Vous êtes sur la page 1sur 2

OwnCloud - Introduo - Instalao - Configurao

Com o recurso Cloud (nuvem) acessvel, todos tendem a resolver tudo com este recurso. Descartando, CDs, HDs enormes, sem contar que tudo est acessvel a qualquer hora e em qualquer lugar. Neste documento, conheceremos o pacote OwnCloud que prov o sincronismo de uma determinada pasta com a nuvem, calendrio, agendamento de tarefas, bookmarks, gerenciamento de alguns e outros recursos que permitem a criao de servios profissionais em nuvem.

Instalando servidor Apache + PHP + MySQL + phpMyadmin (pendncias necessrias para configurao do server).
Atualize a lista do apt: $ sudo apt-get update $ sudo apt-get upgrade Instalar o Apache 2 e o PHP 5. $ sudo apt-get install apache2 php5 Com o Apache e o PHP rodando, instale o MySQL.

$ sudo apt-get install mysql-server-5.0 php5-mysql


Agora troque a senha do administrador root do MySQL: $ sudo mysqladmin -u root seu_password

Para que o servio rode direito junto com o PHP5, reinicie o Apache:
$ sudo /etc/init.d/apache2 restart Para administrar o MySQL, instale o phpMyAdmin. $ sudo apt-get install phpmyadmin Acesso o endereo http://localhost/phpmyadmin/ e fornea o login root e a senha que voc definiu no MySQL. Com o no-ip voc pode ter um endereo de internet (ex. http://edsonjr.no-ip.org) e divulgar a todos os seus amigos, sem precisar passar seu IP a cada mudana. Primeiramente, voc deve criar uma conta em: http://www.no-ip.com/newUser.php Depois de criada, instale o servio para que seu ip se atualize automaticamente. $ sudo apt-get install no-ip configurando a conta: $ sudo no-ip -C No campo "login", digite o e-mail cadastrado e, depois, sua senha. Ser pedido para que voc digite, tambm, o tempo de atualizao, em minutos. recomendado 10. O servio j est configurado! Agora s acessar o endereo http://nome_site.no-ip.org e divulgar seu site!

Aps a resoluo das dependncias, faa o download do pacote e descompacte-o na sua pasta desejada, no seu Webserver:

Para xUbuntu 12.04 execute o seguinte comando como root:


echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/xUbuntu_12.04/ /etc/apt/sources.list.d/owncloud.list apt-get update apt-get install owncloud /' >>

Nesta etapa, o pacote est instalado, faltando apenas a sua configurao, que acontece acessando o link contendo o IP do seu servidor e/ou path, seguido da string onwcloud.

Ento, para iniciar a configurao, digite no browse o endereo: http://localhost/owncloud.

Durante a configurao, cadastre o usurio administrativo e banco de dados. Ao finalizar a configurao, j teremos o sistema em nuvem funcionando, restando apenas a configurao do ambiente, idioma, personalizao e outros detalhes.

Se tudo estiver funcionando corretamente, teremos a seguinte tela:

Pronto. Nesta etapa, sua nuvem est em pleno funcionamento, bastando apenas cadastrar os usurios e configurar os clientes.

Vous aimerez peut-être aussi