesquisa por segmento

18

2.1.2- Os investimentos e aes da Petrobrs em 2011

Os investimentos no primeiro trimestre de 2011 totalizaram R$ 15.871 milhes e foram direcionados para a ampliao da capacidade de produo de petrleo e gs natural, para o desenvolvimento da produo na rea do pr-sal (R$ 7.196 milhes) e melhoria, expanso, converso do parque do refino e petroqumica ( R$ 5.845 milhes).

PRODUO NO BRASIL ABRIL DE 2011 Gs Natural Petrleo 54 milhes 464 mil metros cbicos 2.003.420 barris dirios ABRIL DE 2010 5.7% aumento 1.4% reduo

PRODUO NO EXTERIOR ABRIL DE 2011 Gs Natural Petrleo 15 milhes e 258 mil metros cbicos 219.702 barris de leo dirios ABRIL DE 2010 6% reduo 9% reduo

Tabela 3 Pesquisa de produo

A Petrobrs

ir efetuar o pagamento de parcela de distribuio

antecipada de remunerao aos acionistas referente ao exerccio de 2011 sob a forma de Juros sobre o Capital Prprio, no valor de r$ 0.20 por ao ordinria ou preferencial e com base na posio acionria de 11 de maio de 2011. Os juros sobre o capital prprio devero ser descontados da remunerao que vier a ser distribuda no encerramento do exerccio social de 2011.Sobre o valor de R$ 0,20 dos juros sobre o capital prprio incidir a

19

taxa de 15% de imposto de renda, exceto para o pagamento de acionistas imunes e isentos.

2.1.3- Vendas de Derivados e Gs Natural no Mercado Interno.

A venda de derivados no mercado interno cresceu 6% no comparativo entre primeiro trimestre de 2011 e mesmo perodo de 2010, em razo do aquecimento da economia brasileira e pelo aumento da renda. Destaque para o aumento de 18% das vendas de QAV entre o primeiro trimestre de 2011 e mesmo perodo de 2010. Na comparao entre primeiro trimestre de 2011 e mesmo perodo de 2010, a venda de gs natural teve um aumento de 13%, principalmente em funo do crescimento Industrial.

Grfico 1 Comparativo de vendas gs natural.

20

2.1.4- Lucro Operacional 2011 X 2010.

Variao positiva no CPV devido ao efeito positivo dos estoques formados a menores preos no quarto trimestre de 2010 (R$1,2 bilho). Reduo de despesas por menores custos exploratrios (+ R$ 425 milhes) e menores despesas de vendas gerais e administrativas (+210 milhes).

Grfico 2 - Demonstrativo lucro operacional.

21

2.1.5- Lucro Lquido 2011 X 2010.

Maior imposto de renda em funo do menor benefcio fiscal no primeiro.trimestre de 2011 (R$ 754 milhes).

Grfico 3- Demonstrativo lucro lquido.

22 2.1.6- Explorao e Produo Lucro Operacional.

Efeito volume negativo em funo das menores vendas/transferncias de leo para o abastecimento. Maiores custos de extrao e com participaes governamentais elevaram o CPV. Depreciao, depleo, abandono e amortizao (reduo de R$ 1,01 por barril) compensaram parcialmente o aumento do custo de extrao.

Grfico 4 - Explorao e Produo.

23

2.1.7- Investimentos 2011 vs 2010. *Legenda. *E&P: Reduo do investimento em funo da menor atividade exploratria no comparativo 2011/2010; *Abastecimento: Continuidade de investimentos para a melhoria de qualidade dos derivados (37%),expanso do parque de refino (33%) e outros (30%); * G&E: fase complementar de investimentos, dado o montante investido nos anos anteriores em infraestrutura.

Grfico 5 Investimentos.

24

2.2. Melhorias.

Com base nos dados apurados sobre os lucros obtidos da empresa Petrobras no primeiro trimestre de 2011, constatamos que houve uma queda no resultado final devido ao aumento do preo do petrleo e manuteno em usinas no Brasil. Sugerimos um planejamento estratgico com plano A e plano B, baseado em uma margem de problemas que podero ocorrer durante a explorao do petrleo nas usinas, para no interferir no preo final e estabilizar para atingir o lucro pretendido.

CAPITULO 3

Neste capitulo falaremos sobre a economia da empresa no mercado atual dentro da empresa Petrobras Petrleo Brasileiro S/A.

3.1.1- ECONOMIA E MERCADO

A Petrobras est em segundo lugar no ranking das maiores petrolferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, a segunda maior empresa do continente americano e a quarta maior do mundo, no ano de 2010. Em setembro de 2010, passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo, sempre em termos de valor de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agencia Brasil.

25

Grfico 6 Produo Internacional por pas.

Grfico 7 Renda vs Receita Operacional.

Em 2007, a Petrobras obteve um lucro de 21,7 bilhes de reais, uma queda de 17% em relao ao seu recorde de 2006, que foi o maior lucro da histria da empresa e, segundo anlise da consultoria Economtica, foi o

26

maior lucro nos ltimos 20 anos jamais obtido dentre todas as empresas de capital aberto na Amrica latina.O aumento da produo de petrleo, maior carga processada de leo pesado nacional, maior utilizao da capacidade de refino e aumento de preos so alguns dos responsveis pelos resultados recordes. Seus sucessivos lucros so um dos grandes pilares na manuteno do supervit primrio brasileiro, contribuindo a Petrobras assim, positiva e significativamente, com o equilbrio das contas do Tesouro Nacional. Em 2006, a Petrobras entrou para o seleto grupo de empresas cujo valor de mercado em bolsa supera 100 bilhes de dlares. A empresa estatal Petrobras foi a empresa de capital aberto mais lucrativa da Amrica Latina nos nove primeiros meses do ano de 2007, constatou a consultoria Economtica. De janeiro a setembro desde ano, a Petrobras lucrou US$ 8,951 bilhes. Em 21 de maio de 2007, a Petrobras foi eleita a oitava

companhia mais respeitada do mundo segundo o Reputation Institute. O valor das aes da Petrobras subiu 1200% entre maio de 1997 e junho de 2007 e a empresa obteve um lucro recorde em 2006 de 25,9 bilhes de reais, ano em que se tornou a oitava maior empresa de petrleo do mundo . No dia 8 de novembro de 2007, aps o anncio da descobertas das reservas Tupi, o valor internacional de mercado da Petrobras subiu 48,3 bilhes (US$ 28,3 bilhes) num nico dia, com a confirmao da megarreserva de petrleo leve na Bacia de Santos. Seu novo valor internacional de mercado, R$ 385,1 bilhes (US$ 221,9 bilhes), alou a Petrobras 6 posio entre as maiores companhias nos Estados Unidos. As aes preferenciais da Petrobras na Bolsa de Valores de So Paulo fecharam em alta de +16,44%. O nmero de negcios realizados foi de 32 613, com volume movimentado de mais de 3,35 bilhes de reais. As aes ordinrias tambm tiveram forte alta, +16,73%, com 5680 negcios. O fato determinante para este fenmeno foi a confirmao da descoberta de

27

uma jazida gigantesca de petrleo no campo petrolfero de Tupi na Bacia de Santos. Durante todo o prego deste dia, foram as aes da Petrobras que mantiveram o ndice Ibovespa em alta, enquanto os papis de muitas outras empresas despencavam, seguindo a baixa do ndice Dom Jones. Em 2008 a Petrobras tornou-se a terceira maior empresa do

continente americano em valor de mercado, segundo a consultoria Economtica. No mesmo ano a estatal tornou-se a terceira empresa mais lucrativa das Amricas, exceto o Canad . Em setembro de 2010, de maneira a conseguir financiamento prprio para a explorao da camada de pr-sal, a Petrobras realizou uma capitalizaao de 120 bilhes de reais, atravs da oferta de aes no mercado financeiro, a maior j realizada no mundo.

3.2-Melhorias.

Constatamos que as aes da Petrobras tem valorizado muito no mercado devido aos investimentos e lucros obtidos nos ltimos meses. Poderamos aumentar esses lucros, trazendo mais investimentos em aes atravs de um pblico de classe mdia-baixa, que aplicariam valores menores, chamando-os atravs de anncios e campanhas explicativas sobre os riscos e benefcios ao adquirir aes da Petrobras .

28

CONCLUSO

Realizamos a pesquisa dentro da empresa Petrobras nas reas de Comunicao Empresarial, Matemtica Aplicada e Economia e Mercado. As aulas estudadas contriburam para entendermos como funciona e a importncia de uma boa comunicao dentro de uma

organizao,ajudando a comunicao externa (o cliente) e

interna (os

funcionrios).Tambm contribuiu para a compreenso de como gerar lucros e saber investi-los em uma empresa. Aps realizarmos este trabalho podemos concluir que a Petrobras uma empresa com grande potencial para continuar crescendo em todos os aspectos, pois alm de ter uma economia bastante slida, uma empresa que se preocupa com os seus clientes, funcionrios e com a sociedade em geral. Crescimento integrado, rentabilidade e responsabilidade

socioambiental so as palavras-chave da estratgia corporativa da Petrobrs.

29

REFERNCIAS

PFC Energy (janeiro/2011) Consultoria Ernst & Young ( julho/2010) Site Oficial Petrobras WWW.petrobras.com.br ( junho/2011)

Vous aimerez peut-être aussi